I Epístola de João


 

O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida…anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo” (1 Jo 1:1,3)

 

Autor: João, o discípulo amado, o apóstolo do amor. Escrita entre o ano 70, após a destruição de Jerusalém e o ano 100. Foi escrita provavelmente de Éfeso, onde João esteve nos últimos anos de sua vida, para as igrejas da Ásia.

Propósito: Combater os falsos mestres, os gnósticos que, baseados em pensamentos filosóficos, como os de Platão, estavam seduzindo a Igreja com suas idéias

Tema Básico: Criar e manter o gozo genuíno dos crentes em Jesus Cristo (1:4)

Versículo chave: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1:9)

Particularidades:

Adverte contra o antinomismo

Combate os falsos mestres

Combate a falsa idéia de conhecimento

Dá segurança da salvação ao que crê

Coisas chaves no livro:

Os temas de importância no Evangelho de João são repetidos nesta carta: a) A idéia de luz; b) a vida eterna; c) o mandamento de amar; d) o amor de Deus e e) permanecer, habitar dentro da videira que é Cristo.

José Adelson de Noronha

5 opiniões sobre “I Epístola de João”

  1. Miquéias, que o braço do Senhor seja a teu favor. Que haja luz na tua vida. Que do Senhor venha o teu socorro. Que os teus adversários, que procuram destruir-te a vida, sejam dispersos e envergonhados. Que o anjo do Senhor os persiga até alcançá-los e que os destruam. Leia o Salmo 35, em voz alta, leia-o para vc mesmo. Que o Senhor te guarde e te abençoe.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s