Satanás pode ler a nossa mente?

Pergunta:

A paz !!!

Na minha casa houve uma discussão sobre a possibilidade de Satanás ler a mente de uma pessoa! Uns afirmaram que somente Deus é onisciente mas que isso não quer dizer que Satanás não possa ler a mente, que não tenha poder para tal, uma vez que ele pode controlar a mente de uma pessoa e entrar…

Teve gente que falou que isso não tem respaldo bíblico que comprove que ele não possa ler. Gostaria de mais explicações, pois eu creio que ele não pode ler a minha mente! Por favor me ajude!

Abraços a todos e obrigado desde já. Tata – USA

 

 

Resposta:

lucifer in the city, de Michelle D Starr - http://www.flickr.com

Amado,

primeiro vamos esclarecer algumas coisas a respeito de satanás:

 

  1. a palavra satanás significa adversário e, portanto, pode ser qualquer um, espírito maligno ou até espírito humano;

  2. Satanás, com maiúsculo, é usado para referir-se ao querubim caído, Lúcifer;

  3. Lúcifer é o líder dos principados e potestades rebelados e, portanto, é muito importante para ocupar-se pessoalmente com um ser humano, a não ser alguém estratégico nos planos de Deus;

  4. Lúcifer não age sozinho, mas age através de seus exércitos de anjos caídos e demônios que estão a seu serviço em toda a face da terra. O principado de Satanás é muito bem organizado e ai de um subordinado que não obedecer ao superior;

  5. Nenhum deles, Lúcifer, anjos ou demônios são onipresentes, onipotentes e oniscientes. Somente Deus é.

  6. Nenhum deles podem estar em vários lugares ao mesmo tempo para ler a mente das pessoas. Não há uma só passagem bíblica que indique a capacidade de qualquer um deles, inclusive Lúcifer, ler a mente de uma pessoa;

 

O que acontece então para que eles saibam o que se passa em nosso interior? Simples: os anjos ou demônios estão à nossa volta, embora não possamos vê-los. Eles nos observam o tempo todo, vêem o que fazemos de certo ou errado, ouvem o que conversamos, tomam conhecimento de nossos planos e projetos. Ouvem inclusive nossas orações.

 

Muitas dessas entidades malignas estão atuando numa família há décadas e conhecem-nos desde pequenos. Eles conhecem nosso caráter e sabem do que gostamos e do que não gostamos. Eles sabem o que nos irritam, o que nos alegram, em quais áreas somos fracos.

 

Com esse grau de conhecimento a nosso respeito eles podem trazer-nos graves prejuízos, seja na área material, social, moral ou espiritual.

 

Alguns demônios induzem as pessoas aos vícios ou a comportamentos morais inaceitáveis para satisfazerem-se a si mesmos através de nós, da nossa carne. Outros fazem isso, especialmente com os líderes, sejam pais de família, autoridades e até líderes espirituais, por ordens de superiores hierárquicos e assim, trazem graves prejuízos, não só para a pessoa, mas principalmente para a sociedade ou ministério que ela lidera.

 

E de tudo isso, Satanás vai sendo informado, por meio de um complexo sistema de informações hierarquizado. É claro, ele vai interessar-se somente pela vida daquelas pessoas que são importantes para o reino de Deus, mesmo que seja uma pessoa simples aos nossos, por exemplo, alguém cujas orações estão fazendo grande estrago no reino das trevas. E, num processo reativo, ele vai estabelecer planos para que essa pessoa seja anulada. Não ignoramos que Satanás quer roubar, matar e destruir.

 

Por isso é que necessitamos tanto das orações de todos vocês. Por isso o apóstolo Paulo orienta a que oremos a favor das autoridades. A esposa precisa orar pelo marido. Os filhos orarem pelos pais. Os membros da congregação orarem pelos pastores.

 

Espero que tenha ficado claro.

 

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo e com todos os seus.

 

José Adelson de Noronha

36 opiniões sobre “Satanás pode ler a nossa mente?”

  1. EU Ñ SEI O Q ACONTECE COMIGO, MAS EU AS VEZES VEJO DEMONIOS, ESCUTO VOZES, SINTO CALAFRIOS, VEJO CÃES NEGROS. É CLARO Q ISSO ACONTECIA QUANDO EU TAVA NOS MEUS CINCOS AOS QUINZE ANOS. HOJE EU TENHO DEZENOVE MAS AINDA VEJO. POUCO, MAS VEJO. Ñ CONSIGO REZAR, Ñ GOSTO DE IGREJAS. EU ACHO QUE AS PESSOAS SÃO LIXOS. O TEMPO TODO ESTOU COM ODIO. EU Ñ CONSIGO NEM AMAR NINQUEM MAIS. JA VI COISAS ESTRANHAS COMO LEVNATAR OBJETOS COM A MENTE.

    Curtir

    1. Amado, Jesus te Ama muito!
      Entregue sua vida a ele, como!?
      confessando seus pecados à ele,como!?
      A Bíblia diz: Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos,será salvo.Romanos 10.9.
      Vou lhe explicar uma coisa…O padrão de Deus é perfeito, eu pergunto…,como nos ser humanos sendo tão falhos, imperfeitos,mortais, pecadores, condenados À morte e etc…, poderíamos nos aproximar deste Deus tão poderoso e perfeito? não poderíamos!
      Mais no tempo certo, estabelecido por Deus, ele envia seu filho (Jesus cristo) o mundo para morrer em nosso lugar e remover a nossa condenação que estava sobre nós, pois a Bíblia diz que todos pecaram e distituídos estávamos da Glória de Deus.
      Você talvez me pergunte o que devo fazer!? Jesus te responde…nada!
      eu ja fiz! Eu só quero que você acredite que eu fiz no seu lugar, feito isso seja batizado em nome de Jesus para perdão de seus pecados e receberas o dom do Espirito Santo pois a promessa é para você meu amado e quantos nosso Deus Chamar!
      O adversário de nossa alma (satanás) é quem faz você ver todas essa coisa tipo esses caes negros, demonios etc…
      mais Jesus vai te libertar você desse mal todo, ai você é quem vai passar a atormentar o diabo.

         Creia em Jesus, creia na Bíblia, aceite ele e passaras a ser chamado filho de Deus, seu nome será escrito no livro da vida e seus pecados serão perduados, procure uma congregação eu recomendo ASSEMBLÈIA DE DEUS mais próxima de sua casa.
      

      Curtir

  2. Da próxima vez que eu comentar citarei versiculos sobre o pensamento. Por enquanto apenas pergunto: Se alguém pecar o diabo se alegra? Sim ele se alegra! Se você pecar o diabo não sabe? Sim ele sabe, porque ele é a origem do pecado!
    E se você pecar em PENSAMENTO ele não sabe?
    Será que ele não sabe que você estar fazendo a vontade dele e o fazendo “alegre”? Pense nisto! É perguntando que se obtem as respostas.

    Curtir

  3. Quando falei que estava sentindo algo diferente, eu não falei que estava com os dois amorados ao mesmo tempo, em mesmo que iria deixa-lo por alguem que não conheço a fundo. Nunca trai meu namorado e em vou trair. Estou com medo, porque nunca senti isso, e gosto muito do meu namorado, a dúvida seria se jesus esta agindo em miha vida, me mostrando uma pessoa de Deus ou o satanás me tentado!
    Muito obg pela resposta!

    Curtir

  4. Bruno Jesus é luz e você também é luz
    por isso que quando você chega as pessoas
    que não têm Jesus se incomodam.

    A onde abundou o pecado
    superabundou a GRAÇA

    Curtir

  5. Outro detalhe que me esqueci, um dia estava andando com meus primos e tinha uma pessoa vizinha nossa que tinha problemas espirituais. eu comecei a orar em pensamento para queimar todo o mal que dominava ela, e sem falar nada com ela, ela passou do meu lado e falou sem olha para mim não coisinha oh não tipo incomodada sabe,isso é outro exemplo.

    A paz Senhor José Adelson, Deus o abençoe abundantemente em nome de Jesus.

    Curtir

    1. Bruno, não vejo base bíblica alguma para poder afirmar que Satanás, anjos ou demônios possam ler nossa mente. É como lhe dizze: por terem a faculdade de nos observar, eles conhecem muito bem nosso caráter, nossas fraquezas, nossos gostos. E, com isso, podem “soprar” em nosso ouvido coisas que já queríamos fazer e nem sabíamos que estávamos cobiçando.

      Mas, mesmo que Satanás possa ler nossa mente, que diferença isso faz? Imagine que ele leia sua mente e descubra que seus pensamentos estão colocados em Deus? Ele irá ficar muito decepcionado. Portanto, amado, não se preocupe com isso, mas sim com as tendências de seu coração.

      Que o Senhor lhe abençoe com uma vida rica em paz e graça.

      Curtir

  6. Senhor José Adelson, gostaria de tirar uma dúvida com o senhor, sobre esse tópico, eu li todo o artigo mais queria apresentar tb um lado para o Senhor analisar o assunto pela palavra e minha experiência tb, se satanás não pode ler a nossa mente, como as vezes quando estamos estudando ou mesmo fazendo algo que não tem nada a ver com a carne, e as vezes do nada vem pensamentos nos tentando?Como os exemplos que Jesus expulsou um homem que estava possesso de demônios e não tinha controle do próprio corpo e depois foi liberto.Eu já trabalhei com libertação a uns anos atrás e via casos de pessoas que estavam possessas e conscientes de tudo, so que não conseguiam controlar o seu corpo, isso não seria uma forma esses exemplos que dei dele tanto tentar manipular a mente com pensamentos como controlá-la para quem da brecha, de ler a mente ?

    Um abraço aguardo a resposta.

    Deus o abençoe a cada dia dando discernimento e sabedoria para ajudar a todos.

    Curtir

  7. Tenho um namorado, que não é evangélico é católico, ele faz muitas coisas erradas, bebe as vezes, e acredita em santos. Eu oro muito por ele, ja tentei ler a bíblia com ele, para mudar os seus conceitos, mas ele desiste, e tem algo que não quer deixa-lo ir na igreja comigo. Eu gosto muito dele! Agora, conheci uma pessoa de Deus, um rapaz, que mexeu comigo, ele me falou de Deus no primeiro contato com ele, eu senti algo no coração, nada com a carne, e sim uma batida forte, e meus pensamentos são ele, estou sonhando com ele. Ja pedi perdão a Deus por isso, e pedi para que eu não sinta isso. Pois acho que é pecado.. Eu não o desejo, mas ao vê-lo eu fico nervosa.
    E minha dúvida é prq eu sempre peço a Deus que meu namorado mude, mas sempre peço que se não dessemos certo, que ele me enviasse um homem de Deus! O que é realmente….Estou sendo tentada?

    Curtir

    1. Filha, namorado não é marido. Não há pecado de infidelidade em você conhecer outros rapazes, pois não está casada. Seu atual namorado tem dado provas de que não é convertido, de que não quer ter vida com Deus, enquanto esse moço sim. O que não é correto é você estar com dois ao mesmo tempo. Pondere e decida-se. Mas não seja precipitada em começar um novo namoro tão logo termine um. Dê tempo a si mesma, para observar o rapaz melhor.

      O Senhor lhe abençoe.

      Curtir

  8. Gostei muito desse site e queria tirar algumas dúvidas?
    Estou passado por uma situação em minha vida de escolhas e aprovações… não sei ao certo se é tentação ou se é a minha vida sendo guiada por Deus… Estou com medo do que estou sentinho!
    Ja fiz muita coisa de errado, mas me arrependi muito e aceitei Jesus em minha vida!
    Hoje sei o que é certo e errado, e tento ao máximo fazer o certo. Sempre que quero algo peço a Deus e ele me dá! Mas sempre peço e digo a minha vontade e falo: Senhor essa é a minha vontade, mas faz a tua Senhor, pois sei que o Senhor sabe o melhor para mim!
    E estou passado uma situação agora que me deixou com dúvidas, se é o Satanás me tentando ou é Deus fazendo o melhor em minha vida!

    Curtir

    1. Yasminy, vou falar de forma genérica, porque não sei a natureza da situação que você está vivendo.

      Você está corretísima em orar pedindo que somente a vontade do Pai seja feita em sua vida. E nosso Pai não é Deus de confusão, mas de paz. Mesmo que Ele nos ponha à prova, Ele jamais nos tenta. E nós sabemos muito bem se alguma provação vem de Deus ou não, por meio da testificação que o Espírito Santo nos traz ao coração.

      As tentações, em sua grande maioria vêm de nosso íntimo, do nosso coração, das nossas cobiças. Poucas são as tentações vindas da parte de Satanás. Portanto, se você não consegue ter paz nessa situação que está passando, procure verificar se não é disciplina de Deus por causa de pecado. Se não for, pode ser devido à cobiça, mesmo que inconsciente.

      E, se nada disso estiver envolvido, dê glória a Deus, porque há algo de bom vai resultar no final.

      “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tg 1:13-15).

      Curtir

  9. Tayline, nós temos um curso básico de teologia na Igreja, aos domingos, mas é em BH/MG. Algumas dúvidas que vc tiver, me envie na página Aconselhamento e Tira Dúvidas

    O Senhor lhe abençoe e guarde

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s