O voto a Deus não cumprido

 Pergunta:

 

Oi pastor, bom fiz um voto com Deus e não consegui cumprir. Chorei e pedi perdão a Deus por isso, ms o fato de não ter cumprido, minha cabeça anda a mil, tenho 100% Deus no meu coração e mto temor a Ele. Gostaria de saber como Deus poderia me perdoar e se eu sofrerei alguma coisa por ter feito isso! Obrigada a paz! Juliana – Japão

 

 

 

Resposta:

 

Filha,

 

uma coisa é não ter conseguido cumprir o voto e outra diferente é ter menosprezado o voto. Se você tentou cumprir e não teve forças ou foi impedida por fatores independentes de sua vontade, não há porque ter culpa ou consciência pesada. Essa acusação só pode vir de Satanás e não da sua mente.

 

Mas se você fez o voto precipitadamente, emocionalmente e depois o esqueceu ou o desprezou e agora sente culpa o caminho é o do arrependimento e pedido de perdão: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9).

 

O Senhor é longânimo, benigno, misericordioso e perdoa a todo e qualquer pecado. Se você O ama, está arrependida e já pediu perdão, então não há porque ficar se torturando. Você já está perdoada. A consequência da quebra do voto você já está sofrendo, que é a perda da paz. Mas agora o Senhor quer restaurar sua paz, concedendo-lhe a revelação que Ele lhe ama e não deseja que você viva atribulada.

 

Deus Ele sabe que somos fracos, que somos precipitados no falar, que agimos muitas vezes por emoções e não pela razão. Ele não nos trata segundo as nossas iniquidades e nem conserva para sempre a Sua ira. “O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103:8-14).

 

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo, hoje e sempre.

 

José Adelson de Noronha

About these ads

327 comentários sobre “O voto a Deus não cumprido”

  1. Eu fiz uma promessa praa Deus, no meu momento de angustia, que se ele me tirasse a angústia eu iria parar de ouvir as músicas do mundo e dei minha palavra, hoje, estou feliz, mas tenho muita vontade de ouvir, pois foi atitude precipitada!! e aí, como posso fazer??

  2. bom diia pastor. sábado passado estava no portão,com minha irmã sentada no portão,aí tudo bem estava passando um senhorcom um pedaço de tronco na mão.provávelmente estava indo pro monte, nisso ele voltou e disse: abra a mão e feche.e falou coi sas sobre mim que fiquei sem saber o que fazer e tudo era verdade. e uma coisa me deixou meio assim porque. ele disse que tinha um anjo do meu lado.e que eu ia ter um menino,pois que já tenho uma filha. só que eu fiquei muito emocionada porque sou ligada há quatro anos. e perguntou se eu bebia respondi que sim: ele disse. “pare”. eu ñ netendi. expilque-me por favor. abraço.

    1. Irmã, penso que está claro tudo o que você ouviu. Parar de beber é bom para sua saúde e relacionamentos, inclusive com a família. E, quanto ao filho, dê tempo ao tempo, pois você verá se a profecia estava correta se ela der fruto. Até lá, pare de beber, pois isso depende só de você e pode ser feito a partir de agora.

  3. Pastor , estou muito aflito, pois em oração prometi a Deus que abriria mão de algo que é muito importante para mim, o problema é que essa coisa só tem me trazido o bem penso eu, pois me tornei mais responsável e mais família, cuidando mais da minha saude e de gastos financeiros, a promessa foi pela saúde da minha esposa que se encontrava na UTI após o nascimento do meu filho. O que eu faço agora, pois minha esposa já estar em casa e se recuperando muito bem, agora eu estou triste e com medo pois se cumprir a promessa temo em voltar a bebedeiras e farras com mulheres!!!

      1. Não lhe entendi. Você tem feito uma coisa que está sendo boa pra você, pra sua família e prometeu a Deus deixar de fazê-la, caso Ele curasse sua esposa? E agora acha que Deus vai castigá-lo por deixar de fazer essa coisa boa?

        Irmão, Deus nos fez foi pra boas obras. jamais o Senhor castigaria alguem por fazer boas obras. Na verdade, Ele é longânimo até para quem faz horrores, quanto mais para quem faz boas obras.

  4. Estava procurando a resposta para o meu problema, e encontrei aqui essa resposta, em forma de leitura e os pensamentos postados que vi, foi uma coisa divina, adorei esse blog!

    1. Márcia, fico realmente muito feliz que você tenha entendido o significado da mensagem e visto a grandeza do amor de Deus pelo homem. São tantos os comentários postados aqui baseados apenas nas nossas fraquezas, esquecendo-se que o Senhor não é um Deus vingativo, tirano, cruel.

      A maioria, infelizmente, por não terem desenvolvido um relacionamento correto com o Senhor, isto é, baseado no amor, acredita que Deus os punirá por não terem sido capazes de cumprir o voto feito e passam a viver uma vida miserável, com medo da punição iminente. Acreditam e esperam a punição de Deus a qualquer momento e, quase sempre, da maneira mais vingativa.

      Ora, Deus é Pai. Deus é amor! Deus é rico em misericórdia e sabe que somos pó. “como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103:13,14).

      A misericórdia e compaixão do Senhor não vem acompanhada de sermão, do tipo: “eu te perdôo, mas vê se não faz mais isso!”, ou “é a última vez, viu?”. Não! A misericórdia do Senhor é cheia de ternura. Ela é aplicada como um bálsamo que não só cura a ferida, como suaviza a dor que tanto arde.

      Por isso, quem faz esses votos ou promessas e depois se arrepende, ou não consegue suportá-los e os quebra, devem ir imediatamente ao Senhor confessando a fraqueza, confessando a precipitação e pedindo o perdão. E o Senhor os perdoará, com certeza, pois está escrito (e a Palavra de Deus não pode falhar): “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9). Toda injustiça, diz a palavra. Toda é TODA!

      Ora, se Deus perdoa até assassino de criancinhas indefesas, perdoa até mães que matam seus filhos no próprio ventre (abortos), não perdoaria quem fez um voto de não cortar o cabelo e cortou? Ou um voto de nunca mais comer ou beber determinada coisa e comeu? Ou bebeu? Misericórdia, irmãos! Vamos ler mais a Bíblia para que conheçamos quem é Deus. O amor de Deus! A beleza de Jesus Cristo!

      Amados irmãos e irmãs anônimos, Taina, Patrícia, Ricardo Miranda e outros que me escreveram e que se encontram desesperados com seus votos, reconheçam para o Senhor sua fraqueza ou desespero ao fazer seu voto ou promessa, reconheça que pecou quebrando o voto e peça perdão ao Senhor e Ele lhe perdoará, com certeza. E receba paz no seu coração.

      E aprenda com seu sofrimento a não mais fazer voto ou promessa, pois Deus não necessita disso para abençoá-lo. Basta ir ao Senhor com fé, segundo a vontade dele, pois o Senhor não está longe, mas perto, bem perto de você.

      Eu oro, em nome de Jesus, para que o Senhor lhe conceda plena e total libertação desse espírito de medo de Deus e que repouse sobre vocês o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

  5. oi pastor eu fiz um sacrificio pra deus em ficar sem comer e sem beber durante uma semana e falei q so comeria na sexta feira quando fosse mei noite
    mas nesse ultimo dia nao aguentei comecei passar muito mal me senti fraca e comi e bebi mas nao por maldade pq fiquei 4 dias sem comer nesse ultimo dia eu tinha trabalhado de mais e estava me sintindo muito fraca mas pedi perdao na mesma hora sera q deus me perdou de coraçao so comi pq estava muito rui .

  6. Boa tarde Pastor,
    Fiz um propósito e parece que algo impede de realizá-lo, pra explicar melhor ajudaria uma pessoa a cada dia com uma certa quantia, e ando procurando nas ruas, até na porta da igreja que sempre haviam pedintes não encontrei mais. Por que será? Como faço?

  7. A paz do Senhor Pastor!
    Eu tenho uma amiga ela tem 27 anos ela quando aceitou a Jesus
    na sede de ser usada por Deus ela ouviu um testemunho de uma mulher q era muito ligada a vaidade e deixou toda a vaidade para ser usada por Deus, e depois de muito orar ela n sentia q as coisas mudavam ela resolveu fazer igual a mulher do testemunho e entregou os cabelos dela pra Deus, dizendo q nunca mais pintaria eles, so q o envelhecimento dos cabelos dela e muito rapido e eles estao muito brancos, e o esposo dela tem a mesma idade q ela e é loiro entao esta aparentando ser muito mais novo q ela, e ela acabou de ter um bebe e ela se preocupa muito com a aparencia dela, ela se olha no espelho se sentindo feia, ela disse q se arrependeu de ter feito esse voto, pq ela falou q acha q faltou sabedoria dela pq era nova convertida, eu conversei com minha tia q fez teologia e ela falou pra mim q existe uma possibilidade do pastor dela liberar ela do voto, eu ate comentei isso com ela, mas agora n sei se fiz certo, existe mesmo essa possibilidade do pastor orar junto com ela e liberar ela desse voto. Porque ela queria ser usada por Deus e tem sido, ela tem se entregado inteiramente a fazer a obra, mas esta insatisfeita com os cabelos dela. O que fazer…
    Desde ja agradeço sua ajuda…
    Fik com Deus!

  8. A Paz de Jesus,Pastor! Gostaria de esclarecimento: minha mãe qdo jovem e solteira conversando com a minha avó em um dia comum disse: se Deus me der tal pessoa eu vou trabalhar para Ele. Naquele momnto minha avó parou o q estava fazendo e disse paa ela não se preocupar q iria acontecer ( somos todos evangélicos, de geração e geração)E aconteceu realmente e eu sou fruto deste casamento. 03 anos dps do meu nasc e de 7 anos de casados, eles se separaram. Só q minha mãe não cumpriu o q ela havia dio q era trabalhar para Deus. O q ela falou em meio a uma conversa foi um voto? E há como ela ser perdoada sobre isso 28 anos dps?). Minha mãe voltou a se aproximar de Deus de todo o coração há alguns anos. O pai dela já faleceu. Nada mais deu certo na vida dela e ela sabe q foi devido ao q ela falou. Será q Deus um dia irá perdoá-la e restituir a vida dela por completo? El se tornou desde aquela época uma pessoa sozinha e sofrida…infeliz, mas sabe q a misericoórdia de Deus a tem sustentado apesar de td. Mas ela é uma pessoa triste, onde a vida passo e ela sofreu e ainda continua. Quero muito q Deus possa conceder a felicidade a ela. É uma vida vida triste e sofrida. Ela já pedou perdão a Ele. Será q Ele irá absolvê-la e dar um fim a repreensão na vida dela? Muito grata! A Paz!

  9. Ola gente!Eu fiz um sacrificio pra Deus,para eu não ficar de recuperação na escola,hj peguei o Boletim e vi que fique=(,e ai posso quebrar a promessa ou não?

    1. Maria Luisa, você nem deveria ter feito essa promessa, pois ela foi sem qualquer valor. Você é livre para adorar a Deus, sem necessidade de fazer voto, promessa ou sacrifício.

  10. Pastor, preciso muito da sua ajuda! Ando fazendo muito proposito com Deus (um de cada vez), mas não estou conseguindo cumprir… No inicio eu conseguia, agora parece que não estou conseguindo. Comigo sempre é assim! Não sei mais o que faço. E sempre quando eu os quebro, todas as vezes que eu leio a biblia n sinto Deus perto d mim (as vezes, assim quando eu quebro o proposito) preciso muito d ajuda.

    1. Nathália, pare com essa prática de fazer propósitos com Deus e depois quebrá-los. Isso não lhe leva a lugar algum a não ser sentir-se culpada. Deus não exige nada de nós para que possa nos abençoar. Pelo contrário, o Senhor faz nascer o seu sol sobre justos e injustos.

      Simplesmente ame ao Senhor e desenvolva intimidade com Ele e tudo o que você pedir, lhe será dado: “se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15:7).

  11. eu fiz um proposito com DEUS para conseguir uma benção em minha vida, mas fui fraca e nao cumpri o proposito, cai em tentasao sei que errei e me arrependo, havia sido tentada outras vezes e superei e fui firme no proposito. Queria saber se DEUS ira me perdoar e me ajudar a ter essa benção na minha vida, eu AMO A DEUS, e mudei minhas crençãs por ele, no proposito havia outra coisa e essa eu cumpro e nao cai em tentação. Por favor ajude a tirar esse peso de mim.

  12. Eu fiz uma promessa ao Senhor que se eu nao estivesse gravida,ficaria sem ter relaçoes com ninguem,eu fiquei 3 meses cumprindo,mais eu nao resisti e quebrei a promessa e agora estou com medo alguem me ajuda?

    1. Filha, você quer a bênção de Deus para ter relações sexuais sem ser casada? E quer que Ele não lhe permita engravidar nessas relações? Sinceramente…

      1. Pastor estou muito arrependida de alguns atos que cometi,vivo com o coraçao inquieto,a minha mente conturbada,choro as vezes sem saber o por que,me ajude pastor quero tomar um rumo na minha vida,Deus mora dentro de mim e eu nao quero mais pecar.

        1. Filha, muitas pessoas pecam, se arrependem, choram, buscam a Deus e são perdoadas e edificadas. Mas, quando a paz volta ao coração, elas se esquecem da angústia em que estiveram e relaxam na luta contra as tentações. E, daí para cair novamente em pecado, é questão só de tempo. Isso porque relaxaram na medicação contra o mal: a Bíblia Sagrada!.

          Filha, a Palavra de Deus é nosso antídoto contra as tentações e contra as armadilhas de satanás e de nosso próprio coração, que é corrupto e fraco. Não pare de ler e meditar na Palavra de Deus. Não pense que você já sabe tudo, pois a sabedoria que está contida ali é infinita.

          A Bíblia é o martelo de Deus para amaciar nossa carne. Use-o diariamente e sua carne será subjugada. Já orei por você e creio que o Espírito Santo a está visitando e consolando.

          Que o Deus de misericórdia lhe encha de gozo e paz.

  13. Pastor, eu fiz um voto de não usar mais brinco se Deus me tirasse de uma certa situação ruim que eu passei, e ele tirou. só que eu sei que independente do meu voto ou não ele iria me tirar dos males que me cercavam , mas eu fiz :/ e agora eu sinto uma imensaa vontade de usar, num tenho coragem de deixar o meu furo da orelha tapar. e quando eu uso eu fico pensando que Deus vai fazer tudo voltar, mas eu uso de vez em quando , e morro de vontade de poder usar com a consciência limpa. o que façoo. me responda por favor!

    1. Filha, a única solução é orar e pedir a Deus que a libere do voto. Orar com fé e crer que Deus é misericordioso e sabe que nossos votos são, na maioria das vezes, inconsequentes, tolos, inviáveis.

      Será que Deus não sabia que você iria falhar, quando lhe concedeu a bênção? Claro que sabia, e mesmo assim, lhe abençoou.

      Então, ore ao Pai, peça perdão e tenha paz no coração.

  14. fiz um voto c deus de ficar 3 anos sem beijar ja se passaram 1 ano e queria saber se posso diminuir o tempo do voto para mais 6 meses apenas???? pf me rresponda

  15. Bom dia meu irmão! Graça e Paz.

    Irmão preciso de oração e de um conselho de Deus, acho que você pode me ajudar. Há mais ou menos 5 anos fui diagnosticado de vitiligo, fiquei desesperado e com muito medo de ficar todo manchado, eu sempre tive pavor dessa doença, cheguei até falar que ela é pior que o câncer, e tudo o que eu mais temia me sobreveio. Então resolvi fazer um voto com Deus com duração de 7 anos até chegar a perfeição. Está sendo muito difícil cumpri-lo, mas continuo firme crendo que vou conseguir ficar curado dessa enfermidade, as vezes as manchas parecem desaparecer, mas as vezes parecem que estão aumentando e tenho medo, já tive outras enfermidades piores que quase me levaram a morte, e Jesus me resgatou do vale da sombra e da morte. Gloria a Deus!

    Meu irmão eu preciso ser curado, eu quero e luto por isso em orações, mas está difícil, muito difícil ter fé, o que espero e que me deixa mais confortado é que Deus honrará o meu voto. Obrigado desde já pela atenção, eu precisava desabafar com alguém. Estarei orando pela sua vida e que nosso amado Senhor e Salvador continue abençoando sua vida e da sua família abundantemente. Fica na Paz. Anjo do Senhor

    1. Amém, amado. Você faz muito bem em tirar o foco de sua atenção da doença, colocando-o nas necessidades das outras pessoas. Faça isso mesmo. Busque quem está necessitado de consolo, de apoio, de orientação espiritual e comece a ajudar essas pessoas. Comece a orar por elas e assim você e essa doença deixam de ser o centro de sua atenção.

      Jó teve sua sorte restaurada e sua terrível doença curada enquanto orava pelos amigos. “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra” (Jó 42:10).

      Lembrando, ore sempre por mim também. O senhor lhe abençoe com perseverança e cura completa, é minha oração a seu favor.

  16. olá pastor, tenho 16 anos, fiz uma promessa pra deus que leria a bíblia todo dia e em troca Ele aumentaria minha altura(sou muito baixinha e é muito ruim) mas isso só irá se realizar quando eu terminar de ler a biblia? teve uma epoca que eu nao lia todo dia Deus ainda poderá me dar o que eu pedi?

    1. Issa, pode dar sim, eu creio. Continue lendo a Bíblia, não porque terá crescimento físico, mas sim pelo crescimento espiritual. Você poderá vir a ser uma gigante diante de Deus e dos homens, cheia de graça e sabedoria.

  17. Pastor eu fiz um proposito com Deus e cumpri, mais ao termino, me sinto vazia. Parece que a minha ligação com Deus acabou, que ele vai me abandonar, é um sentimento estranho, Eu amo a Deus, e quero estar sempre em seus caminhos…

  18. ADRIANA NEVES eu acredito que Deus é misericordioso mas tambem é fogo consumidor.
    na palavra deDEUS ele fala que ainda que nos venhamos a falhar ele nao falhara jamais.
    agora vai de voce e ele. DEUS sabe de todas as coisas e conhece as verdadeiras razoes. eu particularmente tambem quebrei varios votos mas é melhor nao votar doque votar e nao cumprir.

  19. Pastor, Eu preciso muito da sua ajuda, eu não tenho mais paz, o demônio está me pertubando, qualquer coisa que eu penso por exemplo:”Se você não pisar naquele degrau da escada, você fará pacto com o Demônio, e depois fica fazendo isso toda hora, agora fica falando a sua vida já é do demônio, ai depois fica falando da marca da besta, por favor pastor me ajuda eu te peço, eu estou enlouquecendo, eu fico repreendendo em Nome de Jesus toda hora falo quando penso nisso eu falo: ” Tá repreendido em nome de Jesus por que Sangue de Jesus tem poder e eu te repreendo em nome do Senhor Jesus, tá repreendido em nome do senhor jesus”, agora está piorando eu fico me debatendo, agora eu fico pensando nisso e se eu não fizer o demônio fala que eu vou fazer pacto com a besta, por favor pastor me Ajude eu preciso muito da sua ajuda, eu estou enlouquecendo fico, rodeando a minha cabeça, eu estou com medo sinto algo na minha desta que arde, eu já entreguei a minha vida pra Jesus, já fui batizado nas águas por favor me ajude eu estou muito pertubado, eu sou o mesmo Steven da última mensagem, por favor pastor não é uma brincadeira eu preciso mesmo de ajuda espiritual me ajude, eu não sei mais o que fazer.

    1. A paz do Senhor esteja convosco irmao. Amado venho a te dizer que passei por um problema parecido onde nao saia da minha mente pensamentos de matar alguem. Depois de olhar alguns sites vi que muitos irmaos enfrentam esse tipo de tentaçao demoniaca. O quue posso te falar e que nao somos perfeitos e nunca seremos. Portanto temos que fazer o nosso melhor para a Gloria de DEUS. Vc vai fazer o seguinte. Quando esses pensamentos te atormentarem vc em secreto se humilha a DEUS declarando sua dependencia a ele e peça humildemente a ajuda dele e com certeza DEUS vai te exaltar em publico. Pode ter certeza disso irmao. Humilhai perante o SENHOR, e ele vos exaltara. TG 4.10. Saiba que nao e so vc que passa por esses problemas. Confie em DEUS. Fique na paz do SENHOR irmao. Abraços.

    2. Olha Steven. eu já passei por isso… e o que vc realmente precisa é acreditar no sangue de Jesus… se isso ta acontecendo com vc eh pq vc deu brecha para o inimigo entrar na sua vida, ou pecando mt, ou se esqueceu de orar e servir a Deus… se você não consegue se libertar desse inimigo converse com alguém da sua igreja, faça jejuns, e ore…. pq o proprio Senhor Jesus jisse que tem demonios que só saem com jejum e oração… se vc fez ao muito errado ou se esqueceu de Deus na sua vida, confesse, diga tudo ao Senhor… ele é fiel e justo e está pronto para nos ouvir….Medite na palavra de Deus… Qua a paz do Senhor esteja sobre tí.

    3. Filho, você já se abriu com alguém da sua igreja? Um pastor? diácono? Faça isso para que ele ore por você e lhe ajude, acompanhando-o espiritualmente. Esse é o momento de você submeter-se ao Senhorio de Jesus e à Palavra de Deus.

      Quanto a esses demônios que lhe assombram, eles nada podem fazer contra você, a não ser ficarem ameaçando. Mas a Palavra de Deus diz que o diabo tem que fugir de nós, quando nos submetemos ao Senhor e à Sua Palavra. Por isso, o seu fortalecimento espiritual vem da leitura diária da Palavra, da oração diária e da comunhão com os filhos de Deus.

      Filho, a Bíblia Sagrada é o martelo que amacia a carne e que nos dá vitória contra o diabo. Jesus já nos mostrou esse caminho no início do seu ministério, quando venceu Satanás no deserto usando a Palavra. Veja Mateus cap 4

      Faça o mesmo e nenhum demônio poderá assustá-lo ou ameaçá-lo.

      O Senhor lhe abençoe com espírito forte e com determinação, é minha oração a seu favor.

    4. Já sofri com o mesmo problema, não com está mesma mensagem de que faria pacto com a besta se não fazer aquela determinada coisa, mas era tipo, você vai morrer ou ter uma doença incurável, eu sofri por anos com isso, e por ser criança não sabia que o Satanás só dizia mentira e eu muito menos conhecia a palavra, estão não conseguia me libertar e acabava fazendo a sua vontade, você fazendo a vontade dele só o deixará mais forte, e fui fazendo até descobrir este versículo:Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago:4:7), então descobri que só devia obedecer a Deus, só ser sujeito a ele. Então deixe que Satanás fale, mas não o obedeça e vai ver que dará certo, e não se esqueça, não temas, que Deus está com contigo, então não tenha medo de não obedece-lo e não acredite nele. Ele é o pai da mentira! E isto é um tipo de tentação. Que Deus te abençoe!

  20. Oi Pastor ! tudo bem?
    Tenho estado muito confusa e aflita. Desde criança tinha um certo vicio e é muito feio – o vicio da masturbação… não fazia isso pensando em alguem ou coisa do genero, mas pra mim era uma coisa normal… uma criança que conhece o corpo, todos passam por isso alguma vez na vida. Comigo não foi diferente, porém já nasci em um berço evangélico, e com 12 anos estudei em um colégio adventista… num certo dia a professora nos explicou como isso era errado.. fiquei muito comovida e com medo e decidi fazer uma promessa a Deus, que não faria mais isso por amor a Ele. Tive sonhos , pesadelos, e como o diabo é sujo ele não me poupodas tentações, mas eu venci… Passados alguns anos me mudei de cidade, e começei a namorara um garoto ateu, nós entramos em pecado, e depois de um ano muito dificil namorando eu resolvi deixa-lo… Nesse meio comecei a achar maneiras de voltar com meu vicio achando certas maneiras de faze-lo em quebrar a promessa – engano meu.. eu sei que quebrava – hj e naquela época – e não me importei com o Senhor, porém algum tempo depois minha ficha caiu e disposta a não pecar mais eu prometi mais uma vez ao Senhor que se quebrasse a minha promessa eu seria do inimigo – lembro ate de pensar em falar essa promessa, para que eu não pudesse simplesmente falar que ela não existiu ou me desfazer dela como se não fosse nada…. Algum tempo se passou e eu fui viajar, e comecei a quabrar aquela antiga promessa e no meio do ato me veio a cabeça, como se alguem falasse ao meu ouvido, a segunda promessa que havia feito, me recordando, parei na hora, e deixei pra lá… voltando dessa viajem uma amiga me convidou para ir na igreja dela, e lá, assistindo um vídeo sobre morte de Jesus senti imensa tristeza do Senhor para comigo…. fiquei desesperada… séra que estaria servindo ao demonio agora? será que o Senhor perdoaria minha promessa já que eu mesma falei que não iria desfaze-la? será que Ele poderia me dar a libertação do inimigo e de todas essas promessas? passaram-se alguns meses e fui chamada para o bastismo, me preparei com o pastor de minha igreja e fui batizada… sentia imensa alegria pq eu pude sentir que o Senhor me perdoara, e estava comigo…. algum tempo passado conheci meu namorado, juramos um ao outro nos casar e tivemos relações, desde então meu desespero e angustia voltaram… Talvez pq eu esteja fraca espiritualmente por ter cedido e desobedecido ao Senhor. Não sei o que pensar… Me ajude com seus conselhos.

    1. Filha, seu problema não é o namorado, mas a lascívia que está no “velho homem”, isto é, em sua carne. Seu namorado também está com o mesmo problema e deve lutar contra esse “velho homem” nele que insiste em subjugá-lo.

      Jesus já perdoou seus pecados, mas o pecado ainda não foi retirado do mundo. Por isso a solução para você, assim como para mim e todos nós, é nos mantermos unidos a Jesus, mesmo quando vacilamos e caímos em pecado. Seja de que tipo for.

      Vocês só serão vitoriosos se buscarem a Jesus como um refúgio. Ele tem que ser o centro de suas vidas, de seus pensamentos, pois sem Ele vocês não conseguirão vencer nada, fazer nada. “sem mim nada podeis fazer”, disse Jesus.

      Pense nisso e que o Senhor lhe conceda graça e perdão, assim como derrame abundantemente da misericórdia dele em seus corações.

  21. Olá Pastor, eu estou desesperado eu fiz uma promessa à Deus e jurei em seu nome que ia parar de me masturbar, então eu parei depois veio uma voz na minha cabeça o demônio veio e me perturbando em várias coisas e disse que se eu falhasse iria para o inferno e agora pastor o que eu faço? por favor me responda

    1. Steven, o Senhor Jesus já pagou por TODOS os seus pecados lá na cruz do calvário, sabendo que você é fraco mesmo e não conseguiria vencer todas as tentações. Se não cair nesse pecado, cairá em outro, sem dúvida alguma. E, se não cair em pecado algum, cairá no pecado da soberba, pois tenderá a julgar-se mais justo que todos os demais homens.

      Filho, o que nos importa mesmo é mantermos comunhão com o Senhor Jesus, mesmo não conseguindo, eventualmente, cumprir os propósitos que fizermos. Quanto a votos ou promessas, não faça mais isso, pois é uma grande bobagem.

      O Senhor lhe conceda paz no coração e vitória contra as tentações, é minha oração a seu favor.

  22. a paz pastor acabei de ler toda sua resposta,
    e dou agraças a Deus pq o senhor me esclareceu muitas duvidas,
    sobre votos feitos e ñ cumpridos obrigada,Deus abençoe sua vida,
    fique na santa paz de Jsus.

    1. Glória a Deus, irmã Vilma. Fico feliz em ter sido canal de Deus para abençoar sua vida.

      Não faça mais votos ou promessas, mas simplesmente ame a Deus e tudo o que você desejar lhe será concedido: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15:7).

      O Senhor lhe abençoe e guarde.

  23. Pastor, fiz um voto Com Deus
    so que por um Momento acabei esqueçendo
    e quebrando esse voto, eu Não fiz isso por mal
    mais me sinto Tão culpada, tão distante de Deus!
    ja pedi Perdão Mais , sempre me sinto distante do Meu senhor Jesus, oque posso fazer?

    1. Leia o Evangelho de Lucas e relacione quantas vezes a palavra PAI é citada. Você verá que Deus é um Pai de amor e de terna misericórdia e não um Deus vingativo. Leia e me responda, por favor.

      O Senhor lhe abençoe com paz no coração e com um renovo de alegria no coração.

  24. pastor eu tinha uma enfermidade no pé, e por isso eu fiz um voto que contaria na tarde da benção se eu fosse curado , eu demorei pra contar, e um dia eu contei bem rapido mas ainda me sinto estranho como se não tivesse cumprido

    1. Matheus, então conte novamente, na primeira oportunidade que tiver. O Senhor lhe abençoe com ousadia e intrepidez.

  25. Pastor, eu em 2000, fiz uma promessa que para que não acontecesse uma coisa ao meu irmão, uma coisa terrível, eu iria fazer as lições da escola sabatina. Mas eu ia adiando, adiando e nada de cumprir. Estamos em 2012. Estou com o pensamento, que para eu cumprir, terei que comprar todos os caderninhos de lição de escola sabatina, e ir fazendo um a um, até ficar em dia, para que nada aconteça com ele. Estes anos todos, sempre quando me lembro dele, me vem aquela sensação horrível de culpa. Pensei que DEUS me faria pagar, fazendo o que iria acontecer com meu irmão, a mim. O que me deixa extremamente consternado. Mas para piorar, agora tenho uma filha, e tenho medo que ela pague.

    Por favor, me de essa ajuda. Peça a Deus por mim. Peça explicação sobre meu caso especificamente. Por favor, estou com medo de ficar louco, com tanta pressão na minha cabeça. Eu li os primeiros comentários apenas, e vi, que só as mulheres tem um “escape”. Como homem, estou desesperado. Por favor, em nome de Jesus Cristo, me ajuda. Fale com DEUS sobre mim e me responda. É muito sério. Não dê respostas que se encaixam para os outros, por favor, prometa que vai perguntar pelo meu caso especificamente: Felipe Leitão Rodrigues.

    Por favor, entrego pra DEUS SUA RESPOSTA.

    1. Felipe, Deus não é Deus de vingança, de guardar mágoa e castigar as pessoas só porque elas foram fracas. Pelo contrário! Ele sabe que somos fracos, conhece nossa estrutura e sabe que somos pó, poeira, neblina. Deus é Pai e se compadece de nós. “Como um Pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103:13,14)

      Você é pai terreno e ainda assim tem compaixão de sua filhinha, não é? Não teria nosso Pai celestial, que É AMOR, compaixão de você?

      Amado, de fato a Bíblia diz (Números 30) que um voto feito pelas mulheres israelitas poderia ser desfeito pelos seus pais ou pelos seus maridos, quando se casassem. Os homens israelita não tinham esse privilégio, é verdade.

      Mas nós não somos israelitas. Somos cristãos, filhos de Deus. Nosso Pai é o Senhor!

      Então, para nós cristãos, se alguém fizer um voto e quebrá-lo deve ir até seu PAI e contar o voto impensado, infeliz e pedir perdão e o PAI o perdoará. E, se ainda houver dúvidas no seu coração quanto a isso, espere até o CASAMENTO CELESTIAL e conte então para seu NOIVO, Jesus Cristo, e Ele lhe perdoará, pois você não é homem, mas a NOIVA de Cristo.

      Não tente cumprir agora o que você não fez em doze anos. Isso será impossível e será mais um fardo que carregará pelo resto da vida. Simplesmente vá até seu Pai, em oração, conte sua falha e fraqueza, conte suas preocupações e peça-lhe o perdão de tudo e viva em paz daqui em diante.

      Para Deus o que importa é o daqui pra frente. O que conta não é como começa, mas como termina.

      O Senhor lhe abençoe com paz no coração e abençoe sua filha, seu lar, sua família e seu irmão, é minha oração a seu favor.

  26. quando tinha 17 anos fiz um voto a DEUS de ficar orando de madrugada,jejuando,lendo a biblia.ficaria de00;00hs aé 7:00hs da manhã.durante varios dias.pq queria ser cheia do Espirito Santo,cheia da unção.etc…porém sempre quebrava o voto.até que um dia fui ao altar da igreja e falei:Deus se quebrar esse proposito tira o meu nome do livro da vida…então quebrei.fiz de novo e quebrei3vzes esse mesmo proposito….então falei com DEUS se quebrasse de novo era pra ele não me perdoa e não colocasse meu nome no livro da vida mesmo se eu pedisse…fiquei muio mal,depresiva ,pedi pedão a DEUS…HOJE com 26 anos ainda trago essa culpa comigo.quero muito minha salvação.faço o que for por ela.por favor quero muito o perdão de DEUS,E SER SALVA.

    1. Filha, vocês erram por não conhecerem as Escrituras e o amor de Deus. Você, por acaso, pensa que se Deus não lhe amasse tanto, Ele teria dado Jesus em sacrifício pelos seus pecados?

      Deus, onisciente, conhecedor do passado, presente e futuro de todos nós, inclusive dos ainda não nasceram, faria a bobagem de riscar seu nome do livro da vida, só porque você O autorizou a isso? Logo Ele que é amor? Logo Ele que te deu a salvação de Graça?

      Filha, não é por obras nossas que somos salvos, nem tampouco condenados. Você diz que fará qualquer coisa para ser salva. Isso é obra morta, pois não há nada, absolutamente nada, que você possa fazer que lhe d~e a salvação. Sabe por que? Porque ela já lhe foi dada, de GRAÇA! Basta você aceitá-la agora, com alegria. Peça perdão a Deus pelas infantilidades que fez e pronunciou no passado, tantas vezes e receba paz no coração. Deus é amor e sabe (sempre soube) que você faria essas infantilidades e não leva isso em consideração.

      E não faça mais bobagens como essa, de fazer votos ou promessas a Deus, pois Ele quer somente o seu amor por Ele, sem forçar nada, sem exigir nada de você.

      Que a graça e a paz do Senhor esteja em seu coração.

  27. oi , tudo bem.f
    minha mae foi fazer uns exames medicos, de rotina, mas ela estava com a deibete alta e sentindo umas dores… minha e minha vida , entao estava muito ansiosa e preocupada , estava falando com Deus e pedindo a ele para iluminar minha mae e dar saude a ela e nessa hora falei q nunca mais usaria uma coisa… poucas horas depois, pensei , nunca mais e uma palavra muito forte , entao voltei a traz e pede perdao e falei tres meses… so q isso agora esta me machucando , sei q nao vou conseguir ficar pra sempre sem isso, os tres meses se passaram… os exames ficaram pronotos, e nao deu nada e cada dia q passa ela esta melhor… tenho medo de deus me castigar e ela ficar doente … pois se isso acontecer me culparia pro resto da vida…. me ajude pastor o q faço?

    1. Filha, tenho repetido exaustivamente aqui, nos meus comentários, que Deus é amor e não vingador.

      Por que o Senhor, que é Pai, cheio de terna misericórdia, castigaria sua mãe, colocando-a doente só porque você foi fraca na sua promessa? Os cristãos precisam ler mais a Bíblia para conhecer quem é nosso Pai.

      Tenha paz no coração, filha, porque Deus ama você, ama sua mãe, com tal intensidade, que DEU Jesus Cristo em sacrifício lá na cruz do calvário, só para ter como perdoar seus/meus pecados e ter você e sua mãe (assim como eu) com Ele, eternamente.

      Peça perdão ao Senhor por essa promessa e alegre-se porque o Senhor está curando sua mãe.

  28. Pastor, fiz um voto pra Deus de que se eu passasse em um concurso devolveria o dízimo. Mas antes de fazer a prova do concurso, me arrependi e pedi a Deus que me livrasse daquela promessa. Fiz a prova e me dei muito mal, não tenho como passar, Deus pode está me castigando porque abandonei a promessa, já que fui revelada por uma pastora que teria meu sonho realizado e meu sonho era passar nesse concurso?

    1. Alana, não creio que Deus estivesse lhe castigando. Muitas coisas que sonhamos Deus não realiza porque seria nefasto a nós. O Senhor sabe o que nos convêm e o que não nos convêm.

      Quanto ao dízimo, você precisa buscar mais conhecimento a esse respeito, porque está completamente errada quanto ao seu significado para a vida do cristão.

  29. Fiz um voto em determinada fase da minha vida de desespero, que iria usar uma determinada vestimenta por resto da minha vida, mas não suporto mais, as vezes nem tem necessidade, hoje vejo que me precipitei, se eu para de usar Deus me perdoa?

    1. Irmão, por favor leia meus comentários abaixo e você obterá com clareza qual minha posição a esse respeito. O Senhor lhe abençoe

      1. Irmão, basta a escravidão à roupa (genérica) que somos obrigados a trazer, por causa do pecado de Adão. Para que obrigar-se mais ainda a este ou àquele tipo de roupa?

        Tenho aconselhado a todos a não fazerem votos, pois raríssimas pessoas conseguem cumprir integralmente seus votos. A Bíblia diz claramente que não podemos confiar em nós mesmos, pois somos pó. E Deus sabe que somos pó. Ele próprio não confia em homem algum. Deus perdoa até assassinos e blasfemadores, não iria perdoar você por causa de roupa?

        Por isso, arrependa-se de ter feito esse voto, confiando em si mesmo e na sua capacidade de cumprí-lo. Peça perdão a Deus e não volte a repetir essa infantilidade. E seja livre, pois Deus já sabia que você não iria conseguir cumprir o voto sem murmurar.

        Veja mais a esse respeito nos meus comentários abaixo. Veja também mensagem a respeito do porque devemos vestir-nos: http://verboeterno.wordpress.com/2008/09/26/deboche-de-deus/

        O Senhor lhe perdoe e conceda paz ao seu coração é minha oração a seu favor.

  30. Pastor preciso de ajuda.Fiz um voto a Deus e ñ consigo cumprí-lo.Mas estou desesperada.Estou com problemas financeiros gravíssimos.Resolvi pedir a Deus caso ele me consedece a graça de me livrar das dívidas operando um milagre,eu ficaria 40 dias e 40 noites em abstinencia de varios alimentos e ficaria em jejum apartir das 18 hs as 6hs da manhã do dia seguinte.como ñ consegui cumpri-lo e isso tem me perturbado muito.,resolvi desafiá-lo oferecendo minha própria vida e de minha filha,msm assim ñ consegui cumpri.Preciso de orientação,qero cumprir e vou cumprir.Me responda é pecado oferecer a vida da gente e de alguém? O meu sofrimento ñ tem fim O qe fazer,me ajude por misericórdia.Nem na igreja tenho conseguido ir…a casa qe moro e a rua tem muita opressão…Fui alvo de macumba.Tinha uma vida estabilizada e despencou de repente.tem hora qe penso qe vou ficar louca.Deus abençoe o senhor Pastor.

    1. Irmã, nós seres humanos somos mesmo muito fracos e incapazes. Se você ler as centenas de comentários abaixo verá que nenhum deles conseguiu cumprir os votos ou promessas que fizeram ao Senhor. Assim é com todos os que se julgam fortes para desafiarem a Deus, prometendo ou votando coisas que acham que têm.

      Oferecer o que você não possui é bobagem e seu medo é infundado pois você nunca teve autoridade sobre sua vida e nem tampouco sobre a vida de sua filha. Suas vidas, desde que vocês foram geradas pertencem ao Senhor e Ele a sustenta até quando quiser, pois Ele é soberano.

      Irmã, peça perdão a Deus e não tenha medo dele, pois o Senhor sabe que somos pó e que Ele não pode esperar nada de nós. O que o Senhor quer mesmo é somente que o amemos. Não devemos amar as bênçãos de Deus, mas amar ao nosso Pai, que é amor.

      E nunca mais faça votos ou promessas a Deus, mas quando desejar receber algo dele, simplesmente ore e peça.

      Quanto aos seus vizinhos e à opressão que há na vizinhança, ore por eles, pois eles estão cegos e perdidos. Seja você sal e luz na vizinhança.

      O Senhor lhe abençoe com o perdão, com os recursos necessários para sair da dívida e com paz no coração, é minha oração a seu favor.

  31. Pastor. Tenho 18 anos e estou no segundo ano de pré- vestibular tentanto medicina. Ano passado eu passei na faculdade particular e minha mãe não teve condiçoes de pagar pra mim. Portanto fiz um voto ao senhor em não tomar regrigerante até o ultimo dia de vestibular desde ano. Esse voto é correto..?

    1. Mab, é correto sim e não é difícil de se conseguir guardá-lo. Basta ter perseverança. O Senhor lhe abençoe e conceda seu pedido, é minha oração a seu favor.

  32. Fiz uma promessa precipitada de nunca mais beber, e devido a isso me sinto meio isolado dos meus amigos, cada vez mais, e acho que não deveria ter feito tal promessa, pois não me divirto como antes. As vezes penso em quebrar esse voto, mas imagino o quanto Deus se decepcionaria comigo e as consequência negativas que isso me traria, ou se Deus iria me castigar por isso.
    O que você tem a me dizer?

    1. Filho, por favor leia meus comentários abaixo e você obterá com clareza qual minha posição a esse respeito. O Senhor lhe abençoe

  33. Pastor, meu marido passou por uma cirurgia naqual os médicos ahavam que ele morreria num momento de desespero prometi à DEUS que se ele salvasse meu esposo eu deixaria de trabalhr fora já que estava terminando minha faculdade e meu sonho sempre foi ser professora. Meu marido ficou bom, e eu comecei a achar que não deveria ter feito tal promessa, afinal se fosse da vontade do Senhor que ele não se recuperasse como eu ficaria? Então meu esposo teve que se submeter a mais 4 cirurgias e nessas eu entreguei nas mãos do senhor, que fizesse sua vontade, entretanto não consigo ter paz, já pedi perdão ao Senhor, pois este ano lecionei por 2 meses e tenho medo que o Senhor não me perdoe , não consigo viver com este pensamento me ajude. Amém

    1. Filha, dedique tempo também a conhecer O Pai por intermédio de Jesus Cristo e você ficará encantada em saber que Deus não é carrasco, mas um Pai amoroso. E mesmo que o Senhor tenha que nos repreender ou disciplinar, Ele o faz com brandura, com ternura. Nunca por vingança.

      Agradeça a Deus pela primeira cura do seu marido (aquela na qual você fez a promessa) e agradeça por dar a seu marido novas oportunidades de viver. Mas, filha, se você necessita mesmo trabalhar, então vai e seja feliz. Mas, se não precisa, melhor ficar em casa e cuidar da saúde do seu marido, cuidar do seu lar, sua família.

      A mulher, no seu ministério de mãe, de dona de casa, é protegida de Deus, enquanto que se estiver na rua estará sempre em perigo.

      Trabalhe se for necessário. Se não, melhor ficar em casa.

      O Senhor lhe abençoe com sabedoria e discernimento de quem é Deus, nosso Pai, rico em misericórdias.

  34. PASTOR EU TENHO FEITO UM VOTO A DEUS MAIS NAO TENHO CONSEGUIDO CUMPRIR TODA VEZ QUE EU FAÇO ESSE VOTO EU PESSO PRA ELE PARA SE EU NAO CUMPRIR ELE NAO PERMITIR Q EU TENHA FILHO
    MAIS HOJE ESTOU DECIDIDA A CUMPRI A PROMEÇA SERA Q DEUS AINDA ME PERDOA

    1. Luana, peça perdão a Deus por ter feito voto tão estúpido quanto esse. Deus quer dar-lhe filhos e você não valoriza essa bênção?

      Você já provou a si mesma que é incapaz de manter a promessa, o voto e ainda quer continuar insistindo? Quer alcançar uma bênção de Deus? Não necessita fazer promessa ou voto, mas orar, em nome de Jesus, e crer.

      “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e lhes será feito” (Jo 15:7)

      1. obrigado pastor realmente nao sou capaz de cumprir
        vou parar de prometer vou orar pois sei que eu preciso de libertação ore por mim pastor

            1. Deus, filha, não é homem, para guardar mágoa ou para reter o perdão. O próprio Senhor Jesus disse que devemos perdoar aos que nos ofendem incontáveis vezes e para exemplificar isso Ele disse: devemos perdoar setenta vezes sete.

              Peça perdão e não faça votos ou promessas.

  35. pastor eu fiz uma promessa para deus e descumpri varias vezes
    ciente de que eu tava pecando mas nao tinha forças para continuar cumprindo a promessa
    hoje eu pedi muitos perdao a deus e estou sentindo uma coisa no meu coraçao que e como se ele tivesse me dado a ultima chance de cumprir !
    e eu nao sei se vou conseguir pq eu sempre tenho uma recaida
    mas nao e com drogas !!
    e co uma coisa diferente que eu tenho vergonha de falar

    1. Gabriele, é necessário sempre buscar a Deus, mesmo tendo sido fraca e tendo caído em pecado, pois somente nele você será fortalecida. Em você mesma não há bem algum que lhe permita lutar contra a fraqueza da carne. Mas, no Senhor há força contra toda e qualquer tentação, pois Ele foi tentado em todas as coisas e venceu.

      “Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe. Sustenta-me, e serei salvo e sempre atentarei para os teus decretos” (Sl 119:116,117).

      1. olha eu n quero bem e deixa uma resposta estou achando um geito de ganha um conselho pq tive varias recaidas de um pegado e hj tou quase tendo outra pq fiz uma promessa a deus que n ia mexer mais em fake para quem n sabe fake e ser passa poroutra pessoa no msn e orkut e eu n consigu para de fazer isso ja fiz varias promessas de para de mexer em fake e tenho recaida mais hj ja tenho 10 dias que não tenho recaida e consigo cumpri minha promessa mais não tou consiguindo alguenta pq a vontade e muito grande de mexer em fake não sei se e uma obeseção ou um vicio so quero fica livre disso mais não consigo como eu faço hj faz 10 dias sem mexer em fake mais não sei se vou consigui n mexer mais tou tentando e ja faz 10 dias segurando essa vontade

        1. Luan, a solução é viver um dia de cada vez. Não fique somando os dias que você já conseguiu viver sem esse vício, mas viva o dia de hoje: suas atividades normais, seus amigos reais, sua família, seus estudos e compromissos, etc. e assim, ao final de cada dia você terá obtido vitória.

          Um dia de cada vez.

  36. Pastor, eu sou catolico e a minha namorada e adventista, eu quero saber uma coisa: antes d agente namoramos ela tinha feito uma promessa que nao ia namorar escondido dos seus pais nunca mais, pq o pai dela tinha descobrido um namoro dela e ele e muito violento e bateu nela demais, deixou ela de castigo e ela nao podia sair mais de casa, ai ela fez essa promessa a Deus, mais ela nao cumpriu a promessa pq agente se conhecemos e agente se ama muito, o nosso amor e lindo, mais os pais dela nao deixa ela namorar ai ela menti para os pais dela ai ela esta com a consiencia pesada, por nao ter cumprido a promessa com Deus e por esta metindo para os pais, ai ela esta com consiencia muito pesada, ela falou que esta afastando de Deus por isso, e ela que me fez a aproximar de Deus, ela me ligou ontem e falou que o certo e que agente espere mais de 1 ano para ate os pais dela deixar ela namorar ai ela quer que agente fique esse tempo sem se ver e eu nao consigo ficar longe dela, eu pela primeira vez eu amo alguem a primeira vez que sou feliz, mim ajudei ai por favor pastor? E certo oque ela esta fazendo? Me fala por favor o mais rapido possivel se o senhor puder, pq ela vai me ligar hoje falando oque ela descidiu, me ajude por favor?

    1. Wagner, a Palavra de Deus é bem clara: os filhos devem obedecer e honrar seus pais se quiserem ser abençoados. Também a palavra diz que a mentira é pecado, é caminho de morte.

      Por isso sua namorada tem razão em temer o que está fazendo. Melhor arrepender-se agora, parar de mentir e de desonrar seu pai do que continuar com esse namoro que é efêmero (mesmo que dure 100 anos) e passar a eternidade no sofrimento, gemendo.

      Deixe-a cumprir o que determinou, Não a pressione a desonrar, desobedecer seu pai e a Palavra de Deus. Ame-a permitindo que ela se guarde contra o pecado e contra a perdição.

      Quanto a você, leia a carta de Paulo aos Efésios.

      1. mais Deus sabe que nos nus amamos muito, Deus nunca falou que quantos anos uma pessoa pode namorar com certa idade não, foram os pais dela, e muito ciumentos d mais com ela, eles não deixa nem os primos chegar perto dela assim, e a promessa q ela fez a Deus e não cumpriu, mais foi por uma boa causa, Deus perdoa???

            1. Percebeu, no capítulo 6:1 a 4, que é melhor para sua namorada honrar e obedecer aos pais (mesmo que eles sejam injustos em suas regras), do que dedicar-se ao namoro com você, e, consequentemente, à mentira e ao pecado?

              Honrando aos pais e à verdade, ela estará colocando-se sob proteção do Deus Todo-Poderoso, enquanto que dedicando-se a você, ela estará colocando a esperança de alegria em uma pessoa, cuja natureza é instável e pecadora. E, além disso, mesmo que você faça de tudo para fazê-la feliz, ainda assim você é homem e sujeito a flutuações de humor e ânimo.

              Filho, deixe que sua namorada tome a decisão dela sem pressioná-la. E é lícito a você orar a Deus pela genuina conversão dos pais dela, assim como pela felicidade dela. Mas apenas isto.

              O Senhor lhe abençoe com paz no coração.

  37. Oi pastor, me ajude preciso me confessar!!!
    Desde pequeno sou muito tímido, e tenho dificuldades em paquerar!!!
    quero me casar com uma mulher de Deus é claro, mas em 2006 apos varias decepções, e expectativas frustradas, acabei permitindo que minha carne falasse alto, e pelas minhas experiências de chove mas nao molha, acabei fazendo o que não agrada a Deus, forniquei em um prostíbulo, desde o dia 16/05/07 e até hoje não consigo mais parar.
    Além da masturbação.
    Pastor não sei o que fazer!!!
    Eu gostaria que todo esse ninho na minha cabeça acabasse, e todo o passado ficasse para trás, pois não consigo esquecer uma pessoa até hoje!!!
    Me ajude pastor!!!

    1. Filho, nossa carne é subjugada exclusivamente pela força do Espírito. Quanto mais cheio do Espírito Santo você for, mais fraca sua carne será. E o Espírito Santo usa a Bíblia sagrada, a Palavra de Deus, como martelo de amaciar a carne.

      Leia a Bíblia diariamente, ore, medite na Palavra, louve a Deus de coração, fale em línguas e você irá, gradualmente, limpando sua mente das porcariadas e enchendo-se do Espírito.

      Leia Efésios regularmente, assim como Mateus capítulos 5, 6 e 7.

      O Senhor lhe perdoe e lhe conceda forças contra as tentações.

  38. Olá Pastor.
    Eu fiz uma promessa voltada para minha vitória em um determinado campo de minha vida, mas falhei e por um impulso absurdo quebrei minha promessa.
    Sei que pequei contra DEUS e me arrependo, não sei porque fiz aquilo, sendo que fui forte por tanto tempo ..
    O que devo fazer ? Peço perdão e reforço meus votos ?
    Estou preocupada, tenho medo das coisas não darem certo daqui em diante.
    Me ajude, por favor.

    1. JFM e Valter, tenho aconselhado a todos a não fazerem votos, pois raríssimas pessoas conseguem cumprir integralmente seus votos. A Bíblia diz claramente que não podemos confiar em nós mesmos, pois somos pó. E Deus sabe que somos pó. Ele próprio não confia em homem algum.

      Por isso, arrependam-se de terem feito esses votos e promessas, confiando em si mesmo e na sua capacidade de cumprí-los. Peçam perdão a Deus e não voltem a repetir essas infantilidades. vejam mais a esse respeito nos meus comentários abaixo.

      O Senhor lhes perdoem e conceda paz nos seus corações é minha oração a seu favor.

  39. OLA PASTOR A PAZ A TODOS OS IRMÃO..
    PASTOR SOU BATIZADO E SEI QUE ESTOU ERRADO EM TER SAIDO DA PRESENÇA DE DEUS.. MEU CORAÇÃO PEDE PRA VOLTAR.. MINHA ALMA CHORA.. MAS POR MOTIVOS CONSEGUENTES. HOJE TENHO MEDO DE IR PRA UMA IGREJA E SOFRER A MESMA COISA.. POIS NUM TENHO FORÇA .. SEI QUE DEUS TEM UMA GRANDE OBRA EM MINHA VIDA… ME ORIENTE.. POIS SEI QUE A VIDA NÃO E FACIL E SEM DEUS IMAGINE… POR FAVOR ORE POR MIM E MINHA FAMILIA… ME ORIENTE.. DEUS TE ABENÇOIE..

    1. André, meu conselho é que você passe a ler um capítulo da Bíblia todos os dias, mesmo não sentindo nada de especial. Faça isso, ore em seguida, segundo o seu coração e confie em Deus, pois assim que você O estiver buscando, mesmo na sua fraqueza e incompetência, Ele se voltará para você. Um passo dado na direção de Deus é um passo a mais na direção da vida eterna.

      O Senhor lhe conceda libertação do medo e do desânimo é minha oração a seu favor.

  40. pr,
    fiz um voto a Deus de santidade… dizendo q jamais me tocaria, pois queria que Ele me entregasse um varão mto abençoado…de acordo com oq meu s2 desejasse…
    mas caí… refiz o voto e caí denovo…
    que consequencias isso terá pra mim Pr… Deus não vai mais me abençoar neh… ele deve estar mto decepcionado comigo!

    1. Filha, o Senhor abençoa sim, pois Deus é Pai e é amor. O pecado é ruim para nós mesmos e traz consequências que nos marcam profundamente. O Senhor não precisa de votos para nos abençoar, pois Ele já tem abençoado e sustentado.

      Por isso, não faça votos mas busque a face de Deus com respeito, tremor e temor no coração. Disso o Senhor se agrada. De votos tolos o Senhor não se agrada.

      O Senhor lhe conceda forças para resistir às tentações e ao pecado, perseverando firme no seu propósito de santidade até o casamento.

  41. pastor quero ratificar o que eu disse. fiz muitos votos com deus deus e nao cumpri todos, muitos ficam esquecidos, o que fazer? poste para mim passo a passo como e quando fazer um voto com deus.

  42. pastor, preciso saber como e quando devo fazer um voto com deus. eu tenho pego votos na igreja e muitas das vezes nao fica sem pagar e ate esquecido.

  43. Olá boa noite. Pastor , fiz uma promessa de nunca mais me masturbar, só qe não consigo ficar sem o que eu faço ? Ja pedi perdão pra Deus só que eu fico me culpando , pois sou fraco não consegui cumprir. me ajude por favor

  44. pastor,fiz um voto a Deus pela saúde da minha mãe,prometi a ele que se minha mãe voltasse do hospital com vida e saúde eu não cortaria mais o meu cabelo,minha mãe esta ainda se recuperando,porém me veio um sentimento de culpa pois acho que não sou capaz de cumprir com meu voto pois o fiz sem pensar e agi pela emoção, temo que se não conseguir cumprir esse voto aconteça algo a minha mãe por minha culpa,eu li na bíblia o capitulo 30 de números que fala sobre votos e vi que se eu falar pro meu pai (no meu caso meu avô) e este se opor a meu voto Deus o perdoará,mais tenho medo de que meu avô concorde com o mesmo e eu seja obrigada a cumpri lo,e não o consiga.
    pastor preciso muito de ajuda pois temo muito que algo aconteça a minha mãe ela é a coisa mais preciosa que tenho,minha mãe me disse que eu devo pedi perdão a Deus pela minha precipitação e ele me perdoará pois ele é muito bondoso,mais tenho muito medo.
    desde já agradeço e Deus lhe abençoe imensamente por ajudar as pessoas que se sentem aflitas e sem uma resposta

    1. Filha, Deus é amor. Deus é puro amor e é assim que que Ele age em nossas vidas. O Senhor ama sua mãe mais do que você a ama. Por isso não se preocupe porque Deus não irá castigá-la, matando sua mãe por causa da sua fraqueza.

      Peça perdão ao Senhor por tal infantilidade e ame ao Senhor, o Deus de misericórdia. Alegre-se com o restabelecimento de sua mãe, ajude-a a recuperar-se plenamente e, juntas, louvem o amor do Pai Celestial.

  45. Pastor, hoje fui à igreja e ouvi a passagem da bíblia sobre Elcana e Ana, que não podia ter filhos e fez um voto com Deus. Saí da igreja pensando em fazer um voto com Deus porque quero formar uma família. Tenho uma filha de 3 meses, mas o pai dela e eu não estamos juntos. Pensei em fazer um voto com Deus pra que Ele me ajude a formar uma família com o pai da minha filha, pois gosto dele. Mas chegando em casa, li esses conselhos do Senhor e fiquei confusa, porque entendi que é vão fazer votos com Deus desta maneira pra conseguirmos algo que queremos.

    Então: Não devo fazer esse voto?

    1. Filha, o que o Senhor mais deseja é que hajam muitas famílias na terra. Ele tem especial prazer e formar famílias e mantê-las unidas. Votos são desnecessários.

      Mas, se você quiser fazer votos nesse sentido, saiba que terá que ir até o fim no cumprimento deles. O pastor na sua igreja, por acaso, falou do que Ana teve que fazer, depois que teve o menino Samuel? Leia lá em I Samuel, caps 1 e 2. Você estaria disposta a pagar tal preço, sendo que Deus não lhe exige nada, mas apenas espera seu amor por Ele?

      Que o Senhor lhe abençoe, filha, com grande amor por Jesus Cristo.

  46. ola pastor eu me chamo paulo eu fiz um proposito com DEUS de orar todos os dias de madrugada porem naum tenho cumprido fielmente todos os dias como eu faço pra DEUS ouvir minhas oraçoes ou me dar forças para continuar tentando …….

    1. Paulinho, se nossos pais terrenos, que são maus, não exigem de nós que os procuremos com hora marcada para conversarmos todos os dias, porque nosso Pai celestial, que é infinitamente mais amoroso, exigiria?

      Filho, oração é comunhão com Deus. Oração é relacionamento pessoal com o Pai. E nosso Pai é um Pai amoroso, cheio de terna misericórdia. Não se preocupe com não ter conseguido cumprir esse propósito, mas sim em relacionar-se com o Pai.

      Ore sempre que lhe der vontade, seja andando, tomando banho, ou fazendo nada. Ore a qualquer hora do dia, pois o que nosso Pai deseja é ter comunhão conosco. É relacionar-se conosco.

      O Senhor lhe abençoe.

  47. Olá!
    A minha irmã pegou-me a ver uma coisa que não devia ver. Eu jurei a ela pela minha mãe que não estava vendo isso. Ela acreditou. O problema é que menti. Então fiz uma promessa a Deus. Nessa promessa prometi que não veria aquilo mais nenhuma vez se Deus me perdoasse do que fiz. Eu arrenpendo-me do que fiz. Como um filho pode jurar pela mãe. O meu medo é eu não conseguir cumprir a promessa. Eu temo a Deus. Eu amo a minha mãe. O que devo fazer? Eu já pedi perdão pelo que fiz. Só que ainda não quebrei a promessa.

    1. Vinícius, a solução é procurar sua irmã e confessar-lhe sua mentira. Caso contrário, você estará enredado na mentira, na promessa e no medo. E isso para sempre.

      1. Eu tambem sinto culpado pela mentira. O problema é que sinto ainda mais culpado por ter jurado pela minha mãe. Eu não quero que nada lhe aconteça.

        1. Filho, a confissão à sua irmã da mentira que contou a ela e a confissão a Deus do pecado que estava cometendo, assim como do juramento pela sua mãe o libera de toda culpa e condenação.

          Confesse a Deus e confesse à sua mãe. Deus há de guardar sua mãe de todo mal, pois o Senhor é Pai amoroso e cheio de ternas misericórdias.

  48. Pastor, Fiz uma promessa a Deus de nunca mais sair com prostitutas, e disse a ele que ele poderia entregar minha a alma ao cão caso o fizesse. Foi sò vir pra SP, que cai em tentação. Não bebo (sou viciado mesmo), não sei o que fazer, acho que não sou digno, pois não consegui cumprir meu voto e mereço o peso da mão de Deus. Existe, salvação ?, pois sou fraco na fé e me sinto escravo do diabo. Perdão pela sinceridade. Cristiano

    1. Cristiano, a salvação não é por dignidade nossa, pois não há um justo sequer sobre a face da terra. Só Jesus viveu sem pecado! A salvação não é por obra, caso contrário não necessitaria Jesus ter dado Sua vida na cruz do Calvário.

      Por isso, amado, há salvação sim, pois ela é pela Graça de Deus. Arrependa-se e peça perdão a Deus. Peça libertação desse vício. E pare de fazer votos bobos, pois não há poder em você que lhe sustente contra o pecado. Só Jesus pode sustentá-lo.

      E pare também de ficar pensando em satanás, pois ele já é um derrotado.

      O Senhor tenha misericórdia de você e lhe conceda paz no coração.

        1. Micaelly, pede perdão a Deus e confie na misericórdia dele. O Senhor não tem prazer em por doenças nas pessoas, mas em sará-las. “Assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” (Is 57:15)

  49. Pastor,
    Estou com uma grande dúvida, fiz um voto com Deus pra que eu nao namorasse até uma determinada data, mas comecei a amar uma amiga e, por consequencia, acabamos nos beijando…
    Não sei se estou enganando a mim mesmo, se já quebrei o voto ou não. Eu acho que ja quebrei, mas se quebrei, oque devo fazer? Pedir perdão e refazer o voto? Perdir perdão e não continuar com o voto?
    Estou muito arrependido, confuso e atribulado com o que aconteceu =/

  50. Obrigado pelo conforto pastor, estou muito arrependido tambem, e dessa vez sei que é eterno, não irei descumprir mais esse voto, foi algo muito momentaneo, mas q me tira muito o sono e me deixa com a sensação de sujeira, mas eu estou sendo lavado nesse momento pelo sangue de Cristo o misericordioso, e creio que ele vai me perdoar. Você e um homem muito abençoado, obrigado pastor

  51. A paz de Cristo!

    Pastor eu acompanho seu blog e até já lhe fiz uma pergunta e o senhor me respondeu.

    Vi o seu comentário:
    O voto que Deus quer de nós é um só: Aliança com Cristo, por meio do arrependimento de pecados, conversão e batismo.

    Concordo plenamente.
    Já fiz votos em meio a muita emoção ou angustia.
    Este seu comentário me fez refletir sobre o voto.

    1- fiz voto de ficar sem ver seriado (parece bobagens)

    3-de ficar sem tomar refrigerante
    4-de ficar sem ver Big brother
    5-de não ver determinada novela
    6-nao mais ver malhação
    7-de não mais ver o filme saga crepúsculo

    Depois de ler o seu comentário eu entendi profundamente o que Deus quer. Esta lista de “votos” que eu fiz na verdade não frutos da carne, como eu pude fazer voto com coisas que nada tem a ver com votos algo tão sério para Deus. Deus quer minha santificação todos os dias, nos meus atos.

    Não sei nem como orar e pedi perdão a Deus.

    Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
    Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.
    Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos? Eclesiates 5.4,5 e 6
    Eclesiastes Eclesiastes

    A palavra diz para não dizermos que foi um erro!

    Como eu vou orar e dizer a Deus que foi um erro.

    Pastor como disse antes, quando li seu comentário parece que meus olhos se descortinaram.

    Sabe pastor não quero pedir perdão para poder voltar a tomar refrigerante ou pecar a vontade, por que errar todos estamos sujeitos.
    Mas para estar livre, me sinto presa a estes votos, emocionalmente

    Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. ” 1 João 1:8-9

    Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?

    Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. ” 1 João 1:8-9

    Estes dois versículos me confundem.

    Me ajude por favor!

    1. Aline, para todo pecado há perdão. É só confessar a Deus que pecou sim, quebrando o voto. Ore confessando a quebra dos votos, peça perdão, clame pela misericórdia do Senhor e Ele lhe perdoa, instantaneamente. E tome uma firme decisão de não pecar mais, seja nessas áreas, seja em quaisquer outras.

      E, se vacilar e pecar ainda assim, arrependa-se e peça perdão novamente. A vida do crente é um contínuo aproximar-se de Deus, pois vivemos num mundo maligno e traiçoeiro. Nossos “pés” estão sempre sujos e necessitamos do lavar de Jesus continuamente.

      Quanto a questão de erro versus pecado: Muitos pecam e, para não se humilhar diante de Deus, chamam o pecado de erro. Essas pessoas tentam assim evitar aproximar-se de Deus para que Ele conserte. Disso Deus não se agrada. Trate pecado como pecado: arrependimento e confissão.

      Para erro é possível tentar solução humana, isto é, refazer para acertar. Se não for possível consertar, a solução é abandonar.

      O Senhor lhe abençoe com um coração puro e contrito.

      1. Amém

        Concordo com o senhor tenho que me humilhar e pedi perdão.

        Entendi também a diferença entre os versículos, erro e pecado.

        Tem uma coisa que não entendi.
        Desculpe minha ignorâcia!
        Eu devo pedi perdão por ter quebrado algum voto.e retomar ao voto? ou pedir perdao de te-los feito?
        EX: Como disse antes não quero pretexto para poder tomar refrigerante.
        Me humilhando e pedindo perdão fico livre desses votos?

        1. Deve pedir perdão por ter quebrado os votos, mas não repita os votos novamente, pois irá pecar novamente, quando não conseguir cumpri-los.

          Você ficou livre dos votos quando os quebrou, pois voto quebrado não tem mais valor algum. Insistir em cumpri-los é o mesmo que carregar um morto nas costas. Enterre esse morto, arrependendo-se e pedindo perdão a Deus.

          Quanto a beber refrigerante, você é livre. Não é pecado beber, assim como não é pecado deixar de beber também.

          1. Amém!

            Obrigada, Deus abençõe sua vida.
            Eu consigo entender perfeitamente quando o senhor fala, por que sei que é o Espírito Santo que fala através de sua vida.
            Deus seja louvado!

  52. Pastor, e sou apaixonado por um amigo meu, e ele também é apaixonado por mim, nós nos amamos muito, mas muito mesmo de verdade, frequentamos a igreja, e sabemos que o homossexualismo é pecado e não é de agrado a Deus, porém há uma passagem na biblia que diz que ” o amor cobre transgressões de pecado ” e eu tenho essa duvida, se o amor cobre transgressões de pecado, então pelo fato de nos amarmos verdadeiramente, esse ato de homossexualismo não é pecado ?

    Que a Paz do Senhor seja Contigo

    1. Irmão, o homossexualismo é pecado sim e somente o Sangue de Jesus Cristo pode limpá-lo, perdoá-lo, assim como a todos os outros pecados do homem.

      A passagem que diz que o amor cobre multidão de pecados refere-se ao amor ágape (não o amor eros) que devemos ter uns para com os outros, pois vivendo assim, perdoaremos todos os pecados de alguém que sejam cometidos contra nós, mesmo que sejam muitos, que sejam multidão. E isto só é possível se tivermos fé no amor (ágape) de Deus por nós, dando Jesus Cristo por sacrifício em nosso lugar.

      O Senhor lhe abençoe com o pleno conhecimento de Jesus Cristo e do grande amor, intenso, que Ele tem por você, assim pelo seu amigo.

  53. pastor , eu gostaria de lhe fazer uma pergunta,e acho q todos queremos saber a resposta .
    Eu posso desfazer um voto depois de feito ? e pedir perdao a DEUS por tudo isso.

    1. Henrique, é claro que não. Voto é coisa séria, embora desnecessária. Com Deus não se brinca.

      Se você votou e se arrependeu, ou não conseguiu cumprir, pecou. E para pecado, só o sangue de Jesus pode te salvar.

      Arrepende e pede perdão e Ele te perdoará. Mas não brinque com Deus fazendo votos e depois fingindo que não fez ou que não era bem isso que queria ou que se esqueceu do que votou ou prometeu.

  54. pastor gostaria de saber se os votos de hoje anula o sacrificio de jesus na cruz me mostre na biblia por favor DEUS TE ABENÇOE

    1. A Bíblia diz, em Efésios 1:3 e João 1:3, que todas as bênçãos que necessitamos estão em Cristo Jesus e que, sem Ele, nada do que fizermos, permanecerá.

      Mas, para que isso se tornasse realidade em nós, Jesus teve que abrir mão de tudo, morrendo na cruz do Calvário para aplacar a justiça de Deus contra o nosso pecado.

      Portanto, aproximar-se de Deus com votos ou promessas para receber dele bênçãos é o mesmo que anular o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Não há bem algum em nós que possa agradar a Deus. Jesus sim, agradou a Deus: “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3:17).

      Nada do que pudermos ofertar ao Senhor tem valor. Mas a oferta do sangue de Jesus teve valor ao Pai, tanto é, que Jesus ressuscitou para que nós também possamos ressuscitar. “Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém” (Rm 11:35,36).

      A Jesus, portanto, toda honra e glória, eternamente.

  55. Pastor prometi algo que acho que não vou conseguir cumprir,pois prometi a Deus que se a minha namorada não estivesse gravida eu separaria dela,ela não estava,isso só aconteceu porque entrei em desespero e eu não consegui controlar, e acabei prometendo algo sem pensar nas consequencias, mais eu á amo muito e não consigo me destanciar dela, ela esta sofrendo muito, quando contei o que eu tinha feito ela não quis acreditar mais é verdade eu fiz uma besteira e acho que nunca vou me perdoar por ter feito isso,nós estamos desesperados o que eu faço pastor me ajude eu á amo,quero uma solução, se é que tem uma solução.

  56. ,Pastor

    Eu tenho 11 anos e meu pai e pastor , mas tenho medo de falar para ele que vejo pornografia eu ja prometi para Jesus que não iria ver Porno Novamente , Ja vi mais de 1000 x e pedi Perdao Para Deus , Tenho medo que deus não me perdoe .
    Eu serei perdoado ?.
    Jesus me aceitara Novamente ?.
    Eu nunca Mais verei Pornografia ,
    Acabei de ver denovo a 2 minutos fiquei 20 m vendo mas pensando assim :
    EU SOU UM BOSTA NAO CONSIGO CUMPRIR NADA SOU UM UTRA PECADOR
    —————————————————————————————————————–
    Quando vejo Pornografia Me masturbo Tambem e so me masturbo vendo porno
    por que consegui vencer a masturbaçao que eu fazia todos dias.
    —————————————————————————————————————-
    Eu Oro nesse sentido :
    Pra Deus abençoa Minha familia , dar saude , paz , harmunia , fe , e me perdoar , etc..
    mas tenho medo que deus nao me perdoe por pornografia . Afinal Ja falei pra deus que nao pecaria mais nesse sentido e que nao seria servo do diabo
    por favor me mande um email quando for mandar a resposta me mande por email mapokemon10@hotmail.com
    estou chateado muito pois acho que pornografia vem sendo enduzida do diabo ,
    Como devo Orar ?
    Como Devo agir para nao pecar ?
    Me ajuda [ PS. vou por um nome fauso para caso meus pais olhem Ok ]

    Thiago – São Bernardo Do Campo Beijos , PASTOR

    1. Thiago, a resposta para você é a mesma que dei à Queli, logo abaixo, em Perdão de Pecados.

      A chave é manter-se na presença de Deus, o Todo-Poderoso. “Eu sou o Deus todo-poderoso. Anda na minha presença e eu o aperfeiçoarei”

      Que o Senhor lhe abençoe e guarde, assim como lhe purifique a mente e os hábitos.

  57. Boa tarde,
    Me chamo Fátima, tenho 27 anos e no mês de abril desse ano, tive uma crise alérgica fortíssima que médico descobriu até hoje o que causou a alergia.
    Fiz alguns exames e o resultado de 01 deles me deixou muito preocupada. O resultado de 01 dos exames acusa anti-corpos de doenças auto-imune, como Lúpus, por exemplo. Pesquisando na internet, tive vários sintomas (bem mais leves), comuns em pessoas lúpicas.
    Não vou a igreja e não sigo nenhuma religião mas fiz um voto com Deus, que se meus próximos exames derem negativo, se ELE me livrar dessas doenças terríveis, eu iria a igreja e assistiria ao culto 01x por semana durante 01 ano. Logo após esse voto, eu tirei uma palavra na Bíblia, e a mesma dizia que eu só devo fazer votos com Deus se realmente eu for cumprí-los, caso contrário seria uma grande estupidez.
    Estou firme em cumprir o que prometi. O que são 02 horas, 01x por semana visitando a casa de Deus, comparado a uma doença feito Lúpus?. Fiz o correto?. Desejo muito que Deus me abençõe com essa maravilhosa graça e, se realmente eu estiver saudavel, quero retribuir o que ELE fez por mim da forma que citei no mesmo acima.
    Esse voto será um desafio para mim mas é a forma que eu encontrei de agradecer de todo o meu coração.
    Aguardo sua resposta e muito obrigado!

    1. Fátima, Deus pode abençoá-la independentemente de voto ou promessa. Jesus inúmeras vezes fez isso, curando pessoas que nunca oraram nem prometeram nada a Ele. Fez até mais do que isso, ressuscitando pessoas que nem sequer podiam orar ou prometer nada a Ele. Deus não necessita de nossos votos para nos abençoar, pois Ele é amor.

      Mas lembre-se que Deus é soberano e pode também não curá-la (se assim Ele julgar que é melhor para você) independentemente de dezenas de votos ou promessas.

      Sua ida à Igreja poderá isto sim, resultar em algo muito mais valioso que a própria cura, que é receber revelação do amor de Deus por você lá na cruz do Calvário, quando Ele, Jesus, deu a vida pelos seus pecados, e, com isso, livrando-a da condenação eterna. A salvação de sua alma é o que realmente importa. Curada ou não, um dia você irá morrer, mas pela morte de Jesus, se você crer, você estará salva e irá morar eternamente com Ele, no céu.

      Essa é a maior bênção que todos nós podemos desejar obter de Deus. “de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”

      O Senhor lhe abençoe com a revelação do pleno amor de Cristo por você.

  58. Por favor alguem me ajude!
    eu jurei por Deus ,Maria e Jesus que nao ia mais estudar escondido da minha irma.
    Eu acabei quebrando essa promessa,no momento acho que tinha esquecido do meu juramento.
    Quero saber se Deus vai me perdoar por ter feito isso…
    Acabei tambem perdendo a confianca da minha irma , e isso me magoa muito!
    Eu quero saber porque que eu sou assim!
    Espero q vc me responda e me ajude
    Juliana 13 anos

    1. Filha, Deus perdoa sim, mas você deve orar pedindo ao Senhor que a liberte da mentira. Deve também pedir perdão à sua irmã, para que ela não fique magoada contigo. Quanto a você ser assim, isso é por causa do pecado que age em você. E só entregando sua vida a Jesus é que você poderá ser livre dessa natureza. Ele lhe fará uma nova criatura, se voc~e confessá-lO como senhor e Salvador da sua vida. Vá até a página Perdão de Pecados – http://verboeterno.wordpress.com/paz/
      – e faça sua oração ao Senhor.

  59. Pastor bom dia estava lendo algumas perguntas e respostas no site a respeito de votos olha eu fiz uma promessa aonde eu gostava muito de algo eu consegui ficar 2 anos nessa promessa não errei e recebi a benção e agora fiz mais duas promessas por estou precisando de algo que me intristece muito e peço essa benção pra Deus estou firme nessa promessa tem um tempo pra termina mais eu creio no Deus que eu sirvo eu penso também pastor que se eu não receber a benção ate o fim da promessa é porque não é chegado a hora do Senhor e o que esta por vim sera bem maior do que eu realmente pedi a ele …E não ficarei chateada porque ele sabe o quanto eu preciso disso mas não depende só dele eu preciso mostra a minha diferença tbém pq não é só deixa nas mãos dele…Pastor mais promessa mesmo vc cumprindo estarei errando ?voto e promessa é igual?como devo fazer esperar só nele e não fazer nada nem pra agradecer o que ele tem feito por mim…Fico no aguarde a Paz do Senhor

    1. Emily, Jesus disse que o Pai sabe tudo o que temos necessidade, antes mesmo que lho peçamos. Então, fazer promessas ou votos (que são, basicamente, a mesma coisa) é algo desnecessário.

      Além disso, quando prometemos algo a Deus para que consigamos dele algo em troca, é relacionar-se com ele como Deus e nunca como Pai. Não é mais gostoso dirigir-se ao Pai do que a Deus? Ao Pai a gente vai com confiança, sabendo que Ele é amoroso, terno, rico em misericórdia. A Deus a gente vai com medo de não agradar, de não corresponder.

      Eu prefiro sempre ir ao Pai. Experimente você também fazer isso e verá que há uma diferença muito grande.

      Agora, agradecer sim! Sempre devemos chegar a Ele (seja ao Pai, seja a Deus) com ações de graças, pois nada podemos dar a ele se dele não recebermos primeiro.

      O Senhor lhe abençoe

  60. Olá. Eu sou novo . É Descubrir a masturbação a um tempo. (Tenho 14 Anos de idade) , Fiquei viciado nisso . Fiz uma Promessa ano passado de parar por um tempo pra mim passa de ano na escola! Cumpri a minha parte e DEUS Tambem. Mas a pouco tempo fiz outra de Não se Maturbar e nem joga futibol como sacrificio. So que DEUS não cumpriu. Amo DEUS temo muito ao nome dele. Mas não intendo pq? Sabe.

    i.. Depois venho tentando fazer promessas a ele , I Acabo não cumprindo isso Acho Que umas duas Vezes.

    Enfim… Queria Saber -> Por que As vezes as Promessas não são cumpridas .? ( Da parte de DEUS ).

    I… Se eu posso ser castigado por Não cumpri Minhas promessas.

    ????

    Obrigado Espero Resposta.

  61. Oie eu fiz varios votos mais alguns eu nao consegui cumprir gostaria de saber o q deveo fazer? Por que um deles foi nao ficar mais e eu beijei meu primo nos estamos orando agora mais quando o beijei eu noa estava orando, me sinto muito pecadora e errada, e eu tenho muita masturbação o que devo fazer? Como me libertar nao quero ir pro inferno e nem fazser Deus chorar mais me ajude quero sefr liberta, quero ser feliz ao lado de Jesus, e eu recentemente conversei com um menino pela internet e comecei a me masturbar nunca cheguei a praticar o ato mais me senti totalmente arruinada por que penso cada vez mais e eu falva muita palavróes quando me masturbava pela web cam junto com ele e eu nao me reconheci por que eu nao sou assim me ajude preciso ser curada e sarada! Obrigada

    1. Filha, não é fazendo votos que você se libertará, mas sim amando mais a luz que as trevas. Amando mais a Jesus que à sua carne. E isso você só irá conseguir se dedicar-me mais a conhecer Jesus, por meio da leitura diária da Bíblia Sagrada, da meditação e da oração.

      É decisão e não voto.

  62. irmao eu fiz uma campanha na igreja e fiz um voto mas no dia de cumprir com o voto eu nao consegui cumprir sera que eu nao vou receber a bençao so pq eu n paguei no dia mas posso pagar depois

  63. pastor ..perdao por encomodalo novamente más ..
    se eu quebrar o voto DEUS ele nao me tornara um jogador de futebol ?
    ou siim ele me abençoara e me ajudara até o fim ?

    1. Henrique, eu creio sim, que Ele poderá fazer de você um jogador de futebol. Contudo, não posso afirmar que Ele o fará, pois isso compete à soberania dele. Deus é soberano.

      Filho, Deus é bom e rico em misericórdia. Ele faz nascer o seu sol sob justos e injustos. Faz vir chuvas sobre bons e maus. Por que Ele reteria a bênção sobre você?

      Tenha paz no coração, filho. Ame ao Senhor somente e deixe a cargo Dele conduzir sua vida. Ele vai lhe direcionar para o que for melhor para você, seja como profissional de futebol ou não.

      E quando você estiver jogando, ganhando ou perdendo, glorifique ao Senhor todos os dias da sua vida. Nunca se envergonhe dele, tanto em campo, quanto nas entrevistas.

      O Senhor lhe abençoe com dons e talentos.

  64. Pastor, fiz um voto a Deus de que nunca mais jogaria nenhum jogo, em troca de ele restaurar a saude de minha mae,ja tinha feito uma vez durante minha gravidez, mas esse era so durante a gravidez pra ele proteger meu bebe, ja que ja tinha perdido meu primeiro bebe, depois fiz esse em prol da saude de minha mae, pois vi ela muito mau mesmo, ela ainda tem alguns problemas, mas sei que ele ta trabalhando por ela, acontece que eu sinto muita falta de jogar, gosto de joguinhos de computador, de raciocinio, logica, fuga, e sinto muita falta mesmo, nao saio, nao bebo, a unica coisa que gostava de fazer pra me destrair era jogar, agora ja fazem 2 anos que nao jogo, e conversei hoje com Deus se ele aceitava trocar o meu voto , por um voto de eu ler a biblia durante toda minha vida 1 cap por dia, sei que isso nao podia ser um sacrificio, mas pra minha carne e, e tambem sei que ningem pode dar a Deus algo que nao lhe custe nada, e logico que se o preco da saude da minha mae e a minha abstinencia do jogo estou disposta a pagar, pastor mas ficaria tao feliz se pudesse ter as duas coisas, se Deus me perdoasse e aceitasse eu trocar o voto, sou muito temente a Deus, nao quero pecar, me ajude eu queria muito poder jogar sem culpa!!Que Deus o iluhmine e fale comigo atravez da sua resposta.

    1. Josi, minha filha, não faça isso. Trocar votos com Deus? Que absurdo! Deus não é loja onde vamos renegociar dívidas atrasadas.

      Filha, você já errou uma vez fazendo voto desnecessário. Deus precisaria do seu sacrifício para curar sua mãe? Jamais! Ele é Deus de amor e cura qualquer pessoa que queira curar, sem voto. E se Ele não quiser curar, não curará nunca, mesmo que façamos um milhão de votos.

      Por isso peça perdão ao Senhor pelo voto feito no passado e ore pedindo a Ele que tenha misericórdia e que cure sua mãe. E peça-lhe também que lhe conceda graça de conhecê-lo como Ele é, um Deus de amor. E, na autoridade do Nome de Jesus, fique liberada do seu voto.

      Da mesma forma, eu lha proíbo de fazer esse novo voto com o Senhor, pois sei, por experiência própria que você o quebrará, pois haverá dias que você não conseguirá ler nenhum só capítulo da Bíblia. E aí, quanto isso acontecer, como se sentirá?

      Não faça esse voto, filha, mas leia a Bíblia diariamente com gosto e alegria, e nunca por obrigação. Quando o fizer com alegria, você verá que lerá até um livro inteiro da Bíblia num só dia e não se sentirá forçada nem cansada.

      Que o Senhor lhe abençoe e guarde, assim como cure sua mãe dessa enfermidade, é minha oração a seu favor.

      1. Pastor Deus o abençoe grandemente, realmente Deus é um Deus de amor e com certeza ama minha mae muito mais do que eu a amo, obrigada pastor as vezes por ignorancia temos medo de Deus ,mas sei que o sangue de Jesus me lava de todo pecado, e esse mesmo sangue tambem esta restaurando a saude de minha mae, vou ser livre novamente, gloria a Deus, e aprendi uma grande lição, jejum sim, voto não!pastor estou precisando muito de aconselhamento em uma area de minha vida, gostaria muito de poder conversar com alguem sabia da palavra, como posso expor meu problema ao senhor? muito obrigada, se o senhor permetir eu posto aqui ,obrigada!!

        1. Filha, Deus é amor sim, por isso não precisamos fazer nada para conseguir dele as bênçãos. Nem voto, nem jejum. Se quiser fazer jejum faça somente para aproximar-se dele mais, para conhecê-lo mais, nunca para pedir alguma coisa a Ele. Nada!

          Se quiser perguntar mais alguma coisa, fique à vontade. o Senhor lhe abençoe.

  65. mto obrigado pastor .
    mais .. do mesmoo jeito ainda continuo com medo de nao ser um jogador ..
    pois sempre foi meu sonho e..tenho medo de nao conseguir por minha grande burrice.
    más muinto obrigdo mesmo .

  66. pastor , tenho 13 anos sou evangelico ..e fiz um voto com DEUS
    eu ando muinto perturbado com mulheres e acabo me masturbando
    entao fiz o voto que nunca mais iria fazer isto e se eu fisesse eu nao ia realizar meu sonho que é ser jogador de futebol, más acabei fazendo ..entao decidi continuar ao mesmo voto e acabei novamente fracassando !
    e foi assim umas 5 vezes.
    eu quero muinto ser um jogador de futebol pastor ,e tenho medo de nao ser por esse voto.
    oque eu faço pasttor ?

    1. Filho, peça perdão a Deus, tanto pelos votos infantis que fez, quanto pelos pecados cometidos, e Ele lhe perdoará. Deus não necessita de nossos votos para nos abençoar.

      Se você tem talento para o futebol, saiba que o Senhor já lhe concedeu esse talento antes mesmo do seu nascimento. E se não tem o talento, mas tem boa vontade e disposição para praticar e ser bem sucedido, o Senhor poderá abençoá-lo assim mesmo, esteja ou não em graça com Ele.

      Deus faz nasceu o seu sol sobre justos e injustos. Faz vir chuvas sobre bons e maus. Deus não necessita de votos para abençoar pessoas. Ele abençoa seja a pessoa boa ou má, pois Ele é bom. Aliás, só Ele é bom. Ninguém mais.

      O Senhor lhe abençoe e guarde do pecado e das tentações.

  67. oi pastor a paz do Senhor fiz um voto com Deus de algo muito errado q estava fazendo,e disse a Deus q se eu fizesse novamente q Ele me deixaria cega, ate certo tempo fui fiel ,mas depois confesso que fui fraca e cometi o mesmo erro,e sempre o cometo,tento fugir mas estou fraca e pergundo Deys esta permitindo q o diabo me deixe cega,por favor me alguns concelhos e ore pela minha vida

    1. Daiana, o conselho que´tenho para você é o mesmo que já dei aqui antes: arrependa-se desse voto infantil e inútil e peça perdão a Deus. Filha, a solução para todo pecado é o Sangue de Jesus! Até para votos não cumpridos.

      Por isso, peça perdão ao Senhor pela sua fraqueza, assim como pelas suas contantes quedas e peça-lhe que tenha misericórdia de você, perdoando-a e tirando-a desse laço em que você se meteu. Ele é fiel e justo para lhe perdoar, pois esta é a Palavra, assim como é poderoso para lhe livrar do laço e das quedas.

      O Senhor lhe abençoe e guarde.

    2. Pastor eu tbm quebrei um proposito com Deus tendo como consequência uma perda sentimental, mais assim Deus me revelou que ele é promessa… e aê Deus quebra promessa….eu naum me lembrava e quebrei sem querer…como faço?

      A paz.

      1. Propósito não é voto. E Deus jamais quebra promessa que Ele faz. Mas é preciso ter certeza que Deus fez mesmo tal promessa a você. Eu me baseio somente nas promessas que estão na Bíblia. Essas são absolutas e jamais serão retiradas pelo Senhor.

  68. kaique…sp
    bom pastor estou muito preucupado porque ás vezes pensamentos ruins muito ruins vem na minha cabeça e fiz um voto com deus e nao conseguir cumprir e agora estou com medo….. o que que eu faço

    1. Kaíque, peça perdão a Deus e receba paz no coração. E aprenda a não fazer votos, pois Deus é amor e não necessita promessas ou votos para nos abençoar.

      1. Oi pastor, tenho um casamento muito infeliz, realmente insuportavel, ja vivo essa infelicidade a muito tempo, ele tambem e conhecedor da palavra, porem nao praticante, vivemos em constante pecado, brigas, orar para que Deus restaure meu casamento ja orei muito, ja lutei bastante, acontece que vivo em constante humilhacao, como se fosse um cachorro sem valor, chego a me revoltar quando um crente me manda orar, pois e muito facil condenar o divorcio qdo nao se esta na pele de qem sofre, e olha qe ele ja me agrediu fisicamente e perdoei(tambem sou evangelica), ate minhas amigas evangelicas me aconselhao a separar, pastor nao aguento mais essa vida de humilhacao, porem a biblia nao aceita a separacao, porem vou me separar, ou sera que Deus prefere me ver vivendo assim? nao adianta me mandar orar, ja orei muito, se ele nao se ajuda Deus nao vai mover uma palha, ele tambem e evangelico, sempre vivemos em um verdadeiro inferno, digo que ele e meio psicopata, realmente gostaria de aconselhamento, Vou perder a salvacao se me separar? mesmo que seja so para ter paz?tenho uma filha de 1 ano e 10 meses, obrigada pastor.

        1. Filha, A Bíblia diz que no que depender de nós mesmos, que tenhamos paz com todos. Isto é, devemos fazer tudo o que for possível para vivermos em paz com as pessoas. Mas, se a outra pessoa realmente não deseja paz, mas atrito, então essa paz se torna impossível.

          A Bíblia também diz que é possível sim, a separação, desde que a outra parte não queira viver o casamento, em igualdade. Um marido que pratica a violência conjugal, que traz perigo de morte para a esposa, não quer, no fundo, permanecer casado.

          Se esse é o seu caso, então separe-se para que não venha a ocorrer um perigo maior para a sua vida. No entanto, filha, essa separação não lhe dá o DIREITO AUTOMÁTICO a um segundo casamento. Você estará separando-se para ter paz e seguir sua vida cristã. Não para voltar a ter outro marido. Ou mesmo, outro namorado.

          Mas é necessário também que você faça duas coisas:
          1) Perdoar seu marido de todas as coisas que ele fez contra você. Mesmo tendo separado-se dele, ainda assim você deve perdoá-lo. É mandamento do Senhor! E orar a Deus, continuamente, por ele.

          2) Orar a Deus pedindo que Ele sonde seu coração e lhe revele seus próprios pecados, pois certamente você também tem pecados, erros e falhas no casamento. Arrependa-se deles e peça perdão ao Senhor e também ao seu marido.

          Não lhe aconselho uma separação judicial, no momento, mas uma separação de corpos, para que ambos tenham oportunidade de refletir nos seus próprios pecados, erros e falhas. Quem sabe o Senhor não lhes permitirá uma reconciliação? Para Deus nada é impossível.

          O Senhor lhe abençoe e conceda sabedoria e prudência.

          1. Obrigado pastor, realmente nao penso em reconciliacao, pois sei qe ele nao muda, penso em separar-me judicialmente, pois sei qe se sair de casa derepente ele vai me acusar de abandono de lar, ele sempre volta aos mesmos erros, nao penso em me casar novamente, mas pastor realmente nao entendo como pode ser justo eu com apenas 28 anos ser condenada a viver sozinha eternamente, enquanto tantos impios se casaram mais de uma vez e foram aceitos depois normalmente por jesus, sera que o fato de eu ter aceitado a Jesus faz com que a lei seja mais severa comigo? ate um assassino de criancas consegue o perdao pra recomecar de novo, e eu tenho que pagar um preco tao caro so por ter tido a infelicidade de me casar com a pessoa errada?se ele casar de novo nao me da o direito de um dia ter um novo relacionamento?obrigada pastor por sua ajuda, estou realmente muito revoltanda e infeliz.

  69. Olá, Pastor peço-te, me ajude. Eu desde quando era do mundo tive manias horríveis de cobiçar e olhar mulheres assistia vídeos eróticos e pornôs, minha vida só andava em círculos e não saia do lugar. Reconciliei-me com Jesus e minha vida seguiu em frente, me casei com uma ótima mulher cristã, com o passar do tempo as vontades antigas me dominaram e voltei a fazer coisas erradas outra vez, minha vida parou.
    Então fiz um voto com Deus: Parar de fazer antigos costumes errados pro resto de minha vida e me esforçar ao máximo pra não pecar, No que; Deus honraria meu voto em troca ELE me daria uma bolsa de estudo que era muito difícil de passar no vestibulinho, não sabia fazer nada da prova e PASSEI, agora eu teria de honrar o VOTO pra vida toda.
    Enfim, passou-se um tempinho e por fraqueza cobicei em olhares uma mulher muito formosa, até me masturbei, quando completei o ATO pecaminoso dei conta que desonrei o VOTO, e a mim e à Deus, eu me senti a criatura mais horrível da terra até hoje em dia, pedi perdão à Deus mas não acreditei que ele validaria novamente o VOTO, por conseqüência disto fui cada vez mais me enfraquecendo e pequei várias vezes, como me sinto!?
    Pergunto:
    1° Deus valida o mesmo VOTO? ELE perdoa?
    2° Deus Continuaria à honrar o VOTO desonrado?
    3° O que devo fazer?
    Eu ficarei muito agradecido, tirarei este peso da consciência se o Senhor me ajudar!
    Obrigado e fique mais com Jesus!

    1. Varão, a única coisa que você precisa fazer é pedir perdão a Deus, tanto pela bobagem de achar que Deus necessita votos para lhe abençoar, quanto por pecar sexualmente.

      1. Pastor obrigado pela resposta! eu peço-te se o Senhor sabe alguns versículos que aumente mais ainda minha fé e minha auto estima a repeito das minhas dúvidas Acima:
        1° Deus valida o mesmo VOTO? ELE perdoa?
        2° Deus Continuaria à honrar o VOTO desonrado?
        3° O que devo fazer?
        Eu posso contribuir com alguma coisa se o Senhor me ajudar tirando minhas dúvidas!

        1. Amado, sua fé pode ser bastante aumentada, multiplicada mesmo, única e exclusivamente pela leitura diária da Bíblia Sagrada. Leitura, meditação e oração. Basta isso. Fazendo isso você conhecerá que Deus é amor por natureza, que Deus é bom, é fiel, é misericordioso. E, principalmente, saberá que Deus é Pai.

          Qual pai bondoso e amoroso, que fica fazendo trocas com filhos para abençoá-los? E que se o filho roer a corda, o pai lhe tira a bênção? Deus não é homem para ficar fazendo joguinhos com os homens. Quando você fez o voto e Deus lhe abençoou, será que Ele não sabia que você ia vacilar e romper o voto? Claro que sabia, pois Ele é onisciente e está além do tempo. O Senhor viu seu vacilo antes de lhe abençoar e ainda assim lhe abençoou.

          Portanto, amado, a única coisa que você deve fazer é pedir perdão a Deus, tanto pela bobagem desse voto, quanto pelo pecado. E agora também, por duvidar do amor de Deus, insistindo em manter o voto. Não, querido, você deve manter-se puro e sem pecado sim, mas por amor a Deus e nunca por causa de voto.

          Que o Senhor lhe abençoe e lhe conceda pleno entendimento do grande amor que Ele tem por você.

          Leia o salmo 103 e medite nele.

        2. Mais uma Vez muito Obrigado Pastor, Que o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo te abençoe cada vez mais te dando sempre sabedoria para falar do amor de Deus para pessoas como eu que fiz besteiras.

          Qual Igreja ou Denominação que o Senhor é? e onde fica?

  70. A PAZ DO SENHOR PR.FIZ UM VOTO A DEUS P/RESTAURÇÃO DA MINHA UNIÃO C/UMA SERVA DE DEUS JÁ STAMOS JUNTOS A ALGUNS ANOS JÁ MORAMOS JUNTOS MAIS HOJE EM DIA ELA VOLTOU P/A CASA DOS PAIS DELA,E STAMOS SEPARADOS A ALGUNS DIAS E ORO A DEUS PELA RESTAURAÇÃO POIS NOS AMAMOS MTO E EU CREIO QUE ELA É MINHA VAROA POIS DEUS JÁ PROFETIZOU ISSO ,FOI CONVENIENTE TER FEITO FOTO ?GRATO FICA NA PAZ E DEUS O ABEÇÕE.

    1. Flávio, Deus não necessita de votos para abençoar as pessoas. Ele abençoa antes que necessitemos. Se essa união é santa (sem pecado) ela é do agrado de Deus e Ele pode abençoá-los apenas com oração. Caso contrário, com voto ou não, Ele nada fará.

    1. Anna, não aconselho que se faça votos com Deus, pois Ele não precisa disso para nos abençoar. Na verdade, Deus está nos abençoando o tempo todo, independentemente de merecermos ou não.

      Simplesmente tenha seu coração no Senhor, no que Ele é, e tudo que você necessitar lhe será concedido. Sem voto, sem promessa.

      “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl 37:4)

  71. A Paz do Senhor Pastor.
    No Dia em que minha filha ia nascer, eu fiz um voto com Deus que nunca mais jogaria Computador, pois eu tive um sonho na noite passada com minha esposa e minha filha morrendo. Entao fiz esse voto com Deus, la no hospital, reconheço que fui precipitado. E hoje eu sinto muita vontade de jogar, pois tem horas vagas que eu nao tenho nada o que fazer. PAstor, satanas vai me acusar desse voto quebrado ?
    A Paz do Senhor

    1. Filha, Satanás pode até acusar-lhe sim, pois ele é o acusador de todos nós. Mas, por outro lado, Jesus é nosso advogado junto ao Pai. E foi Jesus quem morreu pelos nossos pecados e tem autoridade para nos perdoar de todos os pecados.

      Peça perdão a Deus pela bobagem que fez e seja livre. Cuidado, no entanto, porque jogos viciam. Mesmo os jogos online.

      Que o Senhor lhe abençoe no lar e na vida profissional.

  72. tenho uma grande preocupação dentro de mim quando era jovem morava ao pé duma tia que andou um pouco mal da cabeça e essa fraqueza dava-hle para fazer votos adeus eu como ouvia a comentar isso com a minha mãe, vinham- me também essas ideias ao servo uma delas era de não me casar vivi sempre com esta ideia mais tarde casei-me, e agora ando sempre com um peso na minha coesciencia que fiz algo errado contra adeus agradecia que me ajuda-se

    1. oi fiz uma promessa para minha amiga que daria um dinheiro a ela se minha mãe melhorasse porque ela estava internada ….e minha amiga por sua vez também me prometeu um favor mais ela não quer mais cumpri o favor que ela me fez mais quer que eu cumpri com a minha promessa dando o dinheiro a ela oque eu faço eu acho dissaforo mais ao mesmo tempo pensso que deus pode me castigar por isso sei lá …por que minha promessa foi com ele e não com ela oque eu faço,nem comigo ela quer falar mais mesmo assim ela quer o dinheiro..por favor me ajude

  73. Pastor, há alguns anos fiz um voto precipitado de só beijar alguem depois de casada. Estou arrependida, pois meu namorado não fez o voto e não concorda com isso. O que posso fazer? a Bíblia parece ser bem clara em Deuteronomios a respeito do cumprimento a qualquer preço dos votos feitos a Deus.

    1. Clara, no caso das mulheres o Senhor proveu ama solução para o voto impensado: seu pai poderá liberá-la dele:

      “Falou Moisés aos cabeças das tribos dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou: Quando um homem fizer voto ao SENHOR ou juramento para obrigar-se a alguma abstinência, não violará a sua palavra; segundo tudo o que prometeu, fará. Quando, porém, uma mulher fizer voto ao SENHOR ou se obrigar a alguma abstinência, estando em casa de seu pai, na sua mocidade, e seu pai, sabendo do voto e da abstinência a que ela se obrigou, calar-se para com ela, todos os seus votos serão válidos; terá de observar toda a abstinência a que se obrigou. Mas, se o pai, no dia em que tal souber, o desaprovar, não será válido nenhum dos votos dela, nem lhe será preciso observar a abstinência a que se obrigou; o SENHOR lhe perdoará, porque o pai dela a isso se opôs” (Nm 30:1-5).

      Seu pai tem autoridade de Deus para desaprovar seu voto e com isso você não pecará. Conte a ele o voto que fez e peça-lhe que o desaprove. Cuidado, porém, com votos e com beijos, pois há beijos que levam ao pecado.

  74. pastor tenho uma cunhada que fez um voto com Deus e nao cumpriu pois seu irmao estava naUTI e Jesus curou ele e ela disse que ia entrar na igreja de joelhos ou ia ficar 6 anos sem cortar o cabelo e eu me preocupo com ela pois nao cumpriu sera que Deus pode combrar dela isso??? ela me perguntou e eu nao soube responde-la se ainda tem que fazer seu voto ou nao, mis eu peço a Deus que perdoe Ela. o que eu devo dizer a Ela pastor??? obrigada por sua atençao que Deus te abençoe tremendamente em nome de Jesus…

  75. Pastor, me ajude!!
    Estou muito assustada, porque fiz uma promessa a Deus de que não cometeria um pecado que cometi novamente, e prometi que caso cometesse, ele poderia tirar a minha vida. Acontece que eu cometi novamente e agora estou com medo de Deus fazer “cumprir” a minha promessa. Não quero morrer!! E agora Pastor, o que devo fazer?

    1. Filha, Deus conhece nossa estrutura e sabe que somos pó. Sabe que somos como neblina que passa e se dissipa. Se o senhor fosse nos julgar segundo nossos pecados, não haveria nenhum sobrevivente na face da terra.

      Esses votos que fazemos são todos votos de tolo, porque somos incapazes de levá-los à frente, de cumprí-los integralmente. E, se por acaso, conseguimos cumprir, o fazemos debaixo de murmuração e tristeza. Isso também não agrada a Deus.

      Somente votos temporários, tipo fazer jejum por determinado tempo (curto) são possíveis de serem cumpridos. Votos por tempo indeterminado praticamente ninguem consegue cumprir. E Deus sabe disso muito bem.

      Portanto, peça perdão a Deus pelo seu pecado e também por ter feito voto infantil. Com certeza Ele lhe perdoará e não trará as consequências que você pediu sobre si mesma. Deus é misericordioso.

      “Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre” (1 Cr 16:34)

  76. Olá, boa tarde! A paz do Senhor! :)

    Pastor, fiz um voto há um tempo atrás de me manter virgem e nunca me casar.. É como um voto de castidade. Confesso que fiz isso mais pelo fato de só ter tido decepções amorosas que pelo fato de fazer algo realmente para Deus. Sou evangélica, batizada, ajudo todas as igrejas e me preocupo em fazer tudo de acordo com o que Deus quer. Estava realmente disposta a cumprir este voto pro resto da minha vida, mas me apaixonei por uma pessoa.
    Eu preciso de uma resposta de Deus pois não quero fazer algo errado e acabar magoando-O, pois acima de qualquer coisa O respeito muito desde criança.
    Confesso que foi um erro, um lapso de minha parte ter me antecipado desta maneira. Não estou namorando nem nada, pois primeiro quero saber se isso é algo de Deus ou não, pois o rapaz é uma pessoa direita e respeita a Deus também. Ao mesmo tempo não quero pecar por causa desse voto que fiz.

    Peço sua ajuda. Deus te abençoe muito pela atenção.

    Obrigada.

    1. Filha, não se preocupe quanto a isso. O Senhor já proveu a solução. Você poderá ficar liberada do voto por intermédio do seu pai ou do seu marido, quando se casar.

      Seu pai tem autoridade de Deus para desaprovar seu voto e com isso você não pecará se casar e ter sexo com seu marido. Conte ao seu pai o voto que fez e peça-lhe que o desaprove.

      “Falou Moisés aos cabeças das tribos dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou: Quando um homem fizer voto ao SENHOR ou juramento para obrigar-se a alguma abstinência, não violará a sua palavra; segundo tudo o que prometeu, fará. Quando, porém, uma mulher fizer voto ao SENHOR ou se obrigar a alguma abstinência, estando em casa de seu pai, na sua mocidade, e seu pai, sabendo do voto e da abstinência a que ela se obrigou, calar-se para com ela, todos os seus votos serão válidos; terá de observar toda a abstinência a que se obrigou. Mas, se o pai, no dia em que tal souber, o desaprovar, não será válido nenhum dos votos dela, nem lhe será preciso observar a abstinência a que se obrigou; o SENHOR lhe perdoará, porque o pai dela a isso se opôs” (Nm 30:1-5).

      Mas se seu pai não quiser opor-se ao seu voto, ainda assim há uma solução por intermédio do seu marido. No dia em que casar-se você contará a ele o voto e pedirá a ele que o desaprove. Ele também tem autoridade dada por Deus para opor-se ao voto da esposa. E com isso você não pecará.

      “Porém, se ela se casar, ainda sob seus votos ou dito irrefletido dos seus lábios, com que a si mesma se obrigou, e seu marido, ouvindo-o, calar-se para com ela no dia em que o ouvir, serão válidos os votos dela, e lhe será preciso observar a abstinência a que se obrigou. Mas, se seu marido o desaprovar no dia em que o ouvir e anular o voto que estava sobre ela, como também o dito irrefletido dos seus lábios, com que a si mesma se obrigou, o SENHOR lho perdoará” (Nm 30:6-8)

      Agora, o sexo fora do casamento, com ou sem voto, é pecado.

      Que o Senhor lhe abençoe e encaminhe sua vida afetiva e familiar. Que seu lar seja abençoado. Que seus filhos sejam frutos do Senhor e para o Senhor, é minha oração a seu favor.

    2. Obrigada, Pastor, mas Deus me mostrou que devo continuar com esse voto até o fim e farei isso :)

      Deus te abençoe pela ajuda e por responder!

      Obrigada!

  77. Paz i prosperidade querido pastor José Adelson, moro no maranhão e fiz um voto a mais ou menos um ano e meio, que iria fazer um consorcio premiado de uma moto e se fosse sorteado pegaria o dinheiro uns 7.300,00 reais e pagaria todas as minhas dividas limpando assim o meu nome, com o restante do dinheiro depositaria todo na casa do senhor onde ele determinasse.
    Foi um voto impenssado e imaturo de minha parte, paguei uns 4 meses e nao ganhei nada, depois fiquei sabendo que a empresa entrara em descredito com a população e que pessoas que estavam ganhando nao estavam recebendo os premios, decidi fazer outro voto que agora tenho certeza disso, mais tenho pesar pelo voto anterior, por favor me ajude.
    obrigado paz i prosperidade sempre!

    1. Vinícius, o seu problema principal não são os votos, seja o primeiro, seja o segundo.

      O seu problema é a falta de sabedoria, fazendo dívidas que não tem condições de pagar, fazendo consórcios com empresas sem crédito e outras coisas mais.

      Peça perdão a Deus pelos votos imaturos e peça-lhe também sabedoria para viver segundo suas posses. Peça com fé e Ele lhe concederá.

      Que o Senhor lhe abençoe com livramentos.

  78. Paz do Senhor?!Pastor ah três anos eu fiz um voto que se eu passasse no vestibular,passaria 4 anos sem cortar os cabelos ,só apararia 2 dedos por ano,até aí tudo bem,falta 1 ano e 3 meses para eu concluir o voto,mais está mim dando uma louca vontade de cortar os cabelos,assim como as outras pessoas eu fiz o meu voto num momento de euforia,assim não mim arrependo de ter feito o voto,mais é que eu não gosto de cabelos muito longos,e o meu esta quase passando das nádegas…aiai o que eu faço?obg bejuss e paz

    1. Suzany, não precisava ter feito o voto, mas já que fez e está conseguindo cumprí-lo, que bom.

      A parte mais difícil você já superou. Porque não esperar mais um pouco então? Falta tão pouco. Um ano e 3 meses passam rápido.

      Espere até lá, para você não ficar sentindo culpa depois, especialmente se vier alguma tribulaçãozinha ou provação. Porque elas vêm, sobre justos e injustos.

      Passe a prender os cabelos durante o dia, fazer tranças, essas coisas que as mulheres sabem fazer tão bem.

      O Senhor lhe abençoe com paciência.

  79. Pastor, meu sogro estava numa UTI há uns meses atrás, já estava desenganado do médicos, de tanto ver o seu sofrimento e do meu esposo, prometi a deus que teria um filho ainda esse ano (2010) caso ele melhorasse, e ele melhorou, saiu da UTI e está em casa, mas fui despedida do meu emprego agora em agosto, não posso pagar o que prometi a deus, sinto uma culpa enorme, estava desesperada, num momento de angústia e aflição, agora sinto uma dor no peito muito grande, a dor da culpa…o que faço ???

    1. Filha, não se preocupe, pois Deus é misericordioso, longânimo, bondoso e amoroso.

      Ter filhos não depende de você exclusivamente, mas sim do próprio Senhor. Não é você quem dará filho a Ele, mas o contrário. Ele é quem lhe dará os filhos. Com votos ou não. Com controle seu ou não.

      Tenha paz no coração e confie. Os filhos virão no tempo certo.

      “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta” (Sl 127:3-5)

  80. Olá Pastor !

    eu tenho 15 anos .. e eu ja “fiquei” com alguns garotos, mas eu nao gosto de ficar , pois eu espero um garoto de Deus que seja da vontade dEle.. mas sempre caio em tentaçoes e acabo “ficando” mais é raramente que isso acontece.. e eu fiz um voto a Deus que nao iria “ficar” com mais ninguém, só se for da vontade dEle.. mas depois de 4 meses acabei ficando 2 vezes com um gay, mais agora eu me sinto muito arrenpendida.. eu não consigo dormir, e sinto MUITA culpa dentro de mim, e eu ainda penso nele toda hora ;s;s o pior que eu fiquei uma vez com ele, pedi perdao a Deus e dps acabei fazendo de novo!! como faço para resistir as tentançoes?? o diabo vem tentando me derrubar , não só em tentaçoes, mas como na amizade tbm.. eu vejo muita falsidade, parece que nao tenho amigos de verdade, eu vou pra escola doida pra voltar pra casa, não me sinto bem com elas..e nas horas que eu mais preciso elas não estao ao meu lado, elas só sabem me criticar, me julgar, riam da minha cara quando eu paga mico.. e o ruim que eu nao falo nada, eu abaixo a cabeça.. e ainda tem a relaçao familiar.. meu pai é cheio de demonios no corpo e as vezes o diabo entre no corpo dele e começa a falar besteiras para mim.. como: “você é uma piran.., você não vai ser nada vida..etc..” e ainda ele me bate, e muito! eu sofro mt com isso.. as vezes da vontade de sumir , sei la!! minha vida tem virado de cabeça pra baixo! um dia na oração Deus falou atraves do Líder da igreja que Ele me colocou nessa minha familia para mostrar o quanto sou forte, e para eu nao me preocupar com o “casamento” (namoro) que eu vou ser mt feliz! .. mas qnd será que as promessas de Deus vai se cumprir na minha vida? eu dou um passo e caio 2.. eu nao sei mais oq eu faço! eu preciso e necessito de Deus na minha vida, eu preciso de FORÇAS!!! eu tenho que ficar “firme” no caminho de Deus , se cair nas tentaçoes e no pecado.. mas comoo Pastor ? obg, bjs!

    1. Filha, você é ainda muito nova e seu tempo de namorar e casar vai chegar.

      Fuja desses relacionamentos pecaminosos. Envolva-se mais com os jovens da sua igreja e menos com os “amigos” e “colegas” que não lhe entendem.

      E um segredo para você ser feliz em sua vida: Respeite os seus pais, mesmo eles não prestando. Mesmo eles dizendo essas coisas e lhe impedindo de fazer o que você gosta. Ore mais por eles e seje obediente e o Senhor é quem tomará suas dores e sua defesa.

      Está escrito na Bíblia Sagrada (e a Palavra de Deus não pode falhar): “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef 6:1-3).

      Que o Senhor tenha compaixão de você e lhe conceda direção e livramentos, assim como paz no coração, é minha oração a seu favor.

  81. Olà pastor , a 10 meses atraz eu me apaixonei por uma garota , E fiz um voto para Deus , que se eu lesse toda biblia ele fizese que se tornarce possivel que eu namora se ela eu ja estou em eclesiates , Confeço que as vezes pecava , mais me arrependia e recentemente tenho me esforçãdo muito para nao pecar , So que de uns tempos pra ca tenho certeza que eu quero me casar com ela , O que eu não intedo è q eu não consigo fazer pro greços com ela !

    1. Filho, Deus não viola a vontade das pessoas. Se essa moça não quiser nada com você, Deus vai respeitá-la, mesmo que você faça (e cumpra) mil promessas ou votos.

      O amor tem que ser expontâneo para ser gostoso. Amor forçado não tem gosto. Se tivesse jeito de forçar amor, Deus forçaria todos nós a amá-lo e nem precisaria Jesus ter morrido na cruz por nós.

      O que você pode fazer é orar para que o Senhor lhe conceda sabedoria junto a ela e também para que Ele mostre a ela as virtudes que você tem.

  82. pastor, sei q o sr. é um grande homem de deus e pode mim ajudar, pois eu vou fazer 4 anos q eu estou na igreja, mim libertei da bebida e das drogas, graças a deus mais tem um negocio pastor q eu as vezes eu tenho medo de cair, pois pastor a tentação é grande de mais, é no lado sentimental pois pastor sou casado e tenho medo de acontecer, dê eu trair a minha esposa, pesso ajuda pois a tentação é grande de mais por outras mulheres, obg e q deus te abençoe mais ainda.

    1. Bruno, a nossa (minha e sua) segurança é Jesus Cristo! Ele é a rocha onde estaremos seguros contra as tentações.

      Conheça mais a Jesus, por meio da leitura diária da Bíblia Sagrada, da meditação e da oração e você será guardado. Isso é o que eu faço e é o que eu aconselho que você faça também.

      O Senhor lhe abençoe.

  83. Ola pastor,
    Prometi a Deus que me casaria com a minha namorada (quando do principio do namoro), so que na altura eu nao conhecia bem ela. Agora depois de mais de 6 meses de namoro vejo que ela nao e´a mulher idial para casar comigo. Temos varias imcompatiblidads, sinto tambem que ela nao vai s tornar numa boa esposa. Agora pretndo me separar dela so que tnho medo de quebrar a promessa. O que faço pastor? me ajude

    1. Ernesto, quantas vezes nós prometemos coisas a Deus e não cumprimos? Incontáveis!

      Ele perdoa? Perdoa, é claro, se confessarmos que fomos tolos, fracos, infantis. Se dissermos que não temos estrutura para levar avante a promessa.

      O Senhor conhece nossa estrutura amado, e sabe que somos pó. Se Ele for levar ao pé da letra tudo o que dissermos, sem usar de misericórdia para conosco, nós já teríamos sido fulminados há muito tempo.

      Peça perdão a Deus. Peça perdão à sua namorada e tome logo sua decisão. Antes romper o namoro agora do que casar-se e passar a vida inteira lamentando-se. Agora ainda é possível a separação, pois vocês não estão ainda casados.

      Mas, depois de casados, isso não será mais possível. Divórcio é pecado.

      Fale a verdade para ela. Melhor o sofrimento agora do que uma vida inteira de sofrimento ao lado de um marido que não a ama, murmurador e infiel. “Como beijo nos lábios, é a resposta com palavras retas”. (Pv 24:26)

  84. Parabéns Pastor, Deus te abençoe muito.

    Passando por algumas perguntas aqui e lendo suas respostas (ministrações), pude ver o quanto Deus usa sua vida, que ministério lindo e abençoado. Mais uma vez parabéns e que Deus continue a usa-lo muito mesmo no vida de muitas pessoas.

    1. Muito obrigado, amado. Ao Senhor Jesus, toda honra e glória.

      Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas.

  85. Olá pastor.
    Fiz um voto com Deus, dizendo à Ele, caso se fosse a vontade dEle, e abrisse uma porta de emprego para mim, dizimaria 50% do meu primeiro salário à casa dEle.
    Isto é correto? Fiz algo errado? Não deveria ter feito? Comecei a ler alguns comentários e fiquei preocupada.

    A paz do Senhor.

    1. Laís, o dízimo é somente 10% do seu salário. O resto é oferta, a qual você é livre para dar o valor que desejar.

      Não se preocupe com essas coisas. Ao receber o seu salário, separe os 10% e ponha no gazofilácio como dízimo.

      Quanto à oferta, faça-a com o valor que quiser, porém com alegria no coração. nunca oferte nada ao Senhor com tristeza ou culpa, pois disso Ele não se agrada.

      Que o senhor lhe abençoe.

  86. Ola pastor sou joven tenho 19 anos,,,
    eu antes fazia muitas coisas eradas… bebia fumava usava droga… em certo tempo fiquei deprimido inicio de depreçao…

    prometi a deus que ia para de fumar cigarro, de usar drogas e de beber….
    fui frequentano a igraja…. mas com um tempo veio a recaida… um amigo meo me ofereçeo droga e fui… e usei quebrei… o voto ai eu chorei me arependi… ai passou o tempo usei di novo…..

    estou arependido nunca mais quero fazer isso mais tou comedo de um castigo de deus… ou eu perder minha salvaçao nao quero ir pro inferno por favor me ajude..

    1. Udson, Deus é longânimo, bondoso e misericordioso. Mesmo tendo caído várias vezes, busque ao Senhor e Ele lhe perdoará e lhe sustentará.

      Nunca saia da presença de Deus e você será vitorioso. Não se conforme com o pecado em sua vida e você será vencedor.

      Que a graça e a paz do Senhor esteja em sua vida.

    1. Denissin, perdoa sim, se você estiver arrependido.

      “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9)

  87. URGENTE
    pastor por favor me esclareca,qd eu tinha23 anos eu quase fiz sexo com o namorado da epoca,fiquei tao arrependida que prometi a deus q nunca manteria relaçao sexual antes de casar e se caso fizesse pedi que como castigo Deus nao permitisse que eu me casasse com a pessoa.Só que uma pessoa me disse que esse voto era antibiblico porque se fizer sexo tem que casar nao é verdade?,eu tenho 29 anos e continuo tentando manter o insano voto de castidade. Mas no caso de eu nao conseguir será que Deus vai me dar o castigo que eu pedi a ele?me arrependo hoje de ter feito esse voto pois tenho medo de cair em tentaçao e depois sofrer em ser abandonada sei que me precipitei muito pois acho que votei errado poderia ter pedido qualquer castigo mais eu fui pedir logo esse.Por favor me responda existe voto antibiblico?

    1. Eliz, o voto a Deus é uma instituição da Lei. Não precisamos fazer voto algum a Deus, pois o que Ele quer de nós é tudo. No voto entregamos parte de nós ou de nossos desejos. Mas no batismo entregamos tudo. Toda a nossa vida.

      Quem é do Senhor já não se pertence mais. Por isso voto é tolice. Deus quer de você tudo e não somente a castidade.

      E, simultâneamente, Deus quer dar-lhe tudo também, e não somente o casamento.

      Arrependa-se do voto que fez, peça perdão a Deus por essa infantilidade e certamente Ele lhe perdoará. Mas vigie, porque sexo antes do casamento é pecado. Com voto ou sem voto.

      E, caso você queira (não é preciso, mas caso queira) poderá contar a seu marido (quando casar) o voto que fez e ele terá poder para lhe anular o voto e Deus lhe perdoará. Isso está no livro de Números. Veja:

      “Porém, se ela se casar, ainda sob seus votos ou dito irrefletido dos seus lábios, com que a si mesma se obrigou, e seu marido, ouvindo-o, calar-se para com ela no dia em que o ouvir, serão válidos os votos dela, e lhe será preciso observar a abstinência a que se obrigou. Mas, se seu marido o desaprovar no dia em que o ouvir e anular o voto que estava sobre ela, como também o dito irrefletido dos seus lábios, com que a si mesma se obrigou, o SENHOR lho perdoará” (Nm 30:6-8).

      Que o Senhor lhe abençoe com paz no coração.

  88. Pastor,

    Preciso de sua ajuda.

    Fiz um voto a Deus, porem estou sendo muuuito tentada e foi dificil, tenho 17 anos e nunca havia ficado com ninguem, pois esse foi o meu voto, mas acontece que acabei ficando e agora estou desesperada, choro dia e noite e estou pertubada.,
    O quer eu faço, estou com medo do que Deus possa fazer comigo, ele me deu um bom emprego, e agora tenho medo de tira-lo de mim.
    PASTOR ME AJUDA, ORA POR MIM

    1. Viviane, guardar-se das tentações é bom e recomendável a todos que querem ter uma vida santa. Por isso é bobagem fazer votos quanto a isso, pois a santidade é exatamente o que Deus quer de nós.

      Peça perdão a Deus, tanto pelo voto quanto por ter ficado e tenha paz no coração. Já orei por você e creio que Deus está lhe contemplando com a misericórdia que só Ele tem: terna.

      Refugie-se no Senhor Jesus para vencer as tentações, filha, e nunca confie em seu poder e sua força contra o pecado. Só Jesus venceu todas as tentações. Nunca faça votos contra o pecado, pois é uma grande bobagem.

      Que a graça e a paz do Senhor esteja em seu coração.

  89. Vanessa, Deus nunca pediu votos a ninguem. O Senhor não é carrasco para deixar alguem doente por causa de algo que Ele não pediu e nem pedirá.

    Jesus mesmo lembra que o que Deus quer é que se pratique a misericórdia e nunca o sacrifício. Deus se agrada mais quando um pecador se arrepende do que com alguem que se acha justo e puro: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Mt 9:13).

    Você errou ao fazer esse voto bobo, infantil. Agora peça perdão a Deus por isso e fique livre para tratar do seu cabelo.

    Corte só as pontas para restaurar a força deles e eles voltarão a ter saúde. Faça isso uma vez por mês e logo você verá que mesmo compridos eles estarão saudáveis novamente.

    Que o Senhor lhe abençoe com paz no coração.

  90. oi pastor fiz um voto de ficar ate setembro sem cortar meu cabelo, mas só que meu cabelo está caindo todo e tenho que cortar. Nao sei o que faço porque nao quero quebrar meu voto com Deus, mas preciso cortar o meu cabelo.

  91. Pastor,
    Fiz um voto num momento de muito desespero, mas consciente do quanto seria sacrificante cumpri-lo. Deus me abençoou, mas não consegui levar meu voto adiante, voto este referente a um mandamento. Será que o Senhor tirará de mim a benção concedida?

    1. Maysa, se Ele vai retirar a bênção eu não sei. Mas sei que Deus é bondoso, compassivo, longânimo, misericordioso, amoroso. Meu conselho é que ore pedindo perdão pelo bobagem de fazer voto com quem é abençoador por natureza e pedindo-lhe que tenha misericórdia de você, pela sua fraqueza e tolice.

      Que o Senhor lhe abençoe e guarde.

  92. Aline, se vai ser castigada eu não sei. Isso só o Senhor pode dizer.

    Eu sei sim, que Ele é um Pai misericordioso e que conhece nossas iniquidades e mesmo assim nos abençoa e perdoa.

    “O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103:8-14).

    Peça a Ele perdão e misericórdia e peça também sabedoria para não fazer votos tolos.

  93. Rhavena, sinceramente, a sua atitude melhorou a situação em alguma coisa?

    Posso te assegurar que não! Se melhorou, é momentâneo, passageiro. Só o amor é que tem o poder de mudar o caráter de alguem. Seu padastro jamais mudará por causa de broncas, seja lá de quem quer que seja.

    E se sua mãe der um ultimato nele, a seu pedido, você corre o risco de ter que aceitar sua mãe morando com você pelo resto da vida dela.

    Olha, filha, nossa luta não é contra carne e sangue, mas sim contra os principados e potestades celestiais. Você tem é que dar bom testemunho de vida cristã e orar pelo seu padastro, interceder por ele, abençoar a vida dele.

    Volta lá e pede perdão a ele. Faça o que Jesus mandou:
    “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt 5:44-48)

  94. Pastor.

    Fiz um voto com Deus a muito tempo que excluiria meu orkut e nao faria mais, fiz por fazer sem pedir nada em troca. Mesmo por que sei que Deus nao se permiti barganha, é falya d erespeito. Enfim.
    Agora eu senti vontade e necessidade de fazer um orkut, por causa de parentes muito longe, que nao conseguiria ter contatos se nao fosse o orkut.

    Será que vou ser castigada por isso??

  95. ola a paz do senhor pastor
    eu queria fazer uma perguntar:
    minha mae e casada com um homem muito implicante que maltrata ela,ditador de regras agente nao pode bater na porta que ele começa xingando antes de abrir a porta fala palavroes horrivel e depois olha pro cao dele,mais ele faz isso pra nus sentirmos mau, ele ja fez isso muitas veses mais sempre relevei pois sou evangelica, nunca falei nada,mais uns dias atras ele fez isso com meu marido e ele ficou bastante irritado, e eu fui falar com meu padrasto e disse que isso nao era certo,perguntei pra ele e se fosse meu filho atras da porta pois ele nem a porta tinha aberto,meu filho ia ouvir ele xingando desse jeite, estou me sentindo muito mau de ter falado,mais se eu nao falasse ele ia repetir sempre,minha mae nao fala nada ela diz que e defeito dele e pronto,fico triste com a atitude dela ela prefere deixar ele fazer o que quer tratando as pessoas como lixo,so quero saber se eu pequei reprendendo ele pois ele ficou super irritado,minha mae nao diz nada eu ja tinha dito a ela e ela nao fez nada prefere nao se intrometer acho que isso chegou a esse ponto por que ela permitiu, a mulher sabia edifica sua casa e a tola derruba.tenho de pedir perdao a meu padrasto por ter repreendido ele? sendo que ele nao respeita nimguem

  96. Filha, Deus nunca pediu votos a ninguém e nunca irá pedir isso. Deus é abençoador por natureza e não faz trocas com as pessoas. Pensar que Deus exige sacrifícios ou renúncias para abençaor alguém é ver o Senhor como alguém menor.

    A pessoa faz votos e depois fica exigindo que Deus cumpra o que ela pediu. Isso é inverter as coisas. Exigir de Deus algo que Ele não prometeu é por Deus a seu serviço, fazer de Deus uma espécie de “gênio da lâmpada” que tem que cumprir suas vontades.

    Quer ser abençoada em algum plano ou negócio? Ore. Peça. Bata. E creia.

    “Qual dentre vós, tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer. E o outro lhe responda lá de dentro, dizendo: Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar; digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade. Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Lc 11:5-10)

  97. oi Pastor
    queria que me tirasse duvidas sobre votos com Deus,

    Ontem conversei com meu namorado e resolvemos fazer um voto para um negocio que vamos tentar abrir dar certo, mas nao decidimos nada.
    Hoje qndo fui tomar banho para ir trabalhar pensei numa coisa que gosto muito de fazer e disse que me privaria disso se o negocio desse certo, na verdade so pensei nessa possibilidade.
    Isso também seria um voto a Deus?

    por favor me responda !

  98. Filha, Deus nunca pediu votos a ninguém e nunca irá pedir isso. Deus é abençoador por natureza e não faz trocas com as pessoas. Pensar que Deus exige sacrifícios ou renúncias para abençaor alguém é ver o Senhor como alguém menor.

    A pessoa faz votos e depois fica exigindo que Deus cumpra o que ela pediu. Isso é inverter as coisas. Exigir de Deus algo que Ele não prometeu é por Deus a seu serviço, fazer de Deus uma espécie de “gênio da lâmpada” que tem que cumprir suas vontades.

    Quer ser abençoada com um emprego ou o sustento? Ore. Peça. Bata. E creia.

    “Qual dentre vós, tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer. E o outro lhe responda lá de dentro, dizendo: Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar; digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade. Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Lc 11:5-10)

  99. A paz do Senhor, Pastor.

    Estou desempregada a uns 2 anos quase, e queria fazer um voto com Deus, para que a porta de emprego se abra, porém não sei como fazer isso, já que o Dízimo já é dele.

    O que posso oferecer a ele? Como faço esse voto.

    Obrigada pela atenção, e aguardo sua resposta.
    Fique na paz.

  100. Marta, realmente isso não é normal. Seis anos de namoro e ainda não foi à casa dele? Não conhece sua mãe? Seu pai? Seus irmãos?

    Muito estranho! Não se conforme com essa situação, pois pode ter algo de grave aí.

    Deus lhe abençoe e guarde de todo mal.

  101. boa noite pastor estou namorando com um rapaz a 6 anos maisnão conheso a familia dele gostaria muito de poder conheser amãe dele mais toda vez que eu peço pra ele mim leva na casa dele ele muda de assunto diz que agente ta bem assim mais eu tenho fala do com a mãe dele por telefone mais eu quero que ele mim convide o que devo fazer pra que ele mude essa atitude

  102. Ola pastor eu queria fazer -lhe uma pesgunta .
    como eu saio de um vício?
    tenho lutado muito para sair mas… sempre eu acabo pecando . Calma se o Sr. estiver achando algo pesado um vício de Drogas. não! é a masturbação.
    como eu devo parar eu estou nisso á 5 anos e não concigo me libertar e eu quero me libertar é difícil.
    o que o Sr. me sujere afazer?
    outra coisa, todas as vezes que eu caii em tentação
    e pedi perdão a DEUS ele poderá ter me perdoado ?
    a guardo a sua resposta obrigado e Bom Dia.

  103. Mateus, como posso lhe ajudar? Você pecou e para o pecado só há um remédio: o sangue de Jesus Cristo!

    Arrependa-se, peça perdão a Deus e tenha paz no coração, sabendo que o Senhor é misericordioso e que não nos trata segundo o que merecemos.

    Deus sabe que você é fraco e Ele tem misericórdia dos que o temem e reconhecem seu pecado:

    “O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103:8-14).

    E, se ainda assim, o Senhor quiser tirar-lhe algo, Ele tem esse direito, porque o que você precisa mesmo é só do perdão de pecados. E isso você já tem. O resto é resto e sua alegria não pode ser menor se perder algo sem importância. Seja o que for, tudo é nada diante da graça de Deus que lhe foi dada lá na cruz do Calvário.

    Em tudo dê graças a Deus, filho, e você será bem-aventurado.

  104. Pastor,fiz uma promessa para Deus e não consegui cumprir, mas eu falei se eu não cumprisse ele poderia tirar uma coisa de mim,e agora será que ele vai tirar?Mas eu perdi perdão, e agora?me ajuda por favor eu estou com medo.

  105. Daiane, se Deus perdoa até assassinato de criancinhas, não vai perdoar uma tolice sua? Você está arrependida do voto que fez? Se está, ore confessando a Ele, que você fez um voto tolo e peça-lhe perdão. Peça-lhe que não retire sua bênção e seja feliz.

    Mas, filha, procure ler mais a Bíblia para conhecer melhor o caráter de Deus. Ele não precisa de voto para abençoá-la em nada. Deus é Pai, Deus é amor.

    Que a graça e a paz esteja em seu coração.

  106. oi pastor fiz um voto a Deus que se ele me abrisse a porta de emprego que queria, não iria usar mais calça. Porém não estou me sentindo muito bem de saia, tenho medo de usar calça e Deus fazer com que eu perca meu emprego. Me ajude, estou preocupada. será que vou deixar de receber as bençãos de Deus?

  107. Pastor, preciso de um conselho seu, estou noiva, meu noivo é evangelico e eu tambem, mais não somos da mesma igreja, e moramos distantes um do outro, nos vemos umas 2 vezes na semana, quando não só no domingo, só que pelo pouco que a gente se vê ele quase não liga pra mim, as vezes passa dois dias sem me ligar, já falei com ele e ele diz que é pq não gosta muito de falar ao telefone, mais o senhor deve saber como são as mulheres, precisamos de atenção, de cuidado e as vezes sinto falta disso e isso disperta em mim muita insegurança, medo de que ele não gosta de mim, por isso não me liga, de que não sente saudades. quando está comigo ele é atencioso, me trata bem, o unico problema é esse, estou com ele a 1 ano e 1 mes, e venho suportando isso, fico muito deprimida com essa situação, pq sou naturalmente insegura, tenho orado a Deus, pra ele me tratar dessa insegurança, estou em uma oração de 21 dias para isso e hj foi o primeiro dia e está sendo horrivel, estou super mal, já pensei em terminar tudo com ele, mais eu não entendo ele pastor, não sei se estou sendo injusta se esse é mesmo o jeito dele, ou se ele realmente não gosta de mim, temos planos de casar, e quero casar com uma pessoa que realmente me ame, o que o senhor acha da minha historia me ajude

    1. Filha, se você não estiver bem segura do amor de seu noivo, melhor aguardar, pois um casamento é para sempre. Enquanto estão na fase de noivado é possível fazer avaliações e mudança de planos, mas depois de casados, essa opção já não existe mais. Noivados podem ser dissolvidos, mas casamentos não. Casamento é indissolúvel.

      Seja sincera com seu noivo. Melhor conhecer a realidade agora do que depois, quando não há mais solução. “Como beijo nos lábios, é a resposta com palavras retas” (Pv 24:26).

      Que o Senhor lhe conceda palavras de sabedoria, brandura, mansidão, mas também coragem para expor todos os seus sentimentos ao seu noivo. E que ele lhe entenda e tome uma posição a favor do seu casamento, é minha oração a seu favor.

  108. Cristiano, se Deus vai lhe tirar essa aprovação ou não, isso eu não sei. Só Ele sabe!

    Mas, se você não decidir-se a parar com esse pecado, buscando ajuda com o Senhor, você mesmo vai perder a aprovação que tanto busca, por causa da angústia em que anda.

    Filho, reconheça que você é fraco contra o vício, é impotente frente à sua própria carne, e passe a buscar ajuda com o Senhor.

    Imponha-se mais uma disciplina no seu currículo de estudos diários: Ler pelo menos 1 capítulo da Bíblia. Orar e meditar naquilo que leu.

    Deixe que a Bíblia seja seu alimento, não para o intelecto, mas para o espírito. E você verá como as coisas mudarão em você, trazendo-lhe mais paz no coração e mais resistência contra o pecado.

    Que Deus lhe perdoe e lhe conceda vitória e perseverança, é minha oração a seu favor.

  109. Estou angustiado e com medo de não passar em uma prova que farei no final do ano.Isto por causa de um problema que venho enfrentando:a masturbação.Estou preocupado, vivo me castigando.Quero parar de me masturbar.Pesso conselhos!Será que Deus tiraria a minha aprovação nesta prova que farei?Vivo pedindo perdão pelo memso erro.

  110. Cristiano, Deus é amor e entende perfeitamente nossas fraquezas e erros. Mesmo aquelas atitudes que são de boa intenção, mas da forma errada.

    Por isso, amado, não se preocupe em demasia com isso. É claro que Deus sempre esperou de nós que o amemos de todo o nosso coração, de toda a nossa força, com toda a nossa alma. Toda significa toda mesmo, sem excessão.

    Deus não quer de nós somente 1 hora por dia, mas todas as horas do dia. A alegria de Jesus é o temor de Deus. Ele se deleitava no temor do Senhor (Is 11:3). E é isso também que deveríamos estar fazendo.

    Claro, que isso não significa que vamos parar de estudar, de trabalhar, de viver nossa vida diária. Nada disso. Mas significa que em tudo o que fizermos, seja para alegria do Senhor.

    Nem sempre você conseguirá tirar 1 hora por dia para ler a Bíblia, orar, meditar e louvar. Mas em compensação, seu coração poderá estar durante todo o dia colocado nele. Ele será o pano de fundo em tudo na sua vida. Isso é adoração em espírito e em verdade.

    Peça perdão a Deus por esse voto infantil e ponha toda a sua alma no Senhor.

    “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4:24).

  111. OI meu grande amigo. Eu quero corrigir o que escrevi anteriormente. Fiz um voto de me dedicar a Deus uma hora por dia, porém tenho sentido que não preciso fazer este voto. Tenho me sentido incomodado. Percebo que a dedicação tem que ser por vontade e dedicação e não por voto. tenho medo de não agradar a Deus com o voto que fiz. Na sua opinião, o que eu deveria fazer?Grande abraço.

  112. Johnny, ore por eles. Ponha-se na brecha a favor deles. Seja um fervoroso intercessor por eles.

    Isso é o suficiente.

    Que Deus lhe abençoe e guarde.

  113. PR: JOSE ADELSON

    QUE DEUS TE ABENÇÕE

    EU SEI QUE SATANÁS ESTA CEGANDO ATÉ OS CRENTES, MAS COMO POSSO AJUDAR ESTA ALMAS UM HOMEM DE DEUS DE ALTAR QUE FAZ PARTE DA IPDA DE CANDEIAS BAHIA DISTRITO DE PASSÉ, QUE ESTA PRESTE A CASAR ESTA DORMINDO NA CASA DA SUA NOIVA, MORA ELA É SUA IRMÃ. AMADOS PASTOR NÃO ESTOU FOFOCANDO NEM DENEGRINDO IMAGEM DELE, ENTRETANTO A MINHA PREOCUPAÇÃO COM SALVAÇÃO DA SUA ALMA, POIS JA PRESENCIE VÁRIOS CASAIS CRISTÕES VIVEREM AMIGADOS PRATICANDO A FORNICAÇÃO , DEPOIS CASAREM CAINDO NA CARNALIDADES.
    O DIABO ESTA COM PLANO DIABOLICO ARMANDO LAÇOS PARA QUE ESTE CASAL SUJEM NA IMORALIDADE SEXUAL, PASTOR NÃO PODE DORMIR COM SUA NOIVA SEM ESTAR CASADO ISTO GERA MAL IMPRESÃO, E OS CRENTES DIFAMAM , NESTE ÍNTERIM SE CASAM COITADO DE JEOVA NISTO NO FINAL “O POVO” DIZ QUE TUDO É PERMISSÃO DELE, , DIZEM QUE VASOS USADOS PELOS ESPIRITOS SANTOS CONFIRMARAM ESTA UNIÃO. NÃO ESTOU CONDENANDOS E NEN SOU JUIZ DISTO A BIBLÍA FALA QUE NÃO TEM PECADO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA, COMO POSSO FAZE-LO PARA AJUDA-LOS. ALMEJO LEVA UMA PALAVRA AMIGA É DIRECIONA-LOS CONFORME A BIBLIA, NÃO QUERO QUE O PRINCIPE DA PERSIA LEVE ESTA ALMA PARA O INFERNO, E OS ANJOS DECÍDOS FAÇAM BAGAÇOS NA VIDA SENTIMENTAL DELES. QUAL O PORQUÉ DELES AFIRMAREM QUE JEOVA ESTA NO NEGOCIO, A VAROA DISSE QUE CONFIRMO ATRAVES DE VASOS ESTA UNIÃO, EU SEI QUE DEUS AMA O PECADO MAS ABULMINA O PECADO, COMO FAÇO PARA AJUDÁLOS POIS AMO ELES DE CORAÇÃO, O MEU PAPEL E DE LUTAR PARA ESTA ALMAS SEJAM SALVAS, POIS A BÍBLIA DIZ QUE ”O CAIR E DO HOMEM MAS O LEVANTAR E DEUS’, QUAL O MELHOR CONSELHOS AJUDE-ME AMADO PASTOR POIS QUERO QUE DEUS SEJA FORTALECIDO E SEU NOME GLORIFICADO, LINDO E MACULO NESTA HISTÓRIA, TODOS NOS SOMOS PECADORES JESUS NÃO TEM CULPA DE NADA :SHALOM

  114. Cristiano, ler a Bíblia todos os dias é dever do cristão. Não precisa de voto para isso, mas sim de decisão e perseverança.

    Que Deus lhe abençoe trazendo-lhe revelações e ensinos diários.

    “Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra. Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei” (Sl 119:17,18).

  115. Mikaely,

    lembre-se que Deus é soberano e não aje segundo nossas cobranças, imposições ou vontades.

    Se você faz um voto (desnecessário, por sinal, porque Deus nunca pediu votos a ninguém) e exige que Deus cumpra o que você pediu isso é inverter as coisas. Exigir de Deus algo que Ele não prometeu é por Deus a seu serviço, fazer de Deus uma espécie de “gênio da lâmpada” que tem que cumprir suas vontades.

    Quer fazer a vontade de Deus? Quer ter respostas de Deus? Faça o que Ele mandou simplesmente. Ame-O de todo o seu coração e ame ao seu próximo. Pregue o evangelho e vida viva exemplar.

    Aí sim, você ouvirá a Palavra de Deus todos os dias de sua vida.

    Deus não pede votos, filha. Muitas vezes o silêncio de Deus já a resposta dele.

    Que o Senhor lhe abençoe concedendo-lhe graça para fazer o que Ele já lhe mandou fazer: anunciar o evangelho a toda criatura. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16:15,16).

  116. Fiz um voto de ler a Bíblia uma hora por dia, pela manhã.O que acha deste voto?Será que estou errado, já que é uma pratica do Cristão ler a palavra de Deus?Agradeço a sua colaboração!

  117. Pastor!
    Quando fazemos um sacrifício, consagração, jejum, orações e votos, para algo que ajudará tanto a vc quanto ao povo de Deus (Igreja) e aos ímpios, por que Deus não concede? Ou fica em silêncio?
    Sendo que eu tenho fé extrema de que isso irá acontecer!

    E na biblía diz que a fé move montanhas, e pela fé nós seremos salvos, e se cremos acontecerá. Também Diz : Clama a mim, responder-te-ei , anunciar-te-ei coisas firmes e fortes que não sabes.

    E diz que Deus é poderoso para cumprir, e que nós cumpramos os nossos votos, e pq da parte dele fica às vezes sem a respostas?
    Sendo que a biblia tbm diz que Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. E ainda que nós falharmos, ele não falha e cumpre e sua palavra?

    Eu queria tirar minhas dúvidas a respeito de Votos, como Ana fez, entre outros personagens da Biblia. O Senhor poderia me esclarecer, por gentileza? Obrigada!

  118. Kátya, Deus não necessita de votos, promessa ou sacrifícios para curar alguém.

    Por isso, se você não conseguiu cumprir seu voto (tolo, por sinal), arrependa-se de tê-lo feito num momento de fraqueza, peça perdão a Deus e receba paz no coração.

    E glorifique ao Senhor pela cura de seu irmão.

    Que a graça e a paz do Senhor esteja em seu coração, hoje e sempre.

  119. Pastor, eu fiz um voto pra nao beber nunca mais. Pra começar eu nao sou alcoolatra, bebo uma taça de vinho no jantar, ou qualquer drink em um aniversario por exemplo. Eu queria a confirmaçao de que o meu irmaozinho nao tinha uma doença muito ruim… e as probabilidades eram de 99,99%.
    Graças a Deus, o meu irmaozinho è um milagre de Deus!! Os resultados dos exames deram negativos a 100%. O problema è que eu nao consigo parar de beber de uma vez…
    Me sinto em culpa com Deus, e tenho medo que ele me castigue, ou castigue o meu irmao…. Eu nao vou me perdoar!!!! Mas Deus, me pode perdoar?

  120. Ola pastor gostaria muito de poder engravidar tenho dificuldades ,gostaria de saber como faço um voto a Deus….Obrigado

    1. Ellen, Deus não precisa do seu voto para dar-lhe filhos. Deus é amor e tem poder para dar-lhe quantos filhos você desejar. Não faça votos porque você ficará presa por toda a vida. A coisa mais preciosa no Cristianismo, depois da nossa salvação, é a liberdade que temos em Jesus Cristo. Foi para a liberdade que Ele nos libertou.

      Eu nunca fiz voto e não aconselho ninguém a fazer. Quando desejo algo de Deus, eu oro e confio que se for o melhor para a minha vida, e se meu pedido for segundo a vontade dele, Ele irá me conceder.

      Ore a Deus, peça com fé e descanse nele. Tenho visto dezenas de mulheres que não tinham filhos e foram abençoadas depois da oração. O Senhor pode lhe conceder o mesmo. Já orei por você e creio na ação de Deus.

      “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Rm 15:13).

  121. João Oswaldo, eu oro para que esse casal seja feliz e glorifique a Deus todos os dias da sua união.

    Mas volto a lhe dizer: não há base bíblica para dizermos que esse casamento foi pre-determinado por Deus. Os noivos é que assim escolheram e não há nada de errado nisso.

    Mas, se amanhã ou depois, quando as crises surgirem (e todo casamento tem crise) não venham a dizer que Deus é culpado. Não! A vontade de deus para os casais é uma só: que se amem. E, pelo amor, todas as crises e divergências sejam superadas.

    Filho, o rapaz e a moça escolheram casar-se e irão fazer aliança entre si. Portanto, também compete a eles escolherem continuar juntos quando vierem as dificuldades, os desentendimentos, as atitudes de egoismo e não de amor. Deus estará sempre presente para ajudá-los, mas compete a eles buscarem essa ajuda. Não se iluda quanto a isso.

    Que o Senhor abençoe a todos.

  122. GOSTARIA DA SUA OPNIÃO ESPIRITUAL GRANDE AMIGO JOSÉ ANDELSON, DEUS TE ABENCOE E JESUS TE ILMINE

    TESTEMUNHO : TUDO INDICA QUE ISTO VAI ACONTECER LAÇOS MATRIMONIAS IMEDITOS
    AGRADECIMENTOS PELO MATRIMÓNIO QUE JÁ DEU TUDO CERTO NO ÍNCIO DE 2009. QUERO AGRADECER OS INTERCESSORES E O PASTOR DESTE SITE : ISTO FOI CONFIRMADO ATRAVES DE PROFECIAS BÍBLICAS É PELO DONS DE REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, PROFECIA DO LIVRO DE DANIEL 2:22 ELE REVELA O PROFUNDO E ESCONDIDO O QUE ESTA TREVAS MOSTRA LUZ”OS VASOS DE DEUS. POIS A JOVEM EDIENE ( APELIDO DE FIGUINHA) MORADORA DA JABEQUARA DA AREIA DISTRITO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE BAHIA/BRASIL QUE FAZ PARTE DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR, VAI CASAR IMEDIATAMENTE NÚMEROS 23: 19 “” JEOVAH NÃOÉ HOMEM PARA QUE MNTA NEM FILHO DO HOMEM PARA SE ARREPENDER” COM O PASTOR AFRO-DESCENDENTE JOSIEL UM GRANDE HOMEM DE DEUS DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR, ELES ESTÃO FAZENDO CHÁ DE CASA, E JA TEM O SEU PRÓPRIO TERRENO, ELA ESTA FAZENDO CURSO DE PARA SER PROFISSIONAL NA AEREA. AMÉM QUE SEJA FEITA A VONTADE NO CÉU E NA TERRA. ESTE PASTOR DEUS A PALAVRA QUE VAI CASAR COM ELA, ELA TOTALMENTE APAIXONADA POR ELE. ELES NÃO SÃO CRENTES MENTIROSOS, FALAM A VERDADE.AMÉM

  123. TESTEMUNHO : TUDO INDICA QUE ISTO VAI ACONTECER LAÇOS MATRIMONIAS IMEDITOS
    AGRADECIMENTOS PELO MATRIMÓNIO QUE JÁ DEU TUDO CERTO NO ÍNCIO DE 2009. QUERO AGRADECER OS INTERCESSORES E O PASTOR DESTE SITE : ISTO FOI CONFIRMADO ATRAVES DE PROFECIAS BÍBLICAS É PELO DONS DE REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, PROFECIA DO LIVRO DE DANIEL 2:22 ELE REVELA O PROFUNDO E ESCONDIDO O QUE ESTA TREVAS MOSTRA LUZ”OS VASOS DE DEUS. POIS A JOVEM EDIENE ( APELIDO DE FIGUINHA) MORADORA DA JABEQUARA DA AREIA DISTRITO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE BAHIA/BRASIL QUE FAZ PARTE DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR, VAI CASAR IMEDIATAMENTE NÚMEROS 23: 19 “” JEOVAH NÃOÉ HOMEM PARA QUE MNTA NEM FILHO DO HOMEM PARA SE ARREPENDER” COM O PASTOR AFRO-DESCENDENTE JOSIEL UM GRANDE HOMEM DE DEUS DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR, ELES ESTÃO FAZENDO CHÁ DE CASA, E JA TEM O SEU PRÓPRIO TERRENO, ELA ESTA FAZENDO CURSO DE PARA SER PROFISSIONAL NA AEREA. AMÉM QUE SEJA FEITA A VONTADE NO CÉU E NA TERRA. ESTE PASTOR DEUS A PALAVRA QUE VAI CASAR COM ELA, ELA TOTALMENTE APAIXONADA POR ELE. ELES NÃO SÃO CRENTES MENTIROSOS, FALAM A VERDADE.AMÉM

  124. PR. JOSE ADELSON
    EU FIZ UM SORTEIO ORANDO EM ESPÍRITO EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO PERGUNTANDO CONFORME ESTA ESCRITO NO LIVRO PROFETA DANIEL 2:22 “‘ ELE REVELA O PROFUNDO E ESCONDIDO O QUE ESTA TREVAS MOSTRA LUZ” QUE ATRAVES DE SORTEIO FOSSE RESPONDIDO ESTA PERGUNTA: SE O PASTOR JOSIEL DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR, JABEQUARA DE AREIA DISTRITO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE BAHIA/BRASIL VAI CASAR ANTECIPADAMENTE E IMEDIATAMENTE COM JOVEM EDIENE MORADORA DA JABEQUARA DA AREIA DISTRITO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE BAHIA/BRASIL QUE FAZ PARTE DESTA IGREJA , POIS ELE TEM VOTO DE FIDELIDADE NISTO COM DEUS NÃO SE ZOMBA É NÃO SE BRINCA ISTO É BÍBLICO, O SORTEIO CONFIRMO QUE SIM :ISTO TEM RESPALDO BÍBLICO ACONTECEU NO ANTIGO TESTAMENTO URIM TUMIN E NO LIVRO DE ATOS COM TROCA DE APOSTLOS, RESPONDA-ME ISTO VALIDADE BIBLICA, NÃO É ADVINHAÇÃO. QUAL A SUA OPNIÃO. AMÉM

    1. João, não há base bíblica para isso. A consulta a Deus por meio do Urim e Tumim foi instituido no Antigo Testamento, quando o Espírito Santo não podia habitar no homem.

      No caso em que os apóstolos jogaram a sorte para saber quem deveria substituir Judas, eles erraram por precipitação. Deus já tinha o escolhido, só que ele deveria ser revelado mais tarde: o apóstolo Paulo.

      Por isso não posso afirmar que essa “resposta” que você obteve veio de Deus, pois não é essa a forma que Deus trabalha.

      Que o Senhor lhe conceda graça para saber, em oração, qual é a vontade de Deus em todas as coisas.

  125. H.R, o voto que você fez foi um voto inútil e tolo, pois a vontade de Deus já é a indissolubilidade dos casamentos.

    Por isso, fique tranquila, pois Ele jamais iria castigá-la com isso.

    Ore e peça perdão a Deus, pedindo-lhe também que abençoe seu lar, seu marido e que lhes conceda que cada um possa ver as virtudes um do outro e possam amar-se e respeitar-se mutuamente.

    Procure informações sobre o curso “Casados Para Sempre” no endereço http://www.mmibrasil.com.br/

    Que o Senhor lhes abençoe e guarde de toda influência malígna.

  126. Olá faz algum tempo que eu aceitei Jesus e tomei consciência do que quero para minha vida. Eu fiz um voto para manter meu casamento, falei que iria parar de fumar, mas descobri que meu marido começou a fumar, achei um maço nas coisas dele e acabei voltando a fumar. Já fazia um ano que eu tinha parado e confesso com muito sacrifício, agora estou com medo que Deus me castigue e castigue com o meu relacionamento, sou fiel ao meu marido e o amo muito, estou desesperada. O que eu faço? Preciso muito da ajuda de algum Pastor.
    Obrigado.

  127. Pastor! Estou longe da Igreja já faz um tempo, recorro a Deus somente quando necessito e quero mudar isso, gostaria de fazer um voto com Deus e preciso de sua orientação urgente, pois ando muito depressiva e desanimada da vida, parece que quando as coisas vão dar certo acontece algo e perco a direção novamente. Por favor eu estou precisando muito. Obrigada!

    1. Filha, Deus não nos pede voto algum. O único voto que Deus quer de você é o seu batismo nas águas. Pelo batismo você diz ao Senhor que está decidida a morrer para o mundo e renascer para Cristo.

      Eu não faço votos, mas busco sempre, diariamente, a face de Deus por meio da leitura da Bíblia Sagrada e da oração. Veja minha posição a esse respeito na mensagem e nos meus comentários. Veja também as mensagens no site a respeito de desânimo.

      Já orei por você e creio no poder de Deus para reanimá-la e trazer ao seu coração a alegria da salvação. Leia o Salmo 51.

      “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti” (Sl 51:10-13).

  128. Pastor, ha anos fiz um voto de não me casar e me dedicar totalmente a obra de Deus, mas depois resolvi envesti em um casamento, e já tentei quatro vezes, e os quatros foram por água abaixo.
    Será que Deus está contra esse meu plano de se casar, e está frustando minhas tentativas?
    Embora tenho eu orado a Deus e pedido Seu perdão, e falei a Ele que eu tinha sido precipitado…
    o que o pastor acha desse meu problema? por favor me ajude.

    1. Flávio, Deus fez o homem e a mulher para casarem-se, formarem famílias, procriarem. Além disso, o homem começa fazendo a obra de Deus no próprio lar, quando ama a esposa e obedece aos mandamentos do Senhor.

      Por isso não creio que Ele esteja lhe punindo. Deus é longânimo e misericordioso. E mais: a Sua misericórdia não é irada, mas cheia de ternura.Provavelmente essas moças não viram em você a pessoa ideal para unirem-se em casamento. Mas não desanime, pois certamente há alguém que verá suas virtudes e se alegrará em estar casada com você, glorificando a Deus com uma bela família.

      Que o Senhor lhe conceda perdão e paz no coração. Que o Senhor mostre uma de Suas filhas a você e vice-versa, unindo-os em casamento e permitindo que você faça a obra de Deus a começar pela família, junto com a esposa.

  129. Quero fazer uma pergunta!

    Se eu tiver feito um Voto , e não compri porque não quiz… e o Voto era tipo assim …

    Ex: Se eu falar algum palavrão , o senhor me queima .

    E eu ter feito esse Voto 3 vezes e quebrado as 3 vezes ..
    O que podera acontecer?

  130. a paz do SENHOR gostaria de saber melhor sobre o escape que a mulher tem a respeito do voto não cumprido pois fiz dois votos a DEUS na hora de total desespero e não consegui cumprir e fico achando que estou sendo castigada por isso pois nada esta dando certo na minha vida

  131. Pastor amado e irmãos na fé do Sr. Jesus Cristo, estou terrivelmente encrencado, minha mãe morreu no ano passado e me deixou um terreno e uma casa em Nova Iguaçu no RJ, e eu fiquei com pena do meu ex padrasto e dei a casa que era da minha mãe para ele na seguinte condição: de ele cuidar da casa e nunca vender para ninguém a casa que pertenceu a minha mãe , fomos ao escritório do advogado e mandei que provedencia-se a papelada para a transferencia do imovel para o nome dele, nas condições citadas acima acontece que quando ele entrou no escritorio do advogado comigo para assinar o instrumento particular de cessão de direitos hereditarios para ele, eu não sabia que ele estava com um caso com a minha tia e de casamento marcado ele omitiu o namoro com ela com medo de eu não ceder a minha parte que me pertencia para ele, inclusive a suspeita de ele já estava aduterando com ela porque é muito estranho que com tres dias que minha mãe estava enterrada ele já estava saindo com ela na maior cara de pau sem nenhum respeita pela minha mãe que fez tanto por ele, e o advogado fez um contrato e colocou uma cláusula dizendo que eu tinha recebido 60. mil reais porque ningúem dava nada de graça, acontece que eu confiando no advogado assinei o contrato acreditando no advogado, ai fui pesquisar e descobri que o advogado mentiu para mim pois lendo e procurando na internet descobri que agente faz o que quer com o bem patrimonial que nos pertence, procurei o advogado para ele anular a cláusula ande diz que eu recebi tal quantia e ele diz que não dá para anular porque já estava assinado e eu assinei confiando nele pois ele é da igreja a onde minha esposa frenquenta e eu sou de outra denominação
    procurei outro advogado para obter mais informações e tomar providencias cabiveis anular o contrato e descobri que é muito dificil assinar o contrato, eu continuo disposto a ceder a minha parte na casa para o meu padrasto só para ter sossego e paz de espirito e conseguir assistir os cultos na igreija em paz pois não consigo tirar o maldito contrato da cabeça, ai então o advogado me orientou a dar queixa dele na OAB e depois coloca-lo na justiça, dar queixa na oab e facil mais conseguir um advagado para abrir um processo contra outro advogado é muito dificil, ninguém quer colocar um colega na justiça e eu tb não, mais sou forçado a tal coisa porque se não a minha familia é que vai ficar no prejuiza eu cumpro o que a palavra manda e ainda saio no maior prejuizo eu não entendo como uma pessoa que se diz amar tanto o nosso senhor Jesus Cristo faz uma coisa desta eu naquele momento eu estava muito depalperado emocionalmente e não vigie como manda o nosso Senhor Jesus estava muito abalado com a morte da minha mãe e confie porque a minha esposa disse que era para eu confiar pois ele era uma pessoa de tatal confiança porque ela era da igreija e que jamais faria mal a alguém agora não sei o que eu vou fazer, vou ter que dar queixa na oab e conseguir um advagado que processe ele e isso vai ser muito penoso para mim, não consigo encontrar uma saida para a minha situação, aqui senhores não dar para relatar toda a situação pois o problema é extenço demais para relator tudo, peço ajuda de todos vcs em oração para sair desta situação com paz e harmonia como manda o Sr.Jesus.
    OBRIGADO
    ore por mim e minha familia.
    Ps. eu esqueci de relatar que ele prometeu a minha tia que assim que eu passa-se para o nome dele ele venderia a casa para comprar outro em outro lugar.

  132. Pastor com pouco tempo que aceitei Jesus me pai foi desenganado pelos médicos e eu preciptadamente fiz voto com o Sehor pedi a Ele pra curar meu pai que nunca mais pintaria meu cabelo e nem alisaria e deus curou,quando vi já tinha falado a Deus; so que meu marido gostaria que eu me cuidasse logo no inicio meu marido não entendia ,pois não sabia do voto mas as vezes tenho vontade de pintar e fazer relaxmento ,mas se a mão de Deus pesar sobre mim de voto não cumprido ?

    1. Olha filha, seu marido tem autoridade para desfazer esse voto. Basta ele mesmo assumir o voto, não pintando, nem alisando o cabelo.

      “Porém, se fez voto na casa de seu marido ou com juramento se obrigou a alguma abstinência, e seu marido o soube, e se calou para com ela, e lho não desaprovou, todos os votos dela serão válidos; e lhe será preciso observar toda a abstinência a que a si mesma se obrigou. Porém, se seu marido lhos anulou no dia em que o soube, tudo quanto saiu dos lábios dela, quer dos seus votos, quer da abstinência a que a si mesma se obrigou, não será válido; seu marido lhos anulou, e o SENHOR perdoará a ela. Todo voto e todo juramento com que ela se obrigou, para afligir a sua alma, seu marido pode confirmar ou anular. Porém, se seu marido, dia após dia, se calar para com ela, então, confirma todos os votos dela e tudo aquilo a que ela se obrigou, porquanto se calou para com ela no dia em que o soube. Porém, se lhos anular depois de os ter ouvido, responderá pela obrigação dela” (Nm 30:10-15).

  133. Bruno,

    se o pai dela concordou com o voto, então não há como revertê-lo ou anulá-lo. Um voto só pode ser anulado pelo pai se ele decidir cumprí-lo no lugar da filha, o que nesse caso é impossível.

    Outra hipótese possível de anulação, é quando a moça se casa e conta ao marido o voto que fez. Aí o marido pode anulá-lo no dia em que ficar sabendo. Mas também nesse caso é impossível, porque para casar ela tem que noivar antes.

    “Quando, porém, uma mulher fizer voto ao SENHOR ou se obrigar a alguma abstinência, estando em casa de seu pai, na sua mocidade, e seu pai, sabendo do voto e da abstinência a que ela se obrigou, calar-se para com ela, todos os seus votos serão válidos; terá de observar toda a abstinência a que se obrigou. Mas, se o pai, no dia em que tal souber, o desaprovar, não será válido nenhum dos votos dela, nem lhe será preciso observar a abstinência a que se obrigou; o SENHOR lhe perdoará, porque o pai dela a isso se opôs. Porém, se ela se casar, ainda sob seus votos ou dito irrefletido dos seus lábios, com que a si mesma se obrigou, e seu marido, ouvindo-o, calar-se para com ela no dia em que o ouvir, serão válidos os votos dela, e lhe será preciso observar a abstinência a que se obrigou. Mas, se seu marido o desaprovar no dia em que o ouvir e anular o voto que estava sobre ela, como também o dito irrefletido dos seus lábios, com que a si mesma se obrigou, o SENHOR lho perdoará” (Nm 30:3-8).

    Amado, se ela fez esse voto, é porque essa era vontade dela. Algum motivo forte ela teve para fazê-lo. Então, não interfira, mas deixe-a cumprir o que prometeu a Deus. Enquanto isso, vocês podem ser amigos, preparando-se espiritual e financeiramente para o casamento tão logo termine o voto.

    Aproveite esse tempo para conhecê-la bem, sem as tentações e os pecados que os namoros de hoje em diante trazem a tantos jovens.

    Que o Senhor abençoe vocês com paz e alegria nos corações.

  134. Olá Pastor,
    Eu sou evangélico e me apaixonei por uma moça que conheci no colegial. Graças a Deus, ela era católica e agora se converteu ao protestantismo. Passei a me aproximar mais dela, e ambos gostamos um do outro. Porém… Descobri que ela fez um voto sério, e com a aprovação do pai, de não namorar até os 23 anos.
    Eu sei que ela toma o rumo da própria vida, mas há ainda alguma forma de o pai dela anular esse voto?
    Em várias situações na bíblia, decisões sérias foram mudadas quando as circunstâncias mudaram também.
    Eu preciso de uma luz sobre como conduzir de agora em diante, pois eu e ela temos 20 anos, e nisso, faltam ainda 3 anos para a conclusão do voto.
    Desde já, obrigado pela ajuda.
    A paz do Senhor sobre ti.

  135. Rafael, com relação a votos, minha posição está expressa na mensagem e nos comentários.

    Com relação ao pecado de fornicação, veja mensagens e comentários nas categorias: namoro e sexo.

    Que o Senhor lhes conceda libertação e arrependimento.

  136. Flauzineide, é essa sim, a resposta a você.

    Na Academia você pode ser luz e sal. Estando lá, não esconda de ninguém a sua fé. Não se envergonhe de Jesus, mas glorifique-O sempre que houver oportunidade.

    O Senhor lhe abençoe e direcione em seus projetos.

  137. Pastor Adelson, estou com uma pequena dúvida se a minha resposta é a que diz: ” Pode ser Que Deus te queira lá no meio dos eruditos…” só para lhe lembrar o meu pedido tratava do convite a fazer parte da academia…

    Me abençoe em nome de Jesus,

    Flauzineide

  138. Olá Pastor,

    Tenho 19 anos e tenho cargo (Diacono) em minha igreja, e estou namorando, porém acabamos deixando a carne falar mais alto e transamos, porem ficamos com a consciencia pesada, e fizemos um voto que iriamos ter ralaçoes sexuais somente após o casamento (que não esta perto), porém tornamos a transar…Sabemos que a palavra de Deus nos fala que “não ha força maior que não possamos suportar” porem não estamos conseguindo e sempre que possivel tornamos a transar… Precisamos de ajuda, mas de pessoa sabia e usada por Deus…nos ajude, o que devemos fazer?

  139. Mais uma Dvida pastor o voto tem valor, somente pela palavra pronuncida ante Deus ou apenas coma sicenridade e inteção real de coração. Se uma pessoa é induzida a fazer um voto, (algumas igreja e pastores tem esse costume de induzir), a pessoa está compromissada so por ter repetido aquela oração, ou voto é somente quando existe um compromisso de coração?

    Por favor me, responda isso tb, Estou sem paz! O que precisa para um voto valer diante de Deus? Pronunciarm ou se comprometer de corãção?

    Deus nos abençoe

  140. Pastor, eu não entendi a resposta, e acho que também não formulei bem a pargunta.

    Quando fazemos um voto, para sair de uma situação dificil, assim que acabamos de votar, vemos que votamos coisas demais e desejo voltar a atrás, em seguida (antes, bam antes de receber a resposta de Deus) e dizemos: Senhor, eu mantenho tais coisas que votei, mas aquela não. Dai passam-se os dias e a providencia de Deus vem. E eu mantenho somente aquilo que que disse que manteria. Deus vai requerer tb o primeiro voto, ou aceita a ratificação?

    Por favor me responda, estou muito angustiado. Temendo a punição divina, e ter que cumprir aquilao que eu vi que não queria mesmo votar ai Senhor. Me esclareça.

    Grato

    Netinho.

    1. Neto, Deus é amor, é bondade. Ele conhece tudo o que vai no seu coração, mesmo antes que você dissesse qualquer palavra. Ele conhece seu passado, seu presente e também seu futuro. Todos os seus dias estão diante dele. todos os seus pensamentos, mesmo os do futuro, já são conhecidos por Ele. Por isso, Ele já sabia da sua tolice, da sua fraqueza e também do seu arrependimento.

      Ore agora pedindo perdão e receba paz. E pare com essa bobagem de tentar conseguir as coisas com Deus por meio de votos. Busque a Ele em oração somente.

      Quanto à sua outra pergunta, se você comprometeu-se com seu líder, sem ser de coração, esse compromisso é com o homem e não com Deus. Dê a César o que é de César. Esforce-se, portanto, para honrar sua palavra com o pastor ou líder.

  141. Pastor,

    Fui revelada em oração que devo fazer um voto com Deus para que eu consigo afastar o mal do meu namorado e de meu relacionamento que anda conturbado e com muita dificuldade.

    pediram tb para jogar aguas abençoadas embaixo da cama dele pois ha algo muito forte querendo derrota-lo…

    mas pastor, não sei como fazer o voto e preciso muito de ajuda.

    Agradeço.

    1. Filha, isso não é bíblico e não vejo valor algum nessas coisas. Seu namoro é santo? Sem pecado? Se for e estiver tendo problemas, pode ser que esse rapaz não seja a pessoa certa para você e nesse caso o melhor é deixá-lo partir mesmo. Mas se seu namoro tem pecado, então arrependa-se e pare com essas práticas.

      “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37:5).

  142. Pastor,
    Ano passado, alguns meses antes de um concurso que eu estava para fazer, o Senhor me fez uma promessa de que eu passaria. Mas Ele não disse quando. E eu tentei ano passado e não passei. Então, esse ano fiz um voto de abstinência (de um pecado) e disse que se eu não o cumprisse que Deus poderia ainda não me abençoar este ano (2009). Lendo os seus comentários, aprendi que não deveria fazer voto com pecado, pois deveria ser uma decisão definitiva. E que cumprindo o voto ou não Deus não fica obrigado a me dar a benção que pedi. Mas não consegui cumprir o meu voto. Estou muito arrependida e sei que Deus já me perdoou, pois confessei imediatamente. Mas gostaria de saber se por eu não ter cumprido o voto, mesmo que eu decida cumpri-lo agora, se o Senhor vai cumprir a parte que eu determinei que Ele poderia fazer? Minha dúvida é: cumprindo ou não o voto, Deus não é obrigado a me atender no que pedi. Mas se eu não cumprir, eu O obrigo a não me dar a benção que pedi? E se Ele fosse me abençoar esse ano? Será que não vai mais porque não cumpri meu voto? Não cabe a mim dar liberdade a Deus para que me abençoe ou não.

    1. Filha, Deus é soberano e pode abençoar (ou não) quem Ele quiser, independemente de qualquer coisa. Podemos ver diariamente ímpios, vivendo em pecado, sendo “abençoados” materialmente. Deus faz nascer seu sol sobre maus e bons, sobre justos e injustos.

      Por isso, mesmo tendo fraquejado e caído em pecado, continue orando e pedindo a Deus que lhe abençoe. Mas ore também pedindo que seja feita a vontade Dele e não a sua, se assim for melhor. E não faça trocas com deus, por meio de votos, porque isso só traz sofrimento. Busque a Deus como a um pai, porque Ele é bom.

      Que o Senhor lhe abençoe com o melhor para sua vida.

  143. Peço perdão por ter me equivocado com o nome do senhor Pastor Adelson, desculpas ” errar é humano ” que Deus lhe abençoe cada vez mais…

  144. Depois de todos esses ensinamentos vindos de Deus através de um homem tão abençoado eu sei que esses votos que fazemos em horas de desesperos, é pouca fé, aprendi que devemos orar e esperar em Deus o mais ele fará. Mas gostaria de saber sua opinião pastor Adelmo, eu também já fiz votos cumpri alguns, outros não, na verdade tenho me privado de quase tudo que eu gosto é como se fosse uma forma de me punir e na verdade são coisas simples como: minha filha teve pisoríase fiz voto que se ela ficasse sarada eu renunciava às coisas que eu tanto gostava que era trabalhar com arte e cultura inclusive que renuciaría a aceitar o convite para ser membro da Academia de Letras, a minha filha está curada para honra e glória do nome de jesus, logo depois o convite chegou eu fiquei confusa eu queria tanto trablho com literatura e gosto desse trabalho a segui minha filha teve uma pequenq recaida eu achei que era por eu ter ficado confusa corri ajoelhei-me e reforcei o voto a posse é agora em março eu tenho pedido muito a Deus que tire do meu pensamento essa vontade para que eu fique em paz. Estou pedindo a Deus que use o senhor para falar comigo e ter dissernimento. Eu sei que Deus não castiga mas tenho receio e mesmo assim continuo com vontade de aceitar. Peço a Deus em nome de Jesus que tudo seja resolvido na paz do senhor .

    1. Filha, ninguém perde a salvação por causa de voto quebrado, pois a salvação é pela graça de Deus e não pela Lei. Cumprir voto é Lei. Quebrar voto traz tristeza ao nosso coração, mas não a perdição eterna. Somos salvos pela Graça, demonstrada na cruz do Calvário. Graças a Deus por Jesus Cristo!

      Sempre recomendo que não façam votos, porque Deus não pede voto a ninguém. Sendo nós pecadores Ele provou o seu amor por nós, porque agora Ele ficaria irado a ponto de nos tirar salvação por algo que é mais forte do que nós e que nunca foi pedido por Ele?

      Qualquer coisa que você necessitar, peça a Deus em oração, mas nunca em voto. E, se por algum motivo, você fez voto tolamente e não consegue cumprir, ore pedindo perdão e receba paz no coração.

      Quanto a esse convite, ore pedindo orientação. Peça a Deus que ponha luz na questão. Pode ser que Ele lhe queira lá, no meio dos eruditos, para ser sal e luz. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5:16).

  145. Bom eu queria fazer um voto com DEUS !!! mas sou tão pecador que me acho em um grau de inferioridade tremndo(muito pecado).Tenho medo de não cumprir e depois vier sobre mim a ira de DEUS,mas fico triste de não tentar.A questão é essa,é muito sério ficar nessa indecisão !!! Oque devo fazer antes desse voto?Será que ELE vai me atender?

    1. Filho, como você pode ver na mensagem, Deus não pede voto a ninguém. A única coisa que Deus quer é o seu amor, expontâneo, livre. Decida-se a amá-lo e isso basta.

      Que o Senhor lhe conceda pleno entendimento do grande amor que o Senhor tem por você, a ponto de dar Seu Filho amado, Jesus Cristo, em sacrifício, estando você ainda pecador.

  146. Pastor, a partir de quando um voto começa a valer? Se eu fizer um voto, caso receba determinada benção, mas em seguida me arrepender e disser: Senhor, eu não voto mais “aquilo”, voto somente “isto”. (isso em seguida, na mesma oração, antes de dizer amem). Deus aceita, ou uma vez que pronunciei o voto ja está valendo irrevogalvemente? (estou numa situação parecida)

    Se eu votar, de me abster de algo para o resto da vida, e eu por alguma motivo quebrar. Ao pedir perdão eu tenho que retomar o voto, ou estou liberado para ser mais consciente da proxima vez que votar algo? Haverá punição da parte do Senhor?

    Grato pela resposta.

    Netinho

    1. Amado, voto a Deus é coisa séria. Nunca faça votos antes de ter certeza de que é isso mesmo que você quer. E saiba de uma coisa: Deus não é obrigado a lhe conceder nada em troca do seu voto, principalmente se o pedido for contrário a vontade dele. Ore e peça perdão a Deus, pedindo-lhe também sabedoria.

      Que o Senhor tenha misericórdia de você.

  147. Pastor, eu conheço o meu Deus, e sei das maravilhas que ele pode fazer em nossas vidas, sei do amo que ele senti por todos nós, pois ele ja provou isso e nós prova a cada dia.
    mas eu estou muito envergonhado, pois fiz algo que desagradou o coração de Deus.
    tenho uma namorada, e ela também segue os princípios de Deus, temos planos de casar em breve, e ja estamos namorando a um bom tempo,
    os nossos desejos , nossa intimidade estar almentando cada vez mais, por pouco não fizemos algo de mas grave, mas o que fizemos sinto que entristeceu o coração de Deus.
    sinto ausencia do Espirito Santo de Deus.
    o que eu faço Pastor?
    Obrigado pela atenção!!

  148. Pastor, eu nasci no lar evangelico e com 18 anos mim afastei do caminho do Pai, e agora estou com 22 e estou voltando pra igreja de coração so q vem momentos de tristezas, angustias um vazio em mim q peço a Deus pra tirar e só fica na minha mente coisas pra mim pertubar o que devo fazer?

  149. Pastor,
    gostaria muito que me respondesse.
    Fiz um voto de abstinência ao Senhor até a data de realização de um concurso público. Isto desde dez/07. O concurso seria realizado em março. Porém até hoje o concurso não se realizou e não há previsão e está muito difícil de cumprir. Cumpri este ano todo. Não sei o que fazer. Fico com um peso na consciência! Obrigada. Vânia

  150. Pastor, o senhor disse a um rapaz que com pecado não se faz voto, concordo, mas quero fazer um voto de não me casar, ou não me envolver com ninguém, ou seja com moça ou mulher nenhuma, até o último dia de minha vida, independente de qualquer promessa de Deus feita á mim concernete à casamento, Ele recebe, me liberando de todas essas promessas?
    Pois se Ele está disposto à receber, estou disposto à ocerecer à Ele esse voto favorecendo o celibato em minha vida.
    Muitas pessoas em meu redor desejam que eu me case, mas eu não quero, pois desejo continuar sendo solteiro como sou até hoje, claro que, prevaleça a vontade de Deus para minha vida, mas se Ele aprova, como já disse quero continuar sendo solteiro.
    Mas por favor, não me diga que estou me privando de conhecer alguém que me complete, pois muita gente fala isso para mim, e eu não quero mesmo, pois mesmo porque nunca tive uma namorada.
    Sei que Deus não pede voto à ninguém, mas somente não quero me casar, sendo assim Ele aceita independente de qualquer promessa ou vontade das pessoas?

  151. Gustavo, veja mensagens e comentários a esse respeito no site:
    - Insulto e Blasfêmia
    - Pecado Imperdoável
    - Há perdão para o Pecado Consciente?

    Que o Senhor lhe abençoe com paz no coração.

  152. olá pastor José Adelson !!!
    gostaria muito de esclarecer uma dúvida, que tenho há muito tempo …
    o que seria o pecado contra o Espírito Santo a que a bíblia se refere, pois as vezes quando cometo certos erros e depois os confesso a Deus, vem uma certa dúvida, será que este pecado é um pecado contra o Espírito Santo e isso me deixa apavorado e sem paz no meu coração, e não quero continuar com esses pensamentos, por favor me oriente.
    desde já o agradeço pela atenção.
    Que Deus o abençoe muito em nome de Jesus .

  153. O Voto a Deus é coisa séria. É certo que quem faz voto a Deus medite antes de fazê-lo como diz a bíblia sagrada. Fiz um voto a Deus escrito até no papel e pedi a Deus um milagre na minha vida financeira, mas como levei muito a sério este negócio, coloquei até a pena de eu não cumprir meu voto com Deus, mas assumi a minha responsabilidade e não me arrependi, estou disposto a perder o que foi colocado no voto se eu não cumprir minha parte, isso mostra que estou mesmo levando a sério o voto, se realmente quero esta bênção. Se você for fazer um voto a Deus, fale para ele que pode tirar o que você pediu no seu voto se você não cumprir sua parte, assim, você vai meditar bem antes de fazer um voto precipitado. Os Judeus são hábeis em fazer votos a Deus até os dias de hoje, mas são também radicais e sérios em cumprí-los, nada os impede de cumprir os seus votos, por isso não há judeu pobre e todos são ricamente abençoados em tudo, em tudo mesmo, eles levam muito a sério os pactos que fazem com Deus. Max.

  154. Que ótimo, filho. Pode ser este o momento em que o rádio seja verdadeiramente útil para Deus.

    Pense: o rádio estava inútil em sua casa, mas na casa de sua avó, ele pode tornar-se instrumento de Deus para alcançar o coração dela.

    Agradeça a Deus que sua avó interessou-se por ele e comece a orar para que ela sintonize somente rádios que a levem a conhecer o amor de Deus, que a convençam dos seus pecados e a levem ao arrependimento e pedido de perdão, e assim ser salva.

    Que o Senhor traga paz em seu coração.

  155. Pastor,esta questao do voto vem me pesando.Consagrei um radio q ganhei ao Senhor a muito tempo atras..Este radio estava encostado lhem casa ,nem sabia q ainda estava funcionando..Ai minha avo o viu e queria o levar para sua cidade..eu sabia e nem lembrei do voto q tinha feito e dexei q ela levasse..Depois no outro dia me lembrei do voto q tinha feito a anos atras…Estou preocupado pois ela nao é crente em jesus…Ja pedi perdao a DEus,mais uma culpa terrivel me invade o coraçao…O q eu devo fazer pastor??Tdu q kero é a livre presença e alegria e paz de DEus no meu coraçao..Mina avo mora longe .

  156. Rafael, já orei por você, pedindo ao Pai que lhe perdoe. Peça perdão também, e continue orando para que esse seu propósito se realize.

    Não precisa ser em seis meses, nem dois missionários. Deixe que Deus envie, no tempo dele, os missionários para serem sustentados pela Igreja. Deixe também que o Senhor envie os recursos para a Igreja sustentá-los.

    Você faça a sua parte em oração, sem impor a Deus condições.

    “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Rm 15:13).

  157. Pastor, fui nomeado na minha igreja para ser líder de missões, porém na minha igreja atualmente não sustentamos ou colaboramos com nenhum missionário, apenas damos oferta nas campanhas e ofertamos para alguns missionários, mas não temos nenhum compromisso fechado mensalmente com os mesmos. Pastor, fiz um voto no dia que fui nomeado líder, que se em 6 meses a minha igreja não viesse a sustentar 2 missionários eu largaria o ministério, porém o prazo está terminando e não temos nenhum missionário, não quero abandonar, mas estou preocupado, me ajude!

  158. Renato, é simples: pregue o evangelho a eles. Fale de Jesus Cristo para eles. Dê bom testemunho. Seja instrumento de Deus para a conversão deles e assim vocês estará brincando somente com amigos cristãos.

    E, enquanto eles não se convertem, brinque, mas vigie para não falar palavrão, para não ser debochado. E se escapar e falar, peça perdão a Deus. Ele perdoa, com certeza.

    “se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo pasra nos perdoar de todo o pecado” (1 Jo 1:9).

  159. Pastor as vezes fico com um sentimento de culpa por brincar com meus amigos que não são cristãos.
    Fico com medo de ter falado algo que não agradou a Deus e muitas vezes nem falei mas fico com esse sentimento o que eu faço????

  160. Maria, eu nunca fiz voto e não oriento ninguém a fazer. Deus não pede voto a ninguém.

    Você quer ficar livre da dívida? Não precisa voto para isso. Simplesmente peça a Deus em oração. Peça com fé: “e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mt 21:22).

    Filha, Deus lhe ama e não quer vê-la sofrendo. Você errou buscando agiota ao invés de buscar em Deus os recursos que necessitava ou de buscar sabedoria nas compras ou despesas. Pecou por falta de confiança em Deus, por falta de sabedoria nas despesas. Agora, arrependa-se e peça perdão a Deus. Depois ore pedindo a Ele a solução.

    E Ele terá prazer em solucionar seu problema, em tirar sua aflição. Mesmo que isso lhe custe vergonha, mesmo que demore, ainda assim confie em Deus.

    Ao invés de fazer voto e ficar presa nele, faça o seguinte:

    liste numa folha de papel tudo o que você tem em casa de valor. Tudo mesmo! Ponha até mesmo a bucha de lavar os pratos. Calcule o valor de cada coisa e lance a metade desse valor na folha. Some tudo. Você verá que possui muito mais do que o valor da sua dívida.

    Depois procure o agiota e diga-lhe que tudo o que você tem está à disposição dele para pagar-lhe a dívida. Se ele aceitar, entregue-lhe os bens. Se não aceitar, diga-lhe que está disposta a pagar, mas que não tem condições agora. E que quando entrar qualquer recurso você o pagará à medida da disponibilidade.

    Você verá que Deus honrará sua honestidade.

    Não faça votos, filha, pois Deus sempre cuidou de você e sempre cuidará, sem necessidade de voto.

    Deus lhe abençoe com sabedoria nas decisões, nas compras, nas despesas.

  161. Pastor por favor me explique a fazer voto, para que eu não venha fazer voto de tolo. Por ex quero fazer um voto para que Deus me ajude a livrar de uma divida que fiz com um agiota. Eu agradeço a oportunidade em nome de Jesus.

  162. Não sei dizer se sua luta é em vão, mas que pode ser, pode, pois o rapaz tem livre arbítrio.

    E depois, quem quer ligar-se a alguém que ameaça viver triste caso algo entre eles ocorra? O homem procura paz e não problemas. E paz verdadeira, só em Jesus.

    Viva sua vida sim, mas viva em Jesus, pois quem quiser ganhar sua vida no mundo, vai perdê-la para sempre.

    “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á” (Mt 10:37-39).

  163. Então eu estou lutando por ele em vão?
    Se não adianta fazer tudo isso,eu vou parar então!!!
    E vou viver a minha vida…

  164. Bia, só Jesus pode nos dar paz de verdade. A paz de Jesus não é como a paz do mundo, que hoje está tudo bem e amanhã já não está.

    Buscar em namorado a paz é ser frustrado quase que diariamente. As pessoas nos decepcionam, entristecem, ofendem, agem com ingratidão. E falo isso olhando para mim mesmo, pois frequentemente minha esposa fica entristecida comigo. Certamente que você também decepcionou seu namorado inúmeras vezes.

    Filha, fazer votos a Deus, fazer campanhas, passar horas ajoelhada não quer dizer que seu namorado vai voltar para você. Ele tem livre arbítrio e Deus não vai forçá-lo a nada, mesmo que reconheça seus sacrifícios.

    Se você quer paz verdadeira, olhe para seus próprios pecados e peça perdão a Deus por eles. O perdão de nossos pecados é o maior prazer que podemos ter na vida.

    E, andando em paz com Deus e consigo mesma, seu coração estará alegre e aí sim, você poderá até encontrar outra pessoa que lhe ame e lhe dê momentos de alegria. Ou então seu próprio ex-namorado volte-se para você ao ver que seu coração é alegre e sua face linda.

    “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate” (Pv 15:13). Um coração alegre é bom remédio para todos os males.

    O Senhor lhe abençoe com uma mudança radical.

  165. Pastor eu namorei uma pessoa, q hoje não qr mais nada comigo, não qr nem a minha amizade. Sendo q eu só fiz o bem por ele!!! E como mesmo assim, eu o amo demais, eu fiz um voto com Deus, estou fazendo campanha, e tbm estou jejuando todos os dias e orando tbm. Ah e tbm leio a biblía todo dia antes de dormir.

    Só q eu mesmo lutando por ele, estou sofrendo demais, eu sinto q eu estou deprimida, e não estou conseguindo me alegrar. Então eu te pergunto, o q eu devo fazer para ter novamente a minha paz interior? Pq realmente não está fácil!!!

  166. Filha, ninguém perde a salvação por causa de voto quebrado, pois a salvação é pela graça de Deus e não pela Lei. Cumprir voto é Lei. Quebrar voto traz tristeza ao nosso coração, mas não a perdição eterna.

    Somos salvos pela Graça, demonstrada na cruz do Calvário. Graças a Deus por Jesus Cristo!

    “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8,9).

    Filha, para ficar livre dessa tristeza, não há outra solução, a não ser por meio de seu pai. Ou então somente depois que você casar-se, por meio de seu marido: “Porém, se ela se casar, ainda sob seus votos ou dito irrefletido dos seus lábios, com que a si mesma se obrigou, e seu marido, ouvindo-o, calar-se para com ela no dia em que o ouvir, serão válidos os votos dela, e lhe será preciso observar a abstinência a que se obrigou. Mas, se seu marido o desaprovar no dia em que o ouvir e anular o voto que estava sobre ela, como também o dito irrefletido dos seus lábios, com que a si mesma se obrigou, o SENHOR lho perdoará” (Nm 30:6-8). Mas, para isso, você deverá esperar até que se case, preferencialmente com um marido que entenda e pratique a Palavra de Deus.

    Pegue os versículos de Números que fale sobre o voto e de como um pai pode liberar sua filha, transcreva para uma folha de papel, ore ao Senhor pedindo graça. Depois peça ao seu pai para ler e diga a ele que precisa do perdão dele e da libertação de um voto que fez e de seu arrependimento. Em seguida conte o voto que fez e peça-lhe a libertação. Se ele concordar e libertá-la, então tudo bem. Se não, aguarde o casamento para ser liberta.

    Que o Senhor lhe conceda libertação e sabedoria para não mais fazer voto de tolo.

  167. Juliana, o que acontecerá contigo eu não sei. Ore pedindo perdão a Deus e Ele lhe perdoará, com certeza.

    Se você tem pai vivo, conte a ele o voto de tolo que fez, conte que está arrependida e peça-lhe que anule o voto no mesmo dia. “Quando um homem fizer voto ao SENHOR ou juramento para obrigar-se a alguma abstinência, não violará a sua palavra; segundo tudo o que prometeu, fará. Quando, porém, uma mulher fizer voto ao SENHOR ou se obrigar a alguma abstinência, estando em casa de seu pai, na sua mocidade, e seu pai, sabendo do voto e da abstinência a que ela se obrigou, calar-se para com ela, todos os seus votos serão válidos; terá de observar toda a abstinência a que se obrigou. Mas, se o pai, no dia em que tal souber, o desaprovar, não será válido nenhum dos votos dela, nem lhe será preciso observar a abstinência a que se obrigou; o SENHOR lhe perdoará, porque o pai dela a isso se opôs” (Nm 30:2-5).

    E passe a ter mais cuidado com os votos que fizer.

    Deus lhe abençoe com paz no coração.

  168. Eu fiz um voto com DEUS, que não namoraria nenhum rapaz até dezembro de 2009…só que conheci um rapaz e me apaixonei por ele, com isso eu quebrei meu voto pois o beijei…o que acontecerá comigo agora

  169. Moisés, Jesus disse: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mt 5:37).

    Se acontecer de você não cumprir o voto dado a alguém, deve ir a essa pessoa e pedir-lhe perdão, assim como a Deus. Caso contrário, você está sujeito ao juízo de Deus.

    “Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo” (Tg 5:12).

  170. Pastor, vejo que o senhor tens um alto nivel de sabedoria.. e por ver isso queria que me dissesse se é certo guardar o sabado..? porque ele esta nos Dez mandamentos..

    Grato pela atenção..desculpe o trabalho

  171. Josué,
    as leis de Deus são irrevogáveis sim, mas quem jamais consegiu cumprí-las todas? Somente Jesus conseguiu!

    E se você transgrediu um só mandamento de Deus, já transgrediu a todos: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tg 2:10).

    Amado, com voto ou sem voto, o transgressor está condenado, a não ser que aceite o perdão por meio do sacrifício de Jesus Cristo.

    A salvação não é por obra (cumprir voto, por exemplo), mas sim pela Graça.

    Deve-se cumprir o voto feito a Deus? Deve! Mas, e se não foi possível? Arrependa-se, peça perdão a Deus e aprenda a não fazer voto precipitado, voto de tolo.

    Que Deus lhe conceda compreensão. Só há um único pecado imperdoável: a blasfêmia contra o Espírito Santo. Veja mensagens nesse site a esse respeito, se você tiver dúvidas.

  172. Sabe…Pastor mas e quando aparece na biblia que o homem deve cumprir com o seu voto?

    as leis de Deus não são irrevogaveis?

    Sansão se deu mal desobedecendo e quebrandou os voto..

  173. Filho, na sua inexperiência você precipitou-se, mas Deus lhe conhece muito bem e sabe o que está no seu coração.

    Por isso, tenha paz no coração e receba o perdão de seus pecados. Viva a sua vida em paz, ouça as músicas que desejar.

    Vigie, porém, porque há músicas que realmente não edificam a alma de ninguém, além de trazer sementes malígnas que corrompem os bons costumes.

    Que o Senhor lhe abençoe e guarde.

    “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2 Co 1:3,4).

  174. bom…Pastor ,eu estava navegando e procurando por frases biblicas , então encontrei o site .Quero muito que me de uma resposta .Fiz um voto com Deus, Não sou muito velho tenho apenas 16 anos mas ja faço ideia das leis de Deus , o meu voto era ” se me ocorresse tal coisa Eu nao ouviria mais musicas mundanas(todo tipo de musica)”. Entao pastor me ocorreu o pedido , Deus abençou e tive o que queria , mas não estou conseguindo manter meu voto, as vezes ouços musicas e sinto uma culpa imensa , o que devo fazer Pastor?
    sinto que devo cumprir meu voto, mas por mais simples que pareça é muito dificil pra mim, pois me tenho muito bem com a musica.Grato desde já.

  175. Yuri,

    será que a moça é mais importante para você que Jesus? Será que vocês não aguentam reservar cinco meses para Aquele que deu a vida por vocês?

  176. Boa noite, eu fiz um voto impensado de não começar um relacionamento até Janeiro de 2009, para cuidar de mim primeiro em Cristo. Mas eu nao sabia como era tao séria essa questao de voto, fiz sem ter pleno conhecimento do que eu estava fazendo! E agora eu estou muito apaixonado por uma moça da igreja que também está apaixonada por mim.. Eu não sei o que eu faço, to sentindo uma dor muito forte no coração.. Eu quero ficar com ela mas quero que seja tudo da maneira certa, ta sendo muito dificil pra mim Pastor, estou perdido! ta doendo demais, eu acho que eu ja sei a resposta, fiz o voto nao importa ter sido impensado mais tenho que cumpri-lo, gostaria de saber o que pensa sobre a minha situação! Muito obrigado

  177. Bruno, estes exemplos que você deu não são propriamente voto, mas sim decisões. Voto é quando propomos fazer algo (ou deixar de fazer) por um determinado tempo.

    No caso de pecado não podemos fazer votos, pois isso significaria que, vencido o prazo, voltaríamos à sua prática. Deixar de pecar deve ser uma decisão definitiva.

    Se você pecou por fraqueza, peça perdão a Deus que ele lhe perdoa imediatamente. ” Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9).

    Quanto a fazer votos, veja comentário acima.

    Que o Senhor lhe abençoe e guarde do pecado.

  178. Quando alguém fizer um voto a Deus para que Deus o venha abencoar, por exemplo, deixar de mexer em certos sites na internet ou de ver televisão e, por fraqueza, este voto for quebrado. Esta pessoa pode se perdoada? O voto pode ser renovado?

  179. Amado,

    foi bom você consultar antes de fazer voto.

    A Bíblia é clara em dizer que não devemos fazer votos sem profunda meditação, pois quase sempre os votos são frutos de emoção e, tão logo passe a emoção, ficamos com dificuldades em cumprir os votos feitos. E isso traz um peso enorme no coração.

    Isso é tão sério que a Bíblia deixa um escape para as mulheres somente, no caso de votos impensados ou impossíveis de serem cumpridos. Para os homens não há esse escape. Leia todo capítulo 30 de Números. “Falou Moisés aos cabeças das tribos dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou: Quando um homem fizer voto ao SENHOR ou juramento para obrigar-se a alguma abstinência, não violará a sua palavra; segundo tudo o que prometeu, fará” (Nm 30:1,2).

    O voto que Deus quer de nós é um só: Aliança com Cristo, por meio do arrependimento de pecados, conversão e batismo.

    Eu não faço voto de nada, mas busco sempre andar na presença de Deus. E com isso, Ele me usa da forma que lhe convir, onde e quando lhe convir.

    Nossas vidas, amado, têm que ser uma renúncia diária à nossa carne. De que adianta fazer voto a Deus em uma coisa específica, se em outras áreas de nossa vida estamos trazendo profunda tristeza ao Espírito Santo?

    Renunciemos aos nossos direitos e deixemos que aquele que é o Senhor, dirija nossos passos.

    Que o Senhor lhe abençoe e conceda sabedoria.

  180. Desejo fazer um voto com Deus e gostaria de receber uma orientação de como fazê-lo. Grato.

      1. Léa, o Senhor pode atendê-la sim, sem voto algum. Basta orar e, se Ele quiser, lhe dará outro filho. Sem necessidade de voto ou de promessa. Não faça votos em espécie alguma, pois Deus não precisa disso para abençoar as pessoas.

Os comentários estão desativados.