Tenho que confessar meu pecado à Igreja?

Pergunta:

A Paz do Senhor…

Namoro há algum tempo com meu namorado. Ele tem 40 anos e eu 26. Graças a Deus nos damos muito bem, mas não vigiamos e acabamos tendo relação sexual. infelizmente isso não aconteceu uma vez, mas acontece sempre e sempre que acontece me sinto muito mal, pois quero ser benção na vida dele e que ele seja na minha.

Temos orado a Deus pedindo que Ele nos dê força, está muito difícil, mas creio que vamos vencer essa batalha. Ontem tomamos a decisão de não ter mais relação antes do casamento. Graças a Deus estamos preparando as coisas para que possamos nos casar o mais rápido possível. Só que tenho uma dúvida: é verdade que temos que falar sobre isso com o pastor da igreja e pedir perdão para a igreja?

Por favor me ajude. Isso está me perturbando. Gostaria que o irmão me desse referências bíblicas. Fique na paz e aguardo o sua resposta. Elaine

Resposta:

Irmã, é como você disse: a falta de vigilância, de oração e o excesso de confiança leva as pessoas a conviverem com o perigo como se elas pudessem livrar-se dele á hora que desejarem. Não é assim, na vida real. Com Satanás não se brinca, pois ele é astuto, sedutor e depois acusador.

O pecado, especialmente na área sexual, atrai outros pecados, como por exemplo a mentira, o falso testemunho, uma vida nas trevas.

A Bíblia não diz que todo pecado deve ser confessado ao pastor e à Igreja, mas a tentação para repetição de um pecado se torna cada vez mais forte enquanto esse pecado permanecer escondido. Mas, uma vez confessado, ele se enfraquece, porque a vergonha toma conta do pecador e, principalmente, porque os verdadeiros fiéis irão interceder pelo pecador, para que o senhor conceda-lhe força para resistir às tentações.

Somente aqueles que não forem convertidos de fato é que irão julgá-la, pois pensarão que se encontram acima do juízo, o que não é verdade, pois todos somos “farinha do mesmo saco”. Todos necessitamos da misericórdia de Deus. “Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos” (Rm 11:32).

Você pode procurar uma irmã idosa, de confiança, discreta e contar-lhe, pedindo-lhe que a aconselhe e ore por você. Mas, o principal, é arrepender-se diante de Deus, pedindo-lhe perdão, e pedindo-lhe que a fortaleça na decisão de não mais cometer pecado. Deus a perdoará, certamente. “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado…. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:6, 7 e 9).

E seja firme na sua decisão, caso seu namorado fraqueje e a procure. Leia mais a Bíblia porque ela é o martelo de amaciar carne.

Que a graça e a paz do senhor Jesus esteja contigo.

José Adelson de Noronha

454 opiniões sobre “Tenho que confessar meu pecado à Igreja?”

  1. Pastor,namoro a 1 ano,tenho 25 anos sou filho de Pastor,minha namorada tem 18 anos é filha de diácono ambos da Igreja Assembléia de Deus, somos virgens.Logo no início do nosso namoro quando estávamos sozinhos algumas vezes rolaram carícias nas partes íntimas na qual eu não consegui me controlar e ela me correspondeu.Sempre que vou vê-la ela costuma usar roupas provocantes que me deixa excitado e tenho lutado contra a carne pois o desejo sexual está sendo muito grande. O que eu faço pastor?nós conversamos,temos orado e pedido perdão a Deus.Mas minha namorada está arrependida e com a consciência pesada e não quer tomar ceia,precisamos se confessar com o Pastor da igreja e pedir disciplina?

    Curtir

    1. Amado, isso aconteceu no início do seu namoro e vocês não estão mais fazendo. Já pediram perdão a Deus, estão orando e foram perdoados. Tenha paz no coração e tome a ceia com gratidão, pois se não fosse o sacrifício de Jesus, não haveria perdão para vocês.

      Mas exorte firmemente sua namorada com relação às roupas, não só por sua causa, mas também com relação a outros jovens. Mulher que usa roupa provocantes, mesmo inconscientemente, leva muitos homens à tentação e ao pecado de cobiça.

      O Senhor te abençoe e guarde do mal.

      Curtir

  2. Pastor, estou em um conflito muito grande. Tenho 17 anos e a 2 anos namoro com um jovem de 18 anos. Ambos somos membros batizados nas águas. Infelizmente, por falta de vigilância, caímos, cometemos fornicação, apenas duas vezes, e ja faz algum tempo, uns meses que isso ocorreu. Ele é levita na igreja e eu sou lider de mocidade de minha congregação.
    Nós nos arrependemos , confessamos a Deus o nosso pecado, e o abandonamos.
    Porem, tenho a duvida se devemos confessar ou meu pastor, pois não estamos mais ceiando desde que caimos.
    Temo tambem que Deus não abençoe o meu ministerio como lider por não ter confessado ao meu pastor.
    O que devemos fazer ? Podemos ceiar ? Devemos confessar ao nosso pastor ? Não posso me casar ainda, se confessar terei que me casar ? Posso casar na igreja ?. Me ajude Irmão, Deus o abençoe.

    Curtir

    1. Filha, quanto ao pecado, você está perdoada, pois se arrependeu e confessou ao Senhor. Você pode e deve voltar a cear, pois a Ceia é um memorial do sacrifício de Jesus a favor do pecador. Quando estiver tomando a ceia, agradeça de todo o coração pelo sacrifício de Jesus na cruz, a seu favor.

      Quanto ao ministério e confissão ao pastor, você deve fazê-lo apenas se sentir acusação por parte de satanás. Sua confissão poderá desencadear várias consequências tristes em sua vida, mas também poderá trazer paz ao seu coração.

      Vocês não devem casar-se agora se não estão em condições ainda, sejam elas materiais, sejam psicológicas. Um casamento precipitado poderá trazer mais mal que bem, a médio e longo prazo. Vocês erraram sim, mas se casarem sem ter maturidade, poderão errar mais gravemente ainda. E claro que, no tempo apropriado, poderão (deverão) casar-se na Igreja, diante de um ministro de Deus, para serem abençoados e serem uma família próspera espiritualmente.

      Essa experiência sua poderá lhe ser de grande valia no aconselhamento de jovens e adolescentes. O Senhor lhe conceda graça, paz e edificação espiritual, em Nome de Jesus, é minha oração a seu favor, em Nome de Jesus.

      Curtir

  3. Mas não contei pra ele, nos casamos mas ele nunca mudou comigo, me agredia, quebrava meus móveis, tive outra filha, ele foi para igreja mas parece que piorou,
    Não queria ter relações comigo entre outras coisas, me separei, mas tenho síndrome do pânico, quero saber se sofro desse mal pir esse pecado se devo confessar a ele, obrigada pastor!

    Curtir

    1. Irmã, você precisa, no momento, de apoio espiritual de sua congregação, dos seus pastores. Procure-os, confesse a eles seu pecado e sua luta espiritual e peça orações, intercessões a seu favor.

      Eu oro e peço ao Senhor que tenha misericórdia de você, perdoando seus pecados e curando-a desse pânico, em Nome de Jesus.

      Curtir

  4. Pr. eu tbm trai meu marido, com o sobrinho dele, na época não eramos casados e já tínhamos nossa filha mais velha.Ele sempre me agrediu, era mau e me traia sempre, não estou me justificando, fiz pq fui fraca o fato é que engravidei mas penso que era do meu marido pq fiquei com o outro uma única vez! O menino nasceu e todos da familia souberam da minha traição, quase me lixaram, foi horrível! Quatro meses depois o menino morreu de cardiopatia congenita, fiquei louca, e ai me converti, o pastor da época me disse para esquecer td que Jesus tinha me perdoado, já fazem oito anos,

    Curtir

  5. Pastor a algum tempo comecei a namorar e tive relações com meu namorado ambos somos da igreja, esse namoro terminou e hoje me arrependo muito do que fiz , pedi perdão a Deus, mais tenho uma duvida se tenho que confessar para o meu pastor,? e se o fizer se ele pode vir contar pra alguém?

    Curtir

    1. Irmã, você deveria ter confessado antes, enquanto estavam no pecado. O pastor poderia ter aconselhado vocês, se soubesse, orado com vocês e seu namoro provavelmente teria tido ou desfecho. Agora não faz sentido confessar. Quanto a se ele pode contar a outras pessoas ou não, ele não deveria contar, mas …

      Curtir

        1. Pode tomar a Ceia sim, pois a ceia é justamente para nos lembrar que Jesus amou o pecador a ponto de dar a vida por ele. Quanto tomar a Ceia, agradeça a Jesus de todo o seu coração. Ela é um memorial do amor de Deus por você, por mim.

          E claro que pode fazer parte dos grupos, agora com mais ciência de que é fraca e necessita mais vigilância.

          Eu oro e peço ao Senhor que te traga paz ao coração e um renovo de alegria pela sua salvação, em Nome de Jesus.

          Curtir

  6. Irmão tenho um namoro de 8 anos
    Quando obedecemos a 5 anos atrás vivíamos um namoro do mundo,namaridos como se falam…
    Obedecemos e depois de 2 anos começamos a se arrumar para casar à partir da caímos em tentação e praticamos sexo oral.
    Nisso ficou 2 anos,
    É pecado de morte
    Se contar ao ministério perde a liberdade?
    O que eu faço?

    Curtir

    1. Casem-se logo, se não quiserem continuar vivendo nesse conflito tão grande e nessa luta tão inglória contra a sensualidade. Nessa batalha vocês serão sempre perdedores, pois já experimentaram o prazer e ficaram cativos do pecado.

      Jesus perdoa a cada vez que se arrependerem, mas a luta será sempre grande, todos os dias. Melhor reconhecer que são fracos e precisam regularizar sua situação conjugal logo.

      O Senhor lhes abençoe com os recursos para que seu casamento se consuma e saiam dessa vida da namoridos, em Nome de Jesus.

      Curtir

  7. Pastor meu nome é Jônatas tenho 14 anos anos e estava preso pelo vicio da masturbação. Pedi perdão a Deus e pretendo nunca mais pecar, mas mesmo assim presciso me confessar a uma pessoa?

    Curtir

    1. Filho, você já está perdoado, pois se arrependeu e pediu perdão a Deus. Não precisa contar a mais ninguém a não ser que queira pedir que orem por você, para se fortalecer contra as tentações. O Senhor te abençoe e te guarde de todo o mal, é minha oração a seu favor, em Nome de Jesus.

      Curtir

  8. Pastor, namoro há mais de dois anos com um rapaz, tenho 18 anos e ele 21 ambos somos filhos de pastores criados na igreja desde o nascimento. Desde o começo do namoro temos o sonho de casar e nos preparamos pra isso, inclusive tudo indica que vamos nos casar no ano que vem, e através de orações Deus nos deu uma resposta que essa era a vontade D’Ele, mas infelizmente nós caímos em pecado. Nós nos amamos muito Pastor, mas será que ainda podemos casar? Será que Deus ainda pode nos abençoar? Ou Ele “mudou de ideia” quanto a nós ?

    Curtir

  9. Pastor, gostaria de saber se quando pedimos perdão à DEUS por tal atitude errada e estamos arrependidos é o mesmo que estar confessando nossos pecados? E se fazemos uma oração reconhecendo todos os nossos pecados e pedindo perdão por todos de uma vez estamos confessando nossos pecados?….Obrigada! Que Deus abençoe à todos!

    Curtir

    1. Filha, arrependimento significa dar razão a Deus, isto é, reconhecer que pecou, reconhecer que é pecadora: “sim Senhor, sou pecadora”;. “Sim, Senhor, eu pequei e estou arrependida. Me perdoe, pelo sangue de Jesus!”.

      A sua salvação é pelo reconhecimento do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário a seu favor, pela GRAÇA de Deus. A sua salvação não é pela quantidade de confissão de pecados, mas pela confissão que é pecadora e que está perdida, sem Jesus!

      Certa vez levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em flagrante adultério. Foi flagrante. Todos queriam apedrejá-la publicamente e queriam que Jesus desse a condenação. Mas Jesus recusou-se a julgar apenas a ela, pois sabia que todos ali tinham seus próprios pecados ocultos.Inclusive os que armaram para que ela fosse apanhada em flagrante.

      Então Jesus apanhou a todos eles nas suas próprias espertezas, dizendo que quem não tivesse pecado poderia atirar a primeira pedra. Todos saíram de perto, a começar pelos pelos anciãos religiosos. E saíram levando seus pecados ocultos, sem o perdão de Jesus.

      Então Jesus liberou também a mulher para ir para casa, sem condená-la. Ela foi perdoada do adultério e liberta.

      Mas é interessante observar que a mulher não confessou o pecado, nem diante da “igreja” ali reunida e nem diante de Jesus. Mas foi perdoada assim mesmo. Por que? Porque ela não se justificou em momento algum. O silêncio dela diante dos acusadores era sua própria confissão de culpa. O pecador que fica se justificando não obtêm o perdão, pois quer transferir a culpa para outra pessoa.

      Se você pecou, confesse ao Senhor o seu pecado e receba já o perdão. Não confesse apenas genericamente, mas confesse cada pecado, á medida que o Espírito Santo lhe for lembrando. Claro que será impossível lembrar-se de todos os seus pecados cometidos desde sua infância, mas ao lembrar confesse e peça perdão, para que tenha paz no coração.

      Havendo oportunidade de confessar a alguém da congregação, que seja cheio do Espírito Santo, confiável, discreto, deve confessar, para que seja curada na alma também. Mas o perdão, esse é com o Senhor.

      Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja em seu coração, hoje e sempre.

      Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s