O Cristão e a Homeopatia e Acupuntura


 

Pergunta:

 

Amado em Cristo, a paz esteja contigo. Gostaria que me respondesse a estas perguntas se possível:

 

Primeira: o que são medicamentos homeopáticos e porquê o cristão não deve tomá-los? Que nos fala a Palavra de Deus sobre isso?

 

segunda: acupuntura, porquê o cristão não pode se meter com isso? Diga-me por favor como posso argumentar ou provar com a Bíblia estes temas.

 

Muito obrigado. Alfredo

 

 

 

Resposta:

 

Os medicamentos homeopáticos atuam de forma contrária dos medicamentos alopáticos (medicamentos convencionais). O princípio da homeopatia é tratar o doente com substâncias que causam os mesmos sintomas da doença, só que em doses muito pequenas, provocando no organismo uma reação do sistema de defesa. A homeopatia já é bastante utilizada atualmente e faz parte dos meios de tratamento oferecidos pelo SUS.

 

Já a Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde.

 

A Bíblia não é específica a respeito da medicina alternativa ou demais métodos de tratamento complementares, seja homeopatia, acupuntura, fitoterapia, florais, massagens, etc.

 

Irmão, a questão em si não é a medicina alternativa ou o método de tratamento, mas a maneira que a mesma é apresentada. Por exemplo, um médico comum, alopático, pode ser um feiticeiro ou macumbeiro e no entanto fazer o bem a seu paciente, via sua especialidade. Se você for consultá-lo e ele disser que vai tratá-lo com a ajuda de espíritos, rezas ou apelos a entidades, certamente você recusaria. Assim toda medicina “alternativa” como acupuntura, homeopatia, florais, etc, devem ser analisadas à luz daquele que ministra. Se se baseia somente na parte científica ou se há mistura de coisas espirituais contrárias à fé cristã.

 

Que o Senhor te conceda pleno entendimento da Palavra e do amor de Cristo!

 

José Adelson de Noronha

91 opiniões sobre “O Cristão e a Homeopatia e Acupuntura”

  1. Tem muito doutor que frequenta centros de umbanda, é alcoolatra, fumante e mesmo assim as pessoas não vêm pecado em se consultar com eles, como de fato não é, pois o médico está ali como profissional.
    Por que a discriminação com a medicina chinesa, só porque se utiliza de métodos naturais?
    Pois irmãos que ainda não sabem, os efeitos dessas técnicas de tratamento já estão sendo comprovados nas melhores universidades do mundo.
    O problema é que ninguém lê revista científica.

    Julgar é pecado, falar mal do irmão em vez de aconselhar é pecado, tratar as pessoas com desdém, falar mal do pastor, pensamentos indevidos, desejar o mal à outrém, desejar o que é alheio, achar que Jesus é serviçal para você só pedir e não fazer a sua parte cumprindo os mandamentos, e por aí vai… e isso nós vemos todos os dias dentro da igreja. Querer ser santo só de aparências não leva ninguém para o céu.
    Muitas vezes o nosso inimigo somos nós mesmos.
    Quem enxerga o diabo em tudo é porque anda com ele. Cada um escolhe o que carrega dentro de si e só oferece o que tem pra dar.

    Graça, paz e unção do Espírito Santo a todos!

    Curtir

  2. Olá! Eu sou cristã, e recentemente comecei a fazer uso de florais de Bach como alternativa a medicamentos químicos, já fiz uso de antidepressivos receitado, mas não obtive resultados positivos, apenas negativos, como o aumento da ansiedade, perca de peso, e fiquei com medo de ser dependente químico porque as vezes no descontrole, eu tomava mais do que receitado. O médico mudou o medicamento, mas não senti efeito algum, parei por conta própria e sempre confiando em Deus.
    Comecei a tomar florais acreditando que por ser natural não traria riscos, senti efeitos positivos, durmo melhor, não sou mais agitada, penso várias vezes antes de falar, e diminuiu MUITO a minha agressividade causada pelo stress, porque consigo pensar no que está acontecendo e no que devo fazer. Mas até então não tinha pesquisado muito sobre o assunto. Após muitas pesquisas, que acabaram confundindo a minha cabeça, comecei a ter medo de tomar florais e me sentir invadida, manipulada ou afastada da minha fé. Isso começou a fazer com que eu olhasse de maneira negativa pro tratamento, e começou a me fazer mal, sentimento de culpa, confusão e fiquei um pouco desligada, sempre perdendo o foco do que estou fazendo. Por favor, gostaria de um conselho, esclarecimento ou algo que possa me ajudar nessa escolha do tratamento. Pois antes de ler sobre o floral, eu estava bem, mas depois que li, continuo até achar uma resposta, mas temo em estar errando. Sempre busco à Deus, leio a palavra, vou a cultos, participo das orações, faço minhas orações, e eu sempre farei isso. Muito obrigada!

    Curtir

    1. Deixo a seguinte pergunta: como vocês acham que a humanidade sobreviveu até a criação dos antibióticos e afins enfrentado guerras e catástrofes?
      Estudem sobre outras culturas e lebrem-se de que Adão e Eva não foram criados no século XXI.

      Tudo é permissão de Deus.

      Graça e paz a todos!

      Curtir

    2. Olá Amiga!
      Li seu comentário, e não pude deixar de comentar.
      Sou evangelica,e no momento estou usando florais também.
      Minha história de vida é assim:
      Quando criança, sofri abuso ,e passei muito sofrimento por toda minha vida.tive depressão por 3 anos, e recebendo ajuda , aconselhamento,e oração de pessoas amigas,consegui muitas vitórias.Mas volta e meia,me via com depressão novamente.
      Um dia,eu estava bem mal e pedi a Deus que se eu precisasse da ajuda de um profissional,que Ele me mostrasse.
      Anos atras,eu ja havia feito tratamento com antidepressivos ,receitados por um psiquiatra.É não queria mais voltar a tomar esses remédios fortes que só me faziam dormir.
      Uns meses atrás,conversei com uma pessoa amiga,que comentou que tinha descoberto um tratamento para depressão.
      O tratamento se chama microfisioterapia.
      Ela comentou comigo,eu ouvi com atenção, mas por não entender muito bem,não me interessei.
      Mas nesse dia em que eu estava mal,e que pedi pra Deus me mostrar se precisava de um tratamento com um profissional,me veio à mente o tratamento da microfisioterapia.
      E quando lembrei disso ,senti um conforto vindo de Deus.
      Comecei então o tratamento da microfisioterapia,e me foi receitado florais.
      Sei que muitas pessoas condenam o uso dos florais,mas eu tinha a certeza no meu coração que estava sob direção de Deus.
      Já nas primeiras semanas,comecei me sentir melhor e super bem.
      A depressão foi passando,e comecei então a conseguir ler a bíblia e outros livros.Pois minha mente consegui se concentrar.
      Tive e estou tendo muitos outros benefícios em minha mente e organismo com os florais.
      Florais,nada mais ė do que remédio natural feito de flores.
      É não tem nada de espiritual nisso
      Tanto,que a microfisioterapeuta que vou,também serve a Deus como eu.
      Ė claro que se sabe que tem pessoas que não andam segundo os ensinamentos de Deus,fazem uso de florais .
      Mas não podemos radicalizar e generalizar, dizendo que o uso dos florais é incorreto pra um cristão.
      Quando fui pela primeira vez fazer a microfisioterapia,a doutora já me informou que não havia nada de esotérico no tratamento.Me informou que tudo o que passamos em nossa vida,reflete em nosso corpo,trazendo desequilíbrio e até a depressão.
      Então os florais ajudam o nosso corpo a se equilibrar e a se recuperar dos traumas e problemas vividos.Trazendo assim,a restauração ,e o nosso bem estar mental e físico.
      Pessoas evangélicas muitas vezes costumam ser ignorantes.
      Afirmando sem ao menos pesquisar,que isso ou aquilo não é correto.
      Eu penso que Deus deu sabedoria aos homens para criar remédios que curam o corpo;tanto os remédios vendidos em farmácia,como os naturais e os florais.
      Todos esses tipos de medicação, são usadas por pessoas de todas as religiões.
      O uso dos florais usado somente como intenção de recuperar e restaurar a mente e o corpo,trazem grandes beneficios.
      Bom,estou deixando meu depoimento aqui pra você,e espero que lhe ajude.
      Se em caso de ainda estar com dúvida,ore,peça a Deus pra lhe mostrar Tenho certeza que Ele vai mostrar pra você E dar paz em seu coração a esse respeito.
      Eu mesma,já ouvi de um pastor que depressão é do diabo.
      Então eu orava,clamava,jejuava,mas não ficava bem.
      Depois com passar dos anos,entendi que a depressão vem de várias causas,com fator genético,ou de problemas emocionais não resolvidos.
      Somos humanos, temos um corpo E uma mente que precisa de cuidados.
      Assim como nossa alma precisa de Deus.
      Só quem passa por depressão, ė que sabe como se sente,e como é difícil.
      Então amiga,não dê ouvidos ao que falam e dizem.
      Peça direção, visão E orientação diretamente de Deus.
      Te desejo tudo de bom :)

      Curtir

    1. Amada, leia na íntegra o texto acima de José Adelson se ainda não leu. Infelizmente o irmão José Adelson, está em tratamento de uma enfermidade e não tem podido responder com a frequência de antes. Ele saberia talvez lhe dar uma resposta certa.

      Eu particularmente não sei responder sua pergunta com certeza, porque a Bíblia como o irmão José Adelson disse, não é específica a respeito desses assuntos. Há algumas práticas que não convém a um cristão por isso a necessidade de todos estarem atentos e pedir discernimento ao Espírito Santo do que convém e o que não convém. Se possível converse com seu pastor, talvez ele possa te ajudar nesse assunto. Deus a abençoe.

      Curtir

  3. Sofro de depressão e meu filho tbm,me sinto fraca com os remédios,então fiz uma terapia reike,antes havia orado ao Senhor,pois sou temente a Deus,uma amiga sem saber de nada me mandou um vers.biblico,depois vi o mesmo versículo 2x postado no meu facebook,mesmo achando ser uma resposta de Deus,gostaria de saber uma opinião se devo continuar,pois li coisas negativas na internet sobre essa técnica.O versículo que recebi,dizia:”Não temas,onde tu fores eu irei,onde plantares teus pés…..”

    Curtir

    1. Irmã, não aconselho reike para quem é cristão, pois o reike tem proposta de cura baseada em forças espirituais e não na ação do Espírito Santo.

      Qual é fonte dessa “energia espiritual” que os adeptos do reike crêm? Não misture sua fé. Não beba água de “cisterna” quando você pode beber Água Viva.

      Eu oro para que o Senhor cure você e seu filho de todo o mal, em nome de Jesus.

      Curtir

    2. Amada ,aqueles que vivem em cristo não precisam de mais nda,
      a graça Dele nos basta!! quem ministrou essa tal terapia em vc foi um homem,no qual não tem poder nenhum sobre sua vida,DEUS é o dono da nossa vida e sentimentos..a depressão nda mais é q o inimigo tentando turbar sua mente ..como a palavra que vc recebeu diz não TEMAS,busque em Deus ele é sua cura!! na sua palavra diz q ao morrer na cruz levou sobre si nossas dores e enfermidades,creio nisto e recebe tua cura em nome de Jesus!! se precisar entre em contato por email!!

      Curtir

      1. Então a pessoa não deve se tratar com nenhum método?
        Ao afirmar que a pessoa “não precisa de mais nada” você está anulando qualquer busca de ajuda para tratar da saúde da pessoa. É isso??? Eutanásia?

        Curtir

  4. E sobre o Reike,pode ou não uma pessoa temente a Deus como eu ,fiz uma sessão,antes orei a Deus e sem saber de nada uma amiga me mandou um versículo,depois mais 2 pessoas postaram o mesmo versículo: Não temas,eis que estou contigo por onde andares…..mesmo achando ser umaa li coisas negativas sobre essa técnica na internet.Me ajudem por favor,sofro de depressão e vontade de morrer,agora meu filho tbm,apos minha mãe falecer,agradeço.

    Curtir

    1. Felipe o reike não aconselho ,pôrem vc pode fazer acupuntura tom ar floral pq,tudo isso são apenas Medicina através de flores,e agulhas colocadas em pontos estratégicos como as massagens.que ajudam a melhoras de doença como a depressão.

      Curtir

    2. Felipe o reike não aconselho ,pôrem vc pode fazer acupuntura tom ar floral pq,tudo isso são apenas Medicina através de flores,e agulhas colocadas em pontos estratégicos como as massagens.que ajudam a melhoras de doença como a depressão.que eu sabia ninguém sabe como são feitos os alopaticos

      Curtir

  5. Vamos aos fatos reais sobre Samuel Hahnemann Em 1777, é iniciado Maçon na Loja São André dos 3 Lotus, em Viena. Vou explicar. Hahnemann foi um ardoroso seguidor do misticismo de Emanuel Swendenborg (1688-1772), o qual foi o seu mentor. Tendo em vista que Hahnemann era um seguidor de Swendenborg, vocês precisam saber qual era o ensino fundamental desse homem. O objetivo principal da doutrina de Swendenborg era o seu método de chegar à verdade. Conforme empregado pelo próprio Swendenborg, esse método consistia numa série de revelações, pelo qual o intercurso (comunicação) imediato e indubitável (inquestionável) com o mundo dos espíritos era obtido. (3). Para simplificar, Swendenborg ensinou aos seus seguidores entrar num estado alterado de consciência, o qual iria colocá-los em contato com entidades espirituais. Ele afirmava que se tratava de espíritos bons, embora qualquer pessoa conhecedora das Escrituras fosse identificá-los como demônios. Realmente, aqui temos o que a Bíblia proíbe como sendo necromancia. (Deuteronômio 18:9-12). Um pesquisador acerta na mosca, quando diz que Swendenborg foi um “poderoso médium espírita” (4).
    Em que isso pode afetar Hahnemann? O próprio Hahnemann afirmava “ser inspirado em seus escritos homeopáticos” Obras

    Em 1810, Hahnemann publicou a primeira edição do famoso ORGANON da medicina racional, que foi uma ampliação do seu trabalho A medicina da experiência. Em vida publicou mais quatro edições, corrigidas e aumentadas em função das modificações da sua teoria, segundo a sua experiência. Passou a chamar-se ORGANON A Arte de Curar. Este livro depressa se tornou um clássico.
    AGORA IRMAOZINHO PRESTEM ATENÇÃO PARA NÃO SEREM INLUDIDOS E ENGANADOS, POIS DEUS NÃO TOMARÁ POR INOCENTE QUEM SABENDO DO MAL ALÉM DE USAR AINDA INDICA A OUTROS. Agora estão cientes querem mais informações é só pesquisarem.

    Curtir

  6. Não sei por que razao as pessoas dizem que homeopatia e acupuntura foram criadas pelo demonio ou são exercidas com base em praticas demoniacas ou que sao feitas com base em feitiçarias…

    É importante mencionar que quando a expressão “fenomenos energéticos”/”energias” é utilizado no âmbito da homeopatia e acupuntura, estamos nos referindo à homeostase.

    A homeostase é a condição na qual o meio interno do nosso corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos.

    A homeostase é o mecanismo natural que regula todo o nosso corpo: a concentração apropriada de substâncias químicas, as nossas hormonas, mantém a temperatura e a pressão adequadas, mantém todo o seu organismo em perfeito balanço.

    A homeopatia e a acupuntura regulam esse mecanismo, não suprimindo os sintomas.

    Aliás, os problemas mentais e emocionais são muito valorizados num diagnostico físico, pois tudo esta em ligação no nosso organismo (por ex., o rancor, a magoa, a raiva destroem o nosso organismo, pois não sao sentimentos ligados a Deus. Já o amor, o perdao, a alegria nos proporcionam mtas dadivas divinas e físicas).

    Como é obvio, existem bons e maus medicos homeopatas / medicos de medicina chinesa, bem como existem bons e maus cirurgioes, ginecologistas, dermatologistas, etc etc.

    Por isso, não julguemos!

    Curtir

    1. Sou evangélica e curso pós-graduação em Acupuntura. Desde o início das aulas nunca vi nada que venha a ferir os meus princípios e fé cristã.
      Quem acha que a “energia” citada como termo das práticas de tratamentos naturais são coisas demoníacas é porque nunca estudou química, física, biologia e por aí vai.
      A medicina alopática é muito mais recente do que a criação do homem e qualquer coisa que o médico diga é digno de créditos, mesmo tendo interesses mercantilistas embutidos. Essas idéias só servem para engordar os cofres da indústria farmacêutica. “Trate depressão com uma bomba química porque não é pecado.”
      Deus não criou a fauna e a flora apenas porque achou “bonitinho”, tampouco deu ao ser humano o poder de pensar por acaso.
      Deixemos de usar venda nos olhos.
      Vamos evoluir, pois mentes miúdas são facilmente manipuláveis.
      Peçam sabedoria a Deus e leiam a bíblia com discernimento do Espírito Santo para não cometer erros iguais aos de outras religiões que se guiam por conceitos de líderes religiosos que não estudaram o suficiente para ter condições de orientar suas ovelhas com sabedoria.

      Curtir

    1. Sou evangélica e tenho visto mtas publicações falando mal da acupuntura etcctudovq tem ligação com a Medicina chinesa poi dizem q são ligadas a religião pagã deles isto tem fundamento bíblico?

      Curtir

      1. Juliana, o irmão José Adelson não está aconselhando como antes, porque está enfermo e hospitalizado para tratamento. Ore pela saúde de nosso irmão. Deus a abençoe.

        Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

