Quem foi Jônatas?


 

Pergunta:

 

Pastor, Jonathan é nome bíblico, certo? Quem foi Jonathan na Bíblia? J.J

 

Resposta:

 

Irmão, há várias pessoas citadas na Bíblia com o nome Jônatas, mas a principal, sem dúvida nenhuma, é o filho do rei Saul. O nome Jônatas significa “O Senhor tem dado”.

 

Jônatas era o filho mais velho de Saul, o primeiro rei de Israel, e era guerreiro valente, temente a Deus e que inspirava lealdade aos seus comandados, bem como a todo o exército.

 

“Sucedeu que, um dia, disse Jônatas, filho de Saul, ao seu jovem escudeiro: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está do outro lado. Porém não o fez saber a seu pai. Saul se encontrava na extremidade de Gibeá, debaixo da romeira em Migrom; e o povo que estava com ele eram cerca de seiscentos homens. Aías, filho de Aitube, irmão de Icabô, filho de Finéias, filho de Eli, sacerdote do SENHOR em Siló, trazia a estola sacerdotal. O povo não sabia que Jônatas tinha ido. Entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava passar à guarnição dos filisteus, deste lado havia uma penha íngreme, e do outro, outra; uma se chamava Bozez; a outra, Sené. Uma delas se erguia ao norte, defronte de Micmás; a outra, ao sul, defronte de Geba. Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, o SENHOR nos ajudará nisto, porque para o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos. Então, o seu escudeiro lhe disse: Faze tudo segundo inclinar o teu coração; eis-me aqui contigo, a tua disposição será a minha. Disse, pois, Jônatas: Eis que passaremos àqueles homens e nos daremos a conhecer a eles. Se nos disserem assim: Parai até que cheguemos a vós outros; então, ficaremos onde estamos e não subiremos a eles. Porém se disserem: Subi a nós; então, subiremos, pois o SENHOR no-los entregou nas mãos. Isto nos servirá de sinal. Dando-se, pois, ambos a conhecer à guarnição dos filisteus, disseram estes: Eis que já os hebreus estão saindo dos buracos em que se tinham escondido. Os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu escudeiro e disseram: Subi a nós, e nós vos daremos uma lição. Disse Jônatas ao escudeiro: Sobe atrás de mim, porque o SENHOR os entregou nas mãos de Israel. Então, trepou Jônatas de gatinhas, e o seu escudeiro, atrás; e os filisteus caíram diante de Jônatas, e o seu escudeiro os matava atrás dele. Sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu escudeiro mataram perto de vinte homens, em cerca de meia jeira de terra. Houve grande espanto no arraial, no campo e em todo o povo; também a mesma guarnição e os saqueadores tremeram, e até a terra se estremeceu; e tudo passou a ser um terror de Deus” (1 Sm 14:1-15).

 

Jônatas desenvolveu amizade sincera a Davi, abrindo mão de seus direitos em favor do amigo. Morreu em luta contra os filisteus, ao lado do pai. Veja mais em 1 Sm capítulos 14 a 31.

 

Jônatas é uma figura de Jesus, que sendo Deus, abriu mão de toda sua glória e majestade, dando sua vida a nosso favor, tornando-se nosso amigo incondicional.

 

“Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:1-4).

 

 

José Adelson de Noronha

40 comentários em “Quem foi Jônatas?”

  1. As pessoas confundem as épocas. Tudo que aconteceu no AT, foi uma preparação para o novo T e o novo Testamento é o ensinamento p/se viver melhor nesta terra.

    Curtir

  2. acho que Jonatas nao foi salvo,Pois sabendo que David era ungido do Senhor, ele preferiu ficar e morrer com o pai dele(Saul).Irmaos de que serve conhecer mos. a Deus e nao fazer sua vontade. Aquele que ama a pai e a mae mais que a mim nao e digno de mim.

    Curtir

    1. Carlos, a salvação pertence exclusivamente a Deus e Ele dá a quem quer. A salvação não é por obra alguma, mas exclusivamente pela fé no Messias, que no caso de Jônatas ainda viria ao mundo. Jônatas não poderia, portanto, ser discípulo de Jesus, pois Ele ainda não havia nascido como homem.

      Curtir

    2. Jonas era abençoado por Deus e por Davi Seguiu a seu pai Saul pois tinha respeito honra e amor por uma autoridade espiritual e que e Deus conhece o coraçao do justo

      Curtir

    3. Irmão Carlos a biblia diz q o SR JESUS ao ressuscitar ele desceu nas profundezas da terra ou inferno, para pregar a salvação aos espíritos em cativeiro, pois bm o irmao tem por si q jonatas n foi salvo, pensemos assim mais eu creio q qnd ele v q o SR JESUS esta la falando do às mor d DEUS ali ele recebeu o JESUS como o seu salvador amém?

      Curtir

  3. Deus abençoe e o capacite mais e mais a nos ensinar sobre as palavras sagradas. Adorei conhecer mais sobre a vida de Jonatas … meu filho se chama Jonatas … Gloria a Deus pela vida dele !

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta