Evangelho de João


  

Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo 20:30,31).
 
  
 
 
 
Estudo em Powerpoint, para download: Evangelho de Joao

 
 
 
O Evangelho de João foi o quarto e último a ser escrito (entre 90 e 95 d.C.) e apresenta Jesus em sua divindade a fim de despertar a fé salvadora em seus leitores.

Visão Panorâmica:

Baseado nos sinais miraculosos, João prova que “…Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais vida em seu nome” (20:31)

Temas Principais e Particularidades:

a) Sete afirmações do “EU SOU”

  1. Eu Sou o Pão da Vida – 6:35-51

  2. Eu Sou a Luz do Mundo – 8:12; 9:5

  3. Eu Sou a Porta das Ovelhas – 10:7-9

  4. Eu sou o Bom Pastor – 10:11

  5. Eu Sou a Ressurreição e a Vida –11:25

  6. Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida – 14:6

  7. Eu Sou a Videira Verdadeira – 15:1

b) João cita a palavra Pai 125 vezes e nenhuma vez a palavra Fé.

c) João tinha plena consciência de que era muito amado, embora não fosse mais amado do que ninguém (Jo 19:26; 21:20).

Além do Evangelho, João escreveu também três cartas e o livro de Apocalipse. Foi o último dos apóstolos a morrer.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1:1)

José Adelson de Noronha

12 opiniões sobre “Evangelho de João”

    1. Fernando, obrigado pela sua visita e comentários. Ao Senhor Jesus, toda honra e glória. Quanto á Bíblia Falada, lamento, mas não tenho mais o link para baixá-la.

      Você pode adquirir todo o Novo Testamento, em MP3, no site do produtor/narrador, Pr. Cornélio Augusto – http://www.bibliafalada.org/

      O Senhor lhe abençoe

      Curtir

  1. Agradeço, pela compreensão que pude ter em relação ao estudo que foi permitido ao apostolo de JOÃO. O quanto veio acrescentar na obra do SENHOR,cabe a nós somente mantermos a fidelidade ao SENHOR,pois ele esta presente em todos os momentos de nossa vida.

    Curtir

  2. Em meu nome em nome de meus colegas de turma do curso de Teologia da FNB- Faculdade Nazarena do Brasil, agradeço a diponibilização do NT mp3.O material será de enorme utilidade em nossos estudos. Deus os abençoe!

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

