Como obter os dons espirituais?


 

Pergunta:

 

Paz, Pr., me responda: os dons espirituais de “1 Co. 12″ são 9, mas eu posso obter todos ou a cada um é permitido um numero “X” segundo a vontade de Deus? E como obtê-los? Júlia

 

Resposta:

 

Júlia, os dons são distribuídos pelo Espírito Santo, a cada um, segundo os propósitos de Deus, conforme Paulo explica. “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1 Co 12:11).

 

Determinadas pessoas recebem vários dons, sendo alguns dons mais destacados do que outros. Por exemplo: uma pessoa possui o dom de cura e de fé, mas a sua fé é pequena. Quando alguém a procura com alguma enfermidade, essa pessoa ora, impõe as mãos e o Senhor cura o enfermo. Mas quando é ela mesma que está enferma, já não possui fé suficiente para orar por si mesma e ser curada.

 

Não compete a nós definir quais dons queremos receber, mas exclusivamente ao Espírito Santo. Ele tanto pode conceder vários dons a alguém, quanto um somente. Da mesma forma, em determinados momentos, Ele pode conceder a alguém um dom específico, somente para aquele momento específico.

 

E quando o Senhor lhe conceder um dom, esforce-se para aplicá-lo, porque os dons são concedidos para edificação da Igreja, do Corpo de Cristo, e não para nosso prazer ou uso pessoal. Os dons são concedidos para que Deus aja por meio de nós. Não somos nós que fazemos aquelas obras, mas Deus. “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (1 Co 12:4-6).

 

Esta é a beleza do cristianismo, porque fazemos tudo como Corpo de Cristo. Nós mesmos, sem Jesus, não podemos fazer coisa alguma. Tudo de bom que fizermos, é o Senhor operando por meio de nós. Por isso mesmo, ninguém é mais importante do que outro, por mais poder, sabedoria ou destaque que lhe seja concedido na Igreja. Aliás, a própria Palavra diz que Deus concedeu maior honra àqueles que menos destaque têm.

 

O Espírito Santo não precisa conceder a uma só pessoa todos os dons, porque Ele têm à sua disposição toda a Igreja. Além disso, seria muito pesado para alguém possuir e aplicar todos os dons. Agora, o mais importante é que tudo o que fizermos, que seja em amor, porque senão é obra morta. É obra humana e não de Deus. Paulo chama isso de caminho excelente.

 

Para obter os dons e sermos instrumentos de Deus na terra, a única coisa que precisamos fazer é ter intimidade com o Senhor. É dar prioridade a relacionar-se com Ele, mas não com o propósito de receber o dom e depois afastar-se. Nada disso. Nosso único desejo deve ser o de estar com o Senhor Jesus, conhecê-lo, amá-lo, aprender com Ele, descansar nele. E quando isso acontece, então o Espírito Santo pode conceder os dons, porque sabe que iremos glorificar ao Senhor a cada milagre operado, a cada conselho dado, a cada cura feita. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16).

 

Que o Senhor lhe abençoe com dons espirituais, segundo o plano dele para sua vida.

 

José Adelson de Noronha

119 comentários em “Como obter os dons espirituais?”

  1. Se desejam dons espirituais, orem e busquem da parte do Senhor.

    A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.
    1 Coríntios 12:7-11

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta