Amigados Podem Batizar-se?

 

Pergunta:

 

Pastor, pode batizar pessoas amigadas nas igrejas? Quais versículos bíblicos que falam sobre isto? É pecado ou não? João Manoel

 

 

Resposta:

 

Amado, quando Jesus determinou que todos fossem batizados Ele não impôs nenhuma condição, a não ser crer n´Ele, Jesus. “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16:15,16).

 

Ninguém precisa regularizar primeiro sua situação para ser batizado, pois isso é um contra senso. O batismo vem exatamente para dar força à pessoa para lutar, da conversão em diante, por uma vida santa e reta diante de Deus. Agora, espera-se que a pessoa, uma vez batizada, ouça a voz do Espírito Santo, e procure regularizar sua situação o mais cedo possível. “Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (At 8:36-38).

 

Você pode ver que nem mesmo “curso” de batismo é necessário. Se puder fazer, é bom, mas necessário mesmo, não é. Basta o arrependimento de pecados e a fé em Jesus Cristo! Infelizmente, o legalismo nas Igrejas, as doutrinas de homens, têm prejudicado muitas pessoas de crescerem na fé. Se para batizar as pessoas tiverem que sair primeiro da condição de pecador, então ninguém poderá batizar-se, pois qual recém-convertido não dá um jeitinho de sonegar imposto de renda, sonegar imposto nas suas vendas e negócios? Qual não mente eventualmente, não engana, não cobiça a esposa de outro, não julga o colega ou o chefe, não faz fofoca? Quem não nega uma esmola no semáforo de vez em quando, e ainda por cima, mentindo, dizendo que não tem dinheiro?

 

Não amado, o batismo (assim como a Santa Ceia) é ordenança do Senhor para todos os que crêem, sem condições. E por ser ordenança de Deus, nenhum pastor tem o direito de impedir alguém de obedecê-lo. O batismo é exatamente uma declaração pessoal de quem se reconhece pecador e deseja uma mudança total em sua vida. Por isso, se batiza, morrendo para o mundo e ressuscitando em Cristo Jesus.

 

Aí então, como nova criatura, nascida de novo, a pessoa irá, sob direção do Espírito Santo, desejar mudar suas práticas, regularizando sua situação. É exatamente a Graça de Deus concedida ao coração arrependido que irá operar uma transformação externa.

 

Através do batismo (assim como da Santa Ceia) Deus opera na pessoa de dentro para fora. O legalismo faz exatamente o contrário, exigindo uma operação externa para que a pessoa seja abençoada internamente. Isso é um erro, pois ninguém muda verdadeiramente o seu comportamento externo se não mudar, primeiro, o seu entendimento a respeito das coisas. Por isso muitas pessoas estão levando vida religiosa nas Igrejas, sem serem de fato transformadas pela graça de Deus.

 

É claro que o pastor, ao receber alguém que manifesta o desejo de batizar-se, vai orientá-lo a arrepender-se de seus pecados e consertar sua situação. No caso de alguém que seja amigado, onde o companheiro não é convertido e não quer casar-se, por exemplo, o crente deverá estar em oração pela salvação da outra pessoa e para que Deus transforme a realidade de suas vidas. Muitas vezes a pessoa é amigada há anos, tem filhos e não pode, simplesmente, abandonar o companheiro só porque converteu-se e batizou-se. Tem que clamar a Deus por um mover na vida de ambos, no lar e na família.

 

Que a graça e a paz do Senhor esteja com você, hoje e sempre.

 

José Adelson de Noronha

About these ads

39 comentários sobre “Amigados Podem Batizar-se?”

  1. Blog ou Guerra Santa???Pastor José Adelson peço que DEUS e NOSSO SR.JESUS CRISTO continue lhe abençoando grandemente pois através de suas palavras consegui começar a entender o caminho de DEUS,só procurei a casa de DEUS pois através do Pastor descobri que devo ir procurar a casa DE DEUS mesmo sabendo que lá terá irmãos que me condenará,me olhará com olhos diferentes mas o mais importante é que somente DEUS conhece meu coração e meus passos quem julga é DEUS e não o homem!!!
    Eu era completamente desviada do caminho de DEUS e graças ao SANTO DEUS e o abençoado PR José Adelson consegui sair da lama.
    Não conheço o Pr José Adelson pessoalmente mas mesmo assim Deus o usou de uma forma que me fez sair do mundo pecaminoso e entender e buscar o caminho de DEUS.
    Acreditem,existem outras pessoas que fogem do caminho de DEUS por tanto julgamento,por não conseguir entender exatamente o que expuseram anteriormente,não tomar santa ceia por não ser batizado,não batizar por não ser casado,se DEUS entregou seu filho para nos salvar quem somos nós para julgar o que é errado ou certo?
    Então se um servo de DEUS errar teria que ser expulso da igreja e não teria a chance de se arrepender e voltar para o caminho santo de DEUS?
    Quem somos nós para dizer o que é certo ou errado?Estou engatinhando ,sou muito peqna ainda mas a FÉ que me alimenta alimenta é muito grande a ponto de saber que DEUS quer me restaurar e não me deixa ser fraca ao ponto de ler tudo isso acima e desistir do caminho pois pelo todo que li percebi que um quer saber e mostrar que tem mais entendimento que o outro,um julgando o outro chegando a chama lo de PASTOR DE PORCO E PORCA.
    Não percam tempo discutindo e julgando mas sim ganhem tempo para salvar irmãos para o caminho de DEUS sem julga los,mostrai e convidai para o caminho de DEUS pois quem faz a obra não é o homem e sim nosso DEUS PAI MISERICORDIOSO.
    DEUS abençoe todos!!!

    1. Muito obrigado, irmã, pela sua participação e comentários no blog. O Senhor me usou para falar ao seu coração, mas a honra é toda dele, de Jesus, do Espírito Santo. Eu nao me preocupo e nem me entristeço com comentários de julgamentos ou de críticas, pois só se joga pedra em árvore que dá frutos. Se perseguiram Jesus, não me perseguiriam também? Graças a Deus pelas tribulações.

      Jesus não expulsou da congregação e nem negou a ceia a Judas, um ladrão, possivelmente batizado no rio Jordão. Jesus não negou a salvação a outro ladrão, que morreu ao Seu lado, sem fazer conserto de vida algum, com ninguém. Jesus apareceu primeiro a uma mulher, Maria Madalena, da qual haviam sido expulsos sete demônios. Jesus se assentava e comia à mesa com ladrões, iníquos, prostitutas. Quero ser discípulo de Jesus e não religioso.

      A Igreja é para os doentes e não para os sãos. A Igreja é para acolher e não para rejeitar. Quem, desses que rejeitam sem misericórdia ao pecador, está sem pecado? Vamos acolher aos pecadores e vamos tratar deles, ministrar o amor de Deus sobre suas vidas, reconciliando-os com Deus. Esse ministério da reconciliação foi dado à Igreja, pois de acusadores o mundo está cheio, e o cabeção deles é Satanás, que nos acusa de dia e de noite.

      O batismo, assim como a Ceia são direitos de todos aqueles que crêem na cruz do Calvário a seu favor. O batismo não salva, assim como a Ceia também não, mas todos os que crêm em Jesus, têm esse direito, como memorial. Os consertos de vida virão à medida que o Espírito de Deus for trabalhando em seus corações, num processo de santificação.

      Continue conosco, irmã, e indique o blog aos seus amigos e colegas. E, principalmente, não abra mão do seu direito de andar com Jesus, o amigo de publicanos e pecadores. Leia Palavra diariamente, ore, medite, ouça a voz do Espírito Santo e faça um firme propósito de deixar-se ser santificada pelo Espírito Santo. Deixe que seu companheiro veja mudanças em sua vida e que ele deseje ter o seu Deus no coração.

      Quando ele também amar mais a Cristo do que a si mesmo, vocês terão suas vidas e seu lar transformados. Caso ele rejeite a salvação, ele mesmo não suportará sua presença e partirá, deixando você livre.

      Que a graça e a paz do Senhor lhe sejam multiplicadas.

  2. m Paz do senhor a todos. Primeiramente pra se batizar nas aguas como todos disseram precisa da fé e tanbem temos que saber que precisamos nos arrepender dos nossos pecados. Uma coisa como demonstrar que estamos arrependido dos nossos pecados? nos precisamos dar frutos de arrependimento um dos frutos é deixar a fornicação. VC vai se batiza de qualqier jeito ai me diz aode fica os frutos de arrependimento? E uma coisa Deus deixou a nos livre arbitro. agora se vc. achar certo se batizar se vc é amigado vc vai prestar contas nao é comigo e nem com os irmaos da igreja mas simplesmante com o Deus altissimo se vc tiver errado. Eu ja dei a minha opiniao.

  3. Essa “pastora” de bodes deve tomar vergonha na sua cara pois a biblia diz Ef 5:5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
    Ora a palavra traduzida por devasso é PORNOS=fornicador=Aquele que sendo solteiro, ou solteira pratica sexo!
    Jesus disse “seja feita a tua vontade assim na terra como no céu” Mt 6.10
    E se a vontade de Deus é que os fornicadores=amigados=amaziados=amantizados=os que ficam=os que fazem sexo sendo solteiros e perdem a sua virgindade não entrem no reino dos céus nem ceiem a Ceia das bodas do Cordeiro então também não podem tomar parte do corpo de Cristo aqui na terra.
    Deus vela é pela sua palavra para que se cumpra Jr 1.12 e não por conceitos de pseudo-pastores de ovelhas e de pseudo-pastoras de coedeiros que na realidade são pastores e pastoras de porcos e porcas!
    Quem apoia o erro alheio é tão porco e porca, tão imundo e imunda como aqueles que praticam tal ação!
    Rm 1:32 Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
    O sexo cometido por solteiros é pecado de fornicação e obra da carne que leva seus adeptos, praticantes e apoiantes para o inferno Gl 5.19-21
    Esses cabritos com titulo de pastor e pastora que estão profanando os altares santos de Deus receberão uma maior condenação lá no inferno.
    É tempo de conversão e de regresso á sã doutrina que a maioria dos cristãos só de língua já não suportam mais ouvir 2Tm 4.1-5
    As igrejas apostatas, mornas, mundanas, liberais e satanicas já estão cheias de doutores em teologia que defendem e promovem o pecado distorcendo o sentido verdadeiro das santas palavras de Deus e inventando doutrinas de demónios só para terem as suas igrejas cheias de fornicação, lascívia e sensualidade.
    É hora de soar a trombeta em Sião e de anunciar a Jacó as suas transgressões!
    O atalaia
    Pr.Luis F.Guerreiro
    O meu compromisso não é com porcos e porcas, nem com cães e cadelas, cabritos e bodes que a si mesmo se intulam de pastores e pastores mas é com Deus e com sua palavra. Mt 7.6

    Basta de profanação nas igrejas e de usarem o nome de Deus em vão
    e ensinarem o povo a se prostituirem e comerem das coisas sacrificadas aos demónios.

    Saquem a Jezabel dos altares santos de Deus!

    1. E quem é batizado rouba e trai a esposa?Tem que ser expulso da igreja?O que deve se fazer com quem é batizado e comete esses erros?Ele tem direito de se arrepender se afastar e voltar para a igreja ou excluído?O que aconteceria nesse caso?

      1. Não pode tomar a Santa Ceia mas deve ser excluído da comunhão dos santos pois a biblia diz em 1Co5 que aquele que dizendo-se irmão for um roubador, um devasso com o tal nem devemos comer á mesa e devemos tirar o iniquo!

  4. O Senhor Jesus concedeu ao meu esposo e eu, um ministério pela eterna graça Dele,e sempre gostamos de ler a Bíblia, e sempre pedimos à Deus ajuda para entendermos sua palavra. Graças ao nosso Deus, entendemos que se alguém tem sede do Senhor e quer se batizar, ainda que amigado devido seu companheiro (a) não querer casar,este por sua vez tem total liberdade para o batismo. E como nós ensinamos assim, viemos procurar respostas como nossa atitude, e encontramos, que bom saber que há pessoas que tem a mesma revelação

  5. PR J. Vieira- Sou formado em teologia e tambem em Bacharel de teologia e filosofia nacional, fatefina. MUITO BEM DEPOIS DE VER E LER ESSES COMENTARIOS, VEJO QUE TODOS ESTÃO CERTOS E TODOS ESTÃO ERRADOS, a bíblia nos diz ide e ensinai todas as nações, batizando -o em nome do pai e do Filho e do Espirito Santo, ide e enssinai, enssinar significa, que neste enssinamneto, é p/ o novo convertido é justamente p/ ele aceitar Jesus como unico salvador, p/ que ele venha assim renunciar o mundanismo e toda a sorte de pecado, tornando assim uma nova criatura em Cristo. só depois que for enssinado e arrependido dos seus pecados, ai sim que devem ser Batizados. Se quiserem em viarei o estudo graciosamemnte sobre o batismo nas aguas.

    1. Pastor J. Vieira, respeito seus estudos e formação, mas não concordo com sua posição. Se tivermos que consertar nossas vidas antes do batismo, jamais seremos batizados, pois enquanto estivermos vivendo nesse mundo perverso e dominado pelo maligno jamais estaremos livres do pecado.

      Temos sim que nos reconhecer pecadores e desesperadamente necessitados da misericórdia de Deus, crendo no sacrifício de Jesus a nosso favor, graça essa estendida a todos os pecadores. Os que confessarem que são pecadores e se arrependerem, estão salvos. Com batismo ou não, como foi o caso do ladrão na cruz.

      A propósito, a respeito de ensinar: a palavra se escreve “ensinar” e não “enssinar”.

      O Senhor lhe abençoe

  6. esse pastor que esta sendo juiz,,é porque não tem uma situação dessa na família dele,,romanos 3 ;19 e 20 romanos 1 25,em mt 19 verso 4 esta escrito que o verdadeiro casamento é este em o nome do pai e do filho e do espirito santo,oque deus uniu nao separe o homem , a lei da o pleno direito do amasiado receber até beneficio, se a própria lei da este direito porque não os pastores não podem asseitar estas entrarem em comunhão?

    1. Pode até entrar no céu e tomar a Ceia diretamente com Jesus. Quando Jesus foi crucificado, dois ladrões estavam ali, crucificados com Ele. os dois blasfemaram de Jesus, mas em certo momento um deles reconheceu que Jesus era o Filho de Deus e disse: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus então lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23:42,43).

      Aquele ladrão, homem mau que merecia a crucificação (Lc 23:41) não batizou-se e, no entanto, foi para o paraíso com Jesus, só porque arrependeu-se dos seus pecados e creu em Jesus Cristo.

      Assim também, todo aquele que crer em Jesus e o confessar, estará apto a entrar no céu, tomar a Ceia com o Senhor, eternamente. Aqui na terra também. Claro que o novo convertido deve batizar-se tão logo haja oportunidade, para que consolide sua conversão e sua decisão de morrer para o mundo.

      Veja mais na mensagem neste site: Batismo e Santa Ceia – http://verboeterno.wordpress.com/2008/03/17/batismo-e-santa-ceia/

  7. FRANCIELE
    Pastor apesar de tudo que li ainda toh confusa sobre o batismo
    pois nãosei se é licito me batizar sendo amigada gostaria muito que o senhor falasse o que devo fazer arespeito no meu caso ambas partes qurem casar para ser batizado que o senhor acha dessa atitude
    BEIJOS FICA NA PAZ DO SENHOR !!!

    1. Irmã, o texto da mensagem é claro. Não se pode impor condições a quem quer batizar-se. Nenhuma condição. Cabe ao Espírito Santo convencer a pessoa recém-batizada a mudar de vida, regularizando sua situação conjugal, quando possível.

      Veja parte do texto que está na mensagem: “Ninguém precisa regularizar primeiro sua situação para ser batizado, pois isso é um contra senso. O batismo vem exatamente para dar força à pessoa para lutar, da conversão em diante, por uma vida santa e reta diante de Deus. Agora, espera-se que a pessoa, uma vez batizada, ouça a voz do Espírito Santo, e procure regularizar sua situação o mais cedo possível.”

      O Senhor lhe abençoe

  8. Como entender tanto questionamento a respeito do batismo? Só é batizado quem é salvo. O questionamento poderia ser, alguém que não é salvo pode ser batizado? A maior obra já foi realizada por JESUS a qual é a salvação.
    Mt 23.19 “Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta”
    Mt 23.17 “Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?”
    A SALVAÇÃO nos conduz não somente ao batismo, porém também a conversão, a regeneração, a justificação, a santificação e muitos outros benefícios deixados por Cristo.

    1. Leem atos 8:26 ao40….
      nos vers 36 em diante diz : Seguindo eles caminho a fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco : eis aqui água; que me impede que seja eu batizado?
      37 Felipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele disse : creio que Jesus Cristo é o filho de Deus
      38 Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Felipe batizou o eunuco.
      Como veem, ele não impôs condição nenhuma para batizá-lo e sim fé em Jesus, imagine se fosse procurar erros neste homem, com certeza não teria sido batizado…. A historia secular diz que o eunuco se tornou um grande missionario em seu pais sera ele sabia se teria que batizar os amigados
      do seu pais, sendo que foi uma providencia de Deus enviar Felipe ao deserto de Gaza…,como ele encontraria felipe para perguntar se poderia ou nao batizar pessoas amigadas sendo que depois diz a palavra de Deus.v.39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.

  9. Pr. Benedito, agradeço sua participação conosco e recebo seus comentários porque vejo que foram feitos com amor e sincero interesse em passar a verdade.

    No entanto, sinto-me na obrigação de discordar deles, pois não me vejo banalizando o batismo meramente para cumprir-se uma ordenança de Jesus.

    Minha posição a respeito da importância do batismo está bem clara no no texto que escrevi, inclusive da necessidade que o nascido de novo tem de consertar seus caminhos tortuosos até então. Mas o conserto se dá, amado, no próprio trajeto.

    É andando no cristianismo que vamos sendo transormados, dia-a-dia. E o batismo é exatamente um memorial da decisão de morrer para o mundo que o novo convertido tomou.

    Se alguem tiver que consertar sua vida antes de batizar-se, ninguem seria batizado. Ou esse conserto se refere somente na área sexual? E nas demais áreas não tem que consertar? Na área da murmuração, por exemplo, que é um dos piores pecados contra Deus?

    E o que diríamos do pecado da cobiça, tão presente em todos os relacionamentos humanos, inclusive nas igrejas? Inclusive entre líderes espirituais de renome?

    A propósito, João Batista não recusava ninguem no batismo. Ele exigia tão somente que as pessoas confessassem seus pecados enquanto entravam na água.

    “Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (Mt 3:5-10)

    E veja que o próprio João dizia que o seu batismo com água era para provocar o arrependimento:

    ” Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível” (Mt 3:11,12).

    Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo em todo o tempo.

  10. PESSOAS AMIGADAS SEREM BATIZADAS, EXISTE DUAS SITUAÇÕES: CADA CASO, UM CASO.

    1- EXISTE AQUELES QUE ESTÃO NA IGREJA, DIZEM SEREM CONVERTIDOS E NÃO LEGALIZA A SITUAÇÃO CONJUGAL, PORQUE ACHAM NÃO HAVER NESCESSIDADE, OU PORQUE SE BENEFICIAM FINANCEIRAMENTE COM A SITUAÇÃO IRREGULAR. PENSÃO-HERANÇA, ETC…

    2- MÁS A CASO, EM QUE A PESSOA VAI PRA IGREJA, E UM DOS CONJUGES NÃO SE SUBMETE A PALAVRA, ENDURECE O CORAÇÃO EM RELAÇÃO AO EVANGELHO, E CONSEQUENTEMENTE NÃO ACEITA A REGULARIZAÇÃO SIMPLESMENTE PRA QUE O OUTRO, NÃO SE BATIZE.
    A BÍBLIA DIZ QUE SE CONHECE A ÁRVORE PELO FRUTO QUE PRODUZ. SE ESTE CRENTE, É REALMENTE CONVERTIDO, MESMO ENFRENTANDO ESSA SITUAÇÃO, ESTE DEVE SER BATIZADO. (NESTE CASO, NÃO DEPENDE DELE REGULARIZAR E SIM DO OUTRO).

    SE A PESSOA É CONVERTIDA, TÁ NA IGREJA, MAS AINDA É AMIGADA SIMPLESMENTE PELA DUREZA DO CORAÇÃO DO OUTRO(A), QUE NÃO ACEITA O EVANGELHO, NESTE CASO A BÍBLIA DÁ O DIREITO. (1 CORINTIOS 7; 12 AO 17) PR BENEDITO

  11. É LAMENTAVEL, COMO AS PESSOAS ESTÃO BANALIZANDO A ORDENANÇA DO SANTO BATISMO.

    NA COLOCAÇÃO DO AMADO PASTOR, VEJO QUE SERVIR A DEUS, NÃO É EXATAMENTE ANDAR POR CAMINHOS ESTREITOS COMO JESUS ENSINOU (Mateus 7;13), TALVEZ ELE TENHA SE ENGANADO, MÁS ENGANADO ESTÁ É O AMADO PASTOR.

    VEJA BEM:
    _ EM SUAS COLOCAÇÕES, SE PODEMOS BATIZAR DE QUALQUER JEITO, APENAS PRA CUMPRIR O MANDAMENTO, ENTÃO A PROSTITUTA PODE BATIZAR E CONTINUAR NA PRÁTICA, O BEBADO PODE BATIZAR E CONTINUAR BEBENDO E O ASSALTANTE ROUBANDO, ATÉ DECIDIR SE MUDA DE PROFISSÃO OU NÃO. PARA A SAMARITANA (JOÃO 4) TERIA SIDO FÁCIL DEMAIS.

    NÃO É ISSO QUE ENSINA A BÍBLIA. (2 Corintios 5;17)
    JESUS DISSE MARCOS 16;17, QUEM (CRER)…E FOR BATIZADO….
    - ENTÃO ENTENDEMOS QUE CRER, NÃO É TEORIA E SIM PRÁTICA, NÃO SE BATIZA PRA CRER E SIM O OPOSTO.
    ASSIM FOSSE, JOÃO NO JORDÃO (MATEUS 3), NÃO EXORTARIA OS CANDIDATOS A PRIMEIRO PRODUZIREM FRUTOS DIGNOS DE ARREPENDIMENTO. ENTÃO AMADO, NÃO ENSINE HERESIA, BATISMO É COISA SÉRIA, POIS DEUS NÃO SE PREOCUPA COM QUANTIDADE E SIM COM QUALIDADE.

    QUANTO A CEIA, COMO NÃO A CONDIÇÕES PARA PARTICIPARMOS?
    1 CORINTIOS 11;23, A BÍBLIA MANDA, ANTES FAZERMOS UM AUTO-EXAMINE, POIS EM CONDIÇÃO INDIGNA, COME E BEBE PARA PROPRIA CONDENAÇÃO.

    Visite meu site:
    http://pastorbenedito.wordpress.com

    FORTE ABRAÇO QUERIDO.

    1. Benedito, em meu singelo entender sobre o assunto, penso que a nossa fé no espirito Santo é o que nos faz viver, então a pessoa estando em pecado, vai lá e se batiza, ela está entregando sua vida para o agir do Espirito Santo, que a guiará por andar em seus caminhos, isso é uma coisa tremenda, já ouvi testemunhos maravilhosos sobre isso na minha igreja.
      Enfim o ESPÍRITO SANTO agirá na vida destas pessoas, tenha certeza!!!

    2. Paz, no meu entender nao vejo nada errado em batizar uma pessoa q nao seja casada quem pensa do mesmo modo q esse irmao benedito pensa de forma completamente errada e o Pr. q escreveu essa matéria esta certissimo. agora eu pergunto ao meu amigo Pr. Benedito vc tem alguma passagem biblica q diz q nao pode batizar ou participar da ceia do Senhor Jesus? a menos q o batismo seja em seu nome e a ceia seja em sua memoria. Fica com Deus amigo.

    3. paz do senhor muitas almas estao morrendo por lei dos h0mens joao nao perguntava quem era amjgado au nao .entao e melhor mata do que salva salvaçao e individul.oque mata e a lingua eu batizo sim.o espito santo que move o coraçao.quem manda nele.ele tranforma.de dentro pra fora.pastora marina .

  12. e mui dificil pra mim,resolver isto,to nesta situaçao amigado faz seis anos,estou esperando a providencia divina,por mim mesmo nao casaria,mas ja nao faço a minha vontade,se DEUS quiser casarei,,,separar nao ´posso tenho dois filhinhos que amo muito,,,,e agora nao sei nem o dia de amanha,,,,,,,,,,,,,

  13. olá . é engraçado pois estamos falando de salvação e quase dizendo quem é salvo e quem não é o preço foi alto”sangue” e agora Jesus será que não valeu a pena a Cruz ,procuramos versiculos para apoiar nossos pesamento .para reflexão DT 21:21 acerca dos pais com filhos desobediente
    “Então,todos os homens da sua cidade o apedrejarão com pedras,até que morra;e tirarás o mal do meio de ti,para que todo o Israel o ouça e tema”. ou o antigo testamento não vale???

  14. Graça e Paz Amados.
    No caso do eunuco, a gente percebe que não havia nada na vida dele que o impedisse que fosse batizado. ele fala: Eis aqui água que impede que eu seja batizado, a única coisa que iria impedir é se não estivessem encontrado um rio para batizá-lo.
    Precisamos rever os valores cristãos. Com certeza salvação é individual. mas a Bíblia fala que o pecado faz separação entre nós e o nosso Deus.Será que nesse caso a irmã estaria em pecado sem estar casada? Ela com certeza precisa orar pedindo a Deus que intervenha nessa situação para lhe dar a vitória.

  15. Prezados irmãos Dih e Anderson,

    O etíope que estudou com Filipe fez a pergunta: “Que impede que seja eu batizado?” (Atos 8:36).

    Jesus e os apóstolos, ao revelarem a nova aliança, instruiram seus ouvintes sobre vários pré-requisitos que devem ser observados antes do batismo. Vamos considerar alguns trechos que falam a respeito dessas exigências divinas.

    Antes de voltar ao céu, Jesus disse aos apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:15-16). Destes versículos aprendemos dois pré-requisitos importantes:

    “OUVIR”. Para ser batizada, a pessoa tem de ouvir (entender) a pregação do evangelho. Percebemos, portanto, a importância da pregação da palavra de Cristo (veja Romanos 10:14-17). Também aprendemos que somente pessoas capazes de compreender a mensagem do evangelho podem ser batizadas. Uma criança pequena ou outra pessoa incapaz de entender que Jesus morreu por nossos pecados, foi sepultado e se ressuscitou não tem condições de ser batizada.

    “CRER”. Muitos ouvem, mas nem todos aceitam o testemunho dos apóstolos. Temos o privilégio de ler e estudar os relatos bíblicos da vida de Cristo, que “…foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31). Esta fé no divino Filho de Deus é essencial para a nossa salvação, como Jesus mesmo disse: “…se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24). Obviamente, a pessoa que crê em Jesus como Cristo e Senhor abertamente confessará a sua fé (Romanos 10:9-10; Atos 8:37).

    No dia de Pentecostes, Pedro falou da obediência a Cristo para receber a salvação: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Baseado neste versículo, podemos incluir mais um pré-requisito:

    “ARREPENDER-SE”. O arrependimento é a decisão de mudar a nossa direção na vida. Antes de ouvir a palavra de Cristo, o homem serve ao pecado (Efésios 2:1-2,12). Se aceitar a palavra de Deus com um coração bom (veja Lucas 8:11,15), decidirá mudar a sua vida, morrendo para o pecado (Romanos 6:2-3). A decisão de mudar (o arrependimento), se for sincera, terá um efeito na prática. João Batista descreveu este efeito como “frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:8). Qualquer pessoa que ainda não pecou (por exemplo, crianças inocentes) não precisa se arrepender. Uma pessoa ainda incapaz de tomar as suas próprias decisões não pode se arrepender, e assim não tem condições de ser batizada. Mas, se ainda não cometeu pecado, continua segura nas mãos de Deus. O batismo é para aqueles que já pecaram. Estes, sim, podem ouvir, crer, arrepender-se e ser batizados.

  16. Gostei muito de entrar neste site, foi muito esclarecedor e Instrutivo.,
    Fiquem todos na Paz e Graça de DEUS em nome de Nosso Senhor JESUS CRISTO!!!

  17. Olá Pr. Luis Guerreiro.
    quero apenas falar sobre uma passagem mal interpretada pelo irmão, a de 1 co onde paulo fala sobre se examinar. paula disse isso sobre os irmãos ricos que não esperavam os pobres para a ceia, pois naquela época a ceia não era somente pao e vinho, era uma ceia realemnte completa. os ricos n esperavam os pobres e começavam a comer desde q chegavam, pois tinham abundância de alimentos, por isso paulo disse para aqueles que tivessem fome que comessem em casa. o fato de examinar-se é em relação ao amor e a unidade pois os irmaos ricos humilhavam os irmaos pobres.

  18. olá a todos, bom decidi escrever porque vi pelas ultimas postagens muitas coisas escritas a respeito do pastor José Adelson que na minha humilde opinião não acho justa, afinal essa discussão sobre poder se batizar sendo amigado ou não, acho totalmente incoveniente, Jesus disse “vinde a mim os cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”, e não vinde a mim os que estão vivendo de acordo com as escrituras ou está certinho não, não é assim.
    Vocês que ficam fazendo julgamento sobre o trabalho do pastor ao invés de criticá-lo deveria ler mais a bíblia e imitá-lo, ou seja procurar ajudar as pessoas ao invés de ficarem com discussões desnecessárias…
    Leem atos 8:26 ao40….
    nos vers 36 em diante diz : Seguindo eles caminho a fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco : eis aqui água; que me impede que seja eu batizado?
    37 Felipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele disse : creio que Jesus Cristo é o filho de Deus
    38 Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Felipe batizou o eunuco.
    Como veem, ele não impôs condição nenhuma para batizá-lo e sim fé em Jesus, imagine se fosse procurar erros neste homem, com certeza não teria sido batizado….

  19. A pergunta é: Amigados Podem Batizar-se?

    O casamento existiu bem antes da igreja ser edificada. Logo quando Deus criou o primeiro casal, ele introduziu o casamento. A linguagem usada mostra que anunciou um princípio que aplicaria geralmente aos seres humanos, pois Adão não tinha e não deixou pai e mãe, mas Deus disse: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2:24).

    Mesmo depois de separar Abraão e seus descendentes para ser um povo escolhido, Deus ainda reconheceu os casamentos de outros povos (Gênesis 20:17; Ester 5:10,14; 6:13; Isaías 13:16).

    Antes de enviar os apóstolos para pregar ao mundo e antes de estabelecer a sua igreja, Jesus reforçou a validade da lei original do casamento: “Desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher…. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” (Marcos 10:6-9).

    Paulo disse que alguns dos coríntios eram adúlteros antes de se converterem (1 Coríntios 6:9-11). Se a lei de Deus do casamento não se aplicasse aos descrentes, não seriam culpados de pecados contra o matrimônio (adultério).

    A Bíblia não fala nenhuma vez de casamento “na igreja” e não atribui à igreja o papel de oficializar casamentos. A validade do casamento não depende da igreja. Duas pessoas descrentes que assumem o compromisso do casamento são, diante de Deus, casadas. Se tiverem relações com outros, cometem adultério. Se chegarem a se divorciar, fazem isso contra a vontade de Deus.

  20. Prezado Pr. José Adelson,
    Assim como reclamou o Pr.Luís Guerreiro,eu também espero que meus 4 comentários enviados anteriormente, para diferentes assuntos neste blog,sejam ainda divulgados,pois não seria correto de sua parte escolher postar o que lhe convém,indo de acordo com as suas vontades, e sim aceitar a opinião dos participantes,principalmente quando mostramos o que diz a Bíblia e não nossos corações,pois como vem fazendo além de negligenciar a verdade sobre o evangelho,está trabalhando contra ele.Lembre-se que prestarás conta de todos os seus atos e obras.
    Enviarei mais comentários neste blog,a fim de divulgar a palavra de Deus,sendo meu direito e dever como cristã.
    Aconselho-o a humilhar-se perante nosso Criador,arrependendo-se das inúmeras falhas cometidas neste blog,além de,principalmente,estudar melhor a Bíblia para poder continuar seu ministério,mas de forma digna e edificante.
    Sei que não estás fazendo por mal,pois tenho notado que usa de misericórdia para com nossos semelhantes,todavia essa bondade de seu coração está ocultando a verdade das escrituras sagradas.Reflita sobre o valor de sua fé sem boas obras.Vale a pena enganar a si mesmo e aos demais passando-se por piedoso?
    Quando digo enganando a si mesmo estou referindo-me ao seu adultério,por ser casado por mais de uma vez.
    Lembra-se quando me perguntou o que deveria ser feito quando se tem filhos num segundo casamento e se seria justo abandonar uma segunda esposa,causando assim um segundo divórcio? Porém lhe pergunto eu,foi justo Deus mandar Abraão sacrificar seu filho? Por-que Deus lhe pediu isso? Quando Abraão obedeceu as ordens de Deus,o que aconteceu? Será que seríamos capazes de obedecer a Deus como fez Abraão? São nessas respostas que poderás medir sua fé e obediência ao Pai.
    Deus enviou seu filho para ser sacrificado por nós,será que nós não podemos ser sacrificados,na carne,para seguir os ensinamentos dele e assim obter a vida eterna? Ou é melhor fingir que Deus usará de misericórdia quando permanecemos em adultério,apesar dele ter dito o contrário? E além de estar em pecado de adultério,vem ensinando seus leitores que devem acreditar nessa falida misericordia.Está escrito que Deus sempre foi de uma só palavra,o que ele condena,condena e não haverá misericórdia para com os que ultrapassam seus ensinamentos.
    Não se deixe enganar pelo coração,apegue-se na leitura da Bíblia,que o Espírito Santo lhe abrirá os olhos de forma que compreenderá com clareza o que o nosso Deus nos diz em verdade.
    Espero que não fique triste com esses conselhos,principalmente vindo de uma mulher,mas uso de humildade para lhe corrigir,em nome de Jesus Cristo.
    Este comentário não é para ser postado,por ser dirigido somente ao senhor,e caso queira discutir sobre o assunto pode me enviar e-mails.
    Deixe que o Espírito Santo ilumine seu entendimento,para que possa habitar em ti com grande gozo.
    Que a paz de Cristo esteja contigo.

  21. Uau Pastor Luís o senhor tem que se acalmar. Eu entendi o que o pastor José falou. Ele quis dizer que a conversão além de ser imediata quando nascemos em Cristo ela tbm é um processo de abandonar as velhas práticas. Ou o senhor acha q é como varinha mágica que bate na cabeça da pessoa e o nível de santificação dela fica igual ao seu?
    Muita calma com o julgamento, com a arrogância e intolerância pastor! O único justo juíz é Deus. Muito cuidade.

    Graça e Paz

  22. Se o irmão não postar os meus 2 comentários anteriores o irmão estará denotando medo de ser demascarado perante a palavra de Deus que é Jesus Cristo, mas é esta mesma palavra que ó há-de julgar no último dia.LEIA Gl 6.7,8, aprenda alguma coisa com a palavra, semeie no Espirito e deixe de enganar o povo cristão com conselhos que não passam de doutrinas de demónios 1 Tm 4.1,2 e levam o povo á prostituição cultual, coisa abominável aos olhos de Deus.Deus aceita adoração de qualquer jeito se quizer andar segundo o mundo, o amor do Pai não vai estar lá!
    O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado 1 Jo 1.7, mas para isso temos que crer na sua eficácia sentindo um arrependimento sincero, confessando suas falhas e deixando de praticá-las Pv 28.13.Aquele que furtava não furte mais diz a palavra de Deus em Efésios, ou seja , poderemos também dizer o que vivia praticando fornicação estando amigado, nunca mais o faça, então aí a eficácia do sangue já o alcançou!

  23. Mais um detalhe a biblia fala em Pv 28.13: “Aquele que encobre a sua transgressão nunca prosperará, mas o que confessa e abandona alcança a misericórdia”.Ou seja, não basta confessar um pecado de fornicação e adultério e não o abandonar!Pois seria uma verdadeira hipocrisia alguém dizer eu sou santo, fui batizado, tomo a Ceia, mas sou amigado(os demónios também creem e estremecem)!Não estariamos desta forma a rebaixar o padrão moral daqueles que querem andar certo e são bem casados, e até de outros que embora errados pensavam consertar-se-se arrepender(sentir vergonha e nojo) dos anos de fornicação e adultério e para além disso casar?Pergunto se admitissemos a ideia que alguém que vive na prostituição,adultério, amigação, drogando, bebendo, fumando, jogando, dando calote , entre muitas outra aberrações poderia batizar e participar do corpo e do sangue de Cristo que é SANTO.Dessa forma tomariam a CEia para a sua própria morte espiritual não discernindo o corpo do Senhor conforme 11 de 1 Co.
    Irmão já é tempo do irmão refletir na palavra e ver se os seus conselhos estam levando o povo á santificação sem a qual ninguém verá o Senhor(Hb 12.14), ou á PORTA LARGA que conduz á PERDIÇÃO-INFERNO!Pois aqueles que querem ser mestres receberão um Juizo ainda mais severo Tg 3.1, nem entram pela PORTA que é ESTREITA, nem deixam os neófitos entrar!A biblia fala : “Prometendo-lhes liberdade(pode batizar em adultério, amigado, bebendo, fumando, jogando etc…) sendo eles mesmos servos da corrupção(servos do DIABO) porque daquilo que um homem é vencido torna-se também seu escravo” 2 Pe 2.19. Ora não adianta alguém dizer que é crente só porque veio á frente aceitar a Jesus, pois aceitá-lo é imitá-lo em toda a sua maneira de viver:Ele nunca adulterou, prostituiu, ou amigou; também nunca bebem jogou, ou fumou.Aceitar a Cristo e amá-lo, e amá-lo é obedecer á sua palavra: ” Este é o amor que andemos segundo os seus mandamentos” 2 Jo 6. Confessar de boca é uma coisa, deixar ele ser oi Senhor da sua vida é outra bem diferente.Quando alguém diz que aceitou a Jesus mas ainda não se libertou de certas práticas que levam claramente ao inferno,essa pessoa ainda só deu o primeiro passo no seu processo de libertação, pois o arrependimento de um pecado sem o abandono do mesmo é inócuo e falso!

  24. Amado do Pai celeste, o batismo é o reflexo do arrependimento, pois ninguém poderá ir a batismo que simboliza morte para o mundo, vaidades, prostituição, adutério, crime, vicios e toda a sorte de conmcupiscências pecaminosas.Pois ao descer ás águas simboliza que ele já fez morrer a sua natureza terrena, a saber, a prostituição que obviamente inclui os juntos, ou amigados-LEIA Cl 3.E ao subir delas significa que já vive uma nova vida no Espirito e não na carne, e uma vida snta, e separada dos maus hábitos do mundo socialmente corrupto e espiritualmente caído.A biblia manda fugir da prostituição(inclui adultério, e fornicação-o estar amigado), ela nos diz que os fornicadores não herdarão o reino dos céus em 1 Co 6.Ora se é para fazer a vontade do Pai assim na terra como nos céus, e se nos céus não estão nem estarão alguma vez ligados os que se dão á prostituição, e os adulteros (confira com Hb 13.4), como pode alguém descer ás águas batismais estando em pecado, e não tendo ainda mudado os seu modo de vida?A biblia diz que tudo se faz novo e andamos em novidade de vida, ou seja quando aceitams a Cristo somos justificados, e regenerados pela palavra.Enquanto estamos em ignorância quanto a certas situações pecaminosas que estamos vivendo Deus não toma em conta, mas depois que sabemos que esta ou aquela acção para além de ofender a santidade Divina, não é conveniente á nossa nova natureza santa, então aí devemos abandoná-la por completo.Repare que a palavra de Deus nos ensina em Mt28.19:”Portanto Ide,fazei discipulos de todas as nações batizando-os…”Esta palavra nos comiciona a fazer 2 coisas antes de batizar:
    1ºIr ao encontro das ovelhas perdidas e desgarradas
    2ºFazer discipulos
    Ora fazer discipulos, ou discupular(pois discipulo é aluno)é ensinar os recém convertidos as verdades fundamentais do cristianismo-as doutrinas básicas que qualqer cristão tem o direitode saber.Jesus dizia: Errais não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus Mt 22.29

    1. MISERICORDIA, ESSES IRMÃOS QUEREM SER JUIZES E DEVEM SER Os Maiores pecadores que precisam se converter há duas formas de receber a pessoa que vem pra igreja e o conjugue não vem ela não pode destruir um casamento porque quer que a palavra de Jesus seja realizada na sua vida de se batizar, há tantas coisas erradas e casados fazem, e ainda tem a cara de pau de tomar santa-ceia eu conheci até pastores em adultério, sendo casado e com caso por fora, criticar, julgar o outro é fácil julgue se a si mesmo . a outra forma é quando a pessoa já está na igreja e inventa de se amigar ai eu não concordo mas se a pessoa já mora há 20 anos e vem pra Jesus não pode ser membra de carteirinha na igreja por causa de leis de homem que impedem as pessoas de estar perto de deus por isso mesmo o mundo está cheio de desviados e vocês com estas leis injustas ficam olhando o argueiro do outro e não tira a trave dos teus olhos
      aprendam a amar as pessoas como Jesus nos ama
      E PAREM DE FICAR CULPANDO O PASTOR QUE CRIOU ESTE TEMA;
      FIQUEM NA PAZ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s