O que fazer quando ele não quer casar-se?

Pergunta:

 

Tenho 27 anos e namoro há 2 anos com um rapaz mais novo. Eu o respeito muito e nos damos muito bem. Porém as pessoas começam a cobrar o casamento. Em uma conversa informal perguntei sobre o que ele acha e ele me disse que tem dúvidas. Confesso que fiquei bastante triste, pois a minha idade já está passando e eu tenho o sonho de ser mãe. Então tenho medo de estar perdendo o meu tempo e, de repente, me ver sozinha.

 

O problema é que o amo de verdade e queria muito casar-me e ser feliz ao lado dele, mas se ele não pensa igual. O que devo fazer?

 

Ele sempre prezou a sinceridade em nosso relacionamento e sempre disse tudo o que realmente pensa sobre nós dois, mas eu só quero ser amada, ele diz que aprendeu muito com os relacionamentos e que hoje é melhor agir pela razão do que pela emoção.

 

Este assunto é estranho pra mim e não consigo falar sobre isso com ninguém. Então estou escrevendo este e-mail na esperança de ter alguma resposta, à luz de Deus, para este dilema que me atrapalha sentimentalmente.

 

Conto com a discrição dos irmãos. Que Deus a todos abençoe.

 

 

 

Resposta:

 

Filha,

 

o rapaz está sendo transparente com você. Casamento não faz parte de seus planos no momento e não há do que culpá-lo por isso.

 

Mas você tem razão em desejar ser mãe, pois essa é a principal missão da mulher e é por meio dela que a mulher é preservada de tantas coisas malignas do mundo: “Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso” (1 Tm 2:15).

 

Por isso você deve ser transparente com ele também, mostrando os anseios do seu coração com relação ao casamento e à maternidade e deixar que ele amadureça uma posição, a favor ou não.

 

O homem tem dificuldade em assumir responsabilidades, especialmente aquelas cujas consequências são para sempre. Por isso dê um certo tempo a ele para que a semente lançada no coração dele germine e produza fruto: “estou pronto” ou “não será tão cedo”.

 

Não fique cobrando muito e nem diga que é por causa das cobranças dos familiares, mas também não deixe passar muito tempo sem que ele lhe revele algo, pois a indecisão masculina é muito cômoda, se a mulher permitir.

 

Que o Senhor te abençoe com graça e paz no coração.

 

 

José Adelson de Noronha

95 opiniões sobre “O que fazer quando ele não quer casar-se?”

  1. Bom tenho 21 anos e namoro com um rapaz de 24 há 1 ano, éramos firmes na igreja, até chegarmos a pecar, perdi minha virgindade com ele e estamos bj pecado a uns 8 meses, no éramos amigos antes de namorar, temos nossos trabalho, r eu quero sair do pecado, casar, e resolver logo essa situação, porém ele n quer diz q n estar preparado, sendo q antes ele vivia falando em fazer um família comigo, acho q foi só ora me iludi, o que faço?

    Curtir

  2. Bom dia!
    Li todos os comentários anteriores, e resolvi compartilhar com vocês minha situação…
    Bom comecei a namorar com 13 anos de idade, e o meu respectivo tinha 26 anos, isso foi em 2008. Atualmente fazem 5 anos que estamos juntos, ele tem uma vida totalmente independente, completei 18 anos agora, já passei na Faculdade de Direito, onde irei começar ano que vem!
    Minha faculdade fica em outra cidade, 2 horas de viajem, mas estou resolvendo ir e vim todos os dias, para não ficar longe dele, já havia morado 6 meses longe dele, nos encontrando final de semana, pois estava fazendo cursinho pré-vestibular, e a experiencia não foi a melhor de todas!
    Mas fiz uma proposta a ele, que só irei ir e vim todos os dias, se noivarmos e morarmos juntos, pois casamento só depois de formada.. Caso o contrario irei embora, e não tenho planos em voltar caso ele se arrependa.
    Ele me ama muito, tem um sentimento muito forte por mim, e é reciproco, 5 anos não são 5 dias, não é verdade?
    Mas até agora, ele não me deu nenhuma resposta… Quando toco no assunto, ele automaticamente diz que não vai me deixar ir embora, e ele não entendi que caso não cumpra o proposto, eu irei!!!!!
    Estou muito confusa, não sei se estou sendo radical demais…

    Durmo com ele todos os finais de semana, ele mora com os pais em um quarto que nem cama de casal tem, é de solteiro, e quando vou dormir. já tem um colchão separado embaixo da cama para ele!
    Me sinto sem valor algum, parecendo que não significo nada, que não pensa na minha opinião a respeito disso, sendo que ele ganha MUITO bem!
    o que eu faço???

    Curtir

    1. Filha, seu namorado só te quer para sexo. Por que ele deveria casar-se, fazer despesas, assumir compromissos, prender-se a uma mulher, deixar os cuidados da mãe, se ele já tem seu corpo?

      E quanto a você, porque decidiu que casar-se somente depois de formada? Quando formar-se vai adiar mais uma vez, até passar em um concurso. Depois adia de novo até passar em um BOM concurso. Aí pode até casar-se, mas adia filhos até ter desfrutado mais da vida e dos prazeres que o dinheiro pode lhe dar.

      Tudo errado em sua vida, a partir do namoro ter começado tão cedo, com um homem com o dobro da sua idade.

      É tempo de romper com esse círculo vicioso e buscar a Deus para que aprenda o temor de Deus no coração.

      Curtir

  3. Boa tarde, meu caso é o seguinte:
    Namoro o fulano por 2 anos e meio e tivemos muitos términos ao longo desse relacionamento ao qual eu sempre fui atrás pra reatar, atrás assim, eu sempre procurava uma desculpa pra nos encontrarmos, mas ele quem acabava tomando a iniciativa de reaproximação na hora D.
    Bom, ele é o cara viciadaço em futebol, tanto pra assistir quanto pra jogar, viciado em uns amigos tontos e ele é muitooooo manipulado pela loka da mãe.

    Bom, umas duas semanas antes dos dias dos namorados desse ano, terminamos, nem lembro o porque, mas sempre era tolice, e eu deixei bem claro que não ia mais atrás dele, que ia ser pra valer, e eu tava determinada a sair fora mesmo, mas como bruxaria do destino, exatamente no dia dos namorados descobri estar grávida, entrei em panico rs… Não quis vê-lo no dia dos namorados pra contar e resolvi contar a ele no dia seguinte…

    Liguei pra ele e marquei para uma conversa. Contei o ocorrido a ele e disse que não esperava nada dele, mas achava correto ele saber que ia ser pai, mesmo assim ele veio com a aproximação dele e ele dizia sentir muita saudades, que me ama, sempre a mesma história, mas engraçado que não acaba em cama não, ele sempre agiu super romântico mesmo, sei lá se é golpe tb rs Enfim, ele disse que não ia me desamparar, me abandonar, que estará comigo nessa.

    Só que, ele fala que quer estar comigo, que “tamô junto” mas não quer saber de casar pra podermos fazer a coisa certa. Vive deixando bem claro que não quer casar. Ai uns dias atrás eu cheguei e falei pra ele, já que a intenção dele é ser apenas pai dessa criança, que ele se limite a isso então e me deixe em paz, e ai rompemos o relacionamento. Não fui mais atrás, mas não deu nem 3 dias e ele começou a me procurar que nem um doido, dizendo que me ama e blá blá blá. As vezes chego a pensar que é só por causa do filho.

    Bom, depois que ele veio que nem doido atrás, eu perguntei o que o impedia de formar uma família comigo? Pq se for dinheiro, que ele não namora uma encostada, que eu tb trabalho e muito e ambos podemos nos ajudar. Ele disse: “é ter que que sair de casa”, eu disse: “amor, vc nunca deixará de ser filho dos seus pais, mas vc tem que pensar que eles tem um ao outro pra se cuidarem, e vc tem que viver a sua vida assim como a sua irmã foi viver a dela. Vc nunca vai abandonar seus pais, vc sempre estará presente pra eles”

    Nossa, no dia seguinte ele ficou numa empolgação que fomos ver uns apto na planta, começamos a fazer planos desde então, coisa que ele NUNCA FEZ, Na semana, como tenho horário mais flexível que ele, fui ver um apto perto de onde moro, (moramos uns 50km um do outro de distância) e até brinquei “amor, achei nosso apto” ele respondeu todo positivo e aparentemente empolgado. Nos encontramos a noite para eu mostrar tudo sobre o apto a ele e ele pediu para eu ver toda a papelada que precisava pra ver se aprovava e tal e fiz assim, levantei e agendei com o banco, tudo nos conformes. Fora que estamos nuns planos bem legais, ele ficava até brincando que eu não ia saber cozinhar pra ele e tal.

    Bom, marquei a entrevista no banco pra um sábado, ai na quarta-feira antes, ele vira pra mim e diz que não quer casar, que tá cedo pra vermos isso que é pra gente ter calma, nossa, acabou comigo tudo aquilo, cheguei a falar pra ele que ele sofre de transtorno de personalidade múltipla, que ele estava iludindo uma grávida, que eu não havia pedido pra ele me assumir, pra ele se mancar e cair fora rs… Nossa, fiquei num ódio só, até pensei que ele deva ter contado pra queridíssima mãe dele, e como ela odeia onde moro, que é metida até não sei onde, mesmo assim paga aluguel caríssimo só pra manter
    aparência, se matando e deve ter enchido o saco dele e ele sendo dominado, já viu, né?

    Bom, fiquei na minha então, chorei claro, esperneei, mas resolvi depois manter o controle rsss Eu já não estava mais ligando pra ele, imagina agora com uma raiva enorme dele. Ai ele me ligava e eu o tratava como se nada tivesse acontecido, ele me perguntava se eu estava bem e eu dizia que sim, não quis compartilhar mais nada com ele. Sábado, como sempre é dia da MERDA do futebol dele, ai esquece que ele existe, e como sempre nem dá pra fazer plano com ele, pq de lá ele sempre sai com os idiotas dos amigos dele e esquece que a vida existe, fiquei na minha e decidi pra mim, que se ele me ligar pra fazer qualquer coisa, depois das 19hs, recusarei pq eu não sou escape de ninguém. Bom, ele me ligou era umas 20hs. Logo ele me perguntou se eu não queria ir na casa dele, eu disse que não estava a fim, ele perguntou se eu não queria fazer nada, e eu disse que estava de boa e não queria, (coisas que ele já cansou de falar pra mim).

    Bom, fiquei em casa e tal e tava ansiosa pra começar a novela “Amor a Vida” logo kkkk (eu sempre odiei novelas, mas tõ curtindo esta rs). Deu 21hs ele estava batendo na minha janela aqui em casa e por sorte eu estava bonitona, com roupa de “casa” mas chamativa. Ele até comentou: “onde a senhorita ia?” Eu: “ah, ia dar uma volta por ai, estava planejando ainda”, ele ficou ferrado da vida rs Ai ele entrou e perguntou o que eu ia fazer, eu disse: “Tô esperando a novela e logo vou assistir um filme que baixei, é comédia” (ele detesta) Mas não cedi a vontade dele e fiz o meu gosto.

    Bom, pra acabar, depois ele veio me falar que ele não tá iludindo a mim, pra eu parar de colocar caramiolas na cabeça, e eu disse que não ia discutir esse assunto com ele, já que era tempo perdido. ai ele veio que me ama e tal, mas nem retruquei. Logo ele ficou me cobrando atenção e eu pedindo espaço. Ai ele dormiu aqui em casa, mew, deu 7 hs da manhã, a loka da mãe dele ligou no celular dele, pra pedir o carro (que é dos pais dele), pra ela ir comprar um sapato no shop. Nossa, achei aquilo o cumulo do absurdo e disse a ele: “escuta aqui, quando vc tá na bagunça, ninguém fica enchendo o seu saco, se for sair daqui antes do almoço vc tá ferrado”. Por sorte ele ficou kkk

    Quando estávamos indo almoçar, ele resolver ir ver o apto que eu tinha marcado a entrevista, foi ver, conversou, gostou e reagendou :S Ficou empolgado, fez planos, enfim, quando ele veio me deixar em casa, ele já veio com o papo pra termos calma, que ainda é cedo, que dá muito bem pra fazermos um quarto pro bebe na casa dele e um na minha casa. mew ele é loucoooo. eu disse: “eu me recuso o pai da minha filha querer cuidar dela por telefone, a distancia, pode ser virar e me colocar embaixo da sua asa, como fará isso, eu não sei, mas se vira ” rs

    Bom, e ele foi embora e acabou meu domingo. Fernanda, me fala o que vc faria, o que vc me aconselharia nessa história. Estou lendo seu blog desde o começo, estou em junho já e tô achando o máximo, lembra muito o livro “Como fazer qualquer pessoa se apaixonar por você” ADORO.

    Conto com sua ajudinha. Bjão meu e do nenenzinho que está no caminho :)

    Curtir

  4. vanessa moro a sete anos com uma pessoa eu tenho 31 ele tem 53 ele tem outros filho s de uma uniao antes mas sofro acho que nao o amo nem somos casado eu frequento assembleia de deus ele e catolico e nao quer casar nem financiar minha casa eu sofro com ele as vezes ele bebe e ja se atracamos da ultima vezele me deixou com marcas no rosto ja chamei a policia ele naoquer sair de casa pois ele paga aqui aluquel de 200,00 reais e uma briga mas numa igreja num projeto conheci alquem um professor no espaço da paz ele mecheu comigo mas estou orando pois quero casar nao quero mas esse homen que tanto chinga a minha familia me ajudem

    Curtir

  5. OLA
    Gostaria que orasse por mim e me auxiliasse
    Bom comecei a namorar com 14 anos, minha família sempre foi evangélica e eu tbm, namoramos 5 anos tudo debaixo da proteção dos pais noivamos e não durou 2 meses foi definitivo o termino, comecei a faculdade acabei não indo a igreja mas sempre fui certinha nunca fui pra uma festa da faculdade nunca fiquei etc. Hoje faz 1 ano e 5 meses que namoro um rapaz q a família eh católica, ele foi, hj se diz ateu, me respeita, eh carinhoso, tudo que o outro namorado não foi este eh, nosso namoro eh baseados nos princípios bíblicos apesar de eu não estar na igreja, ele me respeita e me espera.
    Acontece que nesse meio tempo minha mãe tbm evangélica me expulsou de casa 2 vezes em épocas diferentes a ultima faz alguns meses. Estou no ultimo ano de faculdade e trabalho ainda não da pra sair de casa, mas já tenho uma poupança, pois eu pago todas as minhas despesas, minha mãe as vezes exige que eu pague aluguel pra ela, nunca fui uma filha pervertida, nunca fui em balada, nunca desrespeitei meus pais, nunca me droguei, nada de ruim, nunca fiz, nunca fui contra os princípios bíblicos, minha mãe me titula como invejosa da minha irmã, coisa que eu nunca tive, trato ela como minha filha pois sou mais velha, em troca do aluguel eu limpo a casa, apesar que é apertado pra mim pois não da tempo nem de dormir menos de estudar e eu sempre dou um jeito de agradar minha mãe. Minha mãe sempre me pressionou desde o 1º namoro; a casar.
    Eu quero muito casar e me sinto preparada falta pouco pra terminar a faculdade e quero morar numa cidade grande, já falei com meu namorado sobre casamento, ele tbm termina a faculdade no mesmo período que eu, mas a familia dele eh bem humilde, mas muito esforçado. Ele diz que não tem condições até pq tem uma divida no banco, mas quer ir pra uma cidade grande pra me proporcionar o melhor, sinceramente eu o cobro muito, junta tbm a vontade de sair de casa e fico muito triste pois ele não tem condições alguma eu já disse que nos dois podemos crescer juntos, conquistar; ele sempre adia a data de noivado e nunca acontece, ele até quer casar na igreja e tudo certinho, não sei o motivo pq ele desacretia em Deus, mas muitas vezes ele me dá força e cita passagens bíblicas.
    Mas eu quero muito casar e não sei o que fazer, pois se eu sair de casa o meu sonho de casar na igreja vai pro lixo pq daí eu não vou ter condições nenhuma, e eu não admito amigar se ajuntar ou sei lá deixei claro pra ele tbm, mas como fica? Tenho 22 anos e ele tem 24 anos
    Eu quero casar!

    Curtir

    1. Filha, o cristianismo não nos deixa opção. Nossos mandamento é um só: amar!

      Amar a Deus acima de tudo e todos e amar ao próximo como a nós mesmos. Mas não esse tipo de amor que as pessoas confundem tanto, que é o amor egoista, isto é, eu amo porque me convêm e será bom para mim. O amor que Deus ordena é o amor ágape, que tudo suporta, não se ufana, não espera retribuição, tudo suporta.

      Então, é importante que você mantenha seus princípios e atitudes que tem tido até agora, no que se refere à sua mãe e irmã e no que se refere à sua santidade. Mas mude suas atitudes no que se refere ao relacionamento com o Senhor, pois afastando-se dele suas lutas se tornam mais duras. Seus fardos serão mais pesados.

      Volte a congregar na Igreja, para ter mais lenitivo na alma, se alegrar mais, receber orações, ser edificada na Palavra. Quando você buscar a Deus em primeiro lugar, passará a confiar mais nele e a deixar que Ele próprio seja seu advogado e defensor no que tange ao mau comportamento da sua mãe e no que tange às providências práticas para o casamento.

      “Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração”, é o que está escrito.

      Não creio que seu noivo seja ateu, mas simplesmente ainda não recebeu a revelação. Quando ele ver sua mudança de humor, quando ver seu rosto brilhando por causa do Senhor, ele desejará conhecer mais desse Deus tão bondoso e amoroso e então poderá ocorrer que os olhos dele se abram e aceite a Jesus Cristo como Senhor e salvador da alma dele.

      Que o Senhor lhe guarde e lhe traga paz e esperança ao coração, é minha oração a seu favor.

      Curtir

  6. Há quase dois anos estou envolvida com um homem casado.nao estar sendo fácil lidar com essas situações eu gosto mais eu sei que nao tem futuro e o pior que as vezes que agente briga eles nao pensa duas vezes e mim maltrata mim chama de vagabunda por qualquer ciúme bobo.mais só que agora eu cansei.o que mais mim dói e que e só fico ele mesmo sabendo que ele e casado.eu tenho que ser fortes e tomar uma decisão pra faler.

    Curtir

      1. Karlene, deixe esse homem imediatamente, pois vocês estão em pecado de adultério e de fornicação. Além disso, como você mesma viu, não há futuro algum para vocês, a não ser a morte eterna, afastados de Deus.

        O Senhor tenha misericórdia de você e lhe conceda livramento e perdão, é minha oração a seu favor.

        Curtir

        1. Jose, e isso ai , concordo com vc. Mulher decente nao pega homem casado nunca..pode acontecer uma vez e nunca mais…se ele nao terminar…Isso nao tem perdao e vai procurar homem que te quer..

          Curtir

  7. Gostaria que por meio destas palavras você pudesse fazer uma analise e reflexão a respeito dos comportamentos de meu namorado,tais atitudes as quais tem causando em mim bastante angustia e aflição e tem me inquietado muito.Baseado em alguns relatos e por vivenciar os fatos, tenho observado e analisado, apesar de não ter fundamentações psicológicas mais tenho tentado compreender os comportamentos humanos posso constatar com minha analises de leiga que ele (meu namorado) passa por alguma desordem emocional ou até mesmo psicológica.Os fatos dos quais me refiro envolvem diversos aspectos, sendo que o mais intrigante é o fato de que um homem com uma certa idade, aos seus 50 anos se esquiva do laço forte de um matrimonio, ou seja, teve vários relacionamentos duradouros mais no momento em que ele acha que não se deva mais prosseguir ela “abandona o barco”.
    O motivo pelo qual estou escrevendo e relatando as atitudes deste homem é que a 2 anos e 2 meses estamos namorando e o mesmo não me transmite nenhuma segurança com relação ao casamento para ele a vida a qual ele vive é extremante ótima.Diante de diversas observações que tenho feito, posso dizer que ele é uma pessoa que não sabe lidar muito com problemas, achando que a vida é totalmente perfeita. De fato, a vida dele não é ruim não, tem sua vida estabilizada, viaja quando quer, tem uma vida confortável, tem as pessoas sempre ao seu redor, precisando de sua ajuda e ele quase nunca precisa de ninguém. Às vezes penso que seu EGO está um pouco que elevado, pelo fato dele sempre querer está com a razão e de maneira alguma não querer ser contrariado, ou seja, é uma pessoa bastante resistente a mudanças e tem sua vida bastante regrada, tudo tem que ser planejado com muita antecedência para sair de acordo com o que ele quer. Estes conceitos me levam a compreensão de que ele é uma pessoa em que acha que o mundo gira em torno dele, se achando auto-suficiente, outro fato também que me intriga é a questão dele ter um padrão de vida confortável diante de suas necessidades, o que faz dele uma pessoa bastante solicitada em todos os aspectos. Ele não é uma pessoa ruim, pelo contrário, muito prestativo e atencioso, comunicativo, responsável. Sempre trata muito bem as pessoas e com todas as suas ex namoradas não foi diferente, nem comigo. Ele me trata muito bem, sempre fazendo de tudo para me agradar e me deixar feliz, de acordo com o que ele pensa ser feliz, me leva para viajar conhecer lugares, enfim, uma vida de uma princesa. Só que tudo isso passa e voltamos para nossa vida a qual requer compromisso e seriedade, a mesma requer algo mais sólido. Estou cada vez mais confusa, pois meus sentimentos por ele são os mais puros e verdadeiros, querendo encontrar uma alternativa para salvar o amor que sinto por ele.Acredito que as coisas não acontecem pelo simples fato de acontecer e que tudo tem sido planejado por Deus. Peço humildemente sua ajuda e compreensão..

    Att,

    Curtir

    1. Bem, vou lhe ser sincera namorei 13 anos e o que mais dói : perdi meu tempo e o sonho de ser mãe talvez não aconteça por conta de doenças comuns as mulheres de hoje por exemplo a endometriose. Não perca seus tempo com alguém que não queria tê-la para sempre ao seu lado.

      Curtir

  8. Boa Noite,
    Estou muito entristecida, e a cada dia que passa sinto vontades de ir embora, me refugiar em orações dentro de uma igreja e ali viver..
    Eu estava em processo de escola dominical para ser líder de célula…mas tudo desandou..meu irmão surge do nada com a doença esclerose múltipla…minha mãe fica com a visão bastante prejudicada devido a estress e minha relação com meu pai não era fácil, não por brigas, mas por preseguições.. Daí entro num emprego público e conheço um homem já casado, porém por quem me apaixono instantaneamente, e me controlei evitando-o, mas tudo foi ao contrário…brigamos cheguei a dizer bem sério que nunca iriamos ter nada..pois ele tentou me conquistar (ele passava por crises no casamento)…enfim, ele se separou eu tomada pela impulsividade me declarei a ele. O resultado foi este…hoje eu larguei meu emprego pra vir morar com ele…estou longe de minha família, e a única coisa que me resta é a faculdade…E hoje ele diz que não quer casar…que se metou com uma fedelha…Sabe a dor que eu sinto é muito forte…perdi meu sacerdócio estou muito triste… nem sei mais o que fazer…

    Eu gosto muito dele…posso dizer q o amo…mas estou sofendo muito. As vezes penso q estou morrendo em vida. Penso em Deus e a obra que está parada, estou sozinha…não sei o que fazer e não queria que ele sofresse caso eu consigar de alguma forma ir embora e nunca mais o vê-lo,pois me preocupo com as nossas almas e por o amar tanto me preocupo com a alma dele…estou sufcando em dor…

    Curtir

    1. Filha, a sua preocupação primordial não deve ser com a alma dele, mas com a sua. Cuide primeiro da sua alma e depois, já curada e perdoada, terá condições de cuidar de outras almas.

      Arrependa-se de ter se envolvido com homem casado e saia dessa casa imediatamente. Deixe esse homem. Volte para a casa de seus pais. Conserte seu relacionamento com seu pai, ajude sua mãe e seu irmão. E, principalmente, conserte seu relacionamento com o Senhor.

      O Senhor tenha misericórdia de você e lhe conceda livramento, perdão e paz no coração.

      Curtir

    2. irmã eu sei o que estas a passar neste momento mais terrivel de sua vida, vc ta em uma situação em q muitas mulhers ja viveram e vivem até hj, o meu conselho é q lutes com este sentimento de forma inteligente, ainda ha tempo de voltares ao sacerdocio e serve a teu Deus pois ele nunca te abandonará, os homens são complicados hj nos amam, nos desejam ora ja não nos querem, nos deixam mas nós devemos saber lidar com essas situações senão acabamos por morrer ou destruir nossas vidas por alguem q não vale apena.espero ter ajudado.Deus te abençoe.

      Curtir

  9. Oi meu nome é Gabriela, namoro a 2 anos e 3 meses.
    Meu namorado é muito carinhoso, me trata super bem, é honesto trabalhador. Eu Quero muito me casar e ter filho, é o meu maior sonho, ja conversamos sobre isso, ele diz que tbm quer se casar e pra mim diz que daqui uns 3 anos e depois de ter a nossa casa, mais ele naum guarda dinheiro pra fazer a casa, todos os amigos dele são casados e alguns ja tem filhos, e quando um deles pergunta quando ele vai se casar ele diz que só daqui uns 10 anos e isso me magoa muito, conversei com ele sobre isso e ele parou de falar isso, mas não mudou de opinião. Amo Muito ele e tenho certeza que ele tbm me ama muito, ele é uma pessoa MARAVILHOSA, mais estou confusa..
    O que devo fazer?

    Curtir

    1. bem gabriela o teu caso é identico ao meu, e o que eu fiz por mais q goste dele terminei, pois com 28 anos não dá pra fcar mais a espera q o cara mude de ideia em relação ao casamente, se ele realmente te ama se preocuparia em se unir a vc por mais q não esteja pronto, ou te dava um motivo plo qual ele não quer casar, se vc não consegue lhe deixar porq o ama muito eu so posso te dizer q suporte e tente convence-lo o qnto podes.não te deixe aprisionar numa relação na qual vc não terá futuro.bjs espero ter ajudado.

      Curtir

  10. Pastor por favor me de uma opiniao: Há 3 anos vivo junta com um rapaz e sonho em me casar pois sou evangelica e nao quero mais viver no pecado mais ele nao é evangelico e nem quer se casar sempre que eu toco no assunto ele muda logo a conversa;Tenho difilcudade em engravidar ja fiz varios exames e descobri que tenho ovarios policisticos o meu maior sonho alem de casar e ser mae e ele tambem sonha em ser pai porem nunca me deu uma palavra de apoio e animo pelo contrario sempre me diz palavras que me entristecem. Eu o amo muito por isso ainda nao tive coragem de deixa-lo mais devo ou nao deixa-loe seguir a minha vida esperando em Deus? será que estou perdendo o meu tempo com ele?

    Curtir

    1. Emanuela, em primeiro lugar você deve conversar com ele a respeito da regularização da sua situação conjugal. Vocês estão em pecado, vivendo juntos sem serem casados. Tome uma posição a esse respeito e o resto se encaminhará.

      O Senhor lhe abençoe.

      Curtir

    2. minha irmã, nunca podemos sofrer amando quem realmente não nos ama,se vc quer algo q ele não quer praticamente não serás feliz, a palavra de Deus nos diz andarão dois juntos se não tiverem de acordo?então pense, eu tbem sou mulher e sei o q vc ta passando pois tive o namorado q tbem não quis casar como manda a lei da igreja e me separei dele, não pq não o amasse mas porq a minha dignidade e a minha salvação vale mais do q tdo nesta vida. espero q compreendas e saibas o q estas a fzer.

      Curtir

    3. oi se vc acha q esta a fazer algo errado e quer mudar a situação minha irmã faça o correcto afinal ninguem tem o direito de viver não concordando atraves do outro, portanto pensa tbem em si e não somente nele, afinal o amor tem de ser reciproco.se ele te amasse mesmo ja iria mudar plo amor, mas não acontece, se vc cha q esta perdendo tempo com ele então o melhor é deixa-lo pra não viver sofrendo amando quem não te ama.

      Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s