Como obter os dons espirituais?


 

Pergunta:

 

Paz, Pr., me responda: os dons espirituais de “1 Co. 12″ são 9, mas eu posso obter todos ou a cada um é permitido um numero “X” segundo a vontade de Deus? E como obtê-los? Júlia

 

Resposta:

 

Júlia, os dons são distribuídos pelo Espírito Santo, a cada um, segundo os propósitos de Deus, conforme Paulo explica. “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1 Co 12:11).

 

Determinadas pessoas recebem vários dons, sendo alguns dons mais destacados do que outros. Por exemplo: uma pessoa possui o dom de cura e de fé, mas a sua fé é pequena. Quando alguém a procura com alguma enfermidade, essa pessoa ora, impõe as mãos e o Senhor cura o enfermo. Mas quando é ela mesma que está enferma, já não possui fé suficiente para orar por si mesma e ser curada.

 

Não compete a nós definir quais dons queremos receber, mas exclusivamente ao Espírito Santo. Ele tanto pode conceder vários dons a alguém, quanto um somente. Da mesma forma, em determinados momentos, Ele pode conceder a alguém um dom específico, somente para aquele momento específico.

 

E quando o Senhor lhe conceder um dom, esforce-se para aplicá-lo, porque os dons são concedidos para edificação da Igreja, do Corpo de Cristo, e não para nosso prazer ou uso pessoal. Os dons são concedidos para que Deus aja por meio de nós. Não somos nós que fazemos aquelas obras, mas Deus. “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (1 Co 12:4-6).

 

Esta é a beleza do cristianismo, porque fazemos tudo como Corpo de Cristo. Nós mesmos, sem Jesus, não podemos fazer coisa alguma. Tudo de bom que fizermos, é o Senhor operando por meio de nós. Por isso mesmo, ninguém é mais importante do que outro, por mais poder, sabedoria ou destaque que lhe seja concedido na Igreja. Aliás, a própria Palavra diz que Deus concedeu maior honra àqueles que menos destaque têm.

 

O Espírito Santo não precisa conceder a uma só pessoa todos os dons, porque Ele têm à sua disposição toda a Igreja. Além disso, seria muito pesado para alguém possuir e aplicar todos os dons. Agora, o mais importante é que tudo o que fizermos, que seja em amor, porque senão é obra morta. É obra humana e não de Deus. Paulo chama isso de caminho excelente.

 

Para obter os dons e sermos instrumentos de Deus na terra, a única coisa que precisamos fazer é ter intimidade com o Senhor. É dar prioridade a relacionar-se com Ele, mas não com o propósito de receber o dom e depois afastar-se. Nada disso. Nosso único desejo deve ser o de estar com o Senhor Jesus, conhecê-lo, amá-lo, aprender com Ele, descansar nele. E quando isso acontece, então o Espírito Santo pode conceder os dons, porque sabe que iremos glorificar ao Senhor a cada milagre operado, a cada conselho dado, a cada cura feita. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16).

 

Que o Senhor lhe abençoe com dons espirituais, segundo o plano dele para sua vida.

 

José Adelson de Noronha

103 opiniões sobre “Como obter os dons espirituais?”

  1. Tudo isso que eu disse deixo claro que não se refere a todos mas a muitos pastores e quem le sabe se seu pastor eh assim ou não. Mas vc só sabe quando tem o chamado para pregar e vc eh apoiado ou não. E Tem aqueles pastores que te dão uma oportunidade com uma mão e tiram a tua moral com a outra pois dizem: “irmão fulano tá com a oportunidade mas que seja breve muito breve mesmo, o mais rápido possivel.” Assim ele já está te demolindo perante o povo e quebrando a tua autoconfiança pois está dando a entender que a sua mensagem não vale nada e que não vai acrescentar nada e que está te dando oportunidade apenas para vc não desviar!! Pura hipocrisia! Ja passei por isso. Eh nessa hora que vc tem que pregar com unçao!! Por essas e outras que há tantas denominações. E deixo um alerta: nunca batam de frente com teus pastores porque muitos deles jogam maldiçoes pezadissimas mesmo e se vc não tem autoridade espiritual e poucos tem…a tua vida vira um inferno… Tem um que até hoje me joga maldição e eu sinto sua fraca energia contra a minha vida…mas quem tá doente e quase morrendo eh ele!

    Curtir

    1. Estou muito triste porque já estou 7 anos em uma igreja que não reconhece o meu chamado e não investe em meu ministério ,pra evangelizar na rua ou fazer um culto em casa tem que pedir permissão pro pastor e depois para o pastor presidente, não quero procurar outra igreja pra ficar na mesma situação gostaria de uma igreja que me desse apoio para pregar nos presídios, hospitais , favelas e também na igreja. Desabafo!

      Curtir

      1. Cássio, para visitar pessoas não precisa de permissão de ninguém. Quem quer trabalhar na Obra arranja um jeito. Realmente ficar mudando de igreja não parece bom porque se em todo erro que surgir numa igreja formos para outra, não iremos nos firmar em nenhum lugar. E ficar mudando de igreja com o tempo esfria a fé e causa confusão por “misturar” costumes diferentes de cada uma.

        Não foque ou direcione sua fé e esperança em homens ou igreja. Direcione sua fé em Jesus. E pedindo sabedoria a Ele saberá como fazer a Obra. Nunca soube de alguém ter sido impedido por igreja ou pastor de visitar nas casas…Primeira vez que leio isso. Mas quem quer trabalhar para Deus sabe que não será fácil, mas dá para fazer a Obra se quiser .

        Um abraço.

        Curtir

        1. E para evangelizar na rua a pessoa pode fazer sozinho se ninguém quer apoiar. Pode individualmente sem ser incoveniente, entregar folhetos por e exemplo. Pode individualmente também visitar enfermos , ir na casa de alguém que você sabe que está precisando de oração, de conversar etc. Repito que é a primeira vez que leio alguém dizer que a igreja ou pastor não apoia visitas. Até porque conheço pastores e igrejas que incentivam os membros a trabalharem na Obra…Mas não desanime: ore a Deus, estude a Biblia para ter preparo no evagelismo e se ninguém quiser te ajudar, vá sozinho. Deus te abençoe.

          Curtir

  2. Portanto amado, se o inseguro e incapaz do teu pastor não reconhece o seu chamado(já passei por isso e mudei de igreja. Tem gente que passa a vida toda esperando em Deus o pastor reconhecer seu chamado e nunca acontece pelo motivo exposto) e não te dá oportunidade e não investe em teu ministério, seja vc a investir no teu ministério, faça um curso de teologia, compre bons livros, te índico o curso de pastor da faculdade Gospel; sou doutorado lá, pratique em casa com seu celular (gravando) o dom da pregação pois todo dom não pode ficar parado, tem que ser praticado e a prática leva á perfeição, Deus dá o dom e a sua parte eh aperfeiçoa-lo mas isso ninguém te fala. O mesmo pode ser falado para outros dons: vc tem que crer e colocar em prática e saiba que nem sempre a sua oração irá curar alguém mas vc sempre tem que orar com fé… Diz a palavra: buscai com zelo(persistência, ação) os melhores dons…

    Curtir

  3. Amado, infelizmente a maioria dos pastores não estão nem um pouco interessados em promover o dom da pregação entre suas ovelhas pois querem que pregar continue sendo uma prerrogativa apenas do pastor pois temem perder poder e influência sobre seus seguidores quando um membro começa a evangelizar e pregar afinal isso dá um destaque á quem prega, não há pregador sem honra e muitos pastores inseguros, incapazes e ciumentos já cortam o “mal” pela raiz e não dão oportunidade a quem eles veem que eh alguém promissor no dom da palavra. Verdade eh pra ser dita e já vi até pastores com inveja e ciúme de irmãs de oração muito usadas por Deus a quem o povo pedia oração e deixava ele de lado e ele usado pelo diabo chegou ao ponto de maltratar a irmã para que ela saísse da igreja! Quebrou a cara pois muita gente acabou saindo junto com ela! E ela se tornou pastora. Eu nunca tive esse problema pois Deus me usa tremendamente, eu tenho os 12 dons do Espírito. Mas há honrosas exceções e há também muitos pastores que não gostam de pregar e estão sempre dando oportunidades e incentivando membros a pregar e buscar e desenvolver os dons do Espírito…

    Curtir

  4. Irmãos eu quero falar em língua e só falei uma vez, nunca mais falei.
    Eu quero pregar a palavra mas o pastor nunca me dá oportunidade. As poucas vezes que preguei me deu um branco e não falei quase nada.
    também quero o dom de curar e de profetizar mas parece que eu não fui escolhido. Eu peço mas não recebo e fico muito frustrado porque outros pedem e recebem.
    Como recebo os dons irmãos? Eu quero tanto trabalhar na obra de Deus mas o pastor não dá chance.

    Curtir

    1. João Victor os dons são variados e a verdade é que nem todos recebem dom de cura, de profetizar etc.

      A pessoa deve buscar a Deus de coração se dedicando a oração, estudo da Bíblia. Deve buscar crescer espiritualmente.

      Uma coisa importante: se não pode pregar numa igreja, pregue de outra forma. Oportunidade para evangelizar não falta. O problema é que muitos querem destaque, serem famosos e sinceramente quem se gaba demais de sua própria sabedoria está cheio de si mesmo e vazio de Deus.

      Pastor nenhum tem poder para cercar alguém de buscar dons e pregar. Por que não começar pregando individualmente? Seja através de folhetos, da internet…Pregar na igreja pode ser bom, mas acredito muito em evangelismo pessoal e anônimo.

      Quanto a ter dado “branco” quando foi pregar, isso pode ser normal por ainda não ter costume. Normal a ansiedade, timidez atrapalhar no início. Mas com estudo da Palavra, com o tempo a pessoa vai se soltando.

      Ficar mudando de igreja também não acho legal. Que fica de galho em galho sempre que aparece algo que o aborrece, fica sempre “bebê” na fé, tomando “leite” eternamente.

      É preciso a pessoa amadurecer na fé e entender que sua fé deve ser firmada em Cristo e não em pastores ou irmãos de igreja. Perfeição não existe mesmo que tenha excelentes pastores e boas igrejas, sempre haverá falhas. Além do mais já notei que pessoas que cada dia estão numa igreja diferente, faz uma “salada” na cabeça, pois pega costumes de umas, ensinos de outras e misturando tudo, acabam que não crescem e ficam engatinhando na fé.

      Falei sobre isso, porque é comum pessoas ficarem ” emburradinhas” com pastores quando não dão oportunidade. Isso é besteira. Há trabalho para todo cristão que quiser . O porém é que muitas vezes o trabalho pode ser anônimo, sem salário, sem fama e destaque. Mas e daí? Até prefiro os mais anônimos, pois o destaque e fama sobem à cabeça de uns e vai-se embora a unção, ficando apenas um homem orgulhoso e que se acha sábio, mas que age como tolo. O Reino de Deus é para os simples de coração, os humildes, pessoas que não buscam glória própria, mas buscam a glória de Deus.

      Curtir

  5. Pr cacau ja tem mas ou menos de sete anos ,que sirvo au Senhor e em todo esse tenpo” tenho buscado, orado e por muitas veses jejuado para buacar o bastismo do espirito santo mais a ter agora nao fui batizado e isso causa uma tristeza . Ou as veses mi faz pessar que Deus nào estar mi ovindo o que faço?

    Curtir

    1. Pablo, não deve pensar que Deus não está te ouvindo, amado. Ele está atento e inclinado às petições de seus filhos. Cada coisa acontece no “tempo de Deus”. Há tempo para tudo nessa vida. De repente, Deus quer testar sua perseverança na oração, sua fidelidade.

      Não fique triste, amado, apenas continue buscando a Deus. E há diferenças nos dons, uns tem dom para ministrar a cura, outros de falar em lingas, outros de interpretar, outros de profetizar etc. Há variedade nos dons.

      “Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.” (1 Coríntios 12. 30,31)

      Curtir

      1. Continue buscando a Deus e tenha alegria no coração, o Espírito Santo já habita em você desde que se entregou a Jesus. Então, tem apenas que continuar perseverando na oração, no estudo da Palavra e esteja sempre em comunhão com Cristo, vivendo segundo Sua Vontade. Veja Efésios 1.13.

        Curtir

    2. Pablo, meu querido, perceba que desde o dia que vc aceitou Jesus, vc já tem o Espírito Santo, pode acreditar! Eu também já fui como vc, vivi anos buscando, já tinha desistido faz tempo de buscar. Acredite, mas fui batizado em Casa sozinho ouvindo um louvor no Youtube, depois de uma semana de muito quebrantamento, chorando direto (e o motivo era que eu tinha me masturbado demais na semana anterior).
      O segredo é quebrantamento, e na hora mais intensa em que estiver na presença de Deus, louvando, chorando, vc abre a boca e fala o que tiver que falar. Pronto, recebeu o dom de falar em línguas, pois vc já tem o Espírito Santo amado!

      Curtir

  6. Olá. A paz do nosso Senhor Jesus Cristo. Irmão, Eu tenho sonhos estranhos que com poucos dias ele acontece, um pouco diferente do sonho mais que tudo se explica depois de acontecido, e isso me perturba por não saber direito o que vai acontecer. Uns dias atrás eu sonhei que voltava no tempo há mais de mil anos atras vi coisas antigas, e terras estranhas arvores estranhas casas feito de tendas e lá só tinha uma coisa moderna um celular. Isso é estranho. Um outro dia eu tive um sonho que via uma mulher dando a aluz um bebê e ele nascia com uma cruz no peito parecia ser de couro mais com cor de madeira. Fiquei perturbada tendo a certeza que aquele sonho ia acontece ou queria dizer alguma coisa pedir o meu pastor para interpretar mais ela não soube pedir outro irmão que sabe interpretar mais ele tbm não soube. E com poucos dias uma amiga que estava gravida de 8 meses descobriu que estava com o seu bebê morto há um mês na sua barriga então eu percebi, que o sonho significava a morte do bebê na barriga de minha amiga. Mais fiquei sem saber o que o primeiro sonho significa ou se é um mero sonho. Sinto que algo lá do passado poder vim não sei o que é. Eu posso Cacau contar aqui os sonhos que eu venha ter sonhos estranhos que o Irmão possa interpretar?

    Curtir

    1. Oi, Carmelita. O conselheiro do blog, José Adelson geralmente respondia sobre esses sonhos, nos comentários mais antigos. Eu sou apenas uma visitante do blog, compreende? Eu dou minha opinião por aqui pra tentar ajudar, mas em relação a sonhos, não sei interpretar.

      Nosso amado irmão José Adelson faleceu infelizmente. Ele faz muita falta no blog, pois ele tinha um dom especial para fazer isso. Quanto ao seu sonho, não posso interpretar, só dizer que existem sonhos que são sim revelações, mas na grande maioria os sonhos são apenas sonhos mesmo. Coisas que ficam no subconsciente vêm a tona em forma de sonhos. Espero que possa conseguir alguém que possa ajuda-la com essa questão. Um abraço.

      Curtir

  7. Oi a paz do senhor irmão. Min responda uma coisa por favor. Em 1 coríntios versículos 13.. pelo que fala linguas estranhas ore para que possa. Eu tenho um ano e pouco q aceitei Jesus e min batizei para glória de deus e tenho muita vontade de fazer a obra do senho e já recebe o batismo com o espírito santo e deus tem min mostrado muitos sonhos mais ñ concigo revelalos. E como faço para conseguir interpretar a linguas que falo.

    Curtir

    1. Oi, Cleyton, se deseja interpretar as línguas que fala, ore buscando o dom de interpretação, peça a Deus com fé e perseverança. Nem todos alcançam esse dom de interpretação, mas quem sabe Deus não lhe conceda esse dom? Que o Senhor lhe abençoe. Um abraço.

      Curtir

  8. Olá, a paz do senhor amado, meu nome é Tiago, aceitei Jesus a pouco tempo, se batizei e tudo! Tenho muita vontade de evangelizar, pregar, profetizar e o discernir! Gosto muito de aconselhar as pessoas, mais uso da palavra de Deus como base principal de tudo! Pessoas já mim falaram que tenho uma paciência muito grade pra explica as coisas, e ela acabam pegando o que eu falei, tenho vontade de o tenho uma vontade muito grande de falar as coisa que aprendo na bíblia, só que tem duas coisa que impedem, primeiro, nervosismo e penso que o aquilo que aprendi não poça ser de fato aquilo que a palavra quer falar!

    Curtir

    1. Olá, Tiago. Que bom deseja evangelizar, fazer a Obra de Deus. Você é novo na fé, por isso tem certa insegurança no que aprendeu… Continue estudando a Bíblia, orando e pedindo a Deus sabedoria, para poder ajudar as pessoas e fazer a Obra de Deus com amor. Com o tempo, com o amadurecimento da fé, verá que parte do nervosismo e insegurança irão sumir…

      Que Deus o abençoe e o capacite para Sua Obra. Um abraço.

      Curtir

      1. Amado, a pessoa a partir do momento que entrega a vida a Jesus, o reconhecendo como Senhor e Salvador de sua vida, têm o Espírito Santo.

        “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Co 3.16)

        Continue perseverando na oração, consagrando a vida à Deus e no tempo Dele, irá receber a “dádiva” que deseja. Abraço.

        Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s