O Benefício de Ser Provado Por Deus

 Por, Pr. Paulo Augusto Ângelo

A prova de nossa fé produz fruto de perseverança

“Parece que depois que entregamos nossas vidas a Jesus as coisas pioraram”. Quem nunca ouviu essa frase antes?

Vimos para Jesus como uma pedra de valor sim, mas que necessita ser lapidada por Ele. Somos pedras brutas que, pela provação, são lapidadas, transformadas em pedras preciosas. Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança (Tg 1:2).

Quem, não estando em pecado, está em tribulação, provação, aflição, está em processo de crescimento espiritual e ao final, será aprovado. Jesus aprendeu pelas coisas que sofreu. O propósito de Deus em nos deixar no mundo é para a nossa santificação. Não há outra maneira. As provas não podem abater-nos ou tirar-nos a alegria da salvação. Temos que passar por elas e dentro das regras.

Um atleta que se dispõe a disputar a prova de cem metros com barreiras tem que superar todas elas. Pode esbarrar, mas não pode contornar. Se contornar uma só, seja no início, seja no fim, será desclassificado.

A prova de nossa fé precisa produzir fruto de perseverança. Depois que passamos pela prova, aquilo que antes era motivo de sofrimento e dor, agora passa a ser natural, não traz angústia, murmuração, pecado.

Irmão, na hora em que estiver sendo provado, alegre-se. Se porém, a dor é consequência de pecado, então é hora de você se arrepender, pedir perdão a Deus e consertar a situação.

Santificação só pode vir através da perseverança. A provação é a raiz da vida espiritual. “Crente folgado é um perigo” (Pr. Cláudio Campi). Essa santificação me faz, cada vez mais, prisioneiro da esperança. Todos os grandes homens do reino de Deus passaram por um deserto. E em nossa vida não é diferente. Senão nossa vida seria somente lata vazia, barulho oco, sem conteúdo.

Todo homem de Deus precisa passar pela provação. Não se sai do “Egito” para ir à terra de Canaã (terra que mana leite e mel) sem passar pelo “mar Vermelho e pelo deserto”.

Temos que passar por todas as provas que o Senhor nos colocar, porém, sem murmurar. Sem pecar. Mesmo que seja no deserto. Paulo cita cinco pecados que os israelitas cometeram no deserto e que impediram aquela geração de entrar em Canaã: cobiça, idolatria, imoralidade, pôr o Senhor à prova e murmuração (1 Co 10:1-13).

Jesus me salvou para estar com Ele, santo, puro, sem mácula. Tudo de Deus é com entendimento, simples. As coisas de Deus são simples. Toda provação é uma bênção. A santificação nos tira do Egito e tira o Egito de dentro de nós. A perseverança, porém deve ter ação completa. Deus não permite tribulação que vá além das nossas forças. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes (tg 1:4).

A obediência à Palavra reduz as provações, reduz o tempo da provação e, principalmente, impede que eu tenha que passar por tudo novamente. E é pela provação que passo a conhecer mais a Cristo, que adquiro pleno conhecimento de quem Ele é, quais os atributos de Seu caráter. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos. A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação (2 Co 1:5-7)

E ao final, depois que fomos provados e aprovados, temos então gozo no Senhor, porque o conheceremos um pouco mais, por meio da fé, da esperança e do amor: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor (1 Co 13:13). A fé que foi provada, a esperança no Senhor Jesus e o amor a Deus. O amor é o vínculo de toda perfeição.

 

Fonte: aleluia.com.br

http://aleluia.com.br/2002/?section=articles&id=3934

About these ads

32 comentários sobre “O Benefício de Ser Provado Por Deus”

  1. tb estou passando por diversas provas, e creio que uma da piores é qdo o inimigo esta dentro de nossa casa, pois minha esposa se afastou da igreja e quer que a todo custo que eu saia, mas disse que foi DEUS que me conduziu, e se for da vontade DELE, somente ELE me tirara de la, mas passo por tudo isso com meu coraçao tranquilo pois a quem eu busco eu sei que nunca vai me decepcionar, pois em CRISTO JESUS que nos da o folego da vida, sei que serie vencedor, GLORIAS a DEUS o TODO PODEROSO criador do céus e da terra, somente Ele é digno de gloria

  2. Grandes palavras são de suma importância em momentos de grandes dificuldades. Hoje (e já a algum tempo) me encontro em um momento de provação. inúmeras vezes me peguei murmurando, reclamando, me perguntando o por que disso está acontecendo comigo. Em busca de respostas, me deparei com esse extraordinário texto que, na sua grandiosidade, me abriu os olhos e me fez enxergar o caminho para minha vitória. Preciso, antes de tudo, me aproximar mais de Deus. (confesso que andei meio afastado, mas nunca deixei de crer), colocar meus problemas nas mãos dEle, ter fé e, o que o texto me inspirou, enfrentar minha provação de peito aberto, agradecendo todos os dias, horas, minutos, segundos, por passar por esta e saber que sou tão amado por nosso senhor a ponto de ser digno desse ato de sabedoria divina. Serei um guerreiro, e nada, tentações, provocações, fraquezas, desânimos e depressões, irá me tirar do meu foco. Um abraço a todos.

    1. Eu oro para que em momento algum de sua vida, você volte atrás, pois a perseverança gera experiência e a experiência esperança, pois a esperança nos sustenta. Um grande abraço em cristo JESUS.

  3. As vezes pensamos que estamos passando por provações, mas na maioria das vezes a “provação” nada mais é do que o versículo na bíblia muito conhecido que diz “tudo que o homem semear, isso também ceifará”. Eu por exemplo, estou passando por um momento muito difícil na minha vida, trabalhava com comércio próprio, vendia muito bem, ganhava muito bem, mas não fui sábia, infelizmente eu não sabia me controlar e gastava muito dinheiro, queria comprar tudo sem necessidade, nunca guardei dinheiro, até que chegou um momento que o comércio ficou fraco, e tive que fechar a loja, hoje estou desempregada e passando por um momento difícil na minha vida, mas por culpa minha, to colhendo meus erros do passado, não vou culpar a Deus por isso, so tento concertar um erro feito no passado e começar do zero… Sejamos sábios em discernir que nem tudo que acontece é provação de Deus.. quem planta , um dia colherá.

  4. Eu me converti.pouco tempo….
    Estou passando por uma provaçao,e estou suportando com toda a minha força,deichei d namorar depois d 3anos,com “x”,porq ele nao entendeu a decisao q tomei,foi muito dificil é muito dificil,esta sendo dificil,eu agora me sinto so,mas nao penso em volta atras…eu sei q isso vai passar eu agora espero no Senhor..eu escrevo essas palavras agora…com lasgrimas mas sei q Deus nao me deichara sem resopotas…gloria ao Senhor……..!!!

  5. Estou passando por um provação muito dificil pois tem a ver com sentimento,eu e meu noivo,para saber se e isso msm q Deus preparou pra nois dois,ta duendo muito,muito pois eu amo ele de mas,e meu noivo disse q se for da vontade de Deus q n devemos mas ficar juntos,ele vai termina tudo comigo.Pastor ta doendo de mas,de mas.E sendo muito sincera estou com medo…n quero sentir isso.nunca pensei que provação era tão dificiu pois eu sou nova convertida.estou perdida sabe…n quero sair da presença de Deus.em Nome de Jesus,que possamos passar por essa prova,e Deus nos abençoar.

  6. To passando por uma provação nesse exato momento,sai de casa pra trabalhar hoje e fui mandado embora,mais antes disso já estava sofrendo perseguições pra isso acontecer mais o diabo não sabe q isso não vai me afastar da graça de DEUS eu sei q isso é uma provação o diabo quer q eu desanime,mais eu não desanimo to aqui firme no meu computador escrevendo essas palavras e as pessoas q me perseguirão só me resta orar por elas porque a palavra de DEUS diz q os justos prevalecerão e eu creio nisso,to passando pela prova dando Glória DEUS!!!

    1. Isso mesmo, irmão. Glorifique a Deus! O Senhor seja contigo e lhe fortaleça. Ore pelos que lhe perseguem, abençoe os que falam mal de você. Que a paz do Senhor jesus seja todos os dias em seu coração, lar e trabalho novo e abençoado, é minha oração a seu favor, em nome de Jesus

  7. as provaçoes nos fortalece e nos torna mais fortes,pois se nao fossemos provados nao teriamos sabedoria para sairmos das dificuldades.deus é o mestre nós os alunos ,ele nós ensina em meio as dificuldades.obrigado meu deus!

  8. Kauan Maia,
    Manaus 31/07/2012
    Eu até sabia das provações. Só achava difícil se alegrar por passar por ela. Agora entendo um pouco mais sobre provações. Quero agradecer este Pastor que escreveu isso. Que Deus abençoe a vida dele e de todos que lerem este arquivo.

  9. foi importante tudo isso porque estou no meio de uma grande provação mais estou cada vez mais confiante do que deus prepara pra mim e pra todo aquele que não corre com medo mais persevera até o fim pois a palavra de deus nos fala que os covarde não entrará no reino de deus que benção é saber esperar no senhor independente de qualquer coisa pode vir o que vinher o senhor nos livar de todas.

  10. raquel dos santos silva – Nooooossssa foi ma-ra-vi-lho-so ter encontrado este texto. Neste exato momento estou passando por uma provação tão dificil que o meu coração dói, dói demais….mas quero ser obediente a deus e não v ou perder o controle, não vou ficar nervosa, não vou brigar, não vou sequer me importar….eu sei que é o maligno que esta tentando me derrubar mas não vai conseguir, EM NOME DO SENHOR JESUS , EU DECLARO VOU PASSAR PELAS MINHAS PROVAÇÕES SEM MURMURAR, SEM RECLAMAR, E E U VOU CONSEGUIR, AMO O DEUS QUE EU SIRVO, AMO, AMO ESSE DEUS MARAVILHOSO. AMÉM. E OBRIGADO POR TER ME ENTREGUE COMO BENÇAO ESTE TEXTO DIGNO DO SENHOR.

    1. Filha, que o Deus da Esperança lhe encha o coração de gozo e paz, segundo sua fé, para que você seja rica de esperança no poder que o Espírito Santo tem de operar todas as coisas.

  11. sinto que falta muita gente para ser provado,porque não acreditar que teve uma salvador que morreu por nós na mãe dele e todo aqueles que seguem seu caminho devemos ser espelho de jesus e de seus seguidores ,transmitir e mudar. deixar de lado os pecados mundanos saber perdoar.
    assim como jesus nos ensinou.

  12. obrigado por esta palavra enviada por deus entao a cada dia mim deparo
    com as minhas mormuraçoes e pesso perdao a deus por isso pois as
    vezes a luta e tao forte mas confiamos em deus e lhe entregamos a nossa
    familia , trabalho , saude , a nossa casa e que jessus envie teu anjo com a nossa resposta pois a minha vida e minha familia esta entregue ao senhor jesus obrigado meu jesus . amem

  13. Suas palavras me fizeram compreender mais a provação que tenho passado. E, quanto tenho me entregado a Deus, dia a dia. Sou grata por ser filha de Deus e me sinto feliz por estra sendo testada. Fui avisada poor uma missionária desta provação e em três dias ela começou, passaram-se 15 dias e é exatamente como você descreve. Glória a Deus 1

  14. me ajudou bastante essa mensagem. na Igreja que eu frequento temos um grupo de jovens e adolescentes (célula) onde conhecemos um pouco mais da palavra do Senhor e tiramos nossas duvidas. levei essa palavra para ele sobre toda provação que passamos, mas Deus sabe nosso verdadeiro limite então Ele não vai nos dar obstáculos sabendo que não podemos passar por cima de cada um deles. todos da célula tirou suas duvidas e agora todos nós, nos alegramos mesmo estando passando pela provação.

  15. Eu passei por uma provação porque não perdoei meu irmão e durante todo este tempo alimentei muito ódio em meu coração. Isto só serviu para atrapalhar nossa evolução espiritual. Graças a Deus foi preciso eu passar por uma situação muito vexatória, para que eu fosse procurá-lo, para acabarmos de uma vez por todas com esta ignorância. NOÉ

  16. Lú…
    A BIBLIA DIZ QUE TEMOS QUE PASSAR PELA PROVA DANDO GLORIA DEUS….
    DEUS TEM O CONTROLE DE TUDO,ELE CRIOU TODAS AS COISAS…..E VISTO QUE TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM,SO TEMOS QUE AGRADECER,EM TER SIDOS ESCOLHIDOS PRA SERMOS TESTADOS….POIS AINDA ASSIM MESMO ELE NOS TESTANDO NAO NOS DEIXARIA SO…POIS ELE PROMETE NA PALAVRA DELE Q ESTARIA CONOSCO ATE O FIM….ENTAO ELE TAMBEM ESTA NOS DIAS DE PROVAÇAO….
    O DIA DA P ROVAÇAO NAO SE EXPLICA,SE ACEITA….

    QUE DEUS ABENÇOE.

  17. Lindo tudo que esta escrito, vou levar para todo o sempre, por toda minha vida.
    Pois estou saindo das bebedeiras e estou neste momento passando por uma situação muito dificil aqui no meu trabahlo, sendo acudado de roubo.
    Mais pela misericordia divina vou sair dessa e continuar a trabalhar onde tanto amo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s