As Duas Espadas


 

 Pr. Paulo Augusto Angelo

 “A seguir, Jesus lhes perguntou: Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje e sem sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? Nada, disseram eles. Então, lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma. Pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito: Ele foi contado com os malfeitores. Porque o que a mim se refere está sendo cumprido. Então, lhe disseram: Senhor, eis aqui duas espadas! Respondeu-lhes: Basta!” (Lc 22:35-38).

    

Irmãos, há tempo para tudo. Jesus, em seus ensinamentos aos discípulos, enviou-os por duas vezes pelas cidades e aldeias da Judéia a anunciarem o arrependimento de pecados, pois o reino de Deus era chegado aos homens. Em ambas, orientou-os a nada levarem, exceto a roupa do corpo e a Palavra de Deus, revestida do poder para curar enfermos e expulsar demônios. E nada lhes faltou.

 

Mas depois, já próximo de seu sacrifício na cruz do Calvário, Jesus relembra-os das experiências e dá novas ordens, porém com uma variante. Ele fala que peguem suas bolsas e alforjes, porque estava chegando o tempo que deveriam sair pelo mundo anunciando de forma definitiva a boa nova da salvação, o evangelho eterno.

 

Estranhamente, porém, Jesus manda que se desfaçam da capa para comprar espada. Teria Jesus, o Príncipe da paz, se convertido à seita dos zelotes, transformando-se num revolucionário? Ou quem sabe, teria ficado louco, pois a capa era, naqueles tempos, vital para a sobrevivência dos viajantes e peregrinos?

 

Não amados irmãos, Jesus nem estava louco, nem tampouco desviado de sua missão ou apostatado do Pai. Jesus continuava sendo, como é hoje e o será eternamente, o Príncipe da paz. Jesus continuava sendo, assim como é hoje e o será eternamente, amor! Os discípulos não entenderam a mensagem do Senhor naquela hora (depois sim!) pois, imediatamente exibiram duas espadas, o que provocou em Jesus uma exclamação jamais usada anteriormente com aquele sentido: “basta!”.

 

Você já recebeu do Senhor um “basta”, irmão? Creio que estamos vivendo tempos em que o Senhor nos diz: Basta! Amados, os tempos em que vivemos são críticos. Basta de andarmos com duas espadas. Basta de capas mundanas que não nos protegem de nada, porém encobrem a imundície do corpo.

 

A igreja cristã está vacilando em se posicionar, desejosa de manter não só a capa, como as duas espadas. Com uma das espadas a igreja finge estar a serviço do reino, mas serve ao deus mamom. É agressiva na conquista de novos territórios, compete na construção de templos bonitos, suntuosos, catedrais imponentes. É poderosa com seus impérios organizacionais, ministérios internacionais, suas redes de comunicação, suas empresas de entretenimento, suas editoras de best sellers com títulos mostrando Jesus de todas as formas e profissões (menos como o Cordeiro de Deus), gravadoras de CD de música gospel. Criaram até o conceito de mercado gospel, montaram boates gospel, anunciam shows gospel, etc.. 

Um parêntese: “será que poderíamos dizer que “gospel” significa “geração oprimida e sustentada pelo espírito de lúcifer”? 

 

Afastando a Igreja

Os movimentos modernistas são criados para afastar a Igreja de Deus. O que o mundo necessita é ouvir o evangelho eterno. O homem precisa é de perdão de pecados. Nada mais! Mas as doutrinas dos homens ensinam o contrário, escravizam o homem. Podemos até viver com tudo o que o mundo nos dá (modernidades, tecnologias, conforto, fartura, etc.), mas não podemos ser escravos delas. Usemos as coisas, porém saibamos que o Senhor é o único digno de toda honra e glória.

    

Com a outra espada a igreja procura agradar a Deus com obras sociais, com programas evangélicos no rádio e TV, com cultos onde a música ocupa a maior parte do tempo, onde as atrações é que são o espetáculo, porém falando tão pouco da Palavra de Deus que essa espada nem brilha, não reluz, mostra-se enferrujada. Vendo os programas de TV, ouvindo o rádio, lendo as revistas e sites na Internet, quase não se ouve mais dizer que o problema do homem é pecado e que sem arrependimento não há remissão, não há salvação. Quase não se prega mais a respeito do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário para salvar ao ouvinte. Quase ninguém mais prega a respeito da volta de Jesus, a qual, aliás, é iminente.

 

O povo ímpio, aquele que está perdido mas que tem sede de Deus, está sendo roubado em seu direito de conhecer a verdade quando procura uma igreja evangélica. É só campanha de prosperidade, levantamento de ofertas, libertação de encostos, correntes, e dá-lhe compra e venda. Não se ataca mais o pecado na vida do homem, que é a causa de todo o mal.

 

E os membros que já estão nas igrejas também estão sendo roubados, pois não são exortados na Palavra (a verdadeira e única espada que devemos carregar). Basta uma só espada, irmão! Para que duas? O próprio Jesus foi claro a respeito da impossibilidade de servir a dois senhores. Além disso, suas bolsas e alforjes estão vazios de dons espirituais, vazios do fruto do Espírito Santo, do Dom do Espírito. E por que estão vazios? Porque não estão sendo ministrados na verdade ou não querem dedicar tempo ao estudo da Palavra, à meditação, à oração.

 

Muitos crentes, quando confrontados pelos seus líderes, preferem sair da igreja a desenvolver uma vida de santidade, a desenvolver um relacionamento íntimo e pessoal com o Senhor. Muitos querem louvar a Deus pondo um CD “gospel” no CD player e não com sua própria boca, com seu coração. Há crentes que estão há anos nas igrejas e nunca leram a Bíblia toda.

 

Amados, é tempo de largar a proteção da capa deste mundo e confiar no Senhor. Vamos tirar as capas da hipocrisia e da religiosidade que encobrem a feiúra do pecado e vamos deixar que a cruz do Calvário remova nosso pecado. Jesus tem poder para purificá-lo e lhe dar uma veste nupcial para você entrar nas bodas do Cordeiro, mas, para vesti-la, você tem que tirar a veste velha. Tem que ficar nu frente a Ele. Tem que confessar seus pecados.

 

Quem confia no Senhor não necessita de capa contra as intempéries do mundo. Jesus é a nuvem que nos protege do sol ardente em nossa caminhada. Ele é a coluna de fogo que nos aquece à noite, quando o frio se torna insuportável.

 

É tempo de enchermos nossas “bolsas, alforjes, mochilas, malas e porta-malas”, que é nosso coração, com a Palavra de Deus. É tempo de buscarmos ardentemente os dons espirituais. É tempo de sermos abundantes na manifestação do fruto do Espírito Santo, não só para nosso próprio alimento, mas também das pessoas do nosso relacionamento, como família, vizinhos, amigos, colegas de trabalho e de estudos, clientes e fornecedores. É tempo de comermos a Palavra. É tempo de guardarmos em depósito aquilo que tem valor.

 

A Palavra de Deus é mais preciosa do que ouro e bens, do que qualquer coisa na qual estamos depositando nossa confiança. A Palavra é a verdadeira espada e ela deve ser bem afiada, reluzente e deve andar sempre desembainhada. Agindo assim, quanto mais o Sol da justiça se aproximar de você, mais a Palavra brilhará em suas mãos. A espada, irmão, é para ser usada, pois o inimigo sabe que pouco tempo lhe resta e ele está furioso. Quem tem a Palavra jamais será derrotado. 

Qual espada você tem usado, irmão? Será que Jesus não está dizendo: basta? 

 

Venda sua capa

Amado, pegue o que você tem de mais valor, de mais precioso em sua vida, aquilo no qual você tem depositado sua confiança e “venda”. Para alguns é a confiança no emprego, para outros no cargo, no diploma, no fundo de investimento num banco super seguro, no marido, etc. Para outros é a confiança na juventude dos braços, na beleza física, na inteligência, etc. Pegue, irmão, sua “capa” e oferte em sacrifício ao Senhor. Tenha tudo como se não tivesse. Administre sua vida, conserve tudo o que Deus lhe deu, mas não ponha sua confiança nisso e, principalmente, não despreze a Palavra de Deus. O Senhor é quem irá cobri-lo nas intempéries, nas tempestades, no calor ou no frio.

   

Se você é empregado, seja um bom funcionário, dê bom exemplo, ande duas milhas se necessário. Se você é o patrão, trate a todos com justiça, não defraude a ninguém, honre a todos. Se você é autoridade, respeite o direito do próximo, aja com justiça. Jovens, obedeçam a seus pais e aos mais velhos. Maridos, amem suas esposas, vivam a vida comum do lar. Esposas, honrem seus maridos e edifiquem seu lar. “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33).

    

Jesus está vivo, irmão. Confie nEle, apegue-se à espada, coma a Palavra.

    

Rejeite este cristianismo ajustado, conformado, morno que tem sido difundido. Cristianismo não é religião, mas espada. Rejeite este cristianismo que anula a cruz do Calvário, que contorna a necessidade de arrependimento de pecados. O cristianismo hoje está se rendendo aos enganos, falsas doutrinas. O desejo que temos que as pessoas aceitem a Cristo não nos dá o direito de criar um outro evangelho que lhes seja aceitável.

    

A Palavra de Deus está sendo tirada das igrejas, e isso é sinal claro da volta de Jesus: “quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra? (Lc 18:8b). Quem anda com duas espadas fica impossibilitado de carregar o escudo da fé e, sem fé, é impossível agradar a Deus. Sem o escudo todos os dardos inflamados do inimigo podem nos atingir. A.W.Tozer, um grande autor cristão do século passado escreveu: “O cristianismo de hoje não transforma as pessoas. Pelo contrário, está sendo transformado por elas. Não está elevando o nível moral da sociedade; está descendo ao nível da própria sociedade, congratulando-se com o fato de que conseguiu uma vitória, porque a sociedade está sorrindo enquanto o cristianismo aceita a sua própria rendição!”1. Que terrível realidade!

    

Foge dela povo meu é a Palavra do Senhor para você hoje.

    

Se você tem lido a Palavra, tem procurado meditar e ainda não compreende, ore e peça ao Senhor que abra o seu entendimento. Peça sabedoria, discernimento espiritual. Ele tem prazer em conceder a quem tem sede. Se você está andando com o Senhor, Ele próprio irá lhe ministrar tudo o que a Seu respeito está escrito, enquanto caminha junto contigo. E, enquanto você o ouve, seu coração irá arder dentro de seu peito.    

Graças a Deus por Jesus Cristo!

1) Revista Fé para Hoje, num 28, ano 2006, pág. 32

21 comentários em “As Duas Espadas”

  1. Aurélio cordeiro Amaral.
    Eu adorei a palavra e fiquei muito feliz porque Deus Ele é maravilhoso com suas palavras porque nos enche de sabedoria para que nós viemos saber mais como é importante que Deus faz através de pessoas que são cheias do espírito santo de Deus ó Glória gostei porque para mim servir para nós aprendemos mais como é importante o que Deus tem para nós todos basta queremos aprender mais sobre a palavra do senhor Jesus Cristo amém que Deus lhes abençoe de coração muita paz e saúde para todos da sua família um abraço bem forte no coração de todos amém.

    Curtir

  2. Esta é a verdadeira pregação da Palavra de Deus – confirmação de que tenho seguido o evangelho na forma e entendimento corretos.
    Obrigado, Jesus.

    Curtir

    1. sem duvidas, está é a verdadeira palavra que é para se pregada; que viemos se igual o profeta João Batista, ou se arrepende dos pecados; ou iriam para o inferno, quem sabe pareça meio radical, mas está é a pura verdade. não tem, meio termo, ou por cima do muro, ou viemos ser verdadeiros servos de Deus. ou que nem diz a palavra de Deus; quem está limpo, cuide para que não se suje. quem está sujo, continue como está. ou seja! a palavra de Deus, está dizendo para que quem está limpo, cuide para que não se contamine com o de fora; ou seja! com o pecado. quem está sujo; está dizendo continue sujo que é melhor, não brincar de ser cristão, não brinca com as coisas santa, que viemos ter apenas uma espada, onde significa ter bom testemunho, oração, dedicação para aprender a verdadeira palavra de Deus. que viemos ser iguais os pais da fé; que construirão a igreja, apenas em oração e dizendo que Jesus, salva, liberta, cura enfermos e batiza com o espirito santo. Deus é bom!

      Curtir

      1. Concordo contigo em tudo amado, apenas acrescento que também faz parte da pregação da palavra falar sobre Satanás e seus ardis e viver como se Satanás não existisse é um risco de vida física e espiritual…

        Curtir

  3. Louvado seja Deus por sua ousadia e determinação. Que o Senhor Deus continue o abençoando amado irmão!!!!!! Não te conheço mas, sei que essa palavra procede de Deus. Pregue a palavra, pregue a palavra!!!!!

    Curtir

  4. A Igreja Universal Do Reino de Deus é uma Igreja cheia da unção e do poder de Deus. É um ministério onde prega libertação, salvação, prosperidade, e cura. Não me congrego lá, mais conheço muito bem o trabalho da referida igreja. O espancamento que aconteceu com um irmão em Manaus com certeza foi um caso isolado.

    Curtir

  5. Meu Deus, que tremenda essa mensagem. Deus abençoe querido e saiba que fui edificado através dessa postagem. Que o Senhor possa continuar a nos ensinar suas verdades e cada dia mais Ele use sua vida tão tremendamente como usou quando li sua publicação.

    Curtir

  6. amado pastor jose adelson que DEUS ti abençoe.
    agradeço suas palavras sao dignas de credibilidade, mas não faço acepçao quer de pessoas e principalmente de igrejas fieis aos principios da palavra que é a verdade.
    Muitas vezes encontro irmaozinhos evangelicos humildes, desalentados, sobrecarregados, e lhes falo do evangelho, sinceramente eles ficam atonitos, pois nao recebem de seus pastores tais orientaçoes, e veem no meu escritorio, sou contador, pedir ajuda espiritual, nao sei se estou errado, mas os oriento a ler o evangelho de Joao, onde encontramos mensagens de conforto de nosso senhor JESUS CRISTO, nao que os evangelhos de mateus, marcos e lucas nao devam ser lidos. paz, amor saude amem

    Curtir

  7. José Jorge, a igreja onde congrego existe somente em Belo Horizonte, MG.

    Mas isso não importa, porque o Senhor Jesus tem a Sua Igreja, legítima e fiel a Ele, em toda a face da terra. Existem pastores, amado, fiéis à sã doutrina, em todo lugar.

    Se o amado deseja mesmo congregar, com sinceridade e humildade de coração. basta orar e pedir ao Espírito Santo que lhe encaminhe a uma igreja escolhida por Ele próprio, e assim será.

    Mas não olhe as aparências, o externo, nem da igreja, nem do pastor, nem das ovelhas que lá encontrar, porque Deus não vê o exterior, mas o interior.

    Que o Senhor lhe abençoe e guarde.

    Curtir

    1. a violência entra ate nas igreja .aqui em manaus a igreja universal do reino deus bateu no irmão, coitado ele foi espancado e muito … tenho muita duvida hoje, eu leio a bíblia em casa e quando eu tenho duvida eu pergunto para alquem na internet …mas não tenho medo eu so e evito proplema , pois quando alquem que fazer o mal eu sei me defende

      Curtir

      1. José Carlos, não é a Igreja que bate nas pessoas, mas sim homens à frente das igrejas (“i” minúsculo). A Igreja (“I” maiúsculo) de Cristo é pura e perfeita e nela você deve se esforçar para permanecer dentro do Reino. Não é se esforçar para ser salvo, pois essa é apenas pela Graça de Deus e jamais por obras, mas é esforçar-se para conquistar o reino de Deus dentro do seu coração. Sem julgamento e sem acusações.

        Curtir

  8. amado pastor jose adelson, paz do SENHOR JESUS CRISTO, realmente é de outro pastor homem de DEUS, mas nao tira vosso merito em publicar, quanto a se congregar é muito importante espiritualmente, quando há o alimento da carne e do sangue de nosso SENHOR JESUS CRISTO, mas, o que se ouve é pregaçao do antigo testamento, PAULO diz que a LEI caducou com a vinda de CRISTO, que nos trouxe GRAÇA SOBRE GRAÇA, no final do evangelho de JOAO, JESUS pede por tres vezes que PEDRO, pastorear e apascentar as ovelhas e os cordeiros, portanto com todo respeito que lhe devo vos pergunto: é correto o pastor evangelico pregar o antigo, mostrando um DEUS cruel, tirano e desumano para amedrontar as ovelhas? JESUS CRISTO disse: onde estiverem dois ou tres reunidos em meu nome, ali estou no meio deles, MATEUS 18.20.
    Pastor Jose Adelson, tenho certeza que a igreja que o senhor pertence é aquela que procuro, para edificar-me cada vez mais, diga-me o nome e lhe garanto que vou me congregar pois aceito conselhos de homens de DEUS, tomara que tenha na minha cidade.
    QUE O DIVINO ESPIRITO SANTO DE DEUS PAI SEJA FLUIDO PARA DENTRO DE NÓS EM NOME DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

    Curtir

  9. José Jorge,

    agradeço pela sua visita e participação, mas tenho o prazer em informá-lo que a mensagem não é minha, mas do Pr. Paulo Augusto Angelo.

    Amado, é muito importante que os filhos de Deus estejam congregando. Não que congregar salve alguém. Igreja alguma salva ninguém. Nem pastor algum. Mas, congregando, somos edificados espiritualmente. Nem todas as denominações ou congregações fazem lavagem cerebral nos seus fiéis.

    Além disso, todo fiel, sem excessão, tem a Palavra de Deus para filtrar tudo o que ouve, lê, fala ou escreve. Faça isso, como os bereanos fizeram quando ouviram o grande apóstolo Paulo e que foram elogiados por ele.

    “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17:11).

    A Bíblia exorta a que ninguém deixe de congregar:
    “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10:24,25).

    Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas. Que o Senhor lhe abençoe.

    Curtir

  10. PASTOR JOSE ADELSON QUE O ESPIRITO SANTO EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO TI DÊ SEMPRE MANISFESTAÇOES DIVINAS PARA ESCREVER COMENTARIOS TAO SENSATOS, QUE HÁ MUITO GOSTARIA DE OUVIR OU LER.
    NAO PERTENÇO A NENHUMA IGREJA EVANGELICA, MAS HÁ DOZE ANOS PELA VONTADE DO SENHOR PASSEI A ESTUDAR A BIBLIA E, COM MUITA HUMILDADE VOS DIGO, QUE DEUS ME DEU INTELIGENCIA PARA DISCERNIR A PALAVRA E SEUS MISTERIOS, QUE O PASTOR SABE QUAIS SAO, POIS BEM, NENHUM IRMAO EVANGELICO ACEITA CONSELHOS DADOS POR MIM, POIS NAO PERTENÇO A NENHUMA DENOMINAÇAO HUMANA, PORQUE NAO
    SOU PASTOR. É LAMENTAVEL DIZER QUE ESTAO FAZENDO UMA LAVAGEM CEREBRAL NOS IRMAOS, A TAL PONTO DE SE TORNAREM RADICAIS E FANATICOS, INFELIZMENTE TENHO QUE DIZER ISTO, NAO SE PREGA O NOVO TESTAMENTO QUE É O AMOR, E SIM O ANTIGO TESTAMENTO ONDE PARA ELES PASTORES, DEUS É VISTO COMO TIRANO, CRUEL, E, AI DOS IRMAOSZINHOS SE NAO FIZEREM O QUE ELES MANDAM.
    MATEUS 11.28,30 ” VINDE A MIM, TODOS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU VOS ALIVIAREI, TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO E APRENDEI DE MIM, PORQUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇAO E ENCONTRAREIS REPOUSA PARA VOSSAS ALMAS, PORQUE O MEU JUGO É SUAVE E MEU FARDO É LEVE.
    MARANATA, VEM SENHOR JESUS CRISTO. AMEM.

    Curtir

  11. Eu conheci a magia negra dentro de uma igreja evangélica,saí de lá e falei as pessoas que la fazia fentiçaria em oculto só que não me dão ouvido.
    A palavra de Deus diz para nos humilharmos diante do Senhor.(por favor peçam ao Senhor dicernimen para dicernir os tempo que ja chegou a ultima hora.É hora de santificação,o mestre esta as portas!

    Curtir

  12. Fábio, obrigado pelas suas palavras e incentivo. Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas.

    Que a graça e a paz do Senhor estejam com você em todo o tempo.

    Curtir

  13. A PAZ DO SENHOR JESUS.
    AMIGO CONTINUE SEMPRE BUSCANDO OQUE ESTÁ ALEM DA LETRA TE DIGO, QUE O SENHOR USOU SUA VIDA PARA EDITAR ISTO. SOU CRISTÃO NÃO DE UMA IGREJA QUALQUER MAS DA OBRA DO SENHOR QUE PREGA ARREPENDIMENTO E PRINCIPALMENTE MARANATA, QUE O SENHOR JESUS VEM!!! POIS ELE JA VEM.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta