Segundo Casamento


 Vai Casar? - Foto de Santinha Yvone, no Flick.com

Pergunta:

 

José Adelson, bom dia! A paz do Senhor!

 

Preciso muito de sua orientação: Sou divorciada, mãe de um lindo filho e tenho um namorado, separado judicialmente, pai de dois filhos. Conversamos muito sobre o nosso relacionamento e a cada dia constatamos que está difícil estarmos separados fisicamente. Mas, eu e ele tivemos algumas decepções com os nossos cônjuges anteriores e isso faz com que estejamos retardando a nossa decisão de união definitiva. Como posso conversar com ele, à luz da Bíblia, de que não podemos ficar somente namorando? Quero estar respaldada na Palavra de Deus, quanto à nossa possível união.

 

Muito obrigada.

 

 

Resposta:

 

Irmã, é louvável seu desejo de sair do pecado, ter um novo lar, uma nova família, um relacionamento santo.

 

Mas, biblicamente ninguém, seja cristão ou não, pode casar-se novamente, pois uma vez casado tornou-se uma só carne com seu cônjuge. O novo casamento não é um DIREITO assegurado na Bíblia. O divórcio sim, embora a vontade de Deus é que ninguém se divorciasse, mas sim que perdoasse e restaurasse a aliança conjugal.

 

Mas Deus é misericordioso e todo pecador pode encontrar a terna misericórdia do Senhor, caso se arrependa e O busque de todo o coração. E isso, amada, vale para todos os pecadores, sejam eles divorciados ou mentirosos, assassinos ou idólatras. Quando Jesus abriu a perspectiva do divórcio foi exclusivamente em caso de adultério, mas Ele não foi adiante na mensagem autorizando novo casamento. “Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar-se com outra comete adultério (e o que casar-se com a repudiada comete adultério)” (Mt 19:9).

 

Biblicamente, quem está disposto a divorciar-se, tem também que estar disposto a viver solteiro daí em diante. Solteiro e sem pecar. Mas, muitos não sabem disso, ou não sabiam antes da sua conversão, pois são ignorantes quanto à Palavra de Deus e por isso divorciam-se como se fosse algo normal. Infelizmente essa situação é muito frequente no Brasil e no mundo, segundo as estatísticas.

 

E passam a pecar mais ainda, pois ficam abrasados sexualmente. As tentações são muito grandes, há muita lascívia e promiscuidade no mundo e frequentemente acontece do divorciado pecar com várias pessoas. Ou então ele evita a promiscuidade, partindo para um namoro com uma só pessoa, mantendo relacionamento sexual amiúde, como é o caso de vocês. Isso também é pecado de adultério e prostituição.

 

Nesse caso aconselha-se buscar a misericórdia de Deus para que Ele abençoe um segundo casamento e assim todos saiam da condição de pecado. Deus abençoa um segundo casamento sim, por misericórdia, quando Ele vê que a alma da pessoa estará perdida, enlaçada no pecado, se permanecer divorciada. Os cônjuges nesta situação nunca deverão esquecer-se de agradecer eternamente ao Senhor, pelo Seu amor e misericórdia. E deverão sempre fazer de tudo para glorificarem ao Senhor dando bom testemunho conjugal.

 

Os pastores que casam divorciados o fazem baseados nessa grande misericórdia de Deus, pois reconhecem que é melhor casar a pessoa do que deixá-la viver sempre abrasada e pecando por imoralidade, seja em atos ou pensamentos: “E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo. Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar-se do que viver abrasado” (1 Co 7:8,9).

 

Saiba, porém, irmã, que um segundo casamento é muito mais difícil do que o primeiro e que nem sempre conseguimos realizar todos os nossos sonhos e desejos. É necessário muita renúncia por parte de ambos os cônjuges. Um segundo casamento envolve pessoas sofridas, falidas no relacionamento anterior, com traumas e feridas na alma, problemas não resolvidos, ofensas não perdoadas. E eles carregarão isso consigo por toda a vida. Um segundo casamento assim só dará certo, se for com alguém que ame mais a Jesus Cristo do que ao próprio cônjuge e filhos.

 

Também há muitas variáveis externas que afetam um segundo casamento, pois não se trata somente de duas pessoas, mas de muitas pessoas envolvidas: ex-esposa, ex-marido, filhos de um lado, filhos do outro lado, ex-sogras, ex-cunhados, etc. Isso sem falar das questões financeiras, como pensão para a ex ou para os filhos; despesas extras além da pensão; com quem ficam os filhos no final de semana, férias, etc..

 

Por isso, irmã, muita prudência e, principalmente, muita oração. Uma mulher “solteira” pode ser muito mais feliz do que uma casada. A mulher mal casada está encalhada, enquanto que a solteira é livre.

 

Que a graça e a paz do Senhor esteja com vocês.

 

“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Rm 15:13).

 

José Adelson de Noronha

121 comentários em “Segundo Casamento”

  1. Pastor J. Adelson, meu casamento está cheio de problemas, estou desolada e preciso de orientação.
    Bom, eu nasci em um berço cristão, não me separei de Deus apesar de não ir mais a igreja frequentemente desde a morte do meu avô, há 10 anos.
    Eu e meus esposo estamos juntos a pouco mais de 5 anos e casados a 2, mas a questão é que nós não temos nos dado bem de um anos para cá, são muitas brigas, pequenas discussões, principalmente porque ele quase não me ajuda na rotina de limpeza da casa e cuidados com nosso filho de um ano e exige atenção (que em consequência de tantos afazeres tem mesmo sido quase inexistente.
    Ele tem um vício que me irrita muito, o cigarro – mas penso que ele fuma mais por causa dos colegas (que ele chama de amigos) do que pela própria vontade – e todas as vezes em que não estamos bem ele chega em casa fedendo a cigarro, o que me deixa ainda mais irritada.
    Quando esses “amigos” estão afastados, discutimos mas conseguimos nos entender, mas se eles estão próximos ai já era (próximo que eu quero dizer é que estão na nossa cidade, pois eles moram fora).
    Esta semana fomos a uma festa com minha família, ele bebeu muito e fumou, não tomou conta do nosso bebê hora nenhuma durante a festa; ele flertou algumas garotas, e não tenho certeza, mas desconfio que tenha me traído, apesar de meus familiares afirmarem que não.
    Eu tenho vontade de me separar dele por muitas coisas, mas por outro lado tenho medo de como será, pois terei que voltar a morar na casa da minha mãe se isso acontecer e eu e ela não concordamos muito em relação a educação do meu filho, pois ela dá salgadinhos ou mamadeira a qualquer hora em que ele a peça ao envés de respeitar os horários de alimentação dele e dar almoço e janta.
    Ando muito nervosa, penso que estou entre o que fui ensinada desde a infância (que quando se constrói uma família ela é para a vida toda) e o meu desamor por tantos desentendimentos.
    Peço sempre orientação a Deus, mas às vezes sou impaciente e não consigo entender o que Ele fala comigo se não for rasgando o verbo. Pastor, me dê uma opinião, avalie a situação e diga o que o senhor faria.

    Curtir

    1. Amada, o que fazer, em 1º lugar é reparar o Altar da sua vida que está quebrado há 10 anos (e sem razão né), pois é importante sim irmos a igreja, não pela religião em si, pois quem salva é o Senhor Jesus, mas é importante, nos ajuda a manter comunhão, nos ministérios e principalmente na nossa Fé. O próprio Jesus frequentava diariamente a Casa de Deus. Eu também já estive longe assim como você por uns tempos, mas no dia que voltei foi o dia mais feliz da minha vida.

      Depois de ter voltado, e reparado a comunhão com o Senhor, estando em oração, leitura da bíblia, etc, comece a orar pela conversão do seu marido, convide-o para ir a igreja e viver uma nova vida muito mais feliz na presença de Deus. Comece a frequentar o curso de casados da igreja ou busque um curso de outra igreja evangélica, onde os casais aprendem muita coisa que ajuda demais nos relacionamentos e salva muitos casamentos, leiam ambos bons livros cristãos como casamento blindado e outros, sempre juntos, não adianta muito só uma parte se esforçar enquanto a outra não está nem aí com nada.

      Nesses últimos tempos o diabo tem focado para destruir a família com vícios, drogas, alcoolismo tornando a vida das pessoas um inferno, lesbianismo, adultérios, homossexualismo, etc. pois tudo que ele quer é destruir a família mesmo, pois quando ele destroi um, ele destroi a família inteira, e os que estão longe de Cristo, estão “do jeito que o diabo gosta”, pois ele pode agir a vontade. Mas não desista assim fácil do seu casamento, lute, ore e fique firme de verdade com o Senhor que é poderoso para restaurar o seu lar sim! Abraço.

      Curtir

    2. Amada, infelizmente José Adelson faleceu.Agora indo para seu assunto: para manter um casamento saudável implica várias coisas, sendo que uma delas é a renúncia em algumas coisas de ambos cônjuges, para equilibrar o relacionamento.

      Nessa fase de filho pequeno, geralmente alguns homens não compreendem a nova estrutura da família e age imaturamente para chamar a atenção da esposa, que antes era exclusiva para ele e hoje é dividida entre ele e o bebê.

      Para a mulher fica complicado conciliar o papel de mãe, esposa e muitas vezes de dona de casa…O que acontece? Ela dá atenção para o filho, casa e quando sobra ( se sobrar) tempo aí dedica-se ao marido.

      Talvez seja bom uma terapia de casal com profissional cristão, para aprenderem a se situar na nova formação de família. Também é importante se aproximarem de Deus, congregar numa igreja séria. Ore, estude a Bíblia e dialogue com o marido. Procure conversar sobre o que tem te afligido e juntos procurem uma alternativa para reavivar a chama desse casamento.

      Um abraço.

      Curtir

      1. Obs: tire um tempo para cuidar de você:arrumar os canelos, unhas, se vestir para o marido de forma sensual…Um homem se só vê a esposa agindo no papel de dona de casa ou mãe se frustra. Seja mãe, dona do lar, profissional, mas seja também : amiga e “amante”de seu marido. É importante não deixar essa parte de lado.😘

        Curtir

  2. Me divorciei e estou num segundo casamento…não conhecia a Verdade como hj conheço…devo me separar novamente ???
    A palavra não diz se um segundo casamento é lícito…não sei oque fazer…

    Curtir

    1. Como você mesmo diz, você AINDA não conhecia a Verdade. As coisas velhas ficaram para trás…Agora é seguir em frente e levando daqui por diante, como regra de vida os princípios bíblicos.

      Não creio que terminando esse casamento seria a solução, talvez tenh filhos etc…Deus é justiça, amor e misericórdia. Junto com seu marido procurem se aproximar de Deus e fazer a vontade de Deus daqui para frente. Os erros passados ficam “esquecidos”…

      Um abraço.

      Curtir

      1. Obs: Leia o artigo acima e a resposta de José Adelson…Creio que você deve orar e pedir para que Deus lhe perdoe por naquela época ainda não conhecer a Verdade. E peça que Deus seja misericordioso concedendo o perdão e a bênção nesse casamento já consumado.

        Curtir

      2. Eu creio no Deus maravilhoso e cheio de misiricordia, por que a maior prova do amor a todos que nele crer e até perder se , serão perdoados e salvos , pois Jesus, veio ao mundo pela vontade e amor de Deus, que seu filho único se fez pecado quem nunca pecou para pagar pelos pecados de todos que arrepender de, o Glória Senhor. Só Deus perdoa como fez com o ladrão ao lado de Jesus, pediu mesiricordia e reconheceu seus pecados e foi salvo.

        Curtir

  3. pastor eu me divorciei por motivos furtens e agora me casei de novo mas pensando sobre a palavra de Deus estou em aduterio para concerta e ser perdoado tem que me separar da minha atual eposa e permanecer solteiro so lembrando e tem qui ser separaçao judicialmente pra estar certo diante de Deus

    Curtir

    1. O irmão José Adelson faleceu, incelizmente, mas farei uma observação.

      Quando antes da conversão ou num momento de frieza espiritual) o cônjuge infiel ou que por qualquer outro motivo abandona o outro e não pode mais se retornar , porque o outro cônjuge não o aceita mais, ou porque o próprio cônjuge que abandonou já casou de novo de modo “adúltero”, como Jesus descreveu, é possível tal pessoa regularizar este novo casamento ( e deixar de ser adúltero perante Deus), mediante seu arrependimento sincero e bíblico diante dEle, e a resolução de manter o novo casamento dentro dos princípios divinos, principalmente se já houver filhos. Deve-se evitar o pecado, mas se for como acima mencionado, antes da conversão ou na frieza espiritual, houver arrependimento, Deus perdoa.

      Curtir

  4. Deem-nos base bíblica. Não estamos sob a lei. Cristo ao falar com judeus sempre procurou demonstrar a profundidade infinita e impossível de seguir que eram os mandamentos, para que aquele povo se arrependessem de sua JUSTIÇA PRÓPRIA e se rendessem à Ele. Porém ha legalistas ainda hoje… Infelizmente usam a palavra fora de contexto para amedrontar e condenar.

    Curtir

    1. Versos apenas do N.T.
      Mateus 19:9 “Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério”.
      1º Coríntios 7:10-11 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
      Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
      1º Timóteo 5:11 Mas rejeita viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se de novo.

      Hoje em dia é um Oba Oba, e todos acham que podem se casar a hora que quiserem, ignorando a palavra de Deus, e se esquecendo que Deus preza as alianças que são feitas diante Dele. Por isso muitos vão ouvir naquele Dia, apartai-vos de Mim, pois não vos conheço. Não seria melhor obedecer? Eu mesmo tenho mais de 40, solteiro a vida toda, mas não quero mulher divorciada nem pintada de ouro…;)

      Curtir

        1. E olha que só citei bíblia! Karyne, o único motivo (biblicamente falando) e dito pela boca do próprio Jesus, não de forma direta, mas indiretamente dá a entender em Mateus 19:9 que um suposto 2º casamento só seria possível caso houvesse a traição do cônjuge (mas isso biblicamente falando, que é o que realmente importa). Todos os outros casos a bíblia não diz nada, ex: se o esposo espanca a esposa? Ninguém gosta de ficar sozinho, é terrível, as pessoas têm horror. Pois eu mesmo sou solteiro, mas não quero mulher divorciada nem pintada de ouro na minha frente, pois prefiro obedecer o que Jesus mandou do que correr o risco de chegar Naquele grande dia e ouvir a terrível frase: Apartai-vos de Mim, todos os que praticais a iniquidade.

          Por mais que se discordem, no mínimo é um ponto sério que deveria ser levado em consideração, do que apenas sair taxando quem pensa diferente de preconceituoso, né. Abraço.

          Curtir

          1. Desculpe, mas antes você não esclareceu. No meu caso, fui traída, orei uma década, o cara não se arrependeu e não se arrepende. Respeito seu ponto de vista, mas busque saber antes porque houve o divórcio. Eu orei muito, jejuei anos, fui repudiada aos 26 anos com uma filha de 2 anos. Hj tenho 39 anos…e por fim, me divorciei.. Também achava que nunca poderia ter um outro relacionamento, depois de muito orar e estudar a palavra, vi que a traição sem arrependimento, favorece um outro relacionamento. Desculpe se fui grosseira, Marcos.

            Curtir

            1. Ah, sim, tranquilo irmãzinha. Nesse caso, quando houve traição do cônjuge, também creio que a “parte inocente” fica livre para um 2º casamento (a parte culpada permanece no pecado). Também já passei dos 40, e solteiro a vida toda, se for da 1ª Igreja Batista da Lapa/SP então podemos nos conhecer….rsrs brincadeirinha 😀

              Lembre-se que não são todos os homens iguais, e espero que encontre alguém que lhe faça feliz. Na minha igreja vejo algumas moças lá na faixa dos 30-40 anos, algumas totalmente sós, outras 2 lá com filhas já adolescentes, passam os anos (eu sei que em todas Igrejas tá cheio delas), eu sei que não é fácil, sinto um tipo de compaixão por elas, queria eu dar-lhes um abraço de amigo e dizer que entendo sua dor, dizer que não desistam dos seus sonhos e peço que o bom Jesus lhes conceda um bom marido para todas.
              Abraço

              Curtir

  5. Amados,a palavra de Deus não muda,e sim nós que mudamos e mtas vezes pra pior,questionando a palavra de Deus. Casamento é um só,foi dito e afirmado por nosso Senhor Jesus Cristo. De nada adianta pregar e ganhar o mundo inteiro e perder sua alma. Pensem comigo: sem Deus aprovar ja tem inumeros casos de divorcios dentro das igrejas,sim igreja pois nos somos a igreja do Senhor santa e pura um povo zeloso,que zela pela palavra de Deus,buscai o reino dos céus e as demais coisas vos serao acrescentadas,Deus conhece a nos,sabe nossas fraquezas,. Entregai todas as vossas ansiedads nas maos de Jesus,e se for com a permissao e a vontade d Deus pra sua vida Ele te da esta 2 oportunidade. Mas nunca brincar d casamento,ver se da certo,nao mesmo. Vigiem gente,o diabo ta cegando muitos da igreja do Senhor. Ei vc quer ser abencoado(a) quer prosperar,sua familia ser salva? Entao viva e nao questione e distorca a palavra de Deus. Fikem na paz

    Curtir

    1. Muito triste esse fardo de condenação q o homem coloca em cima de alguém por ser divorciado e estar em outro relacionamento, em segundo casamento, triste demais mesmo!

      Curtir

      1. Eu estou nesse contexto, quando me casei eu tinha 18 anos me casei na igreja católica e fui batizada aos 4 anos de idade também na igreja católica, mas nunca fui praticamente, frequentadora de igreja alguma.

        Curtir

  6. Já ouvi relatos dizendo que mateus 19:9, “Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de imoralidade sexual, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” se refere aos noivos prometidos, os judeus. Daí pergunto: Mesmo sendo prometidos, antes do casamento não era permitido a união sexual. Nesse sentido a expressão “sua mulher” dentro do versículo não se trata realmente da mulher já depois de casada? Caso se tratasse apenas dos prometidos, será que a expressão não seria “sua noiva” ou invés de sua mulher??? Concordo com o pastor José Adelson, Deus não mandou ngm se divorciar, mas segundo sua misericordia deu sim a chance ao homem traido de casar novamente, para glória de Deus. Mas, tenho uma dúvida pastor; e se o homem traído, já divorciado casar outra vez e depois disso aparecer a ex esposa querendo se reconciliar, como fica a situação? O marido deverá desfazer o segundo casamento e voltar para o primeiro????

    Curtir

    1. Irmã Ana, só Jesus pode responder claramente a essa questão. Confesso que eu não sei lhe responder.

      Mas penso que se isso acontecer o marido deve pensar sim, seriamente, na possibilidade de reconciliar-se com a primeira esposa, desfazendo o segundo casamento. Principalmente se ele houver tido filhos no primeiro casamento e não houver tido filhos no segundo.

      Mas, se for o contrário, se não houve filhos no primeiro casamento e há no segundo, ele deve pensar em permanecer como está, confiando na misericórdia de Deus que permitiu que seu lar atual houvesse sido abençoado com filhos.

      São muitos os fatores que ele deve levar em consideração, em oração, com temor do Senhor. Por exemplo, tempo de casado na primeira união e na segunda. Qual das esposas teme verdadeiramente a Deus e qual não teme. Se, ao retornar, se ele vai se colocar em jugo desigual ou não. Ver em qual lar ele terá paz, há temor do Senhor e em qual não terá. Se ele terá condições de manter (pensão) à segunda esposa, etc., etc.

      Volto a dizer: não sei lhe responder. Só Jesus poderá responder a essa questão e creio que Ele o fará segundo cada caso específico.

      O Senhor lhe abençoe em seus estudos, em Nome de Jesus.

      Curtir

  7. Sou Evangélica a uns quatro anos, mas até um ano atrás, não servia a Deus verdadeiramente. Me casei a dois anos atrás, e a quase um ano que meu esposo decidiu se separar. Tenho orado muito pelo nosso casamento, pois oficialmente e diante de Deus ainda estamos casados, ou seja não somos divorciados, mas não estamos juntos e hoje e namora uma outra pessoa, mesmo estando casado comigo, esta em adultério, eu estou sozinha desde então, mas entre muitas conversas e ate duas tentativas de voltarmos não deu certo, ele é evangélico também mas esta fora da comunhão de Deus a muito antes de eu o conhece-lo até que conheci a Cristo por direção da minha sogra e então para nos indireitar e viver nossa vida nos casamos. Por meu desejo e do Senhor eu nao aceito o divorcio, mas ele quer divorciar. O que devo fazer?? Aceita??

    Curtir

    1. Irmã, a verdade é que seu marido casou-se por vontade sua e da mãe e não por vontade própria. Agora ele está realizando a sua própria vontade e, mesmo depois de tentativas de sua parte de reconciliação, ele não esforçou-se o suficiente para dar certo.

      A Bíblia diz que se o descrente (é o caso de seu marido, que tem título de evangélico mas precisa converter-se de fato) quiser apartar-se, que se aparte. Você não tem como reter o divórcio indefinidamente, assim como não tem o poder para salvar a alma dele permanecendo casada.

      “Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz” (1 Co 7:15).

      Você não deve tomar qualquer iniciativa quanto a pedir o divórcio, mas se ele pedir, ore a Deus, entregue a questão ao Senhor e aceite. Quem sabe ele não se converte no futuro e volte para você, em novas condições?

      O Senhor te abençoe com paz no coração e com espírito de oração e perseverança em restauração do lar, no poder de Deus.

      Curtir

      1. Muito Obrigado por me responder. Realmente quando casamos erramos bem jovens, e queiramos muito ficar junto, ele dizia me amar muito e que queria ficar ao meu lado a vida inteira. Que eu era o amor de sua Vida. E a partir do momento que eu fui me desviando da vontade de Deus. O inimigo entrou no meu casamento, e eu não fui sabia, não vigiei, e meus joelhos já não tocavam mais o chão. E hoje realmente posso dizer que tenho sido moldada por Jesus, E agora me dedico ao senhor de verdade, e realmente acredito numa reconciliação, ma também sei que se o homem não quer Deus não faz. Eu temo por ele pois sei que Deus a de tratar com ele, mas isso é ele e Deus. Deus o abençõe…Amém

        Curtir

  8. Casei com um homem que se dizia cristão mas que me espancava me divorciei, fiquei 12 anos fora da igreja durante esse tempo vivi com alguém por 8 anos mas NÃO ME CASEI, me separei, depois de um tempo conheci outra pessoa e me casei oficialmente pela 2º vez. 6 meses depois de casada (12 anos fora da igreja) me reconciliei com Jesus. E agora estou em pecado? E meu marido que era solteiro e não conhecia a Cristo é adultero por ter se casado comigo? Temos que nos divorciar???

    Curtir

    1. Irmã, a Bíblia é clara em dizer que é adultério sim. Vocês estão ambos em adultério e isso não pode ser negado por ninguém. (Mateus 19:3-12)

      No entanto, Jesus afirma que nem todos estão aptos a viverem solteiros ou divorciados e é aí que entra a misericórdia de Deus sobre o pecado.

      Peço que leia e medite na mensagem (e comentários adicionais) A Graça de Deus é Suficiente – https://verboeterno.wordpress.com/2009/03/30/a-graca-de-deus-e-suficiente/ e que procure seu pastor para aconselhamento.

      O Senhor te conceda graça para saber o que fazer, é minha oração a seu favor, em nome de Jesus.

      Curtir

  9. DAVI NAO COMETEU MAIS ADULTERIO COM BETE SEBA PQ MATOU O MARIDO DELA… COMO LI UM COMENTARIO DE UMA IRMÃ ESSES DIAS ELA DIZIA : ESSES RADICAIS ENTENDEM ENTAO Q O MARIDO Q MATOU A EX MULHER E CASOU DE NOVO E SE ARREPENDEU TEM MUITO FACIL ACESSO AO CÉU; ENQUANTO O DIVORCIADO Q SE CASOU DE NOVO , NO SENHOR; TA NO INFERNO. DEUS TRATA CADA CASO DE UMA MANEIRA. OS RÁDICAIS DIZEM;TEM Q ABANDONAR O ERRO. USAM EXEMPOS ASSIM: SE VC ROUBOU UM CARRO E SE CONVERTEU, TEM Q DEVOLVER O CARRO, COMO MUDANÇA DE ATITUDE CERTO? CONCORDO, MAS SE ELE ROUBOU UM BANCO? OU 8 BANCOS COMO A QUADRILHA Q EU PERTENCIA FAZIA , COMO FARIA?
    E A MÃE SOLTEIRA Q TEM UM FILHO NO ERRO?
    OQ FAZER COM A CRIANÇA?
    HA COISAS Q NÃO TEM COMO MUDAR. EU NUNCA VI NOS EVANGELHOS JESUS INTERROGANDO ALGUEM E QUESTIONANDO SUA CONDIÇÃO CONJUGAL… ELE DISSE A MULHER SAMARITANA; VAI E CHAMA TEU MARIDO. ela disse : não tenho marido.; AO QUE ELE DISSE: TIVESTE 5 MARIDOS, E OQ AGORA TENS ÑAO É TEU MARIDO. O PRÓPRIO SENHOR JESUS RECONHECEU OS MARIDOS Q ELA TEVE. OQUE AGORA VC TEM , ; NAÕ É TEU MARIDO, A SITUAÇÃO DO ULTIMO ERA IRREGULAR, ,,, NUNCA VEJO E NUNCA VÍ EM NENHUM SERMÃO OU MENSAGEM DE TANTOS HOMENS DE DEUS, ALGUM DELES DIZENDO; VC QUE ´E RECASADO , NAO VENHA P JESUS, POIS VC ESTA EM PECADO DE ADULTERIO CONTINUO E NÃO ADIANTA. . . . NA AFRICA UM PREGADOR NEGOU O BATISMO HÁ UM MULÇUMANO RECEM CORVERTIDO, PELO MESMO POSSUIR 2 MULHERES, O MESMO VAI EMBORA TRISTE , COM O FATO. SEMANAS DEPOIS ELE VOLTA E PEDE NOVAMENTE O BATISMO. O PASTOR LHE DIZ Q BIBLICAMENTE NAO PODE FAZE LO. ele diz; não pastor posso me casar, pois ontem, conversando com as duas , escolhi a que casei primeiro, a segunda pediu me para q a matasse, pois para nossa cultura é desonra para uma mulher, ser abandonada ; então a matei.E agora posso me BATIZAR. FELIPE QUANDO É IMPULSIONADO PELO ESPIRITO SANTO , E PREGA AO EUNUCO EM ATOS 8 E DIZ: É LICITO VC SE BATIZAR SE CRERES DE TODO CORAÇÃO. AO Q ELE DISSE: CREIO QUE JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS. E FELIPE O BATIZOU.. A LETRA MATA , MAS O ESPIRITO VIVIFICA. CADA CASO É UM CASO. AS IGREJAS PARA ACEITAR UM CASAL EM COMUNHÃO PEDEM A CERTIDÃO DE CASAMENTO PARA BATISMO PORQUE ENTENDEM Q AQUELE DOCUMENTO TEM VALOR LEGAL, E RATIFICA O CASAMENTO, PERMITINDO ESSE CASAL ENTRAR EM COMUNHÃO, SE BATIZAR , PARTICIPAR DA SANTA CEIA, ETC…. POREM O DOCUMENTO EXPEDIDO PELO MESMO JUIZ SENDO DE DIVÓRCIO É VISTO COMO ALGO ABOMINAVEL…É COMPLEXO. ISSO Q NEM VOU ENTRAR NESSAS QUESTÕES DE TERMOS GREGOS , HEBRAICO, ARAMAICO, DAS TRADUÇÕES… AGORA PERGUNTO? UM RECASADO VEM PARA A IGREJA , SE CONVERTE OBRA ESSA REALIZADA PELO ESPIRITO SANTO, DAI É BATIZADO PELO ESPIRITO SANTO, É TRANSFORMADO, NASCE DE NOVO, BEBIA ÑAO BEBE MAIS, ROUBAVA E NÃO ROUBA MAIS , ADULTERAVA, pois traia essa sua segunda esposa, E AGORA ELE NÃO TRAI MAIS E VEM ESSES RADICAIS DIZER Q ESSE CRISTÃO TA INDO PARA O INFERNO?????????? ORA IRMÃOS QUE É ISSO? EM ATOS CAPITULO 15 EM RELALÃO AO CONCILIO EM JERUSALEM, ONDE ESTAVA SENDO TRATADO OQUE PAULO ESTAVA PREGANDO PARA OS GENTIOS RECEM CONVERTIDOS FOI DETERMINADO OQUE?
    PEDRO , TIAGO DISSERAM; VAI LÁ PAULO E VE SE ELES SÃO RECASADOS TAMBEM, E PROIBE ISSO, CERTO? NÃO. ATOS 15 VS 28 e 29: que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos idolos, e do sangue, e da carne sufocada, da prostituição. GENTE ISSO É SÉRIO, É NOVO TESTAMENTO, E FOI ENSINADO PARA NÓS QUE ERAMOS GENTIOS, AGORA COMO CONVERTIDOS: IGREJA, ,,,,, NÃO VEJO NINGUEM Q TÁ TÃO PREOCUPADO COM OS Q SE MACHUCARAM COM O DIVORCIO E NOVO CASAMENTO, PONDO ESTES NO INFERNO, PQ ELES NÃO ESTAO DIZENDO AS PESSOAS Q É PROIBIDO COMER CHURISSO ,CHURISSO É SANGUE, E CARNE SUFOCADA? ESSAS PESSOAS VÃO PARA O INFERNO? TEMOS QUE ESTAR ATENTOS. CONHEÇO HOMENS QUE ERAM BANDIDOS , ASSASSINOS, DROGADOS , PERVERTIDOS, NUM SEGUNDO CASAMENTO, OU FIZERAM ISSO DEPOIS POIS AS EX. ESPOSAS OS ABANDONARAM,,, MAS JESUS NUNCA OS ABANDONOU, E OS CHAMOU, E OS Q FORAM A ELE JAMAIS OS LANCARIA FORA, HJ ANOS DEPOIS TEM GANHADO CENTEMAS DE ALMAS….. HA MAS ESQUECI ELES ESTÃO INDO PARA O INFERNO, POR QUE SE CASARAM UMA SEGUNDA VEZ….
    Responder

    Curtir

    1. EMERSON;

      Isso é sério mesmo! Todos antes de JESUS estamos condenados ao inferno. Ao aceitarmos, fazermos sua vontade, vivermos em obediência, em santidade, sermos verdadeiros discipulos, estaremos com ELE na ETERNIDADE. Ore, peça a DEUS entendimento. A porta para o CÈU é estreita demais. Leia 1 Corintios 7,10-11 Romanos 7,2-3, leia os textos que baseiam o casamento como indissolúvel. EM Mateus 19,9-15 diz que nem todos são APTOS a aceitar esta palavra. Muitos não serão. Acharão um absurdo. Cada um será julgado pela palavra. Uns não estão no segundo ou terceiro casamento, mas pecam em outras areas. Ninguém está condenando ninguém ao inferno, apenas pregando o que diz a Palavra. Paz

      Curtir

      1. Eu escrevi este comentário, mas anos depois de muito orar e avaliar, vejo que DEUS é misericórdia e perdão, e perdoa sim. Que tem uma exceção em caso de adultério e abandono.

        Curtir

  10. José Anderson, gostaria de saber referente a posição bíblica para as pessoas que aceita ser testemunhas de um segundo casamento, sendo que participaram do primeiro e sabem que os atuais noivos tramaram o divorcio para se casarem de novo.

    Curtir

    1. Pedro, como eu já escrevi aqui em inúmeras vezes, um segundo casamento não é direito assegurado na Bíblia, a não ser em caso de viuvez. Os que se casam segunda vez, o fazem baseados apenas na misericórdia de Deus, que é grande.

      Por favor, veja minhas mensagens (e comentários adicionais) na Categoria Casamento, neste site.

      Curtir

  11. A biblia e a palavra de Deus ou nao??entao porque quando as pessoas estao buscando intereces proprios, essa palavra perde o valor… Ora meus caros; Deus e misericordia para com aqueles que busca fazer sua vontade,e nao com os que Busca satisfazer seus desejos carnais. Ou alguem pensa que Deus vai anular seus mandamentos por nossa causa. Deus e o nosso criador e nao nos e seu criador,se a palavra esta dizendo que nao pode se casar de novo entao por que da falsa esperanças para as pessoas,veja o que esta escrito em Tiago 5;20 .nos temos que fazer e vontade de Deus e nao do Homem.. veja o que diz em Ap; 22;18-19.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta