Masturbar-se é pecado?


Pergunta:

 

A paz de Deus…

 

Encontrei seu site e li seus conselhos e achei interessante lhe escrever. Eu e meu namorado procuramos na Bíblia e não encontramos nada que falasse a respeito do assunto. Já conversamos bastante a respeito do assunto, mas já não sei como melhor ajudá-lo.

 

Ele me contou que há tempos tem problemas com a masturbação, já tentou parar mas não consegue. Essa prática o enche de culpa e acaba afastando-o de Deus, pois se sente indigno de fazer o trabalho na igreja devido a esse problema que ainda não conseguiu superar.

 

Ele é um moço muito talentoso e vejo essa dificuldade dele como uma armadilha que o inimigo colocou na vida dele para sentir essa culpa que o atormenta e o afastar de Deus.

 

Oro bastante por ele, mas me sinto tão impotente e triste quando falamos sobre o assunto e percebo o quanto isso o incomoda. Gostaria de uma orientação. Esse assunto é pouco comentado nas igrejas e tido simplesmente como um “tabu”. Quero ajudá-lo a superar isso, sei que ele será mais feliz livrando-se desse sentimento de culpa.

Existe alguma passagem bíblica que oriente sobre esse assunto? Que fale especificamente sobre ser pecado ou não a masturbação?  Tina

 

Resposta:

 

 

Irmã,

 

o sexo nunca foi condenado por Deus, pois Ele disse a Adão e Eva: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a” (Gn.1:28), mas Ele condena as paixões que escravizam o homem, que o levam à pratica sexual fora do casamento (namoro, noivado, amizade), ao adultério e também à masturbação. Essas práticas causam frustrações e sofrimentos não só ao pecador mas também às pessoas próximas a ele.

 

A sexualidade está presente em toda nossa vida e não pode ser ignorada, mas Deus quer dar ao homem uma vida serena e limpa. O sexo no casamento é bom, mas fora do casamento é pecado. A imoralidade sexual, a lascívia, a luxúria é pecado. “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (Gl 5:19-21)

 

E a masturbação, em especial, é terrível porque é sem “custo” e pode ser praticada a sós. Mas, espiritualmente falando, há um custo pesado sobre o pecador: A sua primeira reação é sentir-se culpado, depois sente medo e depois tenta esconder-se de Deus, afastando-se da presença de Deus. Mas para Deus não há esconderijo e não há solução enquanto o pecador não se voltar para Ele, arrependido, reconhecendo que pecou e pedindo perdão.

 

É interessante observar que o que Satanás mais quer é acusar o pecador e levá-lo a fugir de Deus. Mas, Deus, ao contrário, quer que o pecador se aproxime dele, receba o perdão do pecado e lhe dê razão com relação à fraqueza do homem em resistir às tentações e assim, deixe que o Senhor lute as suas batalhas e lhe dê vitória. “Ouve, povo meu, quero exortar-te. Ó Israel, se me escutasses! Não haja no meio de ti deus alheio, nem te prostres ante deus estranho. Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei. Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos. Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. Os que aborrecem ao Senhor se lhes submeteriam, e isto duraria para sempre” (Sl 81:8-15)

 

Oriente seu namorado e fiquem alertas e não se deixem dominar pelos apelos deformados do mundo. Suas mentes e seus corações gozarão a paz e terão um viver tranqüilo e saberão como vencer toda a sorte de paixão que pode levá-los a uma vida derrotada e infeliz e fora dos padrões de Deus. É preciso buscar continuamente a graça e o poder de Deus para vencer essas paixões e ter uma vida totalmente controlada.

 

Quando o homem buscar a Deus e se fortalecer na força de Sua Palavra, certamente viverá em harmonia com os princípios estabelecidos por Deus e poderá conviver vitoriosamente com suas paixões.

 

Veja também mensagem neste site intitulada “Vencendo a Masturbação”.

 

Que o Senhor conceda a ambos vitória sobre este mal. Que a graça e a paz do Senhor esteja com vocês

 

José Adelson de Noronha

20 comentários em “Masturbar-se é pecado?”

  1. Irmãos, vejo o sofrimento de tantos jovens e até casados, homens e mulheres, com o vício da masturbação que me entristeço também, porque somos partes do mesmo corpo. Se uma parte do corpo sofre, todo o corpo sofre. Por isso oro sempre pelos que acessam o site em busca de mensagens e conselhos, intercedendo junto ao Senhor para que os liberte, para que Ele visite a cada um e quebre essas cadeias malignas.

    Na mensagem anterior, “Masturbar-se é Pecado?” foram postados centenas de comentários, muitos dos quais eu respondi com mais orientações e conselhos complementares, mas por causa da grande quantidade ficaram perdidos, sendo de pouca utilidade para quem tem dificuldade em aprofundar-se mais na leitura.

    Por isso estou extraindo esses comentários e publicando em forma de mensagens, em 2 ou 3 partes, para facilitar a todos que estão prisioneiros desse vício maldito.

    Vejam os comentários em:

    Masturbar-se é Pecado? – Comentários

    Curtir

  2. A paz de Cristo para todos.
    Eu quero pedir que orem por mim. Comecei a me masturbar aos 7 anos (nessa época mal entendia o sexo), aceitei a Jesus aos 11, mas nunca fui liberta disso. Sinceramente não sei mais o que fazer, sei que tenho entristecido o meu Deus e isso me deixa muito mal, pois como para todos aqui Ele, e só Ele é o meu verdadeiro bem.
    De uns tempos para cá, as práticas têm sido mais constantes, e me encontro muito fria espiritualmente, mas não sei se por consequência do pecado, ou se peco, por estar fraca na fé. Eu oro, mas em alguns casos, mesmo tendo orado ou lido a bíblia a pouco tempo, eu não resisto quando algum pensamento desses vêm a minha cabeça. Já tentei parar, mas como não consigo, não quero ser hipócrita e então penso em seguir sem Jesus, mas Deus sabe que não é o que eu quero realmente, eu quero mesmo é levar uma vida liberta e longe do pecado. Por favor irmãos orem por mim, e me respondam.

    Curtir

  3. Boa tarde, estava procurando alguns textos na internet e encontrei esse site, gostaria de repartir com os irmãos uma vitória. Eu me masturbava desde os 9 anos e vivia uma vida escravizada por esse mal. Me converti com 16 anos e, mesmo tendo crido que Jesus poderia mudar essa área da minha vida, não conseguia. Então, depois de muitas derrotas e problemas nessa área eu DECIDI que a situação mudaria. O que o irmão respondeu para essa moça é verdade, é possível sim mudar de vida não só nessa área mas em todas….o que precisamos fazer é encher nossas mentes de Cristo, nos apropriarmos da vitóra. Outra coisa que percebi foi que eu não podia ficar flertando com o pecado, e comecei a me afastar totalmente de tudo o que me trazia desejos de beijar, abraçar e até fazer outras coisas. Eu havia passado uma situação quando criança com um homem, e vi que essa era a raiz.

    Acho que a primera coisa a fazer é se lembrar de alguma situação que pode ter ocorrido com você na ifância…onde satanás planta as primeiras sementes. A segunda coisa é orar pedindo a Deus que o liberte dessa maldição e repreender o demônio com sua própria boca dizendo: “Eu rejeito esse espírito de lascívia em nome de Jesus, e a partir de hoje ele não tem mais poder sobre a minha vida!” E o proximo ponto, e mais difícil, é limpar a mente. Com o auxilio de Jesus fica mais fácil, mas a escolha e decisão de não pecar é nossa. Deixo um texto para meditação: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”. Hoje tenho 22 anos e sou livre desse mal, mas lembre-se, a santificação continua, aquele que está de pé, cuide para que não caia!

    No amor de Cristo, Carol.

    Curtir

  4. oie eu sou evangélica e estou na igreja a 9 anos que voltei a um tepo atras eu cai com um ex namorado e passou se bastante tempo e comecei a me masturbar eu me sinto terrivel por isso pq eu stenho um cargo na igreja em que eu congrego e faço aula de batalha espiritual e sei que meu pastor e meu professor tem sofrido retalhações pelo que eu faço como parar com isso ?

    Curtir

  5. Eu tbm passo por este problema. As vezes me masturbo 2 vezes no dia, ja tentei parar, mais nao consigo! Peço q todos orem por mim!

    Curtir

  6. Como os demais, eu tbm vinha passando muitas dificuldades com a masturbação… ao contrário do q muitos dizem, acredito q é sim pecado, pq se faz a imaginar atos pecaminosos e tals…
    Esse ao pecaminoso, me fez ficar muito distante da presença de Deus, eu sou Levita e não consigo viver o q eu canto, por causa desse ato. Confesso q eu já pensei em desistir e abrir mão de td (ministério, igreja, vida com Deus), + ao mesmo tempo me senti + seguro e empenhado a parar com esse vicio..
    Entendo q o inimigo tem implantado a masturbação na mente de muitos jovens para os atrapalhar… Posso afirmar sem dúvida q vou vencer esse mal, e profetizo q vcs tbm vão vencer!…
    e sei q um dia vai se cumprir tudo akilo q Deus prometeu na minha vida!

    caso tenha algum pedido de oração nesta causa, envie pro meu e-mail (andrerj.united@gmail.com) q eu vou estar orando e entregando essa causa nas potentes mãos de Deus…

    e lembre-se,peça a Deus q te encha da presença do doce Espirito Santo, pq Ele edifica, Santifica, Revifica, etc.. assim ñ sobrará espaço pro pecado…

    Graça e paz! Q Deus os abençoe!!
    e parabéns pelo blog,, e por levantar um assunto w tem atrapalhado tanta gente,, ou melhor, q estava atrapalhando!.. pq ñ vai mais! em nome de Jesus!

    Curtir

  7. Sei que a masturbação é um problema que tem assolado a todos nós evangélicos que tivemos um encontro com Deus e nos tornamos conhecedores da palavra de Deus. Por Eva ter caído em tentação e induzindo Adão a comer daquela fruta do Jardim do Éden, ambos, tornaram-se pecadores e se distanciaram dos preceitos de Deus, pois O desobedecera. Antes da queda do homem, a alma era governada pelo espírito, que por sua vez governava o corpo, porém com a queda, a alma passou a sofrer influencias das coisas carnais por meio do corpo e as coisas espirituais por meio do espírito. Nós, evangélicos, que conhecemos a palavra do Senhor, devemos buscar conhecer a Deus através da Sua Palavra. Seria hipócrita em dizer que não sinto vontade, que nunca pratiquei, mas tem feito o possível para não a praticar. A Paz do Senhor para todos…

    Curtir

  8. Maria, o que posso lhe dizer? Só que você não compreende o grande amor de Cristo por você e que você não O ama como deveria.

    Por isso não sente arrependimento, nem tristeza pelo pecado. Mas, se você aproximar-se de Deus com sinceridade de coração, mesmo no pecado, Ele lhe ensinará a amá-lO e você será liberta do mal.

    “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens” (Pv 3:1-4).

    Curtir

  9. Pastor, sou solteira e as vezes me masturbo. Sou batizada e frequento a igreja, mais nunca me senti culpada por conta disso.
    Oq o senhor me diz sobre isso???

    Curtir

  10. Gente eu tb me sentia muito mal depois de se mastubar mais qdo li alguns posts aqui ja fiquei muito mais seguro espero que consiga deixar esse mal pois eu me sentia muito mal tb pq nao sabia se era pecado ou não mais vlw aew galera!

    Curtir

  11. Boa tarde irmãos!!
    Preciso muito de ajuda, me masturbo a 4 meses tenho 12 anos, na hora agente sente prazer mas depois, parece que matamos alguem nos sentimos tão arrependidos….E quero parar alem disso estar me machucando fisicalmente e espiritualmente, não aguento mais issso me deixa desconfiado quando não algum problema e me lembro que me masturbo e ja fico chateado, não conto a ninguem a menos um amigo , ele diz que não é pecado mas sei que é!!
    Ja tentei ir a igreja confessar ao padre mas nada…Não tenho coragem.
    PRECISO PARAR NÃO AGUENTO MAIS!!
    ME AJUDEM!!
    Confio em deus, quero acreditar mais nele, frequentar mais igrejas, centros espiritas (confio no espiritismo!!espero não estar contra ninguem).MAS sou fraco
    SOu um menino bom sei disso nunca pensei que ia acontecer isso comigo…
    Agora peço que me ajudem e mais uma pergunta!
    CONTO O QUE FAÇO A ALGUÉM??

    PStambem quero parar de ver conteúdos inadequados na internet!!!

    ADOREI O SITE !!

    Curtir

  12. puxa é a mesma coisa eu ……eu sou batizado na igreja envangelica e nao consigo parar de se masturbar eu pesso a deus mas as vezes pensso q ele se esquesseu de mim mas eu reconhesso q sou um pecador por isso eu creio q deus vai me ajudar….e eu vou parar com isso e tamben na palavra de deus diz….(resistir ao diabo e ele fugira de vóz) intão eu creio q como eu e voces algum dia nos vamos parar com isso…….E Q DEUS ABENÇOE CADFA PESSOA Q LER ESSA MENSAGEN

    Curtir

  13. A Paz do Senhor todos meus irmãos…

    Vejo que eu não sou o unico a querer parar de se masturbar, eu tenho 13 anos e tenho muita dificuldade para com isso. Ás vezes eu consigo ficar 1 semana e alguns dias sem “se masturbar” mas ai começa as tentações novamente, é pela TV, na escola, no Jornal e na internet. Eu quero parar com isso porque quando eu faço isso me afasto muito de Deus fico uns 3 dias sem ir na igreja…

    E eu sempre quero fazer uma promessa para Deus para acabar com esse vicio que está todo dia, como mencionei, na escola é o lugar que mais acontece isso… o pessoal lá da sala só falam essas besteiras e num tem como não pensar “naquilo”. Eu sempre falo para Deus: “Deus eu vou me esforçar o máximo para parar com isso…”
    Mas sempre quando começa as tentações eu consigo ficar resistindo mais uns 3 dias, mas no 4º dia não aguento e acabo entrando de novo “nesses sites” e fazendo a mesma coisa. Ai eu fico o dia inteiro com essa vontade querendo vencê-la! Mas não consigo porque como eu falei, são todos os dias que está essas tentações (TV, Jornal, escola…) do dêmonio! Ah… se eu pudesse ter as armas supremas do Senhor iria até o inferno com Jesus e “bagaçava” todos os vagabundos que moram naquele lugar.

    Eu quero ser como essas pessoas que conseguiram ficar mais de 1 ano, e devo parabenizá-los porque esses são muito fortes para ficar mais de 1 ano, e eu que só consigo ficar 1 semana sem fazer “aquilo”.

    Na internet diz que se masturbar faz bem à saúde e nem sei em que confiar, já que essa afirmação que faz bem a saúde está comprovada. Mas quero ter muita mais confiança em Deus. E quero saber umas dicas de evitar essa “desgraça”.

    Muito Obrigado meus irmãos
    Que Nosso Pai sempre esteja dando bençãos à vocês porque acho que esse blog ajudará muita gente!

    Curtir

    1. Filho, você pode libertar-se, com certeza. Veja as dicas nós meus comentários nesta própria mensagem. Que Deus lhe conceda graça e libertação e que você seje bênção na vida de seus colegas e amigos.

      Curtir

  14. a paz do SENHOR, eu tambem peço oração para os irmãos por mim, poi tambem sofro com esse mal, mas graças a meu bom DEUS estou conseguindo vencer ele , antes era todo dia, ai eu fui a fundo querendo descobrir se era pecado ate que eu descobri que era, o que eu fiz dobrei os meus joelhos e pedi a DEUS que me libertase, hoje aindo sofro com esse mal acho que vai fazer 1 ano mais já estou me libertando e difissio parar de vez mesmo a gente querendo não , mais agorra eu ja parei mas e 3,4 vezes no mes ja estou me libertando aos poucos mas ja estou e glorifico a DEUS para a vergonho de satanas.

    Curtir

  15. Pastor, graça e Paz.
    Como todo estes jovem, também sofro com a masturbação, quero me lbertar, mas parace que não consigo. Vem todos os tipos de desejos sexuais, as vezes entro em pornagrafia na Internet, é algo terrível, percebi que quando estou pesquisando determinados assunto na net, principalmente quando estou a sós é que a tentação vem. Por favor me ajude, interceda por mim perante ao Senhor no Deus.

    Curtir

  16. Filho, o Senhor quer libertá-lo e Ele tem poder para isso. Jesus lhe ama e anseia para que você O procure.

    Recomendo que leia todos os meus comentários abaixo, e também a mensagem (e comentários) neste site chamada: Vencendo a Masturbação.

    Que o Senhor tenha misericórdia de você e o liberte, é minha oração a seu favor.

    Curtir

Os comentários estão desativados.