Há salvação para um suicida?

Pergunta:

Bom dia, graça e paz. Preciso saber onde está escrito na Bíblia que não há salvação para os suicidas. Aguardo resposta. Obrigada – Socorro – Brasília.

Resposta:

Irmã,

assassinato é pecado e quem suicida está assassinando a si próprio: “Não matarás” (Ex 20:13). Mas jamais poderemos afirmar que um suicida não foi salvo, porque se ele arrepender de seu ato e pedir perdão a Deus, mesmo que seja numa fração de segundo, ele será salvo. Mas, se não arrependeu, está definitivamente condenado.

A salvação pertence a Deus e só no céu iremos saber quem foi e quem não foi salvo. Só o Senhor conhece o coração do homem, nem mesmo quando a questão é suicídio, podemos afirmar que a pessoa está perdida. Portanto, se ele morreu salvo, está no céu. Agora, depois da morte não tem como mudar o nosso estado, ou é céu ou inferno. “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto, o juízo final” (Hb 9:27).

No caso de Judas podemos afirmar, com certeza, de que ele não foi salvo, porque foi o próprio Jesus quem o disse (Jo 17:12).

Que a graça e a paz do Senhor esteja com você.

José Adelson de Noronha

About these ads

50 comentários sobre “Há salvação para um suicida?”

  1. Somente Deus tem o direito de tirar a vida. Se um homem tirar sua vida se coloca no lugar de Deus. Ou seja, não confia em Deus. Morre em pecado e é condenado. Pois ele não viverá para pedir perdão. Se engana os que pensam que receberão perdão depois da morte. Ou vc é condenado ou vc é salvo.

  2. Etá aqui a resposta
    “Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo” (1 Co 3.16, 17).

  3. ESTA RESPOSTA É MUITO IMPORTANTE PARA UMA GERAÇÃO QUE TEM LIDERES EVANGELICOS NA OMISSÃO,EU ESTAVA NA DIREÇÃO DE UMA IGREJA EM COMUNIDADE NO RJ,DEPOIS DA PREGAÇÃO UMA SENHORA ME PROCURA,E FAZ UMA PERGUNTA,MINHA FILHA DEU UM TIRO NA CABEÇA,ESTA NO INFERNO,PAREI OLHEI EM SEUS OLHOS E FALEI,SUA FILHA ESTAVA LOUCA,SE OS HOMENS DA JUSTIÇA NÃO CONDENA OS LOUCOS,IMAGINA DEUS COM TODA SABEDORIA,RECEBI UM ABRAÇO DAQUELA MÃE,PASTOR É A PRIMEIRA VEZ QUE UMA PESSOA É SINCERA COMIGO,MUITO OBRIGADO,E FOI EMBORA,DAVI LADEIRA.

  4. ontem dia 05.02.2013 a minha mulher se suicidou enforcada, no momento sinceramente eu só penso em fazer a mesma coisa, me sinto culpado por isso, se eu tivesse dado valor a ela isso não teria acontecido, jeová me perdoe se for fraco e seguir os mesmos passos dela, eu não consigo mais viver, meu amor Naide Nascimento, como voce gostaria de ser chamada um dia, eu sempre te amarei, brevemente estaremos juntos mais uma vez para sempre.

    1. Estevao… nao faça isso!!! Peça a Deus sabedoria e entendimento que Ele te conceder’a… nao haja por impulso, nao faça isso!! Procure uma igreja evangelica, pede para que um Pastor ore por sua vida em um momento de sofrimento como este e com o tempo sua vida sera restaurada! Fica com a paz de Deus!

    2. Amado, nossas vidas pertencem ao Senhor e só Ele pode dispor dela, segundo a Sua onisciência e soberania.

      Quando Eva tomou do fruto proibido e o comeu, ela, na verdade, estava praticando um suicídio. Quando ela deu do fruto a Adão ele deveria ter recusado, não cometendo o mesmo ato de desobediência a Deus.

      Só o Senhor sabe a respeito de sua esposa nesse momento. Ela pode ter arrependido-se, naquela fração de segundos entre o ato e o fim, e assim ter sido salva. Eu creio nisso, pois para Deus o tempo não existe e uma fração de segundos para nós pode ser tempo suficiente para quem está se arrependendo e se consertando com o Senhor.

      Creia, irmão, na Palavra de Deus que diz que o Senhor quer salvar a todos e para isso deu Jesus Cristo em sacrifício por nossos pecados. Inclusive pelos pecados de sua esposa.

      Não se precipite em tomar tal decisão, como fez Judas, que não aguardou a ressurreição de Jesus. Aguarde no Senhor Jesus, tenha fé, esperança e lembre-se que você tem muitas outras pessoas aqui que te amam e que podem ajudá-lo nesse momento tão difícil para você.

      Eu oro para que o Espírito de Deus lhe visite, trazendo consolo, fortalecimento e paz no coração. E que o Deus da esperança lhe encha o coração de gozo e paz, segundo o poder que o Espírito Santo tem de operar em todas as coisas, é minha oração a seu favor.

      1. vc fala muita besteira amigo como vc quer converter alguem com essas palavras dizendo que eva se suicidou comendo do fruto ela trangrediu alei do Senhor paraque vc existisse valeu.

    3. Estevão meu amigo e irmão, o meu email é rodrigo.si@live.estacio.br, e meu facebook é Rodrigo Guaiamum Iasd, entre em contato comigo, e poderei explicar algumas coisas da parte de Deus, das quais irão confortar e trazer refrigério ao seu coração. Aguardo seu contato. Abaixo um breve texto que deixará você mais tranquilo em busca da salvação juntamente com seus entes queridos e amados.

      Suicídio: existe salvação pra quem se mata?
      Existem dois textos que eu gosto muito, que é (Mt 16:27) e também (Ap 22:12), que mencionam uma coisa importante, “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”. Perceba querido amigo, que Deus julga a pessoa de acordo com as obras, ou seja, Ele não julga de acordo com uma obra, ou um ato isolado em si. Nós não podemos dizer, como alguns afirmam que todos os suicidas irão se perder, não temos como dizer isso, Deus não avalia a pessoa por um ato isolado, Ele leva em conta o todo, a genética, a carga hereditária do indivíduo, as oportunidades de salvação… se naquele momento em que a pessoa estava se suicidando, essa pessoa estava com uma depressão muito profunda, e depressão é uma doença, e não uma possessão demoníaca de forma alguma, então Deus, avalia segundo as obras, porque as obras demonstram o tipo de fé que nós temos nEle. Se por exemplo, a pessoa tomou um veneno para se matar, e ela se arrependeu no seu último segundo de vida, Cristo a perdoou. Porque em Luc 23:42-43 percebemos que o Salvador deu a certeza da salvação para um ladrão que estava na cruz, e que no último instante aceitou a Cristo, e que não pode descer da cruz para ser batizado, então Cristo pode salvar alguém no seu último segundo de vida. Tenha esperança, se você conhece alguém ou algum parente que perdeu o seu ente querido por suicídio, lembre essa pessoa que Deus não julga ninguém por um ato isolado, Deus leva em conta todo um contexto e um histórico de vida.

      Acreditamos que nenhum ser humano possa responder plenamente a pergunta inicial, pois este tipo de julgamento pertence a Deus (ver Ez 18:30, 34:20, Mt 16:27, Ap 14:7, 22:12), o ÚNICO que é capaz de sondar o íntimo de cada criatura (Sl 7:9, 17:3 e 139:1).

      Não temos como avaliar plenamente até que ponto uma pessoa depressiva tem responsabilidades por seus atos na visão do Senhor. Sabemos, sim, que Ele dá a todos nós forças para que cortemos maus pensamentos, de modo que estes não venham a criar maus frutos (Fp 4:8 e 13).

      Entretanto, é bom atentarmos para o fato de que há diferentes fases na depressão, uma na qual a pessoa está sem forças mentais para resistir ao desejo de se matar. Em Sua misericórdia, Deus levará isso em conta, com certeza.

      Sansão está salvo ou perdido? Na Bíblia, um caso de um suicida(Jz 16:30) que foi salvo (Hb 11:13,16,32 e 33). “Sabemos que Sansão derrubou as colunas do salão em que estava, e por ter derrubado essas colunas causou a morte de muitas pessoas inclusive a sua, então Sansão é um suicida. A dúvida é: Por tirar sua própria vida Sansão está salvo ou perdido?”

      Quanto a Sansão propriamente dito lembremos o que o apostolo Paulo escrevendo aos hebreus no capítulo 11,o capítulo que conhecemos como a galeria dos heróis da fé, fala dele.

      32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, 33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 13 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
      16 Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

      Está é uma descrição de alguém que está perdido?
      Acredito que não.

  5. SUICÍDIO, adultério, homicídio, fofoca, etc. Pra Deus é tudo pecado. salvação nada tem a ver com isso. O termo “A salvação vem pela graça” aparece dezenas de vezes no Novo Testamento. Chega ser completado com: “Pela Graça sois salvos POR MEIO DA FÉ. Isso ´NÃO VEM DE VÓS, é DOM DE DEUS”. Em lugar nenhum a Bíblia diz que um salvo não pode se suicidar. Ela diz: “Vigiai para que não venhas a cair”. “CAIR” pode ser qualquer pecado. O QUE VEMOS AQUI é a relativização do sacrifício de cristo e a herança católica que vincula SALVAÇÃO COM ARREPENDIMENTO. Na verdade, não pode haver REAL ARREPENDIMENTO se o espírito do homem não for mudado, ou seja, o homem só se arrepende em verdade APÓS crer que JESUS MORREU POR ELE, RESSUSCITOU E PAGOU NA CRUZ POR TODOS OS SEUS PECADOS. Em suma: SÓ PODE HAVER ARREPENDIMENTO REAL APÓS A SALVAÇÃO E NÃO VICE-VERSA.
    O sacrifício de Cristo naquela cruz foi tão grande e forte que pode apagar qualquer pecado, inclusive aqueles que ainda vamos cometer. Por que uma pessoa que é atingida por um raio enquanto está falando mal da vida da outra, se for salvo, pode ter ido pro Céu? Pra Deus não existe PECADÃO nem PECADINHO, existe PECADO.
    Por último, não confunda princípios do VELHO TESTAMENTO com os do NOVO TESTAMENTO, senão o sacrifício de Cristo foi inútil. Paulo já dizia isso em todos os seus livros, principalmente na carta aos Hebreus. Se vamos considerar para o suicídio o que diz o Velho Testamento, temos que considerar tudo: Apedrejar as adúlteras ao invés de pregar para elas, matar animais no altar da igreja, etc.
    “O SACRIFÍCIO DE CRISTO É EFICAZ PARA COBRIR TODO O PECADO DO MUNDO”. E em momento nenhum foi dito por Deus que os crentes seriam imunes a doenças mentais, ataques profundo de angústia, atitudes desesperadoras. A mesma tentação que pode levar um crente verdadeiro a cometer ADULTÉRIO pode levá-lo a dar CABO DA PRÓPRIA VIDA. Só quem pode dizer para onde foi o suicida é DEUS.
    UMA COISA É CERTA: ELE NÃO VAI SER JULGADO SOMENTE PELO SUICÍDIO ISOLADAMENTE.

      1. Eu tentei suícidio a cerca de 15 anos, e desde então, vez em quando esse tormento vem em minha mente. Eu sou cristã evangélica a mais trinta anos, e lembro-me até hoje do dia em que me converti e aceitei Jesus. Por isso não julgo ninguém, venho de histórico familiar complicado em que minha mãe me batia muito,me castigava severamente por qualquer motivo, me chamva de inprestável. Levei muitas surras em que eu pensava que ia morrer. Fora isso,meus pais brigavam o tempo todo, e ela dizia que ia sair de casa por minha causa. Desenvolvi depressão ainda criança, mas não culpo minha mãe, eu a perdoei, ela também foi abandonada pelos pais e tratada pior que cachorro de rua nessa vida. Só levou tapas e ponta pés, surras, foi humilhada, e meu pai usado por Deus a tirou do inferno que era a vida dela,porém, como ela poderia me dar o que não tinha. AMOR, rejeitada o tempo todo me rejeitou, a psicologia explica isso. Meu pai também veio de um histórico complicado,perdeu a mãe aos 4 anos, o pai o rejeitou, foi criado pela avó até os sete,depois foi para um orfanato e adoado por uma família que nãotinha filhos,equando a minhaavóadotiva engravidou, o rejeitou e preticamente tudo de ruim que acontecia na casa a culpa era dele.
        Minha infância e a dos meus irmãos foi muitodifícil, e a minha fulga foi a igreja,lá Deus me tratou. Por isso nãopodemos julgar nnguém. Pois Deus vai curando conforme a nossa capacidade e maturidade, meus anseios, as feridasprofundas da almame levaram a chamar atençãopara mim, eu tinha chegado no meu limite e para dar fima dor, indiretamente tentei suicídio, foi então que acordei e fui procurar um psiquiatra.
        FATO, não podemos julgar ninguém, seja mais solidáriose amorosos, posso afirmar que parte de eu querer me matar é justamente esssa pregação farizaica em que nãoajudam em nada, só as jogam para o fundo do poço. Srm compaixão, sem amor, atirando pedras aoinvés de estender a mão. Se as pessoas se amassem mais, teria simmuito menos suicídio no mundo. Ai pregam que se o assassino se arrepende tem perdão, oladrão, aprostituta, o homossexual, os que comentem aborto, mas quem se suicída não? Eu fui vitima dessa religião farizaica do Deus que pune, que castiga o tempo todo e como castigava, pois os meus castigos e surras e abandono eram terríveis. Deus teve misericórdia de mim e não me deixou partir para contar essa história verdadeira. Ele me trouxe de volta da morte e eu já havia aceitado Jesus, eu tenho certeza disso. Porque eu também pensava como muitos, julgava muitos e Deus me fez ver que não temos O DIREITO DE JULGAR NINGUÉM. Glória a Deus porque assim como eu, muitas outras pessoas que tentaram o suicídio estão ai pela graça do pai, eos que foram,só cabe a Ele saber o destino.
        E muitos jogam peso maior, se deixar enterram vivas as pessoas.
        Vamos parar de crucificar o outro,já crucificamos Jesus. Não basta?

  6. A Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo,
    Peço que leiam João 9 – Jesus Cura um Cego de Nascença.
    Ao ser questionado pelos discípulos Jesus responde que o que aconteceu com ele (o homem cego), aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.
    No versículo 4 Jesus diz: – Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.

    Podemos entender que ao morrermos, não existe mais nada que possamos fazer e que devemos fazer enquanto é dia(enquanto estamos vivos).

    João 3.18 – Quem Nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no no nome do Filho Unigênito de Deus.

    Vemos claramente que se uma pessoa morre sem reconhecer a Cristo Jesus como Único e Suficiente Salvador, já está condenado.
    Entendo o suicídio como uma maneira de se livrar da vida que tanto está atribulada. Independente do que seja, não acredito em coisa alguma que justifique alguém cometer tal ato, pois acredito no mover de Deus em todos os sentidos que conhecemos e também nos que não conhecemos.
    Às vezes queremos entender Deus, mas não podemos fazer isso por outros meios a não ser os humanos e pecamos por falta de conhecimento, pois tudo o que precisamos é ler e entender a palavra de Deus que é nosso manual de fé e prática. Deus quer que vivamos com Ele, mas precisamos colocá-lo e primeiro lugar em nossa vida.
    Leia – Mateus 6.25 ao 34.

    A única morte que posso pensar em ter por vontade própria é pela causa de Cristo.
    Leia – Mateus 16.25.

    A paz de Cristo.

    1. parabéns pela sua resposta ao clamor por conhecimento de algumas pessoas desapercebidas e sem conhecimento da palavra de Deus. que Deus o abençoe e que você possa usar o seu conhecimento das escrituras para elucidar a ignorâncias dos que não buscam por conhecimento.

  7. GRAÇA E PAZ, A PALAVRA DE DEUS NOS DIZ ASSIM – Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 1Corintios 3:16,17.
    MEUS AMADOS NÓS NÃO TEMOS O PODER DE JULGAR NINGUÉM, É A PALAVRA QUE NOS JULGA; João 12:48 – Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a “PALAVRA” que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. QUANDO EU ATENTO CONTRA MINHA PRÓPRIA VIDA, EU ESTOU DESTRUINDO O TEMPLO DE DEUS, E O QUE ACONTECE? DIZ A PALAVRA QUE DEUS ME DESTRIRÁ. ESSA ATITULDE CARACTERIZA SUICIDIO! SÓ DEUS TEM O PODER OU DIREITO DE DAR OU TIRAR A VIDA, POIS A VIDA É DOM DE DEUS;LEIA I SAMUEL 2.6 ….O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. A HISTORIA DE SANSÃO MOSTRA QUE A ATITULDE DELE NÃO FOI BEM UM SUICIDIO, ELE OROU A DEUS PARA QUE SEUS INIMIGOS FOSSEM MORTOS, E SIM O POVO DE ISRAEL FICARIA LIVRE DOS FILISTEUS;Juizes 16:28,29.30 – Então Sansão clamou ao Senhor, e disse: Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos. Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra. E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida. E ELE NÃO FOI CONDENADO; Heb 11:32.33 – E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões. AGORA MEUS QUERIDOS IRMÃOS EXISTE UM QUADRO DEPRESSIVO ONDE A PESSOA, NÃO ESTANDO EM SUA SÃ CONCIÊNCIA, ATENTA CONTRA SUA PRÓPRIA VIDA, CREIO EU QUE DEUS QUE SONDA O CORAÇÃO, E QUE TEM O PODER DE DECIDIR ARRESPEITO DA ETERNIDADE DE CADA UM. SÓ LEMBRANDO O QUE O PROFETA DIZ… Isaias 35:8 – E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os “LOUCOS”, não errarão. QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE NÓS, E QUE VENHAMOS A DAR ASSISTENCIA AOS NOSSOS PARENTES E AMIGOS, PARA QUE ESSAS DUVIDAS NÃO SEJA UM PESADELO EM NOSSAS VIDA! ABRAÇO A TODOS.

    1. I SAMUEL 2.6 ….O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. SE ESTA ESCRITO NA BIBLIA ISSO, ENTENDO QUE NÃO A SALVAÇÃO PARA QUEM TIRA SUA PROPRIA VIDA, ENTENDO QUE HOMICIDIO É QUEM MATA ALGUEM, E SE VOCE SE MATAR ESTA COMENTENDO UM SUICIDIO. QUE SERIA A MESMA COISA DE UM HOMICIDIO SO QUE CONTRA VOCE MESMO .Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 1Corintios 3:16,17.
      ENTÃO NÃO ENTENDO UMA COISA , SE NA BIBLIA ESTA ESCRITO TUDO ISSO, É OU NÃO É? FICA DIFICIL ENTENDER, CADA UM FALA UMA COISA.

      1. Você está certa, se esta escrito nas escrituras é verdade, mais temos que lembrar que DEUS é nosso pai, e que ele nos ama, DEUS é justo, misericordioso, verdadeiro, então só basta a ele dizer quem tem perdão ou não. acredito que ele vai jugal cada um por usa obra, e vai olhar o coração deles, e vai entender o que passava naquele momento que eles se mataram. ai sim ele vai ver quem em perdão ou não.

        1. a palavra diz que nosso corpo e templo de Deus, ai daquele que destrui-lo, Deus é misericordioso mas, tambem é justiça. Somente os loucos(loucos de verdade) conhecem o caminho, este estão garantidos na eternidade. aquele que se mata é porque não reconheceu e não aceitou a ajuda de Jesus, creio que teve varias oportunidades para isso, alguem falou de Jesus, que Jesus cura, liberta etc….

  8. PERDI MEU IRMÃO DIA 19 DE SETEMEBRO DE 2012 AGORA SEMANA PASSADA ELE SI ENFORCOU ESTOU AINDA MUITO ABALADA PQ NAO CONSEGUI SALVA-LO AQUI TENTEI DE TUDO PRA AJUDA-LO MAS INFELISMENTE NAO DEU E AJUDEI ELE EM MATERIA AGORA SERÁ POSSIVEL EU AJUDA-LO EM ESPIRITO? ME AJUDEM COMO PUDER EM ORAÇÃO PRA MIM PRA MINHA FAMILIA E PRA ELE. O NOME DELE E WANDERSON MACHADO!

    1. Irmã, a ele não é possível mais ajudá-lo. Só Deus, que é atemporal, é que pode usar de misericórdia para com ele. Quanto a você e sua família, devem consolar-se com a Palavra de Deus que diz que ao Senhor pertence a salvação e Ele a dá a quem quer. Também está escrito que o Senhor deseja salvar a todos.

      Por isso eu creio que Deus não abandonou seu irmão e fez de tudo para salvá-lo. Se o Senhor, que é poderoso, lutou para salvar a alma de seu irmão, então é possível que, no último instante, seu irmão tenha se arrependido e entregue a alma ao Senhor. Quem poderá resistir a Deus a Deus Todo-poderoso, quando a vontade dele é salvar?

      Tenha esperança, e consolo filha. E console sua família com essas palavras.

      Eu oro para que a doce graças e misericórdia de Deus esteja em seu lar e operando na vida de todos vocês, em nome de Jesus.

    2. Querida infelizmente,podemos sim orar por vc e por sua família
      ,mas pelo seu irmão quem cuidará da atitude dele será o Senhor.Que o Senhor Deus console o seu coração e de sua família neste momento tão triste.

  9. Por favor me ajude, a responder-me , sobre o suicídio, um irmão meu se enforcou a 18 anos anos atrás, sempre tenho sonhos horríveis com ele, hoje sou evangélica, na época não tinha nenhuma palavra para dar a ele, e apenas 2 dias houve outro suicídio meu cunhado, nunca esperamos que isto aconteceria com ele, era uma pessoa brincalhona, sempre alegre e conhecia a palavra de Deus, mas usava drogas infelizmente. E acontece. E
    me parece que já li na bíblia, que os bêbados,idolatras,afeminados,suicidas não herdarão o reino dos céus,tentei procurar de novo, não achei, POR FAVOR PRECISO DE UMA RESPOSTA SOBRE ISTO, estou enganada? me lembro claramente sobre esta leitura, mas não consegui acha-la na bíblia, será que não está escrito mesmo?, Grata Ivone , meu email é – buffetsonhomeu@hotmail.com.
    Deus os abençoe.

    1. Irmã, é como eu disse no texto acima: a salvação pertence a Deus e ele dá a quem quiser. O Senhor é quem conhece o coração de cada pessoa e quais os motivos que a levaram a tomar tal atitude extrema. Além disso, só o Senhor sabe, de fato, se a pessoa arrependeu-se do seu pecado.

      A Bíblia não cita, em lugar algum, que os suicidas ficarão fora do Reino de Deus. Cita sim, os assassinos, assim como os mentirosos. Uma mentira, para Deus, é tão grave quanto um assassinato. São duas as passagens que citam os que ficarão fora do Reino de Deus, e em nenhuma delas, a Bíblia cita os suicidas: Ap 22:14,15 e Gl 5:19-21

      O Senhor traga paz no coração de sua mãe, assim como ao seu de todos os seus familiares, é minha oração a favor de vocês

      1. e será que suicidar não é o mesmo que matar irmão?a pessoa se torna um homicida,será que é tão dificil entender a palavra de Deus? Deus é Santo,ele não brinca com a Sua palavra.

  10. em nenhuma passagem das escrituras biblicas fala claramente que os suicidas não tem salvação, então vamos esperar a vinda de nosso senhor JESUS para poder julgar o certo e o errado, pois quem é sujo se suje mais ainda e quem é justo faça mais justiça ainda ,porque o justo viverá da fé! E por fim para a familia de um suicida não se despere com seu ente querido que se matou, apenas crê e verás a gloria de deus, fica com DEUS irmãos.

      1. Tem muita gente brincando com Deus! …Se suicidas tem direito a salvação então: Deus foi injusto com Esaú que por ser profano despresou a benção proferida pelo patriarca a qual era o parecer de Deus,e mesmo com lágrimas e arrependimento não encontrou e não alcançou misericórdia.Deus nos chamou para crer nele e entregar nossa vida para ele individualmente, cada um é responsável por suas atitudes diante de Deus ., cai na real, Judas andava com,e servia a Jesus mas…cada um tem a personalidade que constrói em cada uma das suas atitudes. Que Deus abençoe a todos e que “destruam” suas vidas na entrega,na renúncia ao serviço santo.

  11. A Palavra de DEUS em Jo.3,16 fala que DEUS amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que nele cre não pereça mais tenha vida eterma.Então para se ter a vida eterma e nescecário crer, e cofessar Á Jesus como Senhor e salvador pois em Ro.9,9 e10 a palavra de DEUS fala se com tua boca confessares ao Senhor Jesus e em teu coração creres que DEUS ressucitou dos mortos seras salvo. Visto que com o coração se crê para a justica, e com a boca se faz a confissão para a salvação, então temos que confessar a Jesus como Senhor e Salvador, entregando a nossa vida a ele. e quando voce entrega alguma coisa voce não tem mais dominio sobre ela se voce entregou sua vida a Jesusvoce não pode se suicidar pois a vida já não é mais sua

  12. paz do senhor jesus
    atos1-23 a 26:E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
    E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,
    Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
    E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
    1 corintios 3-17:Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
    boa sorte na leitura

  13. bom eu vou fala sobre judas o que foi dito ai em cima..bom judas se salvou sim leia matheus 19.28 . e em matheus 27.3 ta o arependimento deli ,,,e em apocalipse 21.14 ta seu nome no muro da nova jerusalem

    ,,mais so que a igreja manda eli para o irferno todo dia..mais jesus nunca disse q eli foi para o irferno .alias jesus encina nao fala quem foi ao enferno e nem quem subiu ao ceu..jesus disse em joao 17.12 ..para que se cumprisse a escritura entao vejamos se judas tinha que se cumpri as escrituras alguem tinha que trai ,,como DEUS PODE MANDA ALGUEM PARA O INFERNO SE ELI MESMO COMANDO O TEMPO TODO .SERIA INJUSTO SE TODOS SE SALVACE EM JESUS E SO O QUE TRAIU IR PARA O INFERNO…..ENTAO GOSTARIA QUE VOCES EXAMINACE MATHEUS 19 .28 COM MUITA ATENÇAO ALI JESUS ESTA FALANDO DELIS,,O TEXTO LA FALA VOSSSSSSSSS..ALGUEM JA MIM DISSE QUE ERA MATIAS MAIS LA TA VOSSSSSSSSSSS..ALEM DOMAIS SANSAO TAMBEM SE MATOU E AI KKK…OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA

    1. Ivair, você está enganado , pois a Bíblia diz que Judas se perdeu sim! Aliás, é o próprio Jesus quem diz! Leia : “Quando eu estava com eles , guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os , e nenhum deles se perdeu, EXCETO O FILHO DA PERDIÇÃO, PARA QUE SE CUMPRISSE AS ESCRITURAS” JOÃO 17.12
      Aqui refere-se a Judas !!!
      Em Mateus 26.24 vemos Jesus falando daquele que o trairia (Judas) :
      “O Filho do Homem vai,como está escrito a seu respeito , MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAÍDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO!”

    2. Caro amigo: O Senhor Jesus se refere sim a doze que se assentariam no trono, mas deixa bem claro: ” Em verdade eu vos digo, a vós que me seguistes: quando as coisas forem renovadas (quando na regeneração)…
      regeneração essa que começou quando o Senhor Jesus soprou sobre seus discípulos o Espírito Santo. João 20.22.

    3. à paz do senhor meu nobre irmão!sansão não se matou,ele se sacrificou,judas não creu que tinha traído o messias,e sim seu amigo que pensava que era o messias,quando judas viu que tinham pego jesus e nada tinha acontecido,porque como todos os judeus pensavam que o messias vinha como rei com um poderoso exército. quando ele não viu nada disso acontecer ele pensou que jesus era só um inocente que pensava que era o messias então ele se arrependeu,mas não creu e quem não crê já está condenado!!!

    4. Meu irmão! vc precisa estudar mais a Bíblia, Judas n ão se arrependeu, ele teve remorso e remorso é diferente de arrependimento. João 17:
      12; “Estando eu com eles no mundo, guarda-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que Tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição “judas”, para que a Escrtura se cumprisse.

  14. Simone, não se culpe pelo que aconteceu à sua mãe. Aceite que essa foi uma decisão dela, mesmo que na ignorância. Além disso, sempre há o agravante da doença.

    Se você errou em seu relacionamento com ela, se não a honrou como devia, se disse coisas que não devia ter dito, peça perdão a Deus e Ele lhe perdoará.

    Filha, Deus é Pai amoroso, compassivo, benígno, cheio de ternura para com seus filhos. Você está arrependida e isso é o quanto basta para buscá-lO com fé e esperança.

    Perça perdão agora e receba a paz em seu coração. Quem sabe sua mãe, no último fôlego de vida se arrependeu e foi salva? Só Deus poderá dizer se alguem está condenado ou não.

    Pessoalmente eu creio que sua mãe está salva sim, pois a vontade de Deus é que todos sejam salvos e Ele luta com todas as suas armas para salvar a todos. Mesmo ao suicida.

    O tempo dela já passou e não precisa mais orar por ela. Mas por você sim, pois se quiser encontrá-la no céu, você terá que ter uma vida na presença de Deus.

    Por isso, filha, receba o perdão de seus pecados e aproxime-se do Senhor Jesus para ser curada em sua alma. O Senhor a quer livre e em paz, louvando-O pelo que Ele é: um Deus de amor.

    “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2 Co 1:3,4)

  15. Paz irmaos. Sou vitima de uma tragédia de suicidio q aconteceu com minha mae. Ela sofria de transtorno bipolar e estava muito depressiva, somente quem perde um parente dessa forma sabe a dor que estou sentindo, principalmente porque moro em outro pais e nao estava presente no momento. Me sinto culpada, com remorso e arrependida pelo q, “poderia ter sido feito para ser evitado”, O Senhor esta me consolando e me dando forças para viver. Sei que sou uma pecadora, mas grande é a Sua misericordia e Ele me perdoou, pois me arrependi de muitas coisas.

    Oro muito pela alma de minha querida mamae, q tenha encontrado a misericordia Dele também, pois nao sabia o que estava fazendo…

    “Mas, podemos estar confiantes de que ‘o Juiz de toda a Terra fará aquilo que é amoroso, justo e direito!’” — Gênesis 18:25

    1. Deus é justo. (ponto final) na hora do desespero muitas pessoas saltaram do World Trade Center e eu pergunto suicidaran-se? foi um impulso e não algo premeditado. portanto eu falo daquilo que eu creio e certamente um Deus justo saberá julgar cada caso e cada caso tem um peso., não nos compete o julgar pois isto pertence à Deus, o suicídio que agrada a Deus é: renuncie-se a si mesmo e siga-me (morra para esta vida e entre na vida eterna com classe) vença o inimigo de sua alma atacando-o atravéz da renúncia própria pois quem controla a mente de um suicida é o inimigo de nossas almas(satanás) é hora de pensarmos inteligentemente, se perdermos tudo nesta vida, a esperança permanece e nós podemos derrotar as hostes do inimigo renunciando a tudo para num momento de desespero nos entregar totalmente ao Senhor.

  16. bom na minha opiniao quem comete suicidio esta condenado.
    em apocalipse 21, 8 “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”

    1. Amado, é como lhe disse: a salvação pertence a Deus e Ele dá a quem quiser. Veja Jonas 2:9 e também: “e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.” (Ap 7:10).

      1. GRAÇA E PAZ, A PALAVRA DE DEUS NOS DIZ ASSIM – Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 1Corintios 3:16,17. A DIFERENÇA SÃO APENAS O SENTIDO DAS PALAVRAS, OU SEJA QUANDO EU ATENTO CONTRA MINHA PRÓPRIA VIDA, ESTOU DESTRUINDO O TEMPLO DE DEUS, NE VERDADE? ISSO É O QUE, SE NÃO FOR SUICIDIO? ARRANGE OUTRA PALAVRA….

  17. Nenhum problema é tão grande que não tenha solução. Quando leio em João 3: 16 acerca do amor de Deus por mim, e entendo o que isso significa, tenho a certeza que, por qualquer que seja adversidade que me sobrevenha eu sou mais importante para Deus que qualquer outra coisa.
    O que na verdade precisamos entender é que todo problema só será de fato um problema se dermos crédito para ele. Se olharmos o problema como parte de um treinamento para o desenvolvimento em uma determinada área em nossa vida, tudo ficará mais fácil. Deus tem o controle.
    Olhando por esse plisma iremos entender que Deus esta nos ensinando na faculdade da vida, e nessa faculdade as provas fazem parte do crescimento e não da reprovação. Deus prova para aprovar.
    Digo uma coisa e a digo com alegria. Seja qual for o problema que venhamos a passar devemos nos alegrar, pois ao sair do problema seremos pessoas melhores; mais confiantes, maduras, seguras, com a auto estima lá em cima, fortes, experientes. Em fim, Deus tem os seus métodos para nos tornar, a cada dia homens e mulheres mais capazes, e não há outro meio senão esse que chamamos de “problema”.
    Saiba de uma coisa: Para uns o deserto é lugar de sofrimento e solidão, para outros é lugar de ensino e provisão.

    Não desista; insista.
    Não desanime; creia.
    Não se acomode; avance.

    Irão aparecer obstáculos? Sim.
    Irão surgir as adversidades? Sim.
    Vontade de desistir? Sim.

    Nesse momento você terá de tomar decisão. Desistir ou continuar.

    Pense no que vou dizer.

    Deus não desiste de você. Quando você acorda lá está ele dizendo: “Vai campeão, vai. Eu conto com você. Vamos, você consegue. Vamos Eu te ajudo”.
    Josué 1: 1 a 8.

    Você é um vencedor e nunca deixe que ninguém diga o contrário.

    Sds,

    Marcos Vencedor.

  18. Amado,
    Sou cristão e, hoje, temo a Jesus , implorando ao mesmo pelo perdão .encontro-me separado de corpo da minha , onde temos uma linda cliança de 3 anos a qual a vejo quinzenalmente. Toda destruição no meu lar e no meu relacionamento deu-se por tornarmos ímpios e agir com iniquidade entre nós e a outros. Falar de suicídio é falar de fugir de um erro, mesmo com toda invocação do livro santo, mas somos tomados , quando fraco como estou, por sentimento de culpa e irresitência à realidade que estou. Fugir, talvez seja a saída, mesmo assim, busco na palavra conforto e paz para não agir de forma truculenta contra mim próprio. Perdoem a todos, mas preciso de orações e apoio.hoje, tenho sessões com pscólogo, psiquiatra e faço parte de um Grupo de Apoio, pois sou submetido a remédios fortes para amenizar a dor e me dar a tranquilidade artificial que sinto no momento.Até quando?

    1. Emmanuel encontrei o seu depoimento um pouco tarde .espero que já esteja bem em nome de Jesus,caso contrário lembre-se Jesus é o unico remédio para todas as coisas.com Jesus em nossas vidas não precisamos de psicologos ou remédios fortes.Curve-se diante do Senhor confia nele e o mais ele fará a paz seja com todos.

  19. Boa noite!

    A Paz do Senhor Jesus,

    Cada pessoa possui problemas em sua vida. A administração dos problemas é individual. Alguns enxergam um grande problema como sendo uma situação insignificante, sem se preocuparem com os seus possíveis resultados. Em contrapartida, um pequeníssimo problema, para outros, pode representar algo terrível, intransponível e insolúvel. A partir dessa visão, muitos tomam posições extremas e uma delas é matar a si mesmo. Na verdade, todas as pessoas próximas, em caso de suicídio, como parentes, esposas, maridos, filhos, etc. são também participantes desse ato horrível devido a falta de amor, a carência de compreensão, inexistência de afetividade, casais sem diálogos. Então lanço a pergunta: Quem é suicida? Quem é homicida? Poderemos discutir salvação sobre essas pessoas?

    Ezio Ribeiro.

  20. Graça e Paz,
    Obrigada por responder minha pergunta, concordo plenamente, a palavra do Pai é clara e direta, “Não matarás” (Ex 20:13). Ponto final e não ponto e virgula.
    Grata

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s