Há perdão para pecado consciente?


Pergunta:

 

Pecado consciente tem perdão? Já ouvir dizer que não, mas tenho esta dúvida – Vany – Rio de Janeiro

 

 

Resposta:

 

Filha, há somente um tipo de pecado que não tem perdão: é o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo. Esse pecado é imperdoável exatamente porque o pecador não consegue se arrepender e, portanto, não pede o perdão.

 

O pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo é cometido somente por aquela pessoa que, tendo plena consciência a respeito do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário a seu favor, não só o rejeita, mas ainda amaldiçoa e deliberadamente, conscientemente, abandona e parte para a prática de heresias contrárias à vontade de Deus. O Espírito Santo já a convenceu do pecado, mas ela decidiu apostatar da fé. Para esse pecado não há perdão, pois a pessoa não mais conseguirá ser convencida de pecado novamente, não conseguirá mais se arrepender e assim ser perdoada.

 

Todos os demais pecados, mesmo aqueles cometidos conscientemente, podem ser perdoados, desde que haja o arrependimento por parte da pessoa. O apóstolo João escreveu para a Igreja, para os convertidos: Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1:8,9).

 

 

Porém, é preciso muito cuidado! O pecado consciente é um perigo para o cristão, para o crente, pois na repetição, ele pode vir a ficar com a consciência endurecida e aí não haver mais o arrependimento.

 

Que o Senhor te abençoe com uma vida plena do Espírito Santo. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26:41)

 

José Adelson de Noronha

29 opiniões sobre “Há perdão para pecado consciente?”

  1. Pr. Ore por mim,

    não consigo me libertar das culpas e condenação, reconheço que o medo do inferno me fez buscar mais a Deus, mas tenho pedido muito a Ele envolvimento do seu Espirito Santo, q qdo busco consolo e respostas de paz, vejo um texto como esse (http://www.angelfire.com/emo/cartadoalem/SantaCatarina.htm), que me angustia muito e me impede de crer no grande amor de Deus, no poder de Jesus. Hj reconheci que qdo pequei, ja estava fraco na fé e cheio de duvidas, e posso até ter abusado um poko da graça de Deus, depois disso fiquei meio pertubado, perdi minha paz, vou igreja, imploro o amor de Deus, seu consolo, que Ele fale comigo, mas ta tudo em silencio. oro me encho de esperança, oro fico vazio de fé, meus sentimentos estão meio que desiquilibrados (será que desenvolvi algum problema psicologico na minha vida e agora que veio a tona?). Necessito urgente a paz de Deus, leia o texto que coloquei o link e me oriente por favor. Como posso saber que Deus ainda tem um plano na minha vida? não aguento esse tortura na minha mente. Antes falava de Jesus com unção, sentia Deus me usar, mas hj fico até envergonhado de falar pois não qro ser taxado de hipócrita. Tô indo para psicologo. Logo eu conhecia um poko da palavra mas não vivia, de vez enquando vem na minha mente a palavra de Deus de que conheço, só me jugando, condenando. Tõ precisando muito de paz. Desculpa o desabafo. Não consiguo nem chorar. Se é o Espirito Santo que nos convence do pecado, pq não sinto transformado depois de arrependido (ou é só remorço, medo do castigo), pra completar no domingo participei da Santa Ceia pedindo forças a Deus, mas não tive fé suficiente, aí vem akele vesciculo que diz que come e bebo indgnamente faz para a sua propria condenação. Qro mudança Pastor. mas é terrivel a sensação de abandono. O que me consola é saber que tb não qro esse mundo e seus prazeres. Prefiro q Deus me leve logo ao deixar eu cair no mundo e partir para apostasia. Me ajude em oração!!!

    Curtir

    1. David, sinceramente, não creio que você pecou contra o Espírito Santo.

      Porisso eu oro para que o Senhor lhe visite e lhe conceda paz.

      Use essa esperança que ainda há em você como uma âncora para sua alma.

      Sua alma está neste mundo, como um navio a balançar sobre águas turbulentas, mas a esperança de salvação, por meio da grça e misericórdia de Deus, está ancorada, bem firme, no reino de Deus, local onde a turbulência jamais alcança.

      Fique firme, meu irmão, e logo a turbulência passará e você estará dando testemunho para todos.

      Curtir

Os comentários estão desativados.