O Cristão e a Homeopatia e Acupuntura

 

Pergunta:

 

Amado em Cristo, a paz esteja contigo. Gostaria que me respondesse a estas perguntas se possível:

 

Primeira: o que são medicamentos homeopáticos e porquê o cristão não deve tomá-los? Que nos fala a Palavra de Deus sobre isso?

 

segunda: acupuntura, porquê o cristão não pode se meter com isso? Diga-me por favor como posso argumentar ou provar com a Bíblia estes temas.

 

Muito obrigado. Alfredo

 

 

 

Resposta:

 

Os medicamentos homeopáticos atuam de forma contrária dos medicamentos alopáticos (medicamentos convencionais). O princípio da homeopatia é tratar o doente com substâncias que causam os mesmos sintomas da doença, só que em doses muito pequenas, provocando no organismo uma reação do sistema de defesa. A homeopatia já é bastante utilizada atualmente e faz parte dos meios de tratamento oferecidos pelo SUS.

 

Já a Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde.

 

A Bíblia não é específica a respeito da medicina alternativa ou demais métodos de tratamento complementares, seja homeopatia, acupuntura, fitoterapia, florais, massagens, etc.

 

Irmão, a questão em si não é a medicina alternativa ou o método de tratamento, mas a maneira que a mesma é apresentada. Por exemplo, um médico comum, alopático, pode ser um feiticeiro ou macumbeiro e no entanto fazer o bem a seu paciente, via sua especialidade. Se você for consultá-lo e ele disser que vai tratá-lo com a ajuda de espíritos, rezas ou apelos a entidades, certamente você recusaria. Assim toda medicina “alternativa” como acupuntura, homeopatia, florais, etc, devem ser analisadas à luz daquele que ministra. Se se baseia somente na parte científica ou se há mistura de coisas espirituais contrárias à fé cristã.

 

Que o Senhor te conceda pleno entendimento da Palavra e do amor de Cristo!

 

José Adelson de Noronha

About these ads

74 comentários sobre “O Cristão e a Homeopatia e Acupuntura”

  1. Sofro de depressão e meu filho tbm,me sinto fraca com os remédios,então fiz uma terapia reike,antes havia orado ao Senhor,pois sou temente a Deus,uma amiga sem saber de nada me mandou um vers.biblico,depois vi o mesmo versículo 2x postado no meu facebook,mesmo achando ser uma resposta de Deus,gostaria de saber uma opinião se devo continuar,pois li coisas negativas na internet sobre essa técnica.O versículo que recebi,dizia:”Não temas,onde tu fores eu irei,onde plantares teus pés…..”

    1. Irmã, não aconselho reike para quem é cristão, pois o reike tem proposta de cura baseada em forças espirituais e não na ação do Espírito Santo.

      Qual é fonte dessa “energia espiritual” que os adeptos do reike crêm? Não misture sua fé. Não beba água de “cisterna” quando você pode beber Água Viva.

      Eu oro para que o Senhor cure você e seu filho de todo o mal, em nome de Jesus.

    2. Amada ,aqueles que vivem em cristo não precisam de mais nda,
      a graça Dele nos basta!! quem ministrou essa tal terapia em vc foi um homem,no qual não tem poder nenhum sobre sua vida,DEUS é o dono da nossa vida e sentimentos..a depressão nda mais é q o inimigo tentando turbar sua mente ..como a palavra que vc recebeu diz não TEMAS,busque em Deus ele é sua cura!! na sua palavra diz q ao morrer na cruz levou sobre si nossas dores e enfermidades,creio nisto e recebe tua cura em nome de Jesus!! se precisar entre em contato por email!!

  2. E sobre o Reike,pode ou não uma pessoa temente a Deus como eu ,fiz uma sessão,antes orei a Deus e sem saber de nada uma amiga me mandou um versículo,depois mais 2 pessoas postaram o mesmo versículo: Não temas,eis que estou contigo por onde andares…..mesmo achando ser umaa li coisas negativas sobre essa técnica na internet.Me ajudem por favor,sofro de depressão e vontade de morrer,agora meu filho tbm,apos minha mãe falecer,agradeço.

  3. Vamos aos fatos reais sobre Samuel Hahnemann Em 1777, é iniciado Maçon na Loja São André dos 3 Lotus, em Viena. Vou explicar. Hahnemann foi um ardoroso seguidor do misticismo de Emanuel Swendenborg (1688-1772), o qual foi o seu mentor. Tendo em vista que Hahnemann era um seguidor de Swendenborg, vocês precisam saber qual era o ensino fundamental desse homem. O objetivo principal da doutrina de Swendenborg era o seu método de chegar à verdade. Conforme empregado pelo próprio Swendenborg, esse método consistia numa série de revelações, pelo qual o intercurso (comunicação) imediato e indubitável (inquestionável) com o mundo dos espíritos era obtido. (3). Para simplificar, Swendenborg ensinou aos seus seguidores entrar num estado alterado de consciência, o qual iria colocá-los em contato com entidades espirituais. Ele afirmava que se tratava de espíritos bons, embora qualquer pessoa conhecedora das Escrituras fosse identificá-los como demônios. Realmente, aqui temos o que a Bíblia proíbe como sendo necromancia. (Deuteronômio 18:9-12). Um pesquisador acerta na mosca, quando diz que Swendenborg foi um “poderoso médium espírita” (4).
    Em que isso pode afetar Hahnemann? O próprio Hahnemann afirmava “ser inspirado em seus escritos homeopáticos” Obras

    Em 1810, Hahnemann publicou a primeira edição do famoso ORGANON da medicina racional, que foi uma ampliação do seu trabalho A medicina da experiência. Em vida publicou mais quatro edições, corrigidas e aumentadas em função das modificações da sua teoria, segundo a sua experiência. Passou a chamar-se ORGANON A Arte de Curar. Este livro depressa se tornou um clássico.
    AGORA IRMAOZINHO PRESTEM ATENÇÃO PARA NÃO SEREM INLUDIDOS E ENGANADOS, POIS DEUS NÃO TOMARÁ POR INOCENTE QUEM SABENDO DO MAL ALÉM DE USAR AINDA INDICA A OUTROS. Agora estão cientes querem mais informações é só pesquisarem.

  4. Não sei por que razao as pessoas dizem que homeopatia e acupuntura foram criadas pelo demonio ou são exercidas com base em praticas demoniacas ou que sao feitas com base em feitiçarias…

    É importante mencionar que quando a expressão “fenomenos energéticos”/”energias” é utilizado no âmbito da homeopatia e acupuntura, estamos nos referindo à homeostase.

    A homeostase é a condição na qual o meio interno do nosso corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos.

    A homeostase é o mecanismo natural que regula todo o nosso corpo: a concentração apropriada de substâncias químicas, as nossas hormonas, mantém a temperatura e a pressão adequadas, mantém todo o seu organismo em perfeito balanço.

    A homeopatia e a acupuntura regulam esse mecanismo, não suprimindo os sintomas.

    Aliás, os problemas mentais e emocionais são muito valorizados num diagnostico físico, pois tudo esta em ligação no nosso organismo (por ex., o rancor, a magoa, a raiva destroem o nosso organismo, pois não sao sentimentos ligados a Deus. Já o amor, o perdao, a alegria nos proporcionam mtas dadivas divinas e físicas).

    Como é obvio, existem bons e maus medicos homeopatas / medicos de medicina chinesa, bem como existem bons e maus cirurgioes, ginecologistas, dermatologistas, etc etc.

    Por isso, não julguemos!

  5. Quem acredita em Deus de verdade não questiona essas coisas, pois “Deus é a inteligência suprema do Universo e causa primária de todas as coisas”. Portanto em sua infinita magnanimidade não deixaria o seu filho sofrer sem uma ajuda. Que padecer na dor, padeça, mas não faça os outros padecerem.

  6. Meu amigo Eltom com certeza se vc não sabe nada sobre a Homeopatia, sabe muito menos sobre a Acupuntura pois essa energia a qual voce se refere (ying e yang), é como tudo o que ha na natureza + e – , inclusive hoje em dia ela pode ser medida, se vc esta bem de saude sua energia vital encontra se bem e sua circulação sanguinea (o chi) fluira perfeitamente, E a acupuntura tem trazido imensos beneficios a população inclusive as mais carentes, acho um absurdo muitos defendendo suas crenças religiosas se Dizendo Cristãos e nao enxergam os absurdos que estam acontecendo em 99,9% das igrejas grandes milagres mas somente se vc contribuir com as milionarias campanhas onde quanto maior for sua oferta maior sera o seu milagre financeiro e sua cura. Acham isso correto diante de Deus????????

  7. o que vcs me dizem dos tratamentos alopaticos que tiram as dores e te causa dependencia e detona teu estomago cauzando gastrite e outras coisas mais?isso e da vontade de Deus ? sou crista tambem

    1. Naiana, de forma alguma. Massagem é uma terapia bastante necessária em várias áreas da vida humana e o seu profissional deve ser valorizado.

      Claro que há aqueles que não são profissionais, mas usam do título como um disfarce para a prática do pecado. Esses sim, estão pecando, mas os verdadeiros profissionais devem ter alegria em seu trabalho na satisfação de ver seus pacientes curados.

      A paz do Senhor Jesus esteja contigo.

  8. SOFRO COM FIBROMIALGIA HÁ 20 ANOS, PROCUREI MÉDICOS DE TODAS AS ESPECIALIDADES E SÓ HÁ 6 ANOS RECEBI O DIAGNÓSTICO. IA AOS CULTOS E RECEBI MILHARES DE ORAÇÕES, UNÇÕES E “REVELAÇÕES”, A MAIORIA DIZIA QUE HAVIA UMA OBRA DE FEITIÇARIA E QUE DEUS ESTAVA ME LIBERTANDO….MAS NÃO ERA MACUMBAMIALGIA E SIM FIBROMIALGIA….AFINAL, QUE DEUS É ESSE QUE RECEBE ALGUÉM NA SUA PRESENÇA MACUMBADO E NÃO LIBERTA? EU SEMPRE QUESTIONAVA DEUS SOBRE ISSO, DE NOVO MACUMBA JESUS? O SENHOR AINDA NÃO DEU ORDEM AOS SEUS ANJOS A MEU RESPEITO?…ATÉ QUE UM DIA, CREIO QUE FOI JESUS QUE PREPAROU UM MÉDICO QUE ME VIROU DO AVESSO COM TODOS OS EXAMES RADIOLÓGICOS E DE SANGUE POSSÍVEIS E DESCOBRIU CLINICAMENTE QUE EU ESTAVA COM ESSA TRANQUEIRA DE FIBROMIALGIA…DORES TERRÍVEIS QUE ME FARIAM SER DEPENDENTE DE DROGAS PESADAS (JÁ TOMAVA MORFINA), QUANDO COMECEI A FAZER ACUPUNTURA E PILATES E PAREI COM OS REMÉDIOS…AS DORES REDUZIRAM EM 40%, O QUE FOI E É UM MILAGRE!!!! MESMO COM AS DORES TERRÍVEIS TINHA UMA VIDA CRISTÃ ATIVA, PREGAVA, DAVA AULAS, CANTAVA NO LOUVOR, FIZ TEOLOGIA BÁSICO, ENFIM, SEMPRE MANTIVE UMA VIDA ESPIRITUAL CRESCENTE E NEM COM O USO DE ACUPUNTURA SOFRI RETALIAÇÃO ESPIRITUAL….ALIÁS, EVANGELIZEI A FISIOTERAPEUTA, (O MÉDICO É CRISTÃO), HOJE ME TRATO COM UMA FISIOTERAPEUTA QUE ESTOU EVANGELIZANDO E ALÉM DELA, OUTRAS PACIENTES 3 MUÇULMANAS E OUTRAS ESPIRITAS….TENHO LEVADO A PALAVRA NAQUELE LUGAR E MUITAS VEZES SIDO QUESTIONADA SOBRE O MEU DEUS NÃO ME CURAR….MAS NÃO DEIXO DE PREGAR……

    1. Irmã Kátia, os médicos são também instrumento de Deus para cura. Continue os tratamentos e continue glorificando ao Senhor.

      Eu oro para que a sua cura seja total e que você tenha mesmo ousadia em testemunhar.

    2. Irmã Kátia, a Paz do Senhor! Como uma pessoa ativa no evangelho você deve saber que nem sempre é propósito do Senhor nos curar! Ó próprio apóstolo Paulo viveu a vida inteira com o que ele chamava de “espinho na carne”. O que muitos entendem ser uma enfermidade. E mesmo assim foi um dos apóstolos mais usados pelo Senhor! Pense, se Deus já a houvesse curado você não teria tido a oportunidade de levar o evangelho à todas essas pessoas. O propósito maior do nosso Deus é a salvação! Deus a abençoe!!!

  9. Minha opinião, sou pastor a 25 anos trabalho com missões, deixo meu parecer, aos evangelicos deve-se deixar este espirito de religiosidade buscando na bíblia respostas paralela a um pré- conceito infundado, ou seja sem base teológica adequado. acredito sim uma coisa é você ouvir falar outra é você pesquisar (estudar o assunto), assim falar com precisão (razão), de fato a bílbia tem varias passagens que foram utilizados meios fitoterapicos ( ervas medicinais) como remédios, a exs, no AT e NT, aconselho aos colegas fazerem um curso teológico, tem muitos colegas “pastores” que mais falam por si proprio (interesse pessoal) do que baseado ao conhecimento teologico biblico, ao invés de achar que o Espírito Santo quem revela todas as coisas, se fosse assim o apostolo Paulo não pedia a seu discipulo Timóteo que busca-se instruir-se nos livros.
    Curas são fatos miraculosos via religião ou ciência médica, embora a cupula médica não considere a homeopatia como tal (não vou entrar neste assunto) ambos são providência de Deus, primeiro a biblia descreve cura e milagres sobrenaturais, segundo a sebedoria foi dado por Deus ao homem a criação mais sobrime de Deus. Todas as ciência tem um pai a forma deaplicar que difere (seitas, religiões). Conhecendo não apenas a Biblia durante 25 anos (bacharel teologia), com a fitoterapia ajudei a muitas pessoas utilizando muitos remédios naturais, bem como orações. Hoje infelismente as pessoas leêm pouco, gostam de buatos de TV que formam opiniões ditando regras no conceito familiar, etc. Resumindo todas coisas vem de Deus dependendo de voce merecer elas, cada um com sua cruz lembrando que a bilbia diz que o que contamina o homem é o que sai da boca do homem pois porcede do seu coração, outras coisas são possíveis principalmente a vida (a eterna).
    Sobre assunto teológico curas (milagre sobrenatural) via tratamento natural (fitoterapicos)

    Pr. Rodrigues Missionario missão Omega
    email: missao.omega2003@gmail.com

  10. REALMENTE CONCORDO A FAVOR DESTAS DUAS FORMAS DE MEDICINA ALTERNATIVA, POIS VALE MAIS PARA DEUS CURAR A DOR DE UM IRMÃO DO QUE FICAR CONDENANDO OS OUTROS BASEADOS EM PRECONCEITOS E JUSTIFICATIVAS TOLAS ULTRAPASSADAS…INFELIZMENTE AINDA EXISTEM OS QUE VIVEM AO “PÉ DA LETRA” TENTANDO CONFORMAR NOSSA VIDA ATUAL EM 2012 À VIDA E RELIGIÃO JUDAICA ANTIGA…POR EXEMPLO A LEPRA ERA SINAL DE PECADO NAQUELES TEMPOS, ISSO HOJE ESTÁ TOTALMENTE SUPERADO, ULTRAPASSADO E A MEDICINA CUIDA DOS IRMÃOS COM ESSA ENFERMIDADE COM DIGNIDADE E RESPEITO MERECIDOS O QUE NÃO ERA FEITO NAQUELES TEMPOS. O PRÓPRIO JESUS NÃO CONDENOU OS LEPROSOS QUE NÃO ERAM BEM VISTOS PELA SOCIEDADE ISRAELITA, CREIO QUE NÃO CONDENARIA UMA FORMA CIENTÍFICA DE CUIDAR DA DOR DE NOSSOS SEMELHANTES, CONDENARIA SIM, IGUAL CONDENOU AOS FARISEUS, A HIPOCRISIA DESSES QUE VIVEM CONDENANDO OS OUTROS E APONTANDO ERROS BASEADOS EM PURO PRECONCEITO AO INVES DE PREGAR O AMOR E RESPEITAR SEU SEMELHANTE. BEM QUE NA HORA QUE A COISA APERTA CORREM TUDO PRO MÉDICO APELANDO PARA MEDICINA CIENTIFICA.

  11. Sobre a homeopatia, não posso dizer porque não conheço.
    Mas sobre a acupuntura, sei que ela se baseia na crença da existência de duas energias opostas (ying e yang) e que essas energias devem estar em equilíbrio para que uma terceira energia (o chi) flua perfeitamente no corpo do indivíduo e assim ele terá saúde e para isso se usam as agulhas, pressão, calor ou eletricidade nos pontos “corretos” para chegar ao equilíbrio.
    Essa crença veio de uma religião oriental muito influente chamada Taoismo.
    Essas energias são consideradas místicas, por isso não podem ser comprovadas cientificamente.
    Não creio que a Palavra de Deus tenha alguma falta para que seja necessário buscar outros meios místicos religiosos para suprir essa falta.
    E muito me admira alguns dizerem ser cristãos e buscarem soluções místicas para suas vidas.
    Isso é uma porta escancarada para a entrada do mal, já que esses ensinamentos vão contra a Palavra de Deus e próprio Senhor pergunta “Não há Deus em Israel?”.
    Mas estamos vivendo um tempo de apostasia onde vemos cristãos se embriagando, mentindo, dando calote, se prostituindo, adulterando, usando de sensualidade e até fazendo filmes pornôs.
    Um médico que se diz cristão e pratica essa “técnica” em seus pacientes, provavelmente já sabe de tudo isso, mas é difícil se desapegar dos lucros e confiar em Deus, por isso vai arrumar infinitas desculpas para continuar com esse misticismo.

  12. O que me causa estranheza é que se a acunpuntura é maldição, é de outros fundamentos contrários à Biblia, como tem tanto cristão, evangélicos, católicos que são profissionais e são realizados naquilo que fazem pra amenizar a dor do próximo? isso é o que vale, nã o que dizem neste debate. É muita ignorância falar sem conhecimento de causa. O que vale é amar ao meu próximo e me preocupar com a dor dele e com o que ele está passando. E não ficar julgando se a medicina alternativa é certa ou errada. Para tudo na medicina tem anos de estudos, então quem teme a Deus não pode se tratar nem ir ao médico comum(alopata) porque este nos droga o tempo todo, e as vezes o remédio não funciona, faz mal e ele continua mudando sua receita. E como alguém disse acima, você nem sabe qal religio o seu médico professa, importa é que ele atende a sua necessidade e te ajuda naquele momento. É o que os irmãos deveriam fazer antes de abrir a boca para julgar…Pecado?! pecado é ver o outro morrendo e não fazer nada.

  13. Paz de Cristo,

    Sou cristão (evangelista) e, também sou biomédico e acupunturista, tenho excelentes resultados com a acupuntura, nunca recorri ao taoismo, muito menos a deuses pagãos.Oriento aos acusadores estudar a própria história da Medicinae então verá que tudo inicio em escolas antigas que recorriam aos quatro elementos, visões etc….

    Indico a estas pessoas que antes de criticar, forme base, estude e então forme uma opinião. Lembrando que Deus dá sabedoria à todo aquele que pede!

    Ah….estude potencial de membrana e verá o que são os fluxos de energia que corre nos meridianos.

    Depois a gente conversa OK.

    Deus abençoe e ilumine a todos.

    Anderson

  14. Pessoal, eu acredito que todas as respostas são construtivas, adorei este debate, agora no final de todas as respostas Deus já testificou no meu coração o que é melhor…então peço a você, que está lendo tantas opiniões diferentes, converse com Deus em oração e peça pra ele o entendimento e o discernimento sobre este assunto, você pode buscar e conversar diretamente com o dono da verdade. Não se prenda a estas opiniões. A discussão em si é bom porque te ajuda a entender quais são as suas dúvidas mas a resposta certa, e com certeza a mais certa vc terá do espírito santo. Tenha todos um dia abençoado….

  15. Boa tarde a todos!
    Eu estudei acupuntura durante quatro meses. E não tendo tido condições financeiras de prosseguir, tive que parar. Porém, nesse período, foi possível eu perceber que o estudo da acupuntura não leva o aluno a praticar qualquer tipo de idolatria a qualquer “deus”, religião ou seita. O que se aprende é que no nosso corpo existem duas energias que precisam ser equilibradas, quando necessário, através do uso de agulhas em pontos específicos, com o objetivo de promover o bem-estar ao paciente. Ou seja, é através do equilíbrio dessas duas energias que podemos amenizar ou curar determinadas patologias.
    Nesses quatro meses, não tive nenhuma disciplina que dissesse que precisaríamos recorrer a qualquer “deus” para obter a melhora do paciente. A acupuntura, como dizem alguns artigos, se originou através de uma religião. Entretanto, não vi, até hoje, nenhum profissional utilizar a acupuntura como sendo um ritual religioso. Mas sim, como uma ferramenta terapêutica.
    Sou evangélico, e enfrentei algumas críticas por ter iniciado o curso. Mas quando eu solicitava aos irmãos, evangélicos, uma justificativa ou uma comprovação bíblica, de que a acupuntura é algo que vai contra os princípios de Deus, eu só ouvia a seguinte resposta: “Isso é coisa do diabo!”. Sendo assim, cheguei a conclusão de que, o melhor, já que estou em condições pra isso, é retornar ao curso e concluí-lo. Afinal, a minha pretensão é utilizar a acupuntura como uma ferramenta terapêutica, com o objetivo de promover o bem-estar físico dos meus pacientes, além dos recursos da fisioterapia que eu já utilizo. Entendo que, Deus deu ao homem a capacidade de raciocínio. E através dessa capacidade, o homem tem condições de pesquisar e criar novas técnicas terapêuticas, e aperfeiçoar as antigas, com o objetivo de promover melhores condições de saúde para a população. Afinal, quando se vai fazer um tratamento de acupuntura, nenhum profissional acende vela, faz reza ou pede ao paciente para realizar qualquer ritual macabro. A pessoa apenas relata o que está sentindo ao profissional, e esse, faz uma análise de alguns sinais vitais e aspectos de algumas partes do corpo. E de posse desses dados, traça os pontos exatos a serem utilizados, no tratamento, para amenizar ou sanar os sinais e sintomas que o paciente esteja sentindo.
    E para isso, basta o paciente ficar deitado, com as agulhas colocadas nos pontos específicos, por um período de aproximadamente, vinte minutos. Onde o paciente só precisa relaxar.
    Diante disso, pergunta-se: Que mal pode haver nessa técnica?

  16. fico c/ a primeira resposta , e mais se seu coração ñ te condena maior é Deus..
    saiba discernir, td é lícito mas o que lhe convém ?

  17. Sou massoterapeuta e estudei várias técnicas de massagem de acordo com a medicina tradicional chinesa. Sou também serva de Deus.
    Concordo que alguns tratamentos alternativos estão sofrendo tabu por meio de alguns religiosos. Desde que não se trabalhe com o misticismo e sim como forma de tratamento e qualidade de vida, não vejo o motivo de tanto questionamento. Não devemos voltar ao início do cristianismo e começar a queimar “as bruxas”…
    Se toda agulha fosse vudu então teríamos que interromper as vacinas, as injeções e anestesias…

    Abra o coração para o Espírito Santo e deixe de julgar um irmão com as “doutrinas” que não são baseadas na palavra. Olhe os julgamentos…

    Se tudo que vier do oriente for amaldiçoado, então pare de comprar nas lojas de R$1,99… e nunca coma sushi!

    1. Eu não acho que homeopatia e acupuntura sejam contrárias à Palavra de Deus. São técnicas medicinais de uma cultura milenar e que não pode ser demonizada por ser diferente da nossa ou dos hebreus da época bíblica. Porém, toda cultura precisa sempre passar pelo prisma das Escrituras e centrar-se em Cristo, discernindo o que é luz e o que é trevas. Então, o massoterapeuta cristão pode passar a praticar as técnicas chinesas não dentro da cosmovisão do politeísmo oriental, mas sim pela interpretação que as Escrituras nos dão o entendimento correto das coisas.

    2. Concordo plenamente com você é rídiculo esses líderes de igrejas ficar espiritualizando tudo e transformar suas opiniões em uma verdadeira caças as bruxas, menosprezando aqueles que fazem um trabalho que por muitas vezes podem trazer mais cura do que pregações baseadas em discursos motivacionais………..
      .

  18. Graça e paz.

    Bem, a aceitação ou rejeição de um procedimento terapêutico justificando ser ou não utilizado bases filosóficas e religiosas orientais não é coerente. Se formos trilhar por essa ótica teremos de condenar toda a medicina já que caminhou, no seu início, e também fundamentou-se em crenças religiosas. A idéia de que os recursos de tratamento tinham real efeito terapêutico teve início com Hipócrates, que passou a combater os misticismo na medicina. Antes disso toda a medicina, o uso de medicamentos da época (que hoje fundamentam as fórmulas farmacêuticas modernas) e outros recursos eram ligados à alguma “ciência” mística. Aliás, Hipócrates usava os conceitos que a Homeopatia, anos mais tarde, passou a utilizar, utilizava ervas medicinais, pontos de acupuntura auriculares para contracepção e outros tratamentos, dentre outros procedimentos. O mais coerente é separar o que tem eficácia comprovada cientificamente do que caminha dentro do misticismo.
    O que passar disso pode nos colocar na qualidade de fanáticos.

  19. Bom dia!
    Li o texto acima e me deparei com um bocado de ipocresia, de que não sabe separar fé, religião e religiosidade da ciência, porque que os pastores criticam tudo mas quando a coisa pega pro lado deles eles correm logo para os melhores hospitais do Brasil ou Exterior, e tudo pago as custas dos dizímos dos pobres coitados que as vezes não tem o que comer em casa e paga os 10% de seus salários achando se não o fizer não irá para o ceu,. Muitos pastores usam uma passagem da biblia em malaquias 3-10 interprentando do jeito deles para tirar o dinheiros das pessoas dizendo que é para o Senhor Jesus, só que o Senhor Jesus não dixou nenhuma procuração assinada para pastor algum cobrar nada em seu nome, se o fez a procuração é falsa, porque ele que tinha todo o poder do mundo dado pelo seu Pai Deus, e nada cobrou em troca a não ser o amor. Quando Pilatus lavou as suas mãos na hora de escolher entre Jesus ou Barrabáz, quem optou por Barrabáz foi o povo, e hoje estão fazendo a mesma coisa se deixndo enganar por Falso Profetas, Antecristos e mentirosos que usam a Biblia e as Igrejas para enganar os que tem fé. Se o dízimo vai mesmo para o senhor, então vamos pagar com cheque pré-datado nominal à Jesus Cristo de Nazareth, aí sim rteremos certeza para onde foi o nosso dizímo. Porque cso contrário ele irá engordar cada vez mais as contas dos pastores espertalhões que ficam gastando milhões mlhões de rreais ou dolares, para constuirerm templos faraoinicos, comprarem manssões, jatos, carroros importados, lanchas, iates e horarios nobres nas emissoras de televisão, além de rádios e jornais, enquanto muitos dos seus seguidores contam só com as orações dos pastores para vencerem na vida financeira. Está na hora das Leis brasileira serem mudadas e acabare com esses empresários da Fé, que de Fé não tem nada, mas de esperteza tem tudo.

    1. Umberto,

      embora você tenha razão em algumas coisas do que disse, o seu comentário está posto em site errado, porque você nunca viu mensagem ou comentário meu pedindo dízimos ou ofertas a quem quer que seja. Nem tampouco vendi um único CD ou livro. Nunca pedi um único centavo de oferta, seja para sustento do site, seja para minhas despesas familiares. E muito menos para meu enriquecimento.

      E se um dia eu tiver necessidade de fazê-lo (como outros homens de Deus o fazem), ainda assim não estarei errado em nada, porque a Palavra de Deus diz que digno do seu salário é o trabalhador. Também diz que aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.

      Que o Senhor lhe conceda pleno entendimento do grande amor de Cristo por todos nós, pecadores.

    2. Acho que o colega da resposta acima, está misturando as coisas…o que tem haver meopatia com dízimo ou comportamento de pastor, se o que quer é desabafar?…então espera a hora certa.

    3. caro amigo desenformado nosso dizimo depositamos no altar para o crescimento da obra de deus se vc acha que e errado entao porque de tudo deu abraao o dizimao e jaco tambem quem ficou com o que eles deram foi vc parem de ficar julgando pq juiz e deus o nosso dinheiro e nosso e nao seu senhor da verdade vigee pra deus nao cobrar de vc esses julgamentos so ele pode fazer isso sou dizismista com muita honrra e ninguem me obriga a nada olhe pra sua vida e veja se vc e feliz duvido que seja

  20. BASE FILOSÓFICA DA ACUPUNTURA

    O taoísmo, base filosófica da acupuntura, a partir da qual essa técnica foi criada, se baseia no sistema politeísta e filosófico de crenças que assimilam os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, tais como a magia, a alquimia, o culto aos ancestrais e os rituais de exorcismo. Mesmo não sendo uma religião mundialmente popular, seus ensinos têm influenciado muitas seitas modernas.

    Segundo historiadores orientais, o taoísmo tem sua origem por volta de 550aC, nos ensinamentos do mestre chinês Erh Li ou Lao Tsé (“velho mestre”), um contemporâneo de Confúcio e em torno do qual existem várias lendas. A mais famosa é de que ele já teria nascido velho. Erh Li teria nascido no sul da China em 604aC, e detinha uma posição de destaque no governo chinês, como superintendente judicial dos arquivos imperiais em Loyang, capital do Estado de Ch’u. Dizem os historiadores que Li era contra a tirania dos regentes chineses e pregava a necessidade de uma vida simples para as pessoas, “sem honrarias ou conhecimento”. Como forma de corroborar seu ensino, ele renunciou a seu cargo para voltar para casa.

    Diz a lenda que, ao chegar à fronteira da província em direção ao Tibet, foi parado por um policial, seu amigo Yin-hsi, que não o deixou passar até que Li escrevesse seus ensinamentos. Assim, dizem, aos 80 anos, pôs-se a escrever seus ensinos, serviço que teria durado três dias. Ao final, a obra continha 5,5 mil palavras e foi denominada de Tao te Ching, “O caminho e seu poder” ou “O caminho e princípios morais”. Depois, Li teria partido para não mais voltar. Li, que ficou conhecido como Lao Tsé, foi canonizado pelo imperador chinês Han.

    Uma das doutrinas de Tao te Ching, afirma que deve-se resistir aos problemas sendo completamente passivo, aceitando-os e vivendo sem ambições. O taoísmo religioso, chamado Tao Ciao, surgiu na dinastia do imperador Han, no segundo século. Tchuang-tseu, filósofo chinês e discípulo fervoroso de Lao Tsé, é o responsável por disseminar o taoísmo a partir do terceiro século, tendo escrito 33 livros sobre a filosofia de Lao Tsé, com 1.120 volumes, formando o Cânon Taoísta. Segundo Tchuang-tseu, “o Tao te Ching é a fonte da sabedoria e a solução para todos os problemas da vida”.

    Na morte de sua esposa, Tchuang-tseu escreveu, como prova de sua crença no taoísmo: “Como posso me comover com sua morte? Originalmente ela não tinha vida, nem forma, e nem força material. No limbo da existência e não-existência havia transformação, e a força material estava envolvida. A força material se transformou em forma, a forma em vida, e o nascimento em morte. Da mesma maneira que acontece com as estações do ano. Ela agora dorme em grande casa, o universo. Para eu estar chorando e pranteando, será mostrar minha ignorância do destino. Por isso eu me abstenho”.

    O taoísmo ensina ainda que tudo no universo é composto pelos elementos opostos do yin e yang. O lado positivo é o yang, e o negativo, o yin. Assim, os chineses conceberam o universo como sendo ativado por dois princípios básicos, que seriam qualidades opostas, mas complementares. Afirmam eles que tudo o que vemos só existe em virtude da constante influência mútua dessas duas forças. O yin e o yang estariam contidos no Tao, que seria o princípio básico de todo o universo, “o começo e o fim, o princípio sem princípio, o que não pode ser expressado e o que tudo abarca”.

    Ainda de acordo com a filosofia taoísta, o ser humano é um todo que não pode ser dividido ou entendido em uma dualidade, como corpo e alma separados. Por isso o taoísmo trata com igual importância e como se fora uma só entidade todas as manifestações físicas e psíquicas, o que é a base filosófica da acupuntura. Segundo esse ensinamento, a acupuntura cura porque facilitaria essa harmonia, o que levaria a pessoa a uma melhor compreensão de si mesmo – a base busca do auto-conhecimento, a procura do “Eu interior”, doutrina bastante propalada pela Nova Era.

    Segundo o taoísmo, o corpo humano possui 360 pontos distribuídos em linhas. A acupuntura estimularia esses pontos, com base nos princípios taoístas, para aliviar sintomas e dores. O taoísmo está presente ainda hoje na vida cultural é política da China, através de manifestações populares como o chi-kung, arte de autoterapia; o wu-wei, prática da inação; a ioga, as artes marciais wu-shu ou kung fu e a acupuntura.

    ACUPUNTURA CHOCA-SE COM A BÍBLIA

    À luz da Palavra de Deus, há inúmeros equívocos na acupuntura e no taoísmo. Como já citamos, segundo Tchuang-tseu, filósofo sistematizador e divulgador do taoísmo, “o Tao te Ching é a fonte da sabedoria e a solução para todos os problemas da vida”. Ora, a Palavra de Deus é que é a única regra de fé e prática do cristão (Salmo 119.105).

    O credo do taoísmo é: “Sujeite-se ao efeito, e não busque descobrir a natureza da causa”. Em outras palavras, taoísmo é uma religião anti-intelectual, que leva o homem a contemplar e se sujeitar às leis aparentes da natureza em vez de tentar compreender a estrutura desses princípios. A Bíblia não reprova o uso da razão (Romanos 12.1-2) nem ensina uma passividade constante diante da vida (Romanos 12.2).

    Segundo os ensinamentos do taoísmo, o Tao (caminho) é a única fonte do universo, eterno e determinante de todas as coisas. Apesar de não reconhecer um Deus criador, os princípios do Tao eventualmente têm o conceito de Deus. Lao Tsé escreveu: “Antes do céu e da terra existirem, havia algo nebuloso… Eu não sei o seu nome, e eu o chamo de Tao”. Porém, o Deus da Bíblia não é uma energia impessoal ou uma combinação de forças positivas e negativas (Isaías 43.15).

    Utilizando-se dessa filosofia, os acupunturistas vêem a saúde fisiológica como a evidência do equilíbrio do yin e yang. Se esses elementos estão em desarmonia, desequilibrados, as enfermidades aparecem. Logo, dizem para restaurar a saúde é necessário haver uma “ruptura no fluxo do yin e yang”, o qual é realizado por meio das agulhas inseridas no corpo na técnica da acupuntura. Dessa forma; ensinam que o equilíbrio dos elementos podem ser restabelecidos pelo tratamento, fazendo com que a força do Tao possa fluir livremente no corpo da pessoa, trazendo-lhe a cura. Porém, essa filosofia é frontalmente contrária à Teologia bíblica.

    Deus é onipotente e a fonte de todo o bem. Lúcifer, hoje Satanás, foi criado por Deus e por isso tem limites quanto à sua autoridade e poder. Como fonte do mal, o Diabo se opõe ao Reino de Deus. Ele não é, nunca foi e nunca será igual a Deus, nem se harmonizará em poder em sua oposição a Ele.

    Além disso, a Bíblia não fala nada sobre pontos específicos do corpo. A Bíblia não fala nada sobre equilíbrio das energias vitais ou corporais. Ela afirma que o ser humano é corpo, alma e espírito, e só.

    Assim sendo, deve o cristão se tratar por meio desse tipo de técnica, com raízes esotéricas e ocultistas? Sem dúvida, não.

    Fonte: Resposta Fiel (CPAD) – 2006

    1. Graça e paz.

      A aceitação ou rejeição de um procedimento terapêutico justificando ser ou não utilizado bases filosóficas e religiosas orientais não é coerente. Se formos trilhar por essa ótica teremos de condenar toda a medicina já que caminhou, no seu início, e também fundamentou-se em crenças religiosas. A idéia de que os recursos de tratamento tinham real efeito terapêutico teve início com Hipócrates, que passou a combater os misticismo na medicina. Antes disso toda a medicina, o uso de medicamentos da época (que hoje fundamentam as fórmulas farmacêuticas modernas) e outros recursos eram ligados à alguma “ciência” mística. Aliás, Hipócrates usava os conceitos que a Homeopatia, anos mais tarde, passou a utilizar, utilizava ervas medicinais, pontos de acupuntura auriculares para contracepção e outros tratamentos, dentre outros procedimentos. O mais coerente é separar o que tem eficácia comprovada cientificamente do que caminha dentro do misticismo.

    2. Resposta pensada, estudada, reflexiva… demonstra que é o princípio da sabedoria. Não busca a cura em si mesmo, mas se importa em ser fiel totalmente ao Senhor, foi a melhor resposta.
      Testificou em meu coração, porque os cristãos modernos não querem mais, estudar, pensar… recebem tudo como se fosse dádiva de Deus.
      Estou pesquisando sobre acupuntura e vendo tantos crentes, pastores, buscando na ciência o alívio que encontrariam na Palavra de Deus. Asa um excelente Rei, que confiava em Deus, morreu por confiar nos médicos para ser curado. Deus abeçoe aqueles que sem preguiça, buscam, pesquisam, ensinam debaixo do “temor do Senhor”,

    3. Olá, sou cristã desde criança e meu marido é Fisioterapeuta especialista em acupuntura. Apesar de ler os dizeres acima, posso afirmar que como ciência a acupuntura não só ameniza como trata várias enfermidades sem que haja necessidade de misticismo! O tratamento não só é eficaz como duradouro.
      Acredito que Deus, no seu amor divino, quer o melhor para nós, seus filhos. Prefiro fazer acupuntura, que resolve meu problema sem me causar outro, do que tomar remédios que só me iludem, causando no futuro um outro problema.
      Em minhas orações peço a Deus sabedoria e entendimento, e peço que ele abra minha cabeça para as coisas que fazem bem e que eu não seja uma “cristã com cabresto e tapa olho”

      1. concordo com a maioria das respostas acima, separar religião e Deus.
        Estou me tratando com acunpuntura e tive melhoras, mas a maioria dos meus conhecidos evangélicos se escandalizam quando veêm minha orelha com os pontinhos e dizem que acunpuntura é isso, é aquilo. o que nos faz mal como diz a bíblia é o que sai da nossa boca ou seja (a língua). Acho de muito mal tom a pessoa chegar e falar do que não tem conhecimento. Deus é infinitamente mais, se fosse pecado, maldição, ele não teria usado pessoas inteligente, Acredito que Deus, no seu amor divino, quer o melhor para nós, seus filhos. Prefiro fazer acupuntura, que resolve meu problema sem me causar outro, do que tomar remédios que só me iludem, causando no futuro um outro problemantesntes e nem deixado recusos para usarmos e ajudar a quem precisa. Tenho colocado minha vida diante de Deus e ele conhece o meu coração e só ele pode julgar. Ninguem na terra sabe o que é certo ou errado. Acho muito pior você está sozinho, sentido dor, com problemas e o irmão chega e nem pergunta : como vai? posso ajudar? não….ele olha para voce e começa a julgar, mas esquece que da mesma forma que está julgando ele será julgado por Deus, e isso a biblia é bem clara. Não importa credo cor religião, se Deus me deu recursos e posso usar, assim farei, porque maior é o que esta em mim.Deus é fiel,tenho lido muito sobre tratamentos alternativos, fazem bem sim, até no Fantástico recentemnte teve uma ma´teria a esse respeito. E os resultados tem sido muito bons, tanto que o SUS tem oferecido tratamento as pessoas sem condição. Beijo no coração e que cada um faça o que o seu coração sentir.

  21. o que eu sei é que nós sempre temos que dicernir atraves da palavra de DEUS tudo que vamos fazer prioncipalmente concernente a tratamentos de origem que venham a contrariar a palavra sagrada e pelo que eu estudei a pouco a origem da acumputura vem de uma religiao taoísmo e nessa religiao eles só acreditam na força da natureza e que nao deixa de ser uma forma de ocultismo e que eles honram seus deuses e os espiritos entao definitivamente para mim tudo que é contrario ao meu senhor o proprio DEUS nos adverti apartaivos que o ESPIRITO SANTO possa nos direcionar cada vez mais em obedecermos a nosso DEUS AMEM

  22. Olá,
    Gostaria que Junior Curcino entrasse em contato comigo..pois gostaria de saber se ele conhece algum acupunturista em Porto Alegre e que seja evangélico .Obrigada!

  23. A homeopatia é esotérica. Ela tenta agir no mundo real através de energias imateriais. Ela crê que a maceração e sucussão de substâncias liberam uma energia espiritual (isto é magia).

  24. Mais que cabeça de perguntar se acupuntura ou homeopatia deve ser utilizada por cristão! Se estuda anos pra fundamentar uma ciência e comprovar o efeito positivo sob qualquer organismo e se compara tratamentos comprovados dia após dia com bruxaria? Não é possível! Voltamos a inquisição?

    1. Tiago, vc não é cristão ou é um cristão que teve recaída, fumou uma maconha, viajou e escreveu esta besteira… da licença… cada crente ignorante (por não conhecer).

  25. Anita,
    Deus ama o pecador e não o pecado!! Se assim não fosse não nos perdoaria de nossas falhas e não as apagaria assim que nos arrependessemos.

  26. Olá pessoal, estou estudando massoterapia…sou evangélica há dez anos, mas isso não me impede de ser uma ótima profissional…temos que tomar cuidados sim com td aquilo que envolve coisas espirituais, como algumas técnicas que deixam de ser técnicas e se tornam rituais…temos que aprender a colocar Deus a frente de td o que formos fazer…Pois o Espírito de Deus nos trará a Luz td aquilo que estiver oculto…Temos que ter sabedoria e conhecimento da palavra de Deus que é a biblía…bjos a tds!!!

  27. Mas que palavriado esse povo usa hein, mas que coisa feia e ainda se dizem cristãos?
    O nosso Deus é um Deus que fala e o Espirito Santo testifica, devemos consultar o próprio Deus quando temos dúvidas a respeito de um assunto, pois muitas vezes a bíblia não é específica em determinados assuntos.Na dúvida eu prefiro não arriscar e me consultar com o médico dos médicos que é o Nosso Senhor Jesus Cristo!

  28. Olá,
    gostaria que junior cursino e também a celma (acima) entrassem em contato comigo, pois eles praticam a acupuntura e são evangélicos e eu preciso muito de um bom especialista nesse ramo. obrigada.
    Cae

  29. Sobre texto do Anonimo: “Ola caros… Sobre acupuntura…O presidente da Associacao Medica Brasileira de Acupuntura assegurou – “A liberacao de substancias e muito pouco para explicar a riqueza dos resultados da acupuntura. A curas que so se explicam pelo fenomeno energetico””

    Por favor, dê o nome do tal “presidente”, ou pelo menos a fonte de onde vc tirou isso, ok?

    Obrigado.

    (Faço parte da diretoria da sucursal da Sociedade Médica de Acupuntura)

  30. Oi, sou fisioterapeuta e acupunturista, sou evangélico! Não é um pecado usar da acupuntura para se ter um efeito fisiológico de melhora, o que na verdade acontece, é que realmente ela não deve ser administrada por qualquer um. Existem pessoas que fazem rituais parta se aplicar agulhas. O milagre vem do Senhor, o que fazemos é somente tratar, e mais, seja tratando meus pacientes com fisioterapia ou acupuntura sempre oro ao Senhor e peço para que Ele use minhas mãos e minha inteligência que Ele mesmo me deu. Tudo é por Ele e para Ele.

  31. “Eu creio,à luz da palavra de Deus, que existe a luz e as trevas, sim ou não e tudo que passar disso é de procedência maligna. A ciência sara, mas, só Deus cura através da sua misericórdia e amor. Portanto o que passar disso seja anátema, ou seja, não procede de Deus.Seja o vosso corpo templo do Espirito Santo e não o contamine com coisas de procedência duvidosa,porque no final o mal pode ser irremediável.”

  32. Gostaria de saber se ha algum medico evangelico homeopata . Gostaria de consultar com um, favor enviar email de volta. Obrigado Manoel. Feliz Natal e feliz Ano Novo………….

    1. Por gentileza, gostaria de saber se você conseguiu contato de algum médico homeopata e acupunturista homeopático. Caso tenha conseguido, pode me repassar? Grata. Que Deus o abençoe!

  33. Acupuntura e terapias naturais são antes de tudo e de todos, bíblicas.

    ATO BÍBLICO
    “Ao passo que o Homem trata com contrários, Deus cura com similares.”(AT. Jó 9:17/38:11); “E o fruto da árvore servirá de alimento e sua folha, de remédio.”(Ezequiel 57:12); “Teus olhos são a luz do teu corpo. Enquanto teu olho está em bom estado teu corpo permanece na claridade. Mas quando teu olho está em mau estado teu corpo está com cegueira.”(Lucas 11:33/Mateus); Levítico 21:20 – Impedimento ao sacerdócio – 16 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: o corcovado, ou anão, ou que tiver belida no olho (mancha esbranquiçada na córnea dos olhos) ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo quebrado; “E Jesus disse: quando dois fizerdes um, quando transformardes o interior em exterior (…), quando fizerdes o masculino e feminino uma coisa só de tal forma que o masculino o masculino não sejas masculino e o feminino não sejas feminino (…), então entrareis no reino” (Tomé, log. 22, citado no livro “A doença como caminho”, 1983,Ed. Cultrix – Uma nova visão de cura com o ponto de mutação em que um mal se deixa transpor em bem, segundo Dethlepsen/Dahike).

  34. Sou cristã, nascida em um lar evangélico, membro de igreja, amo ao meu Deus acima de todas as coisas.. sou acupunturista a 5 anos, trabalho junto a uma equipe de médicos, trato dos pacientes que esses médicos me passam, inclusive um desses médicos é evangélico… a acupuntura é comprovada cientificamente que seus resultados são eficazes, e o processo não é tão difícil de se entender. Ao introduzir as agulhas em pontos específicos ligados ao sistema neurocentral, o cérebro descarrega uma demanda de endorfina , serotonina e dinorfina causando assim o alivio da dor.. não ha nada d demônios nisso… ha ciência.. mas infelizmente tudo que não vem da cultura ocidental é vista como diabólica… acho que se muitos tivessem um pouco mais de curiosidade e humilde sabedoria, poderia romper com preconceitos tão absurdos, chegando a beira do ridículo…

    1. Ainda bem q eu encontrei vcs! Sou católica , mas, participo de uma célula com um grupo de evangélicos. Sou veterinária e estou iniciando um curso de especialização em acupuntura, mas os meus amigos do grupo já me disseram q esse procedimento não é de Deus e eu já estava preocupada não pretendo ser evangélica, mas gosto de ouvir as palavras do pastor, do meu grupo de estudo e quero conciliar a minha profissão à acupuntura pois acredito nos resultados desse método de tratamento, pois já fui tratada e por isso posso falar também como paciente! Fico um pouco triste quando escuto as pessoas falando que esse método não vem de Deus, acho que as pessoas deveriam ler mais antes de proferir sobre algo que nem conhecem!! Amo meu Deus e gostaria de trabalhar em paz com a minha consciência sabendo que não estarei ofendendo o meu Deu!
      Que a paz de Cristo esteja com voces!

    2. Sou evangélica, fisioterapeuta e acupunturista e tenho o pensamento da Celma em relação de onde vem a resposta da acupuntura, que é através de resposta neural. Cabe a cada um paciente é saber quem é o profissional e o que esse profissional leva em consideração de onde vem o resultado.

  35. Irmão Ricardo,

    agradeço por suas palavras. Toda honra e glória pertencem ao senhor Jesus, que me resgatou do pecado pelo Seu amor.

    Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas.

    Deus lhe abençoe em guarde em suas decisões.

  36. Jose Adelson,
    não lhe conheço ou a sua história, mas, certamente suas colocações são discernidas de forma clara e objetiva e faz-me repousar, após várias leituras conflitantes sobre o tratamento com a homeopatia. Devemos observar sempre se o que estamos fazendo desagrada a Deus, se não acontece isso, devemos entregar em suas mãos e seguir em frente.

  37. Tomei homeopatia há anos atrás. Passei a sentir-me muito mal. Com a homeopatia passei a ter uma enorme crise de identidade. Meus problemas foram abafados pela homeopatia. Passei a me portar de forma totalmente estranha, como se usasse uma máscara. Meu comportamento não era natural. O pior de tudo é que continuei a procurar a homeopatia para solucionar os danos causados por ela. Só fui entrando em buraco. Os médicos homeopatas querem que vc se adapte às teorias dele. Consegui me livrar de muitos dos problemas causados pela homeopatia com Fé em DEUS, mas ainda luto muito. A homeopatia foi a coisa mais horrível que já coloquei na boca.

    1. Iniciei o tratamento com homeopatia há 2 meses(estou tomando Argentum Nitricus),ainda no processo do desmame da medicação alopática(Rivotril e Paroxetina) para síndrome do pânico,estou confusa.Peço que conte com mais detalhes como foi a sua experiência com a homeopatia.

    2. Amigo Jr com certeza não foi a homeopatia que te fez mal. creio que vc deve fazer um tratamento Psiquiatrico, ou Psicologico, para resolver esse seu trauma ou ainda ver o mundo e a religião de forma diferente Religião = Ato de Religar, pois mais danoso a vc seria um tratamento com medicamentos alopaticos, vc esta com um grande desequilibrio emocional trate-se sem querer culpar esse ou aquele metodo, abra seus olhos para a vida não seje guiado por Teologos falando em Teologos Teologia vem do deus teos e ninguem contesta isso batem no peito e falam Fiz Teologia, procurem saber a Origem da teologia talves esse seja seu problema ok.

  38. Ola caros… Sobre acupuntura…O presidente da Associacao Medica Brasileira de Acupuntura assegurou – “A liberacao de substancias e muito pouco para explicar a riqueza dos resultados da acupuntura. A curas que so se explicam pelo fenomeno energetico”
    Falou o presidente da sociedade, que certamente sabe muito bem com o que esta lidando.
    Caros colegas muito cuidado ao lidar com fenomenos… terapias espiritualistas camufladas de “Ciencia”… Não há e nunca houve harmonia entre a luz e as trevas. Não gostaria que me interpretasse mal vc que estiver lendo este, e for espirita, não me indisponho a pessoa humana, mas a pessoa das trevas que seduz a humanidade pelas curas, sinais e prodigios utilizando-se de pseudo-ciencias para finalidades de consequencias eternas.

    Att.
    Prof. Jackson

    1. Olá anônimo,

      Gostaria de saber de onde vc tirou esta afirmação irreal que teria sido dita pelo presidente da AMBA, pois vou comunicar a ele e ao Colégio Médico de Acupuntura.
      Sou médica acupunturista, temente a Deus e filiada à Associação Médica Brasileira de Acupuntura.

  39. Filha, Deus ama a todos, inclusive aos safados, mentirosos e aos julgadores. O que Deus abomina é a mentira, a safadeza e o juízo de uns pelos outros. Que o Senhor te abençoe e conceda pleno entendimento do amor e da Graça dele para com todos os pecadores.

  40. Dãããã!!
    Quer dizer que misturas de coisas espirituais são contrárias à fé cristã? Seja específico!

    Você é o típico anti-cristão, fala o que não sabe.
    Vai estudar, antes de colocar bosta na cabeça dos seus seguidores!!

    Deus não gosta de gente mentirosa e safada. Tenha cuidado!

    1. Sempre tive receio e um pé atrás a respeito da ACUPUMTURA, pois me soava um tanto esotérico. Sou evangélica, mas nunca tive vontade de fazer (não tenho medo de agulhas!!!), apesar de haver recebido conselhos, inclusive de um médico meu que tratou meu ombro direito (tive uma ruptura nos ligamentos) em 2007, até o dia em que tive a oportunidade de ler o livro de uma médica cristã americana: Rebecca Brown “ELE VEIO PARA LIBERTAR OS CATIVOS” e então compreendi o que está por trás da acupumtura e de muitas outras práticas que consideramos aparentemente inocentes e inofensivas. Foi e acredito que seja o melhor livro a respeito de libertação e satanismo que já li e das estratégias de satanás para destruir o ser humano e principalmente os cristãos e a Igreja. Amados, se puderem adquirir este livro, façam isto, leiam e tirem suas próprias conclusões. A minha conclusão foi a de que as minhas suspeitas não eram vãs.
      Amados, conheçamos e prossigamos em conhecer a Deus e a nos abster de toda aparência do mal. Satanás é um ser inteligentíssimo, se ele se apresentasse a nós como a criatura horrenda que é, logo o reconheceríamos e diríamos: “bata em retirada” ou “o Senhor te repreenda”. Sejamos meninos na malícia, não no entendimento.
      O reino das trevas existe sim e está em plena expansão à medida que todos os sinais apontam a eminente vinda de nosso glorioso Senhor Jesus Cristo e nosso inimigo sabe que já nos resta pouco tempo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s