Quem foi Jônatas?

 

Pergunta:

 

Pastor, Jonathan é nome bíblico, certo? Quem foi Jonathan na Bíblia? J.J

 

Resposta:

 

Irmão, há várias pessoas citadas na Bíblia com o nome Jônatas, mas a principal, sem dúvida nenhuma, é o filho do rei Saul. O nome Jônatas significa “O Senhor tem dado”.

 

Jônatas era o filho mais velho de Saul, o primeiro rei de Israel, e era guerreiro valente, temente a Deus e que inspirava lealdade aos seus comandados, bem como a todo o exército.

 

“Sucedeu que, um dia, disse Jônatas, filho de Saul, ao seu jovem escudeiro: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está do outro lado. Porém não o fez saber a seu pai. Saul se encontrava na extremidade de Gibeá, debaixo da romeira em Migrom; e o povo que estava com ele eram cerca de seiscentos homens. Aías, filho de Aitube, irmão de Icabô, filho de Finéias, filho de Eli, sacerdote do SENHOR em Siló, trazia a estola sacerdotal. O povo não sabia que Jônatas tinha ido. Entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava passar à guarnição dos filisteus, deste lado havia uma penha íngreme, e do outro, outra; uma se chamava Bozez; a outra, Sené. Uma delas se erguia ao norte, defronte de Micmás; a outra, ao sul, defronte de Geba. Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, o SENHOR nos ajudará nisto, porque para o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos. Então, o seu escudeiro lhe disse: Faze tudo segundo inclinar o teu coração; eis-me aqui contigo, a tua disposição será a minha. Disse, pois, Jônatas: Eis que passaremos àqueles homens e nos daremos a conhecer a eles. Se nos disserem assim: Parai até que cheguemos a vós outros; então, ficaremos onde estamos e não subiremos a eles. Porém se disserem: Subi a nós; então, subiremos, pois o SENHOR no-los entregou nas mãos. Isto nos servirá de sinal. Dando-se, pois, ambos a conhecer à guarnição dos filisteus, disseram estes: Eis que já os hebreus estão saindo dos buracos em que se tinham escondido. Os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu escudeiro e disseram: Subi a nós, e nós vos daremos uma lição. Disse Jônatas ao escudeiro: Sobe atrás de mim, porque o SENHOR os entregou nas mãos de Israel. Então, trepou Jônatas de gatinhas, e o seu escudeiro, atrás; e os filisteus caíram diante de Jônatas, e o seu escudeiro os matava atrás dele. Sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu escudeiro mataram perto de vinte homens, em cerca de meia jeira de terra. Houve grande espanto no arraial, no campo e em todo o povo; também a mesma guarnição e os saqueadores tremeram, e até a terra se estremeceu; e tudo passou a ser um terror de Deus” (1 Sm 14:1-15).

 

Jônatas desenvolveu amizade sincera a Davi, abrindo mão de seus direitos em favor do amigo. Morreu em luta contra os filisteus, ao lado do pai. Veja mais em 1 Sm capítulos 14 a 31.

 

Jônatas é uma figura de Jesus, que sendo Deus, abriu mão de toda sua glória e majestade, dando sua vida a nosso favor, tornando-se nosso amigo incondicional.

 

“Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:1-4).

 

 

José Adelson de Noronha

About these ads

31 comentários sobre “Quem foi Jônatas?”

  1. Deus abençoe e o capacite mais e mais a nos ensinar sobre as palavras sagradas. Adorei conhecer mais sobre a vida de Jonatas … meu filho se chama Jonatas … Gloria a Deus pela vida dele !

    1. Irmão, existem dois Mefibosetes citados na Bíblia.

      Um era filho de Jônatas, mas o nome de sua mãe não é mencionado.

      Esse Mefibosete era aleijado dos pés por causa de um acidente quando criança e Davi cuidou dele quando se tornou rei, por amor a Jônatas, já falecido.

      O outro era filho de Saul (portanto, tio do primeiro) com sua concubina, Rispa, e que Davi entregou aos gibeonitas para ser morto, junto com outros seis descendentes masculinos de Saul, porque Saul tentara massacrar os gibeonitas, os quais haviam feito aliança com Josué, e não podia ser atacados pelos israelitas.

      Por causa dessa quebra de aliança, da parte de Saul, Deus enviou fome em Israel por três anos e a forma de ter as orações atendidas por Deus era atender ao clamor de justiça dos gibeonitas.

      Depois de feita justiça aos gibeonitas, Davi recolheu os corpos das sete vítimas, inclusive os ossos de Saul e Jônatas e lhes deu um sepultamento adequado.

      Tudo isso está narrado em II Samuel.

    1. Porque Saul tinha Davi como inimigo pessoal e inimigo do seu reino, enquanto Jônatas, seu filho, tinha Davi como amigo e o via como usurpador do reino de seu pai.

      Mas Saul, num dia em que ficou sabendo que Jônatas protegia Davi, ficou muito irado contra todos, inclusive contra seu próprio filho, desejando feri-lo com uma lança

  2. Olá pessoal Sou CRENTE (evangélico) da Assembléia de Deus, meu nome é Djonathan e o meu melhor amigo se chama Davi CRENTE TAMBÉM, somos muito muito amigo e fico muito feliz ao ver essa historia e um dia meu amigo Davi fez aniversario e eu dei a ele esse capitulo para meditar SAMUEL 18 1-4 ele ficou muito maravilhado de ver aquilo e nós serviu para manter a nossa amizade mais forte ainda. O SENHOR SEJA LOUVADO e PAZ DO SENHOR A TODOS.

  3. estou assistindo a minissérie Rei Davi e tive uma curiosidade, gostaria de saber o que de fato aconteceu com o filho de Jônatas se a algum relato sobre o msm na bíblia??? Desde já agradeço

    1. Tem sim Michelli. Em II Samuel 4:4 e depois bem lá na frente, em II Samuel 9 Davi já rei, manda chamar Mefibosete para morar no palacio com ele e lhe devolve tudo quanto era de Saul, pois ele era herdeiro legitimo. Abraços.

  4. meu nome e jonnattas procuro seguir estas qualidades e meu unico temor realmente é deus. sou primo de 3; grau do virgulino ferreira da silva minha bizavo era irma da mae de lampiao, paz a todos e fe em deus…..

    1. É um belo nome. Inspira força, coragem, lealdade e, principalmente, firmeza de caráter. O Senhor abençoe poderosamente seu filho e que ele venha a ser um grande homem de Deus.

  5. jonatas mostrou carater a ficar contra ao rei que vem a ser o seu pai hoje esta dificio encontra homem assim capas de deixa aamisade de lado o parentesco o grau eclesiasco de lado para defender o injusticado.

  6. TODA TERRA CELEBRA A TI COM CÂNTICOS DE JÚBILOS POIS TÚ ÉS O DEUS CRIADOR! OH GLÓRIA! EXALTADO SEJA TEU NOME JESUS PARA TODO O SEMPRE. TODO SER QUE RESPIRA LOUVE AO SENHOR! AMÉM.

  7. Importante lembrar que quando Jonatas e Davi se conheceram e Deus uniu suas almas dando origem a grande amizade citada neste post, Davi era ainda um jovem adolescente enquanto que Jonatas, filho mais velho do Rei Saul, já era um adulto, soldado guerreiro que, ao lado do pai comandava o exército de Israel. Essa amizade nasceu logo após o menino Davi derrotar o gigante Golias e quando Saul decidiu que este passaria a viver em seu palácio. Acredito que, embora a Bíblia Sagrada não dê maiores detalhes sobre isso, uma vez que a história sofre um salto no tempo após esta passagem nos remetendo a um Davi já adulto, também soldado do exércio de Israel, Jonatas tenha sido responsável por transformar o pastorzinho de ovelhas num grande guerreiro como ele, dando-lhe treinamento “militar” e a amizade entre eles fundamental para que Davi se adaptasse à nova vida no palácio, já que até então era um pequeno camponês encarregado de cuidar das ovelhas de seu pai… Quando lemos sobre a amizade entre os dois esse detalhe geralmente nos passa despercebido: a diferença de idade que havia entre eles. Aliás, existe algum registro na literatura judaica ou cristã de qual seria a diferença de idade entre Jonatas e Davi?

  8. Rosane, como havia uma penha íngreme, isto é, um desfiladeiro para subir até chegar ao acampamento do exército dos filisteus, é provável que tanto Jônatas, quanto o escudeiro tenham subido de gatinhas. E, uma vez lá em cima, ambos tenham ficado em pé, claro.

    Assim deve ser com nossa vida quando há lutas e dificuldades. Primeiro, oração: de joelhos. Depois, ação, segundo a direção que Deus der: de pé.

    Que o Senhor lhe abençoe.

  9. Olha, esse Deus nos surpreende. Ele não precisa de muito para dar a vitoria ao seu povo. Ô glória a Deus.

    Eu gostaria de saber se Jônatas subiu engatinhando e o escudeiro em pé, atrás dele. é isso. obrigado pela resposta. a paz.

  10. Essa foi uma vitória de Deus sobre os inimigos de Israel, por meio de Jônatas e seu escudeiro.

    O exército dos filisteus era mais numeroso e mais bem armado do que o exército de Israel, mas Jônatas, movido pelo Espírito de Deus, foi até próximo do acampamento inimigo e deixou-se ver. Dois soldados contra um exército.

    Os filisteus então ameaçaram os dois, dizendo: “subi a nós, e nós vos daremos uma lição”. Esse foi o erro deles. Ameaçar um protegido de Deus.

    Amada, toda vez que um filho de Deus é ameaçado, o próprio Pai se levanta para defendê-lo. Toda vez que você ouvir uma ameaça, por ser cristã, seja no seu trabalho, em casa, entre familiares, entre vizinhos ou colegas, fique tranquila, porque sua vitória é certa.

    Foi ameaçada? Ore e descanse.

    “Os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu escudeiro e disseram: subi a nós, e nós vos daremos uma lição. Disse Jônatas ao escudeiro: Sobe atrás de mim, porque o Senhor os entregou nas mãos de Israel. Então, trepou Jônatas de gatinhas, e o seu escudeiro, atrás; e os filisteus cairam diante de Jônatas, e o seu escudeiro os matava atrás dele” (1 Sm 14:12,13).

  11. Sobe atrás de mim, porque o SENHOR os entregou nas mãos de Israel. Então, trepou Jônatas de gatinhas, e o seu escudeiro, atrás; e os filisteus caíram diante de Jônatas, e o seu escudeiro os matava atrás dele. – o que é isso?/?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s