Tenho que confessar meu pecado à Igreja?


Pergunta:

A Paz do Senhor…

Namoro há algum tempo com meu namorado. Ele tem 40 anos e eu 26. Graças a Deus nos damos muito bem, mas não vigiamos e acabamos tendo relação sexual. infelizmente isso não aconteceu uma vez, mas acontece sempre e sempre que acontece me sinto muito mal, pois quero ser benção na vida dele e que ele seja na minha.

Temos orado a Deus pedindo que Ele nos dê força, está muito difícil, mas creio que vamos vencer essa batalha. Ontem tomamos a decisão de não ter mais relação antes do casamento. Graças a Deus estamos preparando as coisas para que possamos nos casar o mais rápido possível. Só que tenho uma dúvida: é verdade que temos que falar sobre isso com o pastor da igreja e pedir perdão para a igreja?

Por favor me ajude. Isso está me perturbando. Gostaria que o irmão me desse referências bíblicas. Fique na paz e aguardo o sua resposta. Elaine

Resposta:

Irmã, é como você disse: a falta de vigilância, de oração e o excesso de confiança leva as pessoas a conviverem com o perigo como se elas pudessem livrar-se dele á hora que desejarem. Não é assim, na vida real. Com Satanás não se brinca, pois ele é astuto, sedutor e depois acusador.

O pecado, especialmente na área sexual, atrai outros pecados, como por exemplo a mentira, o falso testemunho, uma vida nas trevas.

A Bíblia não diz que todo pecado deve ser confessado ao pastor e à Igreja, mas a tentação para repetição de um pecado se torna cada vez mais forte enquanto esse pecado permanecer escondido. Mas, uma vez confessado, ele se enfraquece, porque a vergonha toma conta do pecador e, principalmente, porque os verdadeiros fiéis irão interceder pelo pecador, para que o senhor conceda-lhe força para resistir às tentações.

Somente aqueles que não forem convertidos de fato é que irão julgá-la, pois pensarão que se encontram acima do juízo, o que não é verdade, pois todos somos “farinha do mesmo saco”. Todos necessitamos da misericórdia de Deus. “Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos” (Rm 11:32).

Você pode procurar uma irmã idosa, de confiança, discreta e contar-lhe, pedindo-lhe que a aconselhe e ore por você. Mas, o principal, é arrepender-se diante de Deus, pedindo-lhe perdão, e pedindo-lhe que a fortaleça na decisão de não mais cometer pecado. Deus a perdoará, certamente. “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado…. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:6, 7 e 9).

E seja firme na sua decisão, caso seu namorado fraqueje e a procure. Leia mais a Bíblia porque ela é o martelo de amaciar carne.

Que a graça e a paz do senhor Jesus esteja contigo.

José Adelson de Noronha

691 comentários em “Tenho que confessar meu pecado à Igreja?”

  1. Tenho um amigo que o casamento está acabado. São separados de corpos. Ele nem toca na mulher, só a vê como amiga ou filha (palavras dele). Aconteceu que demos brecha, e começamos a ter atração sexual e ficamos. Os beijos e pegadas foi tão forte que não resistimos, acabamos transando também . Foi uma loucura total. Eu me afastei dele. Pra variar ele é pastor, eu sou diaconisa. Então pensa na cagada… A bomba é muito maior. Pior que mesmo tendo me afastado dele tenho vontade de fazer sexo novamente. Me sinto mal pois ele é casado, pra variar ele é meu amigo de muitos anos. E mais mal me sinto, pois mesmo se ele fosse solteiro seria fornicação. Enfim, é uma mistura de práticas: Ele no adultério, eu na fornicação. Que loucura…. Pedi perdão a Deus, mas sinceramente não me sinto à vontade em ter que falar com lider até porque ninguém paga minhas contas. Eu definitivamente estou em paz, pois me afastei dele. Enfim, não sei o que fazer.

    Curtir

  2. Olá,bom dia na paz do Senhor,pastor eu sou casada com meu esposo a mais de 9 anos e a um ano atrás eu fui fraca e acabei caindo em tentação no celular por conversas com outro homem,eu estava fraca na fé,e começamos a conversar e acabou que ele me pediu fotos,insistiu e eu acabei cedendo,fiquei uns 3 meses com ele nisso conversando e mandava fotos nudes pra ele sabe,e um dia meu esposo viu uma conversa minha com essa pessoa mas não descobriu das fotos,mas com um tempo eu falei pra ele que eu enviei fotos só não falei como era as fotos,e hoje eu ainda sofro com a culpa,me arrependi muito,e tenho uma dúvida, será que tenho que confessar pro meu dirigente da igreja?…eu cometi esse pecado e permaneci na igreja,pedi perdão pra Deus,mas ficou essa dúvida,sou batizada nas águas na assembleia de Deus e a doutrina dela ensina que temos que confessar,mas não consigo pois aqui onde eu congrego é muitas pessoas que são só pra julgar e não entendem,mas gostaria que o senhor me desse um conselho pois não tenho com quem desabafar aqui,que seja discreto,pois quero viver na presença de Deus sem nem uma dúvida e me livrar dessa culpa,por favor aguardo sua resposta.

    Curtir

  3. Às vezes a luta é tão grande,o fardo fica tão pesado que o desespero consegue abalar a nossa fé,a tempestade é tão forte que o vento insiste em nós tirar a direção nos colocando dentro de um furacão de problemas,e nos faz entrar em desespero…é nessa hora que você precisa aquietar a alma para ouvir a voz silenciosa de Deus à nos dizer…que o sol vai voltar a brilhar,o céu vai voltar a ficar azul,e a vida vai voltar a florescer,pois tudo passa e nada é para sempre,somente o amor e o querer de Deus.
    Ivânia D.Farias

    Ivânia D Farias

    Curtir

  4. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.
    Tiago 3:17

    Curtir

  5. Contudo, o Senhor espera o momento
    de ser bondoso com vocês;
    ele ainda se levantará
    para mostrar-lhes compaixão.
    Pois o Senhor é Deus de justiça.
    Como são felizes todos
    os que nele esperam!
    Isaías 30:18

    Curtir

  6. Tomem cuidado.
    “Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe”.
    Lucas 17:3-4

    Curtir

  7. E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”.
    Marcos 11:25-26

    Curtir

  8. A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.

    Fernando Pessoa

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta