Tenho que confessar meu pecado à Igreja?

Pergunta:

A Paz do Senhor…

Namoro há algum tempo com meu namorado. Ele tem 40 anos e eu 26. Graças a Deus nos damos muito bem, mas não vigiamos e acabamos tendo relação sexual. infelizmente isso não aconteceu uma vez, mas acontece sempre e sempre que acontece me sinto muito mal, pois quero ser benção na vida dele e que ele seja na minha.

Temos orado a Deus pedindo que Ele nos dê força, está muito difícil, mas creio que vamos vencer essa batalha. Ontem tomamos a decisão de não ter mais relação antes do casamento. Graças a Deus estamos preparando as coisas para que possamos nos casar o mais rápido possível. Só que tenho uma dúvida: é verdade que temos que falar sobre isso com o pastor da igreja e pedir perdão para a igreja?

Por favor me ajude. Isso está me perturbando. Gostaria que o irmão me desse referências bíblicas. Fique na paz e aguardo o sua resposta. Elaine

Resposta:

Irmã, é como você disse: a falta de vigilância, de oração e o excesso de confiança leva as pessoas a conviverem com o perigo como se elas pudessem livrar-se dele á hora que desejarem. Não é assim, na vida real. Com Satanás não se brinca, pois ele é astuto, sedutor e depois acusador.

O pecado, especialmente na área sexual, atrai outros pecados, como por exemplo a mentira, o falso testemunho, uma vida nas trevas.

A Bíblia não diz que todo pecado deve ser confessado ao pastor e à Igreja, mas a tentação para repetição de um pecado se torna cada vez mais forte enquanto esse pecado permanecer escondido. Mas, uma vez confessado, ele se enfraquece, porque a vergonha toma conta do pecador e, principalmente, porque os verdadeiros fiéis irão interceder pelo pecador, para que o senhor conceda-lhe força para resistir às tentações.

Somente aqueles que não forem convertidos de fato é que irão julgá-la, pois pensarão que se encontram acima do juízo, o que não é verdade, pois todos somos “farinha do mesmo saco”. Todos necessitamos da misericórdia de Deus. “Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos” (Rm 11:32).

Você pode procurar uma irmã idosa, de confiança, discreta e contar-lhe, pedindo-lhe que a aconselhe e ore por você. Mas, o principal, é arrepender-se diante de Deus, pedindo-lhe perdão, e pedindo-lhe que a fortaleça na decisão de não mais cometer pecado. Deus a perdoará, certamente. “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado…. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:6, 7 e 9).

E seja firme na sua decisão, caso seu namorado fraqueje e a procure. Leia mais a Bíblia porque ela é o martelo de amaciar carne.

Que a graça e a paz do senhor Jesus esteja contigo.

José Adelson de Noronha

492 opiniões sobre “Tenho que confessar meu pecado à Igreja?”

  1. A paz do Senhor pastor, sou cristã meu namorado também … No inicio do namoro caímos e tivemos relação sexual uma vez. No mês seguinte devido a minha consciência e dele oramos a Deus e pedimos perdão pelo o nosso pecado ate hoje peço perdão a Deus sempre que me vem na cabeça o ato. Começamos juntos um proposito de jejum e oração sem beijos nem nada. Mas ainda nao me sinto de consciencia tranquila e também não contei ao meu pastor. Não queria ter feito isso mas me deixei levar pela emoção do momento, depois disso meu namoro nao vai nada bem. Sou uma pessoa extremamente confusa, insegura estava buscando de Deus para saber se nosso relacionamento eram da vontade do Pai mais depois do acontecido não busquei mais e devido ao passado do meu namorado tenho muitas duvidas. Hoje estou buscando pela minha vida espiritual me fortalecer, me achegar mais perto do Senhor, mas não sei se continuo esse namoro assim mesmo sem confirmação de Deus e se nao for estarei perdendo tempo? me ajuda estou confusa… Obrigada Deus o abençoe!
    Debora

    Curtir

    1. Irmã, que a paz do Senhor esteja em seu coração. Seu pecado já foi perdoado por Deus, através do Sangue de Jesus. Você não precisa mais ficar se auto-punindo, pois nem mesmo Deus se lembra de seu pecado, uma vez perdoado.

      Esquecê-lo eu sei que você não conseguirá, mas a lembrança será apenas para que seja mais vigilante contra as tentações e fraquezas de sua natureza. Agora, conforme instruções do Senhor Jesus, “vá e não peques mais para que não te suceda coisa pior”.

      Você deve continuar buscando a Deus em jejum e oração sim, mas não para saber se o namoro é ou não da vontade Dele, mas sim para que haja discernimento espiritual a seu próprio respeito com relação a essa insegurança e confusão de propósitos em sua mente. Deus pode aperfeiçoá-la se você andar na presença dele. E aí sim, o namoro será santo e agradável a Deus.

      Quanto ao rapaz ter um passado que lhe traz insegurança, você deve buscar aconselhamentos com seu pai e mãe e/ou pastor, pois eles poderão lhe orientar melhor.

      O Senhor lhe abençoe com paz no coração e com uma vida reta e santa, em Nome de Jesus.

      Curtir

    1. Irmã Josiane, a Ceia não é sacramento, mas apenas um memorial, maravilhoso, do sacrifício de Jesus a nosso favor, pobres pecadores.

      Você deve pedir perdão a Deus, por ter perdido, durante esses sete meses, essas oportunidades de agradecê-lo.

      Peça perdão ao Senhor e volte a tomar a Ceia, para bem de sua própria alma, em Nome de Jesus.

      Curtir

  2. pastor eu adulterei pois pedi a DEUS perdão eu sei que ele mim perdoou e preciso contra meu pastor? mas se eu contar ele vai ficar sabendo e tenho medo de perder minha familia pois ele tem depressão tenho medo dele tirar sua vida por favor pastor mim ajude DEUS mim perdoa sem eu precisar falar com o pastor da minha igreja?

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

