Vencer o Cansaço Em Vez de Desistir

José Mateus

www.reavivamentos.com

 

 

 

Dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”, Is.40:30-31.

 

1. A primeira coisa em que um cansado pensa é desistir. A última em que pensará é continuar. Isso acontece porque quem se cansa afastado de Deus só consegue contar com as próprias forças. Por isso se cansa. E não devemos contar ou depender das próprias forças nem quando as temos – imagine se pode contar com elas quando não as tem! Um cansado não leva em conta as forças de um Deus que nunca se cansa. Só conhece as suas próprias e não tem experiência de conviver com o poder de Deus. “Sereis revestidos de poder… esperem em Jerusalém…”. Você é cheio do Espírito Santo ou tem as suas próprias doutrinas? Deus faz as pessoas erguerem-se e não desmaiarem. Tenha cuidado com o deus que faz as pessoas caírem sem saberem o que lhes aconteceu. Jesus ressuscita pessoas e dá força a quem não a tem – dá até a quem não tem nenhum vigor.

     

2. As pessoas, muitas vezes, querem desistir por várias razões. Vamos analisar algumas e ver se você sofre de alguma dessas ignorâncias que levam à morte, pois costumam ser ignorâncias que parecem ser caminhos certos, saídas razoáveis ou caminhos que se tomam por supostas faltas de alternativas. Tenhamos em conta que nunca uma pessoa pode dizer que não tem saída para a sua vida sem estar a mentir ou a ignorar certas verdades. Afirmar que não existe saída para uma vida é menosprezar um Deus que, ainda por cima, é Todo-Poderoso. Só um ignorante pode dizer que não existe saída para a sua vida. Por norma, as pessoas dizem que não têm saída para as suas vidas porque não conseguem a sua saída, aquela que reivindicam de Deus através da chantagem da desistência.

 

3. Desistir é uma forma de chantagem. A desistência é a última arma que a chantagem usa. Usa a própria vida como escudo e como reivindicação. Desistir é uma forma de egoísmo, é a defesa de pontos de vista próprios e é a própria ignorância em acção. Desistir é uma forma de defender aquilo que Deus deseja destruir. Você desiste de Deus quando não tem aquilo que quer ou desiste daquilo que quer para não desistir de Deus? Deus não mudará e nem negociará. Você mudará?

 

4. cansaço, por vezes, é um vício, uma forma de auto-vitimação. Muitas pessoas são vingativas e vitimam-se a elas próprias para manterem a sua chantagem, a sua pose, as suas pretensões e o seu orgulho. Buscam atenção especial. Dizem que vão desistir tal qual alguém ameaçaria suicidar-se para atrair reivindicações, para si mesmo, que não conseguiria de outra maneira. Um cansado não quer obter forças; um chato não quer ser paciente; quem não tem esperança não deseja ter essa esperança; quem está errado não deseja corrigir-se; e quem se desvia não gosta de pensar que se desviou ou que precisa voltar atrás para não abdicar daquilo em que investiu tempo e dedicação.

 

5. Os cansados acham que têm muito a perder desistindo de seus vícios de cansados. Eles confiam demais em suas chantagens apontadas contra a própria vida diante dos olhos de Deus. O cansaço, perto de Deus, é uma forma de ilusão e de chantagem – é uma utopia. O verdadeiro cansaço só existe nos que andam afastados de Deus. E se andam afastados de Deus será por culpa própria. É preciso querer escolher a vida. “Escolhe a vida… Eis que diante de ti coloco a vida e a morte… escolhe a vida…” Você é capaz de optar pela vida? Consegue abandonar a sua ignorância e desistir da sua chantagem? Consegue viver? “Escolhe a vida…”

 

Vamos dar soluções para os que desejam viver e os que preferem deixar de ser cansados. É necessário descobrir a(s) verdadeira(s) causa(s) do cansaço. Não falamos aqui de cansaço físico, ainda que possa haver uma coexistência de cansaço físico como o cansaço de alma e com a vontade de desesperar ou desistir.

 

1. Em primeiro lugar, só se sente cansado quem se esforça, ainda que se esforce da maneira errada. Quem procura dormir para esquecer e para passar o tempo, não obterá uma visão clara de qualquer doença de alma que consiga cansar aqueles que se esforçam.

 

2. Você alimenta-se de Deus, da vida ou do mundo? Tem mais tempo e mais aptidão para ler fofocas de revistas ou a Bíblia e suas verdades?

 

3. Você alimenta-se logo de manhã? Come maná de Deus ou procura sossego e força no mundo? “Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei…”, Sal.63:1. Muitos sentem-se cansados devido aos maus hábitos, pois, acordam para irem para os empregos quando deveriam levantar da cama para se alimentarem de Deus e de Sua palavra antes de fazerem qualquer outra coisa. Não é Deus quem depende das coisas que você faz – são as coisas que você faz que dependem de Deus e você também.

 

4. Outros procuram Deus logo cedo para que possam alcançar as suas próprias coisas durante outras horas. Isso não funciona e é fonte de cansaço, tanto essa busca de Deus como o viver para a carne. Deus não alimenta durante momentos de motivação errada. Os motivos contam muito e nosso dia precisa ser uma continuação de nosso tempo a sós com Jesus. Se você se cansa durante o dia, se sente falta de poder e de força simples precisa rever sua atitude em relação à vida e a Jesus.

 

5. Outro problema que causa grande cansaço é o conflito interior, principalmente o de consciência. A pessoa pode sempre optar por nunca se cansar, isto é, andando com Deus e fugindo dos conflitos de consciência, dos pesos do pecado, etc. Basta eliminá-los selectivamente com prudência, calma, eficácia e determinação. Veja se ainda permite o mau-humor em sua vida, a preguiça, as piadas sujas, os olhares (in)discretos para o sexo oposto, falatório e fofoca, etc. Essas coisas precisam sair de nós nem que seja a pontapé! Deus não dará poder para essas coisas se estabelecerem. Dará poder depois que sejam devidamente extintas. Você daria meios e poder ao seu inimigo? Por que razão você acha que Deus daria força e poder para serem usadas pela carne, sendo que a carne é inimizade contra Deus? Espera receber força e poder quando ainda tem alvos, objectivos e ambições deste mundo?

 

6. Você consegue obedecer a tudo que aprende? Ou lê para cumprir dever e preencher calendário? Pega na Bíblia para alimentar-se ou para comprar/subornar Deus para o seu lado? Vive de aparências e de mentiras ou consegue viver de Vida?

 

7. Você insiste quando duvida ou pára para se certificar? Existem pessoas que insistem naquilo que querem para se certificarem. Mas, você abre mão de suas pretensões para ver o que Deus realmente deseja de si ou para si? Ou tem medo que Deus não faça aquilo que você quer?

 

8. Você limpa qualquer fardo de imediato ou vive com ele sem necessidade? Vai orar e resolver com Deus logo ou fica sem saber o que fazer? Resolve com Deus, de joelhos, ou tenta resolver sozinho?

 

9. “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças”. Ao invés de tentar renovar as suas forças, tente esperar no Senhor. Não esteja querendo fazer a parte de Deus e que Deus faça a sua. Muitos querem acrescentar as coisas em vez de acharem o reino. E é a Deus que compete acrescentar todas as outras coisas. Outros querem ser eles a renovarem as forças em vez de serem eles a esperarem no Senhor. Querem que seja Deus a sujeitar-se a eles. Você estará sempre querendo trocar tarefas com Deus? Uma das razões por que a vida das pessoas não funciona, é quererem ser Deus e que Deus tome o lugar deles. Trocar com Deus ou trocar as posições ou tarefas com Ele nunca resultará em renovação de forças. Não é Deus quem se cansa – é você!

 

10. Quando você sentir os primeiros sintomas de desistir, deve saber que algo está errado em sua vida. Pode ser algo do presente ou do passado; pode ser algo que considera feio ou bonito. Você precisa baixar a cabeça e deixar que Deus renove suas forças renovando seu coração, motivos, visão, tipo de força ou de vontade ou qualquer outra coisa que o separe do poder da vida e da comunhão com Jesus que nunca se cansa. Precisa ver com clareza qual o motivo que o leva a desistir de uma vida eterna tão linda, tão constante e tão simples. Provavelmente você deseja trocá-la por uma vida deste mundo e sente-se cansado porque nesta terra não existe vida e, ainda assim, você insiste. Só em Jesus existe vida. Amem.

Uma opinião sobre “Vencer o Cansaço Em Vez de Desistir”

  1. O CANSAÇO LEVA O HOMEM A DESISTIR DE SUA PRÓPRIA VIDA.
    E NÃO FOI PARA ISSO QUE DEUS MORREU NA CRUZ.
    ELE JAMAIS DESISTIU DE NÓS DE VOCÊ
    NÃO É FÁCIL QUANDO A DOR VEM…
    NÃO É FÁCIL QUANDO ESTAMOS SEM SABER O QUE FAZER E TENTAR VÊR ADIANTE É DOLOROSO. MAS… .
    VALE A PENA POIS SUA FÉ RENOVA SUAS FORÇAS E UM SOLDADO LUTA ATÉ O LIMITE E VOCÊ É UM SOLDADO TREINADO PELO PRÓPRIO DE DEUS.
    E ESSA LUTA ( DA SUA VIDA ) ELE JÁ VENCEU
    CONQUISTE AMIGO, CONQUISTE IRMÃO
    CONQUISTE POR TODOS NÓS POIS SUA VITÓRIA NOS DARÁ FORÇA PARA CAMINHAR…

    Curtir

Os comentários estão desativados.