Há salvação para um suicida?


Pergunta:

Bom dia, graça e paz. Preciso saber onde está escrito na Bíblia que não há salvação para os suicidas. Aguardo resposta. Obrigada – Socorro – Brasília.

Resposta:

Irmã,

assassinato é pecado e quem suicida está assassinando a si próprio: “Não matarás” (Ex 20:13). Mas jamais poderemos afirmar que um suicida não foi salvo, porque se ele arrepender de seu ato e pedir perdão a Deus, mesmo que seja numa fração de segundo, ele será salvo. Mas, se não arrependeu, está definitivamente condenado.

A salvação pertence a Deus e só no céu iremos saber quem foi e quem não foi salvo. Só o Senhor conhece o coração do homem, nem mesmo quando a questão é suicídio, podemos afirmar que a pessoa está perdida. Portanto, se ele morreu salvo, está no céu. Agora, depois da morte não tem como mudar o nosso estado, ou é céu ou inferno. “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto, o juízo final” (Hb 9:27).

No caso de Judas podemos afirmar, com certeza, de que ele não foi salvo, porque foi o próprio Jesus quem o disse (Jo 17:12).

Que a graça e a paz do Senhor esteja com você.

José Adelson de Noronha

58 comentários em “Há salvação para um suicida?”

  1. e uma vergonha muitas pessoas de forma ignorante condenado suicidas sem sequer ter um respaldo biblico para afirmarem isso, muitos fatores da vida levam uma pessoa ao suicidio , e devemos considera cada caso , o fato de um estado terminal com dores que nao tem remedio que amenize, uma profunda decepçao na vida, depressao profunda, etc…
    cada pessoa age de uma forma frente a cada problema da vida umas suportam e outras nao , devemos respeitar a individualidade de cada um diante de certas adversidades da vida.

    Curtir

  2. Vou arriscar a dar meu palpite em assunto tão polêmico no meio cristão, que é o do suicídio. Eu penso que ninguém pode afirmar com certeza absoluta se alguém foi ou não salvo. Claro que quem suicida está indo contra os princípios de Deus (pois ele é dono da vida), mas há casos em que a pessoa está com depressão profunda e aí é preciso lembrar que a depressão acomete sim pessoas cristãs. Há depressão de origem maligna proveniente do diabo, mas há depressão causada por fatores que nada tem a ver com espíritos malignos. Quem está com depressão além de orar deve sim consultar médicos especializados para tratar, porque é uma doença grave. Procurar ajuda médica não significa falta de fé, mas sim fazer a parte que nos cabe. O tratamento contra a depressão, aliada com os tratamentos médicos são uma boa opção para quem está deprimido.

    Vou relatar aqui uma coisa que ocorreu na região onde moro, há alguns anos atrás. Um irmão em Cristo, por anos serviu a Deus na igreja com a esposa e filhos, bom testemunho e demonstrava ser um homem de fé. Porém ele adoeceu, a depressão o pegou em cheio e ele veio a se suicidar. Claro que a maioria dos cristãos afirma com convicção que ele não foi salvo. Mas durante algum tempo, eu fiquei pensando, não me conformava com a ideia de uma pessoa durante toda uma vida ter servido a Deus e depois num momento de crise ele perder a salvação assim…

    Minha opinião particular é essa: Deus é amor e justiça também, Ele sonda nossos caminhos, pensamentos, Ele sabe tudo a nosso respeito. Sabe quando estamos bem, quando estamos mal, quando estamos alegres, quando estamos desanimados. Deus é Deus, resumindo. Ele é onisciente (sabe tudo que se passa em nossos pensamentos), onipresente (está em todos os lugares) e onipotente ( tudo pode, todo poderoso). Sendo assim, penso que Deus sabe e vê coisas que outras pessoas não conseguem enxergar. Deus, por exemplo, sabe o que se passou no coração daquele homem para num momento de desespero e angústia enorme, tirar a própria vida. Esse homem estava doente, com as faculdades mentais comprometidas. Deus é justo e jamais deixaria uma alma se perder sabendo a situação grave em que estava o homem, que estava com a mente comprometida, afetada pela doença. Penso que Deus vai julgar uma pessoa de acordo com a sua condição mental, não tem como julgar uma pessoa comprometida mentalmente como uma pessoa com a mente completamente sadia. Não se pode julgar uma pessoa com alguma deficiência mental ou intelectual como se julga uma pessoa mentalmente sã, plena.

    Não quero que pensem que estou apoiando o suicídio, nem dizendo que os suicidas irão se salvar. Só estou dizendo que no meu pensamento ninguém tem como dizer se alguém foi ou não salvo. No meu coração não julgo esse irmão como condenado, tenho cautela e prefiro acreditar na misericórdia de Deus, pois o homem estava doente e mentalmente comprometido, não estava com a mente lúcida totalmente. Esse assunto é polêmico, já li várias matérias a respeito, assisti debates entre pastores sobre tal assunto e eu fico com a linha de pensamento que expus aqui. Deus é justiça e amor, então creio na sua misericórdia.

    Em várias partes da Bíblia fala-se da misericórdia de Deus, mas aqui deixarei apenas um pequeno versículo sobre misericórdia: “A terra está cheia da misericórdia do Senhor” . Salmos 33.5.

    Curtir

  3. isso é muito complicado, não podemos afirmar que a pessoa que tira a própria vida será digno de salvação , uma vez que Cristo não permitiria tal fato uma que você esteja em comunhão com ele. a maior causa de suicídio, é a depressão e o único remédio pra curar a depressão é a oração, e uma vez que você prefere se matar ao invés de orar, você não esta confiando em Deus e estará cometendo um pecado. eu acredito que não tenha, porque se tivesse as pessoas em desespero ao invés de procurar cristo irão procurar a morte. em romanos 8,38 o texto esta bem claro que nem a morte nem a vida nem os anjos , nem os principados, nem as potestades, nem o presente,nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade nem alguma outra criatura nos poderar separar do amor de Deus. obs: isso se morrermos em santificação, partirmos pra Cristo em santidade, então estaremos morrendo com Cristo e pra Cristo.

    Curtir

  4. Somente Deus tem o direito de tirar a vida. Se um homem tirar sua vida se coloca no lugar de Deus. Ou seja, não confia em Deus. Morre em pecado e é condenado. Pois ele não viverá para pedir perdão. Se engana os que pensam que receberão perdão depois da morte. Ou vc é condenado ou vc é salvo.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta