O voto a Deus não cumprido


Pergunta:

Oi pastor, bom fiz um voto com Deus e não consegui cumprir. Chorei e pedi perdão a Deus por isso, ms o fato de não ter cumprido, minha cabeça anda a mil, tenho 100% Deus no meu coração e mto temor a Ele. Gostaria de saber como Deus poderia me perdoar e se eu sofrerei alguma coisa por ter feito isso! Obrigada a paz! Juliana – Japão

Resposta:

Filha,

uma coisa é não ter conseguido cumprir o voto e outra diferente é ter menosprezado o voto. Se você tentou cumprir e não teve forças ou foi impedida por fatores independentes de sua vontade, não há porque ter culpa ou consciência pesada. Essa acusação só pode vir de Satanás e não da sua mente.

Mas se você fez o voto precipitadamente, emocionalmente e depois o esqueceu ou o desprezou e agora sente culpa o caminho é o do arrependimento e pedido de perdão: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9).

O Senhor é longânimo, benigno, misericordioso e perdoa a todo e qualquer pecado. Se você O ama, está arrependida e já pediu perdão, então não há porque ficar se torturando. Você já está perdoada. A consequência da quebra do voto você já está sofrendo, que é a perda da paz. Mas agora o Senhor quer restaurar sua paz, concedendo-lhe a revelação que Ele lhe ama e não deseja que você viva atribulada.

Deus Ele sabe que somos fracos, que somos precipitados no falar, que agimos muitas vezes por emoções e não pela razão. Ele não nos trata segundo as nossas iniquidades e nem conserva para sempre a Sua ira. “O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103:8-14).

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo, hoje e sempre.

José Adelson de Noronha

327 comentários em “O voto a Deus não cumprido”

  1. Eu fiz uma promessa praa Deus, no meu momento de angustia, que se ele me tirasse a angústia eu iria parar de ouvir as músicas do mundo e dei minha palavra, hoje, estou feliz, mas tenho muita vontade de ouvir, pois foi atitude precipitada!! e aí, como posso fazer??

    Curtir

  2. bom diia pastor. sábado passado estava no portão,com minha irmã sentada no portão,aí tudo bem estava passando um senhorcom um pedaço de tronco na mão.provávelmente estava indo pro monte, nisso ele voltou e disse: abra a mão e feche.e falou coi sas sobre mim que fiquei sem saber o que fazer e tudo era verdade. e uma coisa me deixou meio assim porque. ele disse que tinha um anjo do meu lado.e que eu ia ter um menino,pois que já tenho uma filha. só que eu fiquei muito emocionada porque sou ligada há quatro anos. e perguntou se eu bebia respondi que sim: ele disse. “pare”. eu ñ netendi. expilque-me por favor. abraço.

    Curtir

    1. Irmã, penso que está claro tudo o que você ouviu. Parar de beber é bom para sua saúde e relacionamentos, inclusive com a família. E, quanto ao filho, dê tempo ao tempo, pois você verá se a profecia estava correta se ela der fruto. Até lá, pare de beber, pois isso depende só de você e pode ser feito a partir de agora.

      Curtir

  3. Pastor , estou muito aflito, pois em oração prometi a Deus que abriria mão de algo que é muito importante para mim, o problema é que essa coisa só tem me trazido o bem penso eu, pois me tornei mais responsável e mais família, cuidando mais da minha saude e de gastos financeiros, a promessa foi pela saúde da minha esposa que se encontrava na UTI após o nascimento do meu filho. O que eu faço agora, pois minha esposa já estar em casa e se recuperando muito bem, agora eu estou triste e com medo pois se cumprir a promessa temo em voltar a bebedeiras e farras com mulheres!!!

    Curtir

      1. Não lhe entendi. Você tem feito uma coisa que está sendo boa pra você, pra sua família e prometeu a Deus deixar de fazê-la, caso Ele curasse sua esposa? E agora acha que Deus vai castigá-lo por deixar de fazer essa coisa boa?

        Irmão, Deus nos fez foi pra boas obras. jamais o Senhor castigaria alguem por fazer boas obras. Na verdade, Ele é longânimo até para quem faz horrores, quanto mais para quem faz boas obras.

        Curtir

  4. Estava procurando a resposta para o meu problema, e encontrei aqui essa resposta, em forma de leitura e os pensamentos postados que vi, foi uma coisa divina, adorei esse blog!

    Curtir

    1. Márcia, fico realmente muito feliz que você tenha entendido o significado da mensagem e visto a grandeza do amor de Deus pelo homem. São tantos os comentários postados aqui baseados apenas nas nossas fraquezas, esquecendo-se que o Senhor não é um Deus vingativo, tirano, cruel.

      A maioria, infelizmente, por não terem desenvolvido um relacionamento correto com o Senhor, isto é, baseado no amor, acredita que Deus os punirá por não terem sido capazes de cumprir o voto feito e passam a viver uma vida miserável, com medo da punição iminente. Acreditam e esperam a punição de Deus a qualquer momento e, quase sempre, da maneira mais vingativa.

      Ora, Deus é Pai. Deus é amor! Deus é rico em misericórdia e sabe que somos pó. “como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103:13,14).

      A misericórdia e compaixão do Senhor não vem acompanhada de sermão, do tipo: “eu te perdôo, mas vê se não faz mais isso!”, ou “é a última vez, viu?”. Não! A misericórdia do Senhor é cheia de ternura. Ela é aplicada como um bálsamo que não só cura a ferida, como suaviza a dor que tanto arde.

      Por isso, quem faz esses votos ou promessas e depois se arrepende, ou não consegue suportá-los e os quebra, devem ir imediatamente ao Senhor confessando a fraqueza, confessando a precipitação e pedindo o perdão. E o Senhor os perdoará, com certeza, pois está escrito (e a Palavra de Deus não pode falhar): “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9). Toda injustiça, diz a palavra. Toda é TODA!

      Ora, se Deus perdoa até assassino de criancinhas indefesas, perdoa até mães que matam seus filhos no próprio ventre (abortos), não perdoaria quem fez um voto de não cortar o cabelo e cortou? Ou um voto de nunca mais comer ou beber determinada coisa e comeu? Ou bebeu? Misericórdia, irmãos! Vamos ler mais a Bíblia para que conheçamos quem é Deus. O amor de Deus! A beleza de Jesus Cristo!

      Amados irmãos e irmãs anônimos, Taina, Patrícia, Ricardo Miranda e outros que me escreveram e que se encontram desesperados com seus votos, reconheçam para o Senhor sua fraqueza ou desespero ao fazer seu voto ou promessa, reconheça que pecou quebrando o voto e peça perdão ao Senhor e Ele lhe perdoará, com certeza. E receba paz no seu coração.

      E aprenda com seu sofrimento a não mais fazer voto ou promessa, pois Deus não necessita disso para abençoá-lo. Basta ir ao Senhor com fé, segundo a vontade dele, pois o Senhor não está longe, mas perto, bem perto de você.

      Eu oro, em nome de Jesus, para que o Senhor lhe conceda plena e total libertação desse espírito de medo de Deus e que repouse sobre vocês o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

      Curtir

  5. oi pastor eu fiz um sacrificio pra deus em ficar sem comer e sem beber durante uma semana e falei q so comeria na sexta feira quando fosse mei noite
    mas nesse ultimo dia nao aguentei comecei passar muito mal me senti fraca e comi e bebi mas nao por maldade pq fiquei 4 dias sem comer nesse ultimo dia eu tinha trabalhado de mais e estava me sintindo muito fraca mas pedi perdao na mesma hora sera q deus me perdou de coraçao so comi pq estava muito rui .

    Curtir

  6. Boa tarde Pastor,
    Fiz um propósito e parece que algo impede de realizá-lo, pra explicar melhor ajudaria uma pessoa a cada dia com uma certa quantia, e ando procurando nas ruas, até na porta da igreja que sempre haviam pedintes não encontrei mais. Por que será? Como faço?

    Curtir

  7. A paz do Senhor Pastor!
    Eu tenho uma amiga ela tem 27 anos ela quando aceitou a Jesus
    na sede de ser usada por Deus ela ouviu um testemunho de uma mulher q era muito ligada a vaidade e deixou toda a vaidade para ser usada por Deus, e depois de muito orar ela n sentia q as coisas mudavam ela resolveu fazer igual a mulher do testemunho e entregou os cabelos dela pra Deus, dizendo q nunca mais pintaria eles, so q o envelhecimento dos cabelos dela e muito rapido e eles estao muito brancos, e o esposo dela tem a mesma idade q ela e é loiro entao esta aparentando ser muito mais novo q ela, e ela acabou de ter um bebe e ela se preocupa muito com a aparencia dela, ela se olha no espelho se sentindo feia, ela disse q se arrependeu de ter feito esse voto, pq ela falou q acha q faltou sabedoria dela pq era nova convertida, eu conversei com minha tia q fez teologia e ela falou pra mim q existe uma possibilidade do pastor dela liberar ela do voto, eu ate comentei isso com ela, mas agora n sei se fiz certo, existe mesmo essa possibilidade do pastor orar junto com ela e liberar ela desse voto. Porque ela queria ser usada por Deus e tem sido, ela tem se entregado inteiramente a fazer a obra, mas esta insatisfeita com os cabelos dela. O que fazer…
    Desde ja agradeço sua ajuda…
    Fik com Deus!

    Curtir

  8. A Paz de Jesus,Pastor! Gostaria de esclarecimento: minha mãe qdo jovem e solteira conversando com a minha avó em um dia comum disse: se Deus me der tal pessoa eu vou trabalhar para Ele. Naquele momnto minha avó parou o q estava fazendo e disse paa ela não se preocupar q iria acontecer ( somos todos evangélicos, de geração e geração)E aconteceu realmente e eu sou fruto deste casamento. 03 anos dps do meu nasc e de 7 anos de casados, eles se separaram. Só q minha mãe não cumpriu o q ela havia dio q era trabalhar para Deus. O q ela falou em meio a uma conversa foi um voto? E há como ela ser perdoada sobre isso 28 anos dps?). Minha mãe voltou a se aproximar de Deus de todo o coração há alguns anos. O pai dela já faleceu. Nada mais deu certo na vida dela e ela sabe q foi devido ao q ela falou. Será q Deus um dia irá perdoá-la e restituir a vida dela por completo? El se tornou desde aquela época uma pessoa sozinha e sofrida…infeliz, mas sabe q a misericoórdia de Deus a tem sustentado apesar de td. Mas ela é uma pessoa triste, onde a vida passo e ela sofreu e ainda continua. Quero muito q Deus possa conceder a felicidade a ela. É uma vida vida triste e sofrida. Ela já pedou perdão a Ele. Será q Ele irá absolvê-la e dar um fim a repreensão na vida dela? Muito grata! A Paz!

    Curtir

    1. Maria Luisa, você nem deveria ter feito essa promessa, pois ela foi sem qualquer valor. Você é livre para adorar a Deus, sem necessidade de fazer voto, promessa ou sacrifício.

      Curtir

Os comentários estão desativados.