Imposição de Mãos

 

Pergunta:

 

Graça e Paz…. Gostaria, por gentileza, de saber mais a respeito da prática da imposição de mãos… Mto obrigado… Teófilo

 

 

Resposta:

Teófilo, sua pergunta é muito boa porque nem todos os cristãos têm uma boa compreensão a respeito do que seja “imposição de mãos”. Esta é uma doutrina cristã elementar, básica, que todos, mesmo os convertidos de pouco tempo deveriam saber.

 

O escritor de Hebreus repreende seus leitores para esse fato, chamando-os de crianças espirituais, por terem esquecido-se dos princípios básicos da fé cristã (HB 5:11-14).

 

E ele passa então a dizer quais são esse princípios elementares da fé cristã, entre os quais está incluído a “imposição de mãos”: “Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Isso faremos, se Deus permitir” (Hb 6:1-3).

 

Imposição de mãos, no cristianismo, significa o exercício da autoridade espiritual, em nome de Jesus, para cura de enfermos, para batismo no Espírito Santo e até mesmo para concessão de dons espirituais: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Mc 16:15-18). Veja também At 8,18, I Tm 4:14 e II Tm 1:6.

 

Muitas pessoas interpretam erradamente o texto de Paulo, em I Tm 5:22, mandando cuidado na imposição de mãos: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro” (1 Tm 5:22). O contexto que Paulo trata ali, a partir de 5:17 até 5:25, é da nomeação de lideranças ou presbíteros na Igreja. Aí sim, é preciso muita prudência, porque nem todos estão provados e aprovados (aptos) para a receberem autoridade espiritual sobre o Corpo de Cristo.

 

Por isso, amado, se você for chamado para orar por enfermos, não tenha receio de ungí-los com óleo e impor suas mãos, abençoando-os com cura, em nome de Jesus: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor” (Tg 5:14).

 

Que o Senhor lhe abençoe com autoridade e poder, como legítimo representande de Cristo na terra.

José Adelson de Noronha

About these ads

43 comentários sobre “Imposição de Mãos”

  1. ola pastor quero fazer umas perguntas. porque a biblia em judas 1:14 fala sobre a profecia de enoque sendo que enque é livro apocrifo?
    outra pergunta, eu frequento igreja, sou membro nao fui ungido a nada ainda, posso orar por alguem colocando a mao na cabeça? e ate em pastores, bisbos ?

  2. pastor.sou obreiro e um dia orei por um pastor.em posiçao d maos.pra q ele foce revestido do poder d Deus;;a igreja maioria veio pra cima d mim dizendo q estou errado .pq nao c ministra sobre pastor…oq o senhor axa disso.

    1. Irmão, não se preocupe com essas coisas, mas ore sempre que tiver vontade.

      Você, de fato, não tem autoridade maior que a do pastor, mas Jesus tem e por isso sua oração tem que ser feita é em nome de Jesus e jamais em seu nome. Com imposição de mãos ou não.

      Além disso, amado, qual o risco se você impuser as mãos sobre o pastor? O máximo que pode acontecer é ficar tudo do jeito que já estava e ele não ser abençoado pelo Senhor. Ou então, o Senhor receber sua oração e abençoar o pastor. Aí ambos ganharam, assim como toda a congregação.

      Quem dera se em todas as congregações houvessem mais gente disposta a orar pelos seus pastores, a cobri-los em intercessão. Menos lutas e sofrimentos eles teriam.

      o Senhor lhe abençoe amado e lhe conceda paz no coração.

    1. O contexto em Tiago 5:14 é de imposição de mãos para cura de enfermidade. Portanto, mulheres também podem perfeitamente impor suas mãos sobre os enfermos e orar pela cura deles.

  3. tinha duvidas sobre imposição de mãos principalmente na cabeça, pois fui exortado por um irmão ao orar impondo as mãos em sua cabeça,
    aquilo me deixou profundamente triste e confuso. Ao compartilhar a experiencia com outras pessoas vi que há muitas pessoas que acredita que podemos se contaminar ao deixar alguém por as mão na cabeça para orar, mas a palavra de Deus esclarece todos nossos anceios e duvidas, Deus o abençoe Pastor.

  4. Filha, não tenha medo. Quando impomos as mãos, o fazemos em nome de Jesus, que é perfeito e puro. Pela imposição de mãos é o Senhor quem opera e não a pessoa.

    “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Mc 16:17,18).

  5. Queria perguntar se uma pessoa que a gente sabe que tem alguns pecados pode impor as maos sobre nós ela nao tranfere para nós? Eu tenho duvidas gostaria de saber. Que Deus Abençoe ricamente Todos os intercesseres.

  6. Josué, seja bem vindo.

    Parabéns pela iniciativa de ler a Bíblia diariamente. Em qual capítulo do evangelho de Marcos você já está?

    Faça uma experiência em casa: tente tornar transparente o café colocado em meio copo de vidro.

    Que Deus lhe abençoe e fortaleça contra o pecado.

    “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve” (Sl 51:7).

  7. ola..Pastor.. quanto tempo não retorno aqui heim..

    bom…é muito bom estar de volta..pois aqui é um lugar muito bom..
    o motivo de minha demora…foi para responder com sinceridade a sua pergunta anterior.. Que era a de estar lendo a Biblia.. agora, pois..digo
    estou sim, procuro sempre ler a Palavra de Deus.. mas, mesmo assim Pastor, ainda me vejo claramente preso ao mundo, com coisas imundas, que logo irão me levar a morte, porem quero me libertar e sei que o Espirito de Deus ainda esta em mim..

    Quero Lhe pedir que ore por mim, que me ajude a me libertar cada dia mais, peço a Deus libertação , me vejo livre dos pecados por algum tempo, logo caio em tentação e acabo pecando novamente no mesmo pecado.

    Pastor como faço para me ver livre de vez desses pecados que vem vao e voltam? Ore por mim… Fique com Deus…

  8. Josué, os filhos devem escolher seus próprios caminhos, sua profissão. Se a área agropecuária não lhe agrada como profissão, mas a informática sim, fique com a informática (ou outra qualquer da área de exatas).

    É claro que se você tem algum tempo livre, deve ajudar seu pai no trabalho, mesmo que não siga os negócios dele. Ajude-o na medida da disponibilidade, enquanto mantêm os estudos.

    Mas não fique encostado, à toa, jogando no computador, na internet, no MSN, enquanto seu pai trabalha dobrado. Ajude-o, aliviando a carga dele, os custos dele. Mas estude também. Dê preferência aos estudos.

    E obedeça a seus pais.

    A propósito: está lendo a Bíblia diariamente?

  9. E pastor eu tenho uma duvida: Meu pai trabalha no ramo de fazendas e essas coisas. trabalha com gado.. e eu nao sou muuito disso.. eu trabalho no ramo de informatica e estudo muito isso..

    e portanto nao trabalho tanto com ele. eu moro com ele e minha mae.. mas… pastor, será que estou errado em nao trabalhar com o meu pai nesse serviço? lembrando que ele nao trabalha sozinho. ele tem um ajudante e eu sempre procuro nos meus dias estudar informatica, fisica e quimica..

    mas será que eu estou errado em não ajudá-lo?

  10. Josué, somente quem é nascido de novo, nascido do Espírito Santo, lê a Bíblia e a entende perfeitamente.

    Existem muitas pessoas que estão nas igrejas, frequentam aos cultos há anos, entregam os dízimos, mas são apenas religiosas. Não nasceram de novo. Cumprem obrigações, rituais, rotinas. Não têm o verdadeiro entendimento da graça salvadora que nos deu o Pai por intermédio do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário.

    Você precisa nascer de novo para ter prazer na Palavra do Pai, prazer na comunhão com o Pai em oração, prazer em adorar a Jesus Cristo, prazer em seguir a voz do Espírito Santo.

    Não se trata de “estudar” a Bíblia. Mas em ouvir a Deus por intermédio da Bíblia. Tenho muitos exemplares bíblicos, muitas versões diferentes, mas a que mais me agrada é uma Bíblia simples, sem comentário algum (exceto os que eu próprio fiz), sem notas de rodapé.

    Compre uma Bíblia editada pela Sociedade Bíblica do Brasil, versão Revista e Atualizada, sem estudo e sem comentário. Depois ore pedindo ao Pai que lhe conceda o Espírito Santo e que lhe abra o entendimento para a Sua palavra.

    E passe a ler diariamente dois a três capítulos, começando pelo evangelho de Marcos.

    Faça isso e você verá que seus olhos se abrirão e o mundo se tornará maravilhoso, pois o Reino de Deus é riquíssimo para aqueles que nele vivem.

    Que o Senhor lhe conceda pleno entendimento do grande amor de Jesus Cristo por você.

  11. Pastor…eu tenho uma imensa vontade de ler a biblia diariamente.. mas quando abro a biblia eu nao acho nenhuma coisa pra estudar.. eu tenho vontade e muitas duvidas .como o senhor mesmo vê, mas nao sei onde procurar as respostas na biblia.. e por isso nao leio-a muito … entao me diga pastor.. como posso estudar melhor a biblia?

  12. Josué,

    esclarecer dúvidas de meus irmãos ou aconselhar quem está com problemas não me cansa em nada. Mas, pergunto: você tem lido a Bíblia diariamente. Medita no que lê? Ora pedindo esclarecimentos ao Espírito Santo? Ele é nosso Mestre por excelência. “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jr 33:3).

    Quanto a pecar em pensamento, sem dúvida nenhuma que isso é possível, pois é do coração que procede os maus desígnios: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem;” (Mt 15:18-20).

  13. ola Pastor.., desculpa por esse tanto de perguntas.. eu queria aproveitar e fazer mais uma ..

    “””Se eu disser em pensamento um palavrao por exemplo.. é pecado? mesmo dito em pensamento?

  14. Josué, somente o sexo fora do casamento é que é pecado. Os padres não podem ter atividade sexual porque as normas do catolicismo os proíbem de casarem-se.

  15. ola, boa noite,
    obrigado pela resposta..
    e… Pastor, os padres ou qualquer um que queira seguir Jesus, Não devam ter relaçoes sexuais..
    ja que isso é pecado? ou não?

  16. Josué,
    o Adventismo possui muitas doutrinas que são contrárias ao cristianismo, mas uma coisa boa que eles têm é exatamente nessa questão da alimentação. Existem muitos alimentos que Deus proibiu aos judeus por fazerem mal à saúde. Não sei quanto a esse peixe que você viu, mas se você pode abster-se dele, então faça sem problema.

    Mas, quanto a pecar se comer, pelas doutrinas da sua religião, você estará pecando. No cristianismo, no entanto, vivemos debaixo da Graça e não da Lei e podemos comer de tudo sem pecar. Pecamos somente se, ao comer o fazemos trazendo escândalo a quem crê que é pecado. Nesses casos, é melhor não comer. Leia Romanos capítulo 14.

    “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:17).

  17. Ola pastor.. bom dia..
    hoje ao ir almoçar me deparei com um prato que será agora motivo de mais uma pergunta minha..veja:
    sou adventista, mas sempre estive aberto a entender o que me passam… O pastor de minha igreja nos mostrou na biblia que há animais puros e outros não. O que vi hoje no almoço era o peixe de couro.. que por certo é o responsavel pela limpesa do fundo do ambiente em que vive.. e sendo tratado na Biblia como animal impuro. Agora, pastor, eu devo ou nao comer esse tipo de carne?

  18. Irmão, sem dúvida que nossos pecados atrapalham nossa vida espiritual, a santidade e a aquisição da sabedoria. Começamos a adquirir sabedoria quando desenvolvemos o temor do Senhor. “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre” (Sl 111:10).

    Quem sabe que está cometendo pecado e assim mesmo continua revela imprudência e falta de temor a Deus. Isso se chama iniquidade.

    Andamos na presença de Deus quando lemos a Palavra diariamente, quando oramos, quando meditamos na Sua Palavra, no Seu caráter, quando pedimos seus conselhos em toda e qualquer decisão. Isso é andar na presença de Deus. Quando fazemos isso, somos aperfeiçoados porque Ele é poderoso para isso: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17:1).

  19. Pastor.. os meus pecados podem me atrapalhar na minha busca por sabedoria? Por exemplo:
    se eu pratico um pecado mesmo sabendo que é pecado.. isso pode me atrapalhar na busca pela sabedoria? grato…

  20. Josué, para ser fiel a Deus basta andar com Ele. Andando com Ele você O conhecerá cada dia mais e mais e verá que a melhor coisa para você é amá-lo. E o amor trará fidelidade.

    “Anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17:1).

  21. Obrigado Josué pelas suas palavras e orações. Toda honra e glória pelo meu trabalho pertencem ao Senhor Jesus Cristo, pois dependo inteiramente de Deus para aconselhar vocês, orientar, tirar as dúvidas. E esses dons estão inteiramente à disposição de todos os cristãos que assim desejarem. Basta crer, dispor-se a servir e depender do Espírito Santo. “Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento” (1 Co 3:5-7).

    Quanto à sua pergunta sobre a tribulação, existirão sim sete anos, que ainda virão, logo depois do arrebatamento da Igreja. Esses sete anos são conhecidos como a “última semana de Daniel”.

    Devemos estar vigilantes porque ninguém pode afirmar quando Jesus voltará, mas estudando as profecias e comparando com os acontecimentos pelos quais a humanidade está passando, podemos supor que estamos vivendo na iminência da volta de Jesus para arrebatar a sua Igreja. Leia e medite nos capítulos 24 e 25 de Mateus. Leia também o livro “O Grande Mistério do Arrebatamento”. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14:1-3)

  22. Pastor.. existirão os 7 anos de tribulaçao na terra após a vinda de Cristo? Ou esses 7 anos ja se passaram como diz o pastor de minha igreja…?

  23. Grato Pastor.. Que Deus abencoe o senhor.. que abencoe muito..
    Pra mim foi uma grande bençao do Senhor encontrar esse site.. acredito eu que se a maioria dos sites da internet fossem assim não haveriam tantos problemas no mundo..
    Pastor ..que Deus te ilumine mais e mais..
    e sim,,,voltarei a fazer perguntas.. Pois pessoas assim como o senhor.. só Deus…para iluminar mesmo..

  24. Josué,

    Deus está atento é ao nosso coração. Podemos orar em qualquer posição: de joelhos, em pé, deitado, sentado, caminhando, dirigindo, tomando banho, lavando louça ou roupa, etc. Podemos orar em voz alta, em voz baixa ou até mesmo em pensamento.

    Mas, quando estiver orando, não o faça de forma automática, repetitiva, sem entendimento, pois quando oramos estamos falando com uma Pessoa, que é Deus.

    Quando a gostar de mulher mais velha, isso não é problema, desde que a diferença seja pequena. No seu caso isso não é aconselhável, pois os interesses de ambos são muito discrepantes. Ela tem idade para ser sua mãe. Ela é madura, você jovem. Relacionamento assim não dará certo por muito tempo.

  25. Lílian,

    qualquer pessoa pode orar por outra impondo as mãos sobre a cabeça dela. Foi Jesus quem autorizou: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Mc 16:15-18).

    Não há perigo algum em orar impondo as mãos, exceto a possibilidade de haver manifestação demoníaca caso a pessoa esteja possuída por um ou mais demônios. Mas esse risco existe, mesmo sem a imposição de mãos. E se isso acontecer, ore, em nome de Jesus, expulsando os demônios.

  26. Josué,
    masturbação é pecado sim. Veja mais comentários no site, nas mensagens “Masturbar-se é pecado?”

    Quando ao cabelo comprido, isso não é pecado, exceto se com ele você estiver afrontando seus pais ou trazendo escândalo aos líderes espirituais e à Igreja.

    E quando ao jogo, sai fora, correndo disso. Jogos de violência, roubo, mentira ou sedução faz com que você fique com a mente cauterizada contra o mal. Impede que você aprenda a discernir entre o que é bom e o que é mau.

    Foje disso, correndo. Praticando jogos assim, você perde tempo precioso que poderia estar gastando com a leitura da Palavra de Deus, com a oração ou meditação.

    “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas” (2 Tm 2:22,23).

  27. Em um mais novo dia.. estou eu aqui pra pedir mais um voto de discernimento ao senhor.. Eu tenho o cabelo um pouco grande…medio.. isso pode me afastar de Deus? de acordo com a biblia isso é pecado? eternamente grato…

  28. Bom dia pastor.. agradeço suas respostas… e como Deus iluminou uma pessoa assim cheia de sabedoria para nos responder tais questoes.. queria fazer-te mais uma pergunta..e pedir-te o seu aconselhamento..

    Pastor, eu sou uma pessoa que sabe e conhece as leis de Deus.. gosto muito de mexer em computador. Apesar de minha idade não ser avançada eu já sou técnico e trabalho nesse ramo… mas pastor, eu gosto muito de um jogo eletrônico chamado GTA (como o senhor deve conhecer) e nesse jogo eu acabo atirando nos personagens.. roubando carros..

    Sei que isso é tudo fição e nunca aplicaria na minha vida… Mas pastor, isso pode estae afetando minha fé? Me deixando descrente.. ou até mesmo me afastando de Deus?

  29. Josué, o inferno será para sempre.

    É a própria Biblia Sagrada quem diz: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (Dn 12:2).

    O inferno é real e é Jesus quem o diz: “E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. Porque cada um será salgado com fogo” (Mc 9:47-49).

  30. Ola Pastor..

    gostaria de agradecer pela sua atenção… e fazer uma pergunta que me intriga muito..

    o inferno será pra sempre? as pessoas que forem para o inferno sofrerão eternamente? ou depois do julgamento..serão destruidas? grato desde já…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s