Insulto e blasfêmia!


 

 

Pergunta:

Pastor, tenho me sentido atormentada, pois ao meditar sobre o pecado contra o Espírito Santo formulei uma frase em pensamento que seria um insulto ao Espírito Santo. Mas não a absorvi, e logo repreendi em Nome de Jesus. Eu não aceito que meu pensamento ou eu mesma tenha ido tão longe. Tenho travado uma batalha na vigilância dos meus pensamentos.

Será que pequei contra o Espírito Santo? Me sinto culpada de tal pecado. Me esclareça por favor? Ana Paula – Rio de janeiro

Resposta:

Irmã,

tenha paz no coração. Não creio que você tenha insultado ou blasfemado contra o Espírito pois, caso contrário, não estaria preocupada com isto. A sua preocupação é um sinal que você ama as coisas do Espírito do Senhor. Quem comete o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo não consegue sentir arrependimento por nada que faz de errado. Não é este o seu caso. Só o fato de você estar preocupada e procurar um esclarecimento já é sinal de que não blasfemou. A blasfêmia contra o Espírito Santo é imperdoável exatamente porque o pecador não consegue se arrepender e, portanto, não pede o perdão.

O pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo é cometido somente por aquela pessoa que, tendo plena consciência a respeito do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário a seu favor, não só o rejeita, mas ainda amaldiçoa e deliberadamente, conscientemente, abandona e parte para a prática de heresias contrárias à vontade de Deus. O Espírito Santo já a convenceu do pecado, mas ela decidiu apostatar da fé. Para esse pecado não há perdão, pois a pessoa não mais conseguirá ser convencida de pecado novamente, não conseguirá mais se arrepender e assim ser perdoada.

Ore agora, pedindo o perdão por seus pecados e viva em paz com o Senhor. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo” (2 Co 1:3-5)

José Adelson de Noronha

278 comentários em “Insulto e blasfêmia!”

    1. Bruno, com certeza você não blasfemou contra o Espírito Santo. Se tivesse blasfemado não estaria preocupado com pecado, mas sim pecando adoidado e sem arrependimento.

      Para ver mais, leia os meus comentários abaixo, em resposta a outros internautas.

      O Senhor lhe abençoe com paz no coração e completa libertação desses males, é minha oração a seu favor.

      Curtir

  1. Pastor o Meu é dificil! vo contar direitinho!

    Cresci no berço evangélico, se afastei mais voltei!
    efui muito usado pelo Espirito Santo.
    Após um tempo fui ao um encontro de Jovens de uma igreja, e num dos dias teve tarde da libertação,
    eu não tinha me preparado para esse dia, e ali temi! fique com medo da situação, a noite quando deitei em minha cama, pensei será que sou usado por Deus ou tudo isso é o demonio? Tudo por causa daquela tarde de libertação onde fiquei com medo…pois eu não estava preparado.
    o tempo passou, esqueci isso e fui levando a vida com cristo firme e forte, ate que um dia eu estava em meu trabalho feliz por ter a certeza da minha salvação, e nisso o diabo veio e falou, será que é Deus ou o demonio que usa voce te enganando?, aquilo ficou na minha mente, e acabei entrando num começo de depressão que toda hora o diabo jogava isso, cheguei ao ponto”sem querer logico” de trocar os pensamentos, onde pensei, o espirito santo é o demonio, pois aquelas coisas que o diabo jogava tinha depravado meus pensamentos, mais toda vez que vinha eu repreendia, chorei, busquei a Deus por que eu nao queria aquilo pra mim, sempre desejei ser um servo de Deus… e hoje me sinto com um sentimento de Culpa, que pra mim nao tem mais jeito, e o diabo vem tentando me destruir, nao sei o que fazer , ate vontade de morrer ja quiz, mais prefiri analisar… isso é um pouco da historia….

    pastor eu nao queria pensar nisso, muito menos contra o Espirito Santo que é que tem me ajudado… eu sei que Deus conhece o coraçao e sabe a intenção,e sabe a sinceridade do meu coração , mais tem sido muito dificil… isso foi uma blasfemia ?

    como deixa esse sentimento de culpa se caso nao foi uma blasfemia, me ajuda! por favor

    Curtir

  2. Pastor, passei por serio problemas também em questão a pensamentos! diabo jogou muitas muitas coisas contra Deus, mais sempre quiz na verdade adorar a Dus verdadeiramente!

    hoje é dificil crer que é deus que fala comigo atraves de profetas e tals!
    tenho medo, uma hora to bom e na outra ja estou me sentindo culpado de ter insultado o espirito santo em pensamento!

    mas por esses dias Deus me usou pra espulsar demonio, preguei ontem!

    mas mesmo assim o diabo tenta fazer que eu pense que perdi minha salvação…

    ajuda-me

    tem como blasfemar em pensamento!?

    Curtir

  3. pastor poso te faser so mais uma pergunta eu sinto un peso na minha cabesa algo que fica estralando dentro da minha menti do lado esquerdo da minha mente doi mais quando eu min preucupo as veses sinto pequenos arrepios e sinto gala frios e meu corpo se esquenta as veses e depois so qui eu nao tenho mais medo nen insonia nen vejo mais vurtos e eu durmo sosegado so qui ten veses quando eu min preucupo tipo ven pensamentos contra deus na minha mente, ai comeso a min preucupa,as veses to deitado meu braso mexe sen eu querer ,sinto pequenos arrepios na minha cabesa e un aperto algo parese qui fica estralando na minha mente derrepente sai da mente e vai para a testa fica sirculando na minha cabesa o qui pode ser pastor o que poso faser para iso acabar ten ves qui minha perna mexe sen eu querer sabe ben de vagar,minha vista e un pouco enbasada e tenho un poquinho de tontura ben poquinho, so qui de uma coisa sei qui fui liberto da sindrome do panico , pastor min ajude por favor como poso faser para min liberta dese mal qui asola a minha cabesa

    Curtir

    1. Filho, eu creio no poder da oração para cura de toda e qualquer enfermidade mas também creio que os médicos existem por causa da vontade de Deus.

      Há curas que podem vir, de Deus sim, mas através da medicina. Meu conselho é que você continue orando mas que também busque tratamento médico. Não deixe seu caso clínico piorar mais do que já está.

      Ore pedindo ao Senhor direção sobre quem consultar e marque uma consulta urgente com um neurologista ou um psiquiatra e faça exames. faça tratamentos.

      Que o Senhor lhe conceda cura e livramento de todo mal, é minha oração a seu favor.

      Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes” (Mt 9:12)

      Curtir

    2. Irmão,
      Procure um médico, eles tbem podem ser instrumentos valiosos nas mãos de Deus. Seu relato é de alguma enfermidade física, não espiritual.
      Deus o abençoe,

      Curtir

  4. ola pastor eu ando un pouco meio preucupado tive sindrome do panico auguns meses atras e fui liberto o senhor jesus min libertou mais logo quando tinha comesado a sindrome o diabo lansou un pensamento maliguino pensei o que poderia min afastar de deus e nao ser curado ai pensei logo na blasfemia dai dese dia en diante minha boca sentia desejo de blasfemar mais eu nao dexava iso aconteser porque nao queria iso eu amo muito o senhor jesus dai entao comesava avin pensamentos terrivel ai foi pasando pasando e eu so preucupado entao nao conseguia thirar iso da minha cabesa en tudo que falava eu vijiava qualquer coisinha que falo penso que estou blasfemando nao poso nen abrir a boca e minha lingua bater sen sair voz penso que estou balasfemando min sinto muito preucupado mais con consisensia de qui nao falei nada contra o senhor espirito santo e asin vou levando a vida mais ten ves que nao consigo thirar sertos pensamentos da mente i min sinto un pouco desanimado teve un dia que fui esplicar uma coisa pra minha mae que o senhor jesus thinha min falo e acabei errando e falando outra coisa errada mais eu nao quis falar a palavra iso aconteseu duas veses eu tava con a a palavra serta en mente ai derrepente falava a errada iso adconteseu duas veses na preimeira repriendi enome de jesus e na segunda nao thinha repriendido nao a primeira confesei ao pastor a segunda nao confesei mais eu estou arrependido pois nao queria falar aquilo tipo tropesei na plavra e acabei falando outra exenplo estava con o nome cafe e falei asuca sen querer sera qui blasfemei pastor pois nao era aquilo que eu queria chorei muito e estou arrepemdido e senpre peso perdao a deus e vigio para nao errar novamente sera qui tenho perdao

    Curtir

    1. Ualas, certamente que você não pecou, não blasfemou contra o Espírito Santo. Se tivesse blasfemado não estaria aqui, num site evangélico, procurando consolo e respostas.

      Leia alguns comentários a este respeito no site e você porque estou dizendo isso. Já orei por você e creio no poder de Deus para libertá-lo.

      Curtir

  5. vou me batizar esse final de semana e o diabo tem jogado tantas setas , tantos pensamentos estranhos sobre Deus e eu fico arrependida e peço perdão na hora, choro e ele fica mandando setas do exemplo “desiste você blasfemou, pra que batizar? ” mas, eu tô arrependida, sempre que vem esses pensamentos estranho repreendo e nada mais me impede de batizar , de adorar a Deus , servir a Deus! Mais queria me livrar desses pensamentos , porque eu não aguento mais! Vem muita coisa estranha :/

    Curtir

  6. pastor já ia até esquecendo…quanto ao livro que vc indicou existe um pequeno problema…eu naum o tenho a naum ser no pc, o que dificulta a leitura ..e naum conheço ninguém que tenha …….eu já vi o filme e por incrível que pareça foi um dos que mais me marcou…antes que vc falasse sobre o livro , sempre me vinha a cabeça uma cena do filme a cabeça em que cristao travava uma batalha com monstro que esqueci o nome agora…o fato é que durante a batalha ele era atingido e morria , para em seguida voltar a vida…sempre penso nessa cena …sempre relaciono com a minha situaçao ….naum sei se essa cena se refere ao capítulo que vc indicou…..mas , como vc me indicou esse livro …e como eu sei que vc é uma pessoa que tem um relacionamento com Deus …gostaria de indicar que vc assista a um filme que se chama : Conversando com Deus e o livro tb …creio q vc será ainda mais edificado …….obrigada por tudo!

    Curtir

    1. WSF, também entendo que as provações são para que sejamos fortalecidos na fé. Isto é, se perseverarmos no amor a Deus. Certamente que o Senhor não abandona aquele que está aflito ou até mesmo abatido.

      Por isso é que creio que um dia você estará usando dessa sua experiência de hoje para consolar a muitos. O mesmo consolo que voc~e recebeu do Espírito Santo na sua tribulação, você usará para com outros que passam por sofrimentos semelhantes.

      “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos” (2 Co 1:3-6).

      Quanto ao livro/filme que você indicou, vou verificar. Muito obrigado. Faça um esforço para obter o livro O Peregrino (se necessário, peça pela internet), pois ele vai edificá-la muito.

      O Senhor lhe abençoe com espírito perseverante e com fé inabalável, assim como a todos os demais que estão sofrendo com esse mal.

      Curtir

  7. buenass pastor!!
    bom pr..entaum , hj, agora mesmo qdo me lembrei de algumas postagens aki do seu website…eu pensei uma coisa….creio que tudo só está acontecendo comigo pq verdadeiramente precisava aprender como é um pouco do amor de Deus (inclusive eu pedi isso algumas vezes) é impressionante como eu penso tantas vezes , tantas besteiras e ainda sim estoou viva , realmente só alguém muito amoroso e muito paciente poderia tolerar uma criança taum frágil e duvidosa como eu……….só tenho medo de morrer em meio a tantos problemas…..creio que todos nós qdo sairmos disso sairemos muito mais fortes,
    a algum tempo atrás era taum fácil fazer uma oraçao completa que eu naum dava a mínima pra isso ,ou seja era algo normal e automático até… hoje eu sei que apenas pessoas que tem um coraçao bom , aberto e que pode ser usado pelo espírito santo é que podem fazer uma oraçao sincera…..meu mais profundo e sincero desejo é um dia estar totalmente livre disso e poder orar novamente e voltar a jesus pelo que ele é , talvez eu possa ser sincera e dizer o qnto eu fui idiota ,estúpida .. o qnto de amor eu ainda sinto por ele ……o que ele representa dentro de mim…..e sei lá …talvez um dia eu o sinta novamente….uma vez alguém estava pregando e disse que durante o louvor havia recebido algo de Deus…esse alguén disse que via um elefante preso a um barbante ..disse que aquele elefante tinha forças suficientes para romper esse barbante mas que ele havia sido adestrado naquela situaçao ….sei que aquilo era pra mim ….mas como ele mesmo disse naum tenho forças pra sair dessa situaçao , nem mesmo pra orar..mas quem sabe um dia o elefante quebrará o barbante….eu espero que ainda seja possível…..a mim e a todos nós aqui nesse website.

    Curtir

  8. pastor..oie..estou de volta…bem , estive lendo os comentarios das pessoas aqui presentes…e sabe pra falar a verdade nada tem mudado…na verdade , eu naum tenho conseguido mudar…eu fui uma pessoa que tive intimidade com Deus e eu estava absolutamente apaixonada por Jesus, ele fazia toda a diferença no meu viver …eu tinha sonhos missionários …hj esses sonhos se perderam, eu estou bem pior do que eu era antes de conhecer a Jesus …as pessoas ao meu redor naum sabem disso …e eu definitivamente naum consigo quebrantar-me diante de Jesus…naum sei ainda o que ele diz sobre isso….nem ouço mais a voz dele no meu coraçao …e o pior de tudo é que esses malditos pensamentos naum vem só contra Deus…e sim contra qualquer pessoa que esteja próxima a mim..incluindo minha irma …..como algumas pessoas falaram aqui…hj meu coraçao está endurecido , estou desviada de DEus,naum consigo mais fazer nada pra Deus com pureza , gostaria de voltar a inocencia ~porém parece que é impossível…naum sei mais oq fazer …..tb naum sei se devo pedir às pessoas que orem por mim , pois a bíblia fala que existem pecados que naum se deve orar por eles…………….

    Curtir

    1. W.S.F, eu ainda creio na sua salvação e que há perdão para você. A prova disso é que você continua procurando sites evangélicos. Se assim não fosse, certamente você estaria cometendo todo tipo de torpezas e crimes, sem nem se importar com isso.

      E é por que creio, que estou orando por você nesse momento, para que o Senhor lhe visite, trazendo à sua memórias as promessas de salvação e remissão. Leia o livro O Peregrino, especialmente o capítulo XV, por favor.

      Peça orações às pessoas, porque muito pode a oração do justo. Que o Senhor lhe abençoe com paz no coração.

      Curtir

    2. Tenha fé irmão!
      Peça fé de Deus…
      eu sei bem o que é isso irmão!
      Tudo que você escreveu, eu já senti
      e as vezes ainda sinto.
      os meus pensamentos as vezes se viram contra todos. Mas quando eu tenho fé, quando eu faço um esforço, o Espirito Santo começa a agir
      e eu começo a me sentir melhor.
      Só que quando os pensamentos voltam, a minha aflição volta também!
      Hoje estou bem melhor, pq há uns meses atrás eu estava depressiva sem querer me levantar da cama.
      a mulher do fluxo de sangue passou 12 anos sofrendo, mas eu creio que ela nunca desistiu, procurou todos os meios para se livrar daquele sangramento. Mas quando ela ficou sabendo de Jesus, teve fé, e agiu! enfrentou a multidao, o preconceito, o medo de nao conseguir, a dor devido ao fluxo de sangue, a fraqueza, e tudo o mais.
      Como será que essa mulher teve esperança ainda? por meio da fé!
      um dia desses ouvi essa pregação e Deus falou muito ao meu coração…”não desista, lute, tende bom ânimo, eu sou contigo”.
      as vezes me passam pensamentos tão depressivos na minha mente, as vzes tenho alucinações.
      Mas eu não quero desistir de Jeová!
      Eu quero ir p/ céu, quero ter a vida eterna!

      Não desista também, não se entregue a esses pensamentos. Lute p/ mudá-los.
      Eu pensei que nunca mais fosse conseguir ficar feliz, ou esquecer essas coisas, mas isso é possível!
      converse com o Senhor !
      Abra seu coração p Ele.
      Existe um amor dentro do seu coraçao, você precisa sentir.
      Eu sei do que estou falando.
      A luta é diária.
      “Quanto maior a luta, maior a vitória!”
      20 anos com isso “anonima” – a promessa na tua vida deve ser grande, eu creio!

      “O silêncio destrói. A fala cria.”
      Falem em voz alta: “EU TENHO AMOR NO MEU CORAÇÃO, EU TENHO JESUS NO MEU CORAÇÃO, EU TENHO BONDADE, EU TENHO PENSAMENTOS BONS, EU TENHO CORAGEM, ESPERANÇA, FÉ E ETC.”

      O FALAR CONSTRÓI.
      Quando vim pensamentos ruins não se calem, abram a boca e digam “Jesus eu te amo, eu te quero, Tu és meu Salvador”.

      Apocalipse 3.8 “Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome”.

      Eu conheço o sofrimento de vocês e vocês conhecem o meu!
      Eu digo por testemunho e experiência nisso, que eu estou vencendo isso. Não é fácil, não é de uma hora para outra, mas é possível !!

      se quiserem me adicionem no msn
      flavinha_gomes812@hotmail.com ou
      flavia_gomes_afg@hotmail.com

      Jesus nos ama ainda mais, pq Ele sabe que precisamos Dele. E Ele está perto, nós precisamos o enxergar . Tirar a cegueira dos olhos.

      Mesmo com os pensamentos ruins busque a Deus, Ele nos ouve.
      Acreditem!

      Amo vocês em Cristo.

      Curtir

  9. Como explicar o que todos q nesse site estao querendo saber? dificil quase impossivel eu diria sem resposta.uns seguiram fieis a Deus todos os dias de suas vidas ate hj e mesmo assim um dia por uma palavra a propia leitura da Biblia e cairam na blasfemia imperdoavel,outros se desviaram ou por nao serem fieis terem seus conflitos num dado momento tambem cairam na mesma cilada. somos cheios de erros procuramos a resposta p/ nao termos mais perdao. A biblia diz pela boca do propio Jesus q nem neste seculo nem no por vir(eternidade) haveria perdao p/quem tal ofensa cometesse.Pôs e seja qual for o motivo meus propios pecados,um esfriamento,a falta de vigilancia etc… seja qual foi o motivo q desencadeou esse sofrimento sem explicaçao eu sei de uma coisa 1) nao consigo parar esses pensamentos nao os quero 2)nao existe mesmo perdao desse pecado.Fazer o que? 3) todas as oraçoes ja fiz de arrependimento etc..etc….Ja pedi ajuda a maioria dos lideres espirituais evangelicos q conheço e nada. tem dias q a minha boca sente desejo de blasfemar .4)todas as atrocidades fisicas de loucura,desejo de suicidio e tres tentavivas frustrasdas do mesmo eu ja tentei ,magreza extrema,obesidade,total descontrole do sistema nervoso.alucinaçoes,sindrome de panico,toc etc…….se n e o inferno faz parte.Entao num belo dia pensei eu k com meus botoes.Jesus veio do Ceu largou toda gloria,seu magnifico reinado p me salvar tb afirmado por ele,morreu sofreu td e muito mas ate ai tb bem.derepente seja la pq motivo eu nao tenho mais jeito?como? Paulo diz: nem eu entendo o meu propio jeito de agir pq o bem q quero fazer n o faço mas o mal q nao quero esse eo q faço sou miseravel.entao o q fazer nao estou dando soluçao p/ ninguem e o q ocorre comigo cheguei a conclusao depois de mais de 20 anos sofrendo com a condenaçao eterna q Abrao relatado por Paulo em romanos 4:16 p/frente diz e creu Abrao no Deus q vivifica os mortos e chama a existencia o q n existe eu creio q ainda q eu tenha cometido o como muitos q dizem realmente cometem sem dominar tal acontecimento,segunda a conciencia de cada um.q ele (Deus em o nome de Jesus) resuscita mortos e chama a existencia oq n e existe e segunda a fe de cada um bom a condenaçao eu ja tinha ha 21 anos o meu propio inferno eu ja vivia pq vida eu nunca tive eu sobrevivia e desgraças e q dao p/ escrever um pergaminho. Eu n tinha a meu ver mas nd a perder ate pq ate minha alma ja estava condenada.Ele diz mais(Jesus) se creres veras a gloria de Deus. hebreus diz: a fé certeza de coisas q se esperam convicçao de fatos q n se veem.entao eu n vejo como n via salvaçao p mim se as palavras de blasfemia e condenaçao tem q se cumprir pq foi Cristo q disse e ele n pode voltar a tras nas suas promessas as palavras de bençao tb tem q se cumprir.Como? pela fé nos seremos salvos pela fé. se n crermos ja estamos condenados.Bom gente eu estou tb nessa luta sao mas de 20 anos com todas as mazelas da mente,todos os tormentos q sao maiores do que todos q ja li nesse site e nao me orgulho disso n falo com se ganhasse o 1 lugar em desgraça. bom e so o meu relato n sou exemplo p ninguem so estou expondo o meu testemunho.obrigado.

    Curtir

    1. ola amigo quero te diser qui estou pasando por momentos ben difiseis tanben na minha vida mais mesmo asin eu nao desisto de lutar porque sei qui sou mais qui vensedor quero ti dizer qui nao deixe qui o inimigo te vensa o inimigo quer qui vç se intregue para ele mais eu te digo nao se intregue lute siga enfrente se umilhe nos pes do senhor chore pesa perdao a deus deus dise qui ainda qui nosos pecados fose vermelho como sangue carmesin e pretos como a escarlata ele nos perdoaria fala para deus qui vç se arrependeu de todos atos cometidos muitas veses no seu caso iso pode ser seta do inimigo querendo te desanima mais nao se intregue para o inimigo lute e tenha fe e vç vai vense pesa perdao pra deus fala qui se arrependeu qui deus te perdoara

      Curtir

Os comentários estão desativados.