Carícias entre namorados é pecado?

Pergunta:

Eu tenho uma amiga intima que tem namorado, evangélico também. Ele não é virgem mas ela é e então pra ela tudo é novo. Gostaria de saber se é pecado ter muita intimidade antes do casamento. Ela diz que os dois, às vezes, ficam juntos sozinhos e trocam muitos carinhos, carinhos esses que não sabe se é pecado. Eu queria uma orientação pra dar a minha grande amiga. Espero ansiosa sua resposta.

Muito Obrigada! Vanessa

 

Resposta:

 

Filha, carinho moderado entre namorados não é pecado, mas sim uma linguagem de amor. Contudo, o carinho que envolva toque nos órgãos genitais ou seios, mesmo que sobre a roupa, é uma forma de sexo. E nesse caso é pecado sim, pois toda atividade sexual fora do casamento é pecado.

 

Além disso, a intimidade entre namorados tende a não ficar restrita somente ao toque, abraços, beijos, mas gradualmente a evoluir para algo mais profundo e emocionante. Aí então é que está o perigo, pois para chegar ao ato sexual propriamente dito é só questão de tempo. E uma vez consumado o pecado, consome-se também a morte daquelas almas: Ninguém, ao ser tentado, diga: sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte (Tg 1:13-15)

 

Que o Senhor te conceda sabedoria para aconselhar sua amiga e interceder por ela para que não caia em tentação.

José Adelson de Noronha

About these ads

297 comentários sobre “Carícias entre namorados é pecado?”

  1. pastor , a paz do senhor!
    eu tenho 17 anos e nomoro a 8 meses, minha namorada tmbm é evangelica (assembléia de Deus ) de alguns meses prá cá nosso clima vem esquentando cada vez mais , quando estamos sozinhos nos acariciamos (eu principalmente! pego nas partes intimas dela (seios ,bumbum , e até mesmo na… voçê sabe ,) e sei q ela fica muito exitada , pois quando faço isso ,ela pega no meu p… e começa a acareciar ! ai é que o negocio esquenta mesmo ! mais eu e ela ainda somos virgens , e temos planos de nos cazar, tentamos parar com isso mais quando estamos sozinhos os desejos vem a tona novamente e ñ dá pra resistir e caimos em tentaçao novamente, oq devo fazer pra parar com isso mesmo que seja aos poucos?( ela é filha do pastor da igreja)

    1. Irmão, nessa área não tem como parar aos poucos. Decida-se e pare de uma vez. Mesmo que ela se insinue, tente ou peça, não aceite. Pecado é pecado e você deve fugir dele.

  2. pastor, eu sou católica, mas por influencia da minha amiga evangelica as vezes eu vou no culto e tal. mas eu namoro faz 2 meses quase, tenho 14 e meu namorado 16, a gente troca muitas caricias que vao alem de abraços e beijos, fiquei sabendo agora que isso é pecado, mas eu gosto e não pretendo parar, deus vai me perdoar se eu continuar?

    1. Sim. Vocês só podem casar-se numa igreja e não em duas: católica e evangélica. Normalmente se casa na igreja da noiva, mas se congrega na igreja do marido, depois de casados, pois ele passa a ser o cabeça da família (esposa e filhos).

  3. Pastor, gostaria que colocasse a passagem biblica que afirma que o sexo só deve ser concevido após o matrimonio.
    Grata,
    J.A

  4. ola pastor !
    bom, sou católica de berço e meu namorado é evangélico a uns 6 anos. eu tenho 16 e ele 19 anos..
    meus pais não sabem que estamos namorando e quero falar com eles, mas sei que ainda não é a hora.. sinto que é com ele que quero me casar e ele diz o mesmo. ele me trata com muito respeito e nos dois somos virgens..
    a gente namora faz 2 pra 3 meses e de um tempo pra cá, as coisas foram ficando mais “quentes” entre a gente.. ele começou a acariciar minha bunda e levou minha mão para o órgão genital dele, mas sempre por cima da roupa..
    não senti nojo, mas penso que isso esta errado já que quero manter minha castidade e ter relações mais intimas, sexuais depois do casamento..
    ele me disse que depois que falarmos com meus pais, as coisas entre a gente serão mais fáceis e que talvez a gente posso ter essas relações, mas eu quero depois do casamento, e ele sabe disso..
    tenho medo de estar pecando, por estar omitindo meu relacionamento para os meus pais (mesmo sabendo que ainda não devo contar a eles) e por ter feito caricias nele e deixado que ele faça em mim..
    o que devo fazer ?
    agradeço desde ja. A Paz do Senhor !

    1. Filha, se tem que esconder dos pais, então esse namoro não é de Deus. Na sua omissão e mentira, vocês estão ficando vulneráveis à ação de satanás, estão dando brecha ao inimigo. Seu namoro pode virar pecado se não se sujeitarem a Deus imediatamente.

      Não precisa contar aos pais o que já fizeram ou estão fazendo, mas têm que parar com essas atitudes e pedir permissão para namorar dentro de casa, com respeito. E se seu namorado julga que com isso terá liberdade de te acariciar o bumbum e outras coisas mais, então ele não é a pessoa que vai respeitá-la até o casamento. Pense bem a esse respeito.

      O Senhor lhe abençoe com prudência, reserva e temor do Senhor no coração.

  5. olá pastor….estou namorando vai fazer dois meses, e logo no primeiro mês de namoro deu uma esquentada nas coisas..eu sou virgem e ele tbm, mas, porém, ele é muito radical sobre essas coisas… ele pega no meu corpo, (bunda,seios,pernas) eu falei com ele que ele não devia fazer isso pois era pecado…mas ele não acha que seja pecado….já cheguei a pegar na parte intima dele ele na minha…depois do ato …me arrependo…e fico muito triste ..peço perdão a Deus..mas logo logo volto a cometer o ato novamente ….o que devo fazer? já tive varias conversa com ele..ele tbm fica triste ….agente se entristece e chora juntos…pois o Espirito Santo sente por nós…ficamos muito exitado um com o outro ..tentamos não nos acariciar…mas a atração é muito forte…não sei mais o que faço .

    1. Termine esse namoro, filha, se não quiser cair prisioneira em laços do inferno. Esse namorado não vai mudar o pensamento a respeito do pecado de lascívia. Melhor matar o “dragão” enquanto ele está no ovo ou recém nascido, porque se tomar corpo, já era!

  6. Bom dia! A Paz do Senhor! Sou evangélica e meu namorado tambem! Queria saber uma coisas super simples, que por sinal ja perguntaram ai embaixo, mas eu nao entendi claramente. É pecado meu namorado encostar/pegar na minha bunda? Eu sempre achei errado e nunca deixei, mas pra ele nao é pecado e pra mim é! Estamos pesquisando para saber o que realmente é, e se for, nao cair mais nisso! Não quero pecar, gostaria de uma resposta clara! Obrigada !

  7. Olá. Preciso de ajuda. Tenho apenas 18 anos. Quando fiz 15 anos, conheci um menino, o primeiro que beijei e infelizmente o que perdi minha virgendade. Nós namoramos sem meus pais saberem durante 1 ano e quase 10 meses, depois nós terminamos. Com 16 anos, por muita pressão da parte dele, eu cedi e perdi minha virgendade. Eu sempre fui pra igreja mesmo durante essas coisas horriveis que fazia com ele, eu me sentia mal, mas nao mal o bastante pra parar. Como Deus foi misericordioso e maravilhoso, ele me fez ter forças pra terminar com ele de vez, hoje eu me arrependo MUITO do que eu fiz, tenho até nojo de lembrar, já pedi mil perdoes para o Senhor, e ele conhece o meu coração e bem sabe que se eu pudesse voltar no tempo, jamais teria feito isso. Eu conheci uma nova pessoa, um menino crente, de Deus, tudo que eu sempre quis. Eu sei que sou nova ainda, porém já consigo ve-lo como meu futuro marido, pois eu e ele namoramos com o propósito de casar. Nós vamos fazer 1 ano juntos, nunca passamos do limite, apenas alguns beijos quentes de língua mas nós já estamos conseguindo nos controlar muito mais, estamos buscando santidade em cristo. Ele é virgem, mas nao sabe que eu nao sou mais. Ele preza muito isso, mas também nunca me perguntou se eu era! Eu me sinto mal por isso, pq eu n sou mais, eu as vezes me pergunto se preciso contar pra ele, pq tudo o que eu mais quero e o que venho fazendo é AFOGANDO meu passado do qual eu me envergonho muito! Eu sei que Deus me ama e me perdoou, mas tenho medo de contar para ele e ele terminar comigo. Eu o amo muito e sinto de Deus que eu nasci pra ele e ele pra mim! Mas eu não quero contar isso, pois tento a todo instante apagar isso da minha memória! O que devo fazer? Espero mais tempo com ele pra adquirimos mais maturidade espiritual e aí contar? Ou esqueço isso e continuo vivendo a nova vida que Deus proporcionou que eu fizesse? Fico pensando que se eu contar ele vai terminar comigo, ele é MUITO certinho, e fico achando que homem nenhum vai me querer se souber dessas coisas, ainda mais pq sou filha de liderança da igreja! O que eu faço? me ajude!

    1. Filha, todo pecado, mesmo perdoado pelo Senhor, tem consequências. E uma das consequências mais graves e perniciosas na nossa alma é a falta do auto-perdão. Nós temos mais facilidades em perdoar a outros que a nós mesmos. Aí a culpa não sai da nossa alma e ficamos restringidos em nossa capacidade de viver plenamente, viver com alegria, viver segundo o propósito de Deus para nós.

      O Senhor já lhe perdoou, mas você precisa perdoar-se também. Depois disso, deve sondar seu coração e ver se realmente o que vocês sentem um pelo outro é sério a ponto de levar a compromisso. Se for, você deve contar ao seu namorado, pois não é justo deixá-lo seguir assumindo compromissos com você, pensando que você é virgem. Deixá-lo se prender afetivamente e emocionalmente com você, na ignorância é ser desonesta com ele. Essa é outra consequência do pecado que você deve assumir.

      Mas se o que vocês sentem e querem ainda é indefinido e incipiente, melhor calar-se por enquanto, para que não venha a despertar nele, em primeiro lugar a raiva, e depois, o que é mais grave, o desejo de ter seu corpo, já que você cedeu a outro.

      E vigie seu namoro para que ele não venha a atrapalhar seus estudos e seu relacionamento com o Senhor. Vocês são novos e devem ocupar-se prioritariamente aos estudos e aos ministérios.

  8. Olá Pastor tenho 21 anos e meu namorado 20. Ele é meu primeiro namorado e meu terceiro beijo. Sempre pedi a Deus um namorado que tivesse a palavra como eu e Ele tão generoso comigo me deu. Conheci ele na igreja e após alguns dias começamos a namorar em uma terça feira e o nosso primeiro beijo na sexta feira. Agradecia a Deus por poder fazer tudo certo. Nem sequer o pecado de ficar cometemos. Ele me confessou que não era mais virgem. Eu disse que ainda era e queria que a minha primeira vez fosse apos o casamento , ele concordou comigo e disse me admirava muito por essa decisão. Estava tudo indo muito bem, agradecendo a Deus por um namoro a 3 ( Eu ,meu namorado e Jesus) quando as carícias começaram. Tudo foi piorando e a cada vez eu me sentia muito mal e chorava . Sempre prometiamos não fazer mais isso, mais demorava e caiamos em tentação. Ele já acariciou minhas coxas e bunda, até que um dia chegamos ao ponto de acariciar meus seios por debaixo da roupa e ate caricias com a boca. Esse dia chorei muito depois e me sentia suja e com muita vergonha. Ficamos um tempo sem caricias e ate que ele colocou minha mão nas partes dele e tocou a minha. Pedi que nunca mais fizesse isso. Mas infelizmente a situação só piorou apos um tempo ele chegou a pedir que desse um beijo nas partes dele e ele beijou a minha. Depois desse dia me senti a pior pessoa do mundo, a mais suja e imoral apesar de nunca ter feito o ato propriamente. Ando muito desanimada, penso as vezes que apesar de ser virgem, não tenho mais nada de puro, tudo esta acabado. Não aguento mais cometer esses pecados e não sei mais o que fazer para purificar minha alma, e torna-la agradável novamente ao Senhor.

  9. olá pastor, eu sou uma jovem de 19 anos, assim como meu namorado, nós dois somos da mesma igreja, a batista, convertidos quando criança, namoramos há 2 anos e pretendemos nos casar, sendo que nossas circunstâncias financeiras e de maturidade ainda nos impedem, temos que aprender muitas coisas ainda sobre o cassamento e um do outro. Queremos muito ser missionários e andar segundo a vontade de Deus. Desde o início do nosso namoro acreditamos que seguimos a vontade de Deus, oramos bastante, pedimos permissão dos nossos pais, meu namorado pediu a minha mão em namoro aos meus pais, pedimos a benção do nosso pastor que nos acompanhou e almejávamos o casamento desde o início… tinhamos 3 ministérios na igreja cada, mas tivemos que abrir mão de alguns ministérios devido ao pouco tempo que tínhamos devido aos estudos e trabalhos que nos ocupavam.. bem.. tudo ia muito bem.. mas em um certo momento abrimos a porta de nossas vidas a Satanás.. ficamos distante de Deus.. e aquele amor ardente que tínhamos pela vida cristã foi se apagando.. sei que isso foi devido a perda de foco.. que em vez de olhar para o Senhor, começamos a olhar para as circunstâncias e prazeres carnais.. Hoje, nos encontramos em pecado: eu e meu namorado começamos com carícias indevidas, conversas impuras, inclusive sexo oral, estamos arrependidos e queremos voltar aos braços do Senhor.. Hoje mesmo pecamos, estamos muito fracos, precisamos muito de intimidade com Deus e não aguentamos mais essa realidade de escravidão do pecado, o que devemos fazer.. nós choramos, nos arrependemos, tentamos nos controlar, mas quando nos damos conta estamos pecando outra vez, eu o amo demais e sei que é recíproco, não quero perdê-lo, Ele foi um presente do Senhor pra mim e sei que não machuco só a minha vida espiritual fazendo isso, mas a dele também, precisamos parar, o que devemos fazer? Por Favor nos ajude. me sinto totalmente sem metas… sem sentido na vida, no trabalho, na faculdade,total desespero, é com lágrimas que escrevo.. não sei mais o que fazer.

    1. Filha, é como disse inúmeras vezes aqui no site, em várias mensagens e nos comentários adicionais: Não há poder contra a sensualidade! A única forma de vencê-la é buscando forças em alguém que a venceu, que é Jesus Cristo! Jesus foi tentado na área sexual e venceu!

      Por isso vocês dois devem voltar a incrementar as atividades ministeriais, além é claro, de manter as atividades profissionais e de estudos. Mantendo-se ocupados e, principalmente, olhando firmemente para o autor e consumador da vossa fé é que serão vitoriosos contra esse mal que se instalou em seus corações e mentes.

      Buscai as coisas lá do alto, diz a Palavra de Deus. Pensai nas coisas lá do alto. Sejam transformados pela renovação da sua mente.

      Que o Senhor tenha misericórdia de vocês e lhes perdoe os pecados, fortalecendo-os contra as tentações e desejos, é minha oração a seu favor.

  10. URGENTE:
    Olá pastor boa noite, prefiro não me identificar e nem dizer que sou. Namoro um rapaz há 5 meses e há uns 2 meses tenho me sentido excitada com qualquer carinho que ele faça onde for, na mão, no braço, em fim qualquer um. Isso tem me deixado muito triste, ele me respeita somos evangélicos e nunca fizermos nada de caricias mais provocantes, a não ser beijos profundos com língua, mas nada de mãos bobas aqui ou ali. O fato é que mesmo tomando todo o cuidado me sinto mal com o que vem acontecendo, já cheguei ao ponto de pedir para que ele não me beijasse a não ser selinho, e evito o quanto posso seus abraços e seus carinhos, a menos que seja em publico onde sei que terei q me controlar de qualquer jeito. Não queria sentir o que sinto, fico muito mal com isso, já chorei tanto e não sei como fazer para mudar isso além de orar. Sei também que não posso chegar para ele e do ‘ nada’ pedir que ele não me abrace não me beije, não se encoste a mim em hipótese alguma. O que faço preciso me livrar desses desejos e desse sentimento de culpa que sinto quando ele me toca. Sinto-me suja é como se eu não fosse mais pura tivesse deixado de ser virgem quando sou tomada por esses sentimentos, até conversando normalmente se ele pega a minha mão eu sinto. Isso é horrível me sinto uma aberração, anormal. Me ajude por favor, isso que sinto é pecado? Ja cheguei a sonhar me entregando a ele? E por mais que tenha conseguido controlar meus atos, minha mente pensa em fazê-lo sentir o mesmo que sinto quando sou tocada, eu não quero fazer isso, como faço para parar de sentir isso. Tenho vergonha de falar isso para ele, temos tão pouco tempo e já estou assim. Me ajude!

    1. Irmã, você não deve sentir-se anormal ou uma aberração. Pelo contrário, a maioria dos maridos desejariam ter esposas que sentissem prazer quando tocadas ou beijadas. Anormal seria se você sentisse orgasmos involuntários e frequentes por qualquer motivo ou contato com objetos cotidianos. Isso sim, seria uma doença e deveria ser buscado tratamento.

      A Palavra de Deus diz que não há poder contra a sensualidade, pois o sexo é criação de Deus para ser desfrutado no casamento. Mas na fase de namoro ou noivado os jovens têm que controlar seus impulsos, ter domínio próprio, fortalecer-se no Senhor para que se fortaleçam contra tão grande força, como o sexo.

      Por isso, uma coisa é estar com o libido elevado, sentir desejos sexuais, sentir excitação quando tocada ou beijada e até mesmo ter sonhos eróticos. Essas coisas não são pecado, pois são involuntários e/ou decorrentes do funcionamento das glândulas. Outra coisa é dar vazão, conscientemente, ao desejo e consumar o sexo, seja em parceria, seja solitariamente. Aí sim, você deve sentir-se culpada e impura.

      Para evitar que sua mente encha-se de impureza, procure ler mais a Bíblia, meditar mais nas coisas do Reino de Deus, orar antes de deitar. Busque as coisas lá do alto. Pense mais nas coisas celestiais e sua mente irá, gradativamente, enchendo-se de coisas puras e agradáveis a Deus. “Pensai nas coisas lá do alto, onde Cristo vive assentado à direita de Deus. Buscai as coisas lá alto. Não as que são aqui da terra” (Cl 3:1,2).

      Devemos cada vez mais buscarmos as coisas que são próprias do Reino de Deus, como amar, servir, abençoar. O apóstolo Pedro, em sua segunda carta, cap 1, nos dá um ensinamento sobre como devemos agir de forma a nos fortalecermos espiritualmente: “aplicai toda a diligência em juntar à vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a perseverança, à perseverança a piedade, à piedade o amor fraterno e ao amor fraterno a caridade. Com efeito, se possuirdes essas virtudes em abundância, elas não permitirão que sejais inúteis nem infrutíferos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.

      Por isso, irmão, diligência quanto às coisas do Reino de Deus.

      O Senhor lhe abençoe com o perdão de seus pecados e com um renovo espiritual, concedendo-lhe mente pura e desejos santos, assim como diligência na prática da Palavra, é minha oração a seu favor.

  11. Boa Tarde, Sou cristão (de berço) tenho 17 anos, e namoro a 8 meses com uma menina tbm de 17 anos, e cristã (que se converteu a uns 4 anos atras..), Nó temos Planos de nos casar, estamos trabalhando e estudando para isso.. ! Nós oramos juntos, lemos a Bíblia juntos e etc..
    Lá para o 2° mês de namoro eu comecei a tentar acariciar a minha namorada (Pernas, e Bunda), Porém, ela não deixou…Ela diz que é pecado, eu ja discordo dela, pois na Bíblia diz q a Fornicação e a Imoralidade sexual são pecados, não diz nada sobre caricias e etc…
    Sei tbm q tocar nos Órgãos genitais (ou nos seios dela) das duas partes é errado, pois desperta o desejo sexual…
    Mas, na biblia diz sobre os frutos do Espirito, e um deles é o “controle/dominio próprio”…
    Se eu passar/acariciar por exemplo a bunda da minha namorada e tiver controle próprio para q nao chegue ao ato sexual, estarei errando do mesmo jeito ?
    Eu sei q esse é um assunto muito polemico, por questao de respeito a minha namorada tbm…
    Mas eu considero como uma intimidade a mais q os dois teriam, e q se fosse práticado em momentos, em que, estivessimos sozinhos não haveria problema algum…
    Gostaria de saber se, acariciar somente, Pernas e Bunda é pecado ? Mesmo tendo dominio propio ?
    Obrigado dês de ja !
    Deus o Abençoe =D

    1. Lucas, carícia não é sexo. Porém carícia nos órgãos genitais ou passar a mão nos seios, no bumbum ou nas pernas e coxas da namorada, sim, é o princípio de um relacionamento sexual, mesmo que incompleto. É o que se chama de preliminares sexuais, as quais fazem parte do sexo.

      Se você não quer correr risco de cair em coisa mais grave, use o seu domínio próprio, não praticando as preliminares sexuais, pois elas são somente o princípio.

      Veja mais a esse respeito nas várias respostas que dou abaixo, a outros jovens.

      O Senhor lhe abençoe e guarde.

  12. PASTOR, me ajude por favor. Sou Evangélico a 5 meses e minha namorada é Católica(desde criança), tenho 24 anos e ela 22 anos, namoramos a 3 anos. Ela era virgem, mas tirei a virgindade dela e tivemos varias relações sexuais, isso tudo antes de eu me converter. Mas só que agora ela ta insistindo querendo ter relações comigo, mas estou fazendo de tudo pra não cair em tentação e pecar contra Deus. Ela fala várias coisas, pois teve uma época q ela estava em comunhão com Deus e eu “era do mundo”, aí eu fazia a cabeça dela pra fazermos sexo e tal… Agora ela fala q eu tenho q entendê-la… O QUE DEVO FAZER PASTOR?? Fique na paz do Senhor.

    1. Irmão, permaneça firme em seu propósito de santidade. Melhor manter a comunhão com Deus do que preservar comunhão com pecadores. Melhor perder a namorada que perder a salvação. Quando sua namorada perceber que você não cede às tentações, isso dará a ela confiança em você e poderá fazê-la amá-lo mais ainda.

      O Senhor te guarde e de fortaleça contra as tentações.

  13. Olá, eu sou evangelico a quase 4 anos e namoro a 1 ano e 8 meses, com uma moça que conheçi na igreja.
    Nosso relacionamento é bastante “quente”, e as vezes ela fica triste com isso.
    No inicio eu orava p/ que Deus me afastasse dela e que a iniciativa partice dela, pois achava que não era bom suficiente, ja que ela cresçeu na igreja e tem varios dons, e eu tinha pouco tempo e ainda estava conheçendo o evangelho. Pouco tempo depois conversando descobri que ela orava da mesma forma que eu. Pedindo a Deus que se não fosse da vontade dele que eu terminasse com ela.
    Gosto muito dela, tenho o objetivo de me casar com ela, só que eu fico imaginando será que Deus realmente concorda com isso? Pq será então que ele não interviu?? Ja que é de uma filha tão dedicada…
    Obrigado desde Já!

    1. Irmão, certamente que Deus não concorda com esse tipo de namoro, porém vocês dois têm o livre direito de escolher que tipo de vida afetiva querem ter: santa ou pecaminosa.

      Suas orações estão erradas, pois querem que Deus intervenha e os impeça de algo que Ele nunca vai fazer, que é o direito de escolher amar mais a Deus do que ao prazer da carne.

      Decidam-se a favor de Deus e da santidade, pois o pecado sempre estará na porta de vocês (Gn 4) e cabe a vocês dominá-lo. Hoje é no namoro, amanhã será no trabalho, outro dia será no casamento, e assim, todos os dias temos que escolher entre Deus e o pecado, entre a luz e as trevas, entre a vida e a morte.

      Eu oro para que o Senhor tenha misericórdia de vocês e lhes fortaleça contra as tentações e lhes dê espírito de fortaleza, em nome de Jesus.

  14. Boa Noite, me ajude , por favor! Há anos atrás namorei com um rapaz que se dizia evangelico, mas ele ja havia tido várias relações sexuais antes de entrar na igreja. Eu sou virgem, e deixei bem claro p ele que só dpois do casamento. Ele aceitou. Só que com o passar do tempo ele foi aumentando os amaços, e caricias, incendiando os beijos. Me envergonho muito disto mais cedi a fazer algumas caricias nele. Às vezes ele mesmo colocava minha mão nos órgãos sexuais dele e algumas até por dentro da roupa. Mas eu nunca permitir que ele fizesse o mesmo e me tocasse tão intimamente. Ele parecia não se conter e acabava me fazendo pecar tabem, pois algumas vezes mesmo com a roupa faziamos movimentos nos orgãos sexuais. Mas nunca cedi a ter relações com ele, nunca fiquei desnuda na frente dele e ele nunca me tocou tão intimamente. Mas já cheguei a tocar o seu orgão sexual e ve-lo uma vez. Sentia um nojo imenso depois. Mas como ele não tinha o suficiente- o ato em sexual em si- ele não se conteve e acbou me traindo e fazendo sexo com uma garota. É claro que terminei com ele, e ele saiu da igreja e se desviou. Sentia uma culpa e nojo imenso de mim mesma e pedi perdão a Deus pelo que fiz. Despois disso nunca mais namorei. Estou namorando agora com um rapaz, e estamos querendo nos casar. Devo contar isso ao meu namorado? Ou devo deixar esse passado repugnante e vergonhoso, pois ja pedi perdão profundamente arrependida a Deus há muito tempo atrás? Ainda sou considerada virgem e posso ou não me casar na igreja, de vestido branco, veu e grinauda?

    1. Filha, as carícias e toques em órgãos genitais são o princípio do sexo, e, portanto, pecado. Mesmo por sobre a roupa. Mas, no seu caso não houve continuidade, não houve penetração, e, portanto, você permanece virgem. Por isso não vejo obrigatoriedade de você contar ao atual namorado, pois seria entrar em detalhes que só interessam a você e que você mesma renegou ao passado.

      Saber desses detalhes poderia despertariam nele o ciúme, ou a raiva, ou pior, o desejo de fazer o mesmo com você. Você é virgem sim e pode providenciar seu vestido branco, de véu e grinalda.

      Agora, quanto ao novo namorado, vigie e não deixe que essas experiências amargas venham lhe trazer mal maior.

      Que a graça e a paz do Senhor estejam em seu coração e que seu casamento seja breve e abençoadíssimo, é minha oração a seu favor.

  15. a paz do senhor pastor,a algums meses a traz eu praticava masturbaçã enquanto era da sembleia de Deus,numca fiz coizas escondidas de minha mãe fora isso mas me arrependi agora eu sou da batista,lembrando que eu era batisada na semblei,mas tenho medo de jesus ñ ter me perdoado,o que eu deveria ter feito?

    1. Olá!
      bem voce poderia ter continuado na assembleia de Deus, ou na universal ou qual igreja fosse q vc estivesse, pois a igreja, o material, nao vai te salvar, a biblia, o material nao salva, mas quando vc faz da biblia um espirito, vc torna a palavra de Deus em Espirito de Vida, ai sim vc é salvo pela graça de Deus, então não precisava ter se escondido e mudado de religiao pq isso nao salva.
      2° se eu prender um cavalo com a corda em uma cadeira de plastico ele vai pensar estar realmente preso mesmo nao estando ele pensa estar, e voce vive isto esta perdoado do seu pecado porque pediu perdão e não tornou a fazer, mas esta preso em nada, e mesmo assim se julga, ou será que Cristo não tem todo Poder para te lavar e remir dos teus pecados?
      O perdão Eespiritual não se vê enquanto carne, então não queira ver se vc esta perdoado apenas creia e vocevai arrebentar Ta Ligado!

    2. pastor eu e minha noiva teve relaçao sexual antes do casamento… Sou lider da mocidade..o que tevo fazer entregar meu cargo… eu e ela nos arrependemos eu pedi perdao pra o Senhor mais continuo muito triste eu nao tiro isso da cabeça….

      1. Irmão, agora é por o rosto no pó e clamar ao Senhor por perdão, libertação, proteção contra novas tentações e direção sobre como proceder em sua congregação e ministério. Clame, pois o Senhor é Deus de misericórdia.

  16. Ola pastor, sou crista na ccb tenho uma duvida e fico muito pertubada. Tenho ex que e crente que me atenta trocamos caricias ele chegou passar a mao no meu corpo e na partes intimas.. Isso foi pecado?

    1. Esse ex namoado quer voltar comigo pois ja estou sabendo que ele vai ser uma prova na minha vida. Pq eu era mt tentada e estou com medo de ter pecado,chegamos trocar movimentos com roupa isso foi pecado??

      1. Filha, o pecado começa é no coração e a intenção dele era de transar com você, provocando desejo em você e tentando-a. Não lhe aconselho a voltar com ele, para que não cometa pecado maior ainda.

          1. Sem dúvida, no seu coração você consentiu. Se o pecado nasce é no coração…. Confesse a Deus e Ele lhe perdoará. Enquanto julgar que não pecou, você estará em dúvida a respeito do perdão ou não de Deus.

            1. Paz do Senhor,Pr..eu e meu namorado estamos juntos a 2 anos,eu tenho 17 e ele 24 anos,ele não é mais virgem,mais eu sou,e tenho medo de que aconteça algo,ja que ele é mais velho que eu,peço a Deus para repreender essas tentações,pois faz muito tempo que a gente namora,e minha mãe não quer que eu case agora pois ainda estou estudando.

  17. Paz do senhor! li os comentários me ajudaram bastante… resolvi contar minha história. Eu sempre senti falta de receber carinho e amor por parte da minha familia, tive uma infancia complicada, quando cheguei na adolescencia procurava receber atenção e amor das pessoas erradas, com 14 anos tive um namorado que pegava nas minhas partes intimas, sempre fiquei com a consciencia pesada, sabia que estava pecando mas não conseguia parar porque achava que ele “iria ser o homem com quem iria casar-me” e achava que não teria problema. hoje conheço a verdade e me arrependo muito, cresci na igreja mais só agora estou começando a ter uma vida verdadeiramente cristã e andar segundo a vontade de Deus. Tive 3 namoros depois desse. 3 namoros que aconselho a nenhuma garota a entrar porque é um barco furado! no primeiro (eu e ele da igreja desde pequenos) mas sem nenhuma experiencia com Deus, muito jovens e imaturos só deixou marcas ruins nos dois. O segundo, ele era católico e me convenceu que não tinha problema nenhum os dois serem de religiões diferentes, resultado: Não tinha opinião formada e sai da igreja. No terceiro, voltei a esquentar os bancos da igreja e estava decidida a fazer este novo namorado se converter! Ele se “converteu” mas continuava estagnada espiritualmente e continuamos com atitudes mundanas. Resumindo: Meus namorados me masturbavam e eu a eles. Virei escrava da masturbação. Não houve penetração em nenhum momento, mas eu não me considero virgem, me sinto impura por ter sido escrava desse pecado por tanto tempo e se virgindade for sinônimo de possuir um hímen não sou mais. (esse meu pensamento é correto?). Aprendi que apenas frequentar uma igreja não significa nada, quero conhecer esse Deus maravilhoso cada dia mais e sei que ele me perdoou pelos meus pecados… não queria mais namorar, me sentia uma fracassada. e quando decidi isso, quando menos esperava, Deus colocou no meu caminho um rapaz maravilhoso, que está me ajudando muito na minha vida espiritual. Ele namorou apenas 1 vez e estava a 2 anos esperando em Deus. Tivemos problemas no início, pelo fato dele ser virgem e nunca ter tido as experiências que eu tive, ele tinha preconceito com meninas que pecavam desta forma e acreditava que namoraria alguém assim como ele… Quando começamos a nos gostar abri o jogo e contei que não era a garota ideal para alguem como ele que não havia me preservado totalmente como ele se preservou que ele merecia alguém melhor! Ele ficou triste no inicio mas me disse que Deus me usou para quebrar este preconceito dele, que todas as meninas que passaram por algo do tipo mereciam ser perdoadas e ser tratadas como PRINCESAS. ele me respeita e me ajuda em todas as áreas da minha vida e não precisou tocar em mim de uma maneira indevida para eu me sentir especial e amada. Não tenho palavras pra agradecer por Deus ter colocado ele na minha vida… quero que o nosso namoro seja santo diferente de tudo que vivi e do jeito que ele sempre sonhou! segundo a vontade de Deus… Queria muito que nesse tempo que gastei com namoros errados eu tivesse me dedicado ao reino de Deus e esperado esse rapaz que Deus separou pra mim… Mas nunca é tarde para se arrepender!.. estou sofrendo as consequencias do meu pecado. Mas me arrependi enquanto há tempo, você também pode! Não há coisa melhor que estar segundo a vontade de Deus, não troquem isso por NADA nem NINGUÉM…

    1. que lindo essa sua história,ñ esto dizendo que é lindo o seu pecado mas esto dizendo que é lindo vc te se arrependido e ter esperado no senho teu Deus e meu tbm.eu tbm tive pecados parecidos com os seus e grasas a jesus me arrependi

  18. Olá, eu namoro ha 1 ano. Eu estou passando por uma situação muito difícil: eu tenho 17 anos e meu namorado tem 21, nós dois somos cristãos desde que nascemos e já no começo do nosso namoro já existiam certas carícias intímas.. Hoje nós já praticamos sexo anal e sexo oral, .. eu louvo na igreja e ele toca teclado.. nós já prometemos que não iriamos fazer isso novamente mas ta muito difícil.. eu estou me sentindo muuuito culpada com tudo oq esta acontecendo, já pedi perdão a Deus mas sempre volto a praticar esse ato pecaminoso.. me ajude por favor.. tenho medo de que aconteça algo pior.
    obrigada.

    1. Filha, sem dúvida vocês estão em grande pecado e o que posso lhe recomendar é que confesse à sua liderança o pecado. Não precisa entrar em detalhes, mas não permaneça nessa situação, pois Deus não está recebendo o louvor de vocês.

      Confesse e entregue, por um tempo, seu ministério, assim como entregue sua vida ao Senhor, para que Ele a perdoe e a guarde. Se não estiverem conseguindo vencer as tentações, termine o namoro, pois melhor ficar solteira do que ir para o inferno acompanhada.

      O Senhor tenha misericórdia de vocês e lhes guardem do mal, é minha oração a seu favor.

  19. Olá , tenho 14 anos e namoro , eu sou virgem e meu namorado é cristão , me respeita , só que costumamos ficar muito proximos , muito mesmo mas nós queremos ter um namoro cristão . Eu e ele somos evangélicos , mas queria saber se ela proximidade toda é pecado .

    1. Filha, o que você chama de proximidade? Talvez não seja pecado, mas pode ser uma ante-sala para a queda de vocês. Muito cuidado.

  20. Pastor eu namoro a 1 ano…Mais a alguns meses atras eu trai meu namorado (trai não porque eu quis,mais sim pq “minhas amigas” me forçaram a isso .. ja pedi perdão a Deus(e axo que ele me perdoou)
    mais devo contar pro meu namorado ou espero pra quando agente se casar ????

    1. Contar depois de casados seria uma traição maior ainda, pois como cristão ele não teria a opção de decidir se queria continuar com você ou não.

      Você deve contar antes de noivarem.

  21. Obedeça a bliblia,ela é mais serta do que todas as igrejas, Jeus ja dizzzia conheça a verdade e ela vus libertara,nós não só temos q falar a verdade,mais sim também conhecela,q cristo abençoe a todos amem!

  22. URGENTE: Meu caso é bem diferenciado, Deus colocou em minha vida um namorado maravilhoso, nos amamos e nos casaremos no próximo ano. mas sempre que ficamos sozinhos, basta apenas que me toque e acaricie em qualquer parte do meu corpo para que eu fique muito exitada, ele nunca me tocou em partes íntimas, não faremos isso, mesmo assim me sinto muito atraída. pedi que não me beijasse mais e nem me abraçasse, ele não entendeu, achou estranho, perguntou se fizera alguma coisa de errado mas não tenho coragem de dizer que só a proximidade me exita. estamos com problemas por isso mas nos amamos muito. Sou evangélica convertida, nunca desviei, trabalho e sou muito empolgada com o trabalho missionário, preciso de ajuda pois o sentimento de culpa tira a minha comunhão com Deus e eu fico muito triste e desiludida porque não consigo ser pura como eu gostaria,tenho algum problema de saúde? O que devo fazer? por favor irmãos me ajudem. pastor ajuda-me!

    1. Filha, espiritualmente não há pecado algum, pois essa excitação é mais hormonal do que consensual. Existem mulheres assim, embora seja raríssimo.

      Você deve conversar com seu namorado e falar a verdade com ele, para que ele não insista muito nos toques e carinhos e também para que ele não fique sem compreender o que está acontecendo.

      Se ficar muito difícil a sustentação da santidade, procure um médico endocrinologista ou ginecologista e exponha sua situação. Ele poderá orientá-la melhor quanto à existência de alguns cuidados médicos ou medicamentos que lhe ajudem.

      E ponha no coração a firme decisão de manter-se pura, até o casamento.

      Que o Senhor Jesus lhe abençoe e guarde, é minha oração a seu favor.

    2. Se gosta tanto dele meu amor fique calma e fale para ele,vc não pode pecar, eu sei q a tentaçao é grande mais o céu precizzza muito de vc então vai orar e entreque para cristo esta cituação, ele meu amor fai rezzzouver e eu falo por esperiencia propia se vc tiver fé vai dar tudo certo ainda hoje,Deus te abençoe ore por mim prometo q vou orar pror vc eu estou pasando por um problema parecido.

  23. Olá meu nome é Laura tenho 15 anos,nasci no berço evangélico e faz 2 anos que estou namorando um garoto de 19 anos,ele é católico porém me respeita muito,desdo começo do nosso namoro deixei bem claro que só iria perder minha virgindade depois do casamento,ele sempre me entendeu e me respeitou disse que admirava minha decisão e que gosta muito de mim e que irá me esperar…Porém ele não abre mão de algumas carícias como pegar na minha bunda,se esfregar em mim,algo do tipo…mas nunca passamos disso…as vezes eu fico incomodada com isso e queria saber se estou pecando…
    Queria saber também sobre o fato dele não ser evangélico,sempre escuto dizer que o jugo desigual é pecado,mas não vejo isso um forte motivo para terminar com ele,pois ele sempre demonstra que me ama e me respeita..
    Quero muito saber a resposta do senhor sobre isso,aguardo ansiosamente a resposta,desde já agradeço !

    1. Filha, jugo desigual não é pecado, mas sim fonte de pecado, pois traz problemas, traz murmuração, brigas e até esfriamento espiritual em algumas circunstâncias.

      Além disso, esse menino está lhe desejando sexualmente e faz essas carícias com o intuito de lhe provocar, esperando que você se enfraqueça e ceda. Como vocês são novos e não podem casar-se tão cedo, é melhor vigiar bem para que não venham a cair em pecado.

      E caso decidam-se a casar, pense bem, pois depois de casada você terá que obedecê-lo e andar (voc~e e seus filhos) segundo os princípios religiosos que ele lhe impuser.

      1. Que ele lhe impuser não, após casados são uma só carne um só espírito. Tolo é o casal ao qual um impõe regra um ao outro. O próprio Deus não nos deu o livre arbítrio, pq nosso cônjuge tiraria essa dádiva dada por Deus?

        1. Realmente, pois é mais fácil o de baixo puxar o de cima do que o contrário. Vigilância é sempre bom, como diz a bíblia: Aquele que está de pé cuide para que não caia.

    1. voces… passando para parabenizar…. Deus abencoe pastor e tens feito um bom trabalho ajudando as pessoas… Deus te abencoe ricamente!!!!

  24. Bom dia Pr.José Adelson,
    Agradeço a Deus pela sua vida!
    Através das suas respostas tenho encontrado direção para caminhar de acordo com a palavra de Deus!
    vi aqui problemas, dos quais eu pensava ser o único que enfrentava, e consegui perceber assim como eu outros jovens cristãos carecem de Pastores que falem mais abertamente sobre sexo e os perigos que estão em derredor dos cristãos e de seus relacionamentos. espero um dia poder conhece-lo pessoalmente pois a sabedoria com que vc trata estes problemas tem sido rara de se encontrar nos pastores atuais.
    Que a graça do senhor Jesus seja abundante na vida de todos aqueles que lutam em busca da santidade. “P.S Continuem Lutando”.
    Que o senhor Jesus te abençoe grandemente Pr. José Adelson e continue te enechendo de sabedoria! Glorificado seja o nome do senhor Jesus!

    1. Irmão Samuel, muito obrigado pela sua oração e comentários. Ao Senhor Jesus toda honra e glória, pois eu também necessito da mesma consolação de Deus com que consolo a todos.

      Se Deus quiser ainda nos encontraremos e poderemos trocar um abraço fraternal.

      Que a paz do Senhor Jesus seja em seu coração, seu lar e ministério, é minha oração a seu favor, em nome de Jesus.

      1. Paz do Senhor, preciso de ajuda por isso resolvi escrever: Faz 5 meses que namoro, meu namoro tem sido uma bencao, temos orado toda semana, fazemos atividade juntos na igreja, ela canta e regente dos jovens, eu canto, e sou musico tambem, pela misericordia do Senhor. Faz uns 3 anos e meio, em um momento de fraqueza eu acabei tendo relacoes com uma antiga namorada, me senti muito culpado por isso e me arrependi muito, me humilhei na presenca do Senhor e pedi perdao, desde entao nunca mais voltei a praticar. Desde entao vim orando a Deus e nao mais me preocupei em namorar porque tipo, pensava Senhor quando for o teu tempo e o teu querer o Senhor vai guiar uma pessoa ate mim, sendo assim o teu querer e nao o meu, entao depois disso eu vim me dedicando na obra do Senhor e entreguei minha vida sentimental nas maos de Deus, pois nao queria sofrer mais, foi um momento muito dificil, e sei que ficaram as marcas ate hoje,a minha questao e, eu digo para minha namorada o que aconteceu sim ou nao? as vezes tenho medo do que ela possa pensar de mim, ou medo de que as coisas possam mudar entre nos, e sei que tem sido muito dificil se manter em castidade, mas Deus tem dado graca e forcas, e pastor nao quero de maneira alguma desagradar a Deus em meu relacionamento, pois meu sonho e ter uma familia, filhos e ser muito feliz!!!!! preciso de um conselho pastor por favor me ajude.. aguardo resposta…!!!!!!!!

        1. rmão, você não precisa contar agora a ela, pois não pecou contra ela, mas sim contra Deus. Confessar um pecado que aconteceu há tanto tempo e em época onde nem estavam namorando é o mesmo que forçar um problema. Aí sim, você estará pecando contra ela, trazendo-lhe tristeza e angústia.

          Porém, se durante o namoro de vocês ela lhe perguntar, aí sim você deve contar. Não precisa contar detalhes e nem citar com quem foi, a não ser que ela insista em saber.

          Também se vocês se encaminharem para um noivado e casamento, aí sim você deve tomar a iniciativa e contar (sem nomear e nem citar detalhes), pois um compromisso abençoado é feito debaixo de transparência e ela precisa saber antes que se comprometa com você.

          Que o Senhor lhe guarde em seu propósito de manter-se puro e que o Senhor abençoe seu namoro, é minha oração a seu favor.

  25. Meu noivo e eu trocamos caricias(passar a mão nas partes intimas),já pedimos perdao a deus.devemos falar com o pastor? (ele é o meu pai).Isso é caso para disciplina?(ficar no banco,impossibilitado de receber oportunidade e dirigir os departamentos).porfavor responda logo minha pergunta.

    1. Irmã, por favor, leia meus comentários abaixo e você encontrará resposta á sua pergunta. O Senhor lhe abençoe com espírito vigilante e espírito de oração, para não cair novamente em tentação.

  26. Tenho 15 anos,
    e estou namorando com um menino evangélico e quando estou com ele tenho desejos que nunca tive antes , mais nos dois pensamos iguais com relação ao sexo que só vai acontecer depois do casamento, mais agente namora escondido de nossos pais e queria saber se isso é pecado, já perguntei a outras pessoas conhecidas e me disseram que se for amor não é pecado e se agente não transar ate o casamento não é pecado
    mais tenho muito medo de esta pecando com relação ao namoro escondido .Espero ansiosa pela resposta
    Obrigada Fique com Deus!

    1. Filha, é pecado de mentira. Além disso os seus desejos estão se tornando maiores e podem pecar por fornicação a qualquer tentação mais forte, pois estão dando brecha às setas de satanás, por causa da mentira.

      Peça autorização aos seus pais e feche essas brechas.

  27. Sou envagelica e tenho 14 anos, tenho um namorado de 26 anos ele não é mais virgem e eu sim,e asvezes ele quer transar comigo e eu não quero ele tambem é envagelico…mais nunca acnteceu e trocar caricias mais intimas é pecado?

  28. óla Pastor , Shaloom .

    - Sou virgem vou fazer 8 anos no evangélio ao completar 18 anos , emfim , to namorando há uns 4 meses Com um Menino desviado , ele ja foi evangelico é batizado e nao é mais virgem. 3 meses mais o menos de namoro começamos a fazer Caricias em Um ao Outro , Exemplo : Passar a Mão , ele por o dedo em Minha V … eu pegar no Pênis Dele , me sinto arrependida por isso ,Claro ! Pois sei que isso é pecado. Ja Falei Pra ele que só Teremos Relacionamento Sexual , Quando Nos Casarmos . Começei a Trabalhar , pareçe que O iminigo ta fazendo de tudo pra não ter como eu ir pra igreja , to muito triste por nao fazer o que fazia na igreja antes , Exemplo : (Levita) Louvar , participar de Reuniões . Tudo por Causa de meu Trabalho Sabe ? . Meu namorado disse que vai Casar comigo , disse que vai Voltar as pés do Senhor novamente ,
    Mais O meu Medo é Pastor , Não Ter Conseguido Realizar o desejo do Coraçao do Pai ! Obs : De Deus !
    Essas Caricias que Falei no Começo não é Diariamente , Mais tem Momentos que Caio em Tentações , e faço tudo de noovo .

    1. Filha, não vejo bom futuro nesse namoro não, pois a tendência de vocês é caírem ainda mais no abismo. Essas promessas de casamento são como palha que o vento leva. Cuidado. Arrependa-se e volte para a segurança que só o Senhor Jesus pode dar-lhe.

    2. Pastor estou passando pela mesma situação que ela….. Não sei se devo procurar meu pastor para falar ou não..estou pensando em sair da igreja….pois nem a santa ceia consigo tomar mais…pq sinto um remorso muito grande….meu namorado também é da igreja….

    1. O Senhor é o nosso refúgio e socorro bem presente nas tribulações. Clame a Ele, confesse a Ele, busque a Ele e você jamais deixará de ficar sem ajuda.

  29. anonima . sou uma jovem que sofreu muito no mundo eu era vazia ,quase entrei nas drogas entrei em depressão .mas jesus mudou minha vida ,vi as maiorias das histórias tristes qua os jovens contaram . hoje eu sou evangelica e amo a deus muito e sei que jesus me ama e morreu por mim ,jovens vigiem por que jesus está voltando eu prefiro nem namorar pois quase chorei com as histórias que li ,deus prepara casamentos lindos . mas os jovens não se guarda para o momento especial ,jovens jesus ama cada um de vc .ele te perdoa . e que trasforma vida de jovens que estão presos as duvida do coração que deus abençoe cada um de vcs

    1. E verdade , hoje em dia os jovens ja não si quardão mais , estão conhecendo as coisas da vida muito cedo . mas as vezes , e dificio mesmo , por que o pecado esta em um numero muito grande , tem certo se misturando com errado , pra jovem que tem orientação e dificio imagina para os que não tem .

  30. Olá! Sou cristão e estou um pouco perturbado com o perfil teológico de algumas respostas ai…
    Bem sabemos que o Apóstolo Paulo alertou sobre o abrasamento.
    Porém a questão em Corinto pode ser comparada a um carnaval de hoje em dia.
    Agora dizer que o sexo com compromisso dentro de um namoro é pecado diante de Deus? Acho muita prepotência por parte da Igreja!
    Vejam bem, estou prestes a entrar para o Seminário, serei pastor.
    Também não me vejam como um futuro teólogo contemporâneo.
    Se dois jovens cristãos namorados a tempo resolvem por bem ter relações sexuais, entendo que isto seja fruto de seu amor, não há em hipótese alguma pecado nisto! Aliás, respondam-me por favor aonde realmente em vossas visões inicia o casamento.
    Com tantos problemas no mundo de hoje o olhar teológico ainda me parece um pouco estranho, enquanto muitos condenam a relação sexual entre namorados ( colocando todos os namoros como imorais), acabam por esquecer que neste memo tempo a legislação brasileira aprova a união estável entre casais do mesmo sexo!
    É preciso separar o joio do trigo!
    Namoro a quase 5 anos, e tenho vida sexual ativa, com compromisso, sou um lider em minha Igreja, e não acho que Deus está me condenando por isto!
    Creio muito em Deus, e sua pura e sã doutrina precisa ser levada ao mundo, porém é preciso cuidar com o legalismo.
    E se realmente a visão do sexo é esta que vi nesta página, desisto de ir ao Seminário!

    1. Cristão, procuro responder baseado exclusivamente na Palavra de Deus, a qual jamais validará o sexo que você pratica com sua namorada. É bom que você faça mesmo um seminário teológico, pois ali aprenderá a verdade bíblica, verdade essa que não aprendeu até agora.

    2. Primeiro Meu Brother VC numka foi Salvo em jesus pq essa palhaçada que vc fala ai é pra confundir as pessoas não mandado por quem se é pelo própio Lucifer mas se vc não se arrepender do que está fazendo sinto muito mas Vai pro Inferno desse jeito bem ai !! Pq as cartas aos Romano nos instrui que nos afastemos das vontades da carne < Pra vc que ainda é pagão tenho um recado !! palhaço vc que não sabe nem o que é Biblia !! Sexo antes do casamento é prostituição e GALATAS 5:19,21 SE LIGA CARA ACORDA !! vai qiuerer ser mais um !! o diabo tá na tua cola vacila pra vc Vê onde fica o Templo do espirito santo em !! vai procurar o que fazer e num fica arrumando pretesto pra fazer a vontade da carne não !! Filho das Trevass!!DEUS! tenha misericordia de VC!!

  31. Um abraço. Pastor,
    Conheci uma pessoa, uma serva de Deus e em pouco tempo começamos a namorar. Depois de quase um mês ela resolveu terminar porque a temperatura subiu um pouco e ela achou ver se Deus falava ao seu coração sobre este namoro.
    Já que estavamos apaixonados, propus que ficassemos namorando em público sem ser no carro pois ela não deixa eu entrar na casa dela por causa da vizinhança. Mas ela preferiu não arriscar e por todo nosso ministério por água abaixo. Mas será que ela realmente sente alguma coisa por mim?. Tem tantas formas quando se gosta da pessoa de se contornar situações adversas. Nós estamos esperando em Deus pois sinto que ela gosta de mim. Tem hora que ela diz que não sabe mais o que ela é de mim se é namorada ou amiga e tem hora que ela é fria demais dizendo que é só amiga, me diz que estou livre para procurar outra e posso sair aonde eu quiser. Eu só quero ela. Por favor me respondam.
    Um abraço que Deus fortaleça seu ministério.

    1. Irmão, ela está insegura quanto aos sentimentos que tem por você e o melhor nesses casos é não forçá-la a nada, mas manter-se por perto, como amigo. Se ela demorar muito, então sim, você está livre para procurar outra pessoa. Quem sabe, ao vê-lo iniciando novo relacionamento, ela não se arrepende e volta para você?

      Lembre-se, porém, cuidado com essas temperaturas subindo.

    2. Boa tarde!
      Caro amigo, nos tempos biblicos Rei Davi teve mais de 1.000 concubinas varios filhos com mulheres diferentes e mesmo assim agradou a Deus, acredito cegamente que Deus não nos colocou neste mundo para vivermos com restrições pois o nosso corpo pede aquilo que Deus permite (não confunda com crime que vem da natureza humana), é melhor ficar solteiro disse Paulo mais se não puder se entregar completamente a Deus é melhor se casar para que não viva em pecado, o sexo sem compromisso é pecado (carnaval, swing, troca de casais), agora se há amor (namorando, noivando) não vejo problema, não sejamos hipócritas não filtramos o mosquito para engolir o camelo tem pecados muito piores e que achamos normal, falamos mal dos irmãos de outras religiões, vivemos a vida alheia isso sim é pecado.

  32. A paz do Senhor!!!
    Pastor um dia eu fui na casa do meu ‘namorado’ (somos evangélicos) e sentamos no banco da mocidaade, eu sou Virgem, e com fé em Deus vou permanecer, ele não é mais virgem (fez antes de se converter) , estavamos sozinhos, dai algumas vezes trocamos varias caricias, peguei no penis, ele pegou na minha vagina, ele chegou ate esfregar o penis como se fosse sexo msm, mas nao houve penetraçao nenhuma, depois disso fiquei muito mal, pedi muito perdão pra Deus.
    Isso aconteceu faz um pouco de tempo já, graças a Deus não fazemos mais isso. Tenho medo de isso acontecer de novo. pois Ele ja conhece o que é sexo, e já praticou.
    Me sinto culpada e envergonhada. Tenho dúvidas, eu já confessei a Deus, e pedi muuito perdão a Deus. Mas não sei se é necessario confessar ao pastor, Devo confessar? Isso foi um pecado?????
    Algumas vezes ele me aperta sob o corpo dele, passa a Mao no meu corpo e tal. Eu tenho medo disso, me sinto desconfortada, mas não sei como falar isso pra ele, eu sinto q isso é errado.
    Ele é uma pessoa maravilhosa e tal, alguma coisa dentro de mim diz que não é pra eu continuar esse “namoro” , eu penso em dar um ponto final, mas eu não consigo, pq tenho muito medo de magoar as pessoas, tbm não terminei com medo de me arrepender depois já que ele é uma pessoa com qualidades dificeis de se encontrar. e tbm eu nao estou gostando dele como no começo….. Ele tbm já foi casado, mas estar divorciado agora… O quee eu faço, me ajuuuude, me da um conselho do q fazer por favor…!!!!!
    fica na Paz!!

    1. Filha, isso é pecado sim. E pior, é com alguém que nem seu namorado é. E pior ainda: com alguém divorciado (diante de Deus ele ainda é casado) e, portanto, está em adultério em forçá-la dessa maneira. Ele quer somente transar com você; tirar sua virgindade.

      Saia fora desse “namoro”, pois você está perdendo sua pureza, perdendo sua alegria espiritual e pondo em sério risco sua virgindade. Certamente que você encontrará alguém também puro e solteiro, com que poderá ter um lar abençoado, feliz e debaixo da graça de Deus.

      O Senhor lhe guarde d livre de todo mal, é minha oração a seu favor.

      1. Muuito obrigada mesmo!
        que o Senhor Jesus possa estar te abençoando grandemente, tu e a tua família, derramando grandes bençãos e graça sobre a tua vida.
        Fica na Paz do Senhor!! obrigada.

  33. preciso muito de ajuda sou do berço evangélico e namoro a alguns meses com uma pessoa que também é do berço evangélico só que por uns delizes aqui outros ali acabamos tendo nossa primeira vez e me arrependo profundamente pois temos compromissos na igreja decidi me afastar da ceia do senhor só que ele pensa ao contrário de mim eu tento conversar só que pra ele isso é normal uma hora iria acontecer e para complicar a gente namora a distância e nos vemos 2 ou 3 vezes no mês daí ele vem pra minha casa e eu vou para a casa dele mas dormimos seprados e tal só que numa dessas vezes aconteceu no início conversamos que iríamos fazer o ato só depois do casamento só que o tempo foi passando e acontecendo as preliminares enfim eu preciso de uma resposta como eu devo conversar com ele porque ele também conhece a palavra e isso pra mim tá difícil é uma pressão psicológica eu não sei mais o que fazer já pedi perdão a Deus + o meu medo é acontecer de novo por favor me ajude pois eu não sei neim como conversar com ele e penso que não podemos abrir mão daquilo que Deus colocou como ministério em nossas mãos porque nos casármos agora é bem difícil pelo fato de situaçãoes financeiras + o meu pensamento é seguinte não desagradar a Deus como eu faço nessa situação preciso de uma resposta urgente…

    1. Filha, seu namorado pode dizer que é normal o sexo entre vocês, mas certamente que não é normal. É pecado de fornicação. Se ele quiser permanecer no pecado, ignorando a palavra de Deus, é problema dele.

      Quanto a você, a decisão é sua. Se quiser manter-se em comunhão plena com o Senhor, deve arrepender-se e parar imediatamente com o pecado. Você não deve pactuar-se com isso em espécie alguma. Nem mesmo nas carícias sexuais, nas preliminares, pois ficou provado que, por meio delas, vocês chegaram onde chegaram.

      Seja firme com ele. Diga “não” com clareza, força e ênfase de NÃO!. As mulheres, quando querem, sabem muito bem dizer um “não” claro e firme. Decida-se por si mesmo e não fique esperando que seu namorado lhe proteja nessa área, pois ele não fará isso.

      Que o Senhor tenha misericórdia de vocês e lhes guardam de mal maior, é minha oração a favor de vocês.

  34. Pastor estou precisando de concelhos, eu era uma menina dedicada as coisas da igreja me importava em fazer sempre o que era certo temia desagradar a Deus queria sempre me espelhar em JÓ da biblia até que comecei a namora e tudo isso foi por agua a baixo fui morar em outra cidade sozinha longe dos meus pais, daí então é como se eu tivesse esquecido tudo que eu tinha aprendido, comecei a trocar caricias com meu namorado e isso só foi aumentando até que ocorreu o ato de sexo anal ainda continuo vigem mais fiz sexo anal me arrependi muito peço perdão a Deus e nao consigo para de trocar caricias com ele nao estou frequentando a igreja direito tenho medo de ir pois estou impura gostaria mto de um conselho minha vida espiritual se encontra em uma tribulação total, tenho vergonha de orar estou desesperada espiritualmente, meu namorado fala que nós vamos conseguir, tanto eu como ele, mais nao é o que acontece, por favor nao desconsidere minha mensagem me responda o quanto antes sou batizada o senhor acha que devo confessar meu pecado a algum pastor ou somente a Deus?! Me ajude pede orientação a Deus por mim….

    1. Filha, realmente sua situação tem se deteriorada a cada dia. longe da família, longe de Deus. Um abismo está lhe conduzindo a outro abismo. Isso é um sinal de alerta a todos os jovens que pensam estar fortes e livres das tentações, esquecendo-se que a vida cristã é pessoal e não pode ser baseada na fé dos pais. Cada um tem que ter suas próprias experiencias e tomar suas próprias decisões.

      Os jovens tendem a esquecer que o seu coração é enganoso, é corrupto e quer, desesperadamente, viver as delícias próximas a si. No namoro isso se manifesta de forma mais acentuada e quase sempre os jovens lutam, ou contra as tentações, ou contra a culpa quando vacilam e caem. Por isso o apóstolo Paulo diz que “não é bom que o homem toque em mulher”. Claro que vale o contrário também. Porque, se tocar na sensualidade, antes do tempo, toma gosto e aí cai em tentação ou cai em pecado. Ambas as quedas são dolorosas.

      Filha, você precisa tomar uma decisão se quiser voltar ao aconchego gostoso da presença de Deus. Se quiser desfrutar da ternura amorosa do Pai. Arrependa-se dos seus pecados, confesse a Deus e peça-lhe perdão e pare com o pecado. Se for preciso, dê um tempo nesse namoro. Se for preciso, volte para sua família, para sua congregação da adolescência. Mas rompa com essa situação.

      Confesse a Deus somente, mas se continuar com a fraqueza e em pecado, confesse a alguma senhora da congregação, discreta e cheia do Espírito Santo, para que ela ore por você e lhe ponha em sua lista de intercessão.

      E volte sua mente para Cristo e para a Sua beleza, para o Reino de Deus e para o amor de Deus por você: Pense e busque as coisas do Reino de Deus e você terá uma proteção mental.

      O Senhor tenha misericórdia de você e lhe conceda perdão e força para sair dessa situação, é minha oração a seu favor.

      1. Independente do que você fez, se arrependa e não saia da igreja. Não deveria ter acontecido nada disso, mas ja aconteceu e o que deve ser feito é o arrependimento verdadeiro. Mas não se afaste da igreja, porque isso vai te ajudar a estar firme e agradar o Senhor! fica na paz

    2. oi filha,não sou eu o pastor,por isso se ele responder aqui a sua resposta e voce nao quiser dar ouvidos a minha tudo bem.
      Vou te ajudar:
      O senhor teu Deus é bom, e te ama, e ele é honesto,e deu o seu unico filho unigenito por você,eu estou vendo o seu desespero,mas não fique assim,nem se julgando,porque
      Jesus Cristo morreu não para os que já iam para o ceu,
      e que ja estavam escritos no livro da vida, mas para pessoas
      como voce, para que por intermedio dele voce possa ser perdoada.
      Não precisa dizer ao pastor da igreja se não quiser,mas se quiser, se tiver duvidas, eu te digo q a biblia fala que aquele que pedir perdão lhe será perdoado,então voce ja foi perdoada nao fique se condenando,mas há atos que vai fazer voce se condenar mais vo te dar um exemplo:
      se eu tenho um copo de agua e eu bebo eu nao errei certo,
      se eu tenho um copo de agua e sou uma criança que nao sabe ler e esta escrito proibido beber e eu beber eu não errei,
      mas se eu por ventura vejo um copo de agua e esta escrito ”não beba desta agua” e mesmo lendo aquilo eu beber,eu fiz um pecado, porque sabia oque estava fazendo e fiz-o em sã consciencia.
      Espero ter ajudado,
      Fica tranquila,
      se tiver uma foto de uma criancinha que voce ama,
      Medita nesta foto para tirar sua mente do tropeço,
      e esquecer que fez,mas lembrar que foi perdoa-da,
      lembra-se que Jesus quer voce bem,nao toque caricias com seu namorado, se as coisas estiver ficando quentes
      ai voce fala para ambos pararem,para não desagradar a Deus,fazendo aquilo que o diabo quer q voce faça.
      Espero que tenha entendido a mensagem celestial que não veio de mim mesmo.
      Tchau.

  35. Boa noite pastor. Olha, eu ja estouamorando há um ano e meio com um rapaz da minha escola. Ele vai quase todos os domingos para a igreja comigo e acredita na bíblia. Ele sempre me respeitou muito, mas há alguns meses acabamos trocando caricias, somos virgens e eu já deixei bem claro que só quero ter relações apos o casamento, ele não se opõe. Quando houveram as caricias eu me arrependi muito, pedi perdão a Deus e me senti um pouco melhor. Mas desse dia em diante fica muito dificil controla-las. Sempre que acontecem eu me arrependo, nós conversamos e decidimos ajudar um ao outro para não pecarmos novamente, mas acabamos caindo em tentação novamente. Eu sempre choro e me arrependo muito, peço perdão a Deus, mas acabo voltando ao pecado. Eu não sei mais o que fazer Pastor. Eu tenho vergonha de orar e pedir perdão pela mesma coisa novamente. Me sinto como Adão e Eva ao sentirem vergonha de Deus. Me aconselhe por favor. Eu li todos os seus conselhos abaixo, mas senti que devia escrever para você para ouvir algo mais direcionado. Me ajude, porfavor. Fica com Deus. Obrigada desde já.

    1. Filha, a tentação é muito forte e se você continuar insistindo no namoro, vocês fatalmente, irão pecar. E o pecado sexual, via de regra, vai além do nosso domínio. Portanto, faça como o Senhor diz: “se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à tua porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4:7).

      O que é proceder bem, aos olhos do Senhor? É amá-lo mais do que ao mundo. É por os olhos no Reino de Deus, na beleza de Jesus Cristo, no amor de Deus. O pecado jaz à sua porta sim, mas Jesus é sua fortaleza. Se você, como orienta o apóstolo Paulo, começar a buscar as coisas lá do alto, a pensar nas coisas do céu, então o pecado não terá domínio sobre você e nada poderá fazer a não ser ficar plantado à sua porta esperando um vacilo seu.

      Busca as coisas lá do alto, tanto de mente quanto de corpo. O Senhor tenha misericórdia de você e lhe conceda paz e espírito vigilante, é minha oração a seu favor.

    1. Débora, somos abençoados por Deus porque Ele é bom e não por termos tido vida santa e reta. Isso ninguém tem e nunca teve. Somos felizes e bem aventurados porque recebemos a salvação de nossas almas lá na cruz do Calvário e ela veio pela Graça de Deus e não por obras nossas.

      Agradeça a Deus pela sua salvação e glorifique-o em todo tempo, em seu lar, com seu marido, e seja feliz a abençoada.

  36. gostaria de pedir e-mail do Pastor José Adelson se for possivél… gostaria de tirar algumas duvidas com o senhor Pastor, mais prefiro algo mais discreto, do que publicar perguntar, apesar de saber que os irmãos em Cristo então aqui pra ajudar … mas prefiro assim !
    A Paz do nosso SENHOR JESUS CRISTO !

      1. Rosane, participar do que? Se for dos comentários do site, basta digitar no campo apropriado a cada mensagem ou cada comentário.

        O Senhor lhe abençoe

  37. Pastor, preciso mto de ajuda… eu e meu noivo iremos casar mes q vem. O que acontece e que eu tive preliminares com ele, peguei no penis, ele pegou na minha vagina, ele chegou ate esfrergar o penis como se fosse sexo msm. estamos mtoo arrependido foi mtoo mais forte, mas nao houve penetraçao, isso aconteceu inumeras vezes. Mas agora nao ha mais. Pastor me responde se eu posso entrar na igreja de veu e grinalda, se posso dizer pro meu pastor que sou virgem… Me ajude pastor!!! A Paz do SENHOR JESUS… Responde urgunte aguardo

    1. Filha, quanto ao seu pecado, ele existiu ( e existe) primeiro no coração. O ato sexual foi uma preliminar, mas não tendo havido penetração, você continua biologicamente virgem. Não há necessidade de confessar essas coisas ao seu pastor, pois isso não muda em nada a sua vida.

      Casar-se vestida de branco, com véu e grinalda, no passado realmente tinha valor, mas hoje tornou-se apenas uma tradição. Portanto, não há problema algum em mantê-la no seu casamento. Vista seu vestido de noiva, fique bem bonita e glorifique ao Senhor pela bênção de poder casar-se numa igreja, sendo abençoada por Ele.

      E vigie-se, pois a tentação ainda continua presente. Lembre-se: o pecado nasce primeiro no coração.

      O Senhor lhe abençoe com um lar feliz e uma família que serve a Deus.

  38. Creio que todos que já transaram foram perdoados por Deus, assim como Davi quando teve relações sexuais com Betseba, foi perdoado sim! porém o Senhor Disse pra ele: você foi perdoado Davi, porém as consequências virão sim,! o q queria saber era só um pouco mais da vida do senhor Jesus em sua mocidade, ou seja, o que ele fazia no nosso lugar! abraços, A graça e paz do Senhor estejam com tds.

    1. Givago, de fato todos os nossos pecados estão perdoados pelo Senhor, porém as consequências são inevitáveis, principalmente a culpa e a acusação. Também entre as consequências mais graves estão a perda da autoridade moral e espiritual. E, a mais grave de todas: o esfriamento e distanciamento de Deus podendo ir até a apostasia, isto é, a rejeição da salvação.

      Quanto a Jesus, Ele viveu em Nazaré, desde que voltou do Egito na infância até a idade de 30 anos, quando iniciou seu ministério. Na idade de 12 anos ele foi a Jerusalém com os pais, em peregrinação, De lá ele retornou com os pais a Nazaré, continuando submisso aos pais e crescendo diante de Deus e dos homens, em sabedoria, estatura e graça. Leia Lucas cap 2, de 39 a 52.

      O Senhor lhe abençoe.

      1. É a pura verdade, creio que me encontro assim, quase sempre me sentindo culpado e acusado. Sem falar a falta de autoridade, o esfriamento e até a perca de vontade de ir a igreja. Peço oração aos Irmãos em especial ao Pr. José Adelson. Um Abraço e a paz do Senhor!!!

  39. oi pastor eu estou numa situação bastante complicada meu namorado e eu somos evangelicos mas eu entrei na igreja tem pouco tempo e pretendo me batizar e falei pro meu namorado q so quero ter relaçoes depois q casar mas ja aconteceu preliminares mas depois q me batizar nao quero q aconteça mais ate casarmos, mas nao sei como vou falar isso com meu namorado me ajudee??

    1. ora, explique a ele a cituação, diga oque diz o seu coraçao, que em verdade perfere seguir o seu coraçao do que satisfaser o desejo da carne… e apesar de ja tido relaçoes com ele a biblia mensiona tambem um que-o teve e entao pediu perdao e nao o fez mais… e a biblia diz q ele foi perdoado ^^”

  40. eu e meu namorado temos muita intimidade, sou virgem e ele não. É errado essa intimidade ? Agente conversa sobre tudo, ele ja me viu so de sutian e eu ja o vi de cueca mas nunca fizemos sexo. Porem a carne é muito fraca, mas estamos tentando. Enfim a minha pergunta é : Ter muita intimidade e dar muito carinho é pecado ?

    1. simplesmente sim raquel,porque em verdade todo ato sexual antes do casamento é pecado. por isso segundo corinthios ele diz q é se nós fomos igual a ele q nao namorava e essas coisas, seria bem melhor. e mais uma coisa, ”se uma mulher antes do casamento(< a mulher é seu namorado) cometer adulterio com um homem e depois essa mesma mulher cometer adulterio com outro homem este mesmo que casado comete adulterio'' ela só poderia ter reloações com outro homem se caso o atual moresce.

    2. Se a carne é fraca devemos vencê-la, ja que é fraca, mas para isso ´precisamos fortalecer o Espirito!

  41. pr sou eu a flavia novamente mais um pergunta eu pela situacao que eu estou passando devo sair me afasta do cargo da igreja pois tenho medo de esta em local santo de forma errada nao tenho coragem de conversar com meu pastor sobre isso o q fasso ja me arrenpendi mas continuo me sentindo culpada por tudo q ja aconteceu o q devo fazer?

    1. Filha, você já foi perdoada por Deus. Não precisa sentir-se mais culpada e nem afastar-se do ministério. Pelo contrário, esta é a hora em que você mais deve dedicar-se à obra, ao ministério.

      Afastar-se da obra irá causar-lhe mais tristezas e deixá-la mais vulnerável à ação das tentações, principalmente da culpa. Além de deixá-la com mais tempo disponível para o namoro e seus prazeres.

      Continue na obra e seja grata pelo perdão dos pecados. Quem muito é perdoado, muito ama.

      O Senhor lhe conceda unção, graça e autoridade no exercício do cargo que você tem na igreja. Que muitos jovens vejam o seu amor a Deus e sigam o seu exemplo, é minha oração a seu favor.

    2. filhinha nao sai da igeja nao, o inimigo quer que vc faça isso, e tbm vc ja se arrependeu e como se arrependeu e ainda se condena? exemplo: se eu acho que ir para a aquele lugar é ruim para mim entao eu estou me condenando e isso se torna um pecado. nao temais!!! mas endireitai os pés!!!

  42. oi pastor bom dia sou evangelica meu noivo tambem e as vezes quando estamos sozinho trocamos caricias nao chegamos a cometer o ato sexual mas para ele por sermos noivos nao tem nada a ver .pastor deus ver uma ato de caricia como sexo? preciso de orientaçao pois nao tenho com que conversar sobre isso tenho vergonha de mim mesmo quero melhorar a minha vida espiritual nao sei o q fazer vou me casar ano que vem nao quero ser envegolhada por causa disso .pr me ajuda o q devo fazer

    1. Flávia, carícia não é sexo. Porém carícia nos órgãos genitais ou passar a mão nos seios, no bumbum ou nas coxas da namorada, sim, é o princípio de um relacionamento sexual, mesmo que incompleto. É o que se chama de preliminares sexuais, as quais fazem parte do sexo.

      Se você não quer correr risco de cair em coisa mais grave, não permita que as preliminares ocorram, pois elas são somente o princípio.

      O Senhor lhe abençoe e guarde.

      1. ninguem responde isso com coerencia..pelo q o pastor falou ai..caricias pode mas ali e aqui nao pode pq faz parte do sexo..afinal o beijo tb faz parte do sexo e ninguemdiz q é pecado. o beijo esquenta do msm jeito q uma mao boba. e ai pastor????

        1. nao, na verdade muito pelo contrario, deus diz para que todos nós saldassemos uns aos outros com um beijo de irmao. entao se ele disese q é pecado beijar entao como dizia para saldarmos com beijo???
          bem é isso ai fica com deus.

      2. Ore por mim Pator pois estou passando pela mesma situação…
        Somos evagelicos e temos cargos na Igreja….Paz do Senhor e Deus o Abençoe.

    2. filhinha é uma situação dificil, porem bastane coisa passa depois que vc se casa porque ai estará livre, mas oq fazer? nao tenha vergonha conte a ele oque vc sabe que deve dizer, diga q nao pode fazer essas coisas antes do casamento, porque vc ama mais a deus doque a ele, , a palavra de deus diz>”aquele que ama o seu filho, ou a sua filha mais doque a mim nao é digno de mim” e dis tbm >”nao pense que vim trazer a paz, mas a espada” > porque ele quer dizer q veio trazer como um tipo de guerra entre familis pois mtas familias se separariam po sua causa.
      é isso.
      fica com Deus (boa noite).

  43. AMIGO SE TU NÃO TEM EMPREGO NEM CONDIÇOES DE TER UM LUGAR PRA MORAR NÃO NAMORE!!!!!!!! e para vc menina que diz que Jesus é amor e que vc vai pagar o preço por seu namorado mundano que Jesus ama ele,beleza,vc ta certa.. Jesus é amor sim Mas Jesus apanhou na cara pra poder salvar ele e vc ta pronta pra isso? pq vai da nisso!!! E vc amigo cristão que diz a mesma coisa de sua namorada Jesus ama ela sim mas eu te pergunto uma coisa Jesus foi traido e continuou amando vc ta pronto pra ser traido? Uma pessoa sem principios cristãos não sente culpa de seus erros pq eles não sabem nem que isso é errado! Esperem em Deus se forem fazer sexo que se casem pelo menos no civil antes! E convertam-se a Deus amém uns aos outros quem ama não trata assim amar é negar si a si mesmo pelo bem do outro quem ama espera e sofre pelo bem do outro!

  44. Eu namoro com um evangelhista À 3 meses..ele dirige cultos sempre, o pai dele é pastor, eu estava afastafa da igreja e voltei com a ajuda dele, entendo o ministério dele e tento fazer parte pq pretendemos nos casar, mas eu tenho a mente aberta em relação as preliminares(fizemos 2vezes) e as vezes chegamos a nos acariciar..e ele se culpa muito por não conseguir se controlar,, e eu não vigio tb pq eu não consigo achar pecado nisso pq não me arrependo e não acho errado, a gente sofre pq não conseguimos controlar e brigamos por ter idéias contrárias!! mas isso não interfere na minha vida espiritual que tá indo bem por sinal! intão a bíblia condena?! mas acho q não é earrado..alguem por favor me ajuda!

    1. sim, sim, condena, e como condena, a biblia diz que jesus falou assim,> UMA GERAÇAO PERVERSA E ADULTERA,” que é esta de hoje entao somos nós mesmos a geraçao perversa e adultera como podemos nós naoa char pecado em satisfazer o desejo da carne??? jesus disse que depois do casamento ele aceita tais atos porque ai é como se os dois corpos fossem ‘Um’ entao é assim que funciona seja igual a mim’-’ ame mas nao leve namorado(a) a se escandalizar-se.
      bem fique com deus

  45. Oi me chamo antonia , namoro a 1 ano e 11 meses , quando começamos a namorar eu era virgem e ele nao , ja praticamos o sexo há mais ou menos uns 7 meses , eu pequei perante a Deus ? Vou ser castigada , Deus nao ira me perdoar , irei morrer e ir pro infermo?? :S
    aguardo respostas URGENTE .. :S

    1. Olá querida a paz do senhor..
      bom o que voce fez foi totalmente fora das leis do senhor,
      mas isso nao quer dizer que ele nao irá te perdoar e que voce irá para o inferno!
      Tenha uma momento de intimidade com Deus peça perdao a ele e se arrependa de coraçao e fale com seu namorado sobre suas decisoes de esperar o casamento.
      Pois nada é mais bom do que seguir as leis do senhor..
      fica na paz!
      Deus os abençoe!!

  46. pastor, tive uma filha com um rapaz e a 11 anos não pratico sexo. Sou solteira, só que nós nos reencontramos e ele está a 3 anos sem fazer x=sexo, está na igreja e eu também. Somos servos amamos a Deus, mas quando estamos juntos,não conseguimos resistir. Vem uma culpa de estar pecando contra Deus, e de outro lado, ficamos ansiosos por ficar de novo. EU O amo!!! quer casar com ele. Nos ajude em oração, pois não queremos ir para o inferno. Ele foi o único homem de minha vida!

    1. Então casem-se logo e saiam dessa vida de pecado. Assumam a família que começaram a formar no passado e interromperam.

      O Senhor lhes abençoe e guarde contra as tentações.

      1. como é o sr manda eles casarem assim? sera q é isso q Deus quer pra eles msm?? uns manda orar, outros mandam fazer o q sentem!!
        tanta contradição…

        1. ??? Meu caro Pedro.. vc jah ouviu o termo “PRUDÊNCIA”? ACONSELHAMENTO também serve… Conselhos qq um pode dar… mas segue quem quer.. Cada caso é um caso… Vejo que o PAstor quer ajudar as pessoas… Você tem feito o mesmo pelo seu próximo ou só critica? PAz…

  47. Conheci um rapaz a 2 meses. Ele é uma pessoa maravilhosa. Carinhoso, atencioso tudo que uma garota pode querer (de verdade), não tem vícios, é calmo, sincero, muito simpático, ele é técnico agrícola e é funcionário publico no mesmo lugar em que eu faço estágio, ele é super inteligente, e muito gente boa. Porém ele não acredita na bíblia, nem que Jesus voltará para nos buscar, ele acredita que o mundo foi formado pelo BIG BANG (evolucionismo). Fico triste com isso, mas tenho orado pra que o Espirito Santo toque o coração dele. Ele tem 29 anos e eu tenho 19, eu sou virgem, mas ele até ja morou com uma outra moça (se eu não me engano, foi durante 2 anos). As vezes acontecem caricias mais ousadas (muitos ousadas), e eu não estou feliz com isso pois queria permanecer pura até a noite de nupcias. Eu falei pra ele que não faria sexo até eu casar (na verdade eu queria casar sem ter beijado também, mas não deu…kkk). Bom mas ele me deu 3 meses, disse que eu não resistiria. Em nome de Jesus, eu vou resistir, sei que Deus ira me ajudar a parar com as caricias tb. Tenho medo que ele não aguente ficar esperando, e termine comigo, ou procure outra menina (me traia), o que não acredito ja que ele tem um caráter aparentemente muito descente e fiel ( como eu disse antes, ele é maravilhoso diferente de todo mundo que eu ja tenha conhecido). Ele não acredita em algumas coisas em relação a religião, mas acredita em DEUS, o que ja é um começo muito bom. Acho que amo ele, mas não vou falar até ter certeza absoluta. Tenho medo de perder ele. Mas ao mesmo tempo tenho medo dos sentimentos que tenho quando estou perto dele. Ele me liga toda noite, e vai na minha casa todo final de semana, conversa com meus pais (que adoram ele). Mas em relação a sexo, sei que ele tem necessidades pois ja teve muitas experiências (ele me disse que ja fez coisas que JAMAIS faria com a esposa dele, e eu fiquei pensando, que coisas terríveis seriam essas????). Me sinto muito mal espiritualmente, pois ja permiti que ele fizesse algumas coisas (passar a mão na bunda, beijar o pescoço, passar a mão nos seios). Estou com vergonha até de orar (amo orar, uma vez fiquei 2 horas ajoelhada orando pelo meu papagaio que estava doente). Pastor e se ele não se conter, e eu mandar ele parar, e ele ficar bravo comigo???…e se eu não conseguir me conter ( pois ja aconteceu dele, falar que era bom agente parar)???…Eu amo cantar na igreja tb ( sou 1º soprano do coral de Botiatuba) e se acontecer algo que me impedir de cantar ou orar axo que eu tenho um negócio do coração de tanta tristeza …O que Devo fazer???
    Desde ja agradeço….( e que DEUS te abençoe por dispor de tempo para ajudar nós jovens, nessas questões que são tão difíceis)….grande abraço…./….

    1. Filha, você está em caminho de morte (espiritual).

      O rapaz pode ser boa pessoa segundo os padrões do mundo, mas segundo os padrões bíblicos ele é uma grande ameaça para você. Tanto no que se refere a uma vida santa, quanto ao que se refere às doutrinas cristãs.

      E ele está sendo sincero em dizer que quer sexo com você e que vai insistir em ter sua virgindade tirada. E ele tem muito mais experiência e maldade que você. Será muito fácil conseguir o que se propõe, caso você continue com esse namoro.

      “se procederes bem, você será aceita. Se, contudo, procederes mal, eis que o pecado assenta-se no seu sofá e o desejo dele é corrompê-la. Cumpre a você dominá-lo” A escolha é sua: os princípios cristãos e a santidade ou os princípios mundanos e o pecado.

      1. Você é um idiota, pregar a palavra de um Deus todo bondoso e puro que quer ver alguém queimar no inferno por toda a eternidade porque fez o que todo animal faz.. Sinto em lhe dizer, mas quem tem que queimar no inferno é você que atormenta com culpa os corações desses jovens que buscam apenas a felicidade. Morte espiritual? Quanta asneira, quer dizer que se você fizer sexo com quem ama estará morrendo? Sou totalmente contra religiões absurdas como esta que pregam a culpa por coisas banais e entram em contradição, não apenas nos fatos, mas com sua própria ideologia. Que Deus bondoso é esse que quer lhe ver sofrer e não sabe perdoar? Sr. José Adelson, peço para que repense o que pregas aos outros, e veja se realmente fazes o certo, na sua religião você é um salvador de almas, mas na minha, você queimará no inferno pelo mal que já fez a estes jovens impedindo-os de buscarem a felicidade. Olhe no fundo da sua consciência e me responda se realmente está em mim o problema, já que sou “um pagão cegado pela falta de fé”, ou se o problema está em você que é cegado pela sua crença. Se tudo isso que você prega for falso, você consegue imaginar que o que lhe espera, independente do que seja, não será bom, não é mesmo? Então repense na angústia desses jovens que escrevem textos enormes e desesperados pedindo ajuda a você e, caso conclua o óbvio, que você REALMENTE PODE ESTAR ERRADO, sinta o peso de TAMBÉM PODER ESTAR CONDENADO. Isso não foi uma ameaça, nem uma praga, só quero que reflita os seus atos.

        1. vá lê a biblia irmão!!! “E conhecereis a verdade e ela vos libertará” João 8.32. Acompanho o site do Pr. José Adelson a mais de um ano e posso afirmar, seus conselhos de acordo com a palavra de Deus tem me ajudado muito e a muitos aqui. A verdade é que só se atira pedra em árvore que dá fruto, e essa árvore(site verbo eterno – Pr. José Adelson) tem dado muito. Esses jovens que procuram ajuda desesperadamente sabem que o peso do erro ou pecado é grande e querem se ver livres deles. Falo por experiencia propria. Religião não salva ninguem, nem mesmo a evangélica, quem salva é Jesus através de sua palavra e sua misericordia, e eu sei que ela está sendo pronunciada neste canal. Fica um conselho, em vez de criticar um trabalho de quem quer ajudar com humildade tantos jovens e até velhos através da VERDADE (palavra de DEUS), medite nesta VERDADE e mais a frente possa vir a ajudar outros jovens que necessitam de paz de espirito, libertação e correção.

        2. Eduardo, que Deus é amor não há dúvida nenhuma disso. A prova é que Ele deu Jesus, seu único filho, em sacrifício pelos nossos pecados. E fez isso, sendo nós ainda pecadores. Jesus pagou pelos nossos pecados sem exigir nada em troca. Ele ama a mim, a você e a esses jovens que pecam, esperando que O amemos também. Mas, se decidirmos não O amarmos, Ele não nos forçará.

          O inferno, amado, é para aqueles que estão podres pelo pecado e não aceitam a restauração pelo Sangue de Cristo. O inferno é como uma lata de lixo onde jogamos fora o que está estragado e que, se deixado junto com o que é sadio, vai contaminar tudo. Exemplo: você compra uma dúzia de laranjas, põe no cesto em sua cozinha e dois dias depois verifica que uma das laranjas está podre. Você tem que tirá-la de perto das demais para que todas não fiquem podres também. Você gosta de laranja, mas tem que jogá-la no lixo.

          Assim é com o pecador que não aceita ser purificado. Não poderá entrar no céu, jamais, pois irá contaminar os santos. Deus, por amor aos demais, não vai permitir que nenhum pecador entre no céu. Nenhum! Seja qualquer tipo de pecado, não somente o sexual. O cesto de lixo é uma coisa boa, assim como o inferno é bom para quem ama a Deus.

          Amado, eu prefiro ensinar a verdade aos jovens a respeito do pecado e suas consequências, pois Deus é amor mas é também justiça. E a justiça de Deus exige que Ele recompense Jesus Cristo e Seu sacrifício, guardando aos que O amam de todo o coração e separando os que O rejeitam e querem permanecer no pecado.

          O Senhor lhe abençoe e guarde de todo o mal, é minha oração a seu favor.

        3. @EduardoTeixeira Se alguém quiser queimar no inferno será por sua propria vontade,é da vontade de Deus que todos sejam salvos va ler alguma coisa relacionado a bíblia antes de falar asneiras seu ignorante!

        4. Querido Eduardo teixeira se eu fosse vc pediria perdão a Deus pelo oque vc acabou de falar, vc estar condenando um servo de DEUS e quando alguém toca no ungido do senhor, deus condena, e deus é bondoso sim ele quer o nosso bem , tanto é q ele enviou o unico filho dele para morrer por nos, jesus cristo de nazaré ele deu a vida dele daquela forma por VOCE e POR MIM , mais vc esta sendo ignorante e blasfemando contra DEUS ! E vc acha que SATANAS te ama ????
          ele só quer te usar e te jogar fora, ele veio pra matar roubar e destruir, ele só quer seu mal, ele quer que voce vá para o inferno juntinho com ele e se vc continuar com essa tua opinião e para lá q vc vai !

          SE CONVERTA HOMEM , TENHA CONSCIENCIA PORQUE TODA DOR E AFLIÇÃO NOS TEMOS AQUI MAIS NO CÉU NAO HAVERA DOR NEM PRANTO, NEM TRISTEZA E SÓ HAVERA ALEGRIA GOZO PAZ AMOR E TUDO DE BOM !

          E mesmo que voce tenha esse teu pensamento eu quero te dizer QUE EU TE AMO E DEUS TAMBÉM , E UM DIA VC VAI PRECISAR CONHECER ESSE DEUS BONDOSO, BEIJOS E DEUS TE ABEÇOE E TE GUARDE DE TODO O AMAL !!!

          Amém

        5. A Bíblia é um livro santo que está pra todo mundo ter o livre acesso mas coitado daquele que não quer lê-la e vive num mundo de extremo pecado, isto é, no mundanismo. Voçê que condena êste pastor, reflita no que voçê pratica contra a palavra de Deus para não chorar no dia do juízo final que está no santo livro de Apocalipse ok? Não me leve a mal, mas falo pra sua própria salvação eterna com Deus pois depois do julgamento final não terão mais volta todo aquele que viver na concupisciência da carne como voçê está vivendo. Falo isto à voçe porque amo o próximo para obedecer os mandamentos do Sr. Jesus.

        6. Eduardo, caro amigo, não se ofenda com minha resposta. Tenho que falar como cristão. Se você é um cristão(não estou falando de religião, pois você a abomina), certamente você vai acreditar que o namoro cristão deve estar pautado nos moldes bíblicos. O namoro é algo lindo e maravilhoso! A Palavra de Deus não recomenda relacionamentos entre um cristão e uma pessoa que não-cristã. Quando falo de pessoa cristã, não estou simplesmente falando de alguém que simplesmente acredita em Deus, mas não faz a vontade dEle, mas de uma pessoa que entregou sua vida Deus e está disposta a obedecê-lo. Uma pessoa cristã sabe que sexo antes do casamento é pecado e que esse pecado pode levar um cristão a cometer outros pecados(pois um abismo chama outro abismo). Pessoas cristãs devem namorar com pessoas cristãs, porque ambas têm o mesmo pensamento de se resguardarem da prostituição e guardar o ato sexual para o casamento. Há muitos casos de moças cristãs que se envolveram com rapazes não-cristãos que se casaram e foram infelizes para sempre e outras nem chegaram a casar, pois foram seduzidas e enganadas. Se a moça é cristã, não deve arriscar o seu futuro. Há muitos garotos que só estão interessados em sexo, mas depois lançam a jovem fora como quem pega um delicioso copo de água e bebe, e depois joga o copo fora. As moças não devem se entregar totalmente aos prazeres dos homens, devem pedir a Deus direção, a fim de casarem com com homens que obedeçam a Palavra de Deus.

      2. a palavra deve ser de consolo..apenas dar 2 opções nao ajudam nada…as opções ela ja sabe!!!
        isso nao foi uma palavra..foi um tormento a mais pra ela!!

    2. Menina me diga uma coisa,como uma pessoa que nega a existencia do criador do mundo e da pessao que mais te amou nessa vida pode ter bom caracter?????? Então quer dizer que se satanas fosse calmo educado e carinho (coisa que ele é pq ele não é burro!!!) ele seria um bom partido pra vc? nossa,que isso.

  48. Pastor namoro a 2 meses e conversamos muito sobre esses assuntos porque acho fundamental em um namoro conversar sobre isso,pois em um namoro tem que ter diálogo.Só que,ele tem desejos e eu tmb e ele não é mais virgem (antes de se converter),hoje somos evangélicos e somos Levitas,um cargo muito sério dentro da Igreja.Mas ele me perguntou se podia só passar a mão na minha bunda,que se ele não se arrependesse não seria pecado.Não passar desse limite. É certo?

    1. Quer dizer que o pecado está condicionado ao arrependimento? Se eu matar alguém e não me arrepender, então não é pecado?

      Não, filha esse raciocínio do seu namorado está errado. O pecado dele está na intenção, no coração, e não na atitude. Não seja cúmplice disso, mas guarde-se das tentações e concupiscências.
      O Senhor lhe abençoe

      1. PARA TIRAR SUAS DUVIDAS ENTRE EM CONTATO COMIGO,PELO MEU MSN JULIOCESARSA2008@ HOTMAIL.COM,AI TROCAMOS IDÉAIAS NA BIBLIA Q DEUS ABENÇOE A TODOS

  49. Pastor, eu e meu namorado terminamos a um teo atrás devido ao exagero nas carícias. Me senti muito mal pelas coisas que aconteceram entre a gente e resolvi terminar o relacionamento e buscar mais a Deus.
    Continuamos amigos e nos ajudando na área espiritual entre outras.
    Nas ultimas semanas, não nos aguentamos e trocamos alguns beijos, desde então estamos quase namorando de novo.
    Em relação as caricias, não ocorrem mais, mas eu sinto muita falta e vontade. Isso é mais forte do que eu. Até agora, estamos conseguindo nos controlar, mas não estou suportando isso. Em relação ao sexo, decidimos não fazer antes do casamente. E isto tenho certo em minha cabeça. É muito dificil resistir pastor e tenho medo de permitir certas caricias que levem a outras piores. O meu corpo tem vontades que acho que não vão suportar. é muito fácil falar que é pra resistir, o dificil é colocar em prática. Por favor me ajude. Não quero pecar.

    1. Filha, se essa tentação é muito forte e se você continuar insistindo no namoro, vocês fatalmente, irão pecar. E o pecado sexual, via de regra, vai além do nosso domínio. Portanto, faça como o Senhor diz: “se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à tua porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4:7).

    2. Irmã Maria, a paz do Senhor Jesus!

      Trabalho com aconselhamento de casais em minha igreja, e também auxilio em um ministério de Jovens.
      Tenho alguns materiais sobre o assunto em questão, caso lhe seja interessante, você pode entrar em contato diretamente comigo no email abaixo: aconselhamento97@yahoo.com.br

      Deus lhe abençoe!

  50. OLá todo mundo,Paz! Estou passando aqui para deixar o endereço desse blog sobre namoro evangelico,sexualidade e salvação que tem me abençoado muuuito,passem la para conferir Deus abençoe todos vcs e os de forças para serem exemplos de namoro cristão para os outros casais nessa geração galera!!!
    http://naomordamaca.com/

  51. Olá pastor…namoro há cinco meses eu e meu namorado somos evangélicos há quase dois anos, temos um mês de diferença entre batismo nas águas e conversão…éramos apenas grandes amigos (irmãos), mas Deus com seu imenso amor nos prepara a cada dia para sermos um..
    Nos amamos muito, graças a Deus, temos a benção das nossas famílias, dos irmãos, amigos e principalmente de Deus.
    Nosso relacionamento é santificado, ele não é mais virgem(aconteceu antes de se converter), eu sou, e serei até o casamento.
    Eu li todos os comentários colocados aqui…me surpreendi muito com tudo isso. Queremos ser um casal perfeito pra Deus e ser exemplo para os homens…Nosso corpo é morada do Pai – templo do Espírito Santo de Deus.
    Nosso namoro se baseia em declarações, carinhos, mensagens, essa também é uma forma de demonstrar amor e respeito. Bjos? sim, mas nada que nos ridicularize. Estamos sempre acompanhados de alguém para não dar espaço pro inimigo… Não queremos nos arrepender de nada que possa nos envergonhar…Deus tem um plano em nossa vida!!!As pessoas tem nos visto como exemplo….Amados neguem a carne, a carne é matéria ela morre, mas o Espírito é vivo, não deixem que morra…..Deus lhe deu de presente uma segunda chance de vida…..
    Quero ser esse exemplo pra essa geração…acredite!! quem ler este texto pode pensar…mas isso é impossível!Não gente, não é. Basta deixar o Espírito de Deus habitar neste templo (corpo) que é dele, somente dele.
    Pensem nisso queridos e mudem de atitude de uma vez por todas. Não deixe que o inimigo aponte o dedo na tua cara e ria de você, e te chame de servo falso…O senhor está de braços abertos para nos perdoar, pois somos filhos queridos…
    Deixo aqui meu abraço a todos e ao senhor Pastor.
    Que Deus fale e que esses corações se convençam disso.

  52. A graca e a paz
    Bom varao , eu minha namorada servos do SENHOR nos amamos mt e temos um linda historia, o que aconteceu q tivemos momento de caricas fortes
    e sempre fui uma pessoa diligente sempre tentei viver de acordo a palavra de Deus.
    Tivemos momentos bons pra mim foi lindo e especial mas nao houve ato sexual completo ” pois li um estudo biblicio intrepetado por Pastor Assembleiano que fala que a intimidade sexual ela é aceitada por Deus desde que nao haja ato sexual completo” Amo a Deus , amo minha futura esposa a minha visao de ter um casamento abencoado por Deus creio que essa a vontade de PAPAI
    mais eu sou uma pessoa que ja fui mudanea ja fiz sexo alguma vezes quando estavo nu mundo , foram poucas vezes tenho 17 anos mais eu nunca gostei de fazer sexo, pelo temor a Deus e a palavra dele mesquando estava afastado pq semprei sonhei em ter um esposa , filhos um casa um bom emprego.
    Tenho mt dominio proprio das coisas pois ja fui viciado em drogas,bebidas cigarros fui um pessoa mutio agressiva, estressada hoje tenho a paz de DEUS a sua mansidao sou uma nova criatura e amo a Deus e o tenho temor a ele
    mais ando tendo momentos de caricias com minha namorado sempre seguro que so aquilo que vai acontecer
    Agora ela em alguma vezes queria ter relacoes sexuais mais eu sempre tive o controle sempre falei vamos para por aqui o que vc acha dessa historia ?
    Deus abencoes a todas que a paz do nosso SENHOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS
    amém

  53. bom, eu gostaria de saber o seguinte, meu namorado ontem me abraçou, ai ele abraçou e passou a mão nas minhas costas como se tivesse gostando do abraço, porém, não sei se é sem querer a mão dele esbarrou no inicio de minha bunda, bem no inicio, não chegou ser na bunda, ai ele voltou a mão correndo pra cintura e paramos de nos abraçar. Eu quero saber se isso foi carícia, se chegou a ser um pecado… Não quero ter um namoro cristão que me afaste de Deus. Aguardo resposta.

    1. Filha, sem dúvida a intenção de seu namorado foi testá-la, isto é, ele queria saber o quanto você gostaria do toque na bunda e se deixaria que ele fosse mais longe ainda, noutra oportunidade.

      Cabe a você por limites nessas carícias e ele irá respeitá-la, se quiser um namoro santo, ou deixá-la se quiser um namorado segundo o mundo.

      O Senhor lhe abençoe e guarde.

        1. Anônimo, sou alguém que ama ao Senhor Jesus e que tem gratidão pelo que Ele fez e tem feito na minha vida. Sou alguém que tem grande experiência de vida, que sabe o que é sofrer por causa do pecado e que vive hoje na Graça exclusivamente por causa da misericórdia de Deus.

          Por isso resolvi dedicar minha vida a ajudar à obra de Deus, tanto no evangelismo quanto a ajudar aos que sofrem, pois um dia eu estava na mesma situação.

          Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo.

  54. Namoro a menos de tres meses,estou envergonhada e preocupada, bom meu namorado e eu nos beijamos muitoo,ele beija o meu pescoço,e bom abraços apertados ,uma vez sentei no colo dele , fico envergonhada de falar, sei que um namoro cristão necessita de controle , ela fala que o que eu não gostar é pra falar porque ,ele não faz se eu não gostar. e em relação a sexo ele disse que não iremos fazer nada antes do casamento. o que faço para me contralar nas caricias ?acho que estamos exagerando e tenho medo de desagradar o espirito santo de Deus.

    1. Filha, veja nos meus comentários abaixo, assim como em outras mensagens (e comentários) na categoria Namoro como proceder para ter um namoro que seja do agrado de Deus.

  55. Bom tenho 19 anos, há 2 anos atrás conheci uma garota que hoje faz 11 meses que estou namorando com ela, conheci ela atravez de minha irmã pois eu estava afastado da igreja e não ia aos cultos ate que conheci minha namorada indo visitar a igreja dela, quando começamos namorar foi meio dificil pra mim pois ela sempre foi bem envergonhada e queta, e eu totalmente diferente pois ja tinha o custume do pessoal do mundo, com 5 meses de namoro comecei a cariciar seu corpo no começo ela ficava com raiva não queria mais com o passar do tempo parou de ligar.
    Hoje estamos juntos mais percebemos que nenhum tem controle do seu proprio corpo, estou muito triste espiritualmente não sei o que fazer! Me ajude Pastor … Como posso ter um namoro saudavel? Amo d+ minha namorada!

    1. Filho, veja nos meus comentários abaixo, assim como em outras mensagens (e comentários) na categoria Namoro como proceder para ter um namoro que seja do agrado de Deus.

  56. Pessoal!

    Depois de ter passado alguns dias acompanhando alguns comentários mais recentes deste site, sobretudo neste tópico, resolvi escrever um artigo que fala sobre a importância dos jovens casarem-se mais cedo.

    No texto, não abordo a questão apenas pelo ângulo da moral cristã. Aponto ali benefícios sociais e econômicos que abrangeriam também um amadurecimento mais cedo (ou mais natural) dos nossos jovens brasileiros.

    Leiam e compartilhem a opinião de vocês:

    “Nossos jovens deveriam trabalhar e se casar mais cedo!”
    http://doutorrodrigoluz.blogspot.com/2010/11/nossos-jovens-deveriam-trabalhar-e-se.html

  57. desde criança tive envolvimento com o sexo pois fui abusada sexualmente e logo depois recorri ao satanismo onde praticava muitas orgias e quando criança na faixa dos dez a doze anos tive relações com meu atual namorado mas nem sequer sabíamos quem éramos só nos vimos uma vez. Ele também era satanista, depois daquele dia nunca mais havíamos nos visto! Depois de algum tempo nos reencontramos ele estava estudando na mesma escola que eu eu já havia me convertido a cristo e ele ainda continuava. Uma vez comecei a fazer aulas de violão com ele e levei ele a jesus ele havia se convertido estávamos frequentando a igreja, estávamos firmes! Oramos para saber se era a vontade de Deus para nos ficarmos juntos e ele nos confirmou que sim e logo depois começamos a namorar passou um ano começamos a ter beijos mais quentes e caricias nos órgãos genitais e depois o sexo de todo tipo… Hoje nos estamos tão afastados de Deus que o nosso coração endureceu não conseguimos parar sabemos que o que estamos fazendo e errado mas simplismente não conseguimos parar estamos viciados sexualmente e estamos vivendo no altar da ídolatria sexual. Será que isso tem haver com o nosso envolvimento precoce no sexo e no satanismo? Estamos na beira do precipicio que pode não ter volta. Temos planos para casar mas as portas estão fechadas… Espero sua resposta…

    1. Olá, Rayssa,

      Tenho acompanhado alguns debates aqui neste site. Vivo no meio evangélico há 20 anos e acho que o nosso povo dramatiza bastante o sexo.

      Se você aceitou a Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo. Por sua vez, seu namorado também não é mais “satanista” (no fundo todos que vivem para satisfazer as vontades do diabo agem como satanistas que não se assumem).

      Bem, hoje vocês têm um relacionamento e devem trazê-lo para a luz. Não importa se a relação de vocês teve começo quando ambos estavam nas trevas. Agora vocês não querem mais servir a Satanás e se postou a mensagem acima é porque no fundo quer agradar Deus.

      Não vejo nenhum fardo pesado para ser carregado. O casamento de vocês tecnicamente já ocorreu. Então por que não assumir publicamente uma vida de compromisso entre ambos e caminharem para um casamento formal.

      Fora isto, acho que numa relação entre homem e mulher não é bom que role “sexo de todo tipo”. Não sei o que vc considerou no seu caso específico, mas eu diria que coisas como sexo anal, inclusão de pornografia ou a participação de uma terceira pessoa no ato são incompatíveis com a vontade de Deus, pois o Criador fez apenas um homem e uma mulher.

      Tenho visto muitos jovens se sentindo “abrasados” por causa de carícias trocadas no namoro. Bom, então pra que as pessoas prolongam por tanto tempo o namoro? E percebo que dar vasão a certas fantasias sem a consumação do sexo natural pode ser até pior para o aspecto espiritual.

      A meu ver, se houve o “avanço do sinal” ou a relação está ficando “quente”, é muito melhor adiantar os papéis. Mesmo faltem recursos financeiros para determinadas coisas, é preciso ter fé para obedecer a Deus e ninguém vai poder se opor porque mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Em outras palavras, hoje se casam e amanhã vão montando a casa de vocês, passam a viver juntos, etc.

      Descanse mais na graça, minha irmã. Não deixe que a culpa te paralise e que uma situação dessas afaste sua comunhão com o Eterno. Traga para a luz um casamento que já ocorreu e esqueça o satanismo porque isto faz parte de um passado já enterrado!

    2. Em tempo!

      Gostaria de acrescentar, Rayssa, que sobre a questão do abuso sexual na infância, Deus lhe dá meios de superar.

      Para todas as mulheres experiências deste tipo são traumáticas e ninguém consegue tirar as coisas ruins da sua memória. Porém, podemos nos reprogramar e aprendermos a lidar com as lembranças do passado que nos trazem emoções negativas.

      Deus nos dá a chance de reescrevermos uma nova história e isto é o que importa. Quando renovamos nossa mente com a Palavra de Deus, acontecimentos do passado passam a ser reeditados e aquilo que um dia foi uma “maldição” passa a ser então uma fonte de benção para ajudar outras vidas.

      Tenha fé! Deus tem muitos sonhos para sua vida e de seu namorado.

    3. Rayssa, não há impossíveis para Deus. Jesus é Senhor severo que arranca tudo o que não foi plantado por Ele. Isto é, se você permitir, pois Ele não fará nada contra a sua vontade. Se você (o seu espírito) geme com essa situação, embora a carne goste, então clame a Ele por um resgate e Ele virá a seu favor. Não há trevas que possam impedir o Senhor de agir.

      Há porém, uma coisa que você deve compreender: você está nesta situação de escrava sexual porque quer. Não é porque foi abusada na infância, mas porque quis continuar na prática depois que gostou. Não jogue a culpa pelo seu pecado no abusador, pois só permanece no pecado quem quiser. Jesus é poderoso para libertar qualquer um que o desejar.

      Filha, arrependa-se enquanto é tempo e volte-se para a Palavra de Deus, a qual é poderosa para dar-lhe vida plena. Deixe o pecado e ande com o Senhor e você liberta de todo o mal. Jesus lhe ama e deseja dar a você plenitude de graça, paz e amor.

      “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2 Co 1:3,4)

  58. Pastor , Bom Dia
    olha pastor namoro um rapaz a 3 anos e somos evangelicos , nos tivemos caricias e enfim nao resistimos , aconteceu o ato sexual, so que depois disso nosso namoro desmoronou, hj agente esta bem e amanha nao, e o pior nao estamos resistindo um ao outro , so em encostar jah estamos sentindo desejo um pelo outro, mas o pior qndo agente briga é pelo sexo , pois eu sempre tento resistir , mas acabo fikndo irritada por ele sempre querer , e gera muitas ofensas de ambas as partes , ele diz que nao acredita que eu o amo, e fala que eu so faço qndo quero , sabe pastor eu ja tentei tanto parar de pecar com isso , estamos pensando em noivar e casar pra agente nao senti mais essa culpa do pecado , e nos livrarmos desse peso, pois isso nos atormenta demais , qndo agente termina o ato vai o arrempendimento sabe choros e agente promete nao fazer mais um ajudar o outro so que agente nao tah conseguindo , agora estamos morando em cidades diferentes , mas tenho ate medo qndo eu voltar para o mesmo lugar que ele , medo de acontecer, pastor o que o Senhor acha ? sera que é o melhor noivar e casar logo pra livrar-mos disso , a biblia diz que é melhor casar do que abrazar penso nisso

    1. Oi, Paula,

      Permita-me compartilhar minha posição que não será muito diferente do que escrevi pra Helen.

      O texto bíblico ao qual se referiu no final de sua mensagem está em 1ªCoríntios 7.8 e é traduzido pela Nova Versão Internacional com estas palavras: “Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo”. No, a tradução de almeida utiliza o termo abrasar, o que pode caracterizar uma situação mais ampla do que “arder de desejos”, envolvendo culpas e dificuldades de adaptação cultural aos costumes das comunidades cristãs onde nos congregamos.

      Penso que se vocês decidirem noivar para se casar já estarão livres disso porque estarão regularizando um casamento que na prática já existe, mesmo sem estarem morando juntos. Só falta formalizar e enraizar no coração de vocês o compromisso de permanecerem fielmente unidos até que a morte os separe.

      A solução que tenho procurado encontrar para casais que estão há anos vivendo juntos num mesmo teto, às vezes até com filhos. Eu não os aconselho a se absterem de ter relações sexuais entre si, mas os encorajo a formalizarem o casamento que já existe entre eles porque o reconhecimento da união estável pela legislação brasileira ainda coloca a mulher numa certa condição de vulnerabilidade jurídica que eu não desejaria para nenhuma filha ou irmã que tivesse. Ainda assim, não excluo esses casais de participarem de atividades voltadas para casados pois acho que na Igreja não se deve discriminar tais pessoas. E, sempre que vejo um homem querendo se aproveitar do fato de não estar casado no papel com sua companheira para poder deixá-la e se casar com outra, reprovo imediatamente a conduta dele (infelizmente muitos crentes ainda pensam assim e por isso a mulher tem mais um motivo para estar casada antes de se entregar a um homem).

      Fica aí minha sugestão, filha. Descanse na graça de Deus e proponha ao seu namorado o casamento. Não veja como barreira o fato de vocês, por enquanto, morarem em cidades diferentes. Casem-se e confiem em Deus que a seu tempo a situação irá se ajustando. Aliás, muitos casais, por circunstâncias diversas (às vezes até pela obra de Deus) passam tempos separados. Há pastores, em outros países hostis ao Evangelho, que estão até presos, sem poderem estar com suas esposas e filhos, mas Deus tem sustentado o casamento deles com o seu amor e, pela fé, se mantêm unidos.

      1. pense na questão: vcs brigam pelo sexo, ele diz que vc não o ama:
        egoísmo. o namorado(a) certo não é aquele que leva o outro para si, mas sim para Deus. muitos problemas que acontecem no casamento, poderiam ter sido resolvidos no namoro… pensem!

    2. Paula, realmente a Bíblia diz que é melhor casar do que viver abrasado sexualmente. Isso porém é para quem não tem um bom domínio próprio. Na vida, filha, todos nós temos e teremos provações e lutas, as quais teremos que enfrentar e permanecer firmes, para sermos aprovados, sem pecar.

      Não é o casamento que irá dar-lhes condições para vencer o pecado. Pode até ser com relação ao pecado sexual. Mas e quanto aos outros tipos de pecados? Hoje é o sexo. Amanhã é a questão financeira. Outro dia será uma humilhação. Ou enfermidade. E assim sucessivamente. Então, a solução, para todos os casos é uma só: Permanecer firme na promessa de uma vida eterna com o Senhor, na herança que está reservada nos céus para nós.

      Os jovens não devem casar-se somente para superar as tentações, pois todos os dias somos tentados, especialmente os homens. Mesmo homens casados são muito tentados sexualmente nos dias atuais. Mesmo homens idosos o são. Quando você for casar-se filha, faça por amor ao seu noivo. Faça isso para serví-lo como boa esposa e não somente por causa do sexo. Case-se para honrá-lo, amá-lo, fazê-lo feliz em plenitude e não somente na cama.

      As tentações são vencidas (todas elas e não somente as sexuais) quando colocamos nosso amor a Cristo acima de todas as coisas. Quando desejamos ardentemente ter nosso caráter formado à imagem e semelhança de Cristo. Leia 2 Pedro, cap 1.

      Que o Senhor conceda a ambos perdão de pecados e sabedoria para desfrutarem do amor de ambos, sem pecado.

  59. Pastor , eu tenho um namoro conturbado cheio de complicações ……. eu e meu namorado tivemos relações sexuais e nos arrepemos muito sempre ,pastor eu mentir pra ele a muito tempo , mas enfim falei a verdade, mas depois desssa mentira ele nunca acreditou em mim, nao sei mais o que faço, eu jah tentei de varias formas pra ele acreditar mas nao tem jeito, ele esta morando em uma cidade e eu em outra , daqui a uns dias iremos nos ver , estou com medo de ir pra lá ver ele e acontecer o pecado , ele quer noivar comigo e casar mes que vem pra nao cometermos mais o pecado ,eu gosto muito dele e ele de mim, mas assim agente briga demais , acredito q seja pelo pecado ,qndo agente nao peca estamos tao bem afz , pastor eu queria saber o que o senhor acha da minha historia ?

    1. Olá, Helen. Permita-me participar da discussão, embora tenha direcionado seu pedido de auxílio especificamente a outra pessoa.

      Inicialmente para ser direto, acho que vocês têm que se casar!

      Pra que se privarem mais? A união de vocês será o caminho mais certo. Muito do que ficar alimentando culpas sobre relações sexuais.

      Na cultura em que vivemos não acho conveniente o sexo antes de um casamento formal porque, nos dias atuais, as pessoas podem facilmente quebrar seus compromissos e muitos vão pra cama apenas pelo sexo.

      Pelo seu relato, você e seu namorado já transaram, o que, no mundo espiritual, implica na união de suas almas numa só carne. Então, tecnicamente, já houve o casamento mesmo sem a celebração formal.

      Bem, eu tenho defendido insistentemente que os jovens deveriam se casar cedo. Sou contra namoros prolongados porque acaba se tornando um laço para inúmeras tentações.

      Sem dúvida que muita gente fica postergando o casamento por razões econômicas (principalmente nos dias de hoje em que nem sempre o jovem pode ter sua própria casa através de um trabalho que lhe dê renda suficiente), mas eu digo que o matrimônio deve ser também um ato de fé.

      Finalmente acho que não deve ter medo de encontrar novamente com o seu namorado e fique feliz com o fato de que ele quer noivar e se casar contigo. Nos dias de hoje poucos são os homens que são capazes de tomar tal decisão.

      Resumindo, não se privam mais um ao outro e se casem.

      1. obrigada ! fico bastante agradecida …..Sr. ROdrigo , eu precisava ate fazer outras perguntas a vc , sobre esse tema , vc tem algum email, pra que eu possa entrar en contato
        obrigada ! Deus abençoe sua vida
        um abraço

      2. ohh meu irmao obrigada viu isso me ajudou bastante . so que assim nao sei se o senhor jah olhou o caso da tais carine acho que isso minha situação é bem parecida com a dela , mas eu agradeço e louvo a Deus pela tua vida
        Deus te abençoe grandemente

    2. Oi, Helen.

      Que Deus também te abençoe!

      Tenho um e-mail sim, mas acho que talvez seja mais proveitoso você postar suas dúvidas aqui no blogue para que não somente eu, mas também outros participantes do debate, possamos contribuir.

      Certamente você encontrará aqui outros irmãos que terão uma visão teológica diferente da minha sobre um ou outro ponto. E acho super saudável esta pluralidade pois a Bíblia diz que onde há multidão de conselhos, há segurança e sabedoria (conferir com Provérbios 11.14; 15.22; e 24.6).

      Ontem, participando de um outro tópico também neste blogue, cheguei a compartilhar sobre minha experiência em que, quando, em 2005, com 6 anos de namoro com minha esposa e já havíamos até ficado noivos, considerei que era da vontade de Deus pegar de volta as alianças guardadas na gaveta afim de retomarmos o propósito do casamento. Naquele ano, eu estava retornando para os braços de Jesus depois de ter ficado 12 anos afastado da comunhão com Deus e com meus irmãos em Cristo. Desde o carnaval de 1999, eu namorava minha esposa nos encontrando aos finais de semana aqui na cidade onde moro e, quando descia ao Rio-Niterói, dormia com ela em algum motel. Ao aproximar-me novamente de Cristo e da Igreja, senti que era com ela que eu devia me casar. Pouco tempo depois, ela aceitou Jesus e se batizou. Em março de 2006, agente se casou numa linda cerimônia num sítio aqui da região.

      1. Em tempo! Segue aí meu e-mail: rodrigoluz@yahoo.com

        Clicando no meu nome, você poderá também visualizar meu blogue onde, dentre variados assuntos, escrevi alguns artigos que talvez possam interessá-la:

        “Pensamentos sobre o Livro de Rute”
        http://doutorrodrigoluz.blogspot.com/2010/06/pensamentos-sobre-o-livro-de-rute.html

        “Falando um pouco sobre sexo e sobre o casamento”
        http://doutorrodrigoluz.blogspot.com/2010/03/falando-um-pouco-sobre-sexo-e-sobre-o.html

        Inclusive, sinta-se à vontade caso queira opinar, divergir e comentar.

    3. HÉLEN! Desculpa não ter te passado o e-mail na minha resposta. Escrevi rapidamente e minha mente falhou. Depois escrevi outra mensagem indicando o e-mail, mas o sistema da ‘wordpress’ não publicou a resposta imadiatamente, na certa porque coloquei endereços de páginas na internet sobre dois arquivos e o programa deve ter entendido como ‘spam’.

      Bem, o meu endereço eletrônico é rodrigoluz @ yahoo.com mas continuo achando mais proveitoso você expor suas dúvidas num ambiente virtual onde seja possível compartilhar com outras pessoas para que outros também dêem suas contribuições. Mas se vc tem questões mais íntimas a tratar, para resguardar a privacidade sua ou de alguém, realmente é preferível conversar de maneira privativa.

      PAULA! Acabei de comentar a mensagem da Carine. Espero tê-la ajudado.

    4. Filha, em geral um relacionamento à distância costuma ser mais bem sucedido que relacionamento ao vivo, olho no olho. Se seu namorado tem problema com você agora, antes do casamento, não é depois do casamento que isso irá resolver-se. Ainda mais casamento por conveniência!

      Casar-se para resolver questão de pecado sexual não é a solução. Pelo contrário, casamento assim está fadado ao fracasso tão logo o abrasamento sexual seja contido dentro da normalidade.

      Seja mais prudente, filha. Não assuma precipitadamente compromisso que é por toda a sua vida. Seu namorado tem que resolver, por ele mesmo, a questão da concupiscência da carne dele. Depois sim, vocês poderão pensar em casamento, não mais para fugir do pecado ou para satisfação da carne, mas sim para que se amem verdadeiramente e formem família, lar e sirvam um ao outro com amor de Cristo.

      Que o Senhor lhe conceda discernimento espiritual, prudência e sabedoria, é minha bênção para você.

  60. Bom pastor estou aqui para pedir ajuda
    bom eu estou namorando a mais de 2 anos eu e meu namorado tivemos relações sexuais , e depois que aconteceu sinto -me desonrrada e ciumes , mas hj eu sempre resisto pra nao acontecer de novo , so que qndo o meu namorado quer, ele fica aguniado pra nos termos relações , como eu fico resistindo ele começa me ofender com palavras horriveis , ele fala que se no mundo eu nao era virgem, porq agora tem que resistir, eu por isso acabo cedendo, mas isso me faz muito mal , agente se ama , mas necessitamos de ajuda , o senhor acha q esse namoro pode dar certo?

    1. Taty, não vejo como pode dar certo um namoro onde, além do pecado, haja também a presença de cobranças, ofensas e ameaças.

      Seu namorado deve queixar, isso sim, é dos pecados dele: “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados” (Lm 3:39).

      Melhor você ficar firme em sua decisão de não pecar. Deixe seu namorado irado, mas não deixe Deus irado, pois cada um dará conta de seus próprios pecados.

  61. Pastor, eu sou evangelica eu e meu namorado trocamos caricias, só uma vez que trocamos caricias intimas ele passou a mão no meu corpo todo, mais logo depois eu me senti arrependida e sabia que aquilo era errado, ai depois antes de dormir pedi perdão a Deus, depois fui pra igreja tbm pedi perdão a Deus, e Deus me perdoou né. ai sempre que eu vou a igreja eu peço a Deus usa-me Senhor, eu falo para Deus ” eu não aceito sair daqui a mesma forma que eu entrei, Deus tem me usado mais eu acho que nem tanto como antes. Pastor o que eu faço pra voltar a ser cheia do espirito santo ?

    1. Beatriz, para voltar a ser cheia do Espírito Santo é só voltar a dedicar tempo à leitura da Bíblia Sagrada, à oração e meditação. E, principalmente, voltar à prática do cristianismo.

      Se você perseverar nisso, gradualmente as coisas antigas irão passando a as novas encherão seu coração, inclusive a alegria pela salvação.

      “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 1:5-11)

      Quanto ao pecado, não se preocupe, pois pelo seu arrependimento, o Senhor já lhe perdoou. Agora é vigiar para que não corra mais.

  62. pastor preciso de uma ajuda urgentemente
    bem pastor sou evangelica a quase 3 anos e nao sou virgem mais ,e meu namorado tbm nao, namoramos a 2 anos somos evangelicos , logo tivemos relações sexuais e hj ainda estamos fazendo de tudo toques e sexo, e sempre que acontece eu ate no momento do ato me sinto mal, é muito forte o que sentimos , mas eu quero parar com isso o que faço? pastor é triste ele me ofendeu , palavras horriveis por sinal . ´pois eu fui do mundo e tive relaçoes com meu ex que hj é evangelico da mesma igreja que cogregamos,depois ele fica mal pois enquanto ele me ofende eu fico calada. sabe nos terminamos esses dias e no outro dia ele ligo pra uma menina que ele ficou a um tempo atraz? eu o amo pastor mas nao sei o que fazer . me ajude ele quer noivar comigo , eu estou orando a Deus , o que mais quero é ficar noiva e casar com ele , mas depois de tudo isso eu nem sei mais o que faço me ajude,,,,,

    1. Filha, não vejo com bons olhos uma relação onde uma pessoa ofende à outra. Onde o ciúme prevalece. Onde há competição entre o atual namorado e o ex. Onde um, para vingar-se, fica com outra (outro).

      E, principalmente, não vejo um relacionamento abençoado, onde o sexo fora do casamento seja prática constante.

      Melhor manter-se firme no término do namoro e esperar que lhe apareça outro rapaz que tenha o temor de Deus no coração.

    2. Graça e paz!

      Concordo com o irmão José Adelson, pois também não vejo lá com bons olhos uma relação onde haja ofensas. Se no namoro um homem agride sua companheira com palavras, o que ele não vai fazer quando ambos estiverem vivendo juntos? Se eu tivesse uma filha ou uma irmã que fosse agredida constantemente por um homem, mesmo que com palavras, não viveria feliz em vê-la com ele.

      Entretanto, não quero ser hipócrita. O que escreveu fez-me recordar a época do namoro com minha esposa, quando eu, na época um desviado dos caminhos de Deus, cheguei a agredi-la várias vezes rebaixando sua auto-estima e dizendo palavras horríveis. E o problema ainda veio a se manifestar também no casamento, mesmo depois de ter cursado o MMI.

      Com a graça de Deus, tenho conseguido forças na luta contra o lado ruim meu temperamento e me tornar uma benção para a vida dela. E tive que mudar muito para me tornar seu companheiro nas horas mais difíceis (hoje ela enfrenta incapacitantes problemas de saúde e vivemos um dia de cada vez pela fé). E fui sendo ajudado. Havia momentos em que sentia inspiração para agradá-la com boas surpresas, palavras carinhosas, bilhetes de amor, mensagens enviadas pelo celular, telefonemas durante o dia quando estava na rua, etc. Ou seja, comecei a investir no lado construtivo da relação.

      Realmente o sexo antes do casamento não é bom porque muitas das vezes há uma antecipação de atos pertencentes a uma relação exclusiva sem que haja uma preparação mental e espiritual de ambos. E isto vale também para situações em que nos casamos com quem não é temente a Deus, pois a outra pessoa poderá recusar receber uma orientação com base na Palavra.

      Para finalizar, não sei o que é melhor no seu caso prático. Se é reatar o último namoro ou permanecer na situação em que hoje se encontra. Peça a Deus direção e aproveite o momento para se fortalecer no seu amor, alimentar-se de sua Palavra, levar a Ele seus dramas pela oração e experimentar os benefícios de uma vida plena de comunhão. A seu tempo as coisas vão clareando e a graça de Deus estará contigo.

  63. Pastor namoro a uma ano e dois meses , sou virgem ,tenho beijos intessos com meu namorado ,e ele beija em meu pescoço, e quando ele beija sinto prazer,gostaria de saber se é pecado?

  64. Não concordo com a afirmação “o carinho que envolva toque nos órgãos genitais ou seios, mesmo que sobre a roupa, é uma forma de sexo”. Gostaria que fosse explorada a referencia Bíblica que fundamente a afirmação.

    1. Vinícius, se até olhar para uma mulher com intenções impuras já é pecado, imagine então o toque sobre seus órgãos genitais: “Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mt 5:28). É pecado sim.

      Outra referência para você meditar: “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura” (Mc 7:21,22).

      Filho, nem precisa passar a mão na sua namorada para pecar. Só a sua intenção já te leva ao pecado.

  65. Pastor, tenho 1 ano e 10 meses de namoro! Somos evangélicos
    Eu e meu namorado começamos a conversar agora sobre sexo, mas nós decidimos não conversar mais pois não há necessidade e nem eu estou preparada para falar sobre isso. Decimos que quando estivermos noivos deveremos tocar no assunto novamente! Ele sempre me respeitou e eu sempre respeitei ele também, só que pouco tempo atrás nossos beijos ficam mais intensos, mas nunca rolou nada, nem mão boba pq ele me respeita muito. (beijos intensos só de não querer parar de beijar mesmo). Porém ele as vezes até para de beijar pq fala que nós devemos nos controlar e eu concordo com ele, mas ultimamente tá difícil parar de beijar!
    Teve um dia que eu sentei no colo dele! aí ele depois chegou pra mim e falou q não é bom eu fazer isso, eu perguntei o pq + ele n me explicou direito! Nós dois somos virgens! então como eu não quero que não aconteceça nada, eu decidi que os beijos irão diminuir e não sentarei mais no colo dele! O que o senhor acha que eu devo fazer a mais para ter um namoro mais santo?

    Aguardo sua resposta!!
    Obrigada

    1. Filha, vocês estão corretos em evitar maiores intimidades no namoro. Isso é prudente e sábio.

      Para maior segurança devem evitar também ficar sozinhos, seja no quarto, seja na sala, por muito tempo.

      Que o Senhor guarde a ambos contra as tentações e que seu namoro seja santo e do agrado de Deus.

  66. Olá pastor, gostei muito do seu blog e queria uma ajuda…começei a namorar uma menina q é coroinha na minha igreja, somos católicos mas eu tou querendo virar evangélico, pois descordo de muita coisa no catolicismo, porém eu pedi um sinal de Deus e ela me disse q muita coisa ali na católica ela num concordava tbm…e eu considerei sim um sinal, ainda mais q a minha ultima ex namorada a genti fazia sexo sempre mas eu sei q desagrada a Deus e a pedi q se ela num fosse a minha futura esposa q a tirasse do meu caminhu e assim ele o fez e me colocou essa no caminhu q incluzive a tia dela q é evangélica a leva pra igreja as vezes, e ela disse gostar de lá…temos um perfil evangélico, e tá dificil sair do catolicismo…esperamos em Deus. O q o senhor acha dessa nossa história?!
    Grato, fique com Deus!

    1. Filho, religião ou igreja não salva ninguem do pecado. Só Jesus pode salvá-lo do pecado!

      Se você pesquisar no site verá que centenas de jovens evangélicos estão passando por lutas contra o pecado sexual, seja individualmente, seja no namoro. Se você quer mesmo agradar a Deus, agrade-se de Jesus. Busque-O de todo o seu coração e sua vida será transformada.

      Meu conselho é que você ore pedindo perdão de seus pecados e que entregue sua vida ao Senhor, tendo um novo nascimento. Depois comece lendo diariamente a Bíblia Sagrada e obedecendo ao que está ali escrito, à medida da sua compreensão. Comece pelo evangelho de Marcos.

      Que o Senhor lhe abençoe e encaminhe.

      http://omaiorprazer.wordpress.com/

  67. Pastor tow mto angustiada
    namoro á um ano e tow percebendo que
    as intimidades tão acontecendo e não tow conseguindo me controlar… no começo era mais facil mas agora tow mto complicada em relação a isso… antes eu e ele buscavamos mais a Deus hj nem tanto pq até vergonha de ir a igreja eu tenhu e de tomar ceia também… pq as caricias jah começaram e jah estamos nos alisando nas partes intimas…
    preciso de uma ajudaa
    jah fui na psicologaa e num adiantou de nadaa
    por favor me ajudee…
    eu tow sofrendoo mtoo e eu naum qro q o espirito santo esteja triste comigoo

  68. Pastor….
    Estou precisando de ajuda…
    Tive um namoro de 2 anos, mas no 2º ano de namoro as caricias passaram do limite (intimas), mas não chegou ao ato sexual, e como eu não tinha a certeza se deseja casar com ele, decidimos interropem o namoro, porém como eu e ele ainda mantemos contato , mesmo após o termino do namoro ja ocorreu de nos encontrarmos e acontecer as caricias novamente. Me sinto culpada e envergonhada. Tenho dúvida se devo confessar apenas a Deus, que ja fiz . Ou se é necessario confessar ao pastor e a igreja. Eu e ele somos evangélicos desde o nascimento, converso com ele sobre isso é ele acredita que é apenas para Deus que devemos confessar. Mas eu estou em conflito se devo contar ao meu pastor, pois penso que posso perder a confiança dele e me sentir envergonhada, “estragando” o bom relacionamento que construi com esse pastor, pois é o primeiro que tenho até hj que me apoia Aguardo uma ajuda.
    Obrigada…
    é uma benção ter um espaço como esse para falar sobre os conflitos, dúvidas e angustias que nos jovens cristãos enfrentamos.

    1. Anônima, obrigado pelos seus comentários a respeito do site. Ao Senhor Jesus, toda honra e glória.

      Olha, a confissão a Deus é suficiente para o perdão de pecados, se for com feita sinceridade. Se não for, nem a confissão a homens resolverá nada também.

      Quanto á forma para se livrar desses laços malditos do pecado, é enchendo-se do Espírito Santo. Ceja a resposta que dei a outra moça noutra mensagem:

      “não é pela proibição de se fazer isso ou aquilo que se vence as tentações ou o pecado. Proibir não adianta nada, especialmente contra a sexualidade. O sexo foi criado por Deus e a sexualidade é parte integrante dos jovens. Vocês precisam, portanto, aprenderem a conviverem com a sexualidade de forma a agradar a Deus, sem pecar. Como?

      Tendo o domínio próprio, que é uma das facetas do fruto do Espírito Santo. A chave para o sucesso da vida cristã, em qualquer área, é ser cheio do Espírito Santo. Assim o fruto se manifestará com abundância. Por isso Paulo aconselha a substituir o foco de nossa mente. Pensar nas coisas lá do alto é a melhor solução.

      “Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade. Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” (Cl 2:23-3:6).

      Busque mais a Deus, por meio da leitura da Bíblia Sagrada, da oração, de atuação em ministérios e voc~e será bem sucedida”

      Que o Senhor lhe abençoe e guarde, é minha oração a seu respeito.

  69. Não é preciso terminar o namoro não né Pastor? estamos lutamos muito e temos conciencia do nosso erro!!

  70. Oi Pastor, eu tenho 28 anos e nmoro um rapaz de 28 anos tb, sinceramente não estamos mais aguentando essa vida sem sexo, e infelizmente partimos para as caricias sexuais. Sabemos que é pecado, e nos arrependemos mesmo, e sempre oramos a respeito disso, estamos sofrendo com tudo isso, porque no momento não temos condições para casar, estamos nos organizando para isso é claro, inclusive financeiramente. Não queremos terminar o namoro, mas queremos sim, firmar o proposito de pararmos com tudo isso. Nos amamos mesmo e não queremos terminar o namoro, mas sim queremos voltar a ter um namoro Santo. O Senhor acha que isso é possivel? pq a gente não quer etrmianr não!!!

  71. pastor estou namorando com um menino a um mes ontem nos encontramos e nos beijamos por bastante tempo mais depois ele perguntou se podia passar a mao em mim e depois acabamos um mexendo nas partes intimas do outro eu sou batizada e ele tambem isso q fizemos e pecado?
    o senhor acha q eu devo terminar esse namoro?

    1. Laryssa, com certeza vocês estão em pecado de lascívia. Se com um mês de namoro já estão assim, imagine o que não acontecerá daqui a seis meses?

      Melhor terminarem esse namoro, antes que vocês percam o domínio próprio e cometam atos piores.

  72. pastor… , eu tenho uma namorada linda ! , eu e ela somos evangelicos , mas a vontade que eu tenho de passar mao na bunda dela , é Grande ! , tipo , é errado eu passar a mão ?

  73. Juliane, veja mensagens e comentários a respeito de namoro e pecado no site.

    Nelas você encontrará resposta à sua pergunta.

    Que o Senhor lhe abençoe e guarde.

  74. Me ajudem.. eu tenho uma duvida tenho um namorado , e ele passa mão no meu corpo em uma forma de carinho, menos em minhas partes intimas e nos meus seios, ele passando a mão em meu corpo, menos em essas duas parte, o que ele faz é pecado?
    Obrigada
    Que Abençoe

    1. Juliane qual é o sentido dele te acariciar?
      é um carinho na cabeça do tipo: te amo
      ou uma mão que esfrega, puxa teu corpo no momento em que os
      beijos estão ardentes?

  75. Anônimo, você está errado em seu entendimento.

    E erra porque não leu a Bíblia toda. E, se leu, não o fez corretamente, pelo espírito.

    Leia a Bíblia, orando e pedindo a Deus que lhe revele a Sua vontade e você entenderá muitas coisas. Não somente essas, corriqueiras do dia-a-doa, como o sexo, mas coisas profundas e eternas.

    “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jr 33:3).

    Quanto á questão do sexo, veja a mensagem neste site intitulada Sexo Antes do Casamento – http://verboeterno.wordpress.com/2007/05/11/sexo-antes-do-casamento/

    Veja também outras mensagens nas categorias Sexo e Namoro

    Que o Senhor lhe abençoe com o pleno entendimento do grande amor de Deus por você.

  76. Sabe essa é uma pequena dúvida q eu tenho..assim antigamente as pessoas casavam muito cedo certo mas hj em dia casam-se bem tarde eu msm ñ pretendo casar tão cedo…mas falando em relação as relações sexuais…é possivel observar q na faixa etária de 14-23 anos é o momento q os hormônios se afloram e o homem libera grande quantidade de testosterona, hormônio q provoca uma grande atração sexual, então para ñ pecar devemos simplesmente ignorar toda a biologia do nosso corpo?? já ñ basta ignorarmos constantemente a física?? Afinal se ñ me engano a bíblia nada fala da vida de Jesus entre mais ou menos essa faixa etária…pode até parecer q eu sou ateu mas ñ é bem assim…realmente tenho um conflito com a igraja em si devido ao seu passado de dominação das pessoas alienação delas e controle de capital, sendo q hj em dia tbm é possivel encontrar igrejas corruptas…assim gosto de analizar os dois lados o de Deus e o da Ciência e realmente eu ñ vejo o pq ignorarmos a tentação q ñ vem de pensamentos pecadores em si mas sim de uma questão de hormônio natural sendo q na época essa faixa etária dava certamente na faixa etária dos casamentos….afinal mais uma coisa Jesus ñ condenou madalena por ter sido prostitumas mas condenaria alguém por ter tido relações sexuais antes do casamento??…afinal dentre todos os dogmas da igreja na qual é muito supérfulo, sendo q o real sentido do fiel é o amor q ele sente por outra pessoa….o sexo ñ seria uma forma de Amar alguém muito fortemente??msm sendo carnal mas afinal nós humanos presisamos do carnal para sobreviver…..e outra coisa q eu acho q a igreja ñ argumenta muito bem….uma coisa se foi Deus q criou o homem e ele nos criou com a capacidade de sentir prazer nas relações, pq é pecado fazer sexo por prazer??….sabe esse assunto é um assunto muito bom para se discutir..pq por mais q a igreja ponha Jesus na questão dah para formular muitos argumentos contra…assim como muitos outros assuntos da igreja….Q Jesus ilumine a vida de vcs..e desculpa se ofendi alguém ou algo parecido…só acho q as religiões(todas elas) possuem um passado negro e tbm pecam(mas isso é óbvio neh) e q tbm tem muitas coisas q elas falam q eu discordo…mas cada um tem o seu ponto de vista….Muito obrigado por quem leu..e espero respostas…

    1. Em partes concordo com vc, quando fala sobre que é interessante esse assunto sexual para ser discutido. porem acredito que ficar relembrando o passado quando a igreja oprimia e hoje tal pregacao é sobre teologia da prosperidade e nao teologia da SANTIDADE.

      querida anonima, quando vc faz referencia a religiao crista depois com o catolicismo romano concordo com vc, mais dos ultimos discipulos com o imperador NERO matando os cristao por prazer, e desse seculo até constantino a igreja vivia o pleno EVANGELHO DO SENHOR JESUS CRISTO.
      de lá pra cá foi uma bagunça tremenda.
      deixo uma pergunta para ti, qual é o maior pecado ?
      tem haver com o maior mandamento. bj santo pode me add se quizer para a gente tc esses papos cabeça.

      jesurum2011@hotmail.com

  77. obrigado pastor, pelas sábias palavras.
    mas esqueci de lhe contar que nos amamos e se casarmos não será por causa de sexo ou outro motivo e sim porque acreditamos que conseguiremos ser felizes, completamos um ao outro e queremos ajudar a família de ambos.
    então, é isso.
    obrigado, e continue aconselhando várias pessoas: jovens e adultos que veem aqui lindas palavras para poder livra-las do mal.
    estamos tentando parar de pecar e iremos parar, em nome de Jesus.

    Deus esteja contigo.

  78. Felipe, enquanto você contemporizar com o pecado você estará escravo dele. Enquanto você continuar em cima do muro quanto à impureza você continuará imundo.

    Reconheça, de coração, que impureza é pecado e você será limpo por Jesus. Não pense que é seu esforço quem irá livrá-lo, pois você não tem poder sobre o pecado. Só Jesus tem o poder de libertá-lo e Ele só faz isso para quem reconhece que está escravo.

    Você e sua namorada estão em pecado, essa é que a verdade. Reconheça isso, peça perdão a Deus e a ela porque você a levou a essa situação e pare com essas práticas.

    Outra coisa: Casar-se para ter direito ao sexo não resolve o problema do pecado. Pelo contrário, pode trazer é mais problemas e infelicidade. A ambos.

    Casamento é algo muito mais profundo e vocês só devem pensar seriamente nisso quando sentirem-se maduros e dispostos a fazer o outro feliz, mesmo nas tribulações e decepções. Não busque casamento para resolver pecado, nem por causa de sexo.

    Que o Senhor lhe abençoe com plena libertação e transformação.

    “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!” (2 Co 1:3).

  79. Bom pastor, ouvi suas sábias palavras e as guardei em meu coração.
    Conversamos ontem a respeito disso e ainda não chegamos a um veredicto sobre tal assunto. Conversei com um pastor muito abençoado na segunda feira que me explicou muita coisa em relação a isso, estamos tentando cumprir metas, de começar a parar de pecar, temos na cabeça sim, que só acontecerá depois do casamento, mas estamos orando para que DEUS ajude e nos livre do mal.
    Quero agradecer pela resposta e atenção que o senhor dá as pessoas com dúvidas que aqui vêem.
    Mas, ainda tenho uma pergunta.
    vamos há uma hipotese: Dois jovens, têem eles conhecimento sobre as coisas e planos de Deus, namoram e se tocam mas acreditam seriamente no que a biblia diz, e na biblia não menciona sobre caricias entre namorados..
    eles conversando sobre isso chegaram a um acordo de que: ‘Precisamos manerar nossas caricias, porém, casar logo e depois que casarmos entrarmos de cabeça ,orar e pedir cada vez mais entendimento de Deus, mas agora, é muito difícil.”
    digo, em relação a essa citação que fiz Pastor, é certa?
    e se na biblia menciona algo sobre ‘caricias’ , ou só menciona o sexo antes do casamento?

    ps: acompanho o blog, e estou sempre aqui.
    obrigado Pastor.
    Que a graça de Jesus Cristo esteja contigo.

  80. Felipe, certamente que aos 11, aos 12 anos você quis ter essas relações sexuais relatadas. Você não era ingênuo sobre o que estava fazendo. Fez porque quis. Assim como nas masturbações.

    Agora, o fato de você ter tido experiências sexuais na infância e adolescência não lhe dá o direito de continuar tendo, no namoro.

    E o mais grave, você está sendo instrumento de satanás para desvirtuar o bom caminho da menina. Cuidado! Muito cuidado!

    Não pense que vocês terão forças para controlar o nível de intimidade no namoro. Se com dois meses de namoro já estão nesse nível, imagine o que não será daqui a seis meses.

    Pare agora, porque vocês estão em pecado e em caminho de morte.

    “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos….. Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos” (Pv 3:5-8,26).

  81. P…, fale NÃO para ele. É preferível você perder o namorado do que a intimidade com Deus.

    A propósito, você já batizou-se? Se ainda não o fez, procure fazê-lo o mais breve possível.

    Que o Senhor lhe abençoe com graça, paz e coragem.

  82. Paz do Senhor, pastor´.. estou com dúvidas.
    vou lhe contar minha história.
    Eu sempre fui criado com empregadas, e aos 8 anos fiz sexo oral na primeira, eu tinha 8 anos de idade pastor, aos 11 ja tinha me relacionado com minhas primas, aos 12 com uma empregada que era bem ‘fogosa’ que foi morar lá em casa.. o que ocorreu foi que com o passar do tempo comecei a ser dependente do sexo , e comecei a me masturbar demais. A primeira pergunta é: Eu tenho culpa de ter feito essas relações sexuais sem ao menos entender nada?
    Bom, segundo caso, eu estou namorando há 2 meses, eu me converti e me reconcilei com Jesus Cristo, e ela já era da igreja há tempos, foi batizada nas águas, eu tenho 18 anos e ela faz 18 nesse mês. Bom o que tá ocorrendo é que estamos com 2 meses mas nossas caricias já estão muito ultrapassadas, bom, queremos casar em breve e temos na cabeça que sexo só depois do casamento, mas sempre que estamos sozinhos nossas caricias são muito ‘quentes’, e ontem foi o estopim pastor… ontem rolou boca nos seios, e mãos em orgãos genitais, então pastor, o que você aconcelha e nós, e se realmente trocar caricias entre duas pessoas que tem o conhecimento do certo e do errado com moderação é pecado?
    digo, eu e ela sabemos que não passará disso, mas já que masturbação é pecado e não temos outro jeito de aliviar nosso tesão e amor um pelo outro, como iremos aliviar?
    pedimos a Deus força e que ele nos ajude nessa jornada.
    obrigado pastor.

  83. pastor, eu namoro há 3 meses, conheci meu namorado na igreja inclusive foi ele mesmo que me ajudou a me torna uma cristã, e de uns tempos para cá, começamos a trocar caricias, não é sempre mais toda vez que acontece, depois eu sinto remorso e muito culpada, mais parece que para ele esta tudo bem, o que faço pastor, o que falo pra ele?

  84. Precizo de ajuda meu coração já ñ quer mais sofrer.
    tenho muito anseio de ficar sõ todos são felizes menos eu oque fis.
    estou servindo á Deus oque ouve !
    eu precizo de uma ajuda urgente!

  85. namorei um menino que me deixou por outra ,é já terminou com a outra é esta com uma conlhecida , mais eu gosto dele é agora ,mais tem muitas pessoas nessa historia sofrendo!

  86. Pastor, sempre peço perdão pelos meus atos, mas demora um tempo volto a cair no pecado com meu namorado. Sinto-me afastada de Deus, choro, mas às vezes não me sinto mais tão arrependida quanto antes, e isso me entristece, pq sinto Deus cada vez mais longe.
    O que posso fazer?

    1. Filha, a solução para o pecado é Jesus. Leia o comentário que fiz na mensagem Namoro Santo e Beijo.

  87. olha genti todos vcs que fica se acariciando deve saber de uma coisa so deus nos ama de verdade as vezes os namorados vem com papinho q ama que vai ser so uma vez e nunca mais nao caiao nessa poi quem faz uma vez fais sempre eu sou evangelica e aconteceu comigo mais hoje nao sinto deus me visitar mais minha vida esta por um fio as vezes tenho vontade de morre mais eu terminei com meu namorado e fiquei com muito medo dele falar mal de mim e meus pais ficarem sabendo mais uma coisa eu posso dizer nao vale a pena espera em deus so ele e pai e so ele pode nos dar a salvaçao confia no senhor pois ele te guardara da tentaçao deus abençoe a todos

  88. a paz do senhor, to com uma duvida, eu e minha namorada somos evangelicos namoramos ja faz tres anos, e ela é batizada com espirito santo e desde de um ano de namoro nos se começamos a se conhecer profundamente. somos virgem, e hoje nos nus se acaricia muito e quero saber pq Deus nunca nus repreendeu dos nossos atos.

  89. é uma pergunta. tenho vontade de fazer faculdade mais não sei se vou aguentar ficar virgem até lá,para quando terminar casar, pois um casamento pode atrapalhar muito minha vida profissional. é melhor eu casar logo, ou correr o risco de não aguentar?

  90. a paz do senhor! estou passando para receber um conselho. estou namorando há quase tres anos, somos evangelicos, só que desde o começo do nosso namoro trocamos caricias mais quentes, conversei algumas vezes com meu namorado que não queroi mais que isso aconteça só que ele diz que não consegue se controlar. já estou cansada de lutar sozinha contra isso, já pensei até mesmo em acabar e pedi a DEUS que se este namoro não for da vontade dele que nos afaste pois tenho o temor do senhor em minha vida e não quero comprometer minha comunhão com deus. o que dev fazer? já conversamos sobre o assunto mas não teve jeito acontecia tudo de novo. nestes quase tres anos de namoro houve muitas crises, mas não terminei com medo de me arrepender depois já que ele é uma pessoa com qualidades dificeis de se encontrar. além disso não consigo me relacionar bem com a familia dele até a voz me irrita. sinceramente estou muito angustiada. me ajude por favor

  91. bom alguem se ele pede pra deixar passar a mao na bunda eu axu q issu eh natural de um namoro n exatamente precisa pedir sei la

    mas vo dizer 1 coisa pekado eh vc jogar sua filha do 7 andar

    ou matar a sua namorada pq n te qeh mais

    ou ser preconceituoso

    ou ser pedofelo

    hj em dia o mundu esta tao poluido agora n deixar fazer o namorado te fazer 1 carinho blx n deixa q ele vai fazer em otra agora vc vai dizer entao ele n te ama? A carne humana eh fraka

    esse Sr. diz issu tudu pq ja passo por issu agora eu perguntu a ele vc caso virgem?
    entao ta no inferno?

    na minha opniao fazer sexo antes do casamento eh pecado agora trokar carinhos jamais

    PROIBI O NAMORADO DE PASSAR A MAO NA BUNDINHA DA NAMO? EH O CUMULO

    ENTAO VO VIRA GAY

  92. Boa tarde!
    Sou evangélica desde o berço e meu namorado é católico, estamos juntos há quase um ano. Infelizmente acabamos tendo relações e agora me sinto muito mal e culpada, tenho medo de não me casar com ele, de não ter mais as bençãos de Deus em nossas vidas, de nunca me livrar desse peso na consciência.
    Não sei o que fazer; não sei se devo continuar esse relacionamento…estou me sentindo perdida.

  93. Oi,
    gostei muito deste blog, muito abençoado, deixei o pecado com meu namorado, para ficar com Jesus, pois sei que isso me separava de Deus, e ele terminou comigo, não entendeu, devo eu lutar por ele?

  94. Filha, é Deus quem prepara as pessoas, não para casar, mas para serem à imagem e semelhança de Jesus Cristo. Cabe às pessoas escolherem com quem querem namorar e casar.

    Se a escolha for sábia, o namorado ou namorada será uma pessoa de Deus. Se não, a pessoa estará colocando-se em jugo desigual. Existem muitos jovens de excelente caráter que Deus tem preparado, mas a escolha é de cada um.

    Quanto ao serviço a Deus, não se preocupe, pois, de fato, somos servos inúteis: “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer” (Lc 17:10).

    Mesmo o mais ungido dos homens é servo inútil. Tudo o que fizermos, seja quem for, só terá valor se tiver sido feito poelo próprio Senhor, por meio de nós. A obra que prevalecerá é aquela que nos disponibilizamos para que o Senhor faça. A obra que fizermos, sem Ele, será queimada: “manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo” (1 Co 3:13-15).

    Agora, quanto ao pecado, vocês precisam arrepender-se e parar. Deus abençoa sim o casamento, mas sempre ficará aquela mancha no relacionamento. Se estão namorando há tanto tempo, se ambos são filhos de Deus, porque não providenciam logo o casamento? Ou então que se afastem enquanto não tiverem idade e condições de casarem-se.

    Que o Senhor lhes conceda espírito de vigilância e santidade.

  95. Preazado Pr.

    Namoro já faz 3 anos, eu o amo muito e eu sei que ele tbém gosta de mim e infelizmente já tivemos relações. O meu coração doi só de pensar que isso pode ter acontecido com a gente. Estou com medo, pois devido a este pecado cometido, tenho receio de que Deus não permita mais o nosso casamento, não nos dê a benção de ficarmos juntos ou até mesmo de que o nosso casamento seja um desastre devido a isso. Outra dúvida que eu tenho é: Somos nós que escolhemos a pessoa para casar ou é Deus quem nos envia a pessoa que Ele quer q nos casemos?

    Somos evangelicos, conhecemos a verdade, tivemos e temos experiências incríveis com o nosso Deus, trabalhamos na igreja, pois somos líderes e mesmo com tudo isso, ainda pecamos e isso é o que mais nos angustia, nos faz sentir, desculpe o termo, mas nos sentimos inutéis e idiotas diante de Deus. Parece que tudo desaba nas nossas vidas, tudo o que estava sendo construído desmorona, vai ao chão.

    Eu sei que só Deus pode nos ajudar, mas pedimos o seu conselho a sua orientação, por favor.

    Obrigada. Abraços!

  96. Filha, a vontade de Deus é que os jovens formem uma família que ande na presença dele em todo o tempo. Se for com essa ou com aquela pessoa, isso fica à sua escolha.

    Como vocês têm experiência de namoros longos que não deram certo, meu conselho é que orem a respeito de casarem-se logo, já que ambos são filhos de Deus, ambos têm o Espírito Santo.

    Orem, e se sentirem paz no coração, peçam permissão aos pais de vocês e sejam felizes. Enquanto isso, vigiem mais, para que não caiam em tentação e não cometam atos que lhes causarão dor e arrpendimento.

    Que a graça e a paz do Senhor esteja no coração de vocês.

  97. Estou namorando há 6 meses, eu e meu namorado passamos por uma desilusão amorosa muito grande antes de nos conhecermos.E no começo tudo era lindo, e nosso namoro parecia realmente ser guiado por Deus, contudo, com o passar do tempo e até mesmo pelas nossas experiências anteriores em namoros longos, estamos vendo nosso namoro esquentar.Isso nos deixa tremendamente tristes, pois além de buscarmos termos uma comunhão grande com o Senhor, desenvolvemos várias atividades na igreja.E, ainda, nos leva a duvidar se este namoro é realmente da vontade do Senhor para nós.Porque nos cuidamos muito, em nossas atitudes e pensamentos, mas às vezes parece irresistivel deixar que nossos instintos nos dominem.O que posso fazer neste caso?

  98. Lara,

    ainda há tempo para vocês evitarem o pecado de fornicação. Deus é misericordioso e quer lhes abençoar, mas vocês devem buscá-lo. Não confiem em suas próprias forças, pois vocês estão gostando de brincarem perto do abismo.

    Somente na presença de Deus, com temor, é que vocês serão guardados: “Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, benigno em todas as suas obras. Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele acode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva” (Sl 145:17-19).

    Que o Senhor lhes conceda a graça de não terem o coração cauterizado pelo pecado.

  99. Oi, pastor…
    Namoro há 11 meses com um rapaz que desejo que seja meu esposo, nos amamos muito, e ele me deixa muito feliz…
    Quando 0 conheci, ele nao era evangélico, entretanto depois de um certo tempo, aceitou ao Senhor Jesus por livre e espontânea vontade.
    No começo do nosso namoro, deixei bem claro a ele meus princípios, e ele sempre me respeitou, nunca fez nada que eu nao quisesse.
    Acontece que começamos a trocar carícias, no começo eu ficava muito mal, triste e chorava muito. Ele se sentia muito culpado e me pedia desculpas….
    Diversas vezes, conversamos sobre isso, porque sabemos, temos consciência de que estamos pecando e temos medo de não sermos abençoados por Deus.
    A nossa intimidade anda crescendo muito, e não sinto mais aquele “peso na consciência” que antes sentia, e isso me faz falta, porque aparenta que estou me acostumando com algo que nunca concordei…
    Sempre quis casar virgem, porque sei que este é o certo na palavra de Deus e também porque me sentiria mais feliz assim…
    Não sei mais o que fazer para que as coisas parem, já nos acostumamos, e sinto muito desejo perto dele…
    Queria poder ter aquele namoro calmo do princípio, sem ter medo de ficar só em casa e pensar que posso pecar…
    E me sinto mais triste, porque deixei de confessar isso a Deus porque sempre acabava pecando…
    Quero vencer isso na minha vida!
    E quero que Deus abenções nossas vidas, nosso desejo é casar daqui a uns 5 anos…
    E fico triste quando penso que Deus pode não nos abençoar…

    Um grande abraço,
    Que o Senhor o abençõe

  100. Piter, pode dar certo agora, enquanto vocês estão longe um do outro e não têm que enfrentar os conflitos do dia-a-dia de um relacionamento.

    Mas, no futuro, se vierem a casar-se, dificilmente dará certo, porque não tiveram como conhecer-se a fundo, a não ser que você ame mais a Jesus Cristo do que até mesmo a ela.

    Digo isso porque Jesus a conhece profundamente e, estando Ele morando em você (e nela), Ele lhes ajudará nas dificuldades.

    Filho, cristianismo não é religião. Não é ser evangélico, católico, crente ou qualquer outra coisa que queiram chamar. Cristianismo é uma relação de amor com Jesus Cristo. Nele estão todas as bênçãos, inclusive uma esposa abençoada.

    “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef 1:3).

  101. minha namorada é evangelica, e eu não, nos conhecemos pela internet, fui até a casa dela, conheci a mãe e irmã, eu à amo, e ela fala que ama, tenho muito respeito para com os pricipios e os desejos dela, só que moro em outro estado, será que derá certo?

  102. Beatriz, não é pecado namorar com um não-evangélico. Você estará pecando se tiver intimidade sexual com ele, seja evangélico ou não.

    Se tiver pecado ou pecando, tem que pedir perdão a Deus e parar com o pecado.

    O perigo é você ser desviada da sua fé pela influência que ele pode trazer em sua vida, induzindo-a a frequentar lugares que não edificam a vida de ninguém que ama a Jesus. O perigo é você gostar muito dele, a ponto de desobedecer aos pais. Isso é pecado.

    Cuidado com suas atitudes.

  103. Oi eu sou evangélica e namoro um menino que não é evangélico. Épecado? Eu sou batizada nas águas,e vai ter santa ceia é preciso perdir perdão? Pastor eu namorava com um menino que ele é crente mas só que não deu certo. Mas agora a minha mãe não quer que eu namore com um menino pq ele não é evangélico. O que faço pastor?

  104. Santos, dê um “puxão de orelhas” nela. E se ela continuar, sai fora, porque você estará correndo risco. Tudo indica que ela é evangélica só de nome, mas não tem um coração novo, não nasceu de novo.

    “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor” (2 Tm 2:22).

  105. Aninha, o que você deve fazer é continuar orando a Deus pela conversão e salvação do seu namorado. Ore para que Deus abra os olhos dele para que compreenda que é pecador e que necessita de Jesus Cristo. Não é ir à Igreja que vai mudá-lo e fazer dele uma boa pessoa.

    Ir à Igreja muitos vão e nem por isso são transformados. O que muda realmente uma pessoa é quando ela entende que é pecadora e que não há salvação para ela a não ser pelo sangue de Jesus, derramado na cruz do Calvário: “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:1-4).

    Quem vai à Igreja, sem esse entendimento, é somente uma pessoa religiosa.

    Quanto a um cristão poder ou não casar com alguém que não é cristão, não há essa proibição na Bíblia. É uma recomendação, para que se evite sofrimento desnecessário ao que é cristão.

    Se você, sendo cristã praticante, temente a Deus, casar-se com esse rapaz que não tem os mesmos princípios de obediência a Deus, seu lar poderá tornar-se difícil. Por exemplo: ele irá procurar diversão e companhias que poderão agredir suas crenças; poderá querer criar e educar os filhos segundo os princípios em que crê e não segundo os valores cristãos; ele poderá levar para dentro de seu lar imagens e ídolos; poderá ainda querer impedí-la de ir à congregação, de participar de ministérios, etc.. Isso se chama jugo desigual: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” (2 Co 6:14).

    Por isso, a recomendação: case-se somente com um varão que ame mais a Jesus Cristo do que a você mesma. Se isso acontecer, você será feliz. Se não, a chance de ser infeliz é muito grande.

  106. Olá homem de Deus. Eu conheci uma garota evangélica em bp mas ela não sabe que sou cristão e de uns tempos pra cá me apaixonei por ela e quando estamos conversando ela fica me levando a
    falar de sexo, perguntando se estou de roupa íntima, Sabe aquelas coisas que só casais devem fazer quando já são bem íntimos e isso me deixa com desconforto e triste de saber que ela é evangélica e faz isso.

  107. Oi Pastor, eu tenho 17 anos, e sou evangélica desde os meus 12 anos, sou batizada na igreja Metodista e tudo… E eu namoro há um ano e meio, e amo muito o meu namorado. Só tem um problema: ele não é evangélico. Queria levar ele pra igreja comigo mas não consigo. Já pedi a ajuda de Deus mas mesmo assim… Queria que o pastor me ajudasse, tem como?
    E mais uma perguntinha, uma vez eu li que uma pessoa cristã não pode casar com outra pessoa que não seja cristã, é verdade isso?

    Agradeço desde já!!!

    Paz do Senhor

  108. Filha,

    primeiro é tomar uma firme decisão de não mais pecar. Segundo, é orar diariamente pedindo ao Pai que não lhes deixe cairem em tentação. Terceiro, é evitar momentos de intimidades sozinhos, passeios sozinhos, especialmente à noite.

    E, para complementar, devem aproveitar o tempo em que estão juntos para lerem a Bíblia, juntos, pois assim ambos são fortalecidos e não um somente.

    Que Deus lhes conceda força para levarem um namoro santo.

  109. Paz do Senhor!
    Eu namoro ha um ano e meio, e amo muito meu namorado. No começo do relacionamento deixei bem claro que queria casar virgem, como Deus nos disse! Mas eu não pude conter a tentação e acabamos fazendo amor! E constantemente o fazemos. Não queria mas acabo fazendo pelo desejo ser maior.
    O que nós podemos fazer para não cairmos na tentação novamente e termos uma vida amorosa como nosso Pai nos ensinou?

    Obrigada… Espero resposas!!!

  110. Tiago, confesse ao Senhor o seu pecado e Ele lhe perdoará. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9).

    E pare com esse pecado, porque pode derivar para algo mais sério.

    Que o Senhor lhe conceda vitória em todo tempo.

  111. Gostaria de saber: eu e minha namorada tivemos momentos pecaminosos, mas não praticamos sexo. O que eu faço para ter o perdão de DEUS?

  112. Boa noite ! sou evangélico e meu namoro está muito “quente” nos tocamos constantemente eu ñ sei mais o que fazer para evitar, já quase fizemos sexo em pé no portão da casa dela! O que posso fazer para acabar com Isso? Devo terminar o relacionamento? Devo contar para o pastor da igreja mesmo que esteja arependido ?
    No aguardo !!!

  113. Primeiramente a paz do Senhor, gostaria de saber como devemos manter um relacionamente saudável e espiritual entre namorados, como devemos proceder quando temos essas vontades de acariciar ardentemente um ao outro e como devemos lutar contra esse pecado que luta contra as nossas vidas, pois tenho consciência que tudo isso é pecado, pois quero ser mais forte que qualquer pensamento que seja contrário à vontade de DEUS. Gostaria muito de aprender sobre os princípios de um bom relacionamente cristão, abraço.

  114. Filha, depois que ele conseguir passar a mão nesta parte do seu corpo, ele pedirá para passar noutra parte, depois noutra e assim sucessivamente, até não se contentar apenas em passar a mão, externamente, mas em penetrá-lo. Cuidado com o que está em seu coração. A sua vigilância não deve ser contra os desejos dele, mas contra os seus desejos. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”

  115. Eu e meu namorado somos cristaos, e nos masturbamos mutuamente, eu tenho duvidas se estou ou não pecando. o que voce acha? Quero lembrar que eu e meu namorado somos virgens e pretendemos continuar assim ate o casamento.
    ansiosa pela resposta…

  116. Filha, Deus não tem prazer na morte espiritual (a segunda morte) de quem quer que seja. Pelo contrário, Ele deseja que todos sejam salvos, através do arrependimento de seus pecados.

    Você reconhece que está em pecado e tenta justificar a sua salvação através de boas obras: ir à missa, fazer estudos bíblicos, etc. Mas boa obra não salva a pessoa e sim o arrependimento e a conversão.

    Quem está de fato arrependido deseja, sinceramente, largar a prática do pecado. Você diz que sempre pede perdão, mas ao mesmo tempo diz que pratica sexo com o namorado. Ou você está excluindo a fornicação como pecado ou os seus pedidos de perdão não demonstram verdadeiro arrependimento.

    E quem não amar mais a Deus do que ao mundo, a ponto de desejar uma vida santa, não pode ir para o céu, sobrando-lhe somente o inferno (sem aspas).

    O inferno é real e é o próprio Senhor Jesus quem diz: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo (Mt 5:22).

    Que o Senhor te conceda compreensão e determinação na luta contra as tentações.

  117. Muito obrigada por responder, eu entendi.
    Eu sou católica, e sempre vou a missa e faço ano bíblico e sempre peço perdão a tudo que eu faço e sempre agradeço por tudo, mesmo assim eu vou para o “inferno”??

    Espero resposta..!!

  118. A segunda morte, que é a separação eteerna da alma de Deus. A alma irá morar num lugar onde o amor, a graça e a misericórdia de Deus não atuarão: o inferno.

    A primeira morte é a separação da alma do corpo, e essa não devemos temer, pois ela acontecerá com todos, mais cedo ou mais tarde.

    Mas a segunda morte, essa sim, temos que temer, pois ela é a pior: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Ap 21:8)

  119. Eu namoro ha um ano e cinco meses e tenho relações sexuais com meu namorado. eu sei que estou pecando, mas quando fala que uma fez consumado o pecado e continuar pecando fala que gera morte, mas como é essa morte..??

    Aguardo ansiosa!!!

    1. porque o salario do pecado é a morte,existe a diferença de pecar e viver pecando,quando a o verdadeiro arrependimento Jesus perdoa os vossos pecados,e quem se arrepende de verdade, não pratica mais o mesmo erro,Deus te abençoe

      1. Olá pastor eu namora tenho 18 anos e meu namorado também, namoramos já a dois anos. trabalhamos, fazemos faculdade e vamos para a igreja já faz uns 2 anos, mais mesmo sem ir para a igreja sempre sentimos muito temor a Deus. Enfim nos somos muito responsáveis nos dedicamos juntos para tudo somos companheiros um do outro fazemos jejum juntos, oramos juntos, lemos a bíblia juntos enfim somos uma benção um por outro. Só tem acontecidos alguns problemas que nos tem feito nos sentir muito mal. somos virgem namoramos apenas 1 vez na vida, mais depois que fizemos um ano começamos a ficar bastante intimo um do outro a principio a gente sempre foi bem brincalhão sempre brincado só que as vezes essas brincadeira acaba deixando a gente curioso sobre como é o corpo um do outro. Certa vez nos estávamos nos beijando e ele pois a mão por dentro da minha blusa e começou a fazer carinho nas minhas costas, mais as coisas só foi piorando porque cada vez mais ele subia as mãos pelo o meu corpo, e com o passar do tempo ele já começou a me tocar fazer caricias em todas as partes, só que nos dois sabemos que é errado, sempre pedimos perdão pra Deus porque nos sentimos muito culpado, mais a gente sempre acaba voltando a fazer as mesmas coisas parece que nessas horas nossa consciência some e só a nossa carne que resta e agimos por ela. O que eu faço a gente resiste, já conversamos, mais a gente sempre acaba tropeçando no mesmo lugar ?

Os comentários estão desativados.