Como obter os dons espirituais?

 

Pergunta:

 

Paz, Pr., me responda: os dons espirituais de “1 Co. 12″ são 9, mas eu posso obter todos ou a cada um é permitido um numero “X” segundo a vontade de Deus? E como obtê-los? Júlia

 

Resposta:

 

Júlia, os dons são distribuídos pelo Espírito Santo, a cada um, segundo os propósitos de Deus, conforme Paulo explica. “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1 Co 12:11).

 

Determinadas pessoas recebem vários dons, sendo alguns dons mais destacados do que outros. Por exemplo: uma pessoa possui o dom de cura e de fé, mas a sua fé é pequena. Quando alguém a procura com alguma enfermidade, essa pessoa ora, impõe as mãos e o Senhor cura o enfermo. Mas quando é ela mesma que está enferma, já não possui fé suficiente para orar por si mesma e ser curada.

 

Não compete a nós definir quais dons queremos receber, mas exclusivamente ao Espírito Santo. Ele tanto pode conceder vários dons a alguém, quanto um somente. Da mesma forma, em determinados momentos, Ele pode conceder a alguém um dom específico, somente para aquele momento específico.

 

E quando o Senhor lhe conceder um dom, esforce-se para aplicá-lo, porque os dons são concedidos para edificação da Igreja, do Corpo de Cristo, e não para nosso prazer ou uso pessoal. Os dons são concedidos para que Deus aja por meio de nós. Não somos nós que fazemos aquelas obras, mas Deus. “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (1 Co 12:4-6).

 

Esta é a beleza do cristianismo, porque fazemos tudo como Corpo de Cristo. Nós mesmos, sem Jesus, não podemos fazer coisa alguma. Tudo de bom que fizermos, é o Senhor operando por meio de nós. Por isso mesmo, ninguém é mais importante do que outro, por mais poder, sabedoria ou destaque que lhe seja concedido na Igreja. Aliás, a própria Palavra diz que Deus concedeu maior honra àqueles que menos destaque têm.

 

O Espírito Santo não precisa conceder a uma só pessoa todos os dons, porque Ele têm à sua disposição toda a Igreja. Além disso, seria muito pesado para alguém possuir e aplicar todos os dons. Agora, o mais importante é que tudo o que fizermos, que seja em amor, porque senão é obra morta. É obra humana e não de Deus. Paulo chama isso de caminho excelente.

 

Para obter os dons e sermos instrumentos de Deus na terra, a única coisa que precisamos fazer é ter intimidade com o Senhor. É dar prioridade a relacionar-se com Ele, mas não com o propósito de receber o dom e depois afastar-se. Nada disso. Nosso único desejo deve ser o de estar com o Senhor Jesus, conhecê-lo, amá-lo, aprender com Ele, descansar nele. E quando isso acontece, então o Espírito Santo pode conceder os dons, porque sabe que iremos glorificar ao Senhor a cada milagre operado, a cada conselho dado, a cada cura feita. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16).

 

Que o Senhor lhe abençoe com dons espirituais, segundo o plano dele para sua vida.

 

José Adelson de Noronha

About these ads

43 comentários sobre “Como obter os dons espirituais?”

  1. Paz do Senhor, Irmão!
    Cada membro do corpo de Cristo tem um dom para a edificação da Igreja, correto? Não sei se é por timidez de reconhecê-los ou outro motivo que não tenho certeza do(s) meu(s) dons. As pessoas, pela Misericórdia, chegam a mim e apontam alguns dons que percebem em mim, situação esta que já foi confirmada por várias pessoas sobre dons diferentes. Posso entender que tenho esses dons que percebem em mim ou é precipitação de minha parte? Eu já tive vários sonhos proféticos e muito reveladores; Teria eu o dom de revelação? Eu gosto de pregar, ensinar, cantar e ajudar as pessoas, ouvindo-as e intercedendo por elas. Não quero autopromoção, mas preciso de uma opinião de alguém que entenda.
    Shalom,
    Thiago Fidelis.

    1. Irmão, de fato o Espírito Santo concede dons a todos, com o fim de edificar a Igreja e não à própria pessoa. Em geral as pessoas têm um ou dois dons mais destacados, embora, segundo a circunstância, alguém possa receber um dom diferente, naquele momento de necessidade.

      Se você recebeu o dom de revelação, seja por meio de sonhos, visões ou mesmo discernimento espiritual e o usa a serviço da Igreja, mas numa visita a uma pessoa enferma, por exemplo, se orar por ela a pessoa pode ser curada.

      Não devemos ficar preocupados sobre quais dons recebemosi ou não, mas apenas em dizermos ao Senhor: “eis-me aqui. Usa-me segundo a Tua vontade”. O exercício dos dons é natural, flui sem esforço e sem peso.

      E importante: tudo o que for feito por você e que seja digno de algum elogio por parte das pessoas, entregue ao Senhor toda honra e glória, pois está escrito: “sem mim nada podeis fazer”.

      O Senhor te abençoe e prospere seus dons e talentos a serviço da Igreja, dos santos, em nome de Jesus.

  2. Boa tarde, DEUS ainda pode usar um crente que caiu ou que se desviou?
    Esse crente foi usado por DEUS algumas vezes em curas e libertação, tipo,expulsar demonios, só que esse crente se arrependeu e quer muito ser usado por DEUS, ele pode ser usado por DEUS novamente?
    Deus perdoa esse crente e pode usa-lo novamente?

  3. A paz varão … tenho uma grande duvida algo que nunca vim a compartilhar com ninguem .. eu fui batizado com o espirito a uns dois anos … passei a orar em linguas estranhas, tenho muitos sonhos alguns em forma de revelação pois o senhor fala comigo muito através dos sonhos me corrige me toma … desde quando conheci a jesus não posso ver ninguem enfermo que sou tomado por uma agonia um aperto muito grande como se tivesse que orar por aquela pessoa que deus faria a obra eu creio mais tenho grande temos pela vida das pessoas .. um exemplo na igreja onde congrego um varão em meioa pregação entregou q o senhor o mostrava que duas mulheres ficariam gravidas na igreja naquele msm mes e elas ja estavam pedindo a muito tempo.. bem se cumpriu uma das mulheres esta semana descobriu que seu bebê estava morto na barriga .. eu n sabia o medico mandou ela esperar sete dias para depois voltar e fazer novamnte os exames … neste domingo ela foi louvar com as irmãs eu a vi mas não a conhecia .. nem sabia de nada .. senti ao meu coração veja mesmo no deserto ela tem louvado tem glorificado .. vai la assim como elias profetiza o folego de vida sobre ela …n fui pois n entendia … no fim do culto algumas pessoas da igreja foram orar por ela .. eu vi orei tbm depois entendi … qnd fui embora na minha casa ja fui tomado por grande compaixão n parava d chorar .. entrei numa situação q n entendia ai fui orar e meditar na palavra .. deu q o senhor me revelou uma passagem no livro de 2 cronicas q anunciava o nascimento de salomão … será que o senhor tem tentado me usar e este meu temor tem me impedido .. tenho muito medo de ser cobrado de deus por n entregar as coisas dele mas temo tbm agir contra Deus
    Cleber Rocumback

    1. Irmão, não tenha medo de usar os dons recebidos, pois eles são necessários ao corpo de Cristo na terra, que é a Igreja. Os dons que o Senhor distribui a cada um dos seus filhos são para edificação da Igreja e não para nosso próprio benefício ou nossa fama pessoal. Por isso mesmo os dons que recebemos são irrevogáveis. Deus, ao dá-los a alguém, não os retira jamais.

      Você pode não usar o dom recebido, mas o Senhor não lhe toma. Se o Senhor lhe concedeu o dom de cura, deve usá-lo sempre que for movido pelo Espírito Santo, pois a pessoa que receber a cura, pela sua oração e imposição de mãos, tenderá a crescer na fé. Além de glorificar a Deus.

      Jesus disse: “vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim, brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:14-16).

      Os seus atos de fé, ao impor as mãos sobre alguém enfermo e que for curado, farão com que as pessoas cresçam em fé em Deus e passem a glorificar a Deus. E, se alguém vier, de alguma forma, querendo glorificar você, no seu íntimo não aceite honra de homens, mas guarde o elogio na memória, para, ao final do dia, em oração, entregá-lo ao Senhor. Ele sim, é digno de toda honra e glória e de receber todo o louvor. Você é indigno de ser glorificado, porque é pecador e necessitou ser salvo, mas aprouve a Deus amar você assim mesmo e dar Jesus em sacrifício para perdoar seus pecados.

      Irmão, que o Senhor lhe abençoe com ousadia, graça e paz ao serviço do Senhor.

  4. Olá eu gostaria de saber se isso pode ser um dom. Eu sonho todas as noites 3 ou 4 coisas diferentes, e sempre me lembro no outro dia dos meus sonhos. SEMPRE!Como começa o dom de revelação?
    Paz!

    1. Ale, pode ser um dom sim, tanto para edificá-la, por meio de ensinos ou de avisos, quanto para edificar outras pessoas. Comece a escrever seus sonhos mais significativos, registrando-os com fidedignidade, como fazia o profeta Daniel.

  5. Eu não sei o que eu faço! Queria muito ser batizado com o Espírito Santo. Não sei o quanto tenho que pedir. Às vezes desisto de pedir, pois acho que Deus não quer me presentear com o batismo.

    Queria muito orar em línguas, salvar almas para o Senhor, eu sou louco, maluco pirado por Deus, mas não tenho ferramentas para trabalhar para ele. Preciso muito dos dons, o que eu faço além de pedir nas orações? Eu nem sei orar direito. Só agradeço pelo meu dia, por eu ser cristão e falo que amo o Senhor. Mas paro por ai, pois faltam palavras. Amo Deus, preciso fazer algo. Pode me ajudar?

    Eu estava no mundo homossexual, o Espírito Santo me despertou de vez, e agora anseio por intimidade com o Senhor. Eu devo esperar o tempo dele, será que ainda vai demorar porque minha alma estava imunda? Faço mais jejuns, orações?

    Socorro! Preciso salvar almas para o Senhor.

    1. Ernandes, seu caso é parecido com o Eduardo, que postou na seção Aconselhamento.

      O Senhor te ama assim como você é. Você não precisa fazer nada para ser amado por Ele. Nada mesmo! Por isso, apenas relaxe e viva um dia de cada vez, curtindo e desfrutando o dia.

      Se no dia de hoje você desfrutar de apenas uma coisa boa que o Senhor tenha preparado para você, já terá sido uma bênção, uma fonte de alegria para o seu coração. Se conseguir curtir mais de uma bênção, melhor ainda. As que não conseguir curtir, paciência. Terá o dia seguinte para saboreá-lo, como uma bandeja nova, cheia de novas bênçãos à sua disposição.

      Amado, nossa vida cristã tem que ser como uma viagem de navio, um cruzeiro, com todas as despesas pagas antecipadamente. É só desfrutar! Há “passageiros” estressados, correndo de um lado para outro, pensando que com isso irão influir no destino, seja na direção, seja no tempo. Isso é bobagem, pois tanto o destino quanto o tempo são do navio e não dos passageiros. Já outros “passageiros” apenas relaxam e curtem a viagem. Um dia de cada vez. E enquanto viajam, falam a outros dos prazeres do navio e dos prazeres do destino. É isso que tenho feito.

      Irmão, para o cristão, o Navio é Jesus! Quem está em Jesus, está com tudo pago para chegar ao destino, que é o céu. E nada que possamos fazer enquanto estamos na nossa peregrinação poderá alterar o destino do Navio. Nem apressá-lo, pois nós que estamos em Cristo, já estamos no nosso destino final.

      Se você crê que Jesus morreu pelos seus pecados, então você está em Cristo, é nova criatura e não precisa viver ansioso por coisa alguma. Seus pecados estão perdoados, mesmo esses pecados abomináveis que você mencionou. Agora é viver sua vida diária, mesmo sendo tímido, envergonhado, solitário. À medida em que for sendo feliz com o que o Senhor lhe concede, sua vida irá se transformando e, aos poucos, essas deficiências irão sendo trabalhadas, não por você mesmo, mas pelo Espírito Santo.

      Quanto ao batismo com o Espírito Santo, é só orar e pedir ao Senhor que o batize. Peça e creia. E, uma vez batizado com o Espírito Santo, você terá recebido poder para testemunhar e servir ao Senhor com coragem e ousadia. Ore e creia, pois está escrito: “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pao celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc 11:9-13).

      O Senhor lhe abençoe com espírito perseverante, com paz no coração e com fé em Deus, é minha oração a seu favor.

  6. Pastor, estou muito confusa em relação ao nome verdadeiro do filho de Deus. Nasci em um berço evangélico, cresci em uma igreja petencostal e presenciei vários milagres e prodígios operados pelo espirito santo, mas aos treze anos de idade meus pais me disseram que o verdadeiro nome do filho de Deus vem do hebraico e é YESHUA HAMACHIA, hoje tenho 26 anos e estou com a minha vida espiritual completamente abalada sem saber qual caminho devo seguir. Oro todos os dias, mas ainda não consegui nenhuma resposta. Peço orientação e muita oração.
    Atenciosamente,
    Ester.

    1. Irmã, o nome correto do Senhor, em hebraico, é Yeshua HaMashiach.

      Mas, filha, não se preocupe com isso, pois a nossa salvação não é pela pronúncia correta no nome do Senhor, mas pela fé na graça de Deus. Graça essa manifestada na cruz do Calvário.

      Ninguém é salvo pelo cumprimento da Lei, pois isso é impossível aos homens, disse o próprio Senhor Jesus Cristo.

      E a prova que o nome terreno de Jesus Cristo (em grego) ou Yeshua HaMashiach (em hebraico) não salva ninguém é que ele será trocado, pelo próprio Pai: “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3:12,13).

      Esse novo e excelente nome, superior a todos os demais nomes no Reino de Deus, está mencionado em Hebreus: “tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles” (Hb 1:4).

      O Senhor lhe renove a fé no sacrifício de Jesus Cristo a seu favor na cruz do Calvário, pois somente a Graça de Deus é que pode salvá-la, é minha oração a seu favor.

  7. Pastor ,tive um sonho ,que meu marido vinha morto em um ensurada ate a porta principal da minha casa ele e um oltro homem , oque me chamou a atençao foi que o outro homem estava com a camisa branquinha o homem de branco estava embaixo depois vinha muitas portas de carros cacos de vidro de carros as vinha meu marido e ensima do meu marido a sena repetia portas de carros e cacos e a cabeças estavam para o lado da porta e os pes para rua e a porta estava aberta e nao entrou uma se quer gota de agua em minha casa ,oque sera ???? Passado uns dias sonhei com meu marido caido no mesmo lugar ele estava vestido de preto so que os pes dele estava para a porta da casa e a cabeça para a rua.

    1. Irmã, sinceramente não sei lhe dizer o que significam esses sonhos. Se disse qualquer coisa a você seria especulação e não posso fazer isso.

      Meu conselho é que você ore pelo seu marido, pois quem sabe ele está necessitado de intercessão? Aliás, todos nós, estamos e oração a favor do marido nunca é demais.

      O Senhor lhe abençoe e lhe conceda revelação do significado dos sonhos.

  8. BOA TARDE PASTOR.
    HÀ MAIS OU MENOS 01 ANOS TENHO OBSERVADO MUDANÇAS EM MINHA VIDA ESPIRITUAL, TAIS COMO TREMEDEIRAS MUITO FORTES QUANDO ESTOU EM ORAÇÕES COM OUTRAS PESSOAS E CANÇÕES DE LOUVORES E ATÉ MESMO QUANDO ESTOU ORANDO SOZINHA.
    O QUE SIGNIFICA ESTE ESTADO? É UM DOM ESPIRITUAL ? OU DEUS ESTÁ ME PREPARANDO PARA ALGO MAIS A FRENTE DE MINHA VIDA ESPIRITUAL?
    AGUARDO RETORNO.
    OBRIGADA

    1. Eliane, não sei dizer o que significa, mas pode ser sim, visitações do Espírito de Deus ao seu espírito. Sansão era tomado pelo Espírito Santo em determinadas ocasiões para lutar a favor dos fracos e oprimidos e isso pode estar acontecendo com você, especialmente para orar, para interceder a favor dos mais fracos.

      Não tenha medo, mas entregue-se à ação de Deus e ore, cante, louve ao Senhor com liberdade. E ore também em línguas, pois a oração em línguas não só é mais eficaz, quanto também edifica a quem está orando.

      O Senhor lhe encha de graça, unção e poder, como intercessora dos pobres, oprimidos, é minha oração a seu favor.

  9. a paz!”…. sabe eu amo o dom da cura e libertação!” e o meu maior desejo é ter esse dom!” será que posso adquiri-lo? eu oro todos os dia pedindo ao senhor e ao espirito santo que me revelem ou que me concedam com a graça desse dom!” oque eu faço????

    1. Gabriela, o correto é isso mesmo: orar pedindo ao Senhor que lhe conceda os dons que deseja.

      Mas saiba que os dons jamais devem ser usados para nossa exaltação, nossa fama ou reconhecimento diante das pessoas, mas para honra e glória de Deus. Os dons são concedidos para edificação da Igreja e nunca para nosso proveito próprio.

      Esses dons que você pede, em especial, são um dons pesadíssimos para quem os recebe, pois uma vez possuidora deles, você não poderá ficar selecionando quem vai atender, quem vai recusar.

      Se houver alguém enfermo e lhe procurar, seja onde for e em que momentos for, você terá que orar pela pessoa. Terá que visitar enfermos nos hospitais, terá que visitá-los nos seus lares, terá que abdicar-se da sua vida pessoa a favor dos enfermos e opressos ou endemoniados.

      É isso mesmo que você quer para si mesma? Pense bem.

      O Senhor lhe abençoe com sabedoria e espírito abnegado e dedicado, é minha oração a seu favor.

  10. vitoria e paz! em nome de jesus!
    tenho muita vontade de fazer a obra do senhor mas as veses nao consigo
    acho que deve ser por causa do desejo da minha carne
    pois ainda nao me libertei dele totalmente e as veses nao consigo nem orar
    como me liberta disso se eu nao consigo orar para repreender?
    nao sei o que fazer! so sei que que eu nao posso mais ficar parado vendo
    a obra do senhor prexisando de ajudantes e eu com tanto tempo nao ajudo
    me ajudem em nome de jesus! amem!!

    1. Filho, a obra de Deus é uma só: crer no Seu Enviado, que é Jesus Cristo, Jesus crucificado. Creia em Jesus, que morreu pelos seus pecados, ressuscitou e lhe convida para estar com Ele, eternamente. Mesmo que você não faça nada para Deus, ainda assim jesus lhe ama. Isso é o que importa.

      Agora, quanto a servir ao Senhor ainda aqui na terra, você deve empenhar-se nisso também, pois é para o seu próprio bem. Servir a Deus traz gozo, paz e alegria ao nosso coração.

      Para isso, você necessita ser cheio do Espírito Santo. E isso nós conseguimos expressando, em primeiro lugar, nossa gratidão a Deus e ao Senhor pela nossa salvação. Depois, louvando-o com hinos e salmos, de todo o nosso coração. Leia e pratique os ensinos de Paulo no livro de Efésios, cap 5:18-21.

      “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5:18)

  11. Pastor, estou muito impressionada sobre esse assunto… Já tive oportunidade de visitar um doente, em uma crise fortíssima, pois tinha câncer em estágio quase terminal,e eu, ao vê-la debater-se com dores e tremores peguei em sua mão e, quase que imediatamente ela parou de tremer e se acalmou. Naquele mesmo dia, à tarde ela me falou que sentiu algo estranho que saia da minha e percorria através do braço e corpo fazendo com que ela melhorasse quase que imediatamente… Na ocasião, ela me falou que eu tinha algo muito bom, uma luz
    dada por Deus. Fiquei intrigada pois não entendia e ainda não tinha conhecimentos sobre dons espirituais… Sabe, Pastor eu não fiz nenhuma oração, simplesmente peguei em sua mão e desejei que ela melhorasse… Será o dom da cura? Me esclareça… Como

    1. Neide, sem dúvida alguma o dom de cura operou naquele momento. Os dons são de Deus e nos são concedidos para que o nome do Senhor seja glorificado por nosso intermédio.

      Em nós mesmos não há poder algum. Não curamos ninguém, nem operamos milagre algum. Mas Deus opera por nosso intermédio. Se você possui este dom, glorifique a Deus sempre. E não enterre o dom, mas ore sempre pelos enfermos. Alguns serão curados e outros não. Isso compete ao Senhor.

      O Senhor lhe abençoe com um coração sempre temente.

      1. αgяαdєçσ iмєиรαмєитє ρєlσ єรclαяєciмєитσ… єรтσυ αρєяfєiçσαиdσ мєυร cσинєciмєитσร є αтυαlмєитє fαçσ σ єรтυdσ dα Bíbliα… Dєรdє qυє cσмєcєi α iитєяєรรαя-мє ρєlσร αรรυитσร dє Dєυร qυє мiинα vidα мυdσυ є αcσитєciмєитσร єรтяαинσร мє dєixαм υм ρσυcσ iиรєgυяα… É difícil ρσiร รαbєร qυє иãσ ρσdємσร ficαя fαlαиdσ ρσiร α мαiσяiα dαร ρєรรσαร иãσ єитєиdєм є αтé cяiтicαм… мє รiитσ bєм, нαviα υм vαziσ єм мiм, qυє αgσяα иãσ єxiรтє мαiร! รσυ fєliz, iмєиรαмєитє fєliz ρσiร αgσяα รєi qυє Jєรυร fαz ραятє dα мiинα vidα… мαiร υмα vєz, αgяαdєçσ dє cσяαçãσ! Qυє σ รєинσя Jєรυร єรтєjα รємρяє ρяєรєитє єм รυα vidα!

    1. Ane, não temos informação sobre quantos dons Paulo tinha, mas sabemos que Deus usava-o de várias maneiras: para curar, ensinar, ministrar fé, e muitas outras coisas.

      Uma pessoa raramente terá todos os dons, pois um determinado dom sempre um acaba sobressaindo-se mais que outro.

  12. Pastor José, a um bom tempo eu tento estar firmado com Deus, para obter o batismo do espirito santo, não somente por isso, mais porque eu preciso esta intimo de Deus, porem sempre algo tenta me tirar da presença é uma insconstancia que eu sempre tenho, ora firme e ora frio, oque devo fazer ?

    1. A Carta de Tiago explica como fazer: Ser perseverante e pedir sabedoria a Deus, com fé, sem duvidar.

      “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento” (Tg 1:2-6).

      Por isso, amado, segundo a Palavra de Deus, peça o que necessitar, mas nunca duvide, pois se duvidar, não alcançará.

      O Senhor lhe abençoe.

  13. Graça e Paz a todos …

    oi Pastor José td bem com o senhor ?
    Pastor varios cultos e retiros espirituais que fui ….vi uma vez um pastor
    pediu para que 12 Homem e 12 mulheres fossem até a frente que ele iria orar por eles e logo que terminasse a oração essas 24 pessoas iriam sair orando por cada um dentro do templo tocando com as mãos e as pessoas que eles tocassem iriam receber uma unção dobrada do espírito santo..vi varias pessoas chorando,caindo cheios do espírito santo de Deus …algumas possessos …Eu gostaria de saber como ganhar essa ousadia como fazer e o que fazer para orar e acontece que nem o pastor do retiro ?

    1. Luan, a própria mensagem acima lhe responde à pergunta: Ser cheio do Espírito Santo é a forma de se conseguir os dons do Espírito.

      “não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”.

  14. Pastor, sou novo convertido mas cresci em familia crente e eia na igreja até os meus 12 anos com minha mãe, tenho fé, mas nunca senti uma realmente a presença de Deus! mas gostaria de saber como buscar essa presença e pra mim os dons de Deus e a melhor forma de ter a presença de Deus em nossa vida! como buscar essa intimidade e saber que Deus esta nos atentendo?

    1. Jean, intimidade, seja com pessoas, seja com Deus significa uma coisa só: ser tão próximo ao outro que passamos a conhecer os seus sentimentos, os seus pensamentos, o seu modo de agir.

      Você quer ter intimidade com Deus? Aproxime-se dele. Entenda-O. São duas as principais maneiras de fazer isso: Pela oração e pela leitura da Bíblia Sagrada. Ambas necessitam da fé como pano de fundo.

      A oração não é um ritual, mas uma vida de oração. Ore tomando banho, ore enquanto caminha, ore enquanto se alimenta. Ore quando estiver alegre, ore quando estiver triste. Ore quando necessitar de algo, ore quando tudo estiver bem. Ore por palavras, ore por pensamento. Ore em pé, ore de joelhos, ore sentado. Ore quando se levanta, ore quando deita. Ore em português, ore em línguas. Ore, ore, ore.

      E também quanto à Bíblia: leia-a diariamente e separe alguns versículos para meditação durante o dia. E sempre recorra a esses versículos no decorrer do dia para meditar, ruminar e observar a ação do Espírito Santo à sua volta em relação aos versículos em meditação. Você verá o quanto Deus agirá à sua volta nesses trechos em meditação. Seja na sua vida, seja na vida de outros.

      Fazendo isso, amado, você estará no caminho certo para ter mais intimidade com Deus. Mais tarde, você estará apto a fazer outras coisas, que o próprio Espírito Santo lhe concederá ou lhe orientará.

      Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja em seu coração.

    1. Alexandre, o próprio texto acima já lhe responde. Veja uma parte: “Para obter os dons e sermos instrumentos de Deus na terra, a única coisa que precisamos fazer é ter intimidade com o Senhor. É dar prioridade a relacionar-se com Ele,……”.

      O Senhor lhe abençoe.

  15. Gizela, o batismo com o Espírito Santo não tem correlação com qualquer tipo de serviço.

    Serviços estão correlacionados com dons e talentos, que também procedem do Espírito Santo, é verdade.

    Um desses dons é o dom de servir. Se você tem vontade de servir na igreja, faça isso sim, com alegria e boa vontade. Mas faça sem esperar nenhum reconhecimento ou consideração, porque nem sempre virá. E, quando fizer, faça também como se fosse para Deus e não para homens. Se o serviço que você fizer for feito assim, pode ter certeza que é um dom concedido pelo Espírito Santo. Caso contrário, é um desejo somente seu, da sua carne.

    Agora, quanto ao batismo com o Espírito Santo, ele é concedido para que testemunhemos, com poder, de Jesus Cristo! Tem direito ao batismo todo aquele que é nascido de novo, nascido do Espírito. Se você deseja ser batizada, basta orar pedindo ao Pai, com fé, e você será batizada:

    “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”

    Que o Senhor lhe abençoe com os dons, talentos e também com o Batismo com o Espírito Santo.

  16. Pastor,
    obrigada por está oportunidada dada, para que eu possa ter melhor conhecimento a cerca de como conhecer Jesus.
    A ums tempos para cá comeÇou a dar-me um desejo enorme de querer fazer limpeza na igreja, sinto uma cobrança em mim, gostaria de saber se é o começo duma preparaçáo para receber o Espírito Santo?
    Este é o meu maior desejo ter o Espírito Santo em minha vida.~

  17. Itumbiara 15/12/2008
    Ola,Paz
    Sou da assembleia de Deus.
    As veses sou convidado a pregar e fico muito apreensivel.
    E gostaria de saber mais como pregar ecomo preparar a mensagem.
    Pode me ajudar?

  18. Obrigado, Lela, pelos seus comentários. Toda honra e glória pertencem ao Senhor Jesus Cristo.

    Você conhecerá seus dons, segundo lhe aparecer as circunstâncias. Por exemplo, se alguém lhe visita e confessa que está com alguma enfermidade, você não deve ficar se perguntando se tem o dom de cura. Tendo ou não tendo, imponha as mãos sobre a pessoa e ore por ela. Deus pode curá-la ou não.

    Muitas vezes a gente nem fica sabendo se a pessoa foi curada, porque ela vai embora e não temos mais notícias dela.

    Outro exemplo: alguém está sofrendo e necessita de um conselho seu, uma palavra de sabedoria. Sente-se com a pessoa, pergunte o que está acontecendo, ore por ela e aconselhe-a segundo o que o Espírito Santo lhe inspirar. “Quando vos levarem às sinagogas e perante os governadores e as autoridades, não vos preocupeis quanto ao modo por que respondereis, nem quanto às coisas que tiverdes de falar. Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer” (Lc 12:11,12).

    Deixe tudo a cargo do Espírito Santo. É Ele quem está fazendo as coisas por seu intermédio. A obra é dele e não sua.

    Se você foi chamada a ensinar na Igreja, aceite. Ore e peça ao Senhor o dom de ensino. Se foi chamada a orar por enfermos, aceite. Se foi chamada para trabalhar com crianças, aceite. E assim sucessivamente. O Espírito Santo é quem lhe dará os dons e talentos necessários e quem lhe capacitará.

    Que a graça e a paz do Senhor esteja com você e que você seja muito usada na edificação do Reino de Deus, é minha oração.

  19. Pastor, muito bom esse comentário á respeito dos dons espirituais, mas sobre os pontos que o senhor ressaltou, me gerou uma dúvida, como posso conhecer meus dons? como posso dicerní-los relamente como dons, e não como empolgações da carne?

    Obrigada, ótimo trabalho, muito bom esses aconselhamentos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s