Tenho que confessar meu pecado à Igreja?

Pergunta:

A Paz do Senhor…

Namoro há algum tempo com meu namorado. Ele tem 40 anos e eu 26. Graças a Deus nos damos muito bem, mas não vigiamos e acabamos tendo relação sexual. infelizmente isso não aconteceu uma vez, mas acontece sempre e sempre que acontece me sinto muito mal, pois quero ser benção na vida dele e que ele seja na minha.

Temos orado a Deus pedindo que Ele nos dê força, está muito difícil, mas creio que vamos vencer essa batalha. Ontem tomamos a decisão de não ter mais relação antes do casamento. Graças a Deus estamos preparando as coisas para que possamos nos casar o mais rápido possível. Só que tenho uma dúvida: é verdade que temos que falar sobre isso com o pastor da igreja e pedir perdão para a igreja?

Por favor me ajude. Isso está me perturbando. Gostaria que o irmão me desse referências bíblicas. Fique na paz e aguardo o sua resposta. Elaine

Resposta:

Irmã, é como você disse: a falta de vigilância, de oração e o excesso de confiança leva as pessoas a conviverem com o perigo como se elas pudessem livrar-se dele á hora que desejarem. Não é assim, na vida real. Com Satanás não se brinca, pois ele é astuto, sedutor e depois acusador.

O pecado, especialmente na área sexual, atrai outros pecados, como por exemplo a mentira, o falso testemunho, uma vida nas trevas.

A Bíblia não diz que todo pecado deve ser confessado ao pastor e à Igreja, mas a tentação para repetição de um pecado se torna cada vez mais forte enquanto esse pecado permanecer escondido. Mas, uma vez confessado, ele se enfraquece, porque a vergonha toma conta do pecador e, principalmente, porque os verdadeiros fiéis irão interceder pelo pecador, para que o senhor conceda-lhe força para resistir às tentações.

Somente aqueles que não forem convertidos de fato é que irão julgá-la, pois pensarão que se encontram acima do juízo, o que não é verdade, pois todos somos “farinha do mesmo saco”. Todos necessitamos da misericórdia de Deus. “Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos” (Rm 11:32).

Você pode procurar uma irmã idosa, de confiança, discreta e contar-lhe, pedindo-lhe que a aconselhe e ore por você. Mas, o principal, é arrepender-se diante de Deus, pedindo-lhe perdão, e pedindo-lhe que a fortaleça na decisão de não mais cometer pecado. Deus a perdoará, certamente. “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado…. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:6, 7 e 9).

E seja firme na sua decisão, caso seu namorado fraqueje e a procure. Leia mais a Bíblia porque ela é o martelo de amaciar carne.

Que a graça e a paz do senhor Jesus esteja contigo.

José Adelson de Noronha

510 opiniões sobre “Tenho que confessar meu pecado à Igreja?”

  1. A paz do senhor. Queria saber se devo conversar com o meu pastor pois tive relacao com meu namorado. Antes do casamento pedimos perdao a deus mas ,mas voutamos a praticar outras vezes d novo quero parar de vez ,mas nao consigo,sempre pesso perdao a Deus e quero para.será. q devo conversar com o pastor ou so pedir perdao a deus e parar,ou devo falarcm pastor

    Curtir

    1. Filha, já está provado que apenas pedir perdão a Deus não está sendo suficiente para que você realmente pare. Claro que Deus lhe perdoa, mas parar com o pecado é outra história.

      É necessário que você se aproxime mais do Senhor e uma das formas mais eficazes é revelando a alguém sua fraqueza de ânimo contra o pecado e pedindo a essa pessoa que interceda por você, seja o seu pastor, seja uma senhora da Igreja, mulher cheia do Espírito Santo, discreta, que possa lhe ajudar em oração e aconselhamento.

      Que o Senhor tenha misericórdia de vocês e lhes perdoem o pecado e lhes encaminhe a alguém que possa ajudá-loes, é minha oração a favor de vocês, em Nome de Jesus.

      Curtir

  2. paz de senhor, mim chamo leandro namoro á 1ano é 2 messes, ja faz 5 meses que deixei á relaçao sexsual pra traiz pra servi á Deus de verdade, pois nesse periodo resebi um cargo na ingreja, fiquei muito contrangido comedo de quando eu tivese la em cima do altar eu cometeçe algum ato co minha namorada, acabemos caindo, estou muito arrazado agemte se da muito bem mais depoi que acoteçeu bragamos fei, tenho duvidas de devo ou nao conta á meu pastor, pois tenho medo dos ohlares acuzadores, é fora que os paz delas suberem sera ofim, tenho pensado pedi perdao á Deus é continuar do mesmo jeito mais tá semdo difisil toma uma desiçao mi, Deus abençoe

    Curtir

    1. Irmão, antes de tudo, procure consertar sua relação com a namorada e, juntos, decidirem sobre a santidade no namoro. Depois busquem em Deus orientação sobre a confissão ao pastor. Que o Senhor tenha misericórdia de vocês e lhes perdoe o pecado, guardando-os de todo o mal, em Nome de Jesus.

      Curtir

  3. irmã eu fiquei confuso sobre uma coisa
    é que eu amo a minha namorada ja namoramos a 8 meses moramos um pouco longe ela em uma cidade e eu em outra mas eu amo ela de verdade mas vc disse que eu não devo casar com uma mulher
    mas umas das promessas que Deus fez em minha vida e o casamento e agr o que eu faço ?

    Curtir

    1. Amado Igor, você me entendeu errado. Querido leia de novo o que eu escrevi. O que eu disse é que você deve ser sincero com sua namorada, não esconder sua condição sexual, mas eu disse que isso fica a seu critério. Eu torço de coração que você se case e seja abençoado e amado: que seja com uma mulher. Estaria pecando em lhe dizer para casar com um homem, já que sou seguidora da Bíblia e a Bíblia condena a prática homossexual.

      Amado, ore a Deus e peça direção Dele em sua vida, você disse que ama sua namorada, mas ficou com seu amigo. Ame não por palavras mas por atitude. É nisso que disse que deve ser sincero com sua namorada, case só se tiver certeza de que a respeitará de verdade.

      Querido, espero que agora tenha entendido o que quis te passar. Se Deus quiser você será grandemente abençoado por Deus, com um casamento e filhos. Que Deus o ajude a superar todas as dificuldades e dúvidas. Espero ter sido clara. Leia e pratique sempre a Bíblia, amado.

      Curtir

  4. A paz do senhor

    quero confessar esse meu pecado mas nao acho ninguém certo para falar então vou contar aqui msm.
    eu sou bissexual estou namorando uma menina linda eu a amo mas o negocio e que eu tenho um amigo q tbm é bissexual e agente trocou punheta um pro outro, ele tbm é crente eu nao tenho palavras para dizer o quanto não quero mais fzr isso nunca mais na minha vida. mas eu sou assim e gostaria de saber se Deus me perdoa e se eu preciso falar com algum líder da minha igreja eu nao queria ser bissexual pq quero muito casar mas quero amar só minha esposa
    me ajudem não sei o que faço. quero deixar claro que não estou jogando a culpa do meu pecando na bissexualidade mas eu não gostaria de ser assim

    Curtir

    1. Amigo, claro que Deus lhe perdoa, desde que aja arrependimento sincero de sua parte e desejo de não voltar a cometer pecado. Na minha opinião conversar com um líder pode ser bom, pode lhe ajudar com conselhos. Agora, penso também que não deveria casar com uma mulher sem ser sincero com ela. Acho que ela tem o direito de saber de sua condição, é muito ruim ser iludido, se casar com alguém pensando ser uma coisa e depois descobrir que não é. Mas isso fica a seu critério. Que o perdão de Deus seja na sua vida e você receba libertação e renovo espiritual. E quando estiver com seu amigo, cuidado, já sabe que há perigo de recaída, então, ore e vigie.

      Creio que o irmão José Adelson pode lhe esclarecer melhor as coisas devido a sua experiência.

      Curtido por 1 pessoa

  5. Paz :) Eu não sei se minha mensagem foi ou não foi, mas vou tentar de novo.. Tenho 17 anos e eu e meu namorado tivemos relação sexual, eu estou tão arrependida e chego a ter nojo dos meus atos. Isso está me destruindo por dentro, estou tão angustiada e não sei o que fazer.. Eu tenho cargo na igreja e não gostaria de parar, porque eu amo fazer a obra do Senhor e tenho medo de me enfraquecer. Queria saber se é necessário que eu diga ao Pastor, ou se posso falar com outra pessoa. Meu medo é que meus amigos se afastem de mim e do meu namorado e também tenho medo dos olhares acusadores..Mas sei que do jeito que está não pode continuar. Peço que orem ao meu favor. Deus abençoe!

    Curtir

    1. Filha, que essa experiência terrível lhe sirva de lição, para que não volte mais a acontecer. Sexo fora do casamento é pecado e traz consequências.

      Eu oro e peço ao Senhor que lhe perdoe o pecado, que lhe guarde das tentações, lhe restaure a fé e o amor a Deus e lhe preserve em seu ministério, em Nome de Jesus. Pelo seu arrependimento, você já está perdoada, em Nome de Jesus.

      Curtir

  6. Oi pastor… tem um tempo que descubrir q meu marido assistia videos porno na Internet… pqguei a mania de tds os dia olhar p v o q ele tanto fazia mais aco tece q em umas dessas fiquei curiosa e acabei assistindo tds e dps me masturbando…. eu sei q fiz algo errado mais tenho q falar ao pasto?

    Curtir

    1. Pois é, irmã, você não deveria ter espionado as coisas de seu marido. Toda vez que espionamos alguém, sofremos consequências. Agora você conheceu o mal e pode ficar prisioneira dele se continuar olhando seu marido às escondidas, espionando. De prisioneiro, viciado, basta ele.

      Que o Senhor tenha misericórdia de você e lhe perdoe e te levante como intercessora de seu marido, para libertação dele, é minha oração a favor de ambos, em Nome de Jesus.

      Curtir

  7. A paz do Senhor pastor, sou cristã meu namorado também … No inicio do namoro caímos e tivemos relação sexual uma vez. No mês seguinte devido a minha consciência e dele oramos a Deus e pedimos perdão pelo o nosso pecado ate hoje peço perdão a Deus sempre que me vem na cabeça o ato. Começamos juntos um proposito de jejum e oração sem beijos nem nada. Mas ainda nao me sinto de consciencia tranquila e também não contei ao meu pastor. Não queria ter feito isso mas me deixei levar pela emoção do momento, depois disso meu namoro nao vai nada bem. Sou uma pessoa extremamente confusa, insegura estava buscando de Deus para saber se nosso relacionamento eram da vontade do Pai mais depois do acontecido não busquei mais e devido ao passado do meu namorado tenho muitas duvidas. Hoje estou buscando pela minha vida espiritual me fortalecer, me achegar mais perto do Senhor, mas não sei se continuo esse namoro assim mesmo sem confirmação de Deus e se nao for estarei perdendo tempo? me ajuda estou confusa… Obrigada Deus o abençoe!
    Debora

    Curtir

    1. Irmã, que a paz do Senhor esteja em seu coração. Seu pecado já foi perdoado por Deus, através do Sangue de Jesus. Você não precisa mais ficar se auto-punindo, pois nem mesmo Deus se lembra de seu pecado, uma vez perdoado.

      Esquecê-lo eu sei que você não conseguirá, mas a lembrança será apenas para que seja mais vigilante contra as tentações e fraquezas de sua natureza. Agora, conforme instruções do Senhor Jesus, “vá e não peques mais para que não te suceda coisa pior”.

      Você deve continuar buscando a Deus em jejum e oração sim, mas não para saber se o namoro é ou não da vontade Dele, mas sim para que haja discernimento espiritual a seu próprio respeito com relação a essa insegurança e confusão de propósitos em sua mente. Deus pode aperfeiçoá-la se você andar na presença dele. E aí sim, o namoro será santo e agradável a Deus.

      Quanto ao rapaz ter um passado que lhe traz insegurança, você deve buscar aconselhamentos com seu pai e mãe e/ou pastor, pois eles poderão lhe orientar melhor.

      O Senhor lhe abençoe com paz no coração e com uma vida reta e santa, em Nome de Jesus.

      Curtir

    1. Irmã Josiane, a Ceia não é sacramento, mas apenas um memorial, maravilhoso, do sacrifício de Jesus a nosso favor, pobres pecadores.

      Você deve pedir perdão a Deus, por ter perdido, durante esses sete meses, essas oportunidades de agradecê-lo.

      Peça perdão ao Senhor e volte a tomar a Ceia, para bem de sua própria alma, em Nome de Jesus.

      Curtir

  8. pastor eu adulterei pois pedi a DEUS perdão eu sei que ele mim perdoou e preciso contra meu pastor? mas se eu contar ele vai ficar sabendo e tenho medo de perder minha familia pois ele tem depressão tenho medo dele tirar sua vida por favor pastor mim ajude DEUS mim perdoa sem eu precisar falar com o pastor da minha igreja?

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s