Hoje é dia de faxina


Por José Adelson de Noronha

exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” (Hb 3:13)

Há pouco tempo vimos na imprensa uma notícia de uma senhora idosa que, pelo período de vinte anos, acumulou lixo em sua residência, enchendo todos os cômodos de uma espaçosa mansão, em bairro nobre em São Paulo. Do piso até o teto. O único espaço disponível que sobrou para ela morar foi dentro de um carro pequeno na garagem.

Embora rica, morava como mendiga.

Essa senhora não só colocou em risco a sua própria vida, como também a dos vizinhos, pois sua casa foi contaminada por todo tipo de fungos, bactérias, baratas, pulgas, cupins, escorpiões e insetos de todo tipo e até ratos. Foi presa e vai ser submetida a tratamento e talvez até a processo.

Havia tanto lixo na casa que a Prefeitura levou policiais e vinte e quatro homens da equipe de limpeza para retirar tudo. Durante muitos dias de trabalho, os caminhões saíram da casa repletos de lixo. E tome detergente, água sanitária, sabão, dedetização, desratização, limpeza de caixas d’água, etc.

Em nossa vida espiritual também acontece o mesmo. Por anos a fio vamos acumulando nossa alma com entulho, lixo, restos de “alimento”, coisas velhas, enferrujadas e sem valor algum, a não ser sentimental. Porcarias de todo o tipo.

São medos, angústias, ansiedades, preocupações, mágoas contra as pessoas. Falta de perdão. Preconceitos, juízos, invejas, murmurações, maldições, cobiças, etc. Tudo aquilo que envenena o coração e contamina o homem: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina” (Mt 15:18-20).

Primeiro o coração, depois todo o ser é envenenado. E assim também, todos à sua volta sofrerão. Cônjuge, filhos, familiares, vizinhos, amigos, colegas. Relacionamentos são abalados, rompidos, destruídos mesmo. Quem agüenta ficar perto de alguém que é puro rancor? Só vive murmurando? É invejoso? Cobiça tudo o que vê? Critica, julga, condena? Ou então vive emburrado, triste? Ninguém!

Uma pessoa assim acaba morando sozinha. Anteriormente rica de amigos, terá que viver como mendiga.

Só há uma solução para ela. Chamar quem é autoridade em limpeza de coração: Jesus Cristo!

Amado, hoje é o dia que o Senhor o chama. Não endureça o coração. Deixe Jesus entrar. Entregue-lhe todos os cômodos para uma faxina completa. Escancare as portas de todos os cômodos e armários. Até mesmo aqueles lá do fundo do quintal. Abra todas as gavetas, pastas e cadernos. Dê-lhe livre acesso aos diários em sua memória, aos planos e projetos, até mesmo aos “rascunhos”. Ponha tudo à vista do Senhor. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23,24).

Nada deve ficar sob reserva. Jesus irá fazer uma limpeza completa. Primeiro Ele lhe dará o perdão dos pecados e, em seguida, irá virar tudo de pernas para o ar. Eliminar todo “rato”, “cupim”, “pulga”, arrancar as ervas daninhas, as raízes de amargura, tristeza, ódio, mágoa, inveja, etc.. Jesus fará uma purificação completa em sua vida, eliminando o cheiro de morte e trazendo-lhe um cheiro novo de vida. Jesus trará paz ao seu coração. Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa!” (Lc 10:5). E se a casa for digna, Ele passará a habitar ali eternamente, ceará contigo e você com Ele. E nunca mais haverá espaço para o mal se acumular em sua vida.

E quando seus vizinhos, que outrora te abandonaram, virem a caçamba de “entulho” à sua porta, também eles trarão alguns de seus próprios entulhos para jogarem fora. Você passará a ser um canal de bênçãos e não de morte.

A paz do Senhor Jesus esteja contigo.

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s