O Benefício de Ser Provado Por Deus


 Por, Pr. Paulo Augusto Ângelo

A prova de nossa fé produz fruto de perseverança

“Parece que depois que entregamos nossas vidas a Jesus as coisas pioraram”. Quem nunca ouviu essa frase antes?

Vimos para Jesus como uma pedra de valor sim, mas que necessita ser lapidada por Ele. Somos pedras brutas que, pela provação, são lapidadas, transformadas em pedras preciosas. Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança (Tg 1:2).

Quem, não estando em pecado, está em tribulação, provação, aflição, está em processo de crescimento espiritual e ao final, será aprovado. Jesus aprendeu pelas coisas que sofreu. O propósito de Deus em nos deixar no mundo é para a nossa santificação. Não há outra maneira. As provas não podem abater-nos ou tirar-nos a alegria da salvação. Temos que passar por elas e dentro das regras.

Um atleta que se dispõe a disputar a prova de cem metros com barreiras tem que superar todas elas. Pode esbarrar, mas não pode contornar. Se contornar uma só, seja no início, seja no fim, será desclassificado.

A prova de nossa fé precisa produzir fruto de perseverança. Depois que passamos pela prova, aquilo que antes era motivo de sofrimento e dor, agora passa a ser natural, não traz angústia, murmuração, pecado.

Irmão, na hora em que estiver sendo provado, alegre-se. Se porém, a dor é consequência de pecado, então é hora de você se arrepender, pedir perdão a Deus e consertar a situação.

Santificação só pode vir através da perseverança. A provação é a raiz da vida espiritual. “Crente folgado é um perigo” (Pr. Cláudio Campi). Essa santificação me faz, cada vez mais, prisioneiro da esperança. Todos os grandes homens do reino de Deus passaram por um deserto. E em nossa vida não é diferente. Senão nossa vida seria somente lata vazia, barulho oco, sem conteúdo.

Todo homem de Deus precisa passar pela provação. Não se sai do “Egito” para ir à terra de Canaã (terra que mana leite e mel) sem passar pelo “mar Vermelho e pelo deserto”.

Temos que passar por todas as provas que o Senhor nos colocar, porém, sem murmurar. Sem pecar. Mesmo que seja no deserto. Paulo cita cinco pecados que os israelitas cometeram no deserto e que impediram aquela geração de entrar em Canaã: cobiça, idolatria, imoralidade, pôr o Senhor à prova e murmuração (1 Co 10:1-13).

Jesus me salvou para estar com Ele, santo, puro, sem mácula. Tudo de Deus é com entendimento, simples. As coisas de Deus são simples. Toda provação é uma bênção. A santificação nos tira do Egito e tira o Egito de dentro de nós. A perseverança, porém deve ter ação completa. Deus não permite tribulação que vá além das nossas forças. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes (tg 1:4).

A obediência à Palavra reduz as provações, reduz o tempo da provação e, principalmente, impede que eu tenha que passar por tudo novamente. E é pela provação que passo a conhecer mais a Cristo, que adquiro pleno conhecimento de quem Ele é, quais os atributos de Seu caráter. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos. A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação (2 Co 1:5-7)

E ao final, depois que fomos provados e aprovados, temos então gozo no Senhor, porque o conheceremos um pouco mais, por meio da fé, da esperança e do amor: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor (1 Co 13:13). A fé que foi provada, a esperança no Senhor Jesus e o amor a Deus. O amor é o vínculo de toda perfeição.

 

Fonte: aleluia.com.br

http://aleluia.com.br/2002/?section=articles&id=3934

37 comentários em “O Benefício de Ser Provado Por Deus”

  1. Aurélio
    É verdade eu também estou passando por momentos difíceis às vezes nós culpamos á Deus que é provações será ou não, mais temos que ver que nós temos culpa também porque as vezes como á irmã falou nós colhemos o que plantamos por isso devemos sempre vigiar o que falamos ou que fazemos mais eu dou Glória a Deus porque Ele nunca nunca vai nos deixar para trás porque Ele nos ama porque Ele deu seu único Filho por nós todos e pagou o preço e nós não podemos desistir dessa caminhada que é Jesus Cristo.

    Curtir

    1. Amado, entre tantos motivos o mais básico eh que o homem sem Deus eh pergunta sem resposta, só Deus dá sentido a vida humana! Só Deus dá sentido a vida, ao sofrimento e a morte! Um ateu pode negar que Deus existe mas uma pessoa jamais pode negar que somos carentes dele. E se temos essa necessidade há um Deus que a satisfaz! Só Jesus o filho preenche esse vazio em nossos corações! A nossa razão nao entende Deus mas nossos corações nao cessam de ansiar por Ele!

      Curtir

  2. tb estou passando por diversas provas, e creio que uma da piores é qdo o inimigo esta dentro de nossa casa, pois minha esposa se afastou da igreja e quer que a todo custo que eu saia, mas disse que foi DEUS que me conduziu, e se for da vontade DELE, somente ELE me tirara de la, mas passo por tudo isso com meu coraçao tranquilo pois a quem eu busco eu sei que nunca vai me decepcionar, pois em CRISTO JESUS que nos da o folego da vida, sei que serie vencedor, GLORIAS a DEUS o TODO PODEROSO criador do céus e da terra, somente Ele é digno de gloria

    Curtir

  3. Grandes palavras são de suma importância em momentos de grandes dificuldades. Hoje (e já a algum tempo) me encontro em um momento de provação. inúmeras vezes me peguei murmurando, reclamando, me perguntando o por que disso está acontecendo comigo. Em busca de respostas, me deparei com esse extraordinário texto que, na sua grandiosidade, me abriu os olhos e me fez enxergar o caminho para minha vitória. Preciso, antes de tudo, me aproximar mais de Deus. (confesso que andei meio afastado, mas nunca deixei de crer), colocar meus problemas nas mãos dEle, ter fé e, o que o texto me inspirou, enfrentar minha provação de peito aberto, agradecendo todos os dias, horas, minutos, segundos, por passar por esta e saber que sou tão amado por nosso senhor a ponto de ser digno desse ato de sabedoria divina. Serei um guerreiro, e nada, tentações, provocações, fraquezas, desânimos e depressões, irá me tirar do meu foco. Um abraço a todos.

    Curtir

    1. Eu oro para que em momento algum de sua vida, você volte atrás, pois a perseverança gera experiência e a experiência esperança, pois a esperança nos sustenta. Um grande abraço em cristo JESUS.

      Curtir

  4. As vezes pensamos que estamos passando por provações, mas na maioria das vezes a “provação” nada mais é do que o versículo na bíblia muito conhecido que diz “tudo que o homem semear, isso também ceifará”. Eu por exemplo, estou passando por um momento muito difícil na minha vida, trabalhava com comércio próprio, vendia muito bem, ganhava muito bem, mas não fui sábia, infelizmente eu não sabia me controlar e gastava muito dinheiro, queria comprar tudo sem necessidade, nunca guardei dinheiro, até que chegou um momento que o comércio ficou fraco, e tive que fechar a loja, hoje estou desempregada e passando por um momento difícil na minha vida, mas por culpa minha, to colhendo meus erros do passado, não vou culpar a Deus por isso, so tento concertar um erro feito no passado e começar do zero… Sejamos sábios em discernir que nem tudo que acontece é provação de Deus.. quem planta , um dia colherá.

    Curtir

    1. Deus;pode fazer tudo novo em sua vida basta vc acreditar todos,nos cometemos; erros,somos fracos,falhos,mas saiba que Deus pode restaurar tudo,de novo vc conhece a história de jó?ele perdeu tudo,sua família,seus,bens mas Deus deu tudo em dobro pra ele.

      Curtir

  5. Eu me converti.pouco tempo….
    Estou passando por uma provaçao,e estou suportando com toda a minha força,deichei d namorar depois d 3anos,com “x”,porq ele nao entendeu a decisao q tomei,foi muito dificil é muito dificil,esta sendo dificil,eu agora me sinto so,mas nao penso em volta atras…eu sei q isso vai passar eu agora espero no Senhor..eu escrevo essas palavras agora…com lasgrimas mas sei q Deus nao me deichara sem resopotas…gloria ao Senhor……..!!!

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta