Culpa pelo Segundo Casamento


 

Pergunta:

 

Amado pastor, a paz de Cristo.

 

Somos um casal temente a Deus, sinceros diante de Deus, cristãos casados e que vivemos bem, não fosse a aflição de sabermos que a Bíblia faz referências a divorciados. Eu fui viúva e ele divorciado – por adultério cometido por ele. Podemos dizer que somos muito felizes, não fosse o temor à Palavra, pois ela tem nos inquietado bastante. Temos filhos (não deste casamento) e um grupo de pessoas que esperam de nós um bom testemunho de casamento. Tememos muito a Deus e não queremos sofrer consequências espirituais contra nós mesmos.

 

Temo ficar só mais uma vez. Tenho 47 anos e ele 62. Ele arrepende-se muito pelo passado desregrado e assume seu erro. No passado tentou a reconciliação, sofreu pelo erro. Hoje, certo do grande erro, não quer ser achado pesado diante de Deus.

 

E então? O que deveríamos fazer diante deste grande impasse? Queremos ouvir Deus através deste depoimento e aconselhamento. Somos cientes do perdão e misericórdia de Deus, mas conhecemos a Palavra e ela tem nos inquietado.

 

Ajude-nos, por favor, neste aconselhamento. Graça e paz da parte de Deus.

 

Resposta:

 

Irmã, de fato, a Bíblia não dá direito a um segundo casamento a quem é divorciado. A quem é viúva, sim, mas a divorciado, não. No entanto, a Bíblia também não dá o direito a qualquer pessoa de mentir, cobiçar, roubar, sonegar imposto, matar, desonrar pai ou mãe e todo e qualquer outro ato de injustiça. Tudo isso é pecado e no entanto todos mentem ou cometem injustiças e nem por isso são execrados.

 

Quando alguém mente, não adianta falar a verdade daí em diante pelo resto de sua vida. Mesmo que nunca mais minta, ainda assim a pessoa está condenada por Deus, pois pecou e não tem como desfazer o pecado. Só há solução por meio do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Todos nós, sem exceção, mesmo os mais justos, necessitamos da misericórdia de Deus para sermos salvos. Quem julga um divorciado, está julgando-se a si mesmo e, com a mesma medida com que está julgando, será julgado também.

 

O que está acontecendo é que seu marido está com a consciência culpada e inseguro. Ele ainda não entendeu plenamente a graça de Deus. Além disso, de que adianta ele tentar voltar para a esposa, se ela não o quis quando ainda tinha uma oportunidade? Talvez ele pense que pode permanecer só, sem a esposa e sem você. Mas eu lhe asseguro que a situação dele ficará pior, pois a tendência a pecar por imoralidade sexual é bem maior do que estando casado. E será um homem mais infeliz ainda, sem um lar, sem os filhos, longe da graça de Deus. Talvez até longe da congregação.

 

Vocês pecaram sim, casando-se estando ele divorciado. Mas, se estão arrependidos, então Deus lhes perdoa. Não adianta desfazer o seu casamento, pois já pecaram. Querer consertar a situação, divorciando-se novamente é o mesmo que anular a cruz de Cristo, isto é, tentar resolver o problema como Judas o fez: sem arrependimento. Separar-se de você agora é cometer outro pecado, pois querendo ou não, Deus foi misericordioso com vocês, permitindo que casassem.

 

Sejam gratos a Deus, louvando-o pela Sua imensa misericórdia. Dêem bom testemunho de vida cristã, fazendo de seu lar um ambiente onde o Senhor é louvado. Que os filhos de seus casamentos possam ver que vocês são novas criaturas, que fogem do pecado e da aparência do mal e vivem melhor do que viviam em seus primeiros casamentos.

 

Que o Senhor lhes abençoe com o pleno perdão e um lar abençoado, para honra e glória do Seu nome.

 

José Adelson de Noronha

24 comentários em “Culpa pelo Segundo Casamento”

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s