Namoro Segundo a Vontade de Deus

Pergunta:

 

Pastor, gostaria de saber como reconhecer se o namoro é da vontade de Deus ou não, pois tenho muitas dúvidas em relação a isso. Eu sou evangélica, meu namorado também é, só que muitos falam que são as profecias que confirmam isso e não o coração. 

 

Como faço para ter a certeza se meu namoro é da vontade de Deus, eu só posso dizer que ele é uma benção, me respeita e sempre estamos meditando na Palavra de Deus para ter um namoro segundo a vontade de Deus.

 

Como posso descobrir isso pastor…. por que no namoro temos tantas dúvidas….. Cris

 

 

Resposta:

 

Cris, na Bíblia não existe a figura do namoro e Deus, em geral, não interfere em nossas  escolhas amorosas, a não ser quando há oração. Por isso, no namoro a vontade de Deus é uma só: a santidade dos namorados.

 

Se seu namoro é santo, Deus está contente. Não com o namoro em si, mas com cada um de vocês. Isso é o que interessa.

 

Também é da vontade de Deus que em todos os relacionamentos haja paz. E para que não haja discórdia no lar de vocês por causa do namoro, vocês precisam da bênção dos pais de ambos. Um namoro sem a bênção dos pais certamente provoca discórdia, divisão dentro do lar e aí sim, estará contra a vontade de Deus.

 

Outra coisa importante é que ambos possuam o temor de Deus no coração, que tenham os  mesmos princípios cristãos, que gostem dos mesmos ministérios na Igreja, pois sendo assim, ambos estarão juntos nos finais de semana.

 

Que o Senhor lhes abençoe e guarde.

 

José Adelson de Noronha

681 opiniões sobre “Namoro Segundo a Vontade de Deus”

  1. Olá, pastor, entrei aqui e li os comentários de apoio, então queria dizer a essas pessoas: obrigada de coração. Pastor, da última vez que escrevi senti que estou incomodando e cansando o senhor, então serei breve. Vou fazer um resuminho: meus primos aprontaram uma pra cima de mim e fui humilhada, então vou manter minha posição, cortei todos os contatos com eles, posso até encontrá-los em uma reunião de família, mas será cada um na sua. A mãe num ímpeto de raiva me jogou no rosto que não é minha mãe. Pediu desculpas no outro dia, mas ainda choro quando lembro e o pedido de desculpas foi por telefone, impessoal. Queria perguntar se o livro de Apocalipse deve ser lido de forma literal ou figurada, comecei a ler e parei no inicio, não entendi nadinha, acho que ando com a cabeça tão ruim que nem entendo mais o que leio. Será que devo deixar esse livro por último? Ah, pastor, estou escrevendo num diário, na maioria das vezes não adianta muito, parece que sempre estou tipo “entalada”, sensação de “nó” na garganta. Minha vontade é de escrever tipo umas “três páginas” aqui, mas sei que o senhor não merece essa chatice. Pastor, se não for incômodo e abuso, vou pedir que ore mais uma vez por mim, para pelo menos essa sensação de aperto no peito e garganta saia, porque tenho vontade de chorar e chorar sem parar. Não precisa me responder na hora, e não quero atenção exclusiva, pode responder todas as pessoas primeiro, eu espero. Deus lhe abençoe.

    Curtir

    1. A paz do Senhor Jesus, filha, esteja em seu coração e em seu lar. Já lhe disse algumas vezes que pode escrever sempre que sentir necessidade ou vontade. Não se preocupe comigo. Afinal você já tem muitos problemas. Fiquei fora uns dias e bloqueei todos os comentários, mas não foi por sua causa e sim para que não houvesse acúmulos quando eu voltasse.

      Sua mãe se faz de durona, intransigente, mas ela é mais carente de amor que você e necessita muito de orações. Ela não abre o coração a Cristo e por isso não consegue receber amor para dar. É vazia de amor. Não espere dela mais do que isso, até que se converta a Cristo. Até lá, ore por ela apenas e não espere dela o que ela não tem para dar. E quanto aos seus primos, faça isso mesmo. Perdoe-os no seu coração, mas não dê seguimento às brincadeiras e maldades deles. Se tiver que conversar com eles, que seja na presença de seu marido.

      Não lhe aconselho a leitura do livro de Apocalipse por enquanto. Ele é um livro em que há coisas literais, mas há também muitas figuras de expressão, de linguagem. Saber distinguir quais umas das outras é difícil para você, no momento.

      No meu site existem alguns estudos em powerpoint sobre esse livro que você pode baixar para dar uma olhada. Digite lá a palavra powerpoint no campo de Pesquisar no Site que virão muitos estudos. Já leu as cartas de Paulo? Leia e anote I e II Tessalonicenses.

      Filha, eu oro e peço ao Senhor que lhe abar o entendimento para compreender as Escrituras, que lhe conceda saúde mental e espiritual, assim como saúde no coração e uma gravidez sadia, em Nome de Jesus.

      Oro e peço ao Senhor que afaste de você as pessoas de má índole e lhe conceda novas amizades, que sejam tementes a Deus, cheias do Espírito Santo, alegres e felizes, em Nome de Jesus.

      Curtir

  2. Realmente temos que interceder por essa moça e principalmente pela sua mãe, para que possa vir a se converter a Cristo de coração. Que bom que ainda há pessoas que se sensibilizam com o sofrimento do outro. Pelas cartas dessa moça, ela passa a imagem de ser uma moça agradável, sensível, com um coração que almeja amar e ser amada. Não vi em nenhuma de suas cartas, um desejo de coisas grandes ou materiais. O desejo dela é de ser perdoada, respeitada e principalmente amada pelos familiares e amigos.

    Irmão José, achei que fosse pr, mas isso não é importante e nem diminui o valor de seu trabalho que considero magnífico e benéfico para os carentes e aflitos. Continue sendo esse instrumento nas mãos de Jesus, porque seu galardão será grande. Obg pela atenção não somente a essa moça que precisa muito de apoio, mas a todos que vêm até aqui para receber apoio ou tirar dúvidas, todas as pessoas que colocam seus pedidos de conselhos ou perguntas são bem atendidas e glórias a Deus por isso! Obg.

    Curtido por 1 pessoa

  3. José Adelson, seu trabalho é realmente muito bonito, deve ser um trabalho árduo, mas recompensador. Também gostaria de comentar sobre essa moça que escreve pedindo conselhos, oração e desabafa. Acho que essa moça está quase saturada de problemas, com a mãe, saúde, gravidez, além das marcas do passado. Achei a maior grosseria as críticas do moço, precisa aprender a ser piedoso, a se compadecer. Mas é como bálsamo saber que ela reconhece seus pecados e está tentando se erguer. Deus está sempre de braços estendidos para o pecador, basta segurar firme nas mãos de Deus e não largar, aconteça o que acontecer. O mal desse século é a depressão e as doenças emocionais, basta ver o tanto de pessoas que estão com essa doença maldita. Temos que interceder por essa jovem, seu marido e nenenzinho a caminho, que ela seja uma boa mãe, que não se espelhe na sua mãe que por ser de criação e pelos problemas do passado, não sabe dar amor e nem perdoar. Tem um versículo que vou deixar para a moça usar como oração, e espero que ao ler esse versículo, a paz de Deus entre em sua vida e amenize suas dores da alma.

    “Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antiguidade. Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom”. (Salmos 25: 6,7)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amém, irmão. Obrigado pela sua participação e palavras de incentivo. Continue orando pela nossa irmã, pois ela necessita realmente das nossas intercessões.
      O Senhor te abençoe em todas as áreas de sua vida, em Nome de Jesus

      Curtir

  4. É impressionante como há pessoas insensíveis para com o sofrimento de outra pessoa. Sempre que leio os comentários da moça que foi criticada pelo rapaz, sinto um aperto no peito. Vejo nas entrelinhas das cartas dessa moça, pedidos de ajuda, de apoio, de consolo e até mesmo uma busca de solução para parte de seus problemas. Vejo uma moça carente, deprimida, uma pessoa angustiada, em busca de paz.

    Minha irmã tem uma amiga que tem problemas com o transtorno do pânico e para quem não sabe, essa doença é séria, a amiga de minha irmã teve que parar de trabalhar, chegou a um ponto que tinha medo até de sair de casa. Muitos julgam achando que é frescura, um modo de chamar a atenção, mas não é nada disso. Agora, pense em uma moça super nova, que além de ter transtorno do pânico, tem depressão, ansiedade, problemas cardíacos, e está grávida… Sem contar pelo que acompanho através de seus comentários, as decepções, traumas, entre outras coisas?

    O pr está certo ao dizer para o rapaz procurar o que significa misericórdia, já me comovi lendo os comentários dessa moça que escreve anônima, porque lendo com sensibilidade vejo uma moça com problemas sérios de relacionamento com a mãe, avós, tios, prima e pelo que li agora, com os primos também. Pelo que li, o fato dela ter se envolvido em um relacionamento sem a permissão dos pais, que resultou em abuso e depois ter se envolvido em um relacionamento homossexual que pelo que ela já comentou em alguns comentários foi conturbado, piorou a relação com a família. Dando um de psicólogo agora kkkk: pelo que li e entendi a relação dela com a mãe é conflituosa desde a infância, ela tem mágoas antigas, um exemplo foi ela ter preparado a surpresa para o dia das mães e a mãe não comparecer. Para uma criança isso é difícil de esquecer.

    Lendo os comentários dessa moça senti algumas vezes vontade de dar um abraço, dizer para não desistir de lutar, de não sair da presença de Deus, mesmo sabendo que tudo está difícil, que muitos que diziam serem seus amigos te deram as costas, mesmo que ainda esteja em disciplina na congregação, digo:

    Linda, NÃO DESISTA DE LUTAR, A VITÓRIA VAI CHEGAR! Pode demorar, mas um dia, se permanecer com Deus, ela chegará. Tenho 2 filhos nessa faixa etária de 20 e poucos anos e sei que nessa fase há vários caminhos a se escolher, várias opções a escolher, é uma fase de tomar decisões, na área de estudos, relacionamentos, trabalho, etc. É uma fase que o jovem precisa crescer, mas que também precisa de apoio familiar, e essa moça, pelas cartas que escreve não tem tido apoio familiar necessário, talvez nenhum. Torço para que essa moça que escreve essas cartas, seja abençoada, que não ligue para as críticas sobre o seu casamento, pelo fato de seu marido ser bem mais velho. Como o pastor sempre diz, que tenha saúde, paz e que tenha um lar abençoado, com seu marido e futuro filho. Eu particularmente acho que há uma diferença considerável de idade entre essa moça e o marido, mas acho que o que vai fazer o casamento dar certo ou não é o amor e respeito mútuo, e já que casou agora é respeitar o marido. E quanto aos primos, acho que seria bom cortar relações, eles estão interessados em pegar essa moça e só, se fossem amigos dela de verdade não a desrespeitariam assim, pelo que li eles só querem se aproveitar sexualmente e depois largar a moça deixando ela mais marcada e rotulada ainda. Penso que o passado dessa moça faz com muitas pessoas a vejam como promíscua, a disposição de qualquer um. Vai depender dela mostrar as pessoas de sua família e conhecidos, que é séria e fiel ao marido e principalmente a Deus. Pr, quero parabenizá-lo pela forma como tem respondido e aconselhado essa moça. Eu me emocionei várias vezes lendo as cartas dessa moça e quando leio seus conselhos vejo que é sábio e instrumento de Deus, para ajudar essa moça a não parar de lutar, a não desistir de seus sonhos. E para o rapaz que criticou e julgou a moça digo para olhar um pouco para dentro de si e verá que como a moça tem problemas e erros, você rapaz também tem os seus.

    Pr, seu blog é uma maravilha para os necessitados e desamparados, hoje são poucos os que trabalham de forma voluntária e sem interesses próprios, faz tempo que sempre dou uma passada no blog para ler os comentários e tirar algum proveito e também para agradecer a vida que tenho, dar valor a saúde, família, muitos dariam tudo para conseguir um agrado da família, ter saúde e não tem. Tenho uma dúvida que vou deixar na parte de aconselhamento.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amém, irmã. Muito obrigado pelo seu apoio sensível e fraterno a essa moça. Continue orando e intercedendo por ela, assim como pela mãe dela, que necessita tanto de conhecer o amor de Cristo. Vi sua outra questão e, se Deus quiser, lhe responderei em breve.

      Eu não sou pastor e congrego numa igreja batista em Belo Horizonte, MG

      Curtir

  5. Pastor, não ia voltar a escrever por hora, mas li suas palavras. Na verdade os últimos comentários que fiz foi apenas para comentar mesmo, não escrevi esperando resposta imediata, mas obrigada em todo caso por ter respondido rápido. Pastor, o senhor já tinha me dito uma vez que não devia confiar em homens porque são falhos e agora me disse coisa parecida. Pastor, não tenha medo de por estar lhe escrevendo eu estar confiando mais em ti do que em Deus. E quando lhe escrevo, pastor, não faço isso esperando uma resposta sua imediata e nem esperando atenção exclusiva. Eu sei que o senhor têm muitas outras atividades, evangelismos, outras pessoas que também lhe escrevem e também necessitam de conselhos e sei que acima disso tudo o senhor tem sua família. Eu tenho consciência que tenho pedido muitos conselhos mas me perdoe, em momento nenhum, quis ter sua atenção voltada só para mim e nem ser respondida imediatamente. Eu nunca deixei de orar, buscar a Deus por estar me aconselhando com o senhor, de maneira nenhuma. E uma vez lhe disse que sei que o senhor é um ser humano e que também tem falhas, claro que sei disso. Mas também sei que o senhor tem um dom de aconselhar quem precisa e esse dom é vindo de Deus, e dons são dados por Deus para serem usados. Eu sinceramente gostaria de tirar umas dúvidas agora, mas sei que o senhor deve ter muitas outras pessoas para responder antes de ficar offline por uns dias, então não vou colocar nada aqui agora. Pastor, o senhor disse para eu escrever num diário, só pastor, que diários não aconselham, não tiram dúvidas, não têm resposta, essa é a diferença. Mas em todo caso obrigada por dizer que posso escrever quando quiser mas sabendo que nem sempre pode me responder com brevidade e à altura de minha necessidade. Pastor, eu sei que o senhor quis ser delicado, e agradeço isso de sua parte, porque poderia ter sido certeiro e direto em dizer para não escrever ou dar um tempo nas minhas chateações. Pastor, eu também acho que é bem merecido o senhor tirar um “descanso” ficando offline uma temporada em dezembro e janeiro, não pense que sou egoísta a ponto de achar que o senhor é um ser incansável que precisa saber responder tudo e à todos rapidamente. Então, quando no futuro lhe escrever, não se sinta pressionado, constrangido a me responder na hora ou na frente de outras pessoas, eu espero a resposta quando puder me responder. E não pense que estarei esperando atenção exclusiva, sei que muitas outras pessoas estão esperando respostas também.
    Também quis escrever agora, porque li os comentários do rapaz que me fez uma crítica. Infelizmente, até que demorou alguém me criticar. Eu sei que ele está no seu direito, mas fiquei chateada com o que disse. Não vou ficar aqui me justificando, Deus sabe de minha vida e meu coração. O rapaz ainda disse que falou mais coisa que ainda não foram publicadas, bom, imagino que deve ter me criticado mais um pouco. Eu só vou dizer para esse cara que minha vida foi “bagunçada” e “errada” sim, mas nem tudo foi por minha vontade e agora estou numa nova vida. Eu me casei e respeito sim meu marido, mas a verdade é que muitas pessoas, como esse rapaz que me criticou, não veem meu casamento com bons olhos, acham que meu marido só se casou comigo por sexo. Eu não tenho como ler pensamentos, então só posso tentar acreditar quando meu marido diz que me ama, já que não posso entrar na cabeça dele e ler esse tipo de informação. Eu sei que estou doente sim, mas estou me tratando e quanto a ter ficado grávida, foi sem estar esperando, mas agora que já estou grávida, não posso me “livrar” dele como muitas pessoas fazem e já amo meu bebê. Não sou perfeita, tenho inúmeros erros, falhas, pecados, mas estou tentando mudar, melhorar. Ouvir críticas como desse rapaz me faz pensar que só Deus sabe realmente quem somos e o que buscamos. Quando escrevi inúmeras vezes aqui, não esperava elogios, nem piedade, mas uma palavra de esperança. Não sei se esse rapaz já se viu sem esperança de dias bons, de um futuro acolhedor, eu já estive vários momentos da minha vida assim, sem esperança, sem solução à vista, e por isso acabei “despejando” meus problemas aqui, pedindo ajuda ao pastor. Eu ainda tenho momentos ruins, de vontade de “sumir”, desaparecer, de chorar sem parar, mas estou procurando não desabar, ler a Bíblia, orar, buscar conforto em Deus. Minha vida pode ser “bagunçada”, mas não tenho como trocar de vida, e não sei como ficar zerada, sem problemas nenhum. Minha família muitas vezes não fica mesmo do meu lado e sofro com isso, mas evito pensar nisso, porque senão bate mágoas gigantes e isso acaba com a saúde do corpo e da alma, estou tentando relevar, e nessas horas me apego na certeza de que Deus não julga como nós seres humanos julgamos, porque senão já estaria morta. Uma crítica a mais ou uma a menos na minha vida, já não faz muita diferença. Mentiria se dissesse que não sinto tristeza, mas a vida continua, chorei quando li essas críticas vinda desse rapaz, mas é como disse, o que me consola é que Deus não vê como nós humanos vemos. Pastor, eu não ia escrever mesmo, só escrevi por que vi que tinha me respondido e li as críticas, então quis escrever. Não precisa achar que tem que me responder imediatamente, nem nada, eu entendi sua explicação e seu receio de eu deixar de confiar em Deus para confiar em homem, não é assim, pastor, já lhe expliquei antes, mas não vou começar de novo com a “falação”. Fica com Deus e me perdoe pela chateação( não espero sua atenção exclusiva e nem respostas na hora) mas tente me relevar, certo? Deus o abençoe, pastor e Deus irá lhe retribuir em dobro tudo de bom que faz em seu trabalho aqui no blog. Eu conheci seu blog não foi por acaso, creio que Deus queria que eu achasse, tivesse uma palavra de fé, esperança, eu não tenho como pagar, mas Deus pode e Ele vai te abençoar grandemente. Na época que conheci seu blog estava apenas começando uma maré de problemas e foi uma bênção encontrar seu blog, ter uma palavra cristã vinda da parte de Deus. Agora vou encerrar.

    Curtir

  6. Pr, namoro uma menina de 23 anos e tenho a idade dela, ela quer se casar logo e não to em condições de casar agora, mas ta difícil pra mim porque ela diz que só vai ter contato intimo comigo qdo casar com ela. O que faço?

    Pr queria dar uma opinião sobre a moça que escreve aqui, o sr foi até educado demais, ela enche o sr. de problemas dela e quer que o sr dê a solução. Pra mim ela ta é pagando pelos erros do passado. O marido dela tinha que ganhar medalha por aguentar ela, porque a vida dessa menina é uma bagunça, casou com um homem bem mais velho que daria pra ser seu pai, teve relacionamentos contrários a Deus e mesmo que diga que não fez nada, deve ter paquerado os primos sim e agora que eles vieram pra cima ela ficou com medo do marido discobrir. Não to querendo julgar, mas se você, menina, ler, você tem que consertar sua vida, ser crente di verdade, não brincar de ser crente . Não te conheço mas pelo que acompanho de sua historia, sua vida é uma bagunça, como dizem por aí, precisa nacer de novo e mudar, tem que pensar no filho, no exemplo que vai dar a ele. E se a sua família fica contra você deve ter sua razão, né? Faça seu tratamento direito e ore mais, viva de oração porque você deve ser usada por espíritos já que sua vida é bagunçada do inicio ao fim. Pr me responde a pergunta.

    Curtir

    1. Irmão, você não tem o direito de julgar a moça que me pede conselhos e oração. Você, por acaso, é mais justo que ela? Pelo que me escreveu, parece não ser, pois quer transar com a namorada, a qual quer casar-se pura.

      Irmão, procure descobrir na Bíblia o significado de “misericórdia quero, e não holocaustos”.

      Eu nunca me queixei de responder às inquietações da moça e nem de orar por ela, pois esse é o tempo dela receber misericórdia e amor, até que tenha se erguido e fortalecido, em Nome de Jesus. E tampouco deixei os outros irmãos e irmãs que procuram consolo sem o devido atendimento.

      Quanto à sua pergunta, respeite os sentimentos de sua namorada e não a force a transar contigo e nem a oprima. Se você não tem condições de casar-se agora e não quer viver sem sexo, então termine o namoro e vá satisfazer suas concupiscências com quem não se importa com o pecado. E com as consequências dele.

      Curtir

  7. Pastor, eu sei que o senhor disse que estará offline por uns tempos, que vai participar de um congresso, mas decidi deixar claro que sua última resposta me ajudou mais do que pensa. O senhor disse que tenho que ser radical com pessoas que são maus elementos e está certo. Pensei bastante em tudo que disse e o mais certo é ser transparente com meu marido, ele tem sido tão legal comigo e não seria justo com ele se escondesse algo. Conversei com ele hoje e ele disse que vai resolver a situação, foi compreensivo e carinhoso, enfim, resolvi escrever apenas para dizer que o senhor me ajudou muito com suas respostas abençoadas por Deus…Deus o abençoe e um bom congresso para o senhor e quando o senhor voltar a ficar online espero poder escrever quando estiver com alguma dúvida ou problema, se não for muito incômodo para o senhor, porque me ajuda e me alivia muito, é claro que oro, leio a bíblia, faço minha parte, mas quando bate dúvida é bom ter resposta vinda de uma pessoa experiente, temente a Deus, num blog sério e cristão. Fica com Deus.

    Curtir

    1. Bom dia, filha, A paz do Senhor esteja em seu coração e que você tenha um dia com saúde, alegria e renovação, em Nome de Jesus.

      Não se preocupe comigo. Eu não estou “cansado” de você ou de suas “ladaínhas”. Só não posso respondê-las rápido ou longamente por duas razões:

      1) tenho outras atividades, especialmente evangelismos, que me ocupam muito tempo, além das outras pessoas que também me escrevem e que merecem ser respondidas com a mesma atenção;

      2) não quero que você confie em mim a ponto de não ter que buscar a Deus. Sou humano, sou falho, sou pecador e estou quase sempre indisponível. Mas o Senhor Jesus é perfeito e está sempre disponível.

      Se você tem alguma angústia, vá primeiramente a Ele. Se escrevendo lhe alivia a alma, passe a escrever a Ele, pondo pra fora todas as suas angústias, lutas, sofrimentos. Escreva cartas, escreva no diário e guarde com você. Depois ore, cante, leia a Bíblia, encha-se do Espírito Santo.

      Claro que você pode continuar me escrevendo, mas sabendo que sou falho e não tenho como respondê-la com a brevidade ou à altura da sua necessidade ou sofrimento.

      Fico feliz em saber que você contou ao seu marido a respeito das atitudes perversas de seu primo. Faça isso sempre, seja em qualquer situação de perigo, pois a bênção de Deus está na união entre vocês dois, como uma só carne. Ameaças a você são ameaças a seu marido.

      Uma das responsabilidades que Deus deu ao varão é a de proteção do lar, da esposa e filhos. Adão deveria ter agido prontamente a favor de Eva quando ela foi tentada no paraíso. Não o fez, deu no que deu.

      Por isso, conte tudo ao seu marido e confie que Deus estará com ele, para proteção sua e seu casamento, sua família. Seu marido e seu bebê são a sua família agora.

      Vou estar fora a partir de 4a feira, mas retorno na 2a feira. Em dezembro e janeiro, se Deus quiser, deverei estar off por uma temporada maior. Eu também necessito de tempo a sós com o Senhor, para minha própria edificação espiritual.

      Eu oro e peço ao Senhor saúde para você, seu bebê e um lar feliz, cheio de graça e paz, em Nome de Jesus.

      Curtir

      1. O pr perdeu a oportunidade de dizer a essa menina que deve mudar de vida. Não sei como o sr vê a vida dessa moça, mas é toda errada, sempre fiquei tentado a dizer o que pensava sobre essa historia, agora tive a chance. Basta ler duas frases dela pra saber que é pertubada, não tem paz, é vazia de alma. O marido dela devia encurtar o espaço dela, ser mais severo, porque ficar passando a mão na cabeça dela só vai fazer ela ser mais bagunçada ainda.

        Curtir

  8. Pastor, muito obrigada por ter respondido, estava aflita. Agora vou dizer uma coisa que já disse algumas vezes: se não estiver querendo por algum motivo me responder, se tiver se cansado da “ladainha” e problemas intermináveis que coloco aqui no seu blog, é simples, é só dizer, certo? E vou ser radical como o senhor disse em relação aos meus primos ou quem quer que seja que queira de alguma forma se insinuar… E minha amizade com eles chegou ao fim, meu marido vem em primeiro lugar e sei que se conversar direitinho ele vai me entender. Não tenho dúvidas do amor dele por mim e nem do meu por ele.
    Pastor, o senhor disse que vai estar offline por uns tempos, vai participar de um congresso, então desejo um bom congresso para o senhor e me desculpe por ter abusado de sua boa vontade. Mas quando escrevo sinto que meus problemas se amenizam de certa forma. Mas eu havia dito que poderia me dizer caso estivesse cansado de me responder, se estivesse sendo inoportuna. Deus o abençoe hoje e sempre.

    Curtir

  9. pastor eu e meu namorado estamos sempre na presença de Deus ,namoramos a 3 anos mais nao sou feliz as vezes por alguns motivos,eu vejo sempre ele olhando pra alguma mulher e isso doe muito em min porque no passado ele mentiu muito,ele tem certas coisas que me encomoda,como ver mulher e no impulso no onibos ele ir descer naquele ponto por ela,ou ver a menina que fez parte desse passado doloroso e por impulso e acreditar que pelo motivo do cansaço ele espera o onibos dela so pra ve-la,e ele diz que nao é assim mas quando ele ve ja foi,pastor ele sempre ora bastante,mas eu estou tanto aprofundada na bilbia e nos ensinamentos que eu queria que ele tambem tivese essa visão que eu tenho hoje ..eu to muito aflita sabe e sei que é assim pq sempre que jogo isso na cara dele ele fica calado porque sabe que to falando o que ele ta sentindo e nao assume,pastor ore por nos,ele precisa intender isso e proucurar que deus tire essas coisas dele porque to sofrendo muito.

    Curtir

    1. Filha, que o Senhor tenha misericórdia de seu namorado e o liberte das coisas do passado, vindo a valorizar a vida em comum de vocês dois, em Nome de Jesus. Que o Senhor fortaleça a vida espiritual de ambos e que os façam ser unidos, tanto no ministério, como no casamento e sejam felizes e ricos em amor, graça e paz, em Nome de Jesus.

      Curtir

  10. Pastor, me desculpe voltar,não quero acumular um monte de comentários porque aí fica difícil para o senhor responder direito… Mas voltei porque estou preocupada, eu até fiz uma retrospectiva para ver se de alguma maneira eu dei a entender que os primos pudessem ter alguma coisa comigo… Eu não fiz nada, não mesmo, tenho certeza. Eu ter sido amiga deles, gostar de conversar e tal com eles, não significa que dei moral para eles e que pudessem fazer brincadeiras sem graça. Eu recebi hoje uma mensagem do primo, ele pediu desculpas de novo, mas aproveitou para dizer que sempre foi apaixonado por mim, faz segundo ele um bom tempinho. Disse que é um desperdício eu estar com um “tiozinho” sendo que poderia estar com um cara jovem e legal: ele. É claro que não acredito nisso de ele estar apaixonado, é ruim hem, ele está curtindo com a minha cara e isso está me deixando com raiva dele e do outro primo também, porque ele apóia o outro primo… Pastor, eu ignorei a mensagem, eu pensei em responder, mas depois desisti, porque aí fica tipo um ciclo sem fim… Mas estou muito magoada com eles, um deles disse que me ajudaria com a família, para melhorar minha relação com todo mundo, e eu acreditei que ele me ajudaria nisso, deve ter rido de mim pelas costas… Pastor, eu sei que é pecado sentir raiva, mas estou com muita raiva, e o que me dá mais raiva é saber que se eu falasse disso com alguém da minha família, iriam ficar todo mundo contra mim… Eu chorei muito, porque está sendo uma decepção para mim essa situação. Eu gostava deles de verdade, sempre achei que fossem meus amigos e agora vi que não são, e eles nem se importam de eu estar doente, grávida ou com meu casamento (porque eles sabem que eu gosto de meu marido, eu deixo isso claro). E para piorar ainda não falei para meu marido nadinha e ele anda me perguntando o que eu tenho, ele ainda disse para mim que eu não devo ficar guardando nada porque faz mal para mim e o bebê…agora tudo ele fala isso,poxa… Pastor, desculpe escrever de novo, mas não vou escrever mais, vou esperar sua resposta, é claro, quando puder responder e espero que seja usado por Deus para me ajudar com uma palavra.

    Curtir

    1. Pastor, para não cair em mentira, disse que não vou escrever até me responder essas dúvidas, para não acumular. É que eu falo que não vou escrever e depois me bate uma dúvida e eu volto a escrever… Então é isso, o que quis dizer é que não escreverei até me responder para não acumular muito. Fica com Deus.

      Curtir

  11. Cont. Mas pastor, estou na dúvida de como contar para meu marido, eu pensei em contar ontem à noite, mas aí perdi a coragem na última hora. Ele até me perguntou se eu queria falar alguma coisa, me abraçou e disse que posso conversar sobre qualquer assunto com ele, que se estivesse com algum problema devia falar com ele… Eu desconversei, “amarelei”, eu não sei como falar disso de novo. Porque já aconteceu uma vez de eu ter que contar sobre o primo dele, lembra? Eu falei, ele acreditou em mim e resolveu o assunto, porque nunca mais o primo dele enviou mensagens obscenas e depois disso já o encontrei por acaso fazendo compras e ele mal disse “oi”. Aliás, seria melhor se tivesse me ignorado, mas já está ótimo, porque antes ele era cara de pau e sempre que me encontrava vinha abraçando, dando beijinhos, enfim, era enxerido e atrevido. Mas aí, pastor, como vou chegar e falar que está acontecendo de novo, com meu primo? O outro primo não extrapolou comigo,mas estou evitando ele porque ele é inseparável do outro primo e acho que está estimulando as brincadeiras sem graça. Pastor, o senhor disse para eu parar de “joguinhos” com meus primos…Eu nunca aceitei participar de “joguinhos” com teor sexual ou algo vulgar, não. Por isso eu tenho medo de falar, entendeu? Porque eu sei que logo pensam que eu incentivei, que eu devo ter feito alguma coisa para estimular e não fiz. Eu sou fiel ao meu marido e mesmo que muita gente me julgue equivocadamente pelo meu passado, eu vou dizer uma coisa sinceramente: eu nunca fui vulgar nessa vida. Eu ter sido vítima de 3 caras e depois ter tido um relacionamento “não cristão” com uma garota, não quer dizer que era vulgar. Eu errei sim na vida, mas nunca fui dessas garotas que ficam cada dia com uma pessoa diferente, nunca fui de falar palavrão, nunca fui “garota fácil”… As pessoas que me rotulam assim, fazem isso só pelo que supõe pelo meu passado, porque infelizmente, as mulheres levam fama de ser vulgar por qualquer coisinha. Eu só tive dois relacionamentos antes de meu marido, com pessoas incrédulas, errei por isso ? Errei, mas paguei caro nos dois relacionamentos e ainda continuo pagando, porque hoje tenho fama de ser uma coisa que não sou e nem nunca fui. Tem um monte de garotas aí que ficam com várias pessoas e não tem minha fama e sabe por quê? Porque não tiveram o azar de acontecer com elas o que aconteceu comigo…
    Pastor, desculpe meu desabafo, mas tem horas que parece injusto esses julgamentos contra mim, sendo que eu respeito meu marido e estou tentando ser fiel a Deus, mas ninguém acredita na minha mudança, no meu arrependimento… Eu pensei em falar com o pai, mas depois desisti, o pai é muito amigo meu, mas ele também é amigo de meu marido, ele passando na minha frente e contando do jeito dele e eu é que prefiro falar e depois tenho medo de dar a louca no pai e ele contar para a mãe… Aí , pastor, seria um Deus nos acuda, a família inteira iria saber e meus primos podem até ser “malas” e “palhaços”, mas eles sempre são perdoados, por serem aplicados nos cursos, terem boas notas etc. e quem é rotulado pelos tios de “ovelha negra” sou eu… Então, não vou falar com ninguém da minha família, só para meu marido. Pastor, eu vou contar ao meu marido, mas como eu falo isso sem parecer que eu sou a culpada? Meu marido da outra vez foi muito legal e ele mesmo disse que o primo dele é que era canalha e tal… Mas agora eu tenho medo de ter de falar de novo uma coisa parecida… Me ajude por favor, com um conselho, eu preciso contar logo porque já estou ficando sufocada com isso. Pastor, Deus o abençoe e me perdoe pelo desabafo e ore por mim para me dar coragem de falar disso com meu marido.

    Curtir

  12. Pastor, o senhor está certo em dizer para não cobrar nada da mãe e amá-la do jeito que ela é. Mas eu quero deixar claro que eu a amo muito, talvez tenha passado uma impressão equivocada. Na questão do voto, decidi não fazer para depois não correr o risco de não conseguir cumprir. Vou dar um exemplo que conheço: a avó tem uma amiga que é de uma denominação mais rígida, tanto que anos atrás nem TV era permitido, entre outras coisas. Essa mulher quando bem mais nova, fez um voto a Deus de que se conseguisse o que tanto pedia, iria ficar o resto da vida sem ver TV e sem ter o aparelho em casa. Acho que ela pensou que seria fácil cumprir, porque na época sua denominação não permitia seus membros terem TV em casa. Mas os tempos mudam, a igreja mesmo sendo rígida se modernizou um pouco e a TV foi liberada. Mas essa mulher mantém o voto que fez, mas é difícil, ela então fez o seguinte: assiste apenas vídeos cristãos em seu computador: clipes de músicas gospel, pregação, gravação de cultos… Mas nem noticiários na TV ela assiste, senão acha que está pecando. Pastor, me conhecendo, optei em não fazer o voto. A avó e a mãe queriam que eu fizesse um voto, mas elas queriam que eu fosse na igreja, aquela que têm campanhas de libertação e cura. Hoje aproveitei que a avó veio me ver e conversei com ela, disse que se ela e a mãe quisessem, poderiam fazer o voto, falei educadamente. Mas a avó ficou irritada, disse que eu era uma “garota difícil” e “incrédula”. Disse que eu é que sou a interessada na cura, então eu é que tinha de tomar a decisão de fazer o voto e ir na tal igreja. Pastor, eu mantive minha palavra, olha, a avó e a mãe vivem no meu pé para eu fazer voto, fazer campanhas de cura e libertação (elas acham que eu tenho “energia negativa”), mas elas mesmas não vão nessa igreja. A avó não tem igreja fixa, mas só gosta dessas que faz show de milagres, curas etc. A mãe simplesmente de uns tempos para cá decidiu que está ótima sem ir em igreja nenhuma, ela já me disse que ela dá conta de servir a Deus sozinha em casa, mas que eu sou fraca, imatura e azarada e preciso de uma igreja para não afundar de vez.
    Pastor, a avó veio com a prima, a prima não cai de amores por mim, mas como está organizando a homenagem para a mãe ela veio junto. Eu disse a ela que podia fazer as coisas como bem entendesse, que ela é ótima para organizar e eu disse que iria é claro, mas que dessa vez não vou participar com coreografia, nem cantar, nem nada. Eu expliquei que o médico me proibiu “agitação e badalação”. Ela compreendeu e chegou a rir e levantou as mãos para cima e disse: “Deus, é pai, você ajuda mais assim do que tentando organizar, você é um desastre em organização…” A avó concordou e aproveitou para dizer que eu tenho que melhorar em muitas áreas agora que vou ser mãe e disse com ar de sábia: “Daqui a 6 meses você terá um bebê para cuidar, então tem que ser mais ajuizada, ser mais organizada, senão coitadinho da criança”… Pastor, eu não discuti com as duas, deixei as duas falarem à vontade e depois, acho que tenho que me acostumar com o jeito da prima, avó e mãe, elas são geniosas e gostam de mandar, dar ordens, e advinha quem elas mais gostam de mandar e desmandar? Eu, é claro. Mas eu não discuti com elas, tentei relevar as coisas negativas. A prima leva a sério o lance de ser a organizadora de reuniões e festas da família e ela é boa nisso, então pastor, eu aproveitei e disse isso à ela, que ela era boa em organizar, planejar e decorar e deixei ela escolher tudo do jeito que quiser para o aniversário da mãe.
    Agora mudando de assunto: pastor, o senhor acha que dar um gelo nos primos é pouco … Então o que eu deveria fazer? E também queria saber se devo contar apenas do bilhete abusado ou se devo falar tudo, até do beijo que o primo me deu… Eu estou na dúvida se devo contar tudo ou se apenas do bilhete… Também quero esclarecer uma coisa, os primos não frequentam minha casa. Eles só pisaram em minha casa uma vez depois que casei, meu marido não gosta deles e disse na cara deles que não queria nenhum dos dois na nossa casa, ele foi curto e grosso, quando quer ele sabe ser. Na época eu até briguei com meu marido, achei que ele estava sendo implicante, radical… Mas agora eu já acho que ele tem até razão em não gostar dos primos. Pastor, o quarto que mencionei nos comentários anteriores, é o quarto do hospital, onde estava internada, talvez o senhor tenha entendido que eles estiveram no meu quarto em casa e não foi isso. Eles não frequentam minha casa, só nos encontramos nas reuniões de família mesmo.

    Curtir

    1. Filha, a graça, a paz e a alegria do Senhor estejam contigo e seu lar, hoje e sempre.

      Não tenho condições de escrever tudo que preciso agora, mas preciso lhe aconselhar que conte ao seu marido o que seu primo fez contigo no hospital.

      Seu marido não vai julgá-la como leviana, pois ele sabe que são eles (os primos) que provocam essas situações. E deixe que ele resolva com eles da forma como ele sabe resolver. Não tenha medo da sua família, pois se eles vierem a saber, saberão também que você tem um protetor.

      Seja radical contra as cantadas de maus elementos. Somente sendo radical é que você vai ser levada a sério, que as pessoas vão saber que você realmente tem se esforçado para ser nova criatura.

      Seu marido lhe ama e merece saber dos perigos que lhe cercam.

      E se seus primos vierem novamente com qualquer cantada, mesmo que indiretamente, mesmo que disfarçada, diga que você ama seu marido, que é transparente com ele e que, portanto, ele vai ficar sabendo, pois você vai contar tudo a ele.

      Não fique com pena deles (ou de qualquer outro), pois é seu casamento e sua felicidade que está em jogo.

      A propósito: vou participar de um congresso semana que vem e estarei offline por uns tempos.

      O Senhor lhe abençoe e guarde, dando-lhe saúde e um tempo de renovo, em Nome de Jesus.

      Curtir

  13. Pastor, estes três comentários que deixei pode responder quando tiver tempo, oK? Eu sei que estou abusando, mas escrever parece terapia para mim. Pastor, peço que ore por mim, está bem, à noite eu não consigo dormir tão bem quanto de manhã ou à tarde. Eu meio que fico evitando, adiando a hora de dormir, tenho tido pesadelos horríveis, na noite passada por exemplo eu tive um horrível e depois fica até ruim voltar a dormir. Fica com Deus.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s