Terra que Mana Leite e Mel


 

Pergunta:

 

Paz, pastor

 

Gostaria de saber o que significa a expressão: “mana leite e mel”. Porque falar dessa maneira? Manoel Júnior

 

Resposta:

 

Irmão, a expressão “terra que mana leite e mel” quer dizer um local abundante, rico em bênçãos, farto, tanto em alimento quanto em alegrias. Leite é figura de alimento vital, saudável, que dá o crescimento. Mel é figura de coisas gostosas, doces ao paladar.

 

Aplicando essa figura em nossas vidas hoje podemos ter, por exemplo: um lar que “mana leite e mel” significando um lar abençoado, onde nada falta, seja o alimento, a saúde, o bem estar, a paz, a alegria em estar com os pais, irmãos, cônjuges.

 

Mas a principal mensagem que podemos tirar é que temos a bendita promessa de vida eterna no reino de Deus, um reino abundante em todas as coisas, seja em paz, gozo, alegria, mas principalmente, na presença de Deus no meio de nós: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:9,10).

 

Que o seu lar seja uma terra onde mana leite e mel. “Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel” (Nm 14:8).

 

José Adelson de Noronha

24 opiniões sobre “Terra que Mana Leite e Mel”

  1. Amado, resposta tem e eh bem simples, acontece que pela nossa mentalidade cristã temos dificuldade em acreditar e aceitar que Deus antes da época da graça, na dispensaçao da lei(que era transitória) mandou matar pessoas e até criancinhas de colo pois nos parece cruel e absurdo, acontece que Deus não eh homem, ele eh o criador da vida e portanto tem o direito de tirar a vida e ele estava disposto a acabar de vez com todos aqueles povos cananeus que ele já não suportava mais os pecados sendo que eles não queriam se converter e ainda praticavam até sacrifícios humanos e toda prática de degradaçao a ponto que Deus decidiu que nem bebês iriam escapar porque ele em sua unisciencia decidiu assim e quem eh uma pessoa humana para questiona-lo?! Ele eh Deus e sabe o que faz e quiz assim. Ele da a vida e tem o direito de toma-la diz a palavra e seus desígnios São misteriosos e não cabe a ninguém questiona-lo ou se não aceitar isso que vire ateu! Mas aí irá arcar com o absurdo de uma vida sem sentido e depois ainda vai para o inferno. Não tem meio termo com Deus. Essa foi razão espiritual e a razão política eh que se o povo não acabasse até com as crianças essa criancinhas um dia iriam se revoltar contra eles por terem matado seus país e iriam se vingar. O mesmo motivo que levou Farao a mandar matar as crianças hebreias. Desculpe meu estilo direto mas só sei escrever assim. Espero ter respondido porque São as únicas explicações que existem. Ou vc aceita ou vira ateu.

    Curtir

  2. Gostaria d saber pq o povo mataram até criancinhas a mando d deus(?) p entrar na terra prometida.
    Isso me intriga, não é cristão. Jesus não faria isso. E ninguém dá uma resposta satisfatória.

    Curtir

    1. Reginaldo, é muito pertinente sua pergunta, e até mesmo cristãos do novo concerto questionam sobre isso, pois não parece se ajustar ao que fala a Bíblia em algumas partes sobre amor, justiça de Deus e seu repúdio à iniquidade.

      A destruição de Jericó é um relato do justo juízo divino contra um povo iníquo em grau máximo e irremediável, cujo pecado chegara a atingir sua plena medida. Noutras palavras. Deus aniquilou os moradores daquela cidade e outros habitantes de Canaã porque estes se entregaram totalmente à depravação moral. A arqueologia revela que os cananeus estavam envolvidos em todas as formas de idolatria, prostituição cultual, violência, a queima de crianças em sacrifícios aos seus deuses e espiritismo (Dt 12.31; 28.9-13). As pessoas costumam não compreender Deus na sua decisão, ficam com pena do povo, mas esse povo tinha uma religião que promovia a prostituição cultual tanto de homens como de mulheres, e o culto em si consistia em orgias sexuais degradantes. Seus profetas e sacerdotes oficialmente assassinavam , nos seus templos, criancinhas recém-nascidas em sacrifício aos seus deuses. Deus sabia que se seu povo convivesse com os cananeus, adotaria aquelas práticas infames e vergonhosas. A destruição total dos cananeus era necessária para salvaguardar Israel da destruidora influência da idolatria e pecado dos cananeus.

      A destruição das cidades cananeias e seus habitantes, demonstra um princípio básico de julgamento divino: quando o pecado de um povo alcança sua medida máxima, a misericórdia de Deus cede lugar ao juízo. A ordem de destruir por completo os cananeus, era porque se deixassem descendentes, eles perpetuariam o que seus pais faziam. Na realidade os israelitas desobedeceram a Deus e não expulsaram completamente os habitantes de Canaã. Como resultado, começaram a seguir seus caminhos detestáveis e a servir aos seus deuses-ídolos. O livro de Juízes é a história daquilo que o Senhor fez em resposta a essa apostasia.

      Devemos lembrar que aquele tempo era “dente por dente e olho por olho” por isso a dificuldade de entender o agir de Deus daquela maneira, lembrando que Deus sempre deu inúmeras chances a vários povos antes de tomar uma decisão radical. O NT parece mais fácil de aceitar pois veio o Novo Concerto e Jesus deixou exemplo de amor. Mas vale lembrar que Deus é amor e Ele junto com Jesus e o Espírito Santo formam UM. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único: Jesus, para morrer no lugar de cada pecador e com isso dar oportunidade de quem quiser receber a salvação eterna. Deus é amor sim, mas também é justiça!

      Curtir

    1. Muitos não acreditam em Deus, mas querem pintar um Deus cruel.
      Então eu gostaria de saber também quantas criancinhas, quantas mulheres, idosos, animais e pessoas de bem que morreram queimados só na explosão da bomba atômica em Hiroshima? E 200.000 depois em Nagasaki. Isso de uma vez só.

      E em todos os bombardeios? E na Sírio hoje em dia? E quantas mulheres são estupradas em guerras constantemente? E quantas toneladas de armas nucleares são criadas e mantidas? E os homens de tão maus que são estão prestes a se iniquilarem mutuamente e acabar com a Terra que o bom Deus criou. Mas muitos só querem culpar a Deus e não olham para seu próprio umbigo…

      Curtir

  3. Estudos antigos (Egípcios) afirmam que a terra de Canaã era bastante rica inclusive cobiçada por inúmeras nações. Prova disso, é que o relato dos espias indica que foram necessário dois homens para carregar um cacho de uvas, num. 12:23 outro exemplo claro foi a atitude tomada por duas tribos e meia quando se aproximam da região de Basã .Evidente que Deus utilizou uma metáfora para facilitar o entendimento de um povo Recém libertado, acostumado a viver das migalhas dada pelo Egito, além de mostrar que é um Deus capaz de providenciar bençãos espirituais e física para a sua nação. Saliento ainda que a atual desertificação naquele local se deu bem depois, mais que ainda existe muitos vales frutíferos especialmente ao norte.Respeitando o ponto de vista de todos, acredito que a resposta do Pastor José é a correta.

    Curtir

  4. Ainda há uma explicação que o leite se refere ao leite da oliveira abundante naquela região e o mel da tâmara também ali abundante. Considerando que a cultura daquela região é diferente da nossa, e do mesmo geito é terra de benção melhor muito melhor que no deserto.

    Curtir

  5. Olha quando Deus fêz a promessa ao seu povo lá na escravidão do Egito, eles estavam sofrendo de um tratamento muito duro, trabalhavam 10 ou mais horas piszando o barro da lama para fazerem os tijolos, esse serviço pesado acontecia já a 400 anos. Deus disse: Tenho visto o sofrimento do meu povo, descerei e livrá-lo – ei deste cativero.
    Durante 400 anos gerações de hebreus nasceram, cresceram e viveram trabalhando pisando aquele barro para confeccionar os tijolos, enquanto o egito tinham serviços mais leves , o povo de Deus era maltratado pelos carrascos dos egípcios.
    Deus sentia toda a dor do seu povo, então Ele fez aquela promessa que lhes daria uma terra onde eles não só a encontrariam pronta com vinhais, frutas cereais, animais produtores de leite, e a outra coisa era que realmente aquela região tinha mesmo muita abelha silvestre, lá em Canaã tinha não só o alimento originário do leite dos animais mas ainda tinha a doçura da abundãncia de mel. Jesus quando ressuscitou e foi se encontrar com seus discípulos perguntou-lhes, tendes aí alguma coisa para comer? Eles então lhe ofereceram um pedaço de peixe e um favo de mel, e nosso querido Senhor comeu os dois na presença deles, Deus se preocupa com o nosso bem estar. Jesus multiplicou os pães e os peixes diante da nessecidade dos seus ouvintes, nosso Pai celestial tem muita sensibilidade e sente a nossa dor, Ele assim abençõou o Seu povo com um lugar mais dígno de se viver!
    Agora o mais importante desta expressão “mana leite e mel” é que ela é uma linguagem profética , Deus através do Seu Filho Jesus nos tirou do cativeiro deste mundo e nos levou para a Igreja(terra que mana todas as ricas bênsãos espirituais pra nossa alma) Jesus nosso Senhor através da sua palavra está nos levando para a eternidade, em breve isto acontecerá, a terra prometida nada mais é que o nosso futuro no céu nossa cidade celestial!!!!!

    Curtir

  6. Acredito que Deus se referiu a terra que mana leite e mel porque na verdade a terra tinha rebanhos de gado leiteiro ,mesmo e mel porque o mel nessa terra era abundante,sendo que o leite é um alimento completo e o mel,um alimento muito útil e saboroso , esses 2 alimentos eram essencial na alimentação da quele povo.

    Curtir

  7. terra que mana leite e mel é uma terra onde não há choro, dor sofrimento, onde angústias e frustaçoes passam distantes, pois essa era a situação de israel no egito. Deus mudou esta triste realidade, providenciando o melhor para israel, portanto; alegria, paz, e prosperidade é sinal de uma vida que mana leite e mel.

    Curtir

  8. LEITE É UM ALIMENTO SOLIDO, ALIMENTO QUE TEM CONSISTENCIA. TODO RECÉM NASCIDO PRECISA, E HAVERIA MUITA ABUNDANCIA DE LEITE,, . MEL É UM PRODUTO PURO, SUCO DE UMA FLOR, COM BOM PALADAR, PRECIOSO , SALMO, 19 10 A LEI DO SENHOR DÃO MAIS DOCE DO QUE MEL E O DESTILAR DOS FAVOS GOTAS PURAS,
    ESTA É MINHA INTERPRETAÇÃO.

    Curtir

  9. “Disse:JESUS”.Eu sou a porta a videira e a vida,aquele que crê em mim viverá e terá vida em abundância ‘
    O CAMINHO DO LEITE E MEL EM NOSSAS VIDAS È JESUS SE VOCÊ ACEITAR JESUS COMO ÚNICO E SALVADOR DE SUA VIDA,OBEDECER AS PALAVRAS DO SENHOR, VOCÊ TERÁ ABUNDÂNCIA EM TODAS AS ÁREAS DE SUA VIDA O SENHOR ACHARÁ GRAÇA SOBRE TI E SERÁS AGRACIADO.
    PREGUE O EVANGELHO A TODO TEMPO SEM DEMORA,ARREPENDEIVÓS E CHEGADO A GRANDE HORA JESUS ESTÁ PRÓXIMO DE VOCÊ PODE OLHAR AO SEU REDOR O NOTICIÁRIO, FINS DO TEMPO PROFESSIA SE CUMPRINDO LEIA LIVRO DE APOCALIPSE. HÁ UMA ESPERANÇA PARA VOCÊ II CRÔNICAS 7,14 SE O MEU POVO QUE SE CHAMA PELO O MEU NOME ORAR E HUMILHAR SE ARREPENDER EU VIREI DO CEUS E SARAREI A TERRA . ENTENDE PORQUE VOCÊ PODE SER TERRA QUE MANA LEITE E MEL.DEUS ABENÇOE A TODOS QUE LEREM ESTE COMENTÁRIO QUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS FALE AO SEU CORAÇÃO MOSTRANDO A DIREÇÃO PARA O TEMPO DE HJE VIVER O MELHOR AMANHÃ :TERRA QUE MANA LEITE E MEL” AMÉM!!AMÉM!!!AMÉM!!!QUE ASSIM SEJA!QUE ASSIM SEJA!!!QUE ASSIM SEJA!!ALELUIA!!GLÓRIA Á DEUS!

    Curtir

  10. Imãos, a paz do Senhor. Prefiro ficar com o ponto de vista desse pastor. Até aqui nunca ouvi dizer que questões como essas produzissem vida e espiritualidade. Devemos nos preocupar com o que é o leite em nossas vidas, que é a palavra pura e sem misturas. Que possamos dizer palavras no tempo certo, e então isto sim, será como favos de mel. Aléluiaaa! fiquem com Deus.

    Curtir

    1. Irmã, não tenho informações a respeito dessa planta cujo fruto era doce como o mel.
      Prefiro interpretar a “terra que mana leite e mel” literalmente, isto é, como sendo uma terra espaçosa, com excelentes pastagens para os rebanhos leiteiros (vacas e ovelhas) e com abundância de vegetação, cujas floradas atraíssem abelhas em grande quantidade.

      O mel era um alimento favorito nos tempos bíblicos e podia ser encontrado nas cavidades das rochas, nas árvores, no deserto da Judéia (Mt 3:4) e até em carcassas de animais mortos (Jz 14:8).

      Em outras passagens a expressão “mel”, isoladamente, é interpretada como símbolo de algo doce, agradável. “Os teus lábios, noiva minha, destilam mel. Mel e leite se acham debaixo da tua língua, e a fragrância dos teus vestidos é como a do Líbano” (Ct 4:11).

      Em outras passagens o mel é símbolo de algo doce, mas perigoso: “porque os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite” (Pv 5:3).

      Que o Senhor lhe abençoe com o pleno entendimento das Sagradas Escrituras.

      Curtir

      1. Fico com a argumentação do José Adelson!

        As bênçãos de Deus para Israel era realmente de forma literal, bênção materiais. No entanto, ao aplicar essa passagem à Igreja, a vemos de forma figurada, em que Deus nos abençoa com bênçãos espirituais e como nas argumentações dos demais.

        Fiquem na Paz!

        Curtir

        1. sendo o leite, representando o alimento sólido e o mel, algo bom, gostoso, podemos concluir que isso aconteceu com o povo de Israel, pois tiveram um liderse de excelencia, Moisés e Josué… e também tiveram quantas e quantas experiencias com Deus, água da rocha, água amarga transformada em água doce… e verdadedeiramente era uma terra que mana leite e mel, pena que o povo de Israel nao aproveitou bem este alimento, o “leite e mel”.

          Curtir

            1. Os comentários são apenas troca de ideias e conhecimento bíblico. Não tem nada de “conversa fiada” quando o objetivo é crescer no conhecimento acerca das coisas de Deus.

              Um abraço.

              Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s