Epístola de Paulo aos Gálatas


 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão” (Gl 5:1).

 

A Epístola aos Gálatas foi escrita da cidade de Antioquia, no ano 48 d.C, logo após a 1a. viagem. É a primeira carta escrita por Paulo e um dos primeiros livros do Novo Testamento. Paulo havia passado pela região sul da Galácia, ao final da sua 1ª viagem missionária (anos 47, 48).

Propósitos

  1. Combater heresias judaizantes

  2. A Salvação é exclusivamente pela fé e não por obras da Lei

  3. Defender o apostolado de Paulo

  4. Combater o legalismo

Esta carta é importantíssima, pois defende a sã doutrina, isto é, a salvação exclusivamente pela fé no sacrifício de Jesus Cristo a nosso favor. “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho” (Gl 1:6).

Evangelho (ewangelion) significa “boas novas”. Qual era o evangelho verdadeiro que Paulo pregava? “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei,…: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:1,3,4).

Qualquer outra pessoa, mesmo se fosse um anjo vindo do céu, que pregasse outro “evangelho” deveria ser considerado como maldito. “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.” (Gl 1:8).

Que o Senhor te abençoe com o pleno entendimento da riqueza da Sua graça e do pleno conhecimento de quem é Jesus Cristo, o amado de nossas almas, Senhor de muitos bens e generoso

Veja Estudo em Powerpoint:

https://verboeterno.files.wordpress.com/2010/01/galatas.ppt

José Adelson de Noronha

3 opiniões sobre “Epístola de Paulo aos Gálatas”

  1. Muito obrigado, irmã, pelas suas palavras e incentivos. Ao Senhor Jesus, toda honra e glória.

    Vamos pensar em sua sugestão com carinho.

    Que o Senhor lhe abençoe com o pleno entendimento das Sagradas Escrituras.

    Curtir

  2. Agradeço ao SENHOR por essa benção. A voz desse irmão é ungida e não páro de propagar esse site para que todos ouçam e enriqueçam seu espírito ouvindo a Palavra de Deus em todos os momentos possíveis.
    Fica aqui meu apreço e encontro-me a disposição a fim de colaborar. Sugiro acrescentar o dispositivo de convite a outras pessoas. A Paz do SENHOR!!

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s