Caim e os povos de Node

Pergunta:

Paz de Deus, pastor. Eu estou lendo o livro de Gênesis, capítulo 04, versículo 15, 16 e 17 que fala sobre Caim, que sai da face do Senhor e habitou na terra de Node e ali conheceu sua mulher. Então já tinham outros povos quando Deus criou o Jd. do Eden e criou Adão e

Eva? Por favor me tire esta dúvida que tenho. Abraços e Paz de Deus. Roberto da Silva.

 

Resposta:

Amado, estes povos eram descendentes de Adão e Eva. A Bíblia diz que Adão e Eva tiveram filhos e filhas que se multiplicaram na terra “geometricamente”. Imagine a capacidade dos primeiros habitantes de gerar filhos em cem anos, lembrando que não tinham nenhuma outra preocupação como comprar, vender, pagar, estudar, etc…, a não ser “gerar” e que tinham muita saúde e vitalidade, pois chegavam fácil à idade de novecentos anos.

Quando Caim assassinou Abel com certeza muitos e muitos filhos e filhas de Adão e Eva já haviam nascido e se multiplicado e já moravam em inúmeros povoados, aldeias e até cidades. Faça um cálculo geométrico de quantas pessoas podem ser geradas em cento e trinta anos por Adão e Eva e seus descendentes (provável data da morte de Abel), e você ficará surpreso com o espantoso número que conseguirá.

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo.

 

José Adelson de Noronha

51 opiniões sobre “Caim e os povos de Node”

  1. Meu nome é Beto. Em Gênesis 4:16,17 diz que: Retirou-se Caim da presença do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Eden.
    E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu a luz a Enoque…
    Então Pr, eu pergunto Deus fez Adão e Eva, eles tiveram Caim e Abel, Caim matou Abel, depois Caim habitou na terra de Node (Node é um povoado?), e depois Caim conheceu uma mulher nessa terra de node, (que mulher é essa?). Quem são esses povos?

    Curtir

    1. Irmão, Adão e Eva não tiveram apenas Caim e Abel, mas muitos outros filhos e filhas, que se reproduziram geométricamente, sem pecado, pois era uma ordem de Deus para se multiplicarem e encherem a terra.

      A história de Caim e Abel é apenas a história de dois irmãos, dentre tantos outros que estavam vivos.

      Quando Caim assassinou Abel com certeza muitos e muitos filhos e filhas de Adão e Eva já haviam nascido e se multiplicado e já moravam em inúmeros povoados, aldeias e até cidades. Faça um cálculo geométrico de quantas pessoas podem ser geradas em cento e trinta anos por Adão e Eva e seus descendentes (provável data da morte de Abel), e você ficará surpreso com o espantoso número que conseguirá.

      Curtir

    2. O planeta terra já erá habitado ,em 130 anos de greração não da pra ter uma população de 500 mil habitantes ,O antigo testamento de da mais perguntas do que respotas..há muitas contradiçoes na bíblia.

      Curtir

      1. Vamos entender uma coisa, Caim não é filho de Adão e sim filho do maligno VIRAGOH EVA (VAROA) teve sexo primeiro com BERECHAT (serpente) logo em seguida teve sexo com seu marido ADÃO então Abel filhos de Adão e Caim filho da serpente

        Veja que bonito é a Teologia Hebraica moderna em GN 3:15 diz destas duas sementes ( TUA E SUA ) a semente de BERECHAT E A SEMENTE DE VIRAGON EVA) leia Gn. 3:15 desta maneira ja é possivel
        encontrar dois povos na era Adâmica, pois na era Edemica Berechat ja existia ( Pois o povo luciferino se fez carne primeira por que foi lançado na terra AP 4:12;

        amem

        Pr. Francisco Santos Reis

        Escreverá muito mais OK!

        Curtir

        1. O pecado de Eva foi comer o fruto proibido, não houve relação sexual com a serpente. A serpente disse à mulher que no que dia que ela comesse do fruto, seria como Deus. Caim é filho de Adão e Eva.

          Satanás provocou a queda da raça humana por meio do engano. Esse é um dos seus métodos principais para desviar as pessoas do caminho e da verdade de Deus.

          No capítulo 3 de Gênesis e versículo 15 diz: (E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta de ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar).

          Este versículo contém a primeira promessa implícita do plano de Deus para a redenção do mundo. Prediz a vitória final da raça humana e de Deus contra Satanás e o mal. É uma profecia do conflito espiritual entre a “semente” da mulher (o Senhor Jesus Cristo) e a “semente” da serpente (Satanás e seus seguidores).

          Deus promete aqui, que Cristo nasceria de uma mulher (Is. 7.14), e que Ele seria “ferido” ao ser crucificado, porém, ressuscitaria dentre os mortos para destruir completamente (“ferir”) Satanás, o pecado e a morte, para salvar a humanidade. (Is 53.5; Mt 1.20-23; Jo 12.31; At 26.18; Rm 5.18,19; 16.20; 1 Jo 3.8; Ap 20.10).

          O castigo imposto sobre o homem e a mulher (cap 3.16-19 de Gn), bem como o efeito do pecado sobre a natureza, tinham o propósito de relembrar à humanidade as consequências terríveis do pecado e de levar cada um a depender de Deus, com fé e obediência. O desígnio de Deus é que a raça humana seja redimida do seu presente estado de pecado e perdição.

          A tentativa de Eva de ficar livre de Deus e de agir independente do seu marido, seria frustrada, surgindo em seu lugar um forte desejo por seu marido. A profunda atração que ela sentiria por Adão, e o governo dele sobre ela, trariam aflições e sofrimentos, juntamente com alegria e bênçãos (1 Co 11.7-9; Ef 5.22-25; 1 Tm 2.11-14).

          Por causa da maldição que Deus pronunciou sobre a natureza, Adão e Eva enfrentariam adversidades físicas, pesado labor, lutas e, finalmente, a morte para si e para todos seus descendentes.

          Curtir

        2. Francisco, você se diz pastor e vem com interpretações mirabolantes da Bíblia? “coabitou o homem com Eva, sua mulher. esta concebeu e deu à luz a Caim. Adquiri um varão com o auxílio do Senhor” (Gn 4:1). Como você tem coragem de afirmar que Caim não era filho de Adão? E ainda blasfema dizendo que o filho adquirido com o o auxílio do Senhor era filho de satanás?

          Isso é blasfêmia, Francisco, chamando o Senhor de satanás!

          Que o Senhor tenha misericórdia de você e lhe perdoe essa blasfêmia, em Nome de Jesus! Se é que é possível perdoá-lo.

          Curtir

  2. Gemeis 1
    26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
    27 E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a.
    Será que seria possível Deus ter criado 2 homens, esse primeiro homem que foi lançado na terra e com o passar do tempo esse homem se aproximou do pecado e por isso Deus viu a necessidade de çriar um novo homem: Adão .
    E Caim após ir para terra de Node, será que não foi com esses decadente que ele casou.
    Pois logo depois Deus fala da çriacao de Adão e a separação dele para o Éden.
    E desse primeiro povo se originou os gentios?

    Curtir

    1. Eduardo, seu raciocínio está errado, à luz das Escrituras. Deus não criou 2 homens, sendo o primeiro imperfeito e depois outro, perfeito, ao qual chamou Adão. O único homem criado, foi Adão, desde o princípio. Nós, humanos, não fomos criados por Deus, mas gerados por Adão e Eva.

      A prova que não havia homens na terra antes de Adão está em Gênesis cap 2, a partir do versículo 4, quando lemos que não havia homens na face da terra que a cultivasse, até que o Senhor criou Adão do pó da terra.

      O segundo homem perfeito que veio à terra foi Jesus, gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, em Nazaré. Jesus sim, é o segundo Adão. Da mesma forma que fomos gerados humanos em Adão e Eva, em Cristo, fomos gerados novamente, pelo Espírito Santo, tornando-nos filhos de Deus.

      Além disso Deus não lançou o homem à terra, mas o criou na terra, do pó existente na terra. Quem foi lançado à terra foi o querubim Lúcifer, por causa da sua rebelião contra Deus no céu.

      Esse querubim, Lúcifer, veio a ser conhecido entre nós como diabo, isto é, adversário. Ele sim é que tentou a Adão e Eva, por meio de uma serpente e levou o homem a pecar. Caim já foi gerado em pecado, assim como todos os descendentes de Adão e Eva.

      Todos eram gentios, até que o Senhor formou para si uma nação, separando Abraão, Isaque e Israel (Jacó), para, por meio dela, enviar Jesus. Todos os não-judeus são chamados de gentios. Então, antes de Abraão, haviam apenas gentios na terra. Depois de Abraão, Isaque e Israel, passaram a existir dois tipos: judeus e os gentios.

      E, depois de Jesus fundar a Igreja, existem três tipos de pessoas na terra: Igreja (cristãos), judeus e gentios. A Igreja é formada por gentios e judeus salvos por Jesus.

      Que o Senhor lhe abençoe com o pleno conhecimento do plano de Deus para salvação de sua alma, quando deu Jesus Cristo em sacrifício pelos seus pecados. Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. Quem crer nessa verdade, será salvo. Quem não crer, já está condenado.

      Curtir

  3. gostaria de saber mais sobre esses gigantes da terra de nod, pois toda vez fogem da conversa, tenho muitas dúvidas, porq tem um grupo de pessoas aí dizendo serem ele annunak, um povo da Suméria, em povo extra terrestre, q cruzou com os humanos e saiu um tipo de povo diferente, explique., dentro da bíblia é claro!

    Curtir

  4. Com relação ao artigo: Caim e os povos de Node:

    1. A versão bíblica que diz: Gn. 4 “16. E saiu Caim da presença do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. 17. E CONHECEU Caim á sua mulher, e ela concebeu…” é a versão Almeida Revista e Corrigida (ARC), uma das traduções mais populares da bíblia no Brasil; mas o verbo CONHECEU, não diz respeito á conhecer uma nova pessoa, e sim conhecer sexualmente sua esposa, uma forma expressiva muito comum na bíblia. Para fomentar nosso estudo, vejamos uma outra tradução também muito comum no Brasil, a NTLH (Nova Tradução na Língua de Hoje), também muito utilizada para estudos: Gn. 4 “16. Então Caim saiu da presença do Senhor e foi morar na região de Node, que fica a leste do Éden. 17. Caim e sua mulher tiveram um filho e lhe deram o nome…”. Notadamente a importância está no fato que Caim e sua mulher tiveram um filho no local pra onde foram, e não onde se conheceram. Agora vejamos a tradução NVI (Nova Versão Internacional), que é considerada a tradução mais próxima da versão bíblica original: Gn. 4 “16. Então Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden. 17. Caim TEVE RELAÇÕES COM SUA ESPOSA, e ela engravidou e deu á luz…” Perceberam? Agora, porque existem diferenças entre uma tradução e outra? Simples, a versão original da bíblia está no idioma Aramaico, uma lingua morta (ou seja, não é pra qualquer um lê-la), e com a disseminação da palavra do Senhor, ouve a necessidade de tradução para diversos idiomas, algumas versões foram primeiramente traduzidas para o hebraico, outras para o grego, outras para alguns dos vários idiomas de origem árabe, daí vieram para os idiomas latino e neo-latinos, ou europeus, germânicos, etc…, ou seja, para ler a bíblia como lemos hoje, antes ela foi traduzida para diversos outros idiomas até chegar das maneiras como conhecemos e, dentro disso, algumas palavras não poderiam ser traduzidas de um idioma para outro, porém a ffrase deveria existir com concordância gramatical sem desviar o conteúdo/sentido do que havia na bíblia. Por isso tantas versões diferentes, mas todas irremediavelmente com o mesmo sentido e conteúdo. Por isso, antes de tirarmos nossas próprias conclusões é importante vermos várias versões da mesma passagem, bem como interpretações de historiadores e teólogos inteligente com credibilidade. Mas voltando ao nosso assunto, fica aqui bem claro que Caim foi para a terra de Node com sua esposa, e que lá a CONHECEU SEXUALMENTE, e que á partir daí começaram a gerar filhos.

    2. Quanto á localização da terra de Node: É praticamente impossível saber onde exatamente fica a terra de Node, já que o leste do Éden é uma região incalculável geograficamente falando, ou seja, eu poderia seguir o oriente do Éden, dar a volta ao mundo nesta rota e tornar o Éden pelo ocidente que ainda assim eu teria ido ao oriente do Éden, ou seja, incalculável, mesmo porque a bíblia não descreve essa terra nem em forma, localização específica, clima, vegetação ou habitacional, nada, sabemos apenas que fica ao oriente do Éden, mas uma lacuna muito grande está para ser preenchida. Alguns historiadores descrevem esta como uma terra de nômades, ou seja, sem um lugar fixo, migrando de um lugar para outro, com suas tendas, gados, famílias, etc… Outros dizem ser uma região entre a África e o Egito, o que eu duvido muito quanto á prescisão pois o dilúvio teria alterado definitivamente tanto a geolocalização destas terras (placas continentais) quanto á sua vegetação e clima. Há também os que dizem que terra de Node seria um estado de espírito (pertubador, angustiante) no qual Caim foi acometido ao sair da presença do Senhor.

    Bom, espero tê-los ajudado pelo menos com uma direção na busca pelo conhecimento a cerca da verdade do Senhor, para que possamos ser verdadeiramente libertos. Que a paz do Senhor Todo-Poderoso esteja com todos em nome do Senhor Jesus. Amém.

    Curtir

    1. Caim sentiu medo, de quem o encontra-se o matasse, medo de quem, dos gigantes, ou dos filhos de Deus. Pois a biblia diz que havia gigantes, e os filhos de Deus.Gen cap6 vers 4.

      Curtir

      1. Irmão, a Bíblia narra a existência de gigantes na terra depois da punição a Caim. Portanto, é provável que Caim estivesse com medo dos próprios descendentes de Adão. Aliás isso é comum até hoje: quando alguém comete um mal, quase sempre fica desconfiado de sofrer do mesmo mal.

        Exemplificando: quem furta, tem medo de ser furtado também. Quem faz fofoca, tem medo de fofocas, etc. O próprio Senhor Jesus ratifica esse entendimento quando diz que se alguém é violento, sofrerá violência: “Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão” (Mt 26:52).

        Curtir

        1. OLA NOVAMENTE IRMAOS,,,,GOSTARIA DE DEIXAR NOVAMNETE MEU COMENTARIO POIS ESTAMOS NOS ULTIMOS TEMPOS,,,,E COMO UM FALHO SEGUIDOR DO MESTRE,,,SINTO ME ENVERGONHADO DE SER CONSIDERADO CRENTE ,CRISTAO OU EVANGELICO !!!! JA QUE A MAIORIA DE NOS SE CORROMPEU!!!O MUNDO ESTA DOMINADO PELO MAL,,,E A INTERNET,PROGRAMAS DE TV,REVISTAS D CIENCIA FAZM COM CADA VEZ MAIS AS COISAS SE ESFRIEM E INCREDULOS TENHAM UMA FALSA SENSAÇAO DE VERDADE E LOGICA AO PONTO DE NOS CALAREM EM DEBATES SOBRE A BIBLIA !!!!!!!!! EM ALGUM MOMENTO ESSA GERAÇAO PERDEU A VISAO,,,NAO SEI COMO INTERPRETAR DE OUTRA FORMA AS PALAVRAS DA ESCRITURA ” Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18:8 “,,,,ESTOU COM MEDO !! NAO SEI SE MINHA FÉ ESTA ENFRAQUECIDA,!!!! MAS NAO VEJO MAS VERDADE NOS DISCURSOS DE PASTORES,,,PARECE TUDO UM GRANDE NEGOCIO,,,SÓ SE IMPORTAM COM CRESCIMENTO DE IGREJAS,,COMO SE ISSO FOSSE MUDAR ALGO!!!! TEMOS Q CRESCER EM CONHECIMENTO DA PALAVRA,,,NOS ATOS DE JESUS,,PREGARMOS UM EVANGELHO DE CONCIENCIA E NAO MANIPULAR CORDEIROS!!! POR QUE NINGUEM CONSEGUE DIZER QUE DAR DIZIMO É ERRADO !Q OS ESPIRITAS TEM JUSTIFICATIVAS QUANTO A CONSULTA DE MORTOS,!PREGAR SOBR A INFLUENCIA DOS DEMONIOS NO SISTEMA POLITICO CAPTALISTA,OND O DINHEIRO E CAPITAL É O Q FIRMA A FÉ DAS PESSOAS!! POR QUE SO ENSINAM O V. TESTAMENTO DO JEITO Q QUEREM??,,MANIPULAND A HISTORIA E A LEI !!!!!MENSGNS ENLATADAS FEITAS PARA AGRADAR!!!! CANAIS COMO ESSE DEVIAM SER MAIS VALORIZADOS QUE CONSTRUÇOES DE IGREJAS !!!! USARMOS A INTERNET PARA IR CONTRA ESSE SISTEMA PODRE !!!!!! ME PERDOEM NOVAMNETE A IMPETULANCIA D ESCREVER ISSO AQUI MAS PRECISAVA DESABAFAR.!!!!POIS HJ SOU UM FILHO D PASTOR DECEPSONADO E REVOLTAD E NAO VEJO SAIDA P JOVENS,,INCLUSIVE OS DAS IGREJAS

          DEUS ABENÇOE AOS Q PERCEVERAREM !!!! POIS POUCOS SERAM OS ESCOLHIDOS!!!!!!!!

          ABRÇ.

          Curtir

          1. Diego, que o Senhor lhe conceda um renovo na fé e um fortalecimento de decisão, pois é como diz Pedro: “Senhor, para quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna”. Você pode estar decepcionado com os homens os líderes espirituais, mas te asseguro que se permanecer buscando ao Mestre, você jamais será decepcionado.

            Que a paz do Senhor Jesus esteja em seu coração.

            Curtir

  5. Uma observação importante: Existem muitas dúvidas com relação á algumas passagens bíblicas, inclusivive revistas renomadas como Veja e Super Interessante estão sempre enfatizando o que eles chamas de “O LADO OCULTO DA BÍBLIA”, que seriam os assasinatos, poligamias, embriagues, necromancia, etc… Não sou expert na bíblia, mas sei o que significa “CONHECER A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ”. Significa que devemos a cado dia nos alimentar do conhecimente VERDADEIRO das escrituras, buscando a verdade história em detrimento de costumes e achismos. A bíblia fala sim sobre todas essas coisas, mas é importante estudas o que estas ações causaram como consequências aos causadores, como por exemplo os primeiros assassinatos de Caim e Lameque (inclusive a bigamia deste). Todas essas ações são REPROVADAS por Deus e geraram terríveis consequências á humanidade como um todo, porém, em todos os casos a misericórdia de Deus foi tão grande a ponto de dar uma oportunidade a estes pecadores e os mesmo a rejeitaram, a exemplo do prórpio Caim, que guardou o orgulho e alimento este terrível sentimento em teu coração ao invés de se arrepender e mudar de atitude, o que o levou a assassinar seu prórpio irmão. Até mesmo o prórpio Abraão, teve sua bençõas adiadas por cerca de 30 anos pelo simples fato de ter tido filhos com concumbinas num momento em que o prórpio Deus lhe prometera herança de sua esposa, a diferença é que ele se arrependeu e cofiou em Deus, por isso teve a chance das benção em sua vida. Precisamos perquisar muito antes de nos voltarmos contra a palavra do Senhor e é irreprensível em verdade, uma dar armas do maligno é justamente esta, a dúvida, que gera descrença, que gera falta de fé, que nos afasta de Deus. Por isso Jesus disse tão claramente: “CONHECEIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ”. Não podemos nos deixar abater por dúvidas mundanas que satanás usa até mesmo para nos confundir, ao contrário, devemos usar isso como combustível para pesquisarmos mais sobre a verdadeira história desde Gêneses á Apocalipse, sempre guiados pelo Espírito Santo de Deus, e através disto alimentar as almas duvidosas e consequentemente descrentes. Concordo plenamente que NÃO DEVEMOS SER BITOLADOS, por isso mesmo, o conhecimento destrói qualquer bitolação imposta e ignorante, e alimenta nossa crença na VERDADE, bem como fortalece nosso espírito contra quaisquer dúvida que satanás queira usar como isca em nossas vidas para nos desacreditar do Senhor, que é verdadeiro, misericordioso, único, TODO-PODEROSO, E PRINCIPALMENTE, NOS AMA INCONDICIONALMENTE.

    Curtir

  6. OLA IRMAOS,,,,MUITOS ME PERGUNTAM SOBRE O ASSUNTO !!! ACREDITO QUE A VERDADE LIBERTA !CREIO NA BIBLIA COMO UNICA VERDADE!! POR ISSO QUESTIONO ,,SEM FALTAR COM RESPEITO,,, REVERENDO. SOU FILHO DE Pr. PRESBITERIANO,CRESCI SENDO DOUTRINADO,MAS NEM SEMPRE CONCORDEI COM TUDO QUE NOS ENSINAM NO V.T.!!!,,E COMO PODEMOS AFIRMAR QUE , “SEU DEU DE TAL FORMA….” ??? ,,,SE A BIBLIA CITA OUTRAS PASSAGENS QUE DEIXAM MARGEM PARA QUESTIONAMENTOS !!!! EX DO V.TEST. – CAIM OUTROS POVOS,MULHER DE CAIM,FILHOES DE DEUS TENDO RELAÇAO COM FILHOS DOS HOMENS,BESTAS FERAS,GIGANTES,NECROMANCIA,,,DIZIMOS PARA O TEMPLO E SACERDOTES E NAO PARA OS DIAS DE HJ????!!!!! EU ACREDITO QUE JESUS TRANSFORMOU TUDO,,FEZ NOVA TODAS AS COISAS,,,MAS NAO PODEMOS NEGAR E BITOLAR E IGNORAR A HISTORIA,,,UM DIA TUDO NOS SERA REVELADO,,,,ENQUANTO ISSO NAO TENHO COMO AFIRMAR PRA QUEM ME PERGUNTA,,MAS QUERO USAR ESSA CURIOSIDADE DAS PESSOAS PRA EDIFICAÇAO E CRESCIMENTO DELAS NAS SACRADAS ESCRITURAS,,E ASSIM SE ELE PERMITIR ,PELA FÉ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !!!!

    DESCULPE PELA POSSIVEL IMPETULANCIA !!! MAS SINTO QUE COMO POVO PRECISAMOS SEMPRE SER RENOVADOS

    GRÇA E PAZ

    ATT.

    Curtir

  7. Amados acredito que há coisas que não importa que saibamos agora;se Deus assim quisesse estaria escrito.”ninguem conhece o Pai se não o filho e aquele a quem o filho o quiser revelar” . Aceite Jesus como salvador somente os que tem alinça verdadeira com Ele pode obter estas respostas. ” Clama a mim e responder-te-ei anunciarte-ei coisas grandes e firmes que não sabes’ jR. 33.3

    Curtir

  8. Sílvia, Deus teve que fazer uma mulher para Adão porque não se encontrou entre os “habitantes” da terra uma mulher que fosse semelhante a ele. Se existisse alguma, Deus não precisaria ter criado Eva.

    “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2:18-24)

    Se não existia para Adão, também não existia para seus filhos.

    Curtir

    1. Amigo, no início era Adão e Eva sim. Eva era a única pois todos os animais tinham macho e fêmea só o homem não tinha porque era imagem e semelhança de Deus. Deus tinha esposa? Ou fêmea? o homem não nasceu para ser mais um animal, a bíblia diz que por um pouco Deus não o fez como a Si próprio. Veja que a bíbli diz que Adão e Eva tiveram filhos e filhas, embora esse caso em especial envolvesse apenas Caim e Abel.

      Curtir

    2. É muito importante lembrar que Deus não fez somente uma fêmea para Adão, e sim fez uma AUXILIADORA na intenção que lhe fosse idônea, ou seja, que o completasse e lhe ajudasse em seus afazeres, (Gn. 2.24 Por isso deixa homem pai e mãe e une-se á sua esposa tornando-se os dois uma só carne.), esse foi o propósito inicial, torná-los uma só carne completando-os, mas o fato de a Eva não ter vigiado, e nem consultado á Deus antes de sua decisão, fez com que sua família e sua posteridade caísse em desgraça. Em provérbios 14.1 a Palavra diz “Toda mulher sábia edifica o lar, mas a imprudente o destrói com as próprias mãos”. Por isso a importância de vivermos em comunhão com Deus, pois toda sabedoria e todo entendimento provém Dele. É humanamente impossível andarmos em retidão sem a presença do Espírito de Deus em nossas vidas. Por isso, mais importante que entendermos a origem da mulher, é enterdermos o propósito de Deus para com ela ainda na atualidade. Que Deus vos abençoe.

      Curtir

Os comentários estão desativados.