Predestinados à Salvação

Foto de Rodrigo da Cunha, Flick.com

Pergunta:

 

Oi, venho através dessas linhas lhe pedir que o senhor esclareça pra mim à luz da bíblia a questão de predestinação, pois o conhecimento que tenho sobre tal assunto é pouco, até pq eu sempre acreditei no livre arbítrio, no sentido do homem poder escolher ser salvo e que todos têm essa graça. Mas um certo dia conversando com com um irmão de outra igreja surgiu essa questão pois ele acredita na predestinação.

 

Ele afirmou que todos os salvos foram escolhidos por DEUS e que nem todos têm essa graça pois alguns foram feitos para honra e outros para desonra e me apresentou o texto de romanos do capitulo nove em diante. Apesar sair um pouco confusa dessa conversa, eu repreendi em nome de JESUS e acredito que o homem tb tem participação em sua salvação.

 

Tudo é pela graça e sei que DEUS pode endurecer o coração de quem ELE quiser, mas a bíblia tb fala que podemos endurecer o nosso coração pra JESUS, quando fala se ouvires a voz do Espírito Santo, não endureçais o vosso coração.

 

Queria que o senhor falasse um pouco sobre isso pra mim. Desde já agradeço a oportunidade. Naiara

 

 

Resposta:

 

Irmã,

 

este assunto é muito extenso e rico. Existem muitos estudos, teses, livros e tratados escritos a este respeito e não seria possível aqui, neste espaço, escrever tudo de forma a esgotar o assunto. Vou ser bastante sucinto e espero que a irmã compreenda.

 

Predestinar significa dar destino antecipado a alguém ou alguma coisa. Deus tomou todas as providências necessárias à salvação do homem e predestinou todos os que, fazendo uso do seu “Livre Arbítrio”, se arrependem e recebem Jesus, para tomarem parte nessa salvação. Assim, Deus pode exercer sua justiça sem interferir na liberdade do homem.

 

Em Romanos capítulo 8, diz que “antes” de predestinar Deus “Conheceu“, ou seja todos que se arrependeram e creram em Jesus mediante a fé foram conhecidos e predestinados por Deus para a justificação. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Rm 8:28-30).

 

Isto é a onisciência de Deus. Livre arbítrio é a capacidade volitiva dada aos homens pelo Criador; Onisciência é um dos atributos de Deus, pelo qual Deus jamais ficará surpreso por coisa alguma, posto que é a fonte de todas as coisas.

 

A onisciência de Deus é que lhe dá esta capacidade de predestinar. Pois a onisciência dá conhecimento antecipado do uso do livre arbítrio que cada um de nós recebeu de Deus. Deus conhece antecipadamente sua escolha pelo livre arbítrio e assim pode dizer antecipadamente. Jesus sabia que Judas o trairia e o chamou de filho da perdição ou seja sabendo antecipadamente a escolha que Judas faria pode predestiná-lo como “filho da perdição”. Aqueles que escolhem a Jesus são predestinados como “filhos da salvação”. Somente existe predestinação por que há presciência.

 

Alguns teólogos dizem que ninguém é predestinado. Outros dizem que todos os salvos foram predestinados. Uma coisa é certa: Há um homem que foi predestinado: Jesus Cristo! E todos, sem excessão, que estiverem em Cristo também estão predestinados. Vou usar de uma alegoria para você entender melhor:

 

Imagine-se no aeroporto de João Pessoa embarcando em um avião que tem como (pré) destino a cidade de São Paulo. Para onde você estará indo? Para São Paulo, embora não tenha saído de dentro do avião. O avião é quem foi para São Paulo, o seu destino previamente estabelecido. O avião do cristão chama-se Jesus Cristo, e seu destino é o céu. Todos os que estiverem em Cristo chegarão ao céu. “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Co 5:21).

 

Não há nada que você possa fazer, irmã, para ajudar na sua salvação, exceto permanecer em Jesus Cristo. Quem mudar de aeronave não vai chegar ao destino que Deus traçou.

 

Espero ter esclarecido o assunto, embora muito resumidamente.

 

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo.

 

José Adelson de Noronha

5 opiniões sobre “Predestinados à Salvação”

  1. Caro José Adelson,

    Embora eu concorde com muitos pontos por você colocados, sem querer parecer que me considero maior conhecedor do assunto, gostaria de somente chamar sua atenção para um detalhe que pode ainda elucidar mais seu ponto de vista.
    Você disse: “Onisciência é um dos atributos de Deus, pelo qual Deus jamais ficará surpreso por coisa alguma, posto que é a fonte de todas as coisas.”
    Eu peço para que você leve em consideração o fato dO Criador ter se arrependido por ter feito o homem na terra, ter sido surpreendido com a fé de um centurião romano, ter mudado de idéia sobre o fim do povo que cometeu grande pecado no deserto pela intercessão de Moisés e pala intercessão de Abraão quase não ter destruído Sodoma e Gomorra.
    Sem mencionar a vasta amplitude de alcance que O Próprio Messias nos dá sobre o poder da oração de um justo quando diz: “Tudo que pedires em meu nome eu o farei”.
    Obviamente, isto inclui a mudança de fatos e situações.
    O não menos óbvio é que a condição sempre será ter como motivação a mesma motivação que O Messias teria – ou seja, a salvação, a libertação e o livramento de uma ou mais vidas, para que demos fruto e glorifiquemos aO Pai.

    Então, não é bem assim, O Criador jamais Se surpreende.
    Caso contrário não temos liberdade de escolha.
    Veja, não estou dizendo que o Criador desconheça as possibilidades, mas que podemos, sendo publicanos, subir numa figueira brava e termos voluntariedade em passar a agir segundo A Lei Eterna (aquela que antes de Moisés guiava a tantos como Enoque, Noé, Abraão, etc.).

    A Escritura diz que devemos orar pela libertação dos que rejeitam a Cristo porque, pode ser que venham a ser libertos da cegueira do “deus” deste século, certo? Pode ser…
    …em 1Co 7, vemos que o irmão ou irmã em Cristo não é obrigado(a) a permanecer casado(a) com incrédulo que o(a) deixa porque não há garantia da conversão do(a) incrédulo(a). Mesmo que muitos pastores preguem “se creres será salvo tu e tua casa”. Sabe por que?
    Porque Jesus está de fora batendo e somente a pessoa pode abrir e ceder o lugar do trono em seu coração a ELE.

    Imagino que não estou dizendo algo novo, mas somente com uma chama iluminando com maior intensidade onde havia certa penumbra.

    Curtir

  2. pastor… sobre a presdestinação… a Bílbia diz que é o Espirito Santo que convence o Mundo do pecado, da Justiça e do juizo… logo é o Espirito que convence o homem do seu pecado. Sendo que uns são salvos e outros não, logo é o Espírito que predestina o homem visto que foi o mesmo que convenceu uns e outros não… eu estou certo em minha colocação?

    Curtir

  3. Filha,

    esses dois textos da Bíblia falam especificamente de Israel, dos judeus ou israelitas.

    Deus diz que eles não foram nem serão rejeitados por Ele, mesmo tendo eles, em certos momentos buscado outros deuses ou agido com incredulidade. Deus sempre usou de bondade e misericórdia para com eles, por causa da Sua promessa a Abraão, Isaque e Jacó.

    Os judeus têm sofrido consequências, têm passado por momentos em que parece que Deus os abandonou, mas o Senhor jamais os abandonou. A prova é que, depois de dois mil anos de exílio, dispersos pelo mundo, eles voltaram para sua terra e Israel tem florescido como vencido todos os perigos que os ameaçam.

    Deus é justo, mas é também misericordioso. E, principalmente, é soberano. “Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz. Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?” (Rm 9:18-20)

    Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo.

    Curtir

  4. Oi, agora venho agradecer pelas palavras, já tinha consciência do que o senhor falou, mas queria mais.

    Pastor, mas é relacionado aquela parte da Bíblia que fala em Isaías 46:3 a 13 e Romanos 9:12 a 16. O senhor poderia só falar um pouco sobre esses versículos, por gentileza? Desde ja agradeço.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s