Como obter os dons espirituais?

 

Pergunta:

 

Paz, Pr., me responda: os dons espirituais de “1 Co. 12″ são 9, mas eu posso obter todos ou a cada um é permitido um numero “X” segundo a vontade de Deus? E como obtê-los? Júlia

 

Resposta:

 

Júlia, os dons são distribuídos pelo Espírito Santo, a cada um, segundo os propósitos de Deus, conforme Paulo explica. “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1 Co 12:11).

 

Determinadas pessoas recebem vários dons, sendo alguns dons mais destacados do que outros. Por exemplo: uma pessoa possui o dom de cura e de fé, mas a sua fé é pequena. Quando alguém a procura com alguma enfermidade, essa pessoa ora, impõe as mãos e o Senhor cura o enfermo. Mas quando é ela mesma que está enferma, já não possui fé suficiente para orar por si mesma e ser curada.

 

Não compete a nós definir quais dons queremos receber, mas exclusivamente ao Espírito Santo. Ele tanto pode conceder vários dons a alguém, quanto um somente. Da mesma forma, em determinados momentos, Ele pode conceder a alguém um dom específico, somente para aquele momento específico.

 

E quando o Senhor lhe conceder um dom, esforce-se para aplicá-lo, porque os dons são concedidos para edificação da Igreja, do Corpo de Cristo, e não para nosso prazer ou uso pessoal. Os dons são concedidos para que Deus aja por meio de nós. Não somos nós que fazemos aquelas obras, mas Deus. “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (1 Co 12:4-6).

 

Esta é a beleza do cristianismo, porque fazemos tudo como Corpo de Cristo. Nós mesmos, sem Jesus, não podemos fazer coisa alguma. Tudo de bom que fizermos, é o Senhor operando por meio de nós. Por isso mesmo, ninguém é mais importante do que outro, por mais poder, sabedoria ou destaque que lhe seja concedido na Igreja. Aliás, a própria Palavra diz que Deus concedeu maior honra àqueles que menos destaque têm.

 

O Espírito Santo não precisa conceder a uma só pessoa todos os dons, porque Ele têm à sua disposição toda a Igreja. Além disso, seria muito pesado para alguém possuir e aplicar todos os dons. Agora, o mais importante é que tudo o que fizermos, que seja em amor, porque senão é obra morta. É obra humana e não de Deus. Paulo chama isso de caminho excelente.

 

Para obter os dons e sermos instrumentos de Deus na terra, a única coisa que precisamos fazer é ter intimidade com o Senhor. É dar prioridade a relacionar-se com Ele, mas não com o propósito de receber o dom e depois afastar-se. Nada disso. Nosso único desejo deve ser o de estar com o Senhor Jesus, conhecê-lo, amá-lo, aprender com Ele, descansar nele. E quando isso acontece, então o Espírito Santo pode conceder os dons, porque sabe que iremos glorificar ao Senhor a cada milagre operado, a cada conselho dado, a cada cura feita. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16).

 

Que o Senhor lhe abençoe com dons espirituais, segundo o plano dele para sua vida.

 

José Adelson de Noronha

50 opiniões sobre “Como obter os dons espirituais?”

  1. A paz Irmão .. Preciso muito da ajuda do Senhor pois faz tempo que peço o batismo e não recebi .. Gracas ao bom Deus faço á obra , louvo , prego mais não sou batizada com Espirito Santo e fico muito triste pois desejo demais , fico triste a ponto de não querer mais fazer a obra do Senhor .. O que faço ? Deus usou varias pessoas para falar pra eu esperar mais um pouco só … Mais fico com medo pois dizem que um pouco pra Deus pode ser anos e eu já estou a anos clamando e buscando o batismo .. Obrigada Irmão .. Deus abençoe.. A paz de Cristo ..

    Curtir

  2. Bom dia servo de Deus! Dizem que todos tem algum dom, mas eu não sei se tenho, ou se ainda receberei, gostaria muito de ser usado por Deus nosso pai. Vejo pessoas com o dom de cura, dom de canto, de discernimento entre outros, mas não percebo nada em mim. Sou convertido, e dizem que todas as pessoas quando aceitam a Jesus, recebem o batismo com o Espírito Santo, mas eu não falo em linguas, e alguns pastores dizem que só as pessoas que falam em línguas é que foram batizados com o E. S., fico meio confuso. Penso até se estou fazendo algo errado, e por isso não sou batizado… por favor, me esclareça sobre esses assuntos. E, se tenho algum dom, como reconhecê-lo. Agradeço a Deus por tudo, inclusive por você e seu ministério. Que Deus te use sempre, para ajudar as ovelhas, que Ele de a vc e sua família saúde plena e que te proteja. Amém!!

    Curtir

    1. Renato, muito obrigado pelas suas orações. O Senhor te retribua, te enchendo de graça e paz, em Nome de Jesus.

      Para saber quais dons possui, basta você se dispor a fazer a obra no Reino de Deus. Viu algum mendigo pedindo esmola? Dê-lhe alguma coisa, acompanhado da Palavra de salvação, de consolo ou esperança. Pode ser que seu dom seja o de ofertar. Pode ser o de aconselhar. Pode ser dons de sabedoria.

      Viu alguém enfermo? Ore pela pessoa. Pode ser que o seu dom seja o de cura. Viu alguém necessitando de alguma ajuda? Antecipe-se e ajude. Pode ser que o seu dom seja o de servir.

      É na prática que os dons serão manifestos, à medida que Deus, vendo o seu coração com disposição de servi-lo, for colocando à sua disposição as boas obras para fazer. Aí então o seu dom irá manifestando-se claramente.

      E, acima de todos os dons, faça a missão que Jesus nos deu a todos, indistintamente: pregar o Evangelho a toda criatura. O que é “O Evangelho” que devemos pregar? A salvação por meio da morte de Jesus na cruz do Calvário: “antes de tudo lhes entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras” (1 Co 15:3).

      A palavra Evangelho significa “boa notícia”. Esta mensagem de perdão de pecados, por meio de Jesus Cristo, é a boa notícia que toda alma anseia ouvir.

      E, enquanto seus dons não se manifestam claramente, faça tudo o que lhe aparecer, atento à vontade de Deus.

      Quanto ao batismo com o Espírito Santo é muito importante que você peça ao Pai, sem esmorecer, pois o batismo com o Espírito Santo lhe revestirá de poder para testemunhar de Jesus a toda criatura.

      Que a graça e a paz do Senhor esteja contigo, hoje e sempre.

      Curtir

  3. A paz irmão,tenhoa vontade de ser batizada com o espírito santo,mas eu tenho medo das pessoas rirem,e tenho medo de depois do batismo Deus abrir os meus olhos espirituais(sou mt medrosa).Como posso me livrar desse medo?

    Curtir

    1. Buscando conhecer a respeito do amor de Deus por você, da beleza de Jesus Cristo e da grandeza do Reino de Deus que lhe espera, dentro de você, caso se deixe ser dirigida pelo Espírito Santo.

      É maravilhoso quando recebemos o batismo com o Espírito Santo, pois somos revestidos de poder para testemunhar de Jesus e para anunciar as boas novas ao mundo.

      Quando conhecemos o perfeito amor, que vem de Deus, todo o medo é lançado fora. Não há espaço para o medo em nossos corações.

      Eu oro e peço ao Pai que lhe conceda a graça da revelação de quão maravilhoso Jesus é e de quão bem lhe fará ser batizada com o Espírito Santo, em Nome de Jesus.

      Curtir

    1. Por meio da oração, pedindo ao Pai que lhe batize com o Espírito Santo: “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:9-13).

      Curtir

  4. Paz do Senhor, Irmão!
    Cada membro do corpo de Cristo tem um dom para a edificação da Igreja, correto? Não sei se é por timidez de reconhecê-los ou outro motivo que não tenho certeza do(s) meu(s) dons. As pessoas, pela Misericórdia, chegam a mim e apontam alguns dons que percebem em mim, situação esta que já foi confirmada por várias pessoas sobre dons diferentes. Posso entender que tenho esses dons que percebem em mim ou é precipitação de minha parte? Eu já tive vários sonhos proféticos e muito reveladores; Teria eu o dom de revelação? Eu gosto de pregar, ensinar, cantar e ajudar as pessoas, ouvindo-as e intercedendo por elas. Não quero autopromoção, mas preciso de uma opinião de alguém que entenda.
    Shalom,
    Thiago Fidelis.

    Curtir

    1. Irmão, de fato o Espírito Santo concede dons a todos, com o fim de edificar a Igreja e não à própria pessoa. Em geral as pessoas têm um ou dois dons mais destacados, embora, segundo a circunstância, alguém possa receber um dom diferente, naquele momento de necessidade.

      Se você recebeu o dom de revelação, seja por meio de sonhos, visões ou mesmo discernimento espiritual e o usa a serviço da Igreja, mas numa visita a uma pessoa enferma, por exemplo, se orar por ela a pessoa pode ser curada.

      Não devemos ficar preocupados sobre quais dons recebemosi ou não, mas apenas em dizermos ao Senhor: “eis-me aqui. Usa-me segundo a Tua vontade”. O exercício dos dons é natural, flui sem esforço e sem peso.

      E importante: tudo o que for feito por você e que seja digno de algum elogio por parte das pessoas, entregue ao Senhor toda honra e glória, pois está escrito: “sem mim nada podeis fazer”.

      O Senhor te abençoe e prospere seus dons e talentos a serviço da Igreja, dos santos, em nome de Jesus.

      Curtir

  5. Boa tarde, DEUS ainda pode usar um crente que caiu ou que se desviou?
    Esse crente foi usado por DEUS algumas vezes em curas e libertação, tipo,expulsar demonios, só que esse crente se arrependeu e quer muito ser usado por DEUS, ele pode ser usado por DEUS novamente?
    Deus perdoa esse crente e pode usa-lo novamente?

    Curtir

  6. A paz varão … tenho uma grande duvida algo que nunca vim a compartilhar com ninguem .. eu fui batizado com o espirito a uns dois anos … passei a orar em linguas estranhas, tenho muitos sonhos alguns em forma de revelação pois o senhor fala comigo muito através dos sonhos me corrige me toma … desde quando conheci a jesus não posso ver ninguem enfermo que sou tomado por uma agonia um aperto muito grande como se tivesse que orar por aquela pessoa que deus faria a obra eu creio mais tenho grande temos pela vida das pessoas .. um exemplo na igreja onde congrego um varão em meioa pregação entregou q o senhor o mostrava que duas mulheres ficariam gravidas na igreja naquele msm mes e elas ja estavam pedindo a muito tempo.. bem se cumpriu uma das mulheres esta semana descobriu que seu bebê estava morto na barriga .. eu n sabia o medico mandou ela esperar sete dias para depois voltar e fazer novamnte os exames … neste domingo ela foi louvar com as irmãs eu a vi mas não a conhecia .. nem sabia de nada .. senti ao meu coração veja mesmo no deserto ela tem louvado tem glorificado .. vai la assim como elias profetiza o folego de vida sobre ela …n fui pois n entendia … no fim do culto algumas pessoas da igreja foram orar por ela .. eu vi orei tbm depois entendi … qnd fui embora na minha casa ja fui tomado por grande compaixão n parava d chorar .. entrei numa situação q n entendia ai fui orar e meditar na palavra .. deu q o senhor me revelou uma passagem no livro de 2 cronicas q anunciava o nascimento de salomão … será que o senhor tem tentado me usar e este meu temor tem me impedido .. tenho muito medo de ser cobrado de deus por n entregar as coisas dele mas temo tbm agir contra Deus
    Cleber Rocumback

    Curtir

    1. Irmão, não tenha medo de usar os dons recebidos, pois eles são necessários ao corpo de Cristo na terra, que é a Igreja. Os dons que o Senhor distribui a cada um dos seus filhos são para edificação da Igreja e não para nosso próprio benefício ou nossa fama pessoal. Por isso mesmo os dons que recebemos são irrevogáveis. Deus, ao dá-los a alguém, não os retira jamais.

      Você pode não usar o dom recebido, mas o Senhor não lhe toma. Se o Senhor lhe concedeu o dom de cura, deve usá-lo sempre que for movido pelo Espírito Santo, pois a pessoa que receber a cura, pela sua oração e imposição de mãos, tenderá a crescer na fé. Além de glorificar a Deus.

      Jesus disse: “vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim, brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:14-16).

      Os seus atos de fé, ao impor as mãos sobre alguém enfermo e que for curado, farão com que as pessoas cresçam em fé em Deus e passem a glorificar a Deus. E, se alguém vier, de alguma forma, querendo glorificar você, no seu íntimo não aceite honra de homens, mas guarde o elogio na memória, para, ao final do dia, em oração, entregá-lo ao Senhor. Ele sim, é digno de toda honra e glória e de receber todo o louvor. Você é indigno de ser glorificado, porque é pecador e necessitou ser salvo, mas aprouve a Deus amar você assim mesmo e dar Jesus em sacrifício para perdoar seus pecados.

      Irmão, que o Senhor lhe abençoe com ousadia, graça e paz ao serviço do Senhor.

      Curtir

  7. Olá eu gostaria de saber se isso pode ser um dom. Eu sonho todas as noites 3 ou 4 coisas diferentes, e sempre me lembro no outro dia dos meus sonhos. SEMPRE!Como começa o dom de revelação?
    Paz!

    Curtir

    1. Ale, pode ser um dom sim, tanto para edificá-la, por meio de ensinos ou de avisos, quanto para edificar outras pessoas. Comece a escrever seus sonhos mais significativos, registrando-os com fidedignidade, como fazia o profeta Daniel.

      Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s