O que fazer quando ele não quer casar-se?

Pergunta:

 

Tenho 27 anos e namoro há 2 anos com um rapaz mais novo. Eu o respeito muito e nos damos muito bem. Porém as pessoas começam a cobrar o casamento. Em uma conversa informal perguntei sobre o que ele acha e ele me disse que tem dúvidas. Confesso que fiquei bastante triste, pois a minha idade já está passando e eu tenho o sonho de ser mãe. Então tenho medo de estar perdendo o meu tempo e, de repente, me ver sozinha.

 

O problema é que o amo de verdade e queria muito casar-me e ser feliz ao lado dele, mas se ele não pensa igual. O que devo fazer?

 

Ele sempre prezou a sinceridade em nosso relacionamento e sempre disse tudo o que realmente pensa sobre nós dois, mas eu só quero ser amada, ele diz que aprendeu muito com os relacionamentos e que hoje é melhor agir pela razão do que pela emoção.

 

Este assunto é estranho pra mim e não consigo falar sobre isso com ninguém. Então estou escrevendo este e-mail na esperança de ter alguma resposta, à luz de Deus, para este dilema que me atrapalha sentimentalmente.

 

Conto com a discrição dos irmãos. Que Deus a todos abençoe.

 

 

 

Resposta:

 

Filha,

 

o rapaz está sendo transparente com você. Casamento não faz parte de seus planos no momento e não há do que culpá-lo por isso.

 

Mas você tem razão em desejar ser mãe, pois essa é a principal missão da mulher e é por meio dela que a mulher é preservada de tantas coisas malignas do mundo: “Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso” (1 Tm 2:15).

 

Por isso você deve ser transparente com ele também, mostrando os anseios do seu coração com relação ao casamento e à maternidade e deixar que ele amadureça uma posição, a favor ou não.

 

O homem tem dificuldade em assumir responsabilidades, especialmente aquelas cujas consequências são para sempre. Por isso dê um certo tempo a ele para que a semente lançada no coração dele germine e produza fruto: “estou pronto” ou “não será tão cedo”.

 

Não fique cobrando muito e nem diga que é por causa das cobranças dos familiares, mas também não deixe passar muito tempo sem que ele lhe revele algo, pois a indecisão masculina é muito cômoda, se a mulher permitir.

 

Que o Senhor te abençoe com graça e paz no coração.

 

 

José Adelson de Noronha

About these ads

95 comentários sobre “O que fazer quando ele não quer casar-se?”

  1. Bom tenho 21 anos e namoro com um rapaz de 24 há 1 ano, éramos firmes na igreja, até chegarmos a pecar, perdi minha virgindade com ele e estamos bj pecado a uns 8 meses, no éramos amigos antes de namorar, temos nossos trabalho, r eu quero sair do pecado, casar, e resolver logo essa situação, porém ele n quer diz q n estar preparado, sendo q antes ele vivia falando em fazer um família comigo, acho q foi só ora me iludi, o que faço?

  2. Bom dia!
    Li todos os comentários anteriores, e resolvi compartilhar com vocês minha situação…
    Bom comecei a namorar com 13 anos de idade, e o meu respectivo tinha 26 anos, isso foi em 2008. Atualmente fazem 5 anos que estamos juntos, ele tem uma vida totalmente independente, completei 18 anos agora, já passei na Faculdade de Direito, onde irei começar ano que vem!
    Minha faculdade fica em outra cidade, 2 horas de viajem, mas estou resolvendo ir e vim todos os dias, para não ficar longe dele, já havia morado 6 meses longe dele, nos encontrando final de semana, pois estava fazendo cursinho pré-vestibular, e a experiencia não foi a melhor de todas!
    Mas fiz uma proposta a ele, que só irei ir e vim todos os dias, se noivarmos e morarmos juntos, pois casamento só depois de formada.. Caso o contrario irei embora, e não tenho planos em voltar caso ele se arrependa.
    Ele me ama muito, tem um sentimento muito forte por mim, e é reciproco, 5 anos não são 5 dias, não é verdade?
    Mas até agora, ele não me deu nenhuma resposta… Quando toco no assunto, ele automaticamente diz que não vai me deixar ir embora, e ele não entendi que caso não cumpra o proposto, eu irei!!!!!
    Estou muito confusa, não sei se estou sendo radical demais…

    Durmo com ele todos os finais de semana, ele mora com os pais em um quarto que nem cama de casal tem, é de solteiro, e quando vou dormir. já tem um colchão separado embaixo da cama para ele!
    Me sinto sem valor algum, parecendo que não significo nada, que não pensa na minha opinião a respeito disso, sendo que ele ganha MUITO bem!
    o que eu faço???

    1. Filha, seu namorado só te quer para sexo. Por que ele deveria casar-se, fazer despesas, assumir compromissos, prender-se a uma mulher, deixar os cuidados da mãe, se ele já tem seu corpo?

      E quanto a você, porque decidiu que casar-se somente depois de formada? Quando formar-se vai adiar mais uma vez, até passar em um concurso. Depois adia de novo até passar em um BOM concurso. Aí pode até casar-se, mas adia filhos até ter desfrutado mais da vida e dos prazeres que o dinheiro pode lhe dar.

      Tudo errado em sua vida, a partir do namoro ter começado tão cedo, com um homem com o dobro da sua idade.

      É tempo de romper com esse círculo vicioso e buscar a Deus para que aprenda o temor de Deus no coração.

  3. Boa tarde, meu caso é o seguinte:
    Namoro o fulano por 2 anos e meio e tivemos muitos términos ao longo desse relacionamento ao qual eu sempre fui atrás pra reatar, atrás assim, eu sempre procurava uma desculpa pra nos encontrarmos, mas ele quem acabava tomando a iniciativa de reaproximação na hora D.
    Bom, ele é o cara viciadaço em futebol, tanto pra assistir quanto pra jogar, viciado em uns amigos tontos e ele é muitooooo manipulado pela loka da mãe.

    Bom, umas duas semanas antes dos dias dos namorados desse ano, terminamos, nem lembro o porque, mas sempre era tolice, e eu deixei bem claro que não ia mais atrás dele, que ia ser pra valer, e eu tava determinada a sair fora mesmo, mas como bruxaria do destino, exatamente no dia dos namorados descobri estar grávida, entrei em panico rs… Não quis vê-lo no dia dos namorados pra contar e resolvi contar a ele no dia seguinte…

    Liguei pra ele e marquei para uma conversa. Contei o ocorrido a ele e disse que não esperava nada dele, mas achava correto ele saber que ia ser pai, mesmo assim ele veio com a aproximação dele e ele dizia sentir muita saudades, que me ama, sempre a mesma história, mas engraçado que não acaba em cama não, ele sempre agiu super romântico mesmo, sei lá se é golpe tb rs Enfim, ele disse que não ia me desamparar, me abandonar, que estará comigo nessa.

    Só que, ele fala que quer estar comigo, que “tamô junto” mas não quer saber de casar pra podermos fazer a coisa certa. Vive deixando bem claro que não quer casar. Ai uns dias atrás eu cheguei e falei pra ele, já que a intenção dele é ser apenas pai dessa criança, que ele se limite a isso então e me deixe em paz, e ai rompemos o relacionamento. Não fui mais atrás, mas não deu nem 3 dias e ele começou a me procurar que nem um doido, dizendo que me ama e blá blá blá. As vezes chego a pensar que é só por causa do filho.

    Bom, depois que ele veio que nem doido atrás, eu perguntei o que o impedia de formar uma família comigo? Pq se for dinheiro, que ele não namora uma encostada, que eu tb trabalho e muito e ambos podemos nos ajudar. Ele disse: “é ter que que sair de casa”, eu disse: “amor, vc nunca deixará de ser filho dos seus pais, mas vc tem que pensar que eles tem um ao outro pra se cuidarem, e vc tem que viver a sua vida assim como a sua irmã foi viver a dela. Vc nunca vai abandonar seus pais, vc sempre estará presente pra eles”

    Nossa, no dia seguinte ele ficou numa empolgação que fomos ver uns apto na planta, começamos a fazer planos desde então, coisa que ele NUNCA FEZ, Na semana, como tenho horário mais flexível que ele, fui ver um apto perto de onde moro, (moramos uns 50km um do outro de distância) e até brinquei “amor, achei nosso apto” ele respondeu todo positivo e aparentemente empolgado. Nos encontramos a noite para eu mostrar tudo sobre o apto a ele e ele pediu para eu ver toda a papelada que precisava pra ver se aprovava e tal e fiz assim, levantei e agendei com o banco, tudo nos conformes. Fora que estamos nuns planos bem legais, ele ficava até brincando que eu não ia saber cozinhar pra ele e tal.

    Bom, marquei a entrevista no banco pra um sábado, ai na quarta-feira antes, ele vira pra mim e diz que não quer casar, que tá cedo pra vermos isso que é pra gente ter calma, nossa, acabou comigo tudo aquilo, cheguei a falar pra ele que ele sofre de transtorno de personalidade múltipla, que ele estava iludindo uma grávida, que eu não havia pedido pra ele me assumir, pra ele se mancar e cair fora rs… Nossa, fiquei num ódio só, até pensei que ele deva ter contado pra queridíssima mãe dele, e como ela odeia onde moro, que é metida até não sei onde, mesmo assim paga aluguel caríssimo só pra manter
    aparência, se matando e deve ter enchido o saco dele e ele sendo dominado, já viu, né?

    Bom, fiquei na minha então, chorei claro, esperneei, mas resolvi depois manter o controle rsss Eu já não estava mais ligando pra ele, imagina agora com uma raiva enorme dele. Ai ele me ligava e eu o tratava como se nada tivesse acontecido, ele me perguntava se eu estava bem e eu dizia que sim, não quis compartilhar mais nada com ele. Sábado, como sempre é dia da MERDA do futebol dele, ai esquece que ele existe, e como sempre nem dá pra fazer plano com ele, pq de lá ele sempre sai com os idiotas dos amigos dele e esquece que a vida existe, fiquei na minha e decidi pra mim, que se ele me ligar pra fazer qualquer coisa, depois das 19hs, recusarei pq eu não sou escape de ninguém. Bom, ele me ligou era umas 20hs. Logo ele me perguntou se eu não queria ir na casa dele, eu disse que não estava a fim, ele perguntou se eu não queria fazer nada, e eu disse que estava de boa e não queria, (coisas que ele já cansou de falar pra mim).

    Bom, fiquei em casa e tal e tava ansiosa pra começar a novela “Amor a Vida” logo kkkk (eu sempre odiei novelas, mas tõ curtindo esta rs). Deu 21hs ele estava batendo na minha janela aqui em casa e por sorte eu estava bonitona, com roupa de “casa” mas chamativa. Ele até comentou: “onde a senhorita ia?” Eu: “ah, ia dar uma volta por ai, estava planejando ainda”, ele ficou ferrado da vida rs Ai ele entrou e perguntou o que eu ia fazer, eu disse: “Tô esperando a novela e logo vou assistir um filme que baixei, é comédia” (ele detesta) Mas não cedi a vontade dele e fiz o meu gosto.

    Bom, pra acabar, depois ele veio me falar que ele não tá iludindo a mim, pra eu parar de colocar caramiolas na cabeça, e eu disse que não ia discutir esse assunto com ele, já que era tempo perdido. ai ele veio que me ama e tal, mas nem retruquei. Logo ele ficou me cobrando atenção e eu pedindo espaço. Ai ele dormiu aqui em casa, mew, deu 7 hs da manhã, a loka da mãe dele ligou no celular dele, pra pedir o carro (que é dos pais dele), pra ela ir comprar um sapato no shop. Nossa, achei aquilo o cumulo do absurdo e disse a ele: “escuta aqui, quando vc tá na bagunça, ninguém fica enchendo o seu saco, se for sair daqui antes do almoço vc tá ferrado”. Por sorte ele ficou kkk

    Quando estávamos indo almoçar, ele resolver ir ver o apto que eu tinha marcado a entrevista, foi ver, conversou, gostou e reagendou :S Ficou empolgado, fez planos, enfim, quando ele veio me deixar em casa, ele já veio com o papo pra termos calma, que ainda é cedo, que dá muito bem pra fazermos um quarto pro bebe na casa dele e um na minha casa. mew ele é loucoooo. eu disse: “eu me recuso o pai da minha filha querer cuidar dela por telefone, a distancia, pode ser virar e me colocar embaixo da sua asa, como fará isso, eu não sei, mas se vira ” rs

    Bom, e ele foi embora e acabou meu domingo. Fernanda, me fala o que vc faria, o que vc me aconselharia nessa história. Estou lendo seu blog desde o começo, estou em junho já e tô achando o máximo, lembra muito o livro “Como fazer qualquer pessoa se apaixonar por você” ADORO.

    Conto com sua ajudinha. Bjão meu e do nenenzinho que está no caminho :)

  4. vanessa moro a sete anos com uma pessoa eu tenho 31 ele tem 53 ele tem outros filho s de uma uniao antes mas sofro acho que nao o amo nem somos casado eu frequento assembleia de deus ele e catolico e nao quer casar nem financiar minha casa eu sofro com ele as vezes ele bebe e ja se atracamos da ultima vezele me deixou com marcas no rosto ja chamei a policia ele naoquer sair de casa pois ele paga aqui aluquel de 200,00 reais e uma briga mas numa igreja num projeto conheci alquem um professor no espaço da paz ele mecheu comigo mas estou orando pois quero casar nao quero mas esse homen que tanto chinga a minha familia me ajudem

    1. Vanessa, você tem que tomar uma decisão. Isso não é vida digna, submetendo-se ao pecado, viver e, pecado com um homem tão mais velho que você e que lhe maltrata, apenas por causa de um aluguel de casa.

  5. OLA
    Gostaria que orasse por mim e me auxiliasse
    Bom comecei a namorar com 14 anos, minha família sempre foi evangélica e eu tbm, namoramos 5 anos tudo debaixo da proteção dos pais noivamos e não durou 2 meses foi definitivo o termino, comecei a faculdade acabei não indo a igreja mas sempre fui certinha nunca fui pra uma festa da faculdade nunca fiquei etc. Hoje faz 1 ano e 5 meses que namoro um rapaz q a família eh católica, ele foi, hj se diz ateu, me respeita, eh carinhoso, tudo que o outro namorado não foi este eh, nosso namoro eh baseados nos princípios bíblicos apesar de eu não estar na igreja, ele me respeita e me espera.
    Acontece que nesse meio tempo minha mãe tbm evangélica me expulsou de casa 2 vezes em épocas diferentes a ultima faz alguns meses. Estou no ultimo ano de faculdade e trabalho ainda não da pra sair de casa, mas já tenho uma poupança, pois eu pago todas as minhas despesas, minha mãe as vezes exige que eu pague aluguel pra ela, nunca fui uma filha pervertida, nunca fui em balada, nunca desrespeitei meus pais, nunca me droguei, nada de ruim, nunca fiz, nunca fui contra os princípios bíblicos, minha mãe me titula como invejosa da minha irmã, coisa que eu nunca tive, trato ela como minha filha pois sou mais velha, em troca do aluguel eu limpo a casa, apesar que é apertado pra mim pois não da tempo nem de dormir menos de estudar e eu sempre dou um jeito de agradar minha mãe. Minha mãe sempre me pressionou desde o 1º namoro; a casar.
    Eu quero muito casar e me sinto preparada falta pouco pra terminar a faculdade e quero morar numa cidade grande, já falei com meu namorado sobre casamento, ele tbm termina a faculdade no mesmo período que eu, mas a familia dele eh bem humilde, mas muito esforçado. Ele diz que não tem condições até pq tem uma divida no banco, mas quer ir pra uma cidade grande pra me proporcionar o melhor, sinceramente eu o cobro muito, junta tbm a vontade de sair de casa e fico muito triste pois ele não tem condições alguma eu já disse que nos dois podemos crescer juntos, conquistar; ele sempre adia a data de noivado e nunca acontece, ele até quer casar na igreja e tudo certinho, não sei o motivo pq ele desacretia em Deus, mas muitas vezes ele me dá força e cita passagens bíblicas.
    Mas eu quero muito casar e não sei o que fazer, pois se eu sair de casa o meu sonho de casar na igreja vai pro lixo pq daí eu não vou ter condições nenhuma, e eu não admito amigar se ajuntar ou sei lá deixei claro pra ele tbm, mas como fica? Tenho 22 anos e ele tem 24 anos
    Eu quero casar!

    1. Filha, o cristianismo não nos deixa opção. Nossos mandamento é um só: amar!

      Amar a Deus acima de tudo e todos e amar ao próximo como a nós mesmos. Mas não esse tipo de amor que as pessoas confundem tanto, que é o amor egoista, isto é, eu amo porque me convêm e será bom para mim. O amor que Deus ordena é o amor ágape, que tudo suporta, não se ufana, não espera retribuição, tudo suporta.

      Então, é importante que você mantenha seus princípios e atitudes que tem tido até agora, no que se refere à sua mãe e irmã e no que se refere à sua santidade. Mas mude suas atitudes no que se refere ao relacionamento com o Senhor, pois afastando-se dele suas lutas se tornam mais duras. Seus fardos serão mais pesados.

      Volte a congregar na Igreja, para ter mais lenitivo na alma, se alegrar mais, receber orações, ser edificada na Palavra. Quando você buscar a Deus em primeiro lugar, passará a confiar mais nele e a deixar que Ele próprio seja seu advogado e defensor no que tange ao mau comportamento da sua mãe e no que tange às providências práticas para o casamento.

      “Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração”, é o que está escrito.

      Não creio que seu noivo seja ateu, mas simplesmente ainda não recebeu a revelação. Quando ele ver sua mudança de humor, quando ver seu rosto brilhando por causa do Senhor, ele desejará conhecer mais desse Deus tão bondoso e amoroso e então poderá ocorrer que os olhos dele se abram e aceite a Jesus Cristo como Senhor e salvador da alma dele.

      Que o Senhor lhe guarde e lhe traga paz e esperança ao coração, é minha oração a seu favor.

  6. Há quase dois anos estou envolvida com um homem casado.nao estar sendo fácil lidar com essas situações eu gosto mais eu sei que nao tem futuro e o pior que as vezes que agente briga eles nao pensa duas vezes e mim maltrata mim chama de vagabunda por qualquer ciúme bobo.mais só que agora eu cansei.o que mais mim dói e que e só fico ele mesmo sabendo que ele e casado.eu tenho que ser fortes e tomar uma decisão pra faler.

      1. Karlene, deixe esse homem imediatamente, pois vocês estão em pecado de adultério e de fornicação. Além disso, como você mesma viu, não há futuro algum para vocês, a não ser a morte eterna, afastados de Deus.

        O Senhor tenha misericórdia de você e lhe conceda livramento e perdão, é minha oração a seu favor.

        1. Jose, e isso ai , concordo com vc. Mulher decente nao pega homem casado nunca..pode acontecer uma vez e nunca mais…se ele nao terminar…Isso nao tem perdao e vai procurar homem que te quer..

  7. Gostaria que por meio destas palavras você pudesse fazer uma analise e reflexão a respeito dos comportamentos de meu namorado,tais atitudes as quais tem causando em mim bastante angustia e aflição e tem me inquietado muito.Baseado em alguns relatos e por vivenciar os fatos, tenho observado e analisado, apesar de não ter fundamentações psicológicas mais tenho tentado compreender os comportamentos humanos posso constatar com minha analises de leiga que ele (meu namorado) passa por alguma desordem emocional ou até mesmo psicológica.Os fatos dos quais me refiro envolvem diversos aspectos, sendo que o mais intrigante é o fato de que um homem com uma certa idade, aos seus 50 anos se esquiva do laço forte de um matrimonio, ou seja, teve vários relacionamentos duradouros mais no momento em que ele acha que não se deva mais prosseguir ela “abandona o barco”.
    O motivo pelo qual estou escrevendo e relatando as atitudes deste homem é que a 2 anos e 2 meses estamos namorando e o mesmo não me transmite nenhuma segurança com relação ao casamento para ele a vida a qual ele vive é extremante ótima.Diante de diversas observações que tenho feito, posso dizer que ele é uma pessoa que não sabe lidar muito com problemas, achando que a vida é totalmente perfeita. De fato, a vida dele não é ruim não, tem sua vida estabilizada, viaja quando quer, tem uma vida confortável, tem as pessoas sempre ao seu redor, precisando de sua ajuda e ele quase nunca precisa de ninguém. Às vezes penso que seu EGO está um pouco que elevado, pelo fato dele sempre querer está com a razão e de maneira alguma não querer ser contrariado, ou seja, é uma pessoa bastante resistente a mudanças e tem sua vida bastante regrada, tudo tem que ser planejado com muita antecedência para sair de acordo com o que ele quer. Estes conceitos me levam a compreensão de que ele é uma pessoa em que acha que o mundo gira em torno dele, se achando auto-suficiente, outro fato também que me intriga é a questão dele ter um padrão de vida confortável diante de suas necessidades, o que faz dele uma pessoa bastante solicitada em todos os aspectos. Ele não é uma pessoa ruim, pelo contrário, muito prestativo e atencioso, comunicativo, responsável. Sempre trata muito bem as pessoas e com todas as suas ex namoradas não foi diferente, nem comigo. Ele me trata muito bem, sempre fazendo de tudo para me agradar e me deixar feliz, de acordo com o que ele pensa ser feliz, me leva para viajar conhecer lugares, enfim, uma vida de uma princesa. Só que tudo isso passa e voltamos para nossa vida a qual requer compromisso e seriedade, a mesma requer algo mais sólido. Estou cada vez mais confusa, pois meus sentimentos por ele são os mais puros e verdadeiros, querendo encontrar uma alternativa para salvar o amor que sinto por ele.Acredito que as coisas não acontecem pelo simples fato de acontecer e que tudo tem sido planejado por Deus. Peço humildemente sua ajuda e compreensão..

    Att,

    1. Bem, vou lhe ser sincera namorei 13 anos e o que mais dói : perdi meu tempo e o sonho de ser mãe talvez não aconteça por conta de doenças comuns as mulheres de hoje por exemplo a endometriose. Não perca seus tempo com alguém que não queria tê-la para sempre ao seu lado.

  8. Boa Noite,
    Estou muito entristecida, e a cada dia que passa sinto vontades de ir embora, me refugiar em orações dentro de uma igreja e ali viver..
    Eu estava em processo de escola dominical para ser líder de célula…mas tudo desandou..meu irmão surge do nada com a doença esclerose múltipla…minha mãe fica com a visão bastante prejudicada devido a estress e minha relação com meu pai não era fácil, não por brigas, mas por preseguições.. Daí entro num emprego público e conheço um homem já casado, porém por quem me apaixono instantaneamente, e me controlei evitando-o, mas tudo foi ao contrário…brigamos cheguei a dizer bem sério que nunca iriamos ter nada..pois ele tentou me conquistar (ele passava por crises no casamento)…enfim, ele se separou eu tomada pela impulsividade me declarei a ele. O resultado foi este…hoje eu larguei meu emprego pra vir morar com ele…estou longe de minha família, e a única coisa que me resta é a faculdade…E hoje ele diz que não quer casar…que se metou com uma fedelha…Sabe a dor que eu sinto é muito forte…perdi meu sacerdócio estou muito triste… nem sei mais o que fazer…

    Eu gosto muito dele…posso dizer q o amo…mas estou sofendo muito. As vezes penso q estou morrendo em vida. Penso em Deus e a obra que está parada, estou sozinha…não sei o que fazer e não queria que ele sofresse caso eu consigar de alguma forma ir embora e nunca mais o vê-lo,pois me preocupo com as nossas almas e por o amar tanto me preocupo com a alma dele…estou sufcando em dor…

    1. Filha, a sua preocupação primordial não deve ser com a alma dele, mas com a sua. Cuide primeiro da sua alma e depois, já curada e perdoada, terá condições de cuidar de outras almas.

      Arrependa-se de ter se envolvido com homem casado e saia dessa casa imediatamente. Deixe esse homem. Volte para a casa de seus pais. Conserte seu relacionamento com seu pai, ajude sua mãe e seu irmão. E, principalmente, conserte seu relacionamento com o Senhor.

      O Senhor tenha misericórdia de você e lhe conceda livramento, perdão e paz no coração.

    2. irmã eu sei o que estas a passar neste momento mais terrivel de sua vida, vc ta em uma situação em q muitas mulhers ja viveram e vivem até hj, o meu conselho é q lutes com este sentimento de forma inteligente, ainda ha tempo de voltares ao sacerdocio e serve a teu Deus pois ele nunca te abandonará, os homens são complicados hj nos amam, nos desejam ora ja não nos querem, nos deixam mas nós devemos saber lidar com essas situações senão acabamos por morrer ou destruir nossas vidas por alguem q não vale apena.espero ter ajudado.Deus te abençoe.

  9. Oi meu nome é Gabriela, namoro a 2 anos e 3 meses.
    Meu namorado é muito carinhoso, me trata super bem, é honesto trabalhador. Eu Quero muito me casar e ter filho, é o meu maior sonho, ja conversamos sobre isso, ele diz que tbm quer se casar e pra mim diz que daqui uns 3 anos e depois de ter a nossa casa, mais ele naum guarda dinheiro pra fazer a casa, todos os amigos dele são casados e alguns ja tem filhos, e quando um deles pergunta quando ele vai se casar ele diz que só daqui uns 10 anos e isso me magoa muito, conversei com ele sobre isso e ele parou de falar isso, mas não mudou de opinião. Amo Muito ele e tenho certeza que ele tbm me ama muito, ele é uma pessoa MARAVILHOSA, mais estou confusa..
    O que devo fazer?

    1. bem gabriela o teu caso é identico ao meu, e o que eu fiz por mais q goste dele terminei, pois com 28 anos não dá pra fcar mais a espera q o cara mude de ideia em relação ao casamente, se ele realmente te ama se preocuparia em se unir a vc por mais q não esteja pronto, ou te dava um motivo plo qual ele não quer casar, se vc não consegue lhe deixar porq o ama muito eu so posso te dizer q suporte e tente convence-lo o qnto podes.não te deixe aprisionar numa relação na qual vc não terá futuro.bjs espero ter ajudado.

  10. Pastor por favor me de uma opiniao: Há 3 anos vivo junta com um rapaz e sonho em me casar pois sou evangelica e nao quero mais viver no pecado mais ele nao é evangelico e nem quer se casar sempre que eu toco no assunto ele muda logo a conversa;Tenho difilcudade em engravidar ja fiz varios exames e descobri que tenho ovarios policisticos o meu maior sonho alem de casar e ser mae e ele tambem sonha em ser pai porem nunca me deu uma palavra de apoio e animo pelo contrario sempre me diz palavras que me entristecem. Eu o amo muito por isso ainda nao tive coragem de deixa-lo mais devo ou nao deixa-loe seguir a minha vida esperando em Deus? será que estou perdendo o meu tempo com ele?

    1. Emanuela, em primeiro lugar você deve conversar com ele a respeito da regularização da sua situação conjugal. Vocês estão em pecado, vivendo juntos sem serem casados. Tome uma posição a esse respeito e o resto se encaminhará.

      O Senhor lhe abençoe.

    2. minha irmã, nunca podemos sofrer amando quem realmente não nos ama,se vc quer algo q ele não quer praticamente não serás feliz, a palavra de Deus nos diz andarão dois juntos se não tiverem de acordo?então pense, eu tbem sou mulher e sei o q vc ta passando pois tive o namorado q tbem não quis casar como manda a lei da igreja e me separei dele, não pq não o amasse mas porq a minha dignidade e a minha salvação vale mais do q tdo nesta vida. espero q compreendas e saibas o q estas a fzer.

    3. oi se vc acha q esta a fazer algo errado e quer mudar a situação minha irmã faça o correcto afinal ninguem tem o direito de viver não concordando atraves do outro, portanto pensa tbem em si e não somente nele, afinal o amor tem de ser reciproco.se ele te amasse mesmo ja iria mudar plo amor, mas não acontece, se vc cha q esta perdendo tempo com ele então o melhor é deixa-lo pra não viver sofrendo amando quem não te ama.

  11. Jane
    Estou namorando hà quase 5 anos,hà 1 ano e meio esotu noiva e 1 mÊs antes de casarmos meu noivo não quis mais, disse que não estava preparado e com muita oração e porpositos que pedi a Deus meu noivo me contou quese interessou por uma colega de trabalho que segundo ele foi quem teve a iniciativa. Ele jura que não aconteceu nada e diz que não foi por isso, estamos morando juntos a 1 ano e não sei o que faço ele quer ficar comigo diz que quer casar mais não fala nada a respeito. Ele é de familia evangelica. Não ficar mais assim em erro com Deus, quero um casamento que seja correto e abençoado e não o ajuntamento. Que atitude devo tomar?????

    1. Olá meu nome é Alessandra tenho 31 anos e me deixei ser enrrolada por 4 anos imagina só, ele dizia que queria casar ter filhos comigo e nisto o tempo passou e nada disso aconteceu.Vou te falar por experiência própria quando o homem quer casar ele casa logo se ele fica com rodeios é pq ñ quer então abre os olhos pois qndo estamos apaixonadas acreditamos em tudo que ele nos fala.Fiz de tudo ao meu alcance para ele ficar comigo mais ele ñ queria então ñ adianta insistir,vc pode até teimar deixar se levar mais depois vc vai ver que eu tô certa.Casar é bom mais quando pintar o cara certo vai tudo fluir naturalmente.Só em ele falar que tem outra é pq vc ñ interessa mais para ele.Ele quer que vc termine pois ele não tem coragem.
      Um abraço e bola para frente

    2. Jane, realmente sua situação diante de Deus é de pecadora. E, diante dos homens, é, no mínimo, de ingênua.

      Se esse rapaz, depois de 5 anos de namoro e 1 ano morando juntos ainda não se acha preparado para assumir um lar, o que mais ele espera?

      Você deve arrepender-se de estar levando vida conjugal sem ser casada, pedir perdão a Deus e parar com o pecado. E quanto ao rapaz, deve exigir dele uma tomada de posição. Ficar como está, transando contigo, e ainda por cima interessado noutra mulher é bom só pra ele.

      Se você deixar como está sua vida vai passar e mais tarde, quando quiser tomar uma posição, será tarde demais. Pense bem.

      O Senhor lhe conceda sabedoria para falar as coisas claramente e ser bem sucedida.

    3. plo tempo q vcs estão juntos ja era tempo de vcs definirem as vossas vidas, se ele realmente s interresou por outra pessoa é melhor definir bem seus sentimentos para q não te magoa.vc quer casar e ele ta nem ai, de mais um tempo pra provar se ele realmente continua te gostando ou se se interessou mesmo pla colega de w então eu so te sugeria q terminasses a não ser que queiras sofrer vivendo com alguem q não a ama.

    1. Sim, filha, é possível Deus abrir os olhos de qualquer pessoa por meio das nossas orações. A Bíblia diz que é o Senhor quem inclina o coração do rei.

      Você pode orar sim, crer e esperar, sabendo, contudo que Isso não significa que o Senhor atenderá todas as suas orações, pois Ele é soberano e fará o que for melhor para você. Da mesma forma esse homem por quem você ora pode escolher desobedecer a Deus e o Senhor não irá forçá-lo à obediência.

      Devemos descansar na sabedoria e conselho de Deus e não nos nossos desejos. O Senhor lhe abençoe e guarde.

  12. Pastor, não sei o que devo fazer! Namoro faz 3 ano e 4 meses ,no começo ele parecia gostar muito de mim eramos colegas desde minha adolescencia, quando começamos a namorar eu tava passando por uma situação muito dificil e ainda sim ele ficou comigo. Mas agora estou querendo algo de verdade e sair dessa vida… Queria muito casar com ele , ter filhos e construir algo.No momento não tenho tanta condições ainda estou terminando minha faculdade, ele não tem tanta condição mas tem um emprego e eu, não me importo de viver com simplicidade. Já falei com ele sobre casamento ele fica calado diz que não quer agora, eu pergunto ale : quando vc vai querer? ele diz que quando tiver dinheiro, só que pra isso ele nunca tem, ele montou o quarto dele todinho, ficou lindo parecia o quarto de um principe e já estavamos namorando a 2 anos. Ele paga internet, canal por assinatura, tudo! como ele vai conseguir t algo comigo… Eu já terminei muitas vezes por conta dele não querer nada comigo, mas acabo voltando pois não quero passar de mãos em mãos eu o escolhir. Mas será que esse não foi o erro? Agora ele aceitou juntar dinheiro pra nossa casa, quer construir no terreno da mãe dele, mas ele só dá 100,00 POR MÊS , eu que pago faculdade coloco 100, 200,até 400, penso que ele tá brincando comigo. Mas tenho muito medo de não ser feliz se gterminarmos, pois com tudo que penso tenho que adimitir que ele é trabalhador, caseiro, honesto… Eu estou afastada mas fora essas intimidades não ando fazendo bobagens, porém ele é católico. Até nisso nos desentendemos falo que quero casar na igreja. e ele fica calado. Me ajude com uma palavra!

    1. Oi Kely,por acaso entrei neste site e vi que eu não sou a unica que passar por desilusões amorosas.Nos temos que nos amarmos primeiramente o que acontece é que quando não nos amamos exigimos isto de outra pessoa é o que ta acontecendo com vc.Eu ainda não casei e não tenho filhos mais é claro que isto é um desejo da maioria das mulheres.Pra quê ter um homem só pra dizer que tem se ele não dá a minima para vc não sei a idade de vcs mais quer um bom conselho,continua estudando buscando sucesso profissional na tua vida saia com a familia as amigas ou mesmo sozinha o que adianta ficar perto de alguem e ficar sofrendo,outra coisa é fria construir no terreno dos outros junta este dinheiro para vc futuramente comprar uma casa para vc qual o problema.Eu sempre tenho ouvido estas coisas de pessoas amigas o cara certo que vcs dois vão amar um ao outro vai aparecer.
      Ele não quer casar com vc digo isto por experiência própria mais nem por isto fiquei passando de mão em mão não.
      Desculpe se fui muito dura com vc nas minhas palavras mais é pq tá na cara que ele não te quer, acorda garota!!!! quero acreditar que sua mãe já deve ter te dado conselhos sobre do tipo vai viver tua vida deixa este cara, sofrer a gente sofre mais depois passa goste mais de vc lembre – se disto

  13. Ola td bom?…estou aqui não para pedir conselhos ou outra coisa parecida, estou aqui para espor minha historia e que vocês que querem muito casar possa ler e refletir atraves dela….
    “namorei ” um rapaz chamado Wilhan durante 5 anos exatamente.Eu tenho 19 anos e ele 21.começamos a namorar muito cedo eu com apenas 14 e ele com 16, descubrimos praticamente tudo junto sexo, amor,desgosto, saudade,raiva entre outras coisas….
    Bom , meu sonho sempre foi me casar com ele. pois o amava muito e tbm sentia isso dele por mim.
    Tivemos muitas indas e vindas, pelos dois lados…Eu por pegar muito no pe dele e ele por fazer muita sacanagem comigo…nosi dois tivemos muita culpa no artorio….minha familia co o pasar do tempo foi sendo contra o nosso relacionamento piois fui cada vez mais me afastando deles… os amios dele tbm nunca gostaram muito de mim… pois se tem uma coisa que sou é sincera falo tudo na lata mesmo e nunca escodi deles eu que eles eram pra mim…um bando de inuteis que so se lembravam do wilhan qnd precisavam dele…..aexatamente 6 meses eu e ele tivemos um momento muito dificil…e acabamos terminado dessa vez eu não tive culpa rs…ele disse que era muito presso que queria conhecer novas mulheres…isso mesmo novas mulheres… que queria zuar iver….nessa epoca me humilhei muito para ficar com ele dormoia dentro do arro na frente da casa dele ate de madrugada esperando ele chegar…. via cabelo de outras mulheres dentro do carro dele…entra outar coisas.me humilhei muito…eu sofro de gastrite…então emagreci sem mentira 10 kilos em 15 dias sequei…um dia um amigo dele que eu ate me dava bem chamado cafe rs veio falar comigo… ele me disse para parar de fazer aquilo pois não levaria nada o wilhan era assim e continuaria assim…e que se realmente ele gostava de mim ela so daria valor qd me perdece… escutei aquelas sabias palavras e de certaforma segui o conselho dele, finalmente dei a liberdade que ele tanto queria, dei um basta, não fui mais atras deele.
    Nos primeiros dias me acabei…mas depois aquilo foi passando conseci uma pessoa muito boa chamada paulo minha familia logo de cara gostou dele pois viram que ele estava me fazendo bem porem percebi que ele estava gostando de mim e eu não dele. então para não ser igual a quem eu amava resolvi acabar com tudo ele aceitou numa boa e soms colegas…Ai aconteceu o que o cafe havia me falado o Wilhan deu valor veio por mutasvezes atras de mim…. começou a fazer o mesmo que eu fazia para ele.dormia na frente de minha casa bebado mandava flores no meu trabalho , chocolate igava toda hora… enfi estava me dando valor….como sempre minha familia ia contra e com razão.
    Ele foi relamente se mostrando uma pessoa diferente e foi conquistando meu coração novamente…….acabamos voltando….td andava muito bem eu estava muito feliz feliz mesmo….porem resolvi que iriamos alugar uma casa pois queria casar ate esperimentar vestido de noiva eu fui… escolhi dia etd porem ele disse que não tinha condiçoes , que ele era novo e que estava bom do gweito que estava…eu não contente fui atras de td sozinha aluguei uma casa comprei os meu moveis poca coisa e memudei de certa forma o obriguei a ir junto….ai foi que começou o meu pesadelo….não deu 15 dias e começaram as brigas constantes e ele novamente começou a sair e me dixar sozinha…ontem fiz a prova de meu curso de nutrição e sai pois queriaficar um pouco com ele sabe reverter a situação… qnd o enconteri e o convidei o mesmo disse que não poderia pois ia sair com o tio dele aquilo me revoltou muito porem fiquei clada pois sei que nada adiantaria falar….ele chegou fomos embora para casa um dando patada no outro ele sempre repetindo não ta contente larga…e dormimos hoje de manha acordaos parecia estar td bem fomos na casa da mãe dee para pecar a minha moto que eu havia deixado la, no caminhos começamos a discutir por causa de uma viajem q eu ja havia pago e ele me disse que não iria mais. no meio da discução ele me disse novamente não esta contente larga…eu ja chorando perguntei pq vc não ta contente ele disse não…. vamos na hora do almoço pegar as suas coisas e a minha daquela merda de casa e cada hum segue sua vida te ajudo a pagar o a recição do contrato e vc segue sua vida como ja fez uma vez ….. entrei em panico e comecei a chorar onde ja se fiu meu grande sonho de viver com ele indo por agua a baixo…qnd chegamos na casa da mãe dle percebi uqe estava sem a chave de minha moto o mesmo me trouxe para o trabalho e qnd chegamos perguntei se ele tinha certeza o mesmo respondeu com toda a ceretza que ele tem que sim…pois estava enjoado de mim e ele era muito novo e queria que eu me ferasse….entrei mais em panico e chorrei muito mais dissisperada do que antes e vi que realmente ele não quer nada…
    Então quero deixar um grande conselho não queram apresar as oisas namorem bastante deixem que as coisas fluam naturalmente,,, eu as apresei e so me dei mal……não façam o que eu fiz e posso dar certeza que vão ser muito feliz minha historia tem muito pedaços muito mais triste e xato que esses que lhes contei não os coloquei aqui por ter vergonha e muita tristeza ao comentar deles…

    Um grande abraço Nathy

  14. Namoramos a quase dois anos, Quando começamos a namorar ele falava em casamento e filhos. Agora toda vez que falamos de casamento ele desconversa…E quando fala q quero filhos ele diz que naum quer…que os dois precisa querer…Ele chegou a comprar a aliança para noivado, mas quando a mae dele descobriu ela atormentou a vida dele. E ele até hj naum me entregou. Moramos juntos durante a semana e a convivencia é boa…Mas a mae dele sempre infernizando, cobrando que ele está abandonando ela…ela naum se preocupa com felicidade dele…só pensa nela…Eu náo sei o que fazer…Por favor me aconselhe…

    1. Lore, sua situação é a mesma da Line, abaixo, com o agravante da vida “conjugal” pecaminosa.

      Pare com o pecado e busque de Deus direção para essa situação. E seja sincera diante do rapaz para que você tenha como balizar sua decisão.

      O Senhor lhe abençoe, perdoando-lhe os pecados e lhe concedendo graça diante do rapaz e da família dele.

  15. Namoro a quase 5 anos, meu namorado é uma pessoa maravilhosa e sempre demonstrou amor e respeito por mim, e sei que posso confiar nele. No começo do nosso namoro ele tocou diversas vezes no assunto casamento, porém como estávamos ainda no início eu falava que ainda não era tempo e que queria primeiro me formar e aí sim poderíamos conversar sobre o assunto, ele então concordou. Hoje tenho 25 anos, sou formada e tenho um trabalho estável, ele foi promovido em seu trabalho e ganha muito bem, hoje quando toco no assunto casamento ele diz não ter mais certeza se é isso que ele quer, que quando ele queria eu achei que não era hora e agora é ele que não sabe se agora é a hora certa, sinto que o tempo está passando e quero construir algo meu, minha casa..minha família, quando o pressiono ele diz que então tá, que é pra procurarmos uma casa pra comprar..só que se finjo que esqueço pra ver o que acontece ele finge que esquece também. Não sei o que fazer e queria muito uma palavra, pois o amo mas não quero que ninguém case comigo por obrigação ou por pressão..queria que o pedido viesse dele naturalmente, e quando penso em terminar tenho medo de não encontrar outra pessoa que me respeite como ele me respeita sendo fiel a mim.
    Não acredito muito em “tempo” mas será que devo me afastar dele para que ele e eu venhamos a descobrir se nosso destino é realmente ficarmos juntos?

    1. Line, realmente não é uma situação muito agradável, especialmente para a mulher que deseja ter seu próprio lar, sua própria família. Para o homem sim, pois se tem o conforto da casa da mãe e o sexo com a namorada á hora que desejar, que mais ele poderia desejar? Seria bobagem por jugo sobre si mesmo.

      Você precisa fazer algo que dê a ele motivação para o casamento. Caso contrário, sua situação ficará assim por muito tempo. Seja sincera com ele. Fale a verdade. E assuma os riscos.

      O Senhor lhe conceda sabedoria e graça para ter seu próprio lar, debaixo da bênção do casamento e não de um “ajuntamento”.

  16. .eu comecei a namorar com meu noivo com 16anos, 18 dias antes do meu noivado.ele me pediu em noivado no meu aniversario onde completei 17 anos na verdade nem namoramos ne,noivei e hj faz 4meses,so que ele tem 27 anos ele e dez anos de diferenca de idade,e ele me ama de mais e eu tbm o ama muito,ele ja teve relacoes sexuais varias vezes antes de se converter a cristo,tem uma filha que inicialmente pagava pensao mas agora por ordem da mae n paga e nem a ve mais,ja eu antes de o conhecer nunca tinha bjado alguem sempre me manti pura nasci no berco envangelico,e nunca passou pela minha cabeca casar agora,mais ele ta desesperado p casar cmg agora em dezembro,mais me sinto despreparada,e mt nova pra isso,,to terminando o terceiro ano ainda eu queria trabalhar fazer uma faculdade e depois casar,mais ele cobra muito de mim…ele quer por que quer ter relacao cmg,ja dei umas escapadinhas com ele mais nunca deixei ele tirar minha virgindade ate porq eu sou mt insegura nessas partes,e ele e muitooooooooooooooooo ciumento dmais nao deixa eu conversar com nenhum rapaz,queria me proibir de sair da minha propria casa,faz 1000 perguntas a cada uma hora,pergunta com quem eu conversei,a onde eu fui,e etc briga comigo so deu dar um oi pra um amigo,eu me sinto muito mal,ele e muito dramatico tbm,se faz de santinho pra culpa nao cair nele,eu ja pensei varias vezes em terminar com ele mais tenho muito medo pq tem muita pressao p casarmos,e os preparativos pro casamento ja estao todos feitos,ele ate vendeu o carro e comprou uma casa so pra casar comigo.mais ele tem tanto ciume q comprou num a outra cidade bem longe da onde eu moro ,eu nao to bem ,mas tenho medo de sofreer mais me ajudemmmmmmmmm pvffffffffff eu preciso de ajuda SOCORROOOOO….

    1. Filha, nesse namoro/noivado/casamento não há boas perspectivas para você. Esse moço quer uma mulher-escrava e não uma companheira segundo os padrões bíblicos.

      Se ele lhe amasse biblicamente não estaria sufocando-a de tal maneira e nem pressionando-a tanto e de variadas formas. E não falo somente do sexo que ele tanto deseja, mas do desrespeito ao seu ritmo e estilo de vida.

      Prudência, filha. Muita prudência. Casamento é único e para toda a vida. Se você está pedindo socorro agora, antes de casar-se, imagine o que poderá vir após o casamento?

      As cordas que devem prendê-la têm que ser cordas de amor eterno e não jugo sufocante. E as cordas de amor são manifestas quando o marido se sacrifica em favor da esposa. E não o contrário.

      O Senhor lhe conceda graça e libertação, é minha oração a seu favor.

  17. me ajude, ja namoro 3 anos e meio, e já terminamos uma vez pelo fato dele nao querer casamento, voltams por q ele me procurou dizendo queria providenciar tudo para casarmos depois desse argumento voltei, ele continuou a enrrolar sempre inventando desculpas, entao tive q dar outro prazo e ao termino desse prazo ele me disse a real, disse que só casaria com separaçao total de bens,pois facilitaria tudo e eu o atrapalharia nos seus negocios, fiquei muito chateada alegando q le era egoista pois ja estava preocupado em dividir o que ele ainda nem tinha e que ele ja estava casando pensando em separar e me disse claramente que nao podeiria me garantir que iria ficar comigo para sempre nao poderia afirmar isso, o q fazer já que eu nao gostaria de casar dessa forma com separaçao total , me de um conselho por favor.

    1. Lana, que bom que você está conhecendo o egoismo de seu namorado antes do casamento. Pior seria se só o descobrisse depois de casada. A atitude dele também mostra que o deus dele é o dinheiro. Portanto, muito cuidado nesse relacionamento. Se você vier a casar-se estará sabendo exatamente com quem está assumindo aliança, a qual não poderá ser desfeita, sem pecado.

      O Senhor lhe conceda sabedoria e discernimento espiritual para tomar a decisão correta.

  18. Olá, também gostaria de um conselho para minha situação. Eu namoro com um rapaz há 3 meses. Quando o conheci, me apaixonei perdidamente e me entreguei a ele e acabei saindo da igreja. Então começamos a namorar sem compromisso, pois devido aos traumas passados dele com relacionamentos, ele não queria relacionamento sério. Dois meses depois nós voltamos para o Senhor, pois ele também era afastado e ele assumiu um compromisso de namoro sério comigo. Só que ele está na igreja, mas tá um pouco desanimado e estamos tendo relações sexuais, e isso me aflige muito porque quero fazer as coisas certas diante do Senhor. Eu conversei com ele sobre nos juntarmos, pois no momento as condições financeiras nossa são poucas para casarmos,pois não acho certo estarmos namorando tendo relações, como se fôssemos marido e mulher. No começo tentamos namorar sem ter relações, mas estávamos discutindo muito, ele dizia que tava difícil e que não entendia pq o sexo antes do casamento é proibido e quase não vinha em casa me ver. Então tenho conversado com ele sobre termos uma vida a dois juntos, mas ele diz que três meses ainda é muito cedo para se juntar ou casar. Nas nossas discussões eu pergunto a ele se ele tá comigo porque me ama ou se é por causa do sexo e ele diz que me ama, mas que casamento é pra sempre e que ele não quer tomar uma atitude precipitada para depois não dar certo e pede para eu ter um pouco mais de paciência. Ele as vezes diz que não queria relacionamento agora porque queria primeiro ajeitar a vida financeira e que ele tá um pouco traumatizado com os relacionamentos passados dele, mas que está comigo porque acabou tendo sentimentos por mim e que quer sim ter um compromisso maior comigo, mas não agora. Houve também alguns probleminhas entre meus parentes e meu namoro e isso contribuiu para ele não tomar uma decisão. Porém, eu o amo e realmente quero ter uma vida a dois com ele e não entendo porque ele diz que temos que nos conhecer melhor se estamos vivendo quase como casados, só não moramos juntos. Também quero me concertar com Deus,mas tenho medo de cessar as relações com meu namorado e isso afetar meu relacionamento,apesar que várias vezes ele me falou que aceitaria namorar comigo sem ter relações, mas tenho medo. Não sei o que fazer,pois realmente eu queria que ele entendesse que se nos amamos porque não levarmos uma vida a dois agora? Eu já falei com ele pra me dizer a verdade se ele ama mesmo ou não,mas ele diz que ama, porém quer que nos conheçamos melhor. Ele já tentou terminar várias vezes quando discutíamos,mas sempre voltava atrás e pedia para ter paciência. Eu vivo chorando com medo de nosso relacionamento terminar, pois o amo muito e gostaria que ele tomasse uma decisão. O que devo fazer?

    1. Olá! Namoro há 1 ano e 8 meses, eu o amo, ele diz que me ama muito e que não saberia viver sem mim, mas às vezes sinto que ele não se dedica ao nosso relacionamento, já quis terminar diversas vezes, mas ele diz que é coisa da minha cabeça ,que não há necessidade de terminar, pois o amor supera e suporta tudo.
      Nós somos evangélicos, inclusive voltei à igreja através dele, pois estava afastada, acredito que Deus o usou para que eu retornasse a sua graça maravilhosa. Até por sermos evangélicos, o que me preocupa bastante é o assunto casamento, ele diz que quer casar comigo e tudo mais, só que não parece. Ele falou que quer noivar em 2014 e só depois casar, eu odiei, achei um absurdo, eu quero noivar no máximo até o ano que vem. Tudo bem, que nós não temos condições de casar agora, mas de noivar temos, não sei pq ele não toma uma atitude. Eu tenho muita vergonha de dizer a ele que quero noivar e casar, ele não sabe desse meu desejo. Estou muito triste, pq ele quer comprar outra aliança de compromisso e de noivado ele nem fala, não sei o que faço, essa situação me deixa muito decepcionada e acabo o maltratando por isso. Também, ele sempre fala que quem é da igreja tem que casar logo, mas ele não segue isso. Toda vez ele fala para todos que está preparando tudo para casar, mas é mentira, ele até começou a construir a casa, mas parou. Na verdade, eu acho que ele está me enrolando. Será que eu estou sendo precipitada em querer noivar agora? Será que ele realmente estáme enrolando ou é coisa da minha cabeça?
      Me ajude por favor. Aguardo uma resposta. Deus abenções a todos

    2. Dida, acho que com 3 meses de namoro é pouco tempo para saber se realmente é isso que vocês dois desejam. Se vocês discutem muito, e você vive triste e chorando, a melhor decisão a tomar é deixar esse moço de lado. O namoro é uma fase linda do relacionamento amoroso, e ela deve levar muitas lembranças boas, passeios, conversas, sentimentos bons, mas no caso de vocês não é isso que está acontecendo. Desocupe sua mente desses problemas. Não é porque vocês estão se relacionando sexualmente que você já deve entrar de cabeça em um casamento. Pelo pouco que você conhece dele, já dá para perceber que ele não está no mesmo ritmo de namoro que você. Não pense no que os outros vão dizer: apenas seja feliz com você mesma! Abraço. Ju

  19. Olá, li alguns conselhos e os achei muito significativos…gostaria de pedir sua ajuda..estou muito confusa …
    estou a namorando a 5 anos e meio – desde os meus 13 anos – e o meu namorado desde os 15 – hje tenho 19 anos e ele 21.. estou no meio da faculdade, moro com os meus pais e ele com os dele, e eu e meu namorado perdemos a vigindade juntos, antes ele dizia que não queria casar por causa da situação financeira, e eu entendia, só q momentâneamente ele está no quartel e tem um bom crédito, então comprou uma moto e um carro , então decidi comprar uma moto p. mim também.. eu o amo muito e ele também me ama, estou confusa com relação a isso mas ainda acho q ele me ama, o problema é q hje, mais do que nunca tenho a sensação de que ele está mito confortável nesta situação onde ele tem compania, sexo, fidelidade, e alguém que paga as próprias contas ao lado. Não sei nem o que eu quero sinceramente não quero casar agora, um dia sim com certeza quero casar com ele, mas agora naum.. o problema é q as éssoas cobram mutio me sinto muito mal e acuada..me sinto envergonhada, me sinto como se não fosse uma mulher digna de sr pedida em casamento minha estima está realmente muito abalada com relação a isso, tanto que ultimamente brigo com ele todos os dias e fantasio ele com um malfeitor que me enrola memsoq ue talvez ele não o faça…até eu acabar a faculdade e ele tamvém demorarão mais uns 2 anos sem contar os anos para alcançarmos estabilidade financeira…sem contar que ele não se diz preparado diz que tem q aproveitar a vida, ele diz isso pq tenho cobrado a ele isso memso sem no fundo mesmo me importar tanto, não sei se irá me entender eu quero casar mas não agora…mas estou me sentindo pressionada e mesmo que eu não queira eu fico com medo de ele estar me enrolado ou enjoar de mi,… confuso ne? também acho! Mas já nem sei o que pensar ultimamente penso até em terminar pra ver oq e pode acontecer mas morro de medo de sofrer ainda mais …..por favor me dê um conselho? desde já grata Li.

    1. A mulher é muito cobrada em relacao a casamento pela familia, as vezes fico impressionada como nossos familiares podem ser retrogrados. Na minha opiniao vc é muito nova para casar. Termine sua aculdade, arrume sua vida financeira, viaje, conheca outros países….sei lá, só nao casa por pressao familiar. Eu atualmente passo pela mesma situacao, só que sou mais velha que vc. Meu namorado está se estabilizando financeiramente e minha familia cobra muito sobre casamento. Só que ninguem vai aparecer com um apartamento e entregar na nossa mao, né?

  20. Boa tarde! Estou em um relacionamento com 1 ano e 7 meses já terminei o namoro muitas vezes por falta de confiança nele e em nosso relacionamento, e sempre que termino ele fica com outras garotas na frente de todo mundo, depois vem dando um de coitado procuras os meus amigos e pede ajuda pra voltar, e minha amiga quer muito que agente fique junto acaba cedendo, dai acabo voltando, ele parece ter mudado um pouco mais quando falo em compromisso ele sempre foge, dizendo que agora não arrumando uma desculpa porque não sei cozinhar ou sei lá….Eu tenho 24 anos já fui noiva com outro rapaz , e amo muito a pessoa que está hoje comigo mais no fundo sei que estou fazendo tudo errado, cuidando dele, se preocupando com ele e ele nem ai pra mim, tudo que faço ele não reconhece, sei que estou fazendo meus pais sofrerem e sofro muito com isso tambem. Ele tem 39 anos já foi casado tem 3 filhos um deles especial, os filhos não falam com ele, e na vida dele acontece muitas coisas ruins exemplo o Filho dele comolou ele na justiça, quer tomar umas coisas que ele tem, ele levou chifre da ex mulher.. Sinceramente! num sei o que fazer, na verdade eu sei terminar e viver minha vida, mais já terminei varias vezes e sempre volto, por isso estou sem saber o que fazer., Me ajude por favor!

  21. Gostaria de algumas opiniões…
    Sei que posso ate estar sendo ”apressada” em relação ao assunto ”casamento” mas é o seguinte; tenho 19 anos e namoro a um pouco mais de um ano, me dou super bem com meu namorado ele é simplesmente MARAVILHOSO, faz o que pode e o que nao pode pra me agradar, tem defeito não. Ele tem 26 anos, é formado, tem um ótimo emprego com salario de 4 mil e pouco por mês, no entanto quando eu falo em casar ele discorda totalmente e a principal desculpa é que ele não tem condições! tem um carro quitado, não tem dividas fixas, mora com a mãe…E é louco por mim, diz que me ama todo tempo, o sexo é maravilhoso a convivencia é tranquila, namoro perfeito, mas as vezes sinto que não vai dar em nada! ele briga comigo quando falo q ele ta me enrrolando, mas ta mesmo! É que eu ja fui noiva de um ex namorado durante 1 ano, ele queria muito casar comigo e eu insegura terminei. acho que ainda tenho isto muito presente comigo(compromisso,noivado) Preciso de ajuda em relação a esse assunto, queria entender a cabeça do meu namorado. Obs:meu atual não sabe que ja fui noiva, sera q se ele soubesse ele mudaria????

    1. Lane e Bárbara, o namoro está confortável para seus namorados, principalmente porque vocês estão praticando sexo regularmente. Aí é que eles não desejarão casar-se nunca.

      Além de pecado de fornicação, vocês está sendo coniventes com o comodismo deles e não podem acusá-los de nada.

      Escolham uma vida de pureza e deixem nas mãos do Senhor ensinar-lhes sabedoria.

      1. Olha…

        Engraçado como nós homens somos intitulados como “confortaveis” em uma relação.

        Alguém parou para pensar que casamento nem sempre é sinal de felicidade?
        O amor entre duas pessoas não está condicionado à esta opção, e na verdade nunca esteve.

        Vejam bem..não estou entrando no mérito da religião, e sim do relacionamento.

        Li muitos casos aqui, em que mulheres acham que o casamento é o sinal de redenção e que os problemas vão se solucionar em um passe de magica.

        Sendo que magica..e vc saber respeitar a opinão de seu companheiro, e saber conviver com isso.

        Submissão não é amor..

  22. Boa noite, tambem estou precisando de uma orientacao espiritual pois estou longe dos meus pais e estando sozinha, confesso que nao sei o que pensar.Namoro a 2 anos com um rapaz a quem amo muito com todo coraçao. No inicio do relacionamento ele admitiu que estava sendo leviano comigo e decidiu terminar. Dpois de um tempo ele me pediu para reatar o namoro e como eu sempre o amei, aceitei as desculpas e estamos “bem” desde entao. Ocorre que ambos somos formados,independentes,solteiros ele com 29 eu com 27 e ele me disse que nao pretende se casar tao cedo. A principio eu pensei em terminar e confesso que essa é uma alternativa real para mim, pois tenho medo de envelhecer sem filhos e sozinha, pois temo que ele me enrole ate enamorar-se realmente de alguem e queira com essa otrra algum compromisso serio, me descartando como ele ja fez outrora, como o sr pode ver, nao consigo me sentir segura nesse relacionamento em decorrencia das cicatrizes das decepçoes que ele ja me causou. nao quero tambem terminar e dpois sofrer e me arrepender. nao sei se deixo ele pensar mais e continuo namorando pra ver no que vai dar ou se caio fora logo.Rogo sempre ao Senhor que me esclareça pois nao quero lutar contra a vontad de Deus..se ele tiver q ir embora q va logo ou se tiver q ficar, que se decida logo. nao sei se terminar seria o certo ou lutar..?me ajuda…oq eu faço.?

    1. Lane
      Terminar sem ter vontade realmente é besteira! você vai agir com a razão (naquele momento) e esquecer do coração! Nós mulheres queremos sempre casar, ter filhos, fanília etc…..Homens pensam muito diferente…..Não se prenda a isso. Como diz um velho ditado : “Arrume o jardim para atrair as borboletas” Cuide de você, estude, trabalhe, faça algo que te motive e seja feliz! aos poucos você vai ver que os homens vão se aproximar de você e você vai ter a capacidade de dscernir quem realmente você quer pra ser seu companheiro.

  23. Ola, estou precisando de uma orientação!
    Eu tenho 20 anos e estou num relacionamento com meu companheiro a 2 anos, ja faz 1 ano e meio que moramos juntos e temos um bebe lindo de 6 meses, eu sempre fui de Igreja, e hoje me encontro numa situaçao pra mim constrangedora;ele sempre falaei pra ele dos meus planos casar, terminar faculdade, ter filhos, mas e conseguencia de ter engravidado mudei a ordem da vida, falei pra ele que gostaria de casar ele sempre fala que nunca,que casar numa foi, nem vai fazer parte dos planos dele, um dia desse combinamos que iriamos pra Las Vegas dai saimos e encontramsos alguns amigos , ele conversando com uma la do serviço dele , ouvi ele falando que tinha muita vontade de ir pra la e fazer casamento de mentirinha( tipo esses que vemos nos filmes, la tem pra turistas) ela pergunto porque nao fazer comigo ou casar logo de verdade, ele falou pra ela que nao valeria a pena, porque aquilo pra ele e so diversao,quando chegamos em ksa fui falar ccom ele sobre akilo ela falou que se isso fosse me fazer chorar eu poderia deitar minha cabeça no travesseiro e chorar a vontade;ele quem paga minha faculdade, tudo,por que nao trabalho, quando falo pra ele que qro casar constituir de verdade a familia que temos ele fala que estou falando besteira e que nao vai casar, isso me magoa muito, quando falo que quero ir trabalhar ele fala pra que que eu vou trabalhar pra receber um salario de fome, que eu tenho mais valor dentro de casa cuidando do bebe e da casa, eu me sinto um lixo, como se eu tivesse valor, que eu dignidade…eu to desisperada e vou sair de casa…sera que alguem pode me ajudar

    1. Suellem, realmente você não deve continuar nessa vida de pecado, vivendo como casada, sem o ser.

      No entanto, também não deve sair desse relacionamento, onde já existe um filho, sem estar firme em seu coração que não entrará em outro semelhante. Também não deve sair de casa, sem antes ter assegurado moradia digna e o sustento seu e do seu filho. Seja prudente, pois agora você tem responsabilidades com outra vida, a do seu bebê.

      O Senhor tenha misericórdia de você e lhe conceda livramento.

  24. Olá, tudo bem???
    Cai nessa pagina da qual muito me surpreendi pelo seu conteudo…. Primeiramente parabéns por este trabalho….
    Namoro a 1 ano e 2 meses um rapaz 2 anos mais velho do que eu…. Atualmente, tenho 31 anos, sou separada e tenho filha de 3 anos. Ele é solteiro, sem filhos. Conflitos: Ele diz que gosta de mim porém que não pensa em uma relação mais seria do que namoro, em outras palavras, casamento ( em uma discussão ele até mencionou que nunca havia me iludido pq desde principio ja havia deixado claro que não assumiria nenhuma relacionamento mais serio). Moramos em cidades diferentes, nos vemos 2 vezes na semana e as vezes me sinto como a namorado de aluguel pois a sensação que tenho é que quando aparecer uma outra moça, solteira e sem filho, ele vai terminar para dar seguimento a vida dele. Sinto que o problema do nosso relacionamento esta fundamentado pelo fato de eu ter uma filha, de ser mãe (outra frase dele, a mulher deixa de ser mulher quando vira mãe…). Penso: compensa permanecer neste relacionamento, por maior que possa ser meu amor? Sera que não estou me auto iludindo? Por vezes me sinto usada…. Houve momentos que ele quis termino da relação e eu pedi para que ele continuasse….. ele continuo com namoro…. Bem, deu para perceber que estou confusa ou que estou querendo me auto iludir….gostaria de um conselho amigo….Desde já lhe agradeço….Fique com paz Senhor….

    1. Carol, está claro que este homem jamais irá assumí-la em casamento. Nem ao seu filho. Ele só está com você por causa do sexo. Continuar esse relacionamento, além do pecado, que é gravíssimo, é também uma atitude de humilhação.

      Tome já uma atitude contra essa situação e volte-se para Deus e para seu filho.

      O Senhor lhe abençoe com o perdão de pecados e com uma vida plena na presença Dele, o verdadeiro amor.

  25. Olá, bem há 3 anos atrás conheci meu namorado, ele é evangélico de berço e eu na época era católica, nos apaixonamos, sofri muito por causa da ex dele que me infernizava, e ele permitia. Me enrolou 1 ano, mas finalmente me assumiu, com tanto que eu me convertesse. Me converti, amo a família dele e sou correspondida. Ele sempre disse que me amava muito e que tinha certeza que queria ficar comigo, até me cobrou que eu sentisse o mesmo, e sentia. Com 2 anos de namoro assumido, ele diz que não quer casar e que não pensa em ter filhos, quis terminar mas eu insisti, por o amar muito e por não imaginar meus dias sem ele. Ele diz que nunca havia pensado de forma real sobre como ele se sente em relação a casamento e filhos. Diz que o fato dele ter sofrido uma grande frustração com o pai que era pastor e traiu a mãe e largou a família e a igreja, ele tem medo de acabar sendo igual ao pai, por isso diz que tem medo de me fazer sofrer. Estou super magoada com essa repentina forma frustrante de pensar dele, o que fazer nesse caso? Quero muito continuar, mas tenho medo de estar forçando algo que não seja de Deus, ou por pensar que é de Deus e que isso faz parte da luta. Estou totalmente sem chão e confusa, preciso de ajuda de alguém sábio espiritualmente, que entenda os preceitos de Deus para me aconselhar.
    Obrigada.

    1. Amanda, na verdade Deus pode estar guardando-a de um mal maior, no futuro. Melhor sentir essa dor agora, enquanto vocês são apenas namorados, do que sentí-la depois de casados.

      Esse rapaz parece ter ponderado e visto que não está pronto para suportar, para sempre, o peso de uma família, esposa, filhos. E ele é livre para decidir-se ou não por continuar o namoro.

      Você pode continuar orando sim, mas caso ele permaneça firme no término, melhor cuidar de sua vida, pois não faltarão rapazes de bom caráter para fazê-la feliz.

      O Senhor lhe abençoe e guarde.

      1. Obrigada pelo conselho!
        Bem, esqueci de mencionar que ele aceitou continuar, mas deixou claro que essa era uma escolha minha.
        No fundo do meu coração tenho fé de que ele pode mudar, pois ele está em uma fase de desânimo em relação á tudo, de uma hora para outra, e quando digo tudo, é tudo, até das coisas que ele mas gostava de fazer e que planejava como homem. Sinceramente, tenho medo até pela questão da igreja, me converti por causa dele, agora já me adaptei, gosto de ir e tudo. Se terminarmos não sei se conseguirei continuar lá, até porque só tem como eu ir se for de carona com ele e a mãe dele. Tenho orado muito, não só por esse relacionamento, mas por ele em si, pelo arrependimento que ele possa ter quando tiver mais maturidade em tudo e para que Deus toque o coração dele e tire todo esse medo e frustração.
        O Senhor já viu alguém mudar de concepção?O pior de tudo é que os avós dele e a mãe são os pastores da igreja, e assim que a avó dele me conheceu, ela disse que Deus havia revelado a ela que a prometida dele, ele iria levar para a igreja e não escolheria ninguém que já fosse da igreja e que sentia que era eu.
        No fundo tenho medo, ele até hoje foi o único que viu além da minha aparência e não me tratou como um pedaço de carne apenas. Sempre vi os homens se aproximarem de mim pela minha beleza. E isso me tornou fria, não conseguia gostar de ninguém e nem confiar que um dia poderia conhecer algum homem que prestasse, até conhecê-lo, abrindo meu coração e amá-lo como o amo hoje.Então o que Deus quer de mim? Espero que as vontades de Deus prevaleça sobre as minhas, que ele não mê dê livre arbítrio, que tome a escolha dele como a minha. Tenho muito medo de errar, e acabar como minha mãe, que teve dois relacionamentos frustrantes.
        Grata pela atenção, que Deus o abençoe.

        1. Filha, não é bom isso que esse jovem está fazendo com você. Dizendo que não te ama, mas continua o namoro porque você quer, na verdade ele está dizendo, que a qualquer momento poderá terminar. Isso é muita insegurança para você. Homens precisam saber tomar decisões, pois isto traz segurança à mulher.

          Quanto à igreja, não vejo mal algum em você continuar indo com eles, sem namoro. Ou então orar e pedir a Deus que lhe encaminhe a outra congregação, onde a sã doutrina seja pregada.

          Certamente que outros jovens verão também o seu caráter, assim como esse viu, isto se você permanecer amando mais a Cristo do que aos homens, como você tem feito até agora.

          O Senhor lhe abençoe e lhe conceda sabedoria.

  26. ola
    gostaria muito da sua ajuda, sou católica mas simpatizo muito com os evangélicos, minha história é a seguinte, casei com 15 anos, e tive meu 1º filho com 20, durante algum tempo fomos muito felizes, pois nos amavamos muito, no entanto meu marido acabou se envolvendo com o crack, e nossa vida ficou muito dificil, tentei manter nossa familia por 10 anos, tentei ajuda-lo de todas as maneiras, mas foi impossível o vicio foi mais forte, nos separamos, fiquei sozinha por um tempo e acabei encontrando outra pessoa sempre deixei claro para ele que minha intenção era ter uma familia, ele tbm dizia isso, no entanto após alguns meses de namoro, acabei engravidando do meu 2º filho, resolvemos morar juntos, reformamos a casa, compramos móveis, mas notei que ele aos poucos não queria mais morar junto, começou a implicar com meu filho, e brigavamos muito resolvi alugar uma casa pra mim e meus filhos, ele foi atras e disse que poderímos namorar então, aceitei pois gosto muito dele, mas sempre deixei claro q quero um familia, ele disse p mim, que se for ter uma familia sera comigo, mas tem muito medo, pois sofreu muito com seu 1º casamento, ele me respeita, me liga todos os dias, mas ainda não aceita meu 1º filho, li na biblia que quando temos duvida devemos agir conforme a sabedoria de Deus, mas oque devo fazer? quero uma familia, mas ele diz que no momento não dá, mas que ele não quer mais ninguem na vida dele, apenas não quer sofrer, oque eu faço?
    obrigado
    vanessa

    1. Filha, você quer agir segundo a sabedoria de Deus e está certíssima. Pois Deus, em sua infinita sabedoria concedeu à mulher o dom de ser mãe, o dom de gerar filhos para Ele. A mulher é a única criação em todo o Reino de Deus que pode gerar seres que venham a ser filhos de Deus.

      Portanto, sua missão mais importante é criar bem essas crianças que você gerou. Se para ser uma boa mãe, segundo Deus, tiver que sublimar-se como mulher, que assim seja.

      Se esse homem de quem você gosta não aceita seu primeiro filho, briga com ele e não está disposto a edificá-lo moralmente, ele não poderá ser um bom exemplo de pai, nem para o primeiro filho, nem mesmo para o segundo.

      Pense bem, pois a mulher é edificada por Deus se estiver cumprindo bem sua missão primordial, que é a missão de mãe.

      Que o Senhor Jesus lhe conceda graça e paz no coração.

  27. Olá pessoal,
    Namoro a 6 meses, ele nem pensa em se casar comigo e eu sou bem mais velha que ele 8 anos de diferença…
    Minha mae sempre fica cobrando em relaçao ao casamento,e ele não gosta quando minha mae comente sobre esse assunto!
    Penso sim,em casar com ele construir uma familia,mais ele acha que estamos mto “Novos”.Sempre quando toco nesse assunto com ele ,ele me diz que temos pouco tempo de namoro sim é verdade,como ele diz que me “AMA” já tá na hora de tomar um rumo….
    O que q vcs acham que devo fazer,devo insistir!?

    Abraços

    1. Izabela, se você insistir muito, é o próprio rapaz quem irá bater em retirada. Homem não gosta de ser pressionado nesses assuntos, principalmente se a mãe da moça está envolvida.

      Além disso, ele sendo mais novo que você, os interesses dele são outros. Não deve estar preparado para assumir compromissos para toda a vida. Outra coisa que faz com que os homens não tenham pressa no casamento, é se já estiverem transando no namoro. Para que casar?

      Pense bem e veja como proceder, pois esta decisão cabe somente a você. Que o Senhor lhe conceda sabedoria.

  28. vivo um dilema,tbm amo meu namorado ele tbm diz que me ama, é mais novo que eu ,as vezes penso se nosso relacionamento dará certo porque eu tenho muita vontade de casar ele ainda não tem esse desejo ,como estamos no 2 mês ainda não comentei com ele afundo sobre o assunto,só por alto tenho medo de me envolver e acabar terminando, e ficar muito velha na idade para casar e ter filhos o que faço?

    1. Olá, Eliene,

      A meu ver, não há motivos para nbamorar se não for para as pessoas se conhecerem e se casar. Namoro tem que ter propósito e não acho que deva ser algo muito prolongado.

      A Bíblia não condena e nem incentiva relacionamentos entre pessoas de faixas etárias diferentes. Penso que o ideal é nos relacionarmos com alguém de nossa faixa etária (não importa se com alguns anos mais novo ou mais velho), o que vai permitir ambos descobrirem juntos os diversos momentos da vida. Mas é claro que nada disto vale como regra.

      Acho que deve refletir sobre tudo isto e, se pretende casar-se, não se envolva mas procure alguém que também tenha este objetivo.

  29. Amigo ajude-me por favor responda-me

    moro a 4 anos com meu esposo temos uma filha linda, ja nos separamos 2 vezes resolvemos marcar a data do casorio para sair dessa situação de pecado, mais na semana de organizar os papeis ele me disse que nao quer casar conforme haviamos conversado. estou me sentido um lixo… tomei a decisão de acabar com essa convivencia marital e deixei ele encarregado de ser solteiro realmente ou oficializar comigo e só volto depois que ele tiver dado entrada nos papeis do contrario vou buscar minha felicidade. Estou agindo corretamente??????????
    obrigada aguardo resposta

    1. Decidida, de fato sua vida não é do agrado de Deus. No entanto, vocês têm uma filha, a qual necessita de um pai presente.

      Por outro lado vejo que sua decisão de separar-se desse homem não é exclusivamente por causa do pecado, mas, provavelmente, porque está decepcionada com ele em vários aspectos. A felicidade que você esperava ter quando se uniu a ele não está existindo mais. Acabou-se a alegria do relacionamento e isso está servindo de motivo para as constantes brigas e separações.

      Sem Jesus, filha, você não vai encontrar felicidade plena em lugar ou pessoa alguma. Se hoje esse homem lhe traz desapontamento, outro que porventura vier a casar-se com você, também lhe decepcionará, mais dia, menos dia. E tem ainda o caso da sua filha, que vai sofrer muito com essa situação.

      Pense melhor, ore ao Senhor pedindo que mova no coração do seu companheiro e que haja um genuino arrependimento dele (em todas as coisas) e que ele tenha o caráter transformado e passe a ser uma bênção para você e sua filhinha. Não se precipite.

      “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Rm 15:13)

      1. ESTA CERTA,POIS O CASAMENTO E UMA PROVA MUITO GRANDE DE AMOR!SE ELE NAO QUER CASAR, ALGUM MOTIVO O INCOMODA! SEI Q E DIFICIL, MAS VIVA SUA VIDA SUA VIDA COM SEU FILHO, E CONFIE EM JEOVA DEUS, POIS ELE PROVERA A FELICIDADE PARA VC,OK? ABRAÇOS!

  30. Olá
    Namoro a 3 anos e 3 meses,tenho 18 anos e ele 27 ja nao sei mais o q fazer ele nao toca no assunto de casamento de jeito nenhum qd eu toco no assunto ele logo foge dizendo pra ter calma que primeiro ele quer comprar uma casa e tal, blz o problema é que ele nao move uma palha pra que isso aconteça ele so quer saber de carro,moto e som de carro fico tao chateada pq ele so pensa nele e nao em nois dois, ele ja tenho tudo que ele quer tem carro,moto,o que ele gosta e leva uma vida tranquila mora com o irmão faz o q quer da vida.
    Ele diz que me ama muito e que é feliz ao meu lado ,mais nao consigo entender pq ele nao quer ter um relacionamento mais serio comigo pergunto pra ele quando ele pretende casar comigo ai ele vem sempre com a msm desculpa diz q quer e tal mais me enrola e rapim foge do assunto, O q mais doi é vê que ele faz tudo pra ter as coisas dele carro, moto e etc mais nao faz nada pra nois dois dei um prazo pra ele comprar tudo q ele quizer ate o fim do ano q no inicio do ano ele vai comprar nossa casa ele disse tudo bem, mais qd toco no assunto vejo q ele nao quer eu ja nao sei o que fazer pq nao consigo imaginar minha vida sem ele,sei tbm q ele me ama mais nao consigo entender qual é a dele.

    1. Cris, para ele a situação está excelente. Tem tudo o que quer e tem ainda você, à hora que ele quiser. Essa situação só irá mudar no dia que você tomar uma posição radical e séria.

      1. Aii !!Me responde, estou quase na mesma situação que a Cris. Namoro a 06 meses ,tenho 19 anos e ele tem 21,ele terminou a facudade agora,e eu o ensino medio.Eu o Amo muito,e não me imagino sem ele.Ele diz que me ama muito e que é feliz ao meu lado,mais nao consigo entender pq ele nao pensa em casamento. Pergunto pra ele por que não casamos daqui uns 02 anos,e ele diz que so pensa em se casar com uns 25 anos,quando conseguir tudo o que ele quer.Mas tenho medo de perde-lo,nesse periodo .Pois namorar 04 anos e um exagero para mim.Ele diz que casamento não e facil,devemos pensar em ter a nossa propria casa,cada um ter seu emprego, Ter um carro ,pois não quer que eu ande de onibus quando estiver gravida.Nuss! eu ate que concordo,mas não acho que seja presciso 04 anos para se obter isso,não trabalhando juntos,para o objetivo.

    2. PASSEI PELA MESMA SITUAÇAO,NAMORO HA SEIS ANOS, E ELE FICA ME EMPURRANDO COM A BARRIGA,DEI UM BASTA, E O COLOQUEI NA PAREDE;OU CASA,OU SEPARA! RAPIDINHO ELE CONCORDOU EM IR NO CARTORIO COLOCAR O NOME! ESPERO Q ELE NAO ME DEIXE PLANTADA LA ESPERANDO!

  31. moro com 1 rapaz faz um ano,amo muito ele ,e ele me diz que me ama muito,tenho 30anos e ele 24,tenho o sonho de me casar, pois acho que morar junto nao e casamento,quando toco no assunto ele me fala que ja estamos casados,fico muito triste pois se a gente se ama para que esperar? ele sempre fala que nao e o momento certo, que quando for o momento ele mesmo vai me pedir.nao sei o que esta faltando, mas eu fico muito triste com esta situacao, gostaria que me desse um conselho pois o amo muito, e nao gostaria de perde-lo.muito obrigada aguardo resposta.

    1. Andréia, vocês estão em pecado de fornicação e esse rapaz demostra não querer casar-se com você. Nem agora e nem nunca. Para ele a situação está cômoda.

      Meu conselho é que você rompa com o pecado, sendo clara e transparente com ele. Melhor estar bem com o Senhor, que já provou lhe amar incondicionalmente, do que com o pecado.

      Que o Senhor lhe conceda perdão e paz no coração, assim como autoridade para falar com esse rapaz o que precisa ser dito.

  32. Lú, sinceramente, não vejo nenhuma indicação de que você possa vir a ser feliz um dia ao lado de um marido assim.

    Os valores dele não são valores de alguém que queira dividir, compartilhar, dar. Num casamento, são esses os valores que têm que prevalecer.

    Ao contrário, os valores dele são de alguém que quer tudo para si mesmo, se preciso for, pegando, recebendo, acumulando. Esses são valores de alguém que não gosta de andar em acordo, mas sim de fazer seus próprios caminhos.

    Cuidado, filha, com a decisão que você viedr a tomar. Casamento é para sempre. namoro ou noivado ainda dá para se desmanchar, mas casamento, não dá.

    Que o Senhor lhe conceda sabedoria e espírito prudente.

  33. Lis-Lya,
    realmente a situação de vocês, no momento, não é para casamento. Seu namorado não tem autonomia financeira e nem tem condições de adquirí-la a curto prazo.

    Mas também vocês não podem viver no pecado, ainda mais porque, tendo sexo, normalmente o rapaz de acomoda. Casar para que?

    Pense bem, porque a situação está boa para ele. Tem namorada, tem sexo, tem a mãe para cuidar dele.

    Que o Senhor lhe conceda discernimento e direção sobre suas decisões.

  34. Olá, bom dia!
    Quero desabafar.
    Namoro a quase dois anos. Meu namorado tem 24 anos e eu tenho 26. Moro sozinha, devido ao meu trabalho e até assuntos familiares. Ele mora com a mãe – Não tem pai e também não foi criado por ele, tao pouco o conhece.
    Estou afastada do evangelho, mas tenho imensa vontade de voltar pra Cristo, e tenho me esforçado. Estou voltando aos poucos.
    Meu namorado e sua família seguem o Catolicismo, já a minha família o Evangélio.
    O que ocorre é que nesse período que já estamos juntos, vejo que seria o momento de noivar e nos prepararmos para o casamento.
    A pouco pude perceber que ele não pensa da mesma forma que eu.
    Quando conversamos sobre isso, ele se irrita. Chegou a dizer que estou o pondo contra a parede. Não acredito que quem ama veja dessa forma. Só que ele diz que me ama muito e até chora quando ameaço terminar o relacionamento.
    No ponto de vista dele, para casar tem quer ter uma condição muito excelente. Ele diz que em seu casamjento quer realizar um afesta com gastos mínimos de 50 mil reais!!! Comprar uma aliança de noivado de 4 mil reais!!! eu acho isso um absurdo! Não tenho espírito de pobre como ele diz, só tenho os pés no chão. Eu acho que ele é muito imaturo. Muito infantil… Não sei se também é devido a ter sido criado apenas pela mãe, sem ter tido a figura do pai para ensinar como se tratar uma mulher, os desejos e anseios… a vida em família…
    A mãe dele é insuportável. Faz chantagens para ele não sair de casa… E o pior, ele acata todas! Sou a favor do filho obedecer os pais, mas me parece que ele gosta desse joguinho e aproveita para não assumir um compromisso mais sério, apesar se me amar tanto.
    Esses dias ao conversarmos novamente sobre o assunto, ele expos para mim primeiro pensa em comprar a casa DELE. deixou bem claro que é a dela. |Eu comprar a MINHA. E depois as vendemos e compramos uma e aí sim casamos.ão concordei!
    Acho que o tempo que vamos gastar nessa palhaçada, crescemos juntos.
    Ele diz que podemos crescer juntos cada um em sua casa. Que não quer me tirar de casa para eu passar necessidades.,
    Ele trabalha e ganha em média 2.000,00, e eu o mesmo.
    Será que realmente não podíamos casar? Nem noivar?
    Eu gosto de evangélio. Ele do catolicismo. Ele gosta de funk, boate, cerveja, charuto, baladas e eu não suporto nada disso.
    Gosto dele, mas essas coisas tem feito com que a cada dia eu desgoste mais e mais.
    O que eu quero mesmo e´casar, ter filhos, ter a minha própria família. Não quero viver no pecado.
    Conheci esse rapaz quando ainda era noiva de um outro rapaz que eu amava muito e ainda lembro dele as vezes.
    Meu noivado terminou falatando um mês para nosso casamento.
    Então como já conhecia o rapaz que hj é meu atual namorado, me envolvi com ele, e estou até hj.
    sabe, parece que meu mundo sentimentaç desmoronou.
    Não sou feliz na área sentimental.
    |Me ajude, por favor!
    Ore por mim!
    Me dê conselhos!
    Me indiq

    1. se o teu objectivo é casar e o dele não, então vcs estão em jugo desiguais o q não é bom pra vc q é cristã e quer seguir os mandamentos de cristo, amiga s vezes temos de nos sacrifcar para buscar a gloria de deus em nossas vidas, ninguem deve viver pecando por causa do outro,se ele vive q quer continuar a pecar então não tem amor de deus dentro dele, ele quer somente fazer o q lhe convem, e este tipo de pessoa não vai te fazer feliz a não ser q ele mude e aceite jesus como seu salvador e senhor. eu tbem ja abdiquei de amor por alguem assim. cai fora enqnt pode s ou suporta as consequencias. deus te ama.

  35. Olá boa noite! Vou fazer 5 anos de namoro, tenho 21 anos e ele tem 25 anos, uns dos meus sonhos é de me casar e ter filhos, só que ele disse que primeiro,quer ter um emprego para podermos nos casar eu já tenho emprego, ele disse que só como bacharel em direito não se arruma emprego, ele me disse que quer passar na prova da OAB, ele está estudando para poder passar, mas eu ñ estou aquentando mais esperar,tou muito anciosa, aflita de mais e angustiada, eu tbm queria casar para ñ vive no pecado, eu até as vezes choro queria muito casar nossa!!!mais eu peço a DEUS sempre para me abençoar, eu sei que devemos ter estabilidade finaceira para casar, já tentei muitas vezes dar um tempo, ñ sei se essa é a melhor solução para podermos pensar direito, foi eu que comprei as alianças de compromisso eu que tive a iniciativa,eu disse que a de noivado vai ser ele que iria comprar, ele me disse que só ñ tomou a iniciativa porque ainda não tinha dinheiro pq ñ tem emprego, e eu sei que ele só ñ pediu pros pais dele, pq sei que a mãe dele ia brigar, pq ele ainda nem tem emprego, para poder sustentar, a mãe dele gosta muito de mim, mais ela fica pegando no pé do meu namorado pq causa desse anel, as vezes ele nem usa, comedo dela brigar com ele, ele só usa quando está comigo, ele disse que me ama muito e que ñ viveria sem mim, só de pensar ele até chorou. Eu sinceramente o amo mais eu tou sofrendo eu já disse para ele, ele disse que num pode fazer nada pq sem emprego ele ñ casa, mais aí eu disse e eu nem quero um marido sem emprego, teve uma amiga minha que me disse assim: mulher depois de casada muitas vezes se arranja muitas coisas até emprego e vcs já tem até um tempo juntos, o que faço me ajude por favor fico grata!!!!!!!!!!!!!

  36. Muito obrigado Sr. Adelson, tenha certeza que seguirei o seu conselho…
    Ore por mim assim que ler essa mensagem, pois ando precisando em vários aspectos da minha vida, em relação a tudo. Que Deus possa o abençoar por esse trabalho divino que vc tem feito, o parabenizo pelo mesmo.
    Grande abraço. Agradecida.

  37. Sthefany, seu erro foi ter tido relações sexuais com ele antes do casamento. Erro do ponto de vista humano, mas pecado do ponto de vista divino.

    Os homens, em geral, são muito inseguros quando se trata de tomar decisões a respeito de casamento, família, fidelidade a uma só pessoa. Ainda mais tendo os pais (a mãe principalmente) apoiando-os e aconselhando-os. E, ainda mais tendo seus desejos sexuais atendidos pela namorada.

    Filha, quer resolver essa questão? Dê um ultimato nele. Ela será resolvida de uma forma ou de outra. Ou ele assume o compromisso com você ou termina o namoro.

    E o mais importante: sexo fora do casamento é pecado e Deus não se agrada nada disso.

    Que o Senhor perdoe seus pecados e lhe conceda sabedoria no namoro é minha oração a seu favor.

  38. Olá…
    Namoro há 2 anos, e desde o inicio do namoro eu e meu namorado conversavamos muito sobre o casamento. Na verdade, quando conversavamos eu me percebia sempre mais empolgada sobre o assunto. Ele mostra me amar muito, e diz sempre isso, também o amo muito da forma que nunca amei ninguém. Daí resolvemos conversar para noivar no terceiro ano de namoro, mas ainda assim não o vejo tãao empolgago assim. Sem querer, e pensando que ele já teria contado à mãe, acabei revelando o nosso plano quando ela entrou no assunto de casamento, quando contei que talvez, se a situação financeira permitisse noivariamos no proximo ano, casando apenas uns dois anos depois. Eu tive que explicar que não casariamos logo, porque percebi que ela não tinha conhecimento sobre a historia e incrivelmente a mulher mudou de fisionomia, disse que achava muito cedo para isso e tal… Quando saimos da casa dele conversamos sobre o ocorrido, e chegamos até a discutir porque percebi de onde estava vindo toda sua insegurança. Ele negou, falou que queria muito casar cmg, mas não poderia definir um tempo certo para isso acontecer porque não sabe como será a vida futuramente. Hoje conversamos novamente, pois ele veio me perguntar se noivariamos no proximo ano, eu disse que adoraria se acontecesse, mas aí ele veio dizer que só casaria após de uns 4 anos de noivado, aí me desesperei em saber que casariamos depois de 7 anos de namoro. Caramba, ele vive dizendo que não vê a hora de estarmos sepre juntos, livres, fazendo o que bem entender, mas na hora H ele me vem com essa, eu até tentei me controlar mas não consegui, pois ele disse que achava muito cedo para uma vida a dois, parecia até que eu estava vendo a mãe dele falando isso, ele sempre faz tudo o que os pais querem, nunca o que decidimos juntos. Eu respeitaria se ele não se sentisse pronto para casar, mas eu sei que isso é influencia da familia, e também fico me perguntando o motivo que ele acha tão cedo para casar mas não achou cedo para ter relações comigo antes dos dois anos de namoro.
    Por favor me ajude…
    as vezes me sinto um lixo de mulher com toda essa situação.

  39. Ciane, com certeza esse rapaz não lhe ama como você o ama. O relacionamento desse jeito está ótimo para ele.

    Se você continuar esse namoro, o sofrimento será todo seu, pois ele não vai tomar uma posição tão cedo. Tem tudo o que quer, sem os compromissos e responsabilidades que precisa ter.

    Seja sábia, filha. Deus lhe abençoe e guarde.

  40. Bom tarde!
    Gostaria que me ajudassem.
    Namoro a quase dois anos e tenho muita vontade de casar-me, porem mu namorado que é mais novo que eu dois anos, parece fugir um pouco do assunto. De tanto eu reclamar sobre isso, uma unica vez ele falou que havia vista uma aliança de noivado no site no valor de r$4.000,00!! Acho isso um absursdo, pois nao temos essa condição. Ele deixa bem claro sua ambição por dinheiro. Diz que quer casar quando tiver muito dinheiro, quando puder fazer um casamento com gasto de 50.000,00 pra cima. Nao que eu pense negativo, mas nao vjo nccessidade de tanta espera, visto que ja estou com 26 anos e desejo ser mae.
    Ele diz que tem que terminar faculdade, fazer pós e tantas outras coisas…
    Resumindo, casamento pra ele fica em último plano! E isso me incomoda demais.
    Ja cheguei a terminar com ele por causa disso e ele pede para voltar dizendo que me ama e que na hora certa vamos casar, mas nao me conformo e le nao me convence.
    Hj estamos juntos, mas nao me sinto completa.
    Queria um anel de compromisso, mas ele diz que isso é coisa que inventaram agora e nao gosta disso, para eu relaxar e esperar que a nossa aliança vai ser linda e cara! Mas volto a dizer, isso nao me importa tanto, e ele sabe disso, mas insiste em dizer.
    Sera que isso é desculpas de quem na verdade nao quer nada serio?
    Estaria eu prdndo meu tempo?
    Me deem suas opiniões, por favor.

  41. Fernanda, continuar com esse namoro é o mesmo que coformar-se com o pecado e em viver fora da bênção de Deus.

    Ele já deixou claro que essa posição está boa para ele. Tem você, sem as obrigações de casamento.

    Cabe a você deixar claro também qual é a sua posição. Viver em pecado ou viver dentro da bênção de Deus?

  42. Bom, meu caso eh um tanto diferente…meu namorado é 18 anos mas velho que eu, ele tem 41…Nos as vezes brigamos bastante, mas tenho certeza qto ao nosso amor e ele nao fala sobre casamento, diz q esta velho e tudo mais!
    seria o caso de cair fora? uma vez q eu pretendo me casar logo?

  43. Lady B., ainda assim você não tem direito de dizer que sou um crente infeliz. Isso é julgamento de sua parte, já que você não me conhece, nem à minha esposa e filhos.

    Você tem todo o direito de julgar tudo o que escrevo, mas não tem o direito de julgar uma só faceta do meu caráter ou da minha pessoa.

  44. Pela maneira q vc expos Mas você tem razão em desejar ser mãe, pois essa é a principal missão da mulher e é por meio dela que a mulher é preservada de tantas coisas malignas do mundo: “Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso” (1 Tm 2:15).”

    sua mulher deve ser da sua igreja e a sua felicidade é a dela… da mesma maneira q ela lava passa cozinha bem sorridente e agradecendo a Deus por ter um homem na vida dela…

  45. epá eu pessoalmente n acredito no casamento pk no meu país (portugal) metade dos casamentos resultam em divorcios segundo as estatistikas.. se ker ter filhos n precisa de casar.. além disso as pessoas no meu país hoje em dia já kuase n se casam fazem união de facto (fikam a morar juntas).. eu n sou mto pro casamento pk as pessoas se tomam cm um dado adkirido e começam-se habituar mal.. abusam da confiança pk já tao “seguras” e axam ke podem dizer o ke kiserem à pessoa ke aparentemente amam (pk eu às vezex duvido ke haja amor entre essas duas pessoas).. eu tive uma namorada e ela disse ke keria fikar cmg pra spr e eu n concordei.. eu disse-lhe ke keria fikar com ela enkuanto gostasse dela.. agr se o homem ke gosta n consegue satisfazer as suas necessidades (cm casar e ser mae) ou fala com ele ou entao procura outro homem ke as satisfaça.. foi o ke a minha ex fex cmg kuando eu n keria satisfazer as necessidades dela (casar com ela pela igreja e aturar o mau feitio dela).. eu n sei se o ke eu disse vai servir de algo ou n, agr a decisao é sua..

  46. Lady B.

    não creio que você me conheça para afirmar que sou infeliz. Pelo contrário, posso assegurar-lhe que tanto eu quanto minha esposa somos felizes, bem-aventurados.

  47. você tem razão em desejar ser mãe, pois essa é a principal missão da mulher e é por meio dela que a mulher é preservada de tantas coisas malignas do mundo: “Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso” (1 Tm 2:15).

    Que piada!
    Sempre tem um crente infeliz pra colocar a mulher na condição de submissa… a principal missão da mulher é ser o que ela quiser ser… é estar feliz, sendo mãe ou não.
    Se ser mãe prezervasse a mulher de alguma maldade, tantas mães não estariam sofrendo por seus filhos mortos…ou vc vai dizer que isso é provação do senhor? Porque se for esse seu Deus não é pai e naum serve nem pra padrasto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s