Carícias íntimas no namoro

Pergunta:

 

Fui criada na igreja, e com 20 anos me afastei. Fiquei 1 ano fora e lá me envolvi com um rapaz tbm afastado da igreja, mas sempre preservei a minha virgindade, por ser temente a Deus e pela minha mãe apesar da tentação ter sido muita.

 

Mas com ele eu aprendi a ter certos tipos de caricias não conhecidas antes e tornou-se um vicio. Com 1 ano de namoro terminamos e eu retornei para a igreja, pedi perdão a Deus e até hj tenho medo de não ter sido perdoada.

 

Hoje namoro há 2 anos e o meu namorado acha normal e disse que não é pecado certos tipos de caricias. iremos nos casar ainda esse ano e eu tenho muitas dúvidas em relação a esse assunto. Gostaria que me esclarecesse por favor. O que fazer para que Deus me perdoe?

 

 

 

Resposta:

 

Filha,

 

se você já se arrependeu e pediu perdão a Deus, pode ter certeza de que Ele já lhe perdoou. Deus é fiel em todas as suas promessas e a Sua Palavra diz: “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9). Você já está perdoada e purificada.

 

Quanto a “ficar” com seu namorado ou às carícias no namoro você deve fugir de tudo o que se relaciona com o sexo, como carícias nos seios e órgãos genitais. Também não se permita o vício da masturbação e exorte seu namorado a fugir das tentações. Não se deixe dominar pelos vícios.

 

Revista-se de fortaleza, que é Jesus. Só mantendo íntima comunhão com Jesus é que somos fortalecidos contra as tentações, especialmente as da própria carne. Só aproximando-se de Jesus é que somos perdoados e libertos dos vícios. Só mantendo-se em Jesus é que nossas atitudes podem ser chamadas de vestes formosas. Leia mais a Bíblia, ore mais, medite mais, participe de ministérios na Igreja e você será fortalecida.

 

Mantenha-se pura até o casamento e você será muito abençoada. “Digno de honra é o leito sem mácula” (Hb 13:4)

 

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com você, hoje e sempre.

 

José Adelson de Noronha

103 comentários sobre “Carícias íntimas no namoro”

  1. Pastor, sou evangélica, e uma vez eu e um rapaz tivemos aquela tal “preliminar” eu estou no pecado? mais não passou disso, continuo virgem.

  2. Olá pastor, tenho uma grande duvida eu sou evangelica e to namorando com um rapaz que também é, só que depois de um tempo de namoro houve caracias intimas isso vem acontecendo ja tem um mes e eu conversei com ele e disse que quero parar com isso pois vai acabar prejudicando agente na igreja mais a minha grande duvida é se eu devo confessar isso ao pastor??? eu vou ter que me afastar dos cargos q tenho na igreja?? me ajude pastor preciso de uma orientação.

    1. Filha, vocês devem parar sim, antes que aconteça algo mais grave, tanto para seu ministério, quanto para seu namoro e, principalmente, para sua alma.

      Quanto a contar ou não, veja meus aconselhamentos nas mensagens e comentários adicionais no site.

      Eu oro para que o Senhor lhe conceda determinação e firmeza em seu propósito de louvá-lo em santidade e pureza, em nome de Jesus.

  3. É sob pranto que vos escrevo neste momento, eu tenho 17 anos e nasci em berço evangélico, li um artigo sobre fornicação a poucos dias atrás que dizia que caricias sexuais não eram fornicação e embora com minhas duvidas acreditei naquelas palavras, conversei com meu namorado sobre sexo ilícito e falei que queia me casar virgem, ele me disse que estava tudo bem e que ele me esperaria o tempo que fosse preciso (Pretendemos nos casar mas só depois de terminar a faculdade e conseguir condições para uma vida financeira estável). No entanto dias depois desta conversa permiti que ele me fizesse caricias intimas um pouco além das que já permitia.Lendo suas respostas acima percebi que não sou mais virgem embora nunca tenha praticado o ato sexual propriamente dito. Não sei o que fazer agora, estou completamente insegura e perdida. Não consigo mais falar com Deus pois tenho vergonha Dele e me sinto impura e indigna de sua presença. Poe favor me ajude…

  4. Permiti que meu namorado beijasse meus seios. Me sinto mal pois isso já aconteceu diversas vezes e poucas foram as vez em que não permiti quando ele tentou.Devo me afastar da santa ceia?

    1. Júlia, afastar-se da Santa Ceia será um erro muito grande, pois só a esfriará espiritualmente. Você deve afastar-se é do namorado, pois ele a está levando por caminhos de morte, ao passo que o Senhor Jesus a leva por caminho de vida.

      Sai fora desse namoro, pois os beijos não ficarão apenas nos seios.

  5. José Adelson, tenho perquisado sobre esse assunto, e até agora eu nao encontrei nenhum versiculo que me mostra que caricias, sao pecado. A biblia condena o Sexo fora do casamento, isso é muito claro. porem, caricias e carinhos nao sao sexo. tenho visto muitas opinioes a respeito, e todos que dizem que caricias sao pecados, não me dao base biblica pra mostrar isso. é certo que os pastores e lideres irao sempre aconselhar os jovens a nao terem caricias fora do casamento, para nao correr o risco de eles perderem o controle e acabar caindo em pecado, até eu aconselharia isso se eu fosse pastor ou lider de jovens, pois quero deixar os jovens longe desse perigo de cair no pecado sexual. mas para jovens que sao maduros o suficiente, que sabem que com caricias ou sem caricias NAO vao se entregar ao sexo antes do casamento, creio que nao seja necessario dizer a eles que caricias sao pecado. ACONSELHAR é uma coisa, mas dizer que é PECADO é outra. para se dizer que algo é pecado, tem que mostrar na biblia, nela esta a verdade, a vontade de Deus, e tudo que precisamos. a biblia nao fala claramente sobre alguns assuntos, esse por exemplo, mas pelo menos tem que haver algum versiculo que nos faça ver que Deus, alem de nao agradar do SEXO fora do casamento, Ele tambem nao agrada de CARICIAS. pois caricias, nao sao sexo. se for pensar pelo lado que “caricia é pecado pois é o inicio do sexo, ou preparação para o sexo” entao nao poderiamos beijar, abraçar, pois nós humanos fomos criados com hormonios, fomos feitos assim por Deus. e quando estamos beijando, ou abraçando, ou ate mesmo pegando na mao, podemos ficar excitados. isso é normal, mas isso é muito diferente do que tirar a roupa e fazer Sexo. sexo é uma coisa, caricias e carinho é outra, ao meu ver, ate entao. mas estou procurando saber se essa minha opiniao esta errada. preciso de ler algo na BIBLIA, que me faça entender que caricias sao pecado. A sua opiniao quanto a caricias é clara. mas se puder me ajudar, poderia por favor me mostrar na biblia? preciso chegar a uma conclusao pois essa duvida vem de muito tempo, poderia me ajudar a chegar a uma conclusao, a luz da biblia? ficaria muito grato.

    1. Irmão, carícias ou carinhos na namorada ou namorado não são pecado. Você não encontará na Bíblia nenhuma referência explícita quanto a isso.

      No entanto, e aí está a diferença, carícias ou carinhos em pontos do corpo que excitam sexualmente, são sim, parte do ato sexual. São as preliminares sexuais, as quais podem levar semanas ou até meses, até que se concretize o sexo propriamente dito.

      Namorados que, conscientemente, começam a tocar os seios da namorada, o bumbum, alisar as pernas, etc. estão pecando por lascívia e, com o tempo, chegarão ao sexo, com certeza.

      E vou mais adiante: nem é preciso tocar, acariciar a namorada ou o namorado para se estar pecando. Basta olhar para ela com desejo impuro. Então, incentivar a namorada a levantar ou tirar a blusa, para ver a lingerie ou os seios, já é pecado. E isso, irmão, está escrito na Bíblia sim e quem diz é o próprio Senhor Jesus: “Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convêm que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti, pois te convêm que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno” (Mateus 5:28-31)

      1. na parte que o irmao diz “São as preliminares sexuais, as quais podem levar semanas ou até meses, até que se concretize o sexo propriamente dito.”
        entao, nao poderia haver caricias, sem que haja sexo? grande parte das pessoas conseguem se controlar e nao chegar ao sexo propriamente dito..

        “estão pecando por lascívia e, com o tempo, chegarão ao sexo, com certeza.”
        lascivia é ato sexuao fora do casamento… se houver só caricias, sem sexo, entao nao é lascivia.. ou é?

        1. Irmão, acho que fui bem claro quando disse que tipos de carícias são pecado. Ninguem que começa a tocar os seios da namorada, as suas coxas, virilha, bumbum está sendo inocente. A intenção dessa pessoa é provocar desejos nela, tesão (falando claro). E isso é sexo, As preliminares do sexo.

      2. pastor e quanto aos beijos de lingua? ja que acariciar provoca desejos sexuais e desperta vontades e é pecado, mas quando beija tambem fica excitado, entao como saber ate que ponto posso ir

        1. Irmão, acho que estou sendo bem claro quanto a essas questões. Mas vou repetir, pela última vez: não é o ato, seja de tocar, seja de beijar, mas sim a intenção no coração.

          Sonde seu coração e você saberá o que está fazendo para excitar-se sexualmente, tanto para satisfazer-se, quanto para provocar a namorada.

          Se eu lhe disser que beijo de língua pode, você vai voltar e me perguntar: “qual a intensidade que pode? Qual não pode?” Isso não tem fim.

          Sonde seu coração e saberá. Vou repetir: Jesus disse que até o desejar uma mulher com intenção impura é pecado. Seus beijos de língua te provocam tesão? Provocam nela? E você gosta disso e quer mais? Se sim, então você está está pecando.

    1. Maior intimidade, maior responsabilidade.
      O perigo é a ilusão e ‘desilusão’. Iludir-se achando que tem direitos que ainda não possui; ou desinteressar-se com o que já tocou e viu para passar cobiçar de quem teus olhos não viram nem tocaram.

      Se esta em paz por que pedir perdão?
      Se esta com dúvida pare. Lá em romanos 14:22,23 fala que tudo o que é feito na dúvida é pecado.

      Fornicar diria que não, mas como você disse “fomos um pouco mais longe” no jogo da sedução. Sua jogada caiu numa zona que diz: “Volte sete casas e aguarde uma rodada”. Assim mantemos a conversa da cintura para cima.

  6. Pastor, a alguns dias deixei uma pergunta aqui em busca de ajuda, passei muitos dias entrando aqui mas não obtive resposta e hoje quando entrei para ver se o senhor havia me respondido a pergunta havia sido removida.Gostaria de saber o “porquê” disso.

  7. Sei q a tentação é muito forte,eu tenho 14 anos,tenho um namorado de 17 ns dois somos evangelicos,mas nunca chegamos a acariciar as partes intimas um do outros,irmãos peçam ajuda a Deus,e ele os ajudará.
    Guardem-se

  8. Pastor, me ajude por favor, tenho grandes dúvidas ao que é certo e errado fazer nessa área.Sou católica e meu namorado é evangélico,já faz 7 meses que namoramos e somos muito íntimos(falamos sobre tudo, até sobre sexo) quero muito casar virgem e ele também, pois sei que antes do casamento é pecado e temo ao Senhor e quero seguir o exemplo da minha mãe, porém ele fala que carícias nas partes íntimas(por cima da roupa), nos seios, não é pecado, desde que não leve ao sexo, por isso o deixo me tocar, pois sei que não passaremos daquilo.Me diga Pastor é pecado conversar sobre sexo, e fazer isso que estamos fazendo?

    1. Sílvia, me perdoe pela demora na resposta.

      Filha, sexo não é só penetração ou toque diretamente nos órgãos genitais, sem roupa. As preliminares também fazem parte do sexo e seu namorado está lhe tocando com intenção impura, mesmo que seja por cima da roupa.

      Além disso, a carne é insaciável e se hoje se tocam nos órgãos genitais e nos seios, amanhã desejarão algo mais. O desejo, uma vez despertado, irá crescendo, crescendo até tomar força e ficar incontrolável. Aí, já era!

  9. Olá!
    Eu sei que esse é um assunto tratado exaustivamente, então pesquisei bastante no site pra ver se encontrava resposta para minhas dúvidas, mas não as encontrei. Eu gostaria de respostas categóricas sobre isso, por favor:

    Beijo no pescoço é pecado?

    Ficar deitado(a) com o(a) namorado(a) assistindo filme, namorando etc. é pecado? (Desde que sem carícias íntimas, claro.)

    Quando o namoro “esquenta”, mas não há carícias íntimas, é pecado?

    Esse tipo de pecado (se o for) deve ser confessado ao pastor e à igreja e, consequentemente, ter que passar por disciplina ou conversar com um(a) líder e verdadeiramente arrepender-se, pedindo perdão à Deus é suficiente?

    1. Filha, esse tipo de coisas entre namorados não é pecado, porém costuma ser o princípio de um relacionamento mais íntimo, que se não for controlado, poderá levar ao pecado. E sabemos que os jovens são “energizados hormonalmente”, são autoconfiantes e possuem pouco domínio próprio.

      Então, deixar fluir beijos no pescoço (região bastante erótica na mulher), ficarem deitados na cama (de um ou de outro), a sós, abraçados é sempre um perigo. lembrem-se disso. Daí para o pecado é questão de poucos passos.

  10. Gente vcs sao sem noçao, que exagero ,
    caricias sao pecado ?fala muito serio!
    Que fanatismo e esse, assim nao da pra ser feliz, nao pode isso nao pode aquilo.
    Sem falar que vcs se acham superiores, so o que vcs falam e o certo ,e olha que eu sou catolica em, e acredito em Deus, mas ha varias coisas na biblia que eu nao concordo!
    Parem de exagero!

    1. minha querida, digamos apenas, que se vc nao concorda com algo da biblia, sinto por sua alma, mas ela é a verdade, a palavra de Deus para nós, é a forma mais fácil de entender seus planos e o modo mais lindo de se viver é seguindo suas leis.
      se vc qer viver em pecado, é uma escolha sua.
      e não é oq falamos q é certo, é oq Deus qer e a unica coisa que espera de nós, que sejamos obedientes e amáveis!!

      Deus lhe abençoe, lhe de muita graça e sabedoria.
      um bjo e um abraço.

    2. olha minha querida se você não concorda com a bíblia você não acredita em D-us por que ele é a própria palavra… JOÃO ; 14. 21 ”aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama” se converta urgente…

  11. ola, tenhu 17 anos namoro a 8 meses, sou de berço evangelico e eli tbm mas estou com uma duvida q naum me sai da cabeça meu namorado acariciou minhas costa, isso é errado?

  12. Pastor, me ajude! Tenho um namorado amo demas ele! Agente tava se gostando desde muito tempo! Mas começamos a namorar a pouco tempo! Ele é catolico e eu evangélica! Ele é doido para fazer sexo cmg mas eu não quero pois quero so dpois do casamento! Ele entende mas insiste em pelo menos fazer caricias em mim mas eu n deixo. Fico triste por deixa ele triste e oque devo faze?

    1. Nunca permita nem mesmo carícias, pois depois delas ele irá pedir e insistir por algo mais íntimo, passando pela nudez e até chegar ao sexo propriamente dito. Se você permitir agora, já era!

  13. SOU CRISTAO E CONHEÇO AS LEI DO DEUS VIVO,
    E TRISTE VER COMO OS CRENTES ESTAO VIVENDO NO ENGANO
    TIPO EU COMIR O RATO DO DIABO SO PELAS BEIRADA NAO DEI COLHERADAS.IRMAOS, CARICIAS E SEXO E SEXO ANTES OU FORA DO CASAMENTO E PROSTITUIÇAO,OU FORNICAANDOÇAO. QUEM PRATICA CARICIA NAO E MAIS VIRGEM OU PURO.SER VIRGEM NAO E TER UM HIMEN, HIMEN HOJE SE REFORMA E TEM MULHER QUE NASCE SEM ELE E EM QUANTO ELA NAO TER CARICIAS OU O ATO COMPLETO ELA OU ELE AINDA E VIRGEM.VIRGINDADE E A PUREZA A IGENUIDADE.NAO IMPORTA SE FOI POR CIMA OU POR BAIXO DA ROUPA SEXO E TUDO ISSO DEUS NAO AMA A HIPOCRIZIA.A VIGINDADE VERDADEIRA QUE E A PUREZA NAO SE PDE TER DE VOLTA ASSIM COMO NAO SE PODE VOLTAR PARA O VENTRE DA MAE,MAIS TODO PECADOR QUE COMETEI A PROSTITUIÇAO COM CARICIAS OU O SEXO COMPLETO, ELAS PODEM E DEVE PEDIR PERDAO A DEUS ELE PERDOA ELE NOS AMA E NOS PERDOA.
    UMA COISA E PEDIR PERDAO OUTRA COISA E ISSO VIRAR UM VICIO
    NINGUEM VOLTA A SER VIRGEM COM O PERDAO DE DEUS APENAS FICA LIVRE DO PECADO E NAO DEVE MAIS COMETE-LO. CUIDADO IRMAOS DEUS PODE VOLTAR A QUALQUER MOMENTO E COMO VOCES PRETENDEM RECEBER ESSA SURPREZA.IRMA SE VOCE QUER CASAR VIRGEM GUARDE SUA VIRGINDADE QUE E A SUA PUREZA INTOCAVEL E NAO UMA FALSA VIRGINDADE TIPO SOPA COMIDA PELAS BEIRADAS INTENDE QUERIDAS PRA DEUS VOCE SO E VIRGEM SE NUNCA PRATICOU CARICIAS NA VERDADE ATE NO CASAMENTO NOS MULHERES E HOMENS PERDEMOS A VIRGINDADE E NAS CARICIAS QUANDO O HIMEN ROMPE A FAMOSA VIRGINDADE JA FOI PRO BE, LE. LEL.SE ARREPENDA PEÇA PERDAO E SE ESFORSE EVITE FICAR SOZINHOS . MESMO VOCE NAO SENDO MAIS VIRGEM POR TER FEITO SEXO COMPLETO OU CARIAS DEUS AINDA TE AMA E QUER VER VOCE MUDADO. SE ORTALEÇA COM O ESPIRITO SANTO ,PEÇA ORIENTAÇAO A ELE E NAO PEQUE MAIS , QUERIDOS E QUERIDA. UM GRANDE ABRAÇO.

    1. certo ajente tem de preservar a virgindade mesmo, sou evangélica é naõ vejo porque naõ fazer carisias na pessoa amada. Deus naõ disse que isso era prostituiçaõ coisas da sua cabeça amor
      bjos fikem com DEUS

  14. Agradeço a Deus pela a sua vida. foi através dos seus conselhos que realmente eu vim despertar para as coisas de Deus para a minha vida. quando eu conheci o site infelizmente estava fazendo coisas que naum agradavam a Deus com o meu namorado nuss.. e me senti tão mal com a consciencia tão pessada. não chegamos a pecar “fornicação” mas fizemos caricias um no outro e com certeza Deus não se agradou disso infelizmente pecamos. e ainda hj eu fico ainda na Dúvida será qu Deus me perdoou? mais isso aconteceu uma vez i sempre peço a Deus que esse tipo de atitude nunk mais venha acontecer. temos pensamentos em casar i e oramos e pedimos a Deus para ele nos Abençoar e principalmente que ele nos dê força para não cairmos em tentação pois queremos ter um casamento 2º a vontade de Deus. nunca mais cometemos nenhuma “caricias” mais é muito difícil nos controlar. peço Orações.

    1. Ana, certamente Deus já lhes perdoou, pois seu arrependimento e interrupção do pecado é sinal claro que voc~e entendeu o pecado e não quer mais praticá-lo. Por isso, filha, receba o perdão de Deus e tenha paz no coração. E vigie sempre para que não volte a cair em tentação e em pecado.

      O Senhor lhes abençoe e guarde de todo mal, é minha oração por vocês.

  15. Pastor. Estou vivendo um momento muito complicado, namoro a 1 ano e 4 meses, tenho 16 anos e meu namorado 24. No começo do nosso namoro, posso dizer que era um namoro santo, mas depois que fizemos mas o menos uns 4 meses de namoro, tudo começou a mudar, as caricias vem a cada dia aumentando, no começo eu ainda até conseguia dizer não, mas agora não aguento mais, começamos com o enfregado, ele chegava até ejacular em minha roupa, mim sinto muito mal, ele também. Pedimos perdão a Deus, mas com uns 5 dias voltamos a cometer o msm erro, já conversamos várias vezes, oramos, jenjuamos, consagramos, mas até agora nada adiantou. Começamos com as carícias que sei que é pecado diante de Deus, o problema é que não conseguimos nos controlar. Já chegamos no ponto de os dois um tocar na parte intima do outro por cima da roupa msm, ficamos mágoados com isso, mas essas coisas não mim faz deixar a presença do senhor, acontrário, buscamos mas ele, apesar dessas cáricias execiva nos meus seios, nas nossas partes genítais. Todo dia pedimos perdão a Deus, msm quando não ocorre isso. Mas nós queremos viver uma vida santa diante de Deus, até porque pretendemos nos casar puro um com o outro, se amamos muito. Ele já teve muitas namoradas, mas nunca teve a prática do ato sexual, e eu nunca tive outro namorado, ele é o 1° , tbm nunca fiquei com nenhum outro menino em toda a minha vida.
    Mim ajude pastor!!! Peço sua oração e conselhos . Ficarei grata. Que Deus lhe abençõe e venha mim abençoar tbm.

  16. Paz do Senhor Pastor!
    Gostaria de saber se é necessario eu confessar ao meu Pastor, pois infelizmente no momento de namoro, intimidade num casal de namorados fomos um pouco além, não consumando pecado algum de fornicação, porém chegamos a nos tocar e a nos ver nus. Porém pedi perdão a Deus, a Ela, minha namorada, pois reconheci meu erro, meu pecado, mas gostaria de saber do senhor a respeito.
    abraços e agradeço antecipadamente.

    1. Filho, se vocês já se arrependeram e pediram perdão a Deus com sinceridade, então já foram perdoados. É importante, no entanto, saberem que a tentação continuará, e mais forte ainda, nos seus corações.

      Aí sim, caso vejam que não conseguem controlar-se, devem contar ao pastor ou a alguém mais velho na congregação, e pedir aconselhamento, além de ajuda em oração.

  17. Pastor, eu tenho 14 anos namoro a 1 mês e poucos diias com um kra qe tem 21 anos, fui criada na igreja e meu namo tb, mais acontece que meu namo claro teve variias outras namoradas e ele não mantia um namoro santo, nunca foi de seguir regras e tal.. mesmo frequentendo a igr. Antes de começarmos a namorar buscamos resposta de Deus e recebemos… mais agoora que descobri sobre o passado dele tenho medo, axo qe as vezes ele esta passando dos limites um pouco nos cariinhos e eu sempre barro quando axo qe não esta certo, mais mesmo assim não sei se meu namoro esta totalmente nos padroes. Minha familia e alguns amigos dizem que ele so quer se aproveitar de mim e que eu tenho que me impor… Amo muito ele e não quero terminar, mais se for oque devo fazer eu farei, não quero pecar de maneira alguma! As vezes pensso que a minha vida espiritual esta meio fraca, frequento sempre a igreja e sou lider do ministerio de coleografia infantil, mais tem diias que eu entro na igreja e é como se eu estivesse em qualquer outro local, não sinto da presença de deus, as vezes fico viajando pensando oque devo fazer com esse namoro….
    Pesso uma resposta o mais rapido possivel, obr

    1. Filha, esse é um namoro de alto risco. Você está em GRANDE PERIGO. Seja prudente e ouça os conselhos de seus pais e pastores. Não tenha medo de buscar ajuda deles quando seu radar feminino lhe der sinal de alerta.

      O Senhor lhe abençoe com um renovo espiritual e com alegria no ministério.

      1. obrigado pela resposta, mais achei melhor terminar com ele, ontem a noite pensei se é realmente isso o qe deus quer para miim, um namoro de rico dessa forma? converssei mt com ele e dava para ver que ele mesmo sem ele me responder ele estava concordando com oque eu dizia!
        Estou muito melhor assim, crio que o tempo e a vontade de Deus são oque tem que ter prioridade na minha vida! enquanto estava escrevendo a minha pergunta ontem akie pude o perceber oque so faltava eu enxergar!

  18. Creio que a questão do pecado nao é do sexo antes do casamento, e sim a promiscuidade e o sexo sem nenhum compromisso. Se um casal se ama realmente e faz sexo antes de casar, onde o pecado se sabem que vão honrar seu relacionamento casando-se depois, pois nao é uma serimonia que vai unir o casal nem um pedaço de papel e sim suas ALMAS que ja são unidas muito antes disso pelos laços do amor. É importante sim preservar-se guardando-se da intimidade sexual para sepois do casamento, com um lar e uma intimidade construida só para o casal, mantendo o devido respeito para com suas familias e os lares ja cosumados, mas Deus sabe o que cada um carrega dentro de si muito antes dos atos que possam fazer ou nao, ele abençoa aqueles que tem pureza de coração e essa pureza de coração nao é virgindade (esta que so exite psicologiamnte), é o respeito e o amor entre o casal, e mesmo que tenham tido sexo antes do casamento, so DEUS sabe do amor do casal e de seu futuro, assim ELE sabe se estão em pecado ou nao.

      1. Quer dizer que se eu me casar com uma mulher por impulso, sem nenuma estrutura pra viver junto e com um futuro fadado ao fracasso, mas fizer sexo com ela depois de assinar um papel nao vou estar pecando? Não entendi sua lógica.

        1. Você não precisa entender minha lógica, mas sim a de Deus. Você peca desde o instante em que erra o alvo de Deus, pois ao casar-se por impulso, deixou de O buscar em conselho e orientação.

  19. Pastor,gostaria de saber se é pecado no casamento fazer sexo mais de 1 vez por dia,mesmo se for na mesma hora?e tbm gostaria que me ajudasse a responder sobre o que é luxuria?

    1. Priscilla, no casamento o sexo é bênção. Mesmo se for várias vezes ao dia ou hora.

      A luxúria sexual é o pecado do sexo desenfreado, insaciável e sem limites. Esse pecado soma-se, quase sempre, aos pecados da prostituição e também, com frequência, do adultério. Envolve desde a fase da sedução, por meio de roupas e adereços, que visem atrair a outra pessoa ao pecado, até a consumação do ato propriamente dito.

      Um casal casado que se ama nunca precisa usar de artifícios e recursos que induzam à luxúria em sua prática sexual.

  20. Letícia, Jesus perdoa sim: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9).

    Dobre seus joelhos e confesse a Ele a sua dor e sofrimento pelo pecado e peça-lhe perdão e você receberá paz no coração. Certamente Ele vai lhe dizer algo assim: “eu lhe perdôo, filha. Vá e não peques mais”.

    Que o Senhor lhe abençoe com perseverança em manter-se longe do pecado e que seu namoro, noivado sejam abençoados.

  21. Deia, é lícito ao casal casado, ter intimidades sexuais, estímulos, preliminares, carícias nos órgãos sexuais.

    O ato sexual pode e deve ser prazeiroso aos dois e a mulher, em muitos casos, só sente orgasmo se for estimulada manualmente, mesmo havendo a penetração do pênis.

    O Senhor lhe abençoe e que seu casamento seja sempre um laço de amor.

  22. Pastor,gostaria de saber se é pecado meu marido estimular meu clitoris durante a penetração,pois so tenho orgasmos com a estimulação do clitoris.grato.

  23. Anônima, meu conselho é o mesmo que dei para a Samara: procure com mais empenho o reino de Deus: leitura da Bíblia Sagrada, oração, meditação, louvor, participação em cultos, vigílias, ministérios. Somente isso é que irá livrá-la de pecar sexualmente.

    Proibições não têm poder contra a sensualidade, mas sim a priorização de valores. Se você amar mais ao Senhor Jesus (e, consequentemente, ao Seu Reino) você irá amar menos ao reino terreno e às suas ofertas.

    Namorar é bom, mas é perigoso. Até o momento você tem conseguido manter-se sob controle, embora passando dos limites nas carícias. Mas, até quando conseguirá isso? E se vacilar, perderá a virgindade sim, e com ela, o seu bem mais precioso no casamento: a pureza.

    Por isso, filha, busque mais ao Reino de Deus e gaurde-se pura para o dia do seu casamento. Você nunca se arrependerá disso. O contrário sim, fará você arrepender-se amargamente, e pelo resto da sua vida.

    “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Cl 2:20-23).

    Pelo seu arrependimento, certamente que o Senhor já lhe perdoou. Você não tem que obedecer ao pecado, nem à voz de satanás que lhe diz que você é culpada. Deus já lhe perdoou e lhe libertou.

    Seja livre e feliz com o Senhor, é minha oração a seu favor.

  24. Pastor, Olá tudo bem?

    eu tou namorando a onze meses, e eu confesso que oportunidades não faltaram para que eu e ele viessemos fazer sexo!

    Só que não hora eu não consigo, eu tenho temor de DEUS na minha vida! Mas de uns meses pra cá ele começou a me acariciar e eu acho que pra toda adolescente isso é algo novo, pelo menos pra mim que ele é meu 1° namorado … e eu começei a acariciar ele também, só que eu fico com sentimento de culpa sabe?

    Eu me arrependo, a gente passa um mes sem pecar, mas mesmo assim a gente cai em tentação! Eu evito ver ele todo dia justamente por isso, ele ja teve outras namoradas e ele não é virgem, mas eu sou! e quero continuar sendo até o dia da minha lua de mel!

    Mas pastor eu preciso de uma ajuda, eu não sei oque fazer pra conseguir vencer essas caricias e a dizer a ele pra parar! Eu tenho vergonha de conversar com a minha líder sobre isso, e quando chega na igreja eu penso que DEUS não recebe minha adoração!
    Eu ja me arrependi e errei de novo :( Será que DEUS me julga? Será que DEUS me perdoa por isso??

    Tenho medo :(

  25. Priscilla, carícias sexuais no casamento são parte do ato sexual e são benéficas à relação sadia do casal.

    É importante que marido e mulher saibam o que agrada ao outro e sejam participantes ativos dessas carícias. Elas aprofundam a intimidade do casal e também fortalecem o casamento.

    Veja como a Bíblia exalta a beleza física da esposa num relacionamento íntimo:
    “Como és formosa, querida minha, como és formosa! Os teus olhos são como os das pombas e brilham através do teu véu. Os teus cabelos são como o rebanho de cabras que descem ondeantes do monte de Gileade. São os teus dentes como o rebanho das ovelhas recém-tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma delas há sem crias. Os teus lábios são como um fio de escarlata, e tua boca é formosa; as tuas faces, como romã partida, brilham através do véu. O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para arsenal; mil escudos pendem dela, todos broquéis de soldados valorosos. Os teus dois seios são como duas crias, gêmeas de uma gazela, que se apascentam entre os lírios” (Cantares 4:1-5).

    Leia todo o livro de Cantares com o seu marido.

    Que o Senhor abençoe vocês e seu casamento.

    1. pastor
      tenho namoarado somos evangelicos mas fizemos sexo antes do casamento nos vamos noivar ano que vem e preciso saber se jesus me perdoa pq ta muito dificil viver sem sentri sua presença emm mim e eu qro muito que ele me perdoe e muito dificil pastor sera que el eme perdoa ?fika na paz

  26. pastor.
    sou casada gostaria de saber se é pecado eu beijar ou corpo do meu marido e ele beijar o meu tambem(pescoço,seios,passar a mao,etc)fique na paz

  27. Raquel, fale de coração para coração. Se você está arrependida e triste com o pecado, fale isso mesmo com seu namorado.

    É preferível ficar vermelha uma vez, do que ficar se lamentando todas as vezes que pecar.

    Veja no site as várias mensagens a respeito de pecado sexual, leia ou anote os argumentos e passagens bíblicas que poderão lhe ajudar a falar com autoridade sobre o pecado e a tristeza que ele causa a Deus.

    “Como beijo nos lábios, é a resposta com palavras retas” (Pv 24:26).

    Que o Senhor lhe abençoe com livramento das tentações e do pecado.

  28. Débora, você não pode compreender a Bíblia a não ser por intermédio do Espírito Santo. E, para isso, você precisa nascer de novo, nascer do Espírito.

    “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3:3).

    Quanto às citações bíblicas sobre sexo fora do casamento, veja mensagens e comentários nas categorias Sexo e Namoro
    http://verboeterno.wordpress.com/category/sexo/
    http://verboeterno.wordpress.com/category/namoro/

  29. Pastor como faço para falar ao meu namorado de que estou arrependida pelas caricias que ocorreram entre nós? Estou com um peso na minha consciencia… pois creio que Deus nao se agradou de nada do que fizemos!!!
    Aconselhe-me Por favor!!!

  30. Agora vi m*rda msm…carícias nos órgãos genitais n eh uma boa coisa a se fazer qndo n se está afim de perder a virgindade…mas as outras caríciaas tem nada a veer,vc msm se masturbando tb n tem nada a ver…n perdendo a virgindade antes do casamento o resto ta liberado desde q seja c sabedoria…
    E se isso das caricias é pecado e consta na bíblia q deixe bem citado aqui por favor,pq eu n acredito em nada q me dizem da bíblia se n puderem provar.

  31. Kael,
    sexo não é só penetração, mas as preliminares também. Toques e carícias nos órgãos genitais do outro, são parte do ato sexual, mesmo que não havendo prosseguimento.

    Que Deus lhe conceda perdão e livramento.

  32. pastor…tenho uma vida saudavel,acabei de me batizar.quero ter uma vida que Deus possa se orgulhar de mim…mais tem uma coisa…as caricias intimas nos orgoas genitais da pessoa que é companheira,mesmo que ela(e) nao chegue a “gozar”…só uma caricia..isso torna algo de reprovaçao perante Deus? Deus pode me perdoar?…se caso isso acontecer?…tenho que me confessar na igreja?

  33. Paz do Senhor Pastor,

    Gostaria de saber se as caricias são pecados e como evita-las?Confesso qe namoro a 2 meses e como todos casal de namorados temos vontades de acariciarem um ao outro, nós somos evangelicos e tementes a Deus e queremos sim nos casar puros…não tenho em mente ter relações antes do casamento e falo isso de coração, mas não sei como lidar com essas caricias e confesso qe depois do ato fico com a consciencia pesada tenho qe conversar com meu namorado mas não sei qual será a reação dele ao falar qe temos qe vigiar mais..tenho medo de perde-lo pois sei qe Deus tem o melhor para minha vida e para vida dele tbm e por isso tenho medo de Deus nos separar para nos conservar puro pq sabemos qe a obra é grande em nossa vida. Gostaria muito qe o senhor me orientasse sobre essa conversa qe terei com ele e desde já peço sua oração..

    1. Márcia, volte filha, para o Senhor e deixe que Ele lhe guarde e proteja. O perfeito amor, que procede de Deus, lança pra longe todo e qualquer medo. No Senhor, seu namoro poderá ser santo e do agrado de Deus.

  34. pastor, em meu relacionamento ocorrem carícias, e temos tudo isso sobre total controle e está fora de cogitação sexo antes! (nem pensamos nisso) somos religiosos e ela por ser de comunidade eu acabo participando mais das coisas da igreja, sempre rezamos por nosso namoro e etc… mesmo com tudo isso, é errado?

    peguei essa frase da internet: “O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade”. (1 Ts 4:3 BLH – no original, a palavra para imoralidade se refere à fornicação, sexo fora do casamento).

    1. David, sexo não é só penetração. Por isso, muito cuidado com suas carícias, mesmo porque a carne não se satisfaz quando despertada. Que o Senhor lhe conceda espírito prudente.

  35. Pastor estou vivendo um dilema com meu namorado, vai completar um mês agora que nos namoramos, eu eu sou da igreja ja tem uns 11 anos e ele é da igreja ja tem uns dois anos, eramos amigos e antes dele eu namorava um menino que não era da igreja, porém Deus falou comigo que não era aquele e eu terminei com ele até pq eu não tinha muito contato com ele eu não gostava dele, mas isso não vem ao caso agora.

    O meu problema é que o meu namoro atualmente vem esquentando demais e tipo, meu namorado começou a me acariciar e eu a ele, mais depois eu me sinto tão mal e acabdo me esfriando espiritualmente, e sinto que ele também vai se esfriando e sei que ele depois também s arrepende, e conversamos em nos preservar ate o casamento que ja esta marcado para o ano que vem.

    Mas pastor a santa ceia esta se aproximando e eu não sei o que fazer, se eu tomo ou deixo de tomar ja pedi perdão a Deus e não quero mais cometer este ato o que eu faço? por favor me ajude, estou com um peso enorme em minha consciencia.

    Ah eu também o adicionei em meu msn para que o senhor venha conversar comigo e me dar orientações melhores.

    Desde de ja te agradeço e espero por respostas.

    1. Filha, vocês devem parar imediatamente com essas práticas. Peçam perdão a Deus e mudem a maneira como esse namoro está se desenvolvendo. É preferível terminar o namoro do que continuar com ele nesse rítmo. As consequências já estão se manifestando (esfriamento espiritual) e se continuarem assim, elas serão agravadas de uma maneira muito forte.

      Quanto à Santa Ceia, ela é um memorial do sacrifício de Jesus a favor do pecador. Por isso, vocês devem tomá-la sim, tendo em seus corações que a morte de Jesus foi exatamente por causa dos seus pecados. A Santa Ceia nos leva a rever nossas práticas pecaminosas e a desejar parar com o pecado. Vocês devem tomá-la sim.

      Que o Senhor lhes conceda entendimento do grande amor de Deus por nós, pecadores.

  36. Pastor, agradeço muito sua explicação, não imaginava ser pecado e sim algo natural do organismo… Estamos ainda nos conhecendo, começo de namoro, então é cedo para pensar em casamento. Creio tbm que não ficarei à vontade para expor certas coisas para a liderança, mas pelo que entendi devo evitar até mesmo beijos que me levem a pecar….

    A Paz do Senhor Jesus!

  37. Pastor, minha dúvida é a seguinte: sou um homem maduro, tenho 35 anos e estou dando os primeiros passos na minha fé, tenho vivido até então sendo um homem solteiro uma vida sexual ativa, porém o que mais quero agora é seguir ao Senhor respeitando todas suas Leis. Quero um namoro na presença de Deus e me casar com minha namorada. Quero saber se qdo fico “empolgado” (digamos assim para manter o nível) em um beijo ou abraço com minha namorada, já estou pecando? Meu corpo sente, é natural, mas tento não passar dos limites, mas quais seriam os limites realmente? Se possivel gostaria de uma explicação bem clara. Obrigada. Deus te abençoe grandemente

    1. Sem dúvida é pecado de concupiscência da carne, além de que é uma cova aberta aos seus pés. Tendo tido uma vida sexual ativa até agora, sua carne deseja continuar desfrutando dos prazeres do sexo. Sua resistência à tentação é baixíssima, quase nula, principalmente porque há a libido natural num homem maduro.

      Se você já namora com essa moça há mais tempo, se já a conhece bem, se ela tem os mesmos princípios de vida que você e não há impedimento algum nas vidas de ambos, porque não agendam o casamento logo?

      Orem, peçam conselhos aos pastores de sua igreja, aos líderes espirituais sobre ambos e, segundo a direção que Deus der, tomem a decisão logo. Caso contrário, melhor é que se privem de intimidade física, para que não caiam em tentação e não pequem.

      Que o Senhor lhes conceda graça para tomarem decisões sábias.

  38. Eu estou gostando de um homem de 31 anos,tenho 20 e ele me chamou para sair.Somos muito amigos e trabalhamos juntos .
    O problema é que ele é muito bonito e todas as moças aqui gostam dele ele quer que eu fico mexendo com ele em público,mas eu fico sem graça.o que eu faço?
    Gosto muito dele mas quero ser discreta.
    As pessoas precisam saber que estamos nos gostando?

  39. É irmão, não vigia e agora não quer assumir as consequências. Você aproveitou e agora vê que ela não era quem pensava que fosse.

    Vocês pecaram uma vez e necessitam do perdão de Deus. Mas, casar por obrigação, pode ser um grande erro, principalmente se a moça não for nascida de novo.

    Ali em Israel, Deus estava formando um povo eleito, santo, separado das práticas pagãs dos povos ímpios daquelas terras. Por isso as leis estabelecidas. Por isso a probição de se fazer aliança entre o povo de Deus e o ímpio.

    Agora é conversar com seus pais para ver o que eles aconselham, para que não erre uma segunda vez, porque casamento com uma moça que não é nascida de novo é problema sério.

    Mas, lembre-se de que ela é uma pessoa e merece ser tratada com respeito.

    Que o Senhor tenha misericórdia de vocês e lhes concedam espírito vigilante.

  40. Pr, tenho uma dúvida a tirar. Em Dt. 22: vrs(26…) se não me engano, diz que se algum homem se deitar com uma mulher e este for solteira (virgem), o homem terá que casar com ela pela humilhação causada. No velho testamento diz que um homem tocar numa mulher que nunca foi tocada (virgem), este terá que lhe fazer como esposa.
    Devo considerar isso nos dias atuais?
    Meu caso, sou cristão, mas por fraqueza da carne eu e minha namorada nos tocamos, porém, como diz em Romanos, não me lembro a referência exata, diz que esse pecado chama-se FORNICAÇÃO e que quem comete é digno de morte. Um pouco depois aparece várias maldições que caem sobre quem comete esse pecado, e confesso que tenho sofrido oq plantei, tenho vivido cada uma ali escrita. Porém, estou arrependido e sei que Deus me perdoou, porém, depois de tudo que passei com minha namorada, tenho dúvidas de que realmente seja uma mulher que queira algo com Deus.
    Aguardo resposta, obrigado pela atenção e Deus abençõe sua vida.

  41. Só tenho uma coisa a dizer.. São doentes com estas história de Deus =/ Então agora uma pessoa não pode ser feliz ao lado de quem ama, de uma pessoa real que nos toca e nos leva a sentir coisas nunca antes sentidas, só porque desde sempre fomos instruídos a adorar uma figura a quem chamam Deus .. Vivam é a vida com quem gostam e experimentem sensações novas.. Um dia vão olhar para trás e vão pensar se realmente valeu apena Ficar trancado numa igreja a contemplar algo em que vos fizeram acreditar.. Se realmente existiu, porque não salvou milhões de judeus dos nazis ? Porque não ajuda as pessoas que morrem todos os dias com doenças e com fome.. Países em guerra.. Sé é tão grande e generoso.. Abram os olhos ! Se ele é capaz de fazer tudo, será que é capaz de criar uma pedra tão grande que nem ele próprio é capaz de levantar ? Acham? Pensem ! Está na natureza dos humanos mentir.. Porque acham que cada religião tem um Deus? Não é porque existem.. É porque lhe fizeram desde sempre acreditar nisso..

    Ganhem me uma vida e vivam-na em vossa função

    1. Zé Pedro, leia e medite: “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:3,4). esta mensagem tem o poder de Deus para salvá-lo de todos os seus pecados.

      O Senhor lhe abençoe.

  42. Vinícius, que bom que vocês estão vigilantes e buscando aconselhamento e ajuda nas pessoas mais sábias. Deus se agrada muito disso.

    Persevere nesta atitude, porque carícias íntimas no namoro é pecado sim. Há perdão sim, caso haja arrependimento, mas há também grande sofrimento, culpa, esfriamento espiritual e, principalmente, grande risco de reincidências, sempre mais frequentes.

    É fácil matar um “dragão”, desde que ele esteja no ovo.

    Deus abençoe vocês com temor no coração.

  43. Bom tenho uma pergunta.
    Estava lendo no inicio das perguntas e vi que escreveu assim – “Quanto a “ficar” com seu namorado ou às carícias no namoro você deve fugir de tudo o que se relaciona com o sexo, como carícias nos seios e órgãos genitais. Também não se permita o vício da masturbação e exorte seu namorado a fugir das tentações. Não se deixe dominar pelos vícios.”

    Bom e se acontecer de houver essas caricias intimas. Isso acaba sendo pecado? Há perdão caso isso ocorra?

    Bom namoro a 4 meses e estamos muito felizes com o namoro. tem sido uma benção. temos nos respeitado e sempre temos conversado um com o outro afim de encontrar ajuda um no outro e temos sempre buscado aconselhamento em questões mais dificeis em nossos superiores. Temos sido fieis um com o outro expondo ate as questões mais dificeis e sempre entendendo um ao outro nas dificuldades e nas alegrias sempre buscando força na palavra.

    Bom sei que pelo tempo ainda é cedo ver os problemas porque ainda tem pouco tempo de namoro mais sempre procuramos ir se apoiando um no outro e nossos pais e pastores para conseguir resolve-los de forma mais facil essas questões por isso me veio a pergunta claro que temos de vigiar mais fico com medo caso não conseguimos resistir.

  44. Marcos, a palavra que posso lhe dar é uma só: vigilância e oração. Para vocês dois.

    A carne é fraca mesmo e se vocês não decidirem, no coração, a manterem-se puros, vão cair em pecado mais cedo ou mais tarde. É uma decisão do coração. E, depois, então vêm as providências práticas.

    “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4:7).

  45. Pastor, eu e minha namorada estamos na igreja em comunhão, eu tenho minhas obrigações e elas as delas, estamos bem com Cristo, faz um ano que estamos namorando, e estamos com o noivado marcado, só que quando nós estamos juntos namorando, nun sei se é pq agente se conhece bem, eu faço certas carícias nela. Na primeira vez que ocorreu, minha consciência pesou na hora e eu conversei com ela e disse que me senti mal fazendo aquilo, e pedi desculpa pra ela, e pedi pra ela falar se não estiver gostando. Depois de muito tempo nossas carícias estão aumentando, e eu tenho medo, pois quero nos preservarmos até o casamento, eu tento me controlar, mas na hora eu não consigo e acabo colocando a mão onde não devo, e com isso fico procupado. Me de uma palavra pastor

  46. Rodrigo, tenho um filho com seu nome e sua idade. Atleta, cheio de saúde e vitalidade. Desde cedo dispôs no coração manter-se virgem até o casamento. Tem namorada, com minha bênção, porque ambos são de bom caráter, responsáveis e obedientes aos pais e a Deus.

    No namoro procuram respeitarem-se um ao outro, sem abusarem da liberdade que lhes damos e, principalmente porque sabem que Deus é quem lhes dará a bênção, se mantiverem-se puros.

    Também sabem que a fase em que estão é de estudos, formação profissional, carreira e que, portanto, planos para casamento só para daqui a seis, sete anos.

    Sabem também que intimidades agora, mesmo que pequenas, como as que você citou, podem ser um gatilho para um desejo incontrolável ao longo dos meses e anos.

    Por isso, filho, não entre por esse caminho. Sexo não é só o ato final, mas também as preliminares. O sexo começa bem antes da penetração e existem muitas variáveis sexuais.

    E um casal que se gosta, depois que começa com intimidade, não quer mais parar e cada vez deseja novas e mais fortes experiências. Flertar com o sexo é como um viciado em bebida que flerta com um copo de vinho na mesa: “não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente” (Pv 23:31).

    Arrependam-se e parem enquanto estão no começo.

    Deus lhes conceda graça e proteção.

  47. Pastor, namoro a 8 meses e eu e minha namorada temos muitas duvidas sobre muitas coisas no namoro(muitas mesmo) tenho começado a me relaçionar mais itimamente com ela! (apenas em conversas) e que temos começado a falar mais abertamente sobre esses assuntos!(sexo no casamento, como vamos fazer como vai ser e coisas do tipo) confesso ter vergonha e ela também! mais gostamos de conversar! repeito muito a ela! e quero ter um namora santo!
    jah toquei os seios dela suavimente! sentimos um peso e conversamos e oramos juntos pedindo perdão a DEUS! mais Pastor parece que cada vez fica mais dificio no namoro de namorar santo e assim mesmo? quero viver da melhor Santo mais cada vez fico mais e mais vuneravel em meu namoro e voltar atraz e parar de fazer e muitoo dificioo!

    e pr. quanto a beijos na orelha e pescoço o que o SR. tem a dizer?

    tenho 18 anos e quero contuir uma familia ao lado da minha namorada que tenho certeza que é a mulher da minha vida! mais quero que tudo seja com a benção de DEUS!

    tenho vergonha e ate mesmo medo de confesar isso para alguem! espero reposta!

  48. Rosana,

    se entendi corretamente, você tem uma namorada? Se é isso mesmo, respeito sua opção, mas a Palavra de Deus diz que relacionamento amoroso ou sexual entre pessoas do mesmo sexo é pecado, é torpeza e paixão infame para Deus.

    “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro” (Rm 1:20-27).

    Leia e medite e que o Senhor lhe conceda graça para compreensão correta.

  49. Filha, certamente que o Senhor já lhe perdoou, pois é a Sua palavra quem o diz: “Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; ” (Os 14:2). Também diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9).

    Você já se arrependeu, confessou seu pecado ao Senhor, portanto, está perdoada.

    Agora é vigiar firmemente para não pecar novamente. Nem mesmo “fique” com o rapaz, pois você já sabe as consequências malígnas que isso pode trazer para sua vida, sua alma.

    E volte-se novamente para a presença do Senhor, para suas atividades na Igreja, para a comunhão com os jovens da Igreja. Não se afaste do meio cristão, pois isso só lhe trará esfriamento espiritual e, ao final, queda.

    “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2 Co 1:3,4).

  50. Eu estou na igreja há algum tempo e mesmo assim fiquei com uma pessoa q ñ era da igreja e o tempo foi passando e eu acabei caindo em pecado (tive relações com ele). “eu era virgem”, me arrependi, pedi perdão a Deus mas ñ confessei ao pastor da igreja, e por isso vivo muito angustiada mas ñ tenho coragem de falar ao pastor. Será q eu fui perdoada por Deus e posso ficar tranquila?

Deixe uma resposta

