A prosperidade do cristão


Os dois jovens ricos foram abençoados para viverem como pastores de ovelhas

Moedas

Pergunta: Graça e paz, pastor. Eu gostaria de saber qual a sua opinião, e qual a base bíblica para pastores que pregam prosperidade, a teoria do 100 por 1. O que é, de fato, a prosperidade que a bíblia fala? Lá em Malaquias Deus disse que abriria as janelas do céu e derramaria bênçãos tal, isso existe ainda hoje? É bíblico pedir para Deus abençoar minhas finanças, e orar pela prosperidade de outra pessoa? Eu não me sinto muito à vontade de pregar sobre isso, mas acho que Deus abençoa os seus filhos e lhes faz prosperar sim. Qual a sua opinião? Obrigado e que Deus lhe abençoe..

 

Resposta: Amado, prosperidade no sentido bíblico, significa ausência de necessidade. Quem prega prosperidade de bens materiais, riqueza, acúmulo de bens terrenos como condição básica para a felicidade humana está pregando outra doutrina e não a doutrina cristã: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fp 4:11). A base de nossa felicidade é saber que fomos perdoados dos pecados e estamos salvos, por causa de Jesus Cristo!

 

Veja o caso de José no Egito e seus dois filhos, Efraim e Manassés. Os jovens já nasceram em palácios, cheios de servos e criados, sendo José o segundo homem mais poderoso do império. Nada lhes faltava. No entanto, José vai visitar Jacó e os leva e ali Jacó os ABENÇOA para que saiam do palácio e venham ser seus “filhos”, vivendo como pastores, servindo a ovelhas e dormindo ao relento. Isso é bênção? Sim, é bênção, pois assim foram preservados da contaminação das riquezas, da idolatria, das concupiscências e tendo, assim assegurados a sua entrada na terra prometida. E José compreendeu e aceitou entregá-los ao pai: “Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus; Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão…Tendo Israel visto os filhos de José, disse: Quem são estes? Respondeu José a seu pai: São meus filhos, que Deus me deu aqui. Faze-os chegar a mim, disse ele, para que eu os abençoe…E José, tirando-os dentre os joelhos de seu pai, inclinou-se à terra diante da sua face. Depois, tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e a Manassés na sua esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele…Assim, os abençoou naquele dia, declarando: Por vós Israel abençoará, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs o nome de Efraim adiante do de Manassés” (Gn 48:5,8,9,12,13,20).

 

A Bíblia é bem clara em dizer que o amor do dinheiro é a raiz de todos os males e que é muito perigoso lutar para ser rico: “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição” (1 Tm 6:9). Um cristão pode ser rico, sem apostatar da fé? É claro que pode! Um cristão pobre pode apostatar da fé? É claro que pode também! Não é, portanto, a riqueza o mal, mas o amor ao dinheiro.

 

Deus é soberano e PODE abençoar alguém, materialmente falando, ou não. Depende muito de como está o coração da pessoa. Existem algumas pessoas que não podem enriquecer, porque senão afastar-se-ão de Deus. Neste caso, para o bem delas mesmas, o Senhor as mantém somente com o necessário. Outras não têm o coração nas riquezas e então o Senhor pode enriquecê-las, dando-lhes junto o dom de misericórdia, para, com isso, abençoarem a Igreja, gerando empregos, ofertas, assistência social, etc.

 

Dízimo e oferta não é troca com o Senhor. “Eu entrego o dízimo e o Senhor me prospera!”. Nada disso. Dízimo é reconhecimento de que Deus JÁ TEM ME ABENCOADO. Dos cem por cento que recebo, retenho noventa e entrego somente dez, como prova de que confio no Senhor.

 

A passagem em Malaquias que diz que Deus irá abrir as janelas do céu derramando bênçãos sem medida (Ml 3:10-12) está relacionada principalmente a bênçãos espirituais (ensinos, revelações, sabedoria, paz), pois provêm do céu e lá dinheiro e bens materiais nada valem. O que é derramado a partir do céu, irmão, só pode ser bênção celestial e não terrena. Quem nos dá algo em troca de alguma outra coisa é Satanás (Mt 4:9).

 

Quanto a comer o melhor desta terra (Is 1:18-20) não está relacionado a bens materiais ou riquezas, mas ao desfrute da santificação, vida em paz, manifestação em nossas vidas, com abundância, do fruto do Espírito Santo (Gl 5:22).

 

Que o Senhor te conceda plena compreensão destas coisas e a paz de Cristo seja abundante em seu coração.

 

José Adelson de Noronha

13 comentários em “A prosperidade do cristão”

  1. Eu creio em um Deus, que tem o melhor para o seu filho, onde ele disse que se estivessemos ligados na videira e a palavra dele estiverdes em nós pede o que quizer e será dado.Jesus disse que se um filho pedir pão o Pai vai dar uma pedra, ou se pedir peixe ele vai dar uma cobra.E ainda completou, voceis que são maus dão o melhor para os seus filhos, imaginem o nosso Pai celeste.Creio que voce pode ser bem de vida, ser rico e seu amôr não está no dinheiro, isso por voce ter uma conversão verdadeira, uma alinaça eterna e pensar nas coisas do alto.
    Mas não acredito nesse olhar só espiritual, se temos uma vida natural e precisamos ajudar pessoas.Como você ajudaria seu irmão se você não tem nada?Que hipocrisia deste evangelho de miseraveis, onde o seu Pai é dono do ouro e da prata e voce como filho é miseravel, nem uma moeda para ajudar o seu próximo, mas se acha espiritual, mostrando para todos, como aqueles que alargavam os seus filactérios, só para chamar atenção, vivendo com o coração cheio de inveja dos que prosperam.Por que tem pessoas que não servem a Deus e são prosperas e vivem bem?Sabe porque?Por que crê muito mais que aqueles que já tomaram decisões em Cristo.O que faltam a eles?Só a conversão, mas isso pode não demorar muito e serão cristãos cheios de desejos de investir na obra, de ajudar outros, de andar a segunda milha semeando no reino, enfim vai olhar para aqueles que se acham espirituais e criticam os que prosperam.As roupas de Jesus foram lançadas sortes, por ser ricas, o melhor tecido.Então começe a ver a vida de uma forma diferente, que voce pode ser espiritual, cheio do conhecimento, mas que saiba que voce pode viver uma vida melhor e reinar em vida com Cristo, amem?
    Romanos 5-17- NO CÉU VOCE NÃO PRECISA REINAR……

    Curtir

    1. Analise, se Deus tem o melhor para seu filho porque não entregou todo o império romano nos pés de Jesus ? pelo contrário Jesus foi entregue aos romanos ! precisamos conhecer Deus e suas atitudes o Reino de Jesus não era desse mundo, assim como nossas riquezas também não são. Devemos construir tesoura é no Céu. Essa doutrina de grandesas material só enriquece os que estão por traz dos dizimos, niguém gostaria de ser pastor de ovelhas magras!

      Curtir

  2. Jesus pregou sobre a preocupação, mandando que jamais nos preocupássemos com as coisas materiais (Lucas 12:22-34). Ele disse que, desde que Deus já nos deu nossa vida e nosso corpo, certamente podemos confiar nele para nosso alimento e roupa. Ele salientou que Deus cuida dos corvos e dos lírios e que somos muito mais valiosos do que eles. Ele insistiu em que a preocupação é inútil, uma vez que não podemos fazer-nos um dia mais velhos, nem um centímetro mais altos. Finalmente, lembrou-nos que a preocupação é característica dos gentios, que não têm relação com um Pai celestial que cuide deles. Preocupação com coisas materiais revela falta de confiança em Deus e um desejo exagerado de posses materiais.

    O Senhor pregou sobre prioridades. Ele disse: “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas cousas vos serão acrescentadas” (Lucas 12:31). Muitos colocam as bênçãos materiais acima das espirituais. Jesus advertiu sobre a preocupação do mundo e engano das riquezas que afogam a palavra em nosso coração para que não dê nenhum fruto (Mateus 13:22). Gradualmente o diabo muda nossa atenção do Senhor para nós mesmos e do céu para esta vida. Há igrejas que pregam mais a respeito da prosperidade material e menos sobre as riquezas eternas, e cristãos que gastam mais tempo e esforço assegurando sua própria prosperidade do que promovendo a obra do Senhor.

    Ele pregou sobre a generosidade: “Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inestinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome” (Lucas 12:33). Os cristãos primitivos às vezes vendiam propriedade para ajudar os irmãos necessitados. Em vez de armazenarmos nossas posses, precisamos ver-nos como administradores de tudo o que possuímos e usar estas bênçãos para o Senhor e para seu povo. Paulo advertiu-nos que fôssemos generosos, misericordiosos e prontos a partilhar (1 Timóteo 6:17-19).

    Jesus pregou sobre o coração: “Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lucas 12:34).

    Jesus acrescentou algumas advertências:
    “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15).
    “Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda” (Eclesiastes 5:10).
    “… a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15).

    Curtir

  3. Senhores, infelizmente existe muitos defensores da miséria no cristianismo. Quando alguém se coloca como defensor da miséria, se torna uma agente do reino das trevas. Ou seja: passa a jogar do lado oposto. É engraçado como as pessoas tem facilidades em falar daquilo que não sabem, e quando falam, falam com tanta superficialidade que acabam usando texto da palavra como mero pretexto. Prosperidade, nunca foi sinônimo de riqueza, e nem riqueza, sinônimo de prosperidade. Há ricos que nunca foram prósperos e há prósperos que nunca foram ricos. Prosperidade é a graça de não conhecer miséria, entre outras definições com base na palavra. Isso não significa que uma pessoa próspera nunca passe por tribulações, escassez, tristezas ou outras tempereis da vida mortal. Não façam discrimanação, analisem mais a fundo sem preconceitos na mente e admita uma vida vitoriosa para você e sua família. “Tudo posso naquele que me fortalece” Fil. 4:13

    Curtir

  4. tenho certeza que todo homem ou mulher,precisa de dignidade para viver. mas também posso afirmar que não precisa acumular bens materiais. o que precisamos realmente é prosperar em nosso amor à deus.

    Curtir

  5. Neste mundo, Cristo foi pobre (Lucas 9:58). Paulo várias vezes o foi (2 Coríntios 11:23-27). Os cristãos hebreus também foram (Hebreus 10:37). Homens fiéis à vontade divina, algumas vezes ficaram desamparados, necessitados de recursos (Hebreus 11:37).

    Devemos aprender a fixar nossas esperanças completamente na graça divina que está por vir de acordo com a revelação de Cristo (1 Pedro 1:13), e não na riqueza e na saúde desta vida.

    Curtir

  6. Gostaria de pedir , nao só pra mim,mas para todos discernimento da palavra de Deus ,pois chegou um tempo de muitas doutrinas que acabam fugindo da palavra outorgada pelo proprio Deus

    Curtir

  7. MEUS IRMÃOS POR FAVOR,A BÍBLIA NOS GUIA PARA A VIDA EM ABUNDÂNCIA NO CÉU COM DEUS, NÃO AQUI NA TERRA. SE VOCÊ PROCURA TER ABUNDÂNCIA AQUI NA TERRA,FELICIDADE E PAZ, VOCÊ NÃO PRECISA IR PARA O REINO DE DEUS.AQUI NA TERRA A TRAÇA E A FERRUGEM TUDO CONSOME.PAREM DE LER A BÍBLIA COMO SE ELA FOSSE UM GUIA DE SOBREVIVÊNCIA AQUI DA TERRA.ELA É UM MAPA DO TESOURO,UM TESOURO DO CÉU.MEUS IRMÃOS QUEM OFERECEU RIQUEZAS AQUI NA TERRA PARA JESUS FOI SATANÁS.DEUS NOS OFERECEU RIQUEZAS, MAS FOI NO REINO DELE.NÃO SE PERCAM DESSE MAPA MARAVILHOSO QUE DEUS NOS CONCEDEU,AMEM A DEUS E NÃO NAS RIQUEZAS DAQUI DA TERRA LEIAM A BÍBLIA.FIQUEM COM DEUS.

    Curtir

  8. Gosto da biblia, mas nao acredito plenamente que seja tudo inspirado por Deus.
    Ja viram a quantidade de contradições de barbaridades ali escritas?
    Em um lado Pedro diz que com Deus nao ha confusao, mas a biblia cheia de contradições nos deixa sem saber como seguir e isso e confuso entao fica dificil crer plenamente nessa “inspiração” divina.

    Curtir

  9. Engraçado, Deus não deixa alguns prosperarem por que senão se afastarão dele.
    E quanto aos ateus que são ricos e outros pobres? Ja que nem acreditam em Deus como podem uns terem “sorte” outros não? E lá na Africa?
    Pessoal acorda, sou cristão mas a ciencia graças a Deus está descobrindo com o estudo da consciencia que aquilo que esta ligado nossa mente realmente começa a aparecer na vida. Não sou pucha saco do Segredo nem nada disso, mas está na cara que se a pesoa está muito mal financeiramente muito é devido p pensamento que ela tem de si mesma, Deus não tem nada com isso. Eu mesmo era totalmente fracassado, comecei a mudar meus pensamento e me sentia prospero diariamente tudo começa a mudar é incrível.

    Esero que um dia voces enxerguem \Deus do modo como ele realmente age.

    Louvado seja Jesus Cristo.

    Curtir

  10. pai eu te peço em o nome do meu senhor jesus te peço e te agradeço ao mesmo tempo abra as portas de emprego pra mim e pra minha familia
    e nos dê muita saúde muitos amigos e te agradeço em o nome de jesus cristo o mesias amém

    Curtir

  11. PEÇO ORAÇÕES DE CURA INTERIOR, CONVERSÃO E LIBERTAÇÃO DE MEU ESPOSO EDSON JOSE FERRAZ, PELA RESTAURAÇÃO DE NOSSO MATRIMONIO, PARA QUE DEUS AFASTE DA VIDA DE EDSON TUDO QUE NOS DIVIDE E O LIBERTE DO ADULTÉRIO.
    JESUS ENTREGO EM TUAS MÃOS A MINHA EMPRESA AROMA COSMETICOS, JESUS ME AJUDE A SUPERAR TODAS AS BARREIRAS FINANCEIRAS,ABENÇOA PARA QUE EU SEJA PROSPERA, ABENÇOA O PROJETO DA ESTÉTICA…JESUS ENVIA BONS CLIENTES…JESUS ABRE AS PORTAS DE MINHA EMPRESA, JESUS ABENÇOA MINHA FILHA SARAH MOURA FERRAZ, LIVRA-NOS DE TODO MAL. JESUS TEM PIEDADE DE NOS, JESUS CURA-NOS JESUS SALVA-NOS JESUS LIBERTA-NOS, JESUS RESTAURA-NOS. JESUS TRAZ MEU ESPOSO PARA SUA OBRA ….
    JESUS RETIRA DA VIDA DE EDSON TUDO QUE NÂO É BENÇÃO.
    JESUS CONSAGRO A TI TUDO QUE TENHO E TUDO QUE SOU.

    JESUS E MARIA EU CONFIO EM VÓS

    MARIA MOURA DE LIMA

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s