A prostituta perdoada


Pergunta:  

Paz do Senhor irmão. Por favor me esclareça uma dúvida: ouvi em certa pregação que a Mª Madalena que a Bíblia se refere e que era a prostituta que seguia a Jesus é a mesma Maria, irmã de Lázaro?

Até aonde sei a Bíblia fala de três Marias, incluindo a mãe de Jesus.

1. Mãe de Jesus

2. A irmã de Lázaro

3. A que o senhor expulsou sete demônios e a liberou a seguir seu caminho ou seja não seguia junto a Jesus (MARIA MADELENA)

De onde vem que MARIA MADALENA, era prostituta ou a mulher adúltera, já que a palavra não cita nome bem como a mulher que lavou seus pés e secou com os cabelos traz uma referencia como uma mulher pecadora (A PROSTITUTA???).

Me esclareça se possível, pois fiquei atônita com essa pregação. Como a irmã de Lázaro poderia ter família, se as prostitutas eram sozinhas e as famílias as expulsavam do seu convívio.

Fátima Chaves

Resposta:

 Irmã, de fato o pregador cometeu um erro de interpretação. Você está correta em sua interpretação, esquecendo-se porém de uma quarta Maria: a mulher de Clopas e mãe de Tiago e José: “E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena” (Jo 19:25). Nesta passagem podemos ver que haviam pelo menos três Marias junto à cruz, sendo que nenhuma delas era a Maria de Betânia (irmã de Marta e Lázaro).

Da mesma forma vemos muitos pregadores cometendo equívocos quanto às mulheres que ungiram os pés de Jesus: Houveram duas mulheres que ungiram os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos: Maria, irmã de Lázaro e Marta, naturais de Betânia e amigos de Jesus (Jo 11:2 e 12:3) e uma mulher pecadora, que a bíblia não cita seu nome, natural de Naim (Lc 7:37,38).

Tudo indica que esta segunda mulher não era Maria Madalena, pois o nome Madalena quer dizer uma mulher que nasceu na cidade de Magdala. A bíblia diz que à mulher de Naim, Jesus, depois de perdoar seus pecados, a liberou em paz, enquanto que de Maria Madalena a bíblia diz que foram expulsos sete demônios e ela passou a seguir e a servir a Jesus (Lc 8:2)

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo e que você continue estudando e meditando na Bíblia Sagrada, para, assim, ter pleno conhecimento do Nosso Senhor, o amado de nossas almas.

José Adelson de Noronha

20 comentários em “A prostituta perdoada”

  1. amados irmaos a paz do senhor,é aplauzivel querer aprendermos com uns e outros,mas nao se esqueça que a verdadeira resposta vem do senhor,entao,ore,leia a palavra e peça a revelação do espirito santo de Deus sobre o tema a qual estiverdes estudando,e ele lhe concedera a graça da interpretaçao com sabedoria e graça.a paz e que Deus lhes abençoe.

    Curtir

  2. Queridos irmaos, eu fiquei em duvida, pois antes achei que como o pregador disse, que maria madalena era a mesma quem enxugou os pes de jesus com seus cabelos, porem lendo Joao 11.2, diz que maria irma de Lazaro era a mesma que enxugou os pes de jesus com os cabelos, E em joao 12.3 fala que maria (irma de Lazaro enxugou os pes de Jesus com os cabelos). A minha conclussao é que : aconteceu duas vezes. este mesmo ato. e nas duas vezes é a mesma mulher, porque como poderia em joao 11.2 relembrar algo que ainda iria acontecer em joao 12.3? para mim quando o evangelista fala em joao 11.2 ele esta relembrando o acontecimento de lucas 7.37 ( e que é da prostituta que lavou os pes de jesus com suas lagrima e enxugou com seus cabelos e que por sinal é a mesma maria ou seja irma de Lazaro ), caso contrario nao faria sentido o evangelista falar de algo que ainda iria acontecer. concordam??? ainda por cima se voces lerem em marcos 14.3 e Mateus 26.6 , lá diz que jesus estava em betania, isto quer dizer (maria de Betania, porque ela morava ou seja era de origem de Betania), ainda por cima diz em lucas 7.37, diz que jesus estava na casa de um homem chamado Simao e que por sinal é o mesmo nome que aparece em Marcos 14.3 e mateus 26.6 a paz de Cristo para todos.

    Curtir

  3. Meus amados irmãos,paz de Jesus. Busquei informação com vcs com respeito a mesma pergunta sitada na página acima, estou maravilhada com a resposta. Eu ia ministrar hoje e estava na dúvida, se a irmã de Jesus era a mesma Maria Madalena, pensava que a prostituta que ungiu os pés de Jesus, era Madalena, ia cometer o mesmo ero que o pregador cometeu, dizendo que Maria irmã de Lazaro era a mesma mulher que ungiu os pés de Jesus, mas ficou claro que eram 3, cada uma de cidades diferentes. Que Deus abençoe vocês grandemente. Agora sempre estarei aqui pesquisando. fica na paz!

    Curtir

    1. Amém, irmã. Ao Senhor Jesus, toda honra e glória. Que o Senhor lhe abençoe com o pleno conhecimento de Jesus Cristo e do grande amor de Deus por todos nós, pobres pecadores.

      Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas.

      Curtir

  4. Meu povo,
    1°, quais os os documentos históricos comprovam que a bíblia é verdadeira?
    quais evidencias?
    2° A bíblia é um livro extremamente contraditório
    3° prega o preconceito, destruição, fobia, egoismo mentira entre outras atrocidades…

    Curtir

  5. AMIGA
    A BIBLIA É CLARA E AO MESMO TEMPO UM MISTERIO
    AS VEZS VEMOS PREGADORES PREGAR A RESPEITO DE MUITAS COISAS QUE NÃO HÁ NA BIBLIA
    COISA ESSA QUE PODE SER VERDADE OU ILUSÃO DELES,
    ELES PREGAM ALGUMAS COISAS SEMELHANTE A SUA PERGONTA APENAS POR PEQUISAS QUE ALGUÉM RENOMADO PESQUISOU, COMO DISSE PODE SER VERDADE OU UAM COISA BANAL POIS SE TODA A HISTORIA FOSSE CONTADA VC JÁ SABE QUE NÃO DARIA TEMPO NEM MESMO DEPOIS DE SÉCULOS,
    ALGUNS PREGADORES FRACAÇÃO EM AFIRMA COISAS QUE NÃO TEM NA PALAVRA, SERIA MELHOR SE ELE USASSE : SENGUNDO A. OU B.
    MAS MANA, EU NÃO TE CONHEÇO MAS QUERO TE FALAR UM DETALHE PARTICULAR QUE QUE JÁ NÃO SERÁ,
    MIM IGUINÓRE O MUNDO , TÔ NEM AÍ, A PALAVRA É UM GRANDE MISTERIO E DEUS NÃO REVELA A TODOS E SIM A POUCOS E MUITOS DESTES POUCOS ESTÃO SEM VEZ DIANTE DA MULTIDÃO, MAS EQUANTO ISSO UM CONSELHO: TODA VEZ QUE OUVIR-DES UM PREGADOR TORTO DA VIDA , NÃO ESTOU FALANDO DE PREGADOR FARCO ESTOU FALANDO DE PREGADORES SEM DESTINO CÉGO SEM PUDOR É ISSO, QUANDO OUVIRES , NÃO DÊ OUVIDOS POIS MUITOS ESTÃO EM NOSSO MEIO PARA CONFUNDI E POUCOS ESTÃO PARA FALAR A PURA VERDADE.
    E MAIS UMA. QUANDO LERDES ALGUM LIVRO NA BIBLIA E VC VER E PERCEBER QUE ESTAR TE LENVANDO A UMDESVIO DE CRENÇA INTENÇA COM DEUS VOLTE E SE SUSTENTE SIMPLES MENTE NA PALAVRA DE JESUS CRISTO.
    POIS TODOS PECARAM E AFASTADO ESTAM DA GLÓRIA DE DEUS, ISSO IMCLUINDO MUITOS ESCRITORES DA BÍBLIA, PEDRO FALHOU PAULO TAMBÉM MOISÉS FALHOU ELIAS FALHOU E OUTROS QUE NÃO DÁ PARA FALAR NO MOMENTO. EM FIM A VERDADE DECLARA TODOS PECARAM
    MAS AQUELE A QUEM TE FALO É O TUDO O INFALÍVEL O FIÉL O QUE TEM PODER E O PERDOUADOR DE PECADOS.
    LEMBRANDO A BIBLIA É SAGARDA TUDO QUE ESTAR NELA FUNCIONA PARA ALGUMA COISA OU PARA ALGUÉM, LER COM ATENÇÃO CUIDADO E SABEDORIA DE DEUS. E VC SEMBARAÇAR LEMBRA DELE JESUS ELE DISSE ; EU SOU O CAMINHO ELE DISSE : SEM MIM NAPODEIS FAZER
    EU SOU A PORTA
    EU SOU O QUE SOU
    NINGUÉM VAI AO PAI SEM MIM
    ELE DISSE ESTAREI CONTIGO SEMPRE

    AMÉM!!
    OBRIGADO….

    DE SEU AMIGO DEI-LIANG

    MSN LEVITA-DE-PAZ@HOTMAIL.COM

    071 82260833

    Curtir

  6. amados e queridos Irmaos em Cristo,eu li varios comentarios,e nao pode deixar de espressar a minha opniao atraves da Biblia.na biblia existe 4 evangelhos,que costumamos chamar de evangelhos sinoticos.foram quatro homens diferente que espressaram as suas hitorias.ja que mateus escreveu para os Judeus.marcos para os gentios.lucas para os romanos.e joao para a Igreja.muitas passagem nos eevangelhos sao as mesma,porem com forma diferente de espressar.algumas ate resumida,vejamos bem.marcos.14,3-9 esta falando de uma forma bem resumida,marcos cita mais o nome dos discupulos nesta passagem,a mesma Maria mateus fala dela em mateus 26.6-13,note se bem,que mateus fala do jantar em betania e marcos fala de um forma simples,mas e no mesmo lugar.ja joao fala claramente para todas as pessoas entender.o fato de Maria ser Irma de Lazaro isto nao quer dizer que ela nao era uma pessoa que precisar de ter mudanças de vida,o fato e que a biblia esta falando nestas passagem da mesma Maria,e que muda e o autor da historia ou seja a pessoa que esta comentando,ja que joao teve mais acesso a casa de Lazaro.queiria eu escrever mais coisa,para esclarecer melhor aos amados.
    Deus abençoe a todos voçes.
    fica na paz..

    Curtir

    1. A Paz. Em mc 14.3-9 não fala de nehnhuma Maria, diz apenas que “veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro…”, acho que houve mais um equívoco na interpretação da leitura. Deus abençoe.

      Curtir

    1. Não sabemos, amado, pois a Bíblia não cita quais demônios foram expulsos. A Bíblia também não dá base alguma para afirmarmos que Maria Madalena era prostituta. “Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios” (Mc 16:9).

      Curtir

  7. Maria Madalena:

    1 – Sete demônios saíram dela (Lucas 8:2).
    2 – Ela era uma das mulheres que ajudaram Jesus e seus discípulos enquanto estes pregavam o evangelho (Lucas 8:1-3).
    3 – Ela e muitas outras mulheres seguiram Jesus desde a Galiléia quando ele foi para Jerusalém no final do seu ministério (Mateus 27:55-56).
    4 – Quando Jesus foi levado para ser crucificado, ela e outras seguiram de longe (Mateus 27:55-56; Marcos 15:40-41).
    5 – Quando Jesus foi sepultado, ela foi uma das mulheres que observou o lugar onde o corpo foi posto (Marcos 15:45-47).
    6 – Ela e outras mulheres foram ao túmulo no primeiro dia da semana para embalsamar o corpo de Jesus (Marcos 16:1-2; Mateus 28:1).
    7 – Quando ela encontrou o sepulcro aberto, correu para avisar Pedro e João (João 20:1-2).
    8 – Ela foi uma das primeiras a receber a notícia da ressurreição quando um anjo falou às mulheres perto do túmulo aberto (Mateus 28:5-6). Anunciou a boa notícia aos discípulos (Lucas 24:9-10).
    9 – Ela foi uma das primeiras pessoas a ver Jesus depois da ressurreição (Mateus 28:8-10; João 20:13-18).

    Agora, observe o que a Bíblia não diz:

    1 – Não diz que Maria Madalena era a pecadora citada em Lucas 7:36-50.
    2 – Não diz que era a mesma Maria, irmã de Marta e Lázaro.
    3 – Não sugere nenhum tipo de relacionamento especial ou íntimo entre Jesus e Maria. Sempre fala de Maria junto com outras mulheres.
    4 – Depois da ascensão de Jesus, a Bíblia nunca mais menciona o nome de Maria Madalena.

    “Pois haverá tempo em que … se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas” (2 Timóteo 4:3-5).

    Curtir

  8. Caro Geraldo Firme,
    Basta ler com mais “firmeza” para observar que se fala de uma mesma Maria,irmã de Lázaro nos capítulos citados.

    Jo 11:2 – E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, “cujo irmão Lázaro “estava enfermo.

    Jo 12:2-3 – Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.

    Curtir

  9. Ola irmãos, bom dia.

    Como Explicar João 11.2 quando diz : Maria… a mesma que ungiu os pés de Jesus- e depois joão 12. 3 .- No cap. 12.3 fica claro que se fala da irmã de Lazaro. Mas quanto ao Cap.11.2 como explicar?

    Curtir

  10. Vivianne, não temos base bíblica para afirmar que Maria Madalena era prostituta. Sabemos somente que Jesus expulsou dela sete demônios.

    “Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens” (Lc 8:1-3).

    Maria Madalena era natural de uma cidade chamada Magdala e não temos nenhuma evidência de quais eram aqueles demônios que a dominavam e em qual esfera eles a escravizavam: se física, mental ou moral.

    Por isso mesmo não podemos afirmar que Maria Madalena era a pecadora (prostituta) que Lucas cita no capítulo 7:36-50 (logo antes de citar Maria Madalena). Se fossem a mesma pessoa, é quase certo que Lucas deixaria clara essa informação.

    Além disso, é bastante provável que a pecadora que ungiu os pés de Jesus era natural da cidade de Naim. Jesus estava na região de Naim, onde havia ressuscitado o filho de uma viúva, quando foi ungida pela prostituta: “Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento” (Lc 7:36,37).

    Filha, continue lendo e pesquisando a Bíblia, pois ela é um tesouro iniqualável. Parabéns.

    Que o Senhor lhe conceda a graça de receber as revelações que o Espírito Santo tem lhe dado.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta