Epístola de Paulo aos Efésios


efeso1.jpg

 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (2:8,9).

 

Efésios é também conhecida como “A rainha das epístolas” ou “A mais sublime de todas as cartas ou documentos na literatura humana”. Esta é uma carta que necessita ser lida pelo menos cinqüenta vezes, para ser bem compreendida

Foi escrita pelo apóstolo Paulo da prisão na cidade de Cesaréia, no ano 58/59 d.C, ao final da sua terceira viagem missionária. É a sétima carta escrita por Paulo, o qual ficou três anos preso em Cesaréia, antes de ser enviado a Roma. A carta foi levada a Éfeso por Tíquico (6:21)

Temas principais:

  1. A unidade e a santidade da Igreja como Corpo de Cristo

  2. As bênçãos espirituais estão em Cristo

Propósito:

  1. Ensinar e encorajar os cristãos a viver (“andar”) de modo digno à sua vocação. A carta se divide em duas partes:

a) O que Deus tem feito (1-3) e

b) O que nós precisamos fazer (4-6)

A Igreja de Éfeso é a destinatária da primeira carta de Jesus às sete Igrejas, enviada por meio de João (Ap 2). Nessa época era ainda uma Igreja pura, mas que havia perdido um pouco da alegria pela salvação (o primeiro amor). Esta Igreja no contexto do livro de Apocalipse é uma figura da Igreja de Cristo nos primeiros tempos e é também uma figura do crente que após convertido, perde o primeiro amor.

 

Estudo em Powerpoint:

https://verboeterno.files.wordpress.com/2007/08/efesios.ppt

José Adelson de Noronha

8 comentários em “Epístola de Paulo aos Efésios”

  1. eu MANOEL membro da IPI DE VILA IPÉ venho por meio desta responder ao senhor JOSE ADELSON DE NORONHA pelas materias do senhor e as respostas das pessas que procuras tirar duvidas e ésclaricimentos atraves
    do senhor com a sua sabedoria tirando as duvidas de quem o procura. o
    senhor mas o senhor disse que naõ e pastor. mas eu creio é um homem de
    DEUS eu aprendi muito com o senhor.vos saudo com A PAZ em jesus amem

    Curtir

    1. Amém, amado irmão. Toda honra e glória pelo meu trabalho pertencem ao Senhor Jesus, o verdadeiro Pastor. Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas. O Senhor lhe abençoe com o pleno conhecimento de Jesus Cristo, nosso Salvador.

      Curtir

  2. Obrigado, Rosinei, pelas suas palavras e orações. Ao Senhor jesus, o Verbo Eterno, toda horna e toda glória.

    Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas. Que o Senhor lhe abençoe com o pleno entendimento do grande amor que Deus tem por todos nós.

    Curtir

  3. IRMÃO TENHO PROCURADO POR A BIBLIA FALADA E CONSEGUIR ENCONTRAR QUE DEUS TE ABENÇÕES TODOS OS DIAS DE SUA VIDA.

    PRA MIM VAI SER DE MUITA UTILIDA, DEUS TE ABENÇÕE

    Curtir

  4. o meu amado tenho sido muito abençoado com a biblia falada . o Espirito Santo fala comigo de maneira trmenda ouvindo a palavra de Deus em sua voz . que Deus recompense de maneira grandiosa em sua vida em todas as areas de sua vida , que nada lhe falte nesta terra de todos os sonhos que Deus colocar em seu coração e de sua linda familia DEus te abençoe em CRisto JEsus . por sua atitude.
    Tenho gravado Cds e distribuida a biblia falada aos irmãos e amigos , mas apartir de agora quero baixar e distribuir com sua abençoada voz , gostei muito ,também da tradução. obrigado FELIZ 2009
    DE SEU AMIGO MAURO
    conte comigo em oração

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta