Adultério e Arrependimento


 

Pergunta:

 

Boa noite pastor, estou precisando me consertar com Deus. Eu me separei há quase um ano, mas não nos papéis. Na verdade eu pequei e sinto arrependimento.

 

Eu e meu marido tínhamos uma vida cheia de problemas, sem diálogo, sem uma vida a dois e eu acabei conhecendo um homem e me relacionei com ele. Eu estava fragilizada com o meu casamento e traí o meu marido e hoje me arrependo muito.

 

Fui a uma igreja evangélica com os meus filhos e eles pediram a Deus que eu e o meu marido voltássemos. Isso tocou meu coração, mas não sei se mereço, estou confusa.

 

Pastor, o meu desejo é que Deus me perdoe e o meu marido também. Quero muito voltar com ele e termos uma vida centrada no Senhor. O que devo fazer? Como consigo sentir o perdão de Deus? Me ajude pastor. Cristina

 

 

Resposta:

 

Filha, o perdão de Deus não é para ser sentido, mas crido. A Bíblia Sagrada diz que se pedirmos perdão, Ele nos perdoa. E Seu perdão é imediato. Está escrito e, portanto, é verdadeiro: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9).

 

Mas, para isso, é necessário que confessemos diante de Deus que pecamos mesmo. E que pecamos por nós mesmos, sem jogar a culpa noutra pessoa ou circunstância. Você traiu seu marido porque quis e não porque o casamento estava ruim. Conheço muitas pessoas cujo casamento está ruim e nem por isso elas traem o cônjuge. Conheço outras em que o casamento estava bom e ainda assim traíram.

 

Não fique se justificando, mas reconheça que pecou porque quis. Se você sondar seu coração, verá que, no fundo, alimentava alguma fantasia a esse respeito, seja por gosto, seja por vingança. Talvez até mesmo tenha tido uma ou outra experiência extra-conjugal antes. Não falo da relação sexual propriamente dita, mas de algo romântico, aventureiro, misterioso com algum colega de trabalho, vizinho, amigo. Isso também é adultério.

 

Não falo isso para lhe condenar, mas para ajudar. Jesus Cristo veio para salvar o pecador e Ele lhe ama e quer lhe dar o perdão e a paz no coração. Mesmo que seu marido não volte jamais para você, ainda assim, você terá paz porque foi perdoada.

 

E, se você tem paz no coração, anda com o senhor, faz-lhe a vontade, Ele pode até restaurar-lhe o lar, a família. Não significa que irá fazer, porque seu marido também precisa querer, mas que o Senhor tem poder para isso, tem. Não se trata de merecer, como você diz, mas sim que essa é a vontade de Deus: que todo lar, toda família, glorifique a Deus.

 

Confesse agora a deus que é pecadora, peça-lhe o perdão e um novo nascimento e comece a glorificá-lO. Procure seu marido (ou escreva-lhe, se for o caso) e peça-lhe perdão pelo adultério, assim como por todas as demais coisas que fez contra ele. Deixe o resto por conta de Deus. Comece a ler a Bíblia diariamente, a orar, a andar com Deus. Procure uma Igreja perto de sua casa e comece a congregar para que nela você seja edificada espiritualmente.

 

Para sua meditação: Leia Salmo 84.

 

Deus lhe abençoe com a plena restauração da paz, da alegria e do amor do marido e dos filhos.

 

Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva” (Sl 84:5,6).

 

 

José Adelson de Noronha

796 opiniões sobre “Adultério e Arrependimento”

  1. Eu sou racista, eu sou muito racista. Até hoje não me perdoo porque o meu primeiro beijo e a minha primeira vez foi com um rapaz negro meu vizinho. Isso está sempre diante de mim e me sinto muito mal e depois fico pior ainda por ser tão racista mas esses sentimentos me perseguem todo dia.Não sei mais o que fazer. Preciso de uma palavra.

    Curtida

    1. Anônima, então você mesma concorda que são sentimentos ruins, de ódio e rancor, mas procure por Jesus. Quanto mais você se aproximar de Cristo, seu interior se encherá de amor por todas as pessoas independente de sexo, cor, raça, condição social, etc, e até pelos inimigos. Você se encherá de luz, de alegria e de Fé para viver uma nova vida em diante, todos esses atos de pecado e sentimentos ruins não terão mais lugar na sua vida. Realmente, quando a gente vive em Cristo, nos tornamos uma nova pessoa. Eis o que fazer, mas pra isso, é preciso agora QUERER essa mudança. Que o Espírito Santo lhe dê todo o entendimento, é minha oração.

      Curtida

      1. Prezada anônima, o racismo é terrível e deve ser repudiado! O primeiro passo importante você já deu, que é reconhecer que é racista. Quando uma pessoa reconhece que tem errado, fica mais fácil lutar contra isso.

        Volte-se para a Palavra de Deus, veja que na Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas. Significa que ele está disposto a salvar qualquer pessoa, independente de sua raça, cor, sexo, etc. Jesus morreu por TODOS sem acepção de pessoas: pelos negros e brancos, pelos ricos e pobres, pelos viciados, pelos drogados, pelos adúlteros, mentirosos, soberbos, homossexuais, heterossexuais…e até mesmo pelos racistas!

        Claro que a pessoa para ser salva deve se arrepender dos pecados e viver de acordo com a Sua Palavra, sendo nova criatura! Então, não desperdice sua chance e não coloque sua salvação em jogo por causa de um sentimento ruim (racismo).

        Não alimente esse sentimento de rejeição ou ódio que há dentro de você. Busque a Deus de coração, peça que Ele lhe ajude nisso.

        Um abraço.

        Curtida

    1. Jeferson (se é que é mesmo o teu nome, já notei que há uma pessoa que ama usar termos vulgares aqui no blog, apenas mudando os nomes)… Mas vamos à questão:

      Não se deve apoiar pecados dos outros, mas também não se deve “atirar pedras” no pecador, essa não é a melhor maneira de fazer pregar o evangelho de Jesus.

      “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre” (Salmo 107.1)

      Claro que isso não significa que alguém pode ficar pecando deliberadamente contra Deus. Mas sempre que houver arrependimento e desejo de mudança, Deus concede misericórdia!

      Sugiro que medite nas palavras de Jesus, em João 8 (para melhor compreensão sobre a passagem da mulher adúltera, leia o capítulo inteiro).

      Um cristão deve ser firme nos princípios bíblicos, mas quando uma pessoa escreve pedindo ajuda, se sentindo fraco e sem forças, devemos interceder por ele. Jamais devemos apoiar pecado, mas também não precisamos ser duros e grosseiros com o pecador. Devemos incentivar a pessoa a ter domínio próprio e a fortalecer a sua fé na Palavra de Deus. Acusações rudes não ajudam em nada.

      Um abraço.

      Curtida

      1. Correção: onde está escrito :” essa não é a melhor maneira de fazer pregar o evangelho de Jesus” leia-se ” essa não é a melhor maneira de se pregar o evangelho de Jesus.

        Curtida

  2. Paz irmãos, trai meu esposo por uma fraqueza mto grande, à 8 anos isso era jovem casada, fui imatura….havia acabado de me converter, porém passei por essa situação, o meu esposo descobriu, nos separamos e voltamos dps de alguns meses, três anos depois essa pessoa que tbm é do nosso convívio familiar, me procurou e por ser fraca novamente cai….e todas as vezes me arrependo, choro é me desespero pq não quero mais pensar e viver essa aflição, pois não quero viver no pecado, estou desesperada pq não posso contar ao meu esposo por medo, de destruir novamente minha família e a família da minha cunhada….por mais que que achem que não, mas amo muito minha família e estou cansada dessa situação, quero me sentir liberta, mesmo convivendo com essa pessoa, minhas bençãos estão travadas até na minha casa, meu lar está desestruturado, eu amo meu esposo e preciso do perdão de Deus pra seguir minha vida, adorando e servindo ao Senhor com alegria e moral…me ajudem!

    Curtida

    1. Amada, o Senhor perdoa a todos que sinceramente se arrependem e isso se demonstra quando a pessoa se afasta da tentação e busca não mais cometer o mesmo erro. A cada dia todos temos que carregar a nossa cruz e se afastar de tudo o que nos atrai para o pecado, e isso não é garantia que nunca mais cairemos, pois todos somos falhos, mas apenas Deus conhece cada coração e o desejo de melhorarmos a cada dia, nosso alvo é Cristo, é a Ele quem temos que imitar.
      Porém, a ordem do Senhor para todos nós é Vai e não peques mais (para que não te suceda coisas piores). Se afaste desses homens, dessas fantasias, se você já sabe que é fraca nessa área, deve fugir muito mais, corte todo o contato com esse parente, fuja dele, se ele vier numa calçada, vá para a outra, não converse mais com ele, não precisa ser rude, mas é preciso cortar todo contato ou vai continuar caindo para sempre, pois tanto ele quanto o diabo vão querer te fazer mais propostas indecentes pra você cair mesmo! Também vigie, pois se não for com ele, o diabo poderá usar outro no mesmo estilo, pois já conhece sua fraqueza.
      A nossa razão pode achar que Deus não perdoa, mas Ele te perdoa justamente pois só Ele conhece a sinceridade de cada coração (pois Deus não é bobo), mas o padrão de Deus é o Vai e não peques mais. Estamos já vivendo os últimos dias, vamos viver uma vida de Santificação urgente, pois é o que o Senhor deseja e exige. Deus te abençoe.

      Curtida

      1. Prezada anônima, é importante a pessoa ter foco no que quer, ter domínio próprio e vencer de vez as fraquezas da carne. Querer é poder!

        Você ama seu marido? Ótimo. Mas agora está na hora de demonstrar isso com atitude. Corte amizades se preciso for, se não consegue se dominar e valorize e honre teu casamento. Que o Senhor lhe abençoe e lhe dê sabedoria para vencer as tentações e poder amar teu marido plenamente para que possa servir ao Senhor sem culpa na consciência.

        “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. ” (Gálatas 5. 22-23)

        Um abraço.

        Curtida

        1. Quanto ao perdão, amada, deixarei esse verso para sua reflexão.

          “Que o ímpio abandone o seu caminho;
          e o homem mau, os seus pensamentos.
          Volte-se ele para o Senhor,
          que terá misericórdia dele;
          volte-se para o nosso Deus,
          pois ele dá de bom grado o seu perdão.” (Isaías 55.7)

          Volte-se para Deus, estude a Bíblia, ore, isso irá lhe fortalecer espiritualmente. Jesus é misericordioso e perdoador quando a pessoa reconhece seus erros perante Ele e decide mudar de vida.

          Curtida

          1. Cacau mto obg tbm, fico em paz como disse ao Marcos, de vdd meu coração estão leves com essas palavras, vide o que escrevi para o irmão Marcos o que vc acha que devo fazer ?

            Curtida

            1. Amada, pedir perdão a quem quer que seja que ofendeu é bom e nobre, mas sem detalhes: seja objetiva e breve para evitar constrangimentos e desentendimentos.

              Agora se me permite uma observação: é complicado quando há casos de traição envolvendo pessoas amigas ou parentes. Nesses casos fica mais difícil de obter perdão, se machuca mais pessoas etc. Então, apesar de parecer radical, creio que você deveria se afastar do “amante ou ex-amante (como queira). Se você diz gostar do ex, ficando perto dele, convivendo juntos, ele sempre será uma tentação e para terem uma recaída é fácil. Por mais que ele faça parte do convívio familiar, se distancie dele para o próprio bem e o de sua família (marido, filhos se porventura tiver e outras pessoas que podem sair machucadas também…)

              Busque sabedoria em Deus, ore em prol de sua família, casamento, ore pelas pessoas que magoou, dedique-se a Deus.

              “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1:5)

              Um abraço.

              Curtida

      2. Amém irmão Marcos, obg mto me alívio suas palavras e de verdade senti mta paz, pq é realmente o q tenho procurado fazer fugir, pedi perdão à Deus e ao meu suposto ex amante, pois eu falei hj para ele q não quero mais essa situação, que quero honrar meu casamento é fazer o certo por mais que dói, pois eu gostava dele….estou incomodada e conversar com a minha cunhada para nos perdoaremos, pois por causa de td isso a família dele está fora da igreja até hj, ela me trata mto bem, mas sinto que uma conversa de perdão é necessária, sem tocar nesse assunto para não mexer nas feridas, o que vc acha?

        Mto obg!

        Curtida

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s