Namoro santo e beijo

 

Pergunta:

Boa noite, a paz do Senhor. Estou namorando há 6 meses e sempre busco ter um namoro santo, mas é difícil porque o pecado da carne é muito forte, nos atrai muito e o beijo anda ultrapassando os limites no meu namoro. Eu sei que estamos pecando no ato de beijar mas eu não consigo parar e falar q não podemos fazer isso, porq o beijo tem q ser um ato de amor não um beijo igual se vê no mundo ai fora. O q faço? Diego César

Resposta:

 

Irmão, se você sabe que está pecando não há outra coisa a fazer do que pedir perdão a Deus e deixar o pecado. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28:13)

O verdadeiro ato de amor, segundo a Bíblia, é muito mais que beijar e ser beijado. Leia 1 Coríntios, capítulo 13.

Vocês estão correndo grandes riscos em derivar para consequências maiores, pois o prazer que você sente hoje nos beijos e abraços calorosos pode vir a exigir experiências mais fortes. O respeito que ainda pode haver entre vocês no sentido de não avançar determinados limites pode ir se desfazendo à medida que vocês forem adquirindo intimidade. O medo que vocês sentem hoje pode ir se acabando à medida em que sentirem-se mais confiantes em que não serão descobertos, etc.

Por isso, muito cuidado quando com esses beijos e abraços. Jesus já disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26:41).

José Adelson de Noronha

About these ads

182 comentários sobre “Namoro santo e beijo”

  1. Filha, infelizmente, para grande tristeza do Espírito Santo, você não resistiu e pecou. Agora, filha, só o arrependimento sincero e a confissão do pecado a Deus, pode restaurar sua paz no coração.

    Se você está verdadeiramente arrependida e já confessou ao Senhor, então receba o perdão e também a paz no coração. Mas vigie, para não pecar novamente.

    Quanto ao casamento, é claro que você pode casar-se segundo os planos originais, com o seu vestido de noiva que você já tem. Não é a roupa externa que nos torna puros, mas sim o Sangue de Jesus que foi derramado na cruz do Calvário exatamente para quem reconhece-se pecador e está arrependido e contrito.

    Que o Senhor tenha misericórdia de você e a guarde de cair em pecado novamente.

  2. Juliano, já orei por você, sua namorada, assim como por todos os jovens que se manifestaram com esse problema.

    Creio que o Senhor já está operando a favor de todos vocês.

    Meu conselho é que nunca desanimem de buscar a Deus, de aproximarem-se da luz, por meio do arrependimento e confissão de pecados. Reconheçam diante do Senhor que são fracos e peçam-lhe ajuda nas tentações. Orem diariamente e leiam a Bíblia.

    Usem a diligência, natural aos jovens, para confirmar sua vocação e eleição:

    “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 1:5-11).

  3. Pastor, eu e meu namorado somos da igreja temos 6 meses de namoro…sendo q acabamos caindo em pecado e tivemos relaçao sexual na casa dele…mas to arrependida sofrendo muito…sempre prometi pa mim mesma q iria fazer isso somente depois do casamento…e agora pastor sera q se eu pedi perdao verdadeiramente ao senhor ele me perdoa? mas mesmo ele me perdoando sera q poderei casar na igreja um lugar santo? pois o vestido de noiva branco significa santidade, e sera q Jesus me perdoando estarei purificada para casar no altar???
    me ajudeee por favor…amo muito meu namorado…mas acima de tudo amo o meu Jesus.

  4. Pastor, paz do Senhor…
    Eu havia lhe escrito há alguns dias, valeu pelos conselhos , pela oração e td mais…
    Tenho lutado pastor, mas tem sido dificil… mas não vou desistir… falhei hj denovo, e estou triste e envergonhado de escrever aki denovo isso…Passei a semana inteira jejuando , buscando de Deus, e.. oq adiantou se orar se eu não vigiar…
    Por favor, me ajude com oração… eu não to conseguindo suportar… e… com essas coisas, eu fico sem motivação, me sinto sem autoriadade d ministrar o louvor… Deus disse q iria muito me usar pra abençoar varias vidas.. e sempre q pude estive a disposição Dele… tenho visto a mão Dele comigo… só q, não estou da condição de abençoar, desta vez, sou eu q preciso… são 1 e 40 da manha, e estou aki pedindo as suas orações… ore por nós Pastor… Deus tem um plano muito bonito pra nós( Eu a J)… e realmente, a gente pede as bençãos, mas esquece q pra ter as bençãos tem q ter lutar, e tem vencer essas, por mais arduas q elas sejam, e qnto maior elas forem maior é a nossa vitória… não quero trazer a maldição pro meu lar, não quero q a benção q o Senhor me deu, eu transforme em maldição por razão dos meus atos… É como se fosse um vicio Pastor, tem momentos q eu não consego me controlar e acabo exagerando nas carácias, como disse ao Pastor…
    Mas não vou desistir de buscar… tento, as vzs consigo uma semana, duas, três..só q acababo q por vacilo não vigio e acabo falhando denovo… as vzs pode até parecerq eu to levando de qualquer jeito e q não to nem aí, mas não é assim… eu to tentando…
    Pra se ter uma ideia, eu to lendo a Bíblia, to orando de madrugada, to jejuando… Sei q sou vaso, q sou coluna na casa Senhor… por isso até sei o pq de o embate estar sendo grande, mas sei tbm, q o senhor não dá uma cruz maior doq a q gente possa carregar… e ainda q esteja dificil q ELE pode me dar , e q eu posso conseguir a força necessária para vencer a tentação… por favor pastor me ajude… na minha trajetória de cristão, esse tem sido um embate mais dificil q estou passando… serei grato , não só hj… mas com o passar dos anos´.. lá na frente… quero me lembrar disso e agradecer a Deus, pela vida do senhor (pastor).. por ter me ajudado neste momento da minha vida…
    E lá na frente vou testemunhar pra outros jovens.. e se um dia Deus permiter q eu esteja a frente d um trabalho… vou saber na realidade oq o jovem cristão passae adotar medidas d q os obreiros venham conduzir jovens casais q anceiam ao casamento… se tiver como pastor, me add no msn… não o conheço, não sei de q cidade o senhor é, mas queria ser amigo
    E a paz do Senhor, e q Deus continue abençoando esse ministério seu, e esse propósito q Deus tem colocado no seu coração…

  5. pastor acho que nao sou mas virgem,sou crente e tudo mas ao namorar com um menino durante 2 anos e meses nos tivermos um namoro quente e chegarmos a pratica o sexo oral ele fez isso em mim e tambem me mastubo porfavor pastor me ajude o devo fazer sera que ainda sou virgem ou nao pois nao teve penetraçao e sim caricias e clima quente

  6. Anônima, infelizmente, para grande tristeza do Espírito Santo, você não resistiu e pecou. Agora, filha, só o arrependimento sincero e a confissão do pecado a Deus, pode restaurar sua paz no coração.

    Se você está verdadeiramente arrependida e já confessou ao Senhor, então receba o perdão e também a paz no coração. Mas vigie, para não pecar novamente.

    Quanto ao casamento, é claro que você pode casar-se segundo os planos originais, com o seu vestido de noiva que você já tem. Não é a roupa externa que nos torna puros, mas sim o Sangue de Jesus que foi derramado na cruz do Calvário exatamente para quem reconhece-se pecador e está arrependido e contrito.

    Que o Senhor tenha misericórdia de você e a guarde de cair em pecado novamente.

  7. Kamila, nessas circunstâncias, você tem duas opções: 1) terminar o namoro ou 2) casar-se logo, já que vocês não têm força de vontade para vencer as tentações.

    Continuar esse namoro, assim como está, é certo que vocês cairão em pecado de fornicação dentro em breve. E isso será um grande mal em sua vida e ministério.

    Fuja do mal, minha filha e você será muito abençoada, não só na sua vida pessoal, como também na vida dos jovens a quem você lidera.

    Que o Senhor lhe conceda força e sabedoria para tomar a decisão correta.

    “eis que o pecado jaz à tua porta. Cumpre a ti dominá-lo”

  8. pastor,

    Dia 16 de agosto eu deixei um recado pro senhor perguntando se deveria namorar ou não, sendo lider de jovens. Eu comecei a namorar. No começo foi tudo certinho , a gente se respeitava muito. Porém de uns tempos pra cá esta tudo fugindo do controle. Temos práticas pecaminosas, mas não conseguimos controlar,mas não chegamos as vias de fato, graças a Deus. Eu pensei em terminar.. mas não sei se é melhor a fazer. Tem algum conselho?

  9. pastor estou desesperada…meu casamento esta marcado bem proximo..eu estava me guardando…acho q pelo fato de estar tao proximo meu casamento acabei me entregando ao meu namorado agora ja nao sou mais virgem…ja ta td pronto ate meu vestido de noiva…o q faço me arrependi..sera q ja nao poderei mais casar?? me ajude o mais rapido q puder..ja ate pedi perdao ao Senhor..obrigado

  10. Anônima, claro que Deus lhe perdoa sim. É o que Ele mesmo disse em Sua Palavra (e Deus não pode mentir): “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9).

    Ajoelhe-se e peça perdão a Deus de seu pecado e de tudo o que você vem fazendo no namoro e que não agrada a Deus e receba paz no seu coração. Uma vez perdoado, Deus jamais se lembrará de seu pecado.

    Que o Senhor lhe conceda refúgio contra as tentações, é minha oração a seu favor.

  11. Juliano, compreendo a aflição de seu coração e me solidarizo com você. Por isso, minha oração, nesse momento é para que o Pai tenha misericórdia de você e sua namorada, guardando-os de toda tentação e do pecado.

    Filho, não se conforme em fazer a vontade de Satanás. Lute, resista, revestindo-se da armadura de Deus, por meio da oração e súplica. Não deixe que Satanás venha a prendê-los em armadilhas, como faz o caçador com o antílope.

    O antílope é um animal belíssimo, ligeiro e livre, mas quando é pego numa armadilha torna-se presa fácil do caçador. É morte certa!

    Na armadilha seu olhar torna-se profundamente triste, desejando ardentemente por alguém que venha libertá-lo, já que por si só, ele é incapaz fazer qualquer coisa a seu favor. Pelo contrário, quanto mais mexe, mais preso fica.

    Filho, seja livre para adorar a Deus, com o que sua alma tem de mais precioso: sua fé!

    Peça perdão à sua namorada e pare com essas práticas enquanto é tempo. E que o Senhor lhes conceda os recursos para constituirem um lar abençoado.

  12. Pastor, paz do Senhor…
    Queria me abrir com o senhor e pedir conselhos… tenho 23 anos, sou ministro de louvor, líder d jovens, tenho convicção da minha chamada, e sei o motivo das dificuldades q tenho passado, sei q o inimigo quer me tirar da presença… mas o ruim é q ultimamente tenho dado lugar… temos exagerado nas carícias, e em ocasiões só não deixamos acontecer algo pior, pelo temor de Deus em nossos corações… namoro com uma jovem a 1ano e 3 meses( ela é filha do vice-pastor), temos orado, mas tem sido dificil, sei q Deus nos perdoa, e sinceramente tdas as vzs q erramos, cokm sinceridade pedimos perdão a Deus, e Ele pela sua misericórdia sei q nos perdoou, mas, não quero fikar o tempo tdo desse jeito, quero estar firme, e ela deseja isto tbm… Hj mesmo, vamos cnversar e traçar estragégias p/ não ficarmos “vacilando”, e traçar planos de oração, jejum e leitura d Biblia… Me senti muito mal, com esses contantes erros, muitos jovens me olham e veem em mim como exemplo… e sinto-me mal qndo vou a frente, e louvo ao Senhor, e vendo as vzs a minha situação, é como se eu vivesse uma vida de aparencias… e não sou assim… o meu louvor começa dentro d mim, com a minha vida, meu proceder… por isso tenho lutado… Dentro de 1 ano + ou – vamos nos casar… aos olhos humanos não temos condições… o pai dela já arrumou a casa, e eu fikei de por o movéis, mas como pago faculdade e td mais, sobra pouco dinheiro… consegui juntar 500reais, mas é pouco ainda… mas sei q qndo Deus dá uma coisa pra gente , ee dá tbm as ferramentas, e Ele nos prometeu q iria fazer, eq o banquete vi ser servido… amo fazer a obra de Deus, e sei q ele não vai desamparar… nunca fiz as coisas p ELE querendo algo em troca, mas sei tbm.. q ELE éum patrao Fiel… estej orando por nós pastor… Deus abençoe !!!!

  13. Anônima, você pode ser virgem diante dos homens, mas não diante de Deus, pois o que você fez é pecado e suas vestes estão contaminadas.

    Diante dos homens você pode casar-se de branco que isso não faz a menor diferença. O vestido branco é só uma convenção, mesmo que você já não fosse mais virgem, ninguém iria ligar para isso.

    Mas diante de Deus, do verdadeiro Noivo, Jesus Cristo, você só poderá comparecer no altar se estiver vestida de linho finíssimo, isto é, sem pecado algum. E isto só será possível, pelo arrependimento e pela confissão a Deus de seus pecados. E também pela santificação diante de Deus em todos os seus caminhos.

    Pare agora, filha, com essas práticas pecaminosas, porque se seu namoro continuar assim, brevemente você estará lamentando amargamente.

  14. Pastor eu e meu namorado temos 5 meses d namoro somos da igreja..sendo q praticamos sexo oral um no outro…sera q ja nao poso mas casar de branco..mas eu sou virgem..me ajude..kero parar e ter orgulho qnd me casar

  15. Anônima, se vocês já se arrependeram e confessaram a Deus, certamente já estão perdoados. Não precisa contar ao pastor não.

    No entanto, estão correndo sérios riscos de não aguentarem novas investidas da sua própria carne e caírem em tentação, até que se casem.

    Meu conselho é que procurem controlar essas carícias, que dominem-se para que não venham a arrepender-se mais tarde, e aí, sim terem que humilhar-se diante do seu pastor e da família.

    Que o Senhor lhes guarde de todo o mal.

  16. Pastor, responda-me, por favor … não sei o que fazer …
    Namoro há 5 meses, meu namorado eu nascemos em um lar evangélico … fomos criados nas doutrinas Bíblicas. Mas há uns dias atrás trocamos algumas carícias que foram além dos limites do que é correto. Não praticamos sexo. Nos arrependemos profundamente, chegamos perante Deus envergonhados de nossos atos.
    Ele e eu exercemos algumas funções na igreja, a minha dúvida é esta: Devemos confessar ao PAstor o nosso pecado? Tendo em vista que já nos arrependemos e fizemos um propósito com Deus de nos mantermos puro até o nosso casamento.
    Por favor me ajude, Pastor. Queremos manter a nossa comunhão com Deus.

  17. lucieny,

    são muitos os meus comentários aqui mesmo nesta mensagem, assim como em várias mensagens a respeito de namoro, onde eu mostro como você pode conseguir falar com seu noivo e ter um namoro sem pecado.

    Por favor, leia esses comentários e, se ainda persistir dúvidas, me escreva novamente.

    Que o Senhor lhe conceda força para resistir às tentações e manter assim seu namoro puro.

  18. pastor mas como conseguirei isso … eu quero mto um namoro santo + meu noivo acha q as caricias não são pecado somente o sexo praticado .. me ajude para q eu possa falar para ele .. e ele veja q isso é pecado. obrigado Deus abençoe o irmão

  19. Olá Pastor,
    Namoro há 5 meses, meu namorado eu nascemos em um lar evangélico … fomos criados nas doutrinas Bíblicas. Mas há uns dias atrás trocamos algumas carícias que foram além dos limites do que é correto. Não praticamos sexo. Nos arrependemos profundamente, chegamos perante Deus envergonhados de nossos atos.
    Ele e eu exercemos algumas funções na igreja, a minha dúvida é esta: Devemos confessar ao PAstor o nosso pecado? Tendo em vista que já nos arrependemos e fizemos um propósito com Deus de nos mantermos puro até o nosso casamento.
    Por favor me ajude, Pastor. Queremos manter a nossa comunhão com Deus.

  20. Lucieny, não é deixando o noivo que você vai parar de pecar. Ao deixá-lo, você estará cometendo outros tipos de pecados.

    Quer ter um namoro santo, até o casamento? Olhe para Jesus e para as promessas de um lar abençoadíssimo, se permanecer fiel a Deus. São muitas as promessas de Deus para aqueles que lhe obedecem.

    Leia Deuteronômio, cap 28.

    Que o Senhor lhe conceda força e disposição para entrar no casamento pura e sem pecado.

  21. Pastor estou de casamento marcado …… mas meu namoro esta indo longe demais ….. meu namorado falou q vai esperar ate casar … mas mesmo assim nosso namoro é muito quente , nao sei se é porq estamos preste a casar … mas eu não me agrada sinto vontade de deixa-lo porq ele me faz pecar … mas agora de casamento marcado não sei oq fazer ??? amo ele .. mas qdo ficamos sozinho q ele faz eu pecar me da raiva dele porq ele não me respeita sei la se é eu q sou quadrada demais …. afinal ele sera meu marido … mas eu queria q meu namoro tivesse sido diferente tivesse sido bem santo ….

  22. Araújo,

    olha filha, certamente que você foi ensinada na Escola Dominical a respeito do perigo de se amar mais ao mundo do que a Deus.

    Certamente que você ouviu falar, centenas de vezes, que o coração é enganoso e corrupto.

    Certamente que você já leu e até já ensinou a respeito da concupiscência da carne, dos olhos e, porque não, concupiscência dos ouvidos.

    Então agora é questão de escolha. Se o pecado lhe atrai tanto, quase a ponto de puxá-la para o abismo, ajoelhe-se.

    O que faz alguém que está em perigo na beira de um precipício? Abaixa-se! A pessoa diminui seu centro de gravidade, abaixando-se, ajoelhando-se ou até deitando-se, para que não corra o risco de desequilibrar-se e cair.

    O cristão em perigo na beira do precipício deve deixar de lado sua auto-confiança e reconhecer que está em grande perigo. O cristão deve abaixar seu centro de gravidade, preferencialmente, ajoelhando-se. Se preciso for, deve por o rosto em terra, para que se sinta em segurança.

    Quanto maior for sua humildade diante de Deus, maior será sua proteção. Quanto maior for sua auto-confiança, maior será o perigo em que você estará.

    Ajoelhe-se, filha, e busque refúgio no Senhor, justo Ele que foi tentado em todas as coisas, mas nunca pecou, pois tinha vida de oração, vida de comunhão com o Pai.

    Que a graça e a paz do Senhor esteja em seu coração. guardando-a de todo o mal.

  23. pastor, eu sou uma missionária, tenho 19 anos, fui criada no berço evangélico, mas estou muito triste com o meu namoro, estou namorando a 3 anos e eu o amo muito, porém as carícias têm me deixado triste, mas eu não consigo mudar, já tentei, eu sei que é errado, mas quando ele não me beija ou me acaricia, eu não me sinto amada, sinto falta e me sinto triste também, no momento das carícias eu não me sinto culpada, a culpa só vem depois, o que eu faço pastor, me ajude por favor!!!

  24. a paz pastor sou a anonima de 18 anos muito obrigado pela ajuda q Deus sempre continue lhe abençoando e lhe dando sabedoria fik na paz de Senhor…desde ja lhe agradeço

  25. Anônima, só colocando os olhos em Jesus é que podemos vencer as tentações. Só buscando ser cheio do Espírito Santo é que vencemos a concupiscência da carne.

    “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gl 5:16,17).

    Veja os demais comentários da mensagem e voc~e encontrará muitas instruções sobre como proceder.

    Que Deus lhe guarde do pecado e das suas consequências.

  26. pastor sou uma menina de 18 anos, kero uma ajuda em conselhos e oraçoes…namoro a 4 meses, meu amor tem 23 anos…nosso namoro a cada dia q passa se torna mais malicioso ainda…so piora….ja oramos…pedimos forças a Deus…mas as caricias…as maos em todos os lugares..nao consigo controlar..na hora é bom demais..mas depois vem o arrependimento e as consequencias…sou virgem..e kero casar direito, ele me falou q nao ira acontecer nada,mas sei q estou pecando tenho medo do q pode acontecer daki pra frente..eu o amo muito…Brigaduh fik na paz

  27. Angela, a todo o tempo isso está acontecendo. Uma moça enganada e desonrada e um homem fugido.

    Ambos pecaram. Você e ele. Resolva primeiro seu problema com Deus e depois peça a Ele direção sobre como proceder.

    Que Deus lhe perdoe e conceda forças pra não pecar mais.

  28. Pastor acabei caindo em pecado …. agora não sou mais virgem mais o pior de td é q meu namorado não me quer mais oq faço? vou obriga-lo a casar comigo ele tirou minha virgindade…. não sei oq fazer e não posso contar a ninguem penso na decepção dos meus pais ….oq faço pastor me ajude estou ficando louca e depressiva com essa situação penso até em tirar minha vida se ele não me quiser mais.. pois quem ira casar com uma moça q não é mais virgem

  29. Kamila, não há problema algum, desde que vocês saibam manter-se puros no namoro e saibam reservar tempo, priorizando o relacionamento com Deus e a Sua palavra.

    O que atrapalha nossa comunhão com o Senhor é o pecado.

    Que o Senhor lhes abençoe e guarde.

  30. Pastor..
    sou presidente de jovens na minha igreja.. e uma pessoa q gosto muito me pediu em namoro. Bom, eu quero muito, só que eu acho q isso vai me atrapalhar na comunhão com Deus.. tem algum conselho?

  31. Ãngela, por favor, filha, leia os comentários contidos na mensagem.

    Que o senhor lhe conceda perdão de pecados e lhe conceda autoridade para resistir às tentações.

  32. pastor preciso de ajuda é urgente!! namoro a uns 4 meses ..sou virgem , só q durmo com meu namorado n~ rola o sexo … mas caricias e preliminares …. eu não queria q fosse assim …. mas agora não sei como dizer NAO p/ ele …na hora eu tento parar e disfarçar mas a carne é fraca tbm .. como dizer a ele q não quero esse tipo de namoro … porq o amo e não quero perde-lo , mas sei q to pecando e não quero pecar contra Deus tbm … e sera q Deus vai me perdoar ? porq mesmo sabendo q é pecado eu faço .. me ajude pastor conto apenas com sua orientação pq não posso contar a ninguem … e sera q tenho q falar com o pastor sobre isso tbm ? desde ja agradeço estou desesperada porq não quero mais pecar contra Deus .

  33. Katarine, só colocando os olhos em Jesus é que podemos vencer as tentações. Só buscando ser cheio do Espírito Santo é que vencemos a concupiscência da carne.

    “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gl 5:16,17).

  34. Oi Pr.tenho 15 anos e namoro a 9 meses,meu namorado tambeim é convertido e nós temos um relacionamento muito abençoado antes de sermos namorados somos amigos e isso é muito bom,mais tem vezes que as coisas começão a esquentar mais não chega ao ponto de sair passando a mão em geral intendi?! a gente se respeita muito só que tem horas quando a gente começa a se beijar não quer mais parar.Mais tambeim fica só assim nos beijos,já faz 1 mes e pouquinho que a gente não se beija porque Deus me deu um comando de me separar dele por uns tempos porque eu precisava de cura,só que agora já esta tudo beim e a carne atenta.Quando nós nos beijavamos as vezes pensava se nós não estavamos fazendo alguma coisa errada porque eu parava e pensava “eu sou templo do Espirito Santo” sabe tipo assim Deus ta vendo o que eu to fazendo e me sentia culpada pensando que em beijar ele eu estava cometendo o maior dos pecados e me sentia impura por fazer isso,pensava que estava ferindo a santidade de Deus queria que o senhor me ajuda se a encontrar o caminho certo …. Obrigada Beijos

  35. Boa Tarde Pr.

    Pr. tem um porém, por que a mãe dele não aceita nenhuma garota, ele já namorou com outra garota na igreja e a mãe dele nao aceitava por que ela era negra, e por que o pai dela antes de se converter era alcolotra, mais o Senhor já havia mudado.
    Ela critica tudo na igreja, critica os Prs, critica meu noivo, critica o passado de todos, ela esta se colando no lugar de Deus, esta julgando à todos e tudo da forma que ela quer ver.

    Pr. eu fiquei muito tempo gostando dele, o Senhor confirmou o nosso chamado que é de fazer missões, temos investido nisso, temos orado e pedido a Deus.
    Pr. é muito triste quando os nossos pais nao conhecem a Deus, por que eles impõe a vontade deles e nada daquilo ta nos principios de Deus, pelo contrario é anti-biblico.
    Eu so posso orar pela a vida dela, e pedir que oSenhor mude e trate com ela.
    Ela não fala com esposa do irmao dele tambem, eu ja tentei me aproximar dela, porém estou esperando eu me casar, pois ai terei mais liberdade para poder honra-la.

    abraço

  36. Anônima,

    vocês erraram quando ficaram noivos sem a bênção da mãe. Só isso já foi um ato de rebeldia e o rapaz está sentindo o peso dessa atitude. E esse peso aumenta quanto mais se aproxima a data do casamento.

    E ele tem razão em preocupar-se. Conheço alguns casamentos que nunca deram certo porque foi feito sem a bênção dos pais, em desobediência aos pais.

    Os filhos que honram pais é abençoado, em tudo o que faz. Mas aqueles que desonram aos pais sofrem consequências, enquanto não se arrependem. Algumas dessas consequências são irreversíveis. “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef 6:1-3).

    Vocês devem pedir perdão à mãe dele pelo noivado e pedir à ela que reconsidere a posição. E, quanto a você, prove por meio do seu comportamento, que é nova criatura. Que aquela mulher do mundo, é passado. Já morreu para o mundo.

    Que o Senhor lhes conceda graça e vitória.

  37. Bom dia Pr.
    A paz do SEnhor
    tenho uma duvida, estou noiva a 6 meses, temos a data marcada para nos casarmos, só que a mãe dele não aceita esse casamento.
    Conheci o mundo, e ela nao quer por conta do meu passado e do passado da minha familia.

    Pr. estamos errados em nos casarmos
    mesmo contra o desejo da mae dele?

    1. Elen, para não ceder à tentação você necessita andar nos caminhos de Deus, ouvindo e discernindo a voz do bom Pastor. Muitas são as vozes do mercenário, o mau pastor, inclusive essa que diz que namorar sem beijar é pecado.

  38. Nilce, antes mesmo dele deixá-la, melhor você antecipar-se e deixá-lo, porque se continuar com esse namoro você corre sério risco de pecar contra Deus.

    Pense bem.

  39. pastor preciso muito de ajuda … estou namorando akele rapaz que não é crente … só q ele queria ter relação comigo , mais eu falei q era virgem e q só podia depois do casamento …. ele falou que me ama , e q vai esperar o momento q eu estiver preparada , só que disse q talvez não aguente esperar até o casamento .. Pastor é o seguinte eu amo ele d+ , só q não quero perder a virgindade antes do casamento , mas tbm não quero perder ele porq o amo d+ .. oq eu faço pastor? ja pensei em disser a ele … q se ele me ama de verdade ele vai esperar até o casamento…. mas e se ele quiser me deixar ..

  40. Bom pastor conheci um rapaz e estou completamente apaixonada por ele …….. o problema q ele n~ é crente e agora pastor ?… estou ficando c/ ele …. eu nunca quis ficar c/ ninguem porq acho q é pecado …. mas sei la me apaixonei de uma maneira por ele …
    ficar é pecado pastor? …. mas estamos ficando afim de ter um relacionamento serio…. e meus pais sabem de td…
    desde ja agradeço a resposta ..

    1. Nilce, veja as mensagens e comentários no site, na Categoria Namoro. Te aconselho também a ouvir seus pais e seu pastor a esse respeito. Todo cuidado é pouco.

  41. pastor porq que os desejos da carne é tão forte num ponto de não pensarmos em nada para realizarmos esses desejos? porq que isso tinha que acontecer ? porq que area do sexo é tão forte ? olha eu num sei o que esta acontecendo comigo mas eu não concigo me controlar mais, não concigo ter a vida que eu tinha com Deus .. todos os dias eu acordo com ato de esperança de que vou agradar Deus mas num tem jeito.. eu choro direto por dentro lamentando do meu espirito arruinado.. graças a Deus nunca aconteceu o que acontece com muitos mas são as pequenas coisas que incomodam são as preliminares do sexo ore por mim por favor!

    1. Roana, o que eu disse ao NN, digo a você também.

      Não desista de sua santidade. Não se conforme com o pecado e tenha fé no poder de Deus. Jesus veio para nos salvar, não só da condenação eterna, mas também da escravidão ao pecado e, no futuro, da presença do pecado.

      Que o Deus da esperança lhe encha de gozo e paz, no poder que o Espírito Santo tem de operar todas as coisas.

  42. A paz do senhor…eu gostaria de saber o que é liberado para um namoro santo???
    o que podemos ou não fazer…pq este é o meu primeiro namorado e nós dois somos evangelicos e tementes a Deus .. e ñ temos muito entendimento sobre o assunto…
    obrigada e aguardo a resposta

    1. Tali, por favor veja outras mensagens e meus comentários no site a respeito de namoro e você terá orientação clara a esse respeito. Que o Senhor lhe abençoe e guarde.

  43. obrigado pela resposta irmão Deus o abençõe … mas pastor se eu der uma chance a ele e ele se apaixonar mais? eu acho melhor não porq não gosto dele , e não quero fazer-lo sofrer , prefiro esperar em Deus que tenho fé que Ele vai trazer a pessoa certa…
    obrigado pastor ….

  44. obrigado pastor pela resposta! e gostaria de fazer mais uma pergunta! tem um rapaz da minha igreja que gosta de mim , mas eu não gosto dele , não sei porq , eu até fico com aquele friozinho na barriga qdo vejo ele, mas acho que é porq sei q ele gosta de mim , ele é bonito , trabalhador é estruturado financeiramente , mas sabe ele não é sonho que sempre tive p/ mim , ele é bonito , mas sei la eu sonho com outro tipo de rapaz p/ mim casar , será que estou errada em pensar assim? mas e se eu vim a namorar com ele e casar , depois talvez poderia me arrepender por não ter esperado um pouco mais em DEUS p/ ele trazer alguem do meu gosto afinal é p/ vida toda…..

    1. Nilce, casamento é algo muito interessante:

      é muito frequente dois jovens, inicialmente apaixonados, deixarem a paixão esfriar-se ao longos dos anos depois de casados. Essa mudança ocorre tanto que pode levar até ao divórcio, se os dois não estiverem bem estruturados psicologicamente.

      Já o inverso também ocorre com frequência: dois jovens casarem-se sem muita expectativa em relação ao outro e passarem a amar-se ao longo dos anos. Não aquele amor apaixonado, louco, mas um amor verdadeiro, admirável.

      Porque não dar uma chance ao rapaz? Se ficar provado que não há mesmo empatia entre vocês, então termine o namoro. O coração é enganador e ilude aos jovens românticos.

      Ore a Deus, mas principalmente, peça conselhos aos seus pais. Ao seu pastor.

      Que o Senhor lhe abençoe e guarde.

  45. obrigada pastor ja estou orando e pedindo a Deus que me ajude e nos livre do pecado pois isso certamente seria terrivel !!!
    mesmo conhecendo agora ja adimiro muito seu trabalho !!!
    que Deus continue abençoando a sua vida cada dia mais …
    bjim

  46. ola !!!
    eu tenho 17 anos e sempre fui evangelica a 6 meses estou namorando ele tambem e evangelico e quer se casar virgem assim como eu …
    mas ultimamente temos nos beijado de forma diferente. nunca passamos de beijos e abraços mais tem ficado mais intensos ..tenho certeza que ele nunca tentaria nada ate porque ele tambem e virgem e pretente se casar comigo assim mais …
    gostaria de saber se estou pecando diante de Deus e se devo parar com isso ?

    amei suas respostas “)

    a paz do Senhor

    1. Bel, com certeza vocês estão correndo sérios riscos e não aguentarem a tentação, pois são ainda muitos novos e têm algum tempo relativamente longo, antes de poderem casar-se.

      Meu conselho é que procurem controlar esses beijos e abraços, que dominem-se para que não venham a arrepender-se mais tarde.

  47. ola pastor gostaria de saber o porq que ficar é pecado? e tbm qual é a idade ideal para a moça envangelica se casar?
    obrigado!

    1. Filha, não se precipite, mas obedeça a seus pais. Ouça a seus pais e cuidado com as palavras dos meninos.
      “O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena. O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida” (Pv 22:3,4).

      Quanto a ficar e namorar, veja mensagens e comentários na Categoria Namoro

    1. Adrielly, vence o pecado quem entrega sua vida a Jesus e permanece nele, assim como deixa que as Palavras dele permaneçam no seu coração. O pecado é tirado do coração de todo aquele que arrepende-se e pede perdão a Deus.

      Nenhum de nós tem poder para vencer tentações e deixar de pecar. Somente Jesus em nós pode vencer o pecado por nós. É o poder do Filho de Deus operando que nos dá vitória contra o pecado. “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2:12,13).

      Toda pessoa que quiser lutar sozinha contra o pecado será vencida. Mas todo aquela que reconhecer sua situação pecadora e buscar refúgio no Senhor, será vitoriosa, se obedecer ao que o Espírito Santo lhe ensinar.

      Por isso, mesmo que você vacile e peque, corra logo para Jesus pedindo-lhe perdão. É falta de sabedoria o pecador que corre de Deus quando cai.

      Que o Senhor lhe conceda a maravilhosa graça de andar sempre na Sua presença.

  48. A sim ! muito obrigado pastor ! sua resposta me alertou muito bem , bom agora oq tenho q fazer é esperar, orar e vigiar …
    q DEUS te abençõe kda vez mais , pois o irmão esta sendo um canal de benção na vida de muito jovens!

  49. Filha, você já manifestou a ele seu interesse. Agora espere. Vocês podem ser amigos, nada impede isso. Mas, namorar, não, a não ser que ele termine com a outra primeiro. Mesmo assim, seja prudente, ficando só amigos por um tempo.

    Evite envolvimentos afetivos, intimidades.

  50. mas pastor ele mandou mensagem p/ mim e liga tbm ? oq faço ?
    bom se ele decida terminar c/ ela…. mas claro ele q decide …
    pois eu falei a ele q gosto dele , mas n~quero q ele venha terminar c/ ela por minha causa , e falei tbm se tivesse problema em ligar p/ ele eu n~ligaria mais , mas ele falou q n~tem problema nenhum pois faz um semana q estão namorando, oq deu a entender é q ele n~gosta + dela !! desde ja agradeço sua resposta foi de sua importancia em minha vida , q DEUS te abençoe kda vez mais e continue lhe dando sabedoria mas nós orientar…
    mas o irmão acha errado oq eu fiz de falar c/ ele ?
    ta eu sei q ele tava namorando… mas dai eu ficaria sofrendo p/ n~ falar nada n~seria pior , porq assim saio da duvida tbm né se ele n~quer nada comigo ai desisto..

  51. ola pastor minha duvida n~é sobre beijo mas ao ver esse site pergunto!
    eu conheci um rapaz em um congresso de jovem a uns 3 anos atras gostei muito dele mas n~tive coragem de falar com ele…. mas a uma semana fui em um outro congresso e o vi la denovo então n~perdi tempo queria falar com ele, mas ao ver q ele tinha namorada fiquei totalmente sem ação claro jamais falaria com ele… então meu primo falou q era amigo dele , e iria conversar com ele sobre mim …..
    então na segunda feira meu primo mandou uma mensagem do celular do rapaz dizendo q akele era o numero dele ! mas agora n~sei oq fazer pois gostei muito dele , e se ele mandou dar o numero do seu celular p/ mim é porq tbm se interessou p/ mim ….
    mas e agora irmão ligo ou n~? visto q ele tem namorada !! aguardo anciosamente a resposta …
    q DEUS o abençõe!

    1. Se ele tem namorada você não deve interferir. Faça com o próximo aquilo que você deseja que seja feito com você.

  52. Pryscila,

    Jesus não veio para julgar ninguém, mas para salvar. Jesus veio para os pecadores.

    O pecado nos separa de Deus e necessitamos desesperadamente de Jesus para que sejamos restaurados, curados na nossa aflição e angústia e restituídos aos braços do Pai, Deus de amor.

    Por isso, filha, peça perdão a Deus por causa do seu pecado, tendo firme em seu coração que as promessas do Senhor são para você e seu namorado. Deus ama vocês e se entristece quando pecam. Mas o Senhor deseja ardentemente que vocês vivam em santidade, restituídos a Ele, pelo sangue de Jesus.

    Releiam os comentários que fiz acima a respeito de atitudes práticas que podem ajudá-los a ter um namoro santo e que seja do agrado de Deus.

    E que o Senhor lhes conceda espírito inabalável na prática cristã, para que sirvam de exemplo aos jovens de sua Igreja e dos seus relacionamentos.

  53. Oi pastor prazer meu nome é Priscyla.
    Realmente esse site é uma benção. Deus colocou na minha frente o que eu estava procurando. Olha pastor eu sou do louvor, lider de célular, lider da dança, amo muito o que faço, meu namorado está frente da rede jovem junto comigo. estámos namorando ha 11 mêses, mas quando chegou nos 6 mêses em diante não conseguimos mais nos controlar. A verdade que eu gosto muito dele sinto prazer em estar com ele, as vezes fico procurando alguém pra pedi ajudar mais tenho medo. A verdade e que já me acostumei está com ele, sentir caricias, as vezes quando estou triste procuro ele, sou um pouco chiclete, mimosa gosto muito de atenção entende, sinto sua falta. Só que temos brigado, nesse intervalo orei muito e me acheguei a Deus estáva lendo a biblia e estava firme quando ele apareceu a tarde lá em casa tudo de novo. No momento fiquei alegre mas depois senti vergolha de Deus até mesmo de lêr a biblia. me sinto uma hipocrita. nesse tento resistir mas é muito forte todo esse sentimento quando eu comecei a lêr cada um desses depoimentos na hora Deus confirmou no meu coração a resposta que estava procurando. deparei com cada depoimento e vi que não era só eu que passava por essas dificuldades. Combinamos de parar mas não conseguimos, eu estava orando busca. Agora peguei os depoimentos que me chamou atenção e vou passar para ele para que sirva de ajuda para continuar em santidade.

  54. J, obrigado pelos seus comentários e participação conosco. Podendo, indique o site aos seus amigos e colegas. A Jesus pertence a honra e a glória pelo que fazemos.

    Filha, a sua decisão é sábia e é essa a razão da paz no seu coração. Se vocês não têm condições de casarem-se em breve e tendo o temor de Deus no coração, o melhor que você faz é não se deixar que esse namoro se prolongue indefinidamente.

    Sendo o rapaz um filho de Deus, ele vai compreender que você está fazendo isso para o bem de ambos. São tantos os exemplos que você pode verificar aqui mesmo, nos comentários, de jovens tementes a Deus que não vigiaram e cairam em pecado. Alguns até filhos de pastores.

    Vivam a vida de vocês, sendo amigos e sem envolver-se com outros jovens, enquanto se preparam para o casamento. Mas se o rapaz não quer mesmo casar-se, então você está livre para orar a Deus por outro jovem.

    “Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira” (Ct 8:4).

  55. Prezado Pr.
    Frequento muito o seu site pq sei que o Sr. é muito usado por Deus para orientar os jovens e os mais velhos também.
    Enfim, Pr. estou aqui pq algumas coisas estão acontecendo comigo e eu preciso muito de um apoio espiritual. Sou evenagélica, namorei com um rapaz durante 3 anos, digo namorei pq deidi terminar o relacionamento essa semana. Algum tempo o Sr. já vem tocando no meu coração que eu deveria me santificar, e como o meu namorado não pensava em casar, até pq nós não temos condições financeiras para casar então fui corajosa e terminei o namoro. Só que agora a minha cabeça está muito confusa. Eu gosto muito dele, fiz tudo por ele, ao meu ver ele era perfeito o cara que eu pedi p Deus, trabalhador na casa de Deus, levita, sempre disponivel para Deus. No mais, o meu espanto é que o meu coração está muito tranquilo, não estou triste chorando pelos cantos, a minha cabeça está confusa, será que eu realmente gostava dele ou será que está se fazendo na minha vida a plavrade Deus quem ama espera, tem paciência? Eu estou aguardando em Deus.
    Por favor, Pr. me ajude, pois esse tipo de orientação eu não posso pedir para o meu Pr, pois ele pai do jovem que eu namorei. No mais eu sei que está na causa e ele vai me fazer mais do que vencedora, em Nome de Jesus.

  56. Filha,
    namorando escondida, mesmo que em santidade (isso sim, é a vontade de Deus – santidade), você está pecando por mentira e por desonra aos pais.

    Honrar e obedecer aos pais traz bênçãos sobre o filho, e não maldição: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” (Ef 6:1-3).

    Eu não creio que esse namoro seja a vontade de Deus para você, porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Além disso, biblicamente não há namoro, mas corte, visando ao casamento.

    Mas, se for a vontade de Deus, Ele mesmo vai convencer seus pais. E tudo vai acontecer no tempo certo, sem necessidade de você pecar.

    Por isso, ore não só pelo rapaz, mas também para que haja paz em seu coração, qualquer que seja a situação, e pelo tempo que for necessário.

    Que o Senhor lhe conceda sabedoria para descansar no Senhor.

  57. namoro ha 9 meses, tenho 16 anos. Namoro escondido por medo dos meus pais não deixarem eu namorar com ele. JA conversei com meu Deus e ele disse Q é da vontade dele …

    Oro muitas vezes por ele .. (toda noite), ele não me falta o respeito (tbm não deixo). nunca tinha namorado, o meu primeiro namoro.

    Estou com ele por meio q Deus me revelou ele .. NAsci em berço evangelico .. Sinto q sou Escolhida por Deus …
    Clamo muito pela minha santidade no meu namoro …eu não sou muito de ficar beijando e abraçando … sou do tipo santo mesmo … POr q sei q o Espirito Santo habita em mim …

    Queria saber se posso continuar com esse namoro ..? Meus pais dizem q sou muito nova pra namorar. E não Deixa eu namorar …

  58. Tenho 37 anos e namoro a 2 anos e meio uma pessoa de 24 anos.Nos batizamos , aceitamos jesus e entramos p igreja a 2 meses.A nossa maneira de se relacionar continua a mesma como era antes, com beijos, abraços e relacionamemto intimo, mas hj lendo a biblia,indo a igreja e conhecendo mas a palavra de deus me sinto confusa.Gostaria de saber o q fazer,como agir?

  59. ORE PELO MEU ANO DE 2009. O INIMIGO OFEREÇE A NÓS(MULHERES)MUITOS MANJARES.POR FAVOR OREM POR MIM. OBRIGADA!DEUS COM CERTEZA ABENÇOARÁ VCS!

  60. Tipo eu num namoro ninguem, mas sabe quando tenhu algumas pakeras eu fiko imaginando agente saindo, namoando ou até mesmo casando..isso é pecado?

  61. Graça e paz

    Gostaria de dizer a todos que passam por situações complicadas no namoro, orem ao Senhor se preservem e vigiem, pois o inimigo fica o tempo todo querendo nos derrubar e quando ele acha uma brecha já era.

    As vezes você acha q não tem nada a ver, que não tem problema e que pode resistir, mas não é assim, pois o diabo não brinca e quando ele vem é pra derrubar, quando sentir que as coisas vão piorar se afaste, espere acalmar, sei como é, tentei resistir muito , mais sei que poderia ter feito mais, as vezes fazemos tão pouco e achamos que fizemos de mais, mais com disse quando o inigo investe, ele investe com tudo o que tem, pois o seu maior desejo e que venhamos perder o que ele tinha, que é a comunhão e a presença de Deus.

    Na hora não dá pra pensar, mas peça ao Espírito Santo que fique do seu lado, junto com vcs, peça a Ele pra te ajudar, te mostrar até onde pode ir.

    Lembre-se que o você não faria perto do seu pai e sua mãe, muito menos deve fazer na presença de Deus.O que sente vergonha de fazer na presença dos homens , muito menos faça na presença do Deus que te ama e que te formou.

    Então se revista das armaduras de Deus e peça a Ele que te ajude a resistir, porque as lutas são constantes , mas só em Jesus temos a vitória.

    Sou filha do Pastor, sou líder do ministério de Louvor, amo louvar ao Senhor, e sei que Deus me escolheu pra isso, e o inimigo tem grande revolta quando nos entregamos na obra de Deus, principalmente no louvor, pois ele saber o quanto o louvor liberta e transforma as pessoas, além de ter inveja pois ele era ministro de louvor, e por isso o louvor e tão atacado.

    Então a um tempo atrás passei por um momento terrível, eu e meu noivo abrimos muitas brechas e acabamos errando e só Deus pra nos levantar, foi muito difícil, mas agradeço a Deus , pois nos deu coragem para assumir os erros,pedimos perdão a Deus em primeiro lugar e depois as pessoas que magoamos e outra coisa muito importante é se perdoar, porque se Deus nos perdoou não tem porque vivermos nos condenando.

    Então se você esta passando por isso , lute , peça ao Senhor força, se encha da presença de Deus de modo que nada te satisfaça mais. Ocupe a mente com as coisas de Cristo, ore com seu namorado ou noivo, peça ao Senhor um pelo outro , entregue seu relacionamento nas mãos do Senhor.

    Busque amar o Senhor sobre todas as coisas, e se você caiu em tentação, se arrependa verdadeiramente, sinta dor pelo pecado que cometeu e não torne a cometê-lo e peça ao Senhor restauração , pois só Ele pode fazer, e se vc se arrepneder Ele é fiel e justo para te perdoa e te livra de toda condenação.

    Se entregue na presença do Senhor, busque-o incensantemente e não permita que satanás destrua os planos de Deus pra sua vida…

    Peça ao Senhor pra restaurar seus sonhos e cumprir as promessas que Ele tem pra ti.

    Não desista você é mais que vencedor e Deus tem coisas maravilhosas pra tuavida, coisas que você nunca imaginou, el esó esta esperando você o buscar e dedicar-se a Ele e se entregar totalmente ao Seu Grande Amor…

    Fiquem na paz do nosso Paizão…e Que Deus nos abençõe muito e que sejamos verdadeiros instrumentos nas mãos d’Ele.

    Graça e Paz.

  62. A paz do senhor!
    pastor tenho uma duvida ! sei q DEUS nós da pleno liberdade para escolher com quem nós casar! pois é faz tempo q eu conheço um rapaz eu sempre quis conversar com ele mas porq tinhamos vergonha de conversar nunca conversamos sobre namoro ! mas qdo ele soube q eu tava solteira entremos no assunto e nós apaixonamos ! gosto muito dele ele é tudo q eu pedi p/ DEUS em aparencia e conduta moral e de uma boa familia nós damos muito bem com nossas familia! quero me casar com ele ,mas só tem um problema ele n~é evangelico mas n~ é contra! sei q no namoro ele vai me respeitar e esperar para n~pegarmos ! oq devo fazer pois gosto muito dele, mas oq o irmão acha sobre namoros entre crentes e n~ crentes?
    q DEUS o abençoe!

  63. Gabriela, que Deus tenha misericórdia de você.

    O salário do pecado é a morte, isto é, sua alma vai gemer no inferno, eternamente, separada de Deus.

    Todos os pecadores serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.

  64. a paz do Senhor
    estou namorando faz 2 meses, frequento a igreja mas não sou nada pq ainda continuo pecando. meu namorado é evangelico! eu sei que sexo antes do casamento e pecado mas eu amo muito ele e tb tenho certeza que ele me ama e tenho muita vontade de fazer sexo com ele e ele tb não tem nada contra isso só que minha mãe fala que eu sou muito nova para isso e é um pecado perder a virgindade antes do casamento!!!! que Deus me perdoe um dia mas acho que quando surgir a oportunidade eu perco a virgindade!!!! eu tenho 13 anos e meu namorado 17!!!!!
    bjo e muito obrigado

  65. muito obrigaaaaaddaaaaa
    está tudo muito melhor…
    ele está começando a entender tudo antes mesmo de eu falar alguma coisa…
    vou orar mais…
    =)
    A Paz do Senhor Jesus…
    que Deus continue lhe dando sabedoria, pois com estes conselhos muitas vidas são prestigiadas…
    muito obrigada por tudo…
    vou orar pelo senhor…
    [ore por mim também...] rsrsrs…

  66. Holanda, uma Palavra de Deus para você:

    “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Ef 5:16-25).

  67. sabe diz algo para que meu namoro se torne santo e que dificilmente não venhamos cair na carne ate o casamento. eu fico triste quando acontece algo q DEUS não se agrada e assim ultimamente é oq eu estou mais procurando é a santidade! me ajuda ta! to esperando!

  68. Márcio A.

    Já orei por você e sei que Deus lhe ama. Tenho fé que você será liberto e será um grande homem de Deus, tanto em casa, quanto na Igreja.

    Seu caminho de volta tem que passar, primeiro, pelo lar. Você tem que ser diácono em casa, em primeiro lugar. Tem que ser obreiro de Deus no casamento.

    O homem é o sacerdote da casa e se não tratar bem a esposa, suas orações são interrompidas. Portanto, arrepende-se de seus pecados junto à esposa e peça-lhe perdão. Trate bem sua esposa e o Senhor ouvirá suas orações e seu caminho de volta irá abrindo-se gradativamente.

    Não se preocupe com atividades na Igreja ou ministérios, mas dedique-se em tempo integral em ministrar (não com sermões, mas com serviços e orações) à família.

    Aconselho-lhe a fazer o curso “Homem ao Máximo” (e sua esposa o curso “Mulher Única”), ambos ministrados pela Universidade da Família. Veja como no site http://www.udf.org.br.

    Que o Senhor tenha misericórdia de você e lhe conceda libertação e um renovo de coração e mente. E que o Deus da esperança lhe abençoe, segundo a sua fé, para que você seja rico em esperança no poder do Espírito Santo.

  69. Thamara, obrigado pela sua oração. Ao Senhor Jesus, toda honra e glória pelo nosso trabalho.

    Filha, seja franca com o rapaz. Fale com ele que você tem o temor de Deus no coração e que está decidida a ter um namoro santo e sem pecado.

    Fale com ele que embora você goste dos beijos e abraços, eles poderão levá-los a uma situação de pecado e perda da intimidade com Deus e até perda da unção nos ministérios.

    Seja sincera e diga que se ele não compreender isso e não respeitar os limites, ambos cairão em pecado e que você está disposta a terminar o namoro antes que isso aconteça.

    Insista com o rapaz para que ele tenha um verdadeiro encontro com o Senhor e ele mesmo desejará ter um namoro santo também.

    Que o Senhor lhe abençoe com determinação e pureza no coração.

  70. Sou crente a doze anos. Sou diácono a seis. Antes de me converter era viciado em pornografia e muitas mulheres. Hoje casado a oito anos. Sempre brigamos muito, e temos uma filhota linda de seis anos, e devido a essas muitas brigas um desânimo maldito entrou em mim e não obro mais como quando solteiro. A um tempo atrás me senti seduzido por outra mulher (do trabalho), e acabei beijando-a algumas vezes, mas por fim contei á minha esposa, o que piorou nossa comunhão mútua (nunca tive relação sexual extra), quase não vou a Igreja, a Santa-ceia nem se fala, não me sinto perdoado, não consigo orar, e me sinto um hipócrita quando vou a Igreja, pois os obreiros sempre me dão oportunidade, o que eu não quero, e isso tem me impelido a não ir mais. Outro fator que me condena muito são as palavras nas horas de furor que profiro, quando brigamos, são momentos de ódio, ira, e sinto até mesmo a condenção bem próxima de mim, algo perturba-me no meu ouvido, não sinto esperanças no que tange ao espiritual. Deus me fez muitas promessas, mas não consigo obtê-las. Por que???? E diante disso tudo, para completar, me entreguei novamente à pornografia, estou viciado novamente, e não paro, ainda que juro pra mim mesmo que será a última vez, mas acabo vendo novamente, olho para tudo quanto é mulher na rua. Eu até sinto a misericordia de Deus sobre mim, suas bênçãos me seguem, mas sou um “diácono” infrutífero, morto, oco, seco, sem sentimentos bons, sujo, imundo, …….Não leio mais a Bíblia, o que eu amava; não oro, não choro mais, pois era assim que eu adorava a Deus, com lágrimas de alegria, …mas acabou, não sinto vontade de ir a Igreja, me acho indigno. Enfim…..há esperanças para mim?? Ainda há perdão em Deus pra mim?? Pois pequei voluntariamente, e tenho pecado a cada dia pondo diante dos meus olhos o que não presta. Hoje mesmo fiz muito isso. Me ajude, por favor. Ore por mim, preciso de outro coração, pois o que tenho virou rocha. Perdoa-me pelo desabafo, mas minha cabeça tá doente.

  71. obrigado irmão estou decidida a n~ voltar esse namoro!
    tenho certeza que DEUS vai trazer alguem que eu ame de verdade pois casamento é p/ vida todo então temos q casar com alguem q amamos.

  72. Olá… a paz do Senhor…
    bom, eu sou evangélica desde que me conheço por gente… sempre fui educada com bases e conceitos da palavra de Deus… recebi o dom do louvor, dom de profecia, variedades de línguas e o dom de cura… faz dois meses que estou namorando um rapaz que é católico, eu gosto muito dele e ele já demontrou que sente o mesmo por mim, eu evangelizo ele e tudo, ele vai até visitar a minha igreja, mas nos últimos dias, está ficando tudo muito forte entre eu ele, os beijos, abraços…
    o que eu faço?? eu me afasto toda vez que sinto que tah demais… eu devo terminar com ele??
    como eu vou fazer isso se eu gosto muuuito dele?
    por favor me ajude… e parabéns pelo seu trabalho, que Deus continue lhe abençoando!
    A paz do Senhor!

  73. Amiga, você está correta em seu pensamento. Não havendo amor sincero não haverá respeito.

    O rapaz pode até estar decidido a mudar, mas que mude primeiro, que dê frutos de arrependimento e mostras de ser, de fato, uma nova criatura. Até que isso se prove (e isso leva tempo) a decisão dele não passa disso: intenção e decisão.

    Porque sujeitar-se a alguém de quem você não ama? Namoro entre cristãos é para casar e não para diversão.

    Que o Senhor lhe abençoe com uma vida santa e reta.

  74. Beatriz, para você compreender melhor, veja mensagem e comentários neste site intitulada “Sexo Antes do Casamento”.

  75. Olá pastor. Terminei meu namoro! Pela razão a qual o irmão já sabe, mas meu namorado pediu para voltar q ele iria mudar! Mas eu fiquei firme na minha decisão, pois apesar de não querer um namoro pecaminoso também n~gosto mais dele! e n~ quero mais namorar com ele, mas e agora q ele disse q ia mudar será q tenho q voltar c/ ele? será q é ele q o Senhor tem p/ mim mas eu n~ gosto mais dele só vejo como amigo. o q irmão acha? pois n~quero mais namorar c/ ele.

  76. Muito obrigado pela resposta pastor José!
    estou certa de que cada dia que passa eu quero mais é agradar a DEUS pois o meu corpo é templo do espirito santo n~ posso pecar contra ele! nem q eu tenha q terminar esse namoro pois em 1º lugar esta minha vida espiritual. tenho certeza de que tomei a decisão certa em agradar a DEUS! E estou muito feliz .

  77. Amiga, você está corretíssima em seu pensamento e desejo. Não ceda ao pecado, pois isso lhe afastaria de Deus. Não ceda às chantagens de seu namorado. Se ele quiser pecar, que peque com outra, não com você.

    Melhor sofrer um pouco agora, terminando com ele, do que sofrer muito depois, por arrependimento e pelas consequências de um namoro pecaminoso.

    Que o Senhor lhe abençoe com espírito inabalável.

  78. Evellyn,
    muitos jovens (moças e rapazes) costumam perder a oportunidade de conhecer outro jovem abençoado espiritual e emocionalmente falando, por fazerem exigências incabíveis na questão do aspecto físico.

    Ficam tão fixados no aspecto físico que nem percebem quando aparece alguém abençoadíssimo.

    Não seria esse o seu caso? O bom marido, filho, é aquele que ama mais a Jesus Cristo do que a própria esposa. Não é aquele que tem um porte físico destacado, beleza ou boa condição financeira. Isso é bom, mas não é o mais importante. Pense bem e veja como anda seu coração.

    Que o Senhor lhe abençoe.

  79. a paz do Senhor! Namoro ha quase 3 meses, mas depois de alguns meses nosso namoro começou a evoluir (nos beijos e caricias) ai falei a ele q não quero mais isso, pois sinto q isso me distancia de DEUS. Ele falou q isso é normal, ele é crente tbm, mas eu n~ quero esse tipo de namoro! ai ele falou q queria ter um namoro santo, mas ele falou q n~consegue. Então ele mandou eu decidir. Eu já sei oq eu quero, é santidade c/ Senhor, nem q assim termine o meu namoro! Eu quero DEUS, se ele n~ aceitar, termino o namoro? peço sua opinião!

  80. oi pastor,
    boa noite..

    gostaria de pedir oração pois estou um pouco confusa.
    tenho 19 anos e nunca namorei sério, estou à procura do meu eleito.
    Segundo várias revelações de pastores o meu futuro namorado será um servo abençoado do Senhor, varão abençoado mesmo!
    Porém tenho algumas dúvias porque está demorando muito para eu encontrá-lo, um pastor disse que Deus estava realizando o meu desejo e me daria um namorado com as exatas característcas que eu pedi (eu fiz uma lista com as coisas que mais gosto tanto na parte emocional, espiritual quanto na aparência física).
    Já fiz jejum e tudo mas parece às vezs que o silêncio toma conta e nao consiigo entender o que Deus quer que eu faça para que esse tempo de espera acabe.
    Por favor, me dê alguma sugestão. Sou uma jovem pura e tenho me guardado de qualquer tentação que me é oferecida.
    Obrigado,
    Deus te abençõe.

  81. obrigada pastor
    preciso ponderar mesmo, nao quero desagradar a Deus. Gosto muito muito dele. temos muitos sonhos , e sempre nos aconselhamos em tudo, meditamos na palavra e etc, mas o q quero é que Deus me de forças pra tomar a decisao certa

  82. Filha, esse comportamento dele é claramente um sinal de que o namoro de vocês (se iniciado) pode trazer sérias consequências para ambos, por causa de pecado.

    Entre os filhos de Deus namora-se para que ambos se conheçam, visando um futuro compromisso matrimonial e não por causa de atração física. Esse tipo de namoro acontece somente entre os que não têm o amor ágape regendo suas vidas.

    Os filhos de Deus também não se casam por atração sexual ou para satisfazer suas necessidades sexuais (embora elas sejam satisfeitas no casamento) ou para ser feliz. Casa-se para fazer o cônjuge feliz.

    Por isso, pondere bem, porque se vocês começarem o namoro com propósito certo, o rapaz terá que sublimar muitas coisas, terá que dominar sua carne, assim como você terá que ser muito determinada para não ceder às insistências dele. Ou então, certamente vocês cairão em pecado e depois estarão sofrendo como tantos que têm se manifestado. Veja nas outras mensagens que temos na categoria Namoro.

    Que o Senhor lhes conceda sabedoria e prudência.

  83. Ola, a paz
    estou muito confusa e orando muito pra Deus me orientar.
    conheço um rapaz ja faz cerca de 4 anos, eramos bem amigos, do ano passado pra ca começamos a perceber q os limites da amizade ja tinham se passado, e iniciamos um processo de oração para um futuro relacionamento, mas sempre juntos, grudados, mas a questao é nao estamos conseguindo iniciar um relacionamente pq toda vez q ele fica perto de mim fica muito exicitado, ele fala q tem muita atraçao por mim e tememos começar algo e fazer tudo errado. nao estamos ficando pq sabemos q nao agrada o senhor.
    gostaria de uma opiniao sobre como tratar isso;.
    obrigada

  84. Damares, ficar, é relacionamento mundano e não tem nada de Deus nisso. Veja a mensagem lá no seu início. Deus lhe abençoe com prudência.

  85. OLA!!!
    QUERIA SABER SE FICAR REALMENTE É PECADO?

    SABE ESTOU FICANDO COM UM RAPAZ QUE ESTUDA NA MESMA ESCOLA QUE EU. E ESTOU COM UMA DUVIADA,FICAR É PECADO???????
    ELA VAI A IGREJA COMIGO,CONHECE A PALAVRA ME RESPEITA E NUNCA ME FALTOU COM RESPEITO!
    O QUE FAZER DEVO CONTINUAR FICANDO COM ELE MESMO ELE Ñ SENDO EVANVELICO?
    POIS ACHO QUE SE ELE ESTA ME RESPEITANDO E INDO A IGREJA COMIGO DEVO CONTINUAR….

    POR FAVOR ME RESPONDA O MAIS RAPIDO POSSIVEL!!!!!

  86. José Adelson!!!

    Muito obrigado pelas tuas palavras, foram de grande valia. Com fé em DEUS conseguirei resistir as tentações. Muito obrigado mesmo de coração e que DEUS continue te abençoando grandiosamente em tua vida!!!

  87. Aline, namoro santo é namoro sem intimidades sexuais. É um período de conhecimento mútuo, de amizade compromissada, de saírem juntos para divertirem-se, conversarem.

    Deixe que seu namorado vai saber como proceder, porque ele estará agindo dentro do temor a Deus. Não o force, seja em beijos, seja em carícias íntimas, seja insinuando-se a ele com roupas decotadas, transparentes, curtas em excesso.

    E vigie seus desejos, porque sexo antes do casamento é pecado. O melhor que você faz é seguir o comportamento dele, que é virgem e quer continuar sendo até o casamento.

    Filha, envolva-se nas coisas de Deus. Participe com ele nas atividades ministeriais, evangelismo. Leia a Bíblia diariamente e você será sustentada por Deus nas tentações.

    “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Co 10:13).

  88. eu estou apaixonada por um menino do meu colégio, nossa… eu comecei essa semana .. só que foi rapido demais eu to amando demais ele, isso não ta sendo normal, porque com os outros guris eu demorava e com ele menos de uma semana, ja li a biblia e caiu umas palavras sobre a paciencia : NA DOR PERMANECE FIRME. isso seria uma resposta de Deus ? eu to tentando permanecer, to rezando e tals… eu não vou contar a ele , ah sei la meu futuro a Deus pertence, só que eu queria uma resposta pra isso tudo…
    ele não sabe que eu amo ele, sei lá eu não sei se rola entre agente! PASTOR, oque eu deveria fazer ? por favor me ajude, eu ja parei de brigar com a minha mãe me controlo.. mais faço de tudo pra não sofrer só que ta muito dificil, ja pensei em me matar mais ai eu lembro doque jesus passou por mim e não tenho coragem, acredito muito nele que ele esta fazendo o melhor pra mim mas oque eu devo fazer? me ajude por favor, obrigada!

  89. Tiago, que o Senhor lhe abençoe com o pleno entendimento de quem é Jesus.

    Quando disse que seu coração é mau, é porque conheço a natureza humana. Falei baseado em mim mesmo e, ao contrário do que você pensa, a Bíblia fala sim, que todos somos maus. Fala que nossos corações são corruptos, enganadores, que procuram seus próprios interesses. E você não é melhor, nem pior, do que qualquer um de nós.

    Filho, se você está indo à igreja só para agradar a menina e assim conseguir namorá-la, fica provado o que eu disse a seu respeito. Mas se você está indo porque quer conhecer o Deus dela, então você será transformado e será uma bênção, mesmo não indo à Igreja. Deus está em todo lugar, sim, mas está principalmente com o contrito e aflito de coração.

    Que o senhor lhe abençoe.

  90. Bom dia!! Tenho várias dúvidas de como funciona o namoro santo, conheci um rapaz da igreja católica, frequentador assíduo, praticante. Já eu a pouco tempo estou frenquentando. Estamos namorando mas tenho muitas duvidas quanto ao namoro santo, pq é este tipo de namoro que ele pretende ter.

    Bom, tem mais um detalhe, eu já não sou mais virgem, já ele é virgem. Eu sinto muito desejo por ele, e sei que isto é pecado. Queria conselhos para que eu possa saber lidar com esta situação e servir a DEUS plenamente estando ao lado dele.

    Obrigado, e espero ajuda!!!

  91. Bom dia.
    Eu,Waldenice de Nazaré Pereira,quero muito pedir uma coisa,que e muito importante pra mim, que eu mais Nai continuemos a namorar e que seja uma relaçao solida,duradoura e que se puder ate vire em casamento,pois estou gostando muito dele,ele e o namorado que eu sempre sonhei em ter,ele e tudo que pedi a Deus,e o homem que eu desenhei e escrevi,nunca tive um namorado tao maravilhoso como ele ,e por isso que quero muito continuar com ele ,nao me importo se ele trabalha fora ,o que mas quero e continuar com ele,pois sei que agente vai dar certo,mas so que o destino fez com ele fosse trabalhar fora,mas o problema nao e o trabalho em si,mas sim e que mesmo ele estando longe eu quero continuar namorando com ele.Eu quero ficar so com ele,quero algo muito serio.
    Obrigada por tudo.
    Agradeço a Deus por tudo que tenho e por tudo que sonho em ter e acredito.Obrigada,Waldenice de Nazare Pereira.

  92. José Adelson, obrigado pela a ajuda hojé já estou indo a igrejá com minha namorada, mas sinto que você julga as pessoas com muitas regras, mas aonde você as tira porque na biblia não tem nada disso.Julgar (mas a verdade é que seu coração é mau, corrupto, enganador.) é muito facil porque deus não esta na igrejá e sim no coração das pessoas que busca a palavra dele.

  93. Letícia, Jesus disse que é do coração que procedem os maus desígnios. Portanto, até intenção impura, é pecado.

    Arrependa-se e peça perdão a Deus. E cuidado porque há caminhos traiçoeiros.

  94. Olá! Boa Noite!
    Sou Leticia e Tenho 16 anos , Namoro com o Paulo que tem 17 anos , namoramos a 6 meses e somos muito felizes! pretendemos nos casar mais a frente , amamos muito um ao outro , mas infelizmente sarramos e gostaria de saber se isto é pecado? mas quero que saiba que nao tiramos roupa nem nada, foi tudo com roupa mesmo , mas mesmo quero saber se isto é pecado?
    Espero Resposta!
    abraços.

  95. Muito boa noite, José Adelson.
    Tenho 23 anos e não sou evangélico. Durante toda a minha vida, tenho sido conservador de valores cristãos. É bem verdade que tenho cometido pecados que me entristecem, mas jamais estive com uma mulher, a despeito de várias oportunidades. Sinto necessidade de estar próximo de Jesus Cristo. Tenho vontade de ser batizado em uma igreja perto da minha casa e firmar um compromisso maior com Deus. No entanto, não gostaria de me intitular “evangélico”; gostaria sim de me intitular “cristão”, em nada me envergonhando de acreditar em Jesus Cristo. Estaria pecando agindo assim? Estaria pecando respondendo assim quando questionado sobre minha religião?

  96. Tiago, você pensa que não faz mal a ninguém, mas a verdade é que seu coração é mau, corrupto, enganador.

    Eu também tinha esse pensamento, até que descobri que era hipócrita. Enganava as pessoas, fingindo-me de bonzinho, de respeitador, de honesto. As pessoas confiavam em mim, mas no fundo eu sabia muito bem as coisas que fazia em oculto, escondido de todos.

    É só questão de tempo para a maldade em seu coração transparecer. Pode levar anos ou décadas, ou até mesmo não aparecer em vida, mas um dia, quando você colocar-se diante do Juiz, tudo o que você fez vai ser revelado. Nada há em oculto que não será revelado.

    Mas eu tenho uma boa notícia para você: Jesus lhe ama, com tal intensidade, que morreu na cruz por causda dos seus pecados. Foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia. Jesus está vivo e quer ter um relacionamento eterno com você. Aceite o perdão de pecados. Arrependa-se, peça perdão e tenha uma vida plena e abundante.

    Não estou falando de religião, mas de intimidade com Deus, que é muito melhor do que beijar uma moça, namorar uma linda moça.

    Mantendo-se feliz com o Senhor, Ele pode até satisfazer os seus desejos e lhe dar felicidade com alguém, seja essa moça, seja outra, Não é a moça que importa, mas Deus, na pessoa de Jesus.

    Que o Senhor lhe conceda compreensão de quanto você é amado. “Em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; não é sem razão que te amam” (Cantares 1:4).

  97. Oi José Adelson, estou precisando de um conselho: eu tenho uma amiga ha dois anos e ultimamente não vejo ela como uma amiga. Já até disse a ela, e nos ultimos dias nós nos beijamos e ela disse que isso ta errado, mas ela tem 25 anos e eu 20 anos. Mas acho que ela disse isso pq não sou da congregação, eu não tenho nenhuma religião, mas sou uma pessoa que não faço mal a ninguem.
    Por favor me ajude com isso porque eu amo ela de verdade e estou disposto até a frequentar a igreja com ela se for preciso e tbm sei que ela me ama.

  98. Paty, quem bom que você está consciente do perigo e, principalmente, da sua fraqueza. É na fraqueza que buscamos a ajuda do Senhor, em oração, em comunhão com Ele através da leitura diária da Bíblia.

    Já orei por vocês e creio no poder de Deus para livrá-los de todo mal.

    Permaneça firme em sua decisão de chegar pura ao casamento e não se deixe envolver pelo seu namorado, pois como ele já pecou nessa área, a tendência dele em reincidir no pecado é maior. Cabe a você resistir, com a ajuda de Deus.

    “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; ” (Hb 13:4).

  99. Oi José Adelson, eu e meu namorado estamos namorando a pouco mais que 2 meses. Tenho 29 anos e ele 24. Ele já teve uma vida ativa, eu sempre me guardei. Mas de algumas semanas estamos passando do limite, para mim é tudo tão novo, ele é meu Primeiro namorado. Temos nos beijado fortemente e nos acariciado. tenho pedido a Deus para me livrar desse pecado e não fazer algo pior, que sei que não é a hora. Quero que ore por mim. desejo me casar virgem. por que já sinto que não sou tão pura quanto era antes. Obrigada

  100. Bianca, isso não é pecado, mas o perigo de derivar em pecado é muito grande.

    Nessa área, filha, é muito fácil perder-se o domínio próprio. Vigiem, pois as consequências do pecado são doloridas.

  101. A paz do Senhor irmão…
    Eu e o meu namorados somos crentes e namoramos a 8 meses…De uns 3 meses pra k,nosso namoro esquentou muito pra o que era antes…Nossos beijos são mais calorosos e ficamos ofegantes…Sinto que o desejo entre ambos aumenta a cada dia,mas também sabemos do nosso limite…Tinha ate me arrependido disso,mas hoje nao vejo como pecado,ja q somos namorados,pretendemos casar e concordamos e seguimos a palavra de Deus q abomina sexo antes do casamento.O fato é que um namoro so com leves pitoques(melhor expressao que encontrei),acaba ficando sem graça e o namoro tb…Vc acha q to em pecado porque eu e meu namorado estamos mais “intimos”,mesmo sem sexo?
    Deus abençoe e espero resposta…

  102. Patrícia, obrigado pela sua participação no site. Continue conosco e indique o site aos seus amigos, colegas e irmãos da Igreja.

    Filha, os filhos de Deus não podem proceder como procediam no passado, antes da conversão. Ficar é coisa mundana, é lascívia. Você nem mesmo tem certeza de que o menino gosta de você e já está deixando a concupiscência da sua carne entrar na vida dele. Você experimentou o sexo, gostou, gosta ainda, mas o rapaz dispôs no coração de guardar-se virgem, o que é muito louvável.

    Se você quiser relacionar-se com ele, não pode ser como vocês estão fazendo hoje. Nesse caminho, o que será a vida dele no futuro?

    Não o contamine. Mude de atitude rapidamente, antes que hajam sofrimentos piores. Ou então se afaste dele, por amor a ele e a você mesma.

    “Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação” (1 Ts 4:1-7).

    Que o Senhor abençoe vocês.

  103. Oi josé, descobri seu site por acaso e ele tem sido benção pra mim, me ajudado bastante. Agora estou com uma séria dúvida e gostaria do teu conselho segundo a palavra de Deus.

    Tenho 20 anos, sou evangélica faz 3 anos, antes disso eu tive um namoro no mundo e perdi minha virgindade. Hoje estou gostando de um menino da igreja, acredito q ele tbm goste de mim mas já começamos de uma forma errada, ficamos algumas vezes e nossos momentos juntos tem nos levado ao desejo da carne. Eu me controlo pois nao quero “estragar” a vida dele ja q ele eh virgem ainda. mas tá ficando cada vez mais dificil. Ele até falou em nos afastastarmos pq nao era desse jeito q ele queria, mas nunca falou em namoro e continuou me procurando e eu nao consigo dizer não.

    Gostaria de saber o q fazer, se eu simplesmente oro ou se eu peço ele em namoro em oração.. não sei, mas não quero perde-lo.

  104. Jônatas, da mesma forma que a Bíblia não fala nada a respeito de um rapaz pecar por beijar na boca a namorada ou andar de mãos dadas com ela na rua, também não fala nada a respeito de namoro.

    Na Bíblia existe noivado e casamento. Ambos são compromissos sérios que só devem ser tomados depois de oração, reflexão e consentimento dos pais de ambos.

    Infelizmente o mundo cristão se conformou com o sistema mundano de relacionamentos, onde hoje encontramos até jovens morando juntos, sem casamento, como se fosse algo absolutamente normal.

    Por isso algumas congregações estabelecem regras e costumes visando proteger seus membros de tentações, promiscuidade e pecado.

    Mas nossa verdadeira proteção contra as tentações e pecados vêm do nosso relacionamento, íntimo e verdadeiro, com Jesus Cristo e não da obediência irrestrita a regras e costumes estabelecidos por homens. Quando estamos em intimidade com o Senhor, então fazemos tudo para agradá-lO, inclusive mantendo-se puro no namoro.

    Que o senhor lhe conceda graça para crescer no pleno entendimento de Jesus Cristo.

  105. Então beijar na boca de sua amada de forma carinhosa e sincera não é pecado? Só temos que tomar cuidado, porque há riscos de não nos satisfazermos com os beijos e pular para consequências mais fortes? é isso? disseram para mim uma vez que, “Crente não pode andar de mãos dadas na rua”, isso é verdade?

  106. Jônatas, em lugar nenhum a Bíblia proibe o beijo na boca. Porém, beijo na boca, sem domínio próprio leva os namorados a correr grandes riscos em derivar para consequências maiores, pois o prazer que sentem nos beijos podem vir a não ser suficientes e daí a derivar para experiências mais fortes é um pulo. Cuidado.

  107. A Paz do Senhor

    Gostaria de saber segunda a biblia porque não se pode beijar na boca? Por favor me mostre onde está escrito, não estou criticando não, só quero saber para ter mais conhecimento sobre o assunto e tbm sobre outros que tbm venho estudando.

    Obrigado!!

  108. O senhor teve dificuldades assim no namoro quanto a carícias também com a sua esposa…? como o senhor fazia? assim como fala pra gente…peca…ai ora e pedia perdão? poxa sinceramente estou pensando em não beijar mais meu namorado…porque se a pessoa num sentir nada quando beija a pessoa que agente gosta é impossível…eu num sei mais de nada!
    me ajuda…ta ficando hipócrita, porque agente ora, fala sobre a bíblia, fica em casa…lálalal…mais de vez em quando….afff! ninguém merece!

  109. Byanca, lamento, mas não tenho como ajudá-la. Todos temos livre arbítrio e esse rapaz pode não amar você.

    Você já orou? Se sim e nada aconteceu, talvez não seja porque Deus sabe que “Murilo” não seja a pessoa ideal para você?

    Que o Senhor lhe conceda graça, é minha oração.

  110. Como fazer com que “Murillo” o homem q eu amo* me peça em namoro preciso q vcs me ajudem a fazer com q isso aconteça,mais como???

  111. Obrigado José Adelson,
    que Jesus te abençõe muito amado!
    e nunca pare de Lutar!!
    pois é isso que nosso inimigo mortal quer!!
    orarei sempre por vc!!
    e que todos da sua congregação sejam muitos abençõados!!
    que Jesus te fortaleça para todo sempre!!
    AMÉM!!
    FIQUE COM DEUS!
    abraços!!

  112. Paul,
    fico feliz em saber que minhas orações e conselhos surtiram efeito e que vocês têm andado na presença de Deus.

    É muito bom quando recebemos retorno da parte de vocês, pois isso nos fortalece a continuarmos, sabendo que nosso esforço não está sendo em vão.

    Fico feliz também em saber que você está orando por mim, pois é verdade que sou homem, sujeito a cair em tentações, a sofrer por causa de pecado. Ore mesmo, irmão, pois necessito das orações de todos vocês.

    Amado, continue firme em seu propósito de ter um namoro santo, pois a consequência é um casamento abençoado, uma família abençoada, esposa e filhos abençoados. Nós colhemos o que plantamos.

    Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com você, Mércia e todos os irmãos em suas congregações.

    “Mas regozijem-se todos os que confiam em ti; folguem de júbilo para sempre, porque tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome. Pois tu, SENHOR, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência” (Sl 5:11,12)

  113. Graça e paz José Adelson,
    vim agradecer por suas orações por mim naquele momento tão difícil meu e da minha futura esposa.
    obrigado! e tmb ñ poderia deixar de estar participando desse site pois é uma benção que Deus colocou para ajudar os que precisam!

    Que Jesus te abençõe amado, e te fortaleça cada dia + e +, pois vou orar por vc, para que vc nunca caia, pq tenho certeza que vc é um homem de Deus! naum por me dar conselhos, + por me dar conselhos vindo da parte de DEUS!

    Que Jesus te abençõe sempre e te dê muita sabedoria para ajudar aos que ainda naum tem! fique na paz! amém.

    ahhhhhh, naum posso esquecer de lhe falar, meu namoro com Mércia está uma benção pois, namoramos a três agora!! hahhaa. Eu, ela e o Espirito Santo!!
    abraço amado! tchau. fique com Deus.

  114. Obrigado querido irmão…acho que oque nos resta é orar e desfocar o namoro…p outras atividades…sei que DEUS vai nos ajudar…que a paz DO SENHOR JESUS ESTEJA CONVOSCO!
    BJOS

  115. Gaby,
    persevere, filha, em glorificar ao Senhor no seu namoro e você terá muitas alegrias. Já orei por vocês e creio que o Senhor lhes dará vitória. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2 Co 1:3,4).

  116. oi
    a paz do CRISTO VIVO…

    Boa tarde! Bem estou namorando com um rapaz, estamos muito felizes…DEUS me confirmou que ele é o homem da minha vida, antes mesmo de eu o vê-lo, escutei seu nome e senti DEUS falar comigo…achei ate loucura…porque foi no começo da minha conversão..tinha uns 4 meses de convertida…

    bem…mas a questão é o que todo mundo tá falando…a gente peca…se agarra…lamenta…e no fim eu oro e peço misericordia de DEUS, quando ele sai la de casa! fico péssima…enfio a cara no pó…p orar!! é muito ruim…assim também ele.

    Conversei com uma amiga…eu ja sei de tudo de cor e salteado…mas…tá difícil! MEU DEUS…e assim, quando a gente ja teve relações no mundo, é mais dificil, o corpo fica carente, só JESUS P/ SALVAR…orem por nós em nome de JESUS…quero me livrar disso, ter um namoro santo firmado na rocha…pois o arrependimento é grande no fim do prazer, da carícia! Me ajuda…pois já jejuamos e tudo…e tá dificil.

    bjos

  117. Rejane,

    Já orei por vocês e tenho certeza que, em Jesus, você conseguirá guardar-se pura e casta, até o casamento. Leia os conselhos acima, à lala, e aproxime-se daquele que resistiu a todas as tentações e tem o poder para guardá-la: Jesus Cristo! “Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17:1)

    Que o Senhor lhe guarde e proteja de todo o mal.

  118. Lala,

    o arrependimento sincero é a única coisa que Deus quer de você neste momento. Depois disso, se você deixar e se entregar a Ele, você estará amparada, protegida: “Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes” (Is 30:15).

    Há uma tendência do pecador em lutar ferrenhamente contra a tentação, contra o vício, contra o pecado, como se a vitória dependesse do tamanho de sua força de vontade, dependesse de suas próprias forças. Não depende! Nossa vitória depende exclusivamente de Jesus Cristo. nEle é que somos mais que vencedores. “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo 5:4).

    Confesse seu pecado a uma irmã mais velha, madura, mulher de oração e discreta e peça perdão a Deus. Depois aproxime-se do Senhor com confiança, porque Ele veio para salvar e não para condenar. Deus é amor e deseja que todo pecador se aproxime dele para ser sustentado. Deus deseja que o pecador fique próximo dele e não afastado, envergonhado.

    Mais uma coisa, filha, não fique esperando que seu noivo tenha as mesmas atitudes para, juntos, lutarem contra o pecado. Faça a sua parte, mesmo que ele não entenda que isso é necessário. Porque nesse tipo de pecado, se um não quer, os dois não pecam, não é mesmo?

    Que o Senhor lhe conceda graça, perdão e libertação.

  119. A paz de JESUS CRISTO
    Me chamo Rejane, tenho 25 anos, sou católica praticante mesmo, e, estou namorando há 5 meses com uma pessoa que a família é evangelica. Ele saiu da igreja, e para nós está muito dificil conter os beijos e caricias fortes, muito fortes mesmo. Mesmo porque ele não vivia a castidade que eu vivo, meu amor nao foi ensinado que a castidade (virgindade) é algo de + lindo q se pode haver. Por favor rezem por mim. Está dificil, mas nao é impossível. amem

  120. Oi, namoro há 1 ano e meio.. bom, agora já estamos noivos, eu sou da dança e ele do louvor, nos amamos muito.. mas ultimamente nosso namoro tem ultrapassado os limites, tipo nossos beijos..abraços estão ficando cada dia mais quentes.. na hora é maravilhoso… mas logo depois sinto uma dor enorme na alma,, sinto vontade de chorar.. meu noivo também se arrepende e prometemos q nunca mais acontecerá de novo.. mas sempre acaba acontecendo.. gostaria de poder contar esses fatos pra algum lider, mas não confio neles o suficiente..

    Queria que Deus ficasse feliz comigo novamente.. não consigo mais adorá-lo através da dança como antes……. pois sinto vergonha de Deus.. o que eu faço?

  121. Meus irmãos o espirito sempre será maior que a carne. Eu namoro ha pouco tempo, uns 2 meses, entendo que às vezes o namoro quer tender pra carne, mas se o namoro for a 3, vc, seu companheiro e a pessoa mais importante, o Espirito Santo as coisas terão controle. “Deus nos deu a condição de ter uma vida de santidade”.

    Só queria contar um pouco da minha vida sentimental. Eu orei 5 anos para estar com essa pessoa, pois estávamos esperando o tempo de Deus…

  122. Amém, amado. Em tudo o que você fizer, faça-o para a glória de Deus. Disse o Senhor: “assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16)

  123. Muito obrigado José Adelson,
    pois eu precisava muito ouvir essas plavras, pq tudo que vc disse é verdade, admito que eu só estava pensando em ganhar o amor dela e estava esquecendo de cumprir que está em I CO: 13, pois fico muitissimo grato, e saberei como agir de hoje em diante!!

    muito obrigado José Adelson, que Jesus te abençõe grandemente, e que Ele sempre te dê mais e mais da sabedoria D´ele. fique na paz meu amado!

  124. Tem mais eu observo uma coisa besta nela mas faz muita diferença, ex:
    A mãe dela manda ela ir em algum lugar ela diz:
    - Não quero ir.
    coisa besta que ela poderia simplismente renuciar e fazer, mas ela preferi teimar e não fazer, e quando é pra ela falar uma coisa seria, demostrar a familia ou seja a mãe o que ela pensa sobre o assunto discutido ela se cala e aceita a opinião dos pais sabendo que vai sair prejudicada.
    Quando eu digo prejudicada não é no sentido real, mas no sentido figurado, as vezes a mãe dela agi com ela como se ela não tivesse namorado e ela não sabe separar as coisas, não sabe chegar paraa mãe e dizer o que ela pensa e isso me deixa super triste, pois como eu disse a gente ja não se ver muito e quando eu peço ela bota tanta dificuldade e isso de qual quer forma prejudica nosso namoro, sabe José Adelson eu me pretendo casar com ela mas…
    as vezes fico pensando sobre tudo isso que eu abordei para vc!
    o que eu faço?
    Ela diz que me endende, mas não vejo essa compreensão.

  125. Oi José Adelson, sou eu namorado de Mércia, olha a situação agora não é mais aquela, graças a Deus nós entedemos o que ele quiz nos dizer, agora é mais coisa minha, olha… Nosso namoro esta uma benção mas tem situações em que ela não toma atitudes pra exigir aos pais o nosso próprio espaço ex:
    ela mora em Nazaré, e eu em Santo Antonio, ai nós nos vemos na segunda-feira, passa uma semana, uma semana e 5 dias por ai, quando eu falo Mércia vem aqui em Santo Antonio me ver, ela diz.
    - A amor eu tenho que fazer uns negocios para minha mãe, e isso ela tem duas irmãs que pode simplismente substituir ela mas ela não olha isso.
    me sinto triste por certas atitudes dela e penso que onosso namoro é um namoro de momentos, ja falei varias vezes com ela sobre isso mas ela continua fazendo a mesma coisa.
    Ela tem tempo para tudo mas quando eu peço ela bota a maior dificuldade, e olha que nem é muito depois de uma semana e alguns dias é que eu peço um favor.
    Gostária da sua ajuda pois ja estou ficando triste demais com as atitudes dela.

  126. Filha, todos nós temos deficiências no caráter e frequentemente estamos machucando aquelas pessoas que mais amamos. Mesmo os cristãos.

    Você nunca irá saber quem verdadeiramente é esse moço se não deixar o relacionamento acontecer. Vigie, porém, para não pecar.

    Que o Senhor abençoe vocês.

  127. Estou apaixonada por um rapaz mais novo do que eu. Ele é, me parece, bastante maduro, bom caráter, amo conversar com ele, me sinto muito bem ao seu lado; porém somos apenas amigos; vejo algum interesse dele por mim; porém tenho medo de me relacionar e acabar me machucando!!! O que faço?

  128. Ellen, fico feliz que você tenha entendido a respeito da graça e misericórdia de Deus quanto ao pecador. O crente não vive em pecado, não vive na prática do pecado, mas se cair, a solução para ele é correr para Jesus.

    Quanto à necessidade de vigilância constante é o próprio Senhor quem diz: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26:41).

    Essa vigilância, no entanto, não deve ser em relação ao perigo iminente, ao abismo ao seu lado, à grandeza da tentação ou à altura das ondas, mas em relação à distância que você está do Todo-Poderoso.

    Quanto mais longe dele você estiver, mais fraca você estará. Quanto menos você olhar para Ele, mais perigo você correrá. Pedro só submergiu no mar revolto quando tirou os olhos de Jesus e os colocou sobre o perigo à sua volta.

    Assim também nós devemos vigiar o estado do nosso relacionamento com o Senhor Jesus. É um perigo quando nos achamos fortalecidos contra as tentações, a ponto de prescindirmos da Rocha.

    Um bom equilibrista em corda bamba consegue atravessar um precipício sem cair se olhar sempre e fixamente para o ponto onde a corda está amarrada com firmeza. Aquele ponto é firme e seguro. Se, ao contrário, olhar para a corda ou para baixo, para o perigo, corre grande risco de cair.

    Nossa vida diária é, principalmente nos dias de hoje, uma travessia sobre o abismo. Por isso devemos manter nossos olhos fixos em Jesus, a nossa Rocha, em não nos perigos e tentações.

    Que o Senhor lhe abençoe e guarde de todo o mal.

  129. Boa Noite José Adelson, estas certo, concordo inteiramente, Deus me perdoe de ter passado uma imagem de uma situação sem salvação ou esperança, … Sr. José Adelson O que pude entender em muito vendo situações como a da Patricia, de que quando se começa uma vida sexual, não se para… Por isso temos no livro de Romanos, os Conselhos do Pai, para fazermos isso dentro de um sacramento, como o casamento, alguem que seja do mesmo coração que o nosso, para não passarmos por aflição e estarmos sujeitos a pecar contra a carne, diversas vezes com varios, isso é a prostituição na minha opinião, sem querer ofender a ninguem, quem sou eu para ser dona da razão? DEUS o é!

    Concordo sobre tudo e muito mais que percebi no seu post, é delicado sinceramente essa situação, o que me salvou, de quando entrei nessa situação foi a de me afastar do rapaz, que era meu amigo, e até hoje não nos vemos, e isso é recente, procuro nem pensar nele, e mesmo meu paidrinho nem toca no nome dele, por que lembrar da pessoa em tal fase nos faz mal, principalmente quando amamos essa pessoa… Graças ao Pai Todo Poderoso, é de que jamais sujei minha mente, e o templo sagrado com as futilidades da carne, se não estaria a ponto de namorar o rapaz, e de ignorar os ensinamentos de DEUS, na minha opinião, pois sabemos como é essa situação, é dificil sim, mas dificil ainda é quando nos separamos da pessoa sem a(o) vela(o), mas com o tempo, e os afazeres diarios tudo volta ao seus lugares, até mesmo nossa consciência Divina!

    Os meios que os guerreiros do Lucifer trabalham para todos nos preciosos de DEUS cair, são:
    sexo, drogas, bebidas alcolicas, vicios como até mesmo comer demais, pessoas que destroem seus templos sagrados a ponto de terem infarto ou algo parecido, ignorancia ( jamais buscar a DEUS de coração, e o conhecimento que os liberta, e/ou jamais aceitar se os encontrar), pecado de não amar o proximo, mentindo, traindo , desejando mal, fazendo maldades, maltratar nossos pais, que nos gerou com tanto amor!
    e
    não reverenciar aO Unico Arquiteto do Universo, O Deus PAI! ( como existem pessoas que adoram imagens fazendo orações, e outros que são ateus, e outros que duvidam do pai!)

    E quanto ao perdão, perdoar a si mesmo é um grande passo tambem, que poucos conseguem, muitos simplesmente passam a vida com um erro de adolecencia sem se perdoar, mesmo o Pai tendo o perdoado… Agora como se levantar de um pecado, quando se sabia ou não que era pecado, olha sinceramnete a todos que estão lendo: Não sei! estou descobrindo, doi na mente o que foi feito de errado, o perdão a si mesmo acaba doendo tanto que as vezes me lembro do podia ter feito diferente… Quando eu souber essa resposta, prometo a mim mesma que compartilho com vocês queridos!

    Boa noite a Todos, inclusive a você Patricia e José Adelson, que muito devo te agradeçer por lembrar me da misericordia de DEUS!! DEUS OS PROTEJAM, AMEM! SELA, FIAT!

  130. Ellen,

    seus conselhos à Patrícia são úteis, especialmente vindo de uma mulher que passou pelas mesmas tentações que ela.

    Peço-lhe que abra seu coração para o que estou escrevendo, porque o faço com amor.

    Você erra quando limita o perdão de Deus ao pecador. Ele não perdoa somente os pecados cometidos no tempo da ignorância, mas também aqueles cometidos depois, desde que o pecador tenha se arrependido.

    Negar a faculdade de Deus perdoar é negar o próprio ensino de Jesus quando disse que devemos perdoar alguém sempre que formos ofendidos: “Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mt 18:21,22).

    O termo “setenta vezes sete” é uma figura de que o perdão deve ser concedido sem ser contado, medido, contabilizado.

    E mais, a palavra de Deus diz que todos estamos sujeitos ao pecado, mas que sempre devemos buscar o perdão, sabendo que Ele nos perdoará: ” Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro” (1 Jo 1:8-2:2).

    Filha, de fato todo pecado tem consequências, principalmente os pecados sexuais e, mesmo perdoados por Deus, temos que arcar com essas consequências. Mas isso não nos permite assustar a alguém que está escravo do pecado dizendo-lhe que não há mais salvação para ele. Há salvação sim, em Cristo Jesus.

    Ensinar que um pecador, que tinha ciência do pecado e insistiu em pecar, está eternamente condenado é negar a Graça de Deus. Isso é o mesmo que dizer que a salvação é por obras, é pelo nosso esforço e vitória sobre as tentações e que podemos fazer as coisas independentemente do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário.

    Ensinar que um pecador não tem salvação é empurrá-lo para o abismo, pois se não há salvação, então é melhor pecar agora. Pecar muito. Aproveitar o tempo que me resta antes de ir para o inferno.

    Não, amada, a salvação é exclusivamente pela Graça de Deus e não por obras. Até para vencermos as tentações necessitamos da presença de Jesus em nós. Sem Ele nada podemos fazer. “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2:4-9).

    Que o Senhor lhe abençoe e lhe conceda pleno entendimento de quão grande é o amor de Deus.

  131. Olá Patricia, Boa Noite querida, Olha eu concordo parcialmente com o que o José Adelson te aconselhou… Mas botar na mão de Deus, ou de Jesus como os Evangélicos dizem, (Sem Ofender a Ninguem) é um tanto crucial.. pois de que adianta você fazer orações e meditações, se confessar à Deus e depois procurar seu namorado para continuar a sentir o prazer que seja, o mesmo atender seu namorado com tal necessidade? De nada adianta você buscar Deus se não se afastar desse caminho ou manter uma distância a fim de ter controle sobre si mesma!!!

    Patricia, Jesus morreu na cruz (para muitos vejamos isso simbolicamente). Nós também vivemos sendo crucificados… mulheres bonitas sendo tratadas como prostitutas pelos homens que só as buscam por uma noite, tanto homens como mulheres se usando de tal maneira… pessoas nos julgando, nos detestando, fazendo tudo ao contrário do que Deus Pediu que nós fizessemos… Então os tempos não mudaram… só modificaram-se os lugares.. histórias que se repetem a todo o tempo…

    Quando Jesus morreu por nós para nos salvarmos,… Morrer significa se transformar, se Modificar, deixar de ser a pessoa de ontem e até mesmo de agora para ser outra pessoa totalmente diferente… Falecer significa desencarnar… então Jesus Morreu, como? quando te deres um tapa no rosto, não revides, dê a outra face… ou seja, dê uma chance a essa pessoa de poder se redimir, de se transformar, dela ver que ela estava errada… Dar uma chance a alguem é dar uma chance a nós mesmos…

    Então Jesus não revidou nada do que as pessoas fizeram a ele, ele morreu e nos ensinou a morrer tambem.. é o famoso passe adiante, se transforme e alguem ao seu lado se transformará!

    Voltando ao assunto… Orar e Meditar de nada adianta se você fizer tanto sacrificio, se amanhã você sabendo o que é certo e o que é errado, vir a fazer o que é errado, e depois querer chorar pelo leite derramado… Tenho mais que certeza, Deus perdoa uma pessoa desprovida de conhecimento… mas dificilmente perdoa alguem que tenha o conhecimento e Teimou em errar!!! É o tal do livre arbitrio… é a Fé de DEUS em nós… Ele espera que façamos o que ele nos ensinou que seja certo..se fizermos ao contrario… pagaremos por isso aqui na terra por isso… E Pagaremos para Ele depois no Julgamento Final… não se esqueça.. pagamos 3 vezes então.. uma por quê nós mesmos nos pressionamos e pre-ocupamos com o erro, depois vem o pago da consequencia na Terra, deixada pelo Pai por não termos feito o Certo, e depois no Juizo Final ou Julgamento frente a frente com o Pai!!!

    Pense bem Patricia… Conselhos sempre vem quando estamos clamando a DEUS… a ajuda tambem… mas o primeiro passo quando se trata das nossas vidas… são somente nossos… a responsabilidade !!

    Beijo no coração Patricia, Melhoras !!

    Posta aqui depois quando puder, como tem enfrentado, nos diga se os posts estão te ajudando!!
    Boa noite!

  132. Patrícia, eu nada posso fazer por você, exceto aconselhá-la, orientá-la.

    Jesus sim, é quem pode ajudá-la a ficar livre completamente dessa angústia. Pelo perdão de seus pecados, Ele lhe dará paz no coração, lhe dará vitórias contra as tentações, lhe dará discernimento sobre o perigo e, principalmente, lhe dará vida eterna.

    Jesus morreu por causa dos nossos pecados (os seus inclusive), foi sepultado mas ressuscitou ao terceiro dia. Ele está vivo e lhe ama e deseja estar com você para sempre. Ele não lhe condena, mas a chama em amor.

    Filha, o sexo antes do casamento é pecado sim. Por isso a sua angústia. Por isso essa falta de intimidade com Deus, esse vazio em seu coração. Mas, se você deseja mesmo viver livre desse mal, confesse a Ele seus pecados, peça-lhe perdão e entregue, em oração sua vida à direção dEle. Deixe que Jesus seja Senhor da sua vida e Ele irá dirigí-la e sustentá-la na sua caminhada. E Ele lhe perdoará: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9).

    Se você quiser ter um namoro santo, um casamento abençoado, deixe que o Senhor Jesus faça parte da sua vida. Dedique mais tempo à leitura da Bíblia Sagrada, especialmente dos evangelhos, à oração, à meditação. Envolva-se mais em atividades ministeriais, em reuniões de oração e culto na Igreja.

    Que a graça e a paz do Senhor esteja em seu coração.

  133. Olá, olha minha querida, na sua idade é comum hoje em dia as pessoas descobrirem o sexo cedo, um erro tremendo, mas flor, a coisa mais preciosa que se tem em uma mulher é a virgindade, e se ainda tiveres, não a percas… pois as mulheres que se esqueceram de Deus verdadeiramente perderam suas virgindade e pior sem um relacionamento unico e duradouro, e para muitas isso causa frustação, e mais, perder a virgindade dessa maneira é sujar o templo de DEUS , o seu corpo, e Deus deixa de atenderes por longo tempo até que te limpes…e sua angustia não é apenas a sua… Deus és dentro de ti, e a faz sentir que não é o rapaz e a hora certa para fazer nada do que ele a tem seduzido…Querida, amor é diferente de sexo, quem ama, não busca um prazer na carne de outro, pois isso é desejo, intenções… diga um não ao seu namorado e você verá a reação… em dias ele demonstrará como ele realmente é em atos e sentimentos, até mesmo se ele buscar outras… e repare no cheiro dele..pois dai você verá se ele fez algo com outra, pois mulheres é que não falta no mundo que fazem o que as outras Mulheres de verdade nega… sexo por prazer só atrasa a vida…. e você são jovens, se cometerdes agora tao ato jamais terá volta, pois virgindade só se perde uma vez… e o desejo constante de fazer mais o que já se foi feito te atormentará pois o prazer na carne é grande e sufocante.. você mesmo como pessoa mudará..deixará de fazer suas tarefas como antes fazia sem se pre-ocupar com algo em tua mente, e sua mente se sujará..você passará a olhar os homens pela maneira de atos lacivos!!
    Sejas forte, e não digo isso por mim, digo por ti, já passei por isso…sei exatamente o que é e como se sente… pricipalmente quando se ama um homem que é descente!!
    Olhe o que o próprio DEUS diz nesses versiculos, leia-os com atenção e pense a respeito:
    Eclesiastico 39; 1 a 13
    Eclesiastico 41; 19 a 28

    Em caso de necessitar de conversar comigo, meu e-mail é virtualexploration@gmail.com

    Ah, não se esqueças jamais… a orãção limpa a mente e alivia nossos tormentos pois entramos em contato com Deus… busqueo em suas orações, diga a verdade sobre tudo o que fizeste e como se sente… peça a ÊLE que abençoe-te livrando de tentações e te proteja de tudo que for contra a vontade e Lei Sagrada Dêle!!!

    Felicidades Querida e Boa Sorte
    Beijo no Coração
    Elen

  134. olá, quero muito um conselho.

    Eu tenho 14 anos e meu namorado 16. nós nos amamos muito, só que eu tbm amo a Deus. sou católica, mas quase não vou a igreja, mas gostaria de ter um tempinho para ele, eu rezo todas as noites, mas sei que isso não é o suficiente. Quando nos vemos, a gente cai em tentação, eu tento evitar de todas formas possiveis, mas não adianta a carne é fraca.

    Me dê conselhos de como fazer para dar mais atenção a Deus. Eu acho que a relação entre um homem e uma mulher não é pecado, mas mesmo assim me sinto às vezes angustiada. Só vc pode me ajudar.
    Obrigado e fique com Deus!

  135. Alex Fabiano,

    as pessoas têm liberdade para escolher com quem namorar e casar.

    A vontade de Deus é, porém, que todo relacionamento seja santo, moral, ético, respeitador, compromissado. Se essa moça demonstra possuir um caráter santo, então não há porque ficar aguardando a resposta de Deus. Ela já está dita de forma clara.

    Procure verificar se ela ama a Jesus Cristo acima de todas as coisas e pessoas. Se sim, pode confiar que ela será uma boa namorada.

    E se vocês evoluírem para planos de casamento, saiba que, da mesma forma, a vontade de Deus é que todo casamento seja santo, puro, sem mácula. A vontade de Deus é que a esposa esteja submissa ao marido (na mesma missão do marido) e que o marido ame a esposa da mesma maneira que Cristo amou a Sua Igreja, dando a Sua vida por ela.

    Que o Senhor te conceda graça e paz no coração.

  136. Estou interessado em uma moça de minha igreja, mas não quero me aproximar sem saber se é da vontade Deus. Como e quando vou saber a resposta de Deus?

  137. Francisca, todos estamos sujeitos ao pecado da imoralidade e da lascívia. O conselho é o mesmo para todos: vigiar o coração e orar. Ser cheio do Espírito Santo. Desenvolver mais intimidade com Jesus, através da leitura da Palavra, da meditação, do louvor. E se pecar, arrepender-se, pedir perdão a Deus e voltar a ter paz no coração.

    O pecado, na hora é bom, mas depois nos entristece e nos afasta da comunhão com o Senhor. Deixamos de produzir o fruto do Espírito Santo e passamos a produzir fruto da carne. Isso é péssimo para a nossa vida cristã.

    Veja mais comentários neste mesmo local.

    Que o Senhor te abençoe e guarde.

  138. Oi, eu namoro há 4 anos, já estou noiva, só que durante esse tempo não consegui ter um namoro cristão. Nós só nos vemos uma vez por semana, mas já é o suficiente para pecar. Começa os abraços, beijos, sofro muito. Queria que fosse diferente, amo muito a Deus, mas não consigo ser fiel. Qual é o conselho que vc me dá?

  139. Paul,
    fico feliz por você ter se decidido a obedecer à Palavra de Deus. Certamente que o Senhor está muito feliz também. “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus” (Mq 6:8).

    Lamento, mas não uso o msn. Você pode me enviar email joseadelson@aleluia.com.br que eu lhe responderei individualmente, se desejar.

    Obrigado pelas suas palavras e orações. Meu desejo é única e exclusivamente continuar sendo sal e luz na terra, glorificando o Nome do Senhor por tudo o que Ele me fez, me livrando da morte eterna.

    Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas.

    “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Rm 15:13)

  140. olha José, muito obrigado pelo seu conselho, estava querendo fazer isso, mas agora vou fazer, pq naum quero mais continuar como estou, regredindo e fazendo minha namorada regredir. A única coisa que quero nesse momento para mim e para ela, é pensar nas coisas do alto e na nossa santidade, pois sei que sem minha decisão nada iria acontecer!!

    Muito obrigado, que Jesus continue aperfeiçoando esse dom que vc tem, dom que pode mudar a vida de muitas pessoas, e que Ele possa a cada dia ter mais e mais orgulho de vc!

    Olha se naum for muito incomodo, será que vc pode me dar seu msn? se vc tiver. por favor, quero falar com vc “pessoalmente”.
    que Jesus te abençõe!!
    fique na paz!!

  141. Lays,
    isso é você quem tem que decidir, baseado no que você já conhece da Palavra.

    Num namoro deste tipo só você tem a perder, pois o que o menino está desejando ele vai conseguir, com você ou com outra. Mas, se for com você a sua perda em relação a sua comunhão com Deus será muito grande. Igualmente a unção ministerial será bastante prejudicada, além de outras consequências.

    E além disso, nada garante que o menino vai continuar com você depois que conseguir o que quer.

    Eu te aconselho a buscar alguém que ame mais a Jesus Cristo do que a você mesma. A probabilidade de você vir a amá-lo e de ser feliz é muito grande. Decida-se por você mesmo e colha as consequências, boas ou más.

  142. Oi querido! Eu sou evangélica e namoro com um menino q n eh crente, eu amo ele mas eu sei q eh errado namorar cm discrente eu sei q ele quer algu mais q beijo mas ele sabe que n rola, só depois do casamento mas tenho muito medo dele terminar comigo por causa disso. ele já foi crente então conhece a verdade mas a carne eh fraca e fiko com medo disso atrapalhar o meu ministerio. então o q e q eu faço? termino cm ele?

  143. Paul,

    oração e vigilância é o meu conselho para vocês. Oração porque somente Deus tem poder para nos libertar e santificar: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17:1).

    Vigilância porque o nosso coração é corrupto e enganador. Vigie seus pensamentos e não deixe que eles cresçam de forma a que se tornem incontroláveis. É mais fácil matar um “dragão” quando ele ainda está no ovo do que quando crescer.

    Revista-se diariamente da armadura de Deus, através da leitura da Bíblia, da oração e da meditação. O Senhor quer lhe amparar e sustentar, se você o buscar diariamente, mas se você O esquece e passa a proceder mal, então o pecado que jaz à sua porta vai lhe perseguir para se satisfazer através da sua carne. “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4:7).

  144. Oi, eu sou o namorado de Mercia, falo tudo que ela disse e complemento mais um pouco: depois que nós praticamos a iniquidade, parece que tudo só sobra para mim… Eu me sinto mais culpado que ela e naum consigo mais me expressar com Deus, ex: ela mora em uma cidade e eu em outra, ai depois que nós fazemos tudo de errado, eu quando quero voltar para minha cidade eu tenho medo de acontecer alguma coisa comigo… Mas quando chega perto de pegar o transporte, o meu chão desaba, e eu me arrependo.

    Então eu fico 2, 3 dias sem pecar… Mas quando nós, nos encontramos de novo na casa dela fazemos tudo de novo. Que conselho vc pode me dar?

  145. Mércia,

    o pecado de vocês é ignorar a presença do Espírito Santo no mesmo ambiente em que estão. Mais grave ainda, ignoram a presença do Espírito no coração. Isso se chama iniquidade, que é colocar algo ou alguém acima de Deus.

    Quando vocês começam a ficar e as carícias e beijos aumentam, é como se Deus não existisse, como se Ele não estivesse vendo tudo, como se Ele não se entristecesse com isso. Mas o Espírito Santo se entristece sim, se retrai e os deixa pecar.

    Somente um arrependimento sincero é que pode fazê-los a voltar à comunhão plena com Ele. Somente mantendo intimidade com o Senhor é que somos fortalecidos contra as tentações. É importante que vocês estejam orando juntos, lendo a Bíblia juntos, buscando serem cheios do Espírito Santo para que sejam aperfeiçoados.

    “anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17:1)

  146. oi
    paz
    já namoro ha 1 ano e 4 meses, meu namorado e eu somos evangélicos e buscamos um namoro santo mas é muito difícil,quando as caricias vão aumentendo nós percebemos que estamos pecando paramos e oramos mas já tah ficando sem graça toda vez que “passamos dos limites” oramos e no outro dia acontece a mema coisa o que é que eu faço?

  147. Filha,

    a questão religiosa não importa no momento, pois vocês estão no início do namoro. O que importa mesmo é que os dois devem amar mais a Jesus Cristo do que um ao outro.

    Quanto ao namoro, muito cuidado com os beijos e abraços, pois podem derivar para algo mais sério e de consequências que vão entristecer em muito a Deus, a vocês mesmos e aos pais.

    Vigiar e orar são as palavras do Senhor Jesus para vocês.

  148. OI gente, a paz de Cristo!

    olha, eu e meu namorado somos de religiões diferentes, eu sou católica firme, daquelas que segue com fé, praticamente uma crente, mas da catolica! E meu namorado é da batista…

    Eu nunca deixo ele encostar em mim com outras intenções sabe.. mais também ele nem tenta por que sabe que eu não deixo!
    Só que nós dois temos beijos e abraços fortes.. somos bem ligados um ao outro! Eu só o vejo nos finais de semana….e eu não gosto de conversar a respeito da minha religiao com ele! Tipo eu não me dou bem com ele a esse respeito!

    Eu queria saber como devo conversar com ele? Como devo parar de beijar muito e ficar sempre abraçando como se fosse uma louca! Na verdade eu quero saber o que é namorar uma pessoa pra se manter um relacionamento santo?

    Eu namoro há 2 meses e quando estou com meu namorado eu fico diferente, ele fica excitado, começa a respirar mais rápido e assim fica mais quente nosso relacionamento. Eu quero saber como posso me controlar todas as vezes em que eu tiver com ele?

    beijos…

  149. Thais,

    só estando bem pertinho de Jesus é que somos vencedores. É pela comunhão constante com Ele que somos fortalecidos. E esta comunhão você obtem através da oração, da leitura, da meditação, da participação em ministérios. É uma decisão que você tem que tomar. “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4:7)

  150. Toda vez que estou com meu namorado, acabamos nos deixando levar, os beijos ficam mais fortes, eu percebo que ele fica excitado, há caricias, e naum consigo me controlar, pois mesmo sabendo que é errado é bom tambem, o que faço?
    Ajude-me, pois eu naum consigo conter a atração pelo meu namorado e sempre acabamos em caricias e beijos “fortes”, ele acaba excitado e eu naum sei parar, afinal é pecado, mas é bom, oq faço pra me segurar? Thais

  151. Meu querido… eh mt dificil… dificil msm… pelo o que eu vivo, saca? Mas, sab o q eu creio? Q msm qnd peco “feio”, mesmo qnd caio naquilo em q naum devia, q tanto prometi a Deus q naum cairia, Ele é O primeiro a ver o meu coração querendo MUDANÇA… Não digo q eh do dia pra noite, pq… pow… não eh! Digo que é questão de se aproximar mais do Pai sim, para q naum haja… ELE vai ver o seu CORAÇÃO, e vai falar ctg em relação ao que ELE está vendo dentro dele… não vai falar pelo o q vc acha que ELE pode estar pensando de vc, pq mais q ninguem, ELE é o que sabe mais da sua vida, das suas atitudes, mancadas, fraquezas…
    Não devemos fazer das nossas orações a ELE só palavras naum… mas devemos pedir ajuda (hj eu ouvi que como Jesus se agrada qnd dizemos que precisamos dEle, por isso ELE nos fez com livre arbítrio, para ter prazer em nós qnd escolhessemos ELE, saca?) e fazer por onde obtê-la, pq ELE vendo o seu coração, vai estar agindo e torcendo tanto por vc… mais tanto… que VCS comemorarão juntos… e digo mais (escutei isso hj tbm…) vão dar testemunho a jovens que passam por isso tbm, e a outros, para que naum passem…
    Orem juntos… é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O ter um relacionamento a 3, mesmo que as vzs haja certas mancadas, mas que serão saradas pelo nosso PAIZÃO e por nós mesmos qnd confessarmos nossos erros, pedirmos perdão, e sermos dependentes dEle, até nisso, principalmente nisso, numa coisa tão particular…
    Q DEUS FAÇA PARTE DE CADA MOMENTO, CADA ESCOLHA, CADA PASSO DE SUA VIDA…

  152. Amado, busque ser cheio do Espírito Santo e você saberá como se comportar num namoro santo. A questão não é saber o que se pode fazer e o que não se pode ou quais os limites disso e daquilo. A questão é saber se seu relacionamento agrada a Deus ou não, se ele está entristecendo o Espírito Santo ou não. E para saber isso é preciso manter um relacionamento direto, livre e sem mácula, entre o seu espírito e o Espírito Santo.

    Vigilância e oração são as recomendações do Senhor Jesus. “Vigiai e orai para que não entreis em tentação, o espírito, na verdade, estã pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14:38)

  153. Boa noite,A paz de jesus,estou namorando e quero ter um namoro santo.O que se pode fazer e o que nao pode para se obter um namoro de deus,porq muitos falam q no namoro nao pode aver beijos e nem abraços,como é^>

Os comentários estão desativados.