I Epístola de Paulo aos Coríntios


 “…Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (I Co 15:3,4).

 

Na sua terceira viagem missionária, de Éfeso (onde ficou por cerca de 3 anos – parte deste tempo provavelmente preso), Paulo escreveu no ano 54/55 sua quarta epístola, que conhecemos como I Coríntios

Em Éfeso recebeu a visita de membros da casa de Cloe (1:11) informando de problemas na Igreja de Corinto: Divisão, incesto e casos no tribunal.

Também Estéfanas, Fortunato e Acaico (16:17) levaram-lhe perguntas que Paulo responde em I Coríntios, por meio de Timóteo (4:17)

Propósitos

  1. Corrigir práticas pecaminosas

  2. Corrigir idéias erradas a respeito da ressurreição

  3. Estimular os irmãos a ofertarem

A Igreja de Corinto era problemática. Deu muito trabalho a Paulo: ele fez 3 ou 4 visitas, escreveu 4 cartas (duas perdidas – Carta Prévia e Carta Severa) e teve desafiada a sua autoridade. Havia divisões entre membros, problemas de imoralidade, falta de comunhão e discernimento do Corpo de Cristo.

Mas Paulo amava os irmãos de Corinto. É em I Coríntios que encontramos, de forma clara, a essência da mensagem que Paulo pregava em todo local aonde ia, o Evangelho, por meio do qual todo aquele que crer, será salvo: “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:1-4)

Que a fé, a esperança e o amor estejam com todos os que buscam conhecer a Deus!

 

Veja Estudo em Powerpoint:

https://verboeterno.wordpress.com/2008/12/21/i-corintios/i-corintios/

José Adelson de Noronha

15 opiniões sobre “I Epístola de Paulo aos Coríntios”

  1. Marcelo, só o estudo em powerpoint está disponível para download. Obrigado pela sua visita ao site. Deus lhe abençoe com o pleno entendimento do grande amor de Cristo por você.

    Curtir

  2. Obrigado, irmão, com a bíblia falada, ficou mais fácil para mim ler a palavra, visto que não tenho tempo para parar e ficar lendo, assim vou fazendo as coisas e ouvindo e me alimentando.

    Deus te pague.

    Curtir

  3. Marcelo, existem centenas de passagens na Bíblia a respeito da presença e atuação do Espírito Santo. O próprio Senhor Jesus o cita muitas vezes. Só no Novo Testamento o Espírito é citado 313 vezes.

    O Senhor lhe abençoe com o pleno conhecimento do grande amor de Deus.

    Curtir

  4. Eu e o Pai somos (um); E a vida eterna é esta, que te conheçam a Tí como Deus unico e Verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviastes, Assim como somos um, Tu em mim e Eu em Ti, que eles sejam um Conosco; o vencedor se assentara comigo no meu trono assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no Seu trono. Diante de tais afirmativas de Cristo relacioandas ao Pai, Ele e a nós pergunto com sinceridade, onde ficará o Espirito Santo, qual o lugar dele, tendo em vista que são poucas as passagens encontradas na Biblia a seu respeito. Faço estas perguntas, pois estou estudando a Biblia para melhor me aprofundar nas coisas de Deus, nas coisas que edificam, nas coisas espirituais e acima de tudo assim viver. Daí o meu interesse no assunto.

    Curtir

  5. Olá cornélio.
    Que a paz de Deus nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo.
    Gostaria muito de Adquirir a Bíblia sagrada em CD para presentear alguns menbros de minha família.
    Como posso faze-lo
    O meu e-mail pessoal é alcabre@oi.com.br e o meu e-mail comercial é alexandrealmeida@ecmsa.com.br.

    Agradeço muitoa você e dou glórias a Deus por te usar para levar a palavra a todos.

    Que o Senhor te abençoe e te guarde.

    Uma observação.

    Não consigo receber nada além de mensagens em word na minha empresa pois aqui o sistema interno não deixa entrar nenhum outro arquivo.

    Agradeceria muito se por acaso for me enviar outro tipo de arquivo, que me enviasse para o e-mail alcabre@oi.com.br.

    Muito grato.

    Alexandre.

    Curtir

  6. oi Cornélio augusto parabens por esse trabalho, por nos dar a oportunidade de ouvir a palavra de Deus em lugares que as vezes não podemos ler. Gostaria de saber como faço para adquirir os cds da biblia completa pos irei presentear minha esposa pois todos em casa gostaram .
    Meus agradecimentos. QUE DEUS TE ABENÇOE.

    Curtir

  7. Erick,
    muito obrigado pela sua participação conosco e pelo seu comentário. Que toda honra e glória pelo nosso trabalho sejam entregues ao Senhor Jesus Cristo, o amado de nossas almas.

    “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11:36).

    Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas. O Senhor lhe abençoe e guarde.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s