Como obter os dons espirituais?


 

Pergunta:

 

Paz, Pr., me responda: os dons espirituais de “1 Co. 12″ são 9, mas eu posso obter todos ou a cada um é permitido um numero “X” segundo a vontade de Deus? E como obtê-los? Júlia

 

Resposta:

 

Júlia, os dons são distribuídos pelo Espírito Santo, a cada um, segundo os propósitos de Deus, conforme Paulo explica. “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1 Co 12:11).

 

Determinadas pessoas recebem vários dons, sendo alguns dons mais destacados do que outros. Por exemplo: uma pessoa possui o dom de cura e de fé, mas a sua fé é pequena. Quando alguém a procura com alguma enfermidade, essa pessoa ora, impõe as mãos e o Senhor cura o enfermo. Mas quando é ela mesma que está enferma, já não possui fé suficiente para orar por si mesma e ser curada.

 

Não compete a nós definir quais dons queremos receber, mas exclusivamente ao Espírito Santo. Ele tanto pode conceder vários dons a alguém, quanto um somente. Da mesma forma, em determinados momentos, Ele pode conceder a alguém um dom específico, somente para aquele momento específico.

 

E quando o Senhor lhe conceder um dom, esforce-se para aplicá-lo, porque os dons são concedidos para edificação da Igreja, do Corpo de Cristo, e não para nosso prazer ou uso pessoal. Os dons são concedidos para que Deus aja por meio de nós. Não somos nós que fazemos aquelas obras, mas Deus. “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (1 Co 12:4-6).

 

Esta é a beleza do cristianismo, porque fazemos tudo como Corpo de Cristo. Nós mesmos, sem Jesus, não podemos fazer coisa alguma. Tudo de bom que fizermos, é o Senhor operando por meio de nós. Por isso mesmo, ninguém é mais importante do que outro, por mais poder, sabedoria ou destaque que lhe seja concedido na Igreja. Aliás, a própria Palavra diz que Deus concedeu maior honra àqueles que menos destaque têm.

 

O Espírito Santo não precisa conceder a uma só pessoa todos os dons, porque Ele têm à sua disposição toda a Igreja. Além disso, seria muito pesado para alguém possuir e aplicar todos os dons. Agora, o mais importante é que tudo o que fizermos, que seja em amor, porque senão é obra morta. É obra humana e não de Deus. Paulo chama isso de caminho excelente.

 

Para obter os dons e sermos instrumentos de Deus na terra, a única coisa que precisamos fazer é ter intimidade com o Senhor. É dar prioridade a relacionar-se com Ele, mas não com o propósito de receber o dom e depois afastar-se. Nada disso. Nosso único desejo deve ser o de estar com o Senhor Jesus, conhecê-lo, amá-lo, aprender com Ele, descansar nele. E quando isso acontece, então o Espírito Santo pode conceder os dons, porque sabe que iremos glorificar ao Senhor a cada milagre operado, a cada conselho dado, a cada cura feita. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16).

 

Que o Senhor lhe abençoe com dons espirituais, segundo o plano dele para sua vida.

 

José Adelson de Noronha

85 opiniões sobre “Como obter os dons espirituais?”

  1. Olá. A paz do nosso Senhor Jesus Cristo. Irmão, Eu tenho sonhos estranhos que com poucos dias ele acontece, um pouco diferente do sonho mais que tudo se explica depois de acontecido, e isso me perturba por não saber direito o que vai acontecer. Uns dias atrás eu sonhei que voltava no tempo há mais de mil anos atras vi coisas antigas, e terras estranhas arvores estranhas casas feito de tendas e lá só tinha uma coisa moderna um celular. Isso é estranho. Um outro dia eu tive um sonho que via uma mulher dando a aluz um bebê e ele nascia com uma cruz no peito parecia ser de couro mais com cor de madeira. Fiquei perturbada tendo a certeza que aquele sonho ia acontece ou queria dizer alguma coisa pedir o meu pastor para interpretar mais ela não soube pedir outro irmão que sabe interpretar mais ele tbm não soube. E com poucos dias uma amiga que estava gravida de 8 meses descobriu que estava com o seu bebê morto há um mês na sua barriga então eu percebi, que o sonho significava a morte do bebê na barriga de minha amiga. Mais fiquei sem saber o que o primeiro sonho significa ou se é um mero sonho. Sinto que algo lá do passado poder vim não sei o que é. Eu posso Cacau contar aqui os sonhos que eu venha ter sonhos estranhos que o Irmão possa interpretar?

    Curtida

    1. Oi, Carmelita. O conselheiro do blog, José Adelson geralmente respondia sobre esses sonhos, nos comentários mais antigos. Eu sou apenas uma visitante do blog, compreende? Eu dou minha opinião por aqui pra tentar ajudar, mas em relação a sonhos, não sei interpretar.

      Nosso amado irmão José Adelson faleceu infelizmente. Ele faz muita falta no blog, pois ele tinha um dom especial para fazer isso. Quanto ao seu sonho, não posso interpretar, só dizer que existem sonhos que são sim revelações, mas na grande maioria os sonhos são apenas sonhos mesmo. Coisas que ficam no subconsciente vêm a tona em forma de sonhos. Espero que possa conseguir alguém que possa ajuda-la com essa questão. Um abraço.

      Curtida

  2. Oi a paz do senhor irmão. Min responda uma coisa por favor. Em 1 coríntios versículos 13.. pelo que fala linguas estranhas ore para que possa. Eu tenho um ano e pouco q aceitei Jesus e min batizei para glória de deus e tenho muita vontade de fazer a obra do senho e já recebe o batismo com o espírito santo e deus tem min mostrado muitos sonhos mais ñ concigo revelalos. E como faço para conseguir interpretar a linguas que falo.

    Curtida

    1. Oi, Cleyton, se deseja interpretar as línguas que fala, ore buscando o dom de interpretação, peça a Deus com fé e perseverança. Nem todos alcançam esse dom de interpretação, mas quem sabe Deus não lhe conceda esse dom? Que o Senhor lhe abençoe. Um abraço.

      Curtida

  3. Olá, a paz do senhor amado, meu nome é Tiago, aceitei Jesus a pouco tempo, se batizei e tudo! Tenho muita vontade de evangelizar, pregar, profetizar e o discernir! Gosto muito de aconselhar as pessoas, mais uso da palavra de Deus como base principal de tudo! Pessoas já mim falaram que tenho uma paciência muito grade pra explica as coisas, e ela acabam pegando o que eu falei, tenho vontade de o tenho uma vontade muito grande de falar as coisa que aprendo na bíblia, só que tem duas coisa que impedem, primeiro, nervosismo e penso que o aquilo que aprendi não poça ser de fato aquilo que a palavra quer falar!

    Curtida

    1. Olá, Tiago. Que bom deseja evangelizar, fazer a Obra de Deus. Você é novo na fé, por isso tem certa insegurança no que aprendeu… Continue estudando a Bíblia, orando e pedindo a Deus sabedoria, para poder ajudar as pessoas e fazer a Obra de Deus com amor. Com o tempo, com o amadurecimento da fé, verá que parte do nervosismo e insegurança irão sumir…

      Que Deus o abençoe e o capacite para Sua Obra. Um abraço.

      Curtida

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s