Tenho que confessar meu pecado à Igreja?


Pergunta:

A Paz do Senhor…

Namoro há algum tempo com meu namorado. Ele tem 40 anos e eu 26. Graças a Deus nos damos muito bem, mas não vigiamos e acabamos tendo relação sexual. infelizmente isso não aconteceu uma vez, mas acontece sempre e sempre que acontece me sinto muito mal, pois quero ser benção na vida dele e que ele seja na minha.

Temos orado a Deus pedindo que Ele nos dê força, está muito difícil, mas creio que vamos vencer essa batalha. Ontem tomamos a decisão de não ter mais relação antes do casamento. Graças a Deus estamos preparando as coisas para que possamos nos casar o mais rápido possível. Só que tenho uma dúvida: é verdade que temos que falar sobre isso com o pastor da igreja e pedir perdão para a igreja?

Por favor me ajude. Isso está me perturbando. Gostaria que o irmão me desse referências bíblicas. Fique na paz e aguardo o sua resposta. Elaine

Resposta:

Irmã, é como você disse: a falta de vigilância, de oração e o excesso de confiança leva as pessoas a conviverem com o perigo como se elas pudessem livrar-se dele á hora que desejarem. Não é assim, na vida real. Com Satanás não se brinca, pois ele é astuto, sedutor e depois acusador.

O pecado, especialmente na área sexual, atrai outros pecados, como por exemplo a mentira, o falso testemunho, uma vida nas trevas.

A Bíblia não diz que todo pecado deve ser confessado ao pastor e à Igreja, mas a tentação para repetição de um pecado se torna cada vez mais forte enquanto esse pecado permanecer escondido. Mas, uma vez confessado, ele se enfraquece, porque a vergonha toma conta do pecador e, principalmente, porque os verdadeiros fiéis irão interceder pelo pecador, para que o senhor conceda-lhe força para resistir às tentações.

Somente aqueles que não forem convertidos de fato é que irão julgá-la, pois pensarão que se encontram acima do juízo, o que não é verdade, pois todos somos “farinha do mesmo saco”. Todos necessitamos da misericórdia de Deus. “Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos” (Rm 11:32).

Você pode procurar uma irmã idosa, de confiança, discreta e contar-lhe, pedindo-lhe que a aconselhe e ore por você. Mas, o principal, é arrepender-se diante de Deus, pedindo-lhe perdão, e pedindo-lhe que a fortaleça na decisão de não mais cometer pecado. Deus a perdoará, certamente. “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado…. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:6, 7 e 9).

E seja firme na sua decisão, caso seu namorado fraqueje e a procure. Leia mais a Bíblia porque ela é o martelo de amaciar carne.

Que a graça e a paz do senhor Jesus esteja contigo.

José Adelson de Noronha

575 opiniões sobre “Tenho que confessar meu pecado à Igreja?”

  1. Carla, isso é obra da pomba- gira querendo tirar seu marido de casa e acabar com seu casamento. Entre em guerra espiritual: ore sempre e seja doce, calma e calada. É assim que a mulher sábia salva seu casamento. Também vou orar forte por ti e essa pomba-gira vai cair por terra. A PAZ

    Curtida

    1. Carla, a situação que está vivendo é difícil, mas não deve jamais se humilhar perante o marido, se ajoelhando aos pés dele. Primeiro que esse homem está em pecado, com amante e por mais problemas que um casal tenha, nada justifica um dos cônjuges procurar relacionamento extraconjugal.

      Converse com seu marido e tente conversar com ele sobre o assunto, mas sem se humilhar. Uma terapia de casal pode lhes ajudar, pode procurar um profissional nessa área ( um terapeuta, de preferência cristão), que irá lhes ajudar…

      Convide-o a ir a uma igreja com você, ore, dedique tempo à oração em prol da restauração de seu casamento. Nada é impossível para Deus. Somente Ele pode mudar o quadro de seu marido e despertar nele, o arrependimento e reacender a paixão por você. Se valorize como mulher, se arrume, capriche na produção, ore, busque ajuda (como falei, uma terapia de casal, de repente pode auxiliar).

      Um abraço.

      Curtida

    2. Carla, se ele tem uma amante, é porque ele está bem longe de Deus, e não tem consciência do pecado que comete. Ah se ele soubesse lá na frente que as consequências são amargas, e esse “elemento estranho” é apenas uma seta do diabo, que ele enviou só com a intenção de destruir seu casamento, depois que o objetivo for alcançado, tudo se desfaz. Então, leve ele pra Igreja (evangélica), pra ouvir a Palavra de Deus, apenas quando ele reconhecer seu terrível pecado, é que ele vai tomar consciência do mal que está lhe causando. Ele deveria era te carregar no colo para a cama todas as noites!

      Ele faz isso pois não tem temor a Deus, acha que está tudo certo e está cego, não consegue enxergar o mundo espiritual (inferno) agindo na vida dele, pra acabar com ele e com vc e com sua família.
      Não adianta querida, ficar se ajoelhando pra ele, isso não resolve nada, ele está cego, apenas depois que ele tiver se arrependido por convencimento do Espírito Santo, com vontade das 2 partes, frequentem o Curso de Casados, leitura de bons livros ou ajuda profissional cristã. O diabo sempre vem pra destruir aquilo que Deus criou, mas eu creio na restauração do seu casamento. Casamento é coisa de Deus, e é coisa muito séria.

      Curtida

  2. Pastor e pequei no adulterio com uma irmã da minha igreja confessei o meu pecado a o pastor da igreja e to na sesiplina maisantes d a caba errei d novo e agora eu tenho q fala tudo d novo

    Curtida

  3. fiquei com um rapaz da minha igreja,mesmo conjunto de mocidade e passamos do limite(furnicamos) foi só uma vez q isso aconteceu. Depois disso ele apareceu com outra na igreja,tava namorando. Ele msm sabendo q pecou,se batizou mês passado.Eu já pedi perdão a deus mais não tomo ceia,tenho duvidas se devo falar pro pastor ou não.

    Curtida

    1. Irmãzinha, o Senhor perdoa todo pecado genuinamente confessado, veja que Ele não é bobo, Ele conhece cada coração, por isso Ele sabe quando se é sincero ou não. Mas e vc já pediu perdão por esses “ficar”? É preciso cortar todo o mal pela raíz para que não aconteça de novo. Deus não se alegra com quem só “Fica”, Ele tem algo muito melhor pra vc, mas é preciso crer e esperar pelo tempo do Senhor, e também parar com essas intimidades com rapazes para que não aconteça de novo o pecado. Caso não se sinta confortável em dizer para o pastor, pode se confessar com uma irmã em quem realmente confie do Círculo de Oração (só não confie em fofoqueiras) e volte a participar da Santa Ceia. Deus te abençoe querida.

      Curtida

    1. Amigo(a), vc não diz qual seu pecado, se o pecado foi apenas contra o Senhor, e vc se arrependeu com um coração sincero, apenas Creia que já recebeu o Perdão de Deus, mas se pecou também com pessoas, e se for possível, peça perdão também a pessoa enganada, e não deixe de tomar a Santa Ceia do Senhor. Vc não diz qual seu pecado, mas se sentir que deve, converse também com o pastor para que lhe oriente como proceder, se tiver que enfrentar consequências, enfrente. Confessai as vossas culpas uns aos outros para que sareis, e o Mestre diz: Vai e não peques mais. Deus te abençoe.

      Curtida

    1. Amado, se você feriu alguém, vá até essa pessoa e converse com ela, peça perdão. Não é vergonha nenhuma pedir perdão, é uma atitude nobre.

      Depois pode entregar o dízimo e com certeza Deus verá o seu gesto de amor pela Obra Dele. Quanto a entregar o dízimo sem consertar com a pessoa que feriu, não sei se Deus aceitaria como “oferta de amor”. Por isso, na dúvida, o melhor é fazer o certo: consertar com a pessoa que feriu, magoou. Um abraço.

      Curtida

    1. Oi, amado(a), pode entregar o dízimo, mas não deixe o assunto sem resolver. Se você magoou alguém, tome a iniciativa de procurar a pessoa e peça perdão. Não deixe o tempo passar, mesmo sendo difícil, faça sua parte. Se a pessoa não quiser perdoar, sua parte pelo menos terá feito. Um abraço.

      Curtida

    2. “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,
      deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
      Mateus 5:23,24

      Resolva primeiro a questão com seu irmão.

      Nesse caso você pecou contra ele. Vá até ele e peça perdão. ”Meu irmão me perdoe em Nome de Jesus”. Caso ele não aceitar na hora, como cristão não tá certo, porém ele é humano tem falhas. Apresente ele em oração. Obedeça os ensinamentos de Cristo. Ame seu próximo.

      Curtida

  4. Oie sou filha de pastores n sou virgem.e eles sabem tenho uma filha , mas fiz. Um.compromisso.com.Deus depoia.dela … Agora to com outro problemaa inorme… Eu sou lider na igreja , mas eu forniquei.com o rapaz q combinamps fazer corte mas acabamos pecandp … Agora to mt mal … Eu conto.pra minha mae agora ou espero uins dias acho q ela ta desconfiada
    ..tenho mt medo d magoala novamente nos qremos casar …. Mas tenho medo de falar com ela eu tenho 22 anos … Mas-se la eh uma super mae … To arrasada…me a nj ude por favor

    Curtida

    1. Amada, melhor você conversar logo com sua mãe, mães são as melhores amigas que os filhos podem ter. E se ela já está desconfiada, não adianta esconder, a verdade sempre aparece. Fale com ela que você e o rapaz querem se casar e não esconda nada dela. Peça perdão a Deus por seus pecados e vigie para não ter recaída e sendo possível, case-se o mais rápido para evitar novos dissabores devido ao sexo fora do casamento. Um abraço.

      Curtida

      1. Olá, a paz..
        Nasci no berço evangélico, mas infelizmente sair da igreja, com a ilusão do mudo e furniquei, depois de um tempo voltei para o Senhor, e me batizei nas águas.. Mesmo assim presciso me confessar para o meu pastor? E entrar em disciplina?

        Curtida

        1. Anônimo, se você fornicou quando estava fora da igreja, não precisa confessar nada para o pastor e nem receber disciplina, afinal, não fazia parte da igreja. Siga sua vida em paz e buscando agradar ao Senhor, agora que está na igreja e se batizou. Deus lhe abençoe.

          Curtida

  5. A paz do Senhor.

    Pastor, sou batizada e caí em pecado de fornicação há 2 anos. Já me arrependi de alma, só Deus sabe o quanto me arrependo de ter feito coisas erradas.
    Como nasci em berço evangélico, sou regente dos adolescentes e todos me vêem como um modelo, um exemplo, tenho medo e vergonha de me confessar para o pastor, mas tenho medo de não ter sido perdoada por Deus e ir para o inferno.

    Eu realmente tenho que me confessar ?

    Curtida

    1. Não sou pastora, mas vi sua pergunta e resolvi dar minha opinião particular. Creio que seria bom você conversar com seu pastor sim. Você se sentiria melhor, porque está claro que o fato de não ter confessado seu pecado, te deixa insegura quanto a ter sido perdoada por Deus. Ore antes a Deus, e depois, se sentir no coração, procure o pastor e não precisa confessar nada em público (isso é errado). Se teu pastor for discreto e bem preparado, ele saberá conduzir as coisas de modo discreto e sem alarde. Um abraço.

      Curtida

    1. Anônimo, o conselheiro do blog não está aconselhando devido a uma delicada enfermidade e parece que não tem ninguém administrando o blog. Eu visito o blog e quando vejo algumas perguntas publicadas, eu participo tentando ajudar. No seu caso, creio que não terá ninguém para responder. Ore pelo José Adelson, pela sua saúde.

      Talvez seja melhor procurar um pastor em particular e tirar sua dúvida. Um abraço.

      Curtida

    2. De fato. A Bíblia não manda confessar seus pecados para o pastor. Jesus falou a Pedro: Tudo que ligares na terra será ligado ao céu, e tudo que desligares da terra será desligado do céu. Infelizmente todos os pastores não pregam na integra o evangelho que Cristo ensinou. Pregam 90 % do Velho Testamento, e só 10% do Novo Testamento. A Igreja Católica prega os dois. Por que isto?

      Curtida

      1. Amado, há exceções, há sim pastores que pregam a Palavra na íntegra. Não sei baseado em que pesquisa disse que os pastores pregam 90% do AT e 10% do NT (como disse, há exceções, não devemos tomar como regra, alguns casos assim e devemos ter cuidado onde buscamos essas informações de porcentagem).

        Creio também não levar a lugar nenhum fazer comparações entre igrejas evangélicas e a igreja católica. Discutir religião não nos aproxima de Deus. Devemos como cristãos orarmos pelos pastores, para que Deus venha capacitá-los na pregação do evangelho. E devemos ter em mente, que os pastores não são super-homens, são seres humanos como eu e você, sujeitos às mesma falhas e erros. Antes de julgarmos e apontarmos os erros dos outros, devemos interceder por eles, orarmos por eles. Que Deus o abençoe. Um abraço.

        Curtida

  6. Sou batizado faço parte de dois grupos sou cristão des de criança mas acabei vendo pornográfia e masturbando mas eu não quero isso que jesus cristo me ajudem em oração fiquem na paz!!!.

    Curtida

  7. Pastor pequei contra o meu lar e contra a minha esposa três vezes tenho uma família incrível pequei por que quiz,mais não tenho coragem de confecar a minha esposa ela e sobrinha do pastor da minha igreja o que eu faço não quero mais mais pecar pois tenho um ministério lindo no louvor mais não estou fazendo nada na igreja por isso me ajude

    Curtida

    1. Amado, não sou pastor, mas quero deixar uma palavra. Confesse seus pecados a Deus, peça Seu perdão com coração arrependido. Peça perdão a esposa por tê-la magoado e entristecido e não volte ao pecado.

      Ouça essa música em espírito de oração. Um abraço.

      Curtida

    1. Amada, infelizmente, creio que não há ninguém para apagar teu comentário, pois o administrador do blog está doente há alguns meses e está afastado em tratamento. Eu respondo aqui, mas não sou colaboradora oficial, entende? Não tenho como lhe ajudar nisso.

      Curtida

  8. Bom, eu sofri com alguns abusos quando era mais nova, que acabou criando em mim algumas praticas erradas, tipo como masturbações e etc, eu batizei a 2 meses, mais mesmo assim acabei caindo e fazendo algumas vezes, mais eu confessei ao obreio da igreja mais não disse com palavras claras, tipo eu pratiquei mastubaçoes irmão, mais disse que fazia coisas que não me santificava e que era difícil ser uma jovem cristã,e também confessei a Deus e pedi perdão, mais mesmo assim estou com duvida se fui perdoada por não ter falado com palavras claras, gostaria de saber se fui perdoada ?

    Curtida

  9. Na minha infância sofri abuso sexsual várias vezes. Mais quando me dei conta o homossexualismo já estava em mim. Sou evangélico, e quero ser liberto. A alguns dias pequei contra Deus e conta meu corpo. Mais já confessei pra Deus e estou arrependido mais não quero confessar pra igreja e não tenho ninguém para desabafar. Nem posso contar com meus pais pois tenho certeza certeza de eles não vai entender. O que faço para ser liberto e para ter certeza que fui perdoado?

    Curtida

    1. Amado, Deus perdoa os pecados daquele que lhe confessa com o coração arrependido. Penso que não deve confessar teu pecado a qualquer pessoa, mas seria bom conversar com o pastor de sua igreja, para que ele possa te ajudar com oração e aconselhamento (você precisa de um acompanhamento, sozinho fica muito difícil vencer o pecado). Viva uma vida consagrada, leia sempre a Bíblia, ore sempre pedindo a libertação do pecado e pense nas coisas que edificam. Se afaste de amizades que lhe conduzem ao mau caminho se porventura tiver e conserte tua vida com Deus. Um abraço.

      ” Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tiago 5. 16)

      Curtida

  10. pastor cometi o pecado de fornicação mais assim q começamos meu coração doeu e parei com o ato e me arrependi muito de ter chegado a aquele ponto e nessa semana será a santa ceia e não sei se devo tomar ! me arrependi e muito e não quero nunca mais faze isso mais será q mesmo me arrependendo posso toma ceia sem contar nada a meu pastor do q aconteceu?

    Curtida

    1. Amado, infelizmente o conselheiro do blog está enfermo e não está aconselhando. Mas deixarei minha opinião pessoal. Em primeiro lugar peça perdão a Deus, com arrependimento sincero (só há perdão quando nos arrependemos do pecado). Depois, converse com seu pastor para obter aconselhamento e ajuda com orações e assim sentirá mais leve para participar da Ceia do Senhor com alegria, sem culpa. Creio que Jesus já lhe perdoou, visto que demonstra tanto arrependimento. Jesus te ama e está de braços abertos para te receber! Um abraço.

      Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
      (Efésios 1:7 )

      Curtida

  11. Faço tudo errado e sou da igreja. Me relacione com homem casado e ainda gosto dele, mas peço nas minhas orações para que Deus possa me perdoar e que eu possa esquecer dele. Ja tive relações sexuais com outras pessoas quando criança. Me mastuebo e tento lutar contra isso, mas parece que é mais forte que eu, vejo coisas feias na internet, já tentei me matar pensando que nao tem mais jeito. Sempre briga com meus pais, pq eles não me entendem, e eu escondo varias coisas pq tenho medo de contar, e meu pai é pastor, eu canto na igreja, tomo ceia fazendo isso, acho que vou pro inferno… Queria a ajuda de vcs, pra mim esquecer esse cara, e amar a Deus primeiramente, pq amando Ele eu amrei meus pais e a palavra dele. Peço muitoooo a oração de vcs irmãos
    Quero ser curada disso, antes que seja tarde de mais… Quando eu era pequena vários pregadores diziam que eu tinha um chamado missionário, falavam que eu iria ser cantora, mas nad disso ainda aconteceu. Talvez Deus já se arrependeu de me ter feito. A minha ultima profecia foi que Deus me carregava nas mãos, mas acho que ele se cansou disso pq eu oro e o busco e nada acontece, preciso de uma vida nova, preciso me desprender de tudo isso, e sei que com a ajuda

    Curtida

    1. Amada, somente se voltando para Deus terá mudança na sua vida. Ore sempre pedindo perdão e misericórdia a Deus. Leia sempre a Bíblia. Infelizmente, nosso irmão J.Adelson, está impossibilitado em aconselhar. (Leia em mensagens recentes: Uma virada no Verbo Eterno onde ele fala sobre o destino do site). Não escreverei muito como antes, porque as vezes a mensagem fica retida e penso que não terá ninguém para moderar e publicar o comentário. Pesquise aqui no site porque achará respostas que serve para você, é só tirar um tempo para a pesquisa. Um abraço.

      Curtida

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s