Evangelho de Lucas


 

 

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19:10).

Estudo em Powerpoint, para download: lucas

 

O Evangelho de Lucas foi o terceiro dos quatro a ser escrito (provavelmente entre os anos 50-61) e apresenta Jesus como o Homem perfeito. É um dos três evangelhos sinópticos (visão em conjunto) e seu propósito é mostrar que Jesus era 100% homem, o homem perfeito, o nobre mestre, amigo e resgatador de toda a humanidade e não somente dos judeus.

 

Algumas Particularidades:

1.    O evangelho foi escrito visando primeiramente aos gregos, em virtude da ênfase dada ao homem. Mas é um evangelho para toda a humanidade.

2.    Lucas é o evangelho do louvor – começa e termina com alegria

3.    É o evangelho da oração: Lucas registra 9 exemplos de oração feita por Jesus. Mostra Jesus orando a cada momento importante em seu ministério

4.    Lucas é chamado também como o “evangelho da feminilidade”, pois enaltece as mulheres e as crianças

5.    Dinheiro: Dá destaque aos pobres. Fala mais do qualquer outro evangelista sobre posses, riqueza e pobreza.

 

Quem foi Lucas:

Lucas era médico, erudito e, provavelmente, gentio e ex-escravo. Espírito de historiador. Fez investigação acurada, entrevistando familiares e amigos dos personagens. Foi discípulo de Paulo, estando com ele até a sua morte em Roma. Segundo a tradição morreu solteiro, aos oitenta e quatro anos de idade.

 

“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que fostes instruído” (Lc 1:1-4)

José Adelson de Noronha

13 comentários em “Evangelho de Lucas”

  1. Pr. Gilmar, muito obrigado pelos seus comentários e incentivo. A Deus, toda honra e glória.

    É possível que em alguns dias o download seja mais demorado, principalmente porque tem sido grande a procura por parte dos nossos irmãos.

    Tente novamente e certamente o Senhor dará graça. Que a graça e a paz esteja com todos.

    Curtir

  2. Amado irmão em Cristo,
    Parabéns por sua iniciativa, louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo.
    Seu trabalho certamente não é vão no senhor.

    Fiz o download dos livros de Mateus e Marcos sem problemas. No entanto, já tentei baixar os livros de Lucas e João mas não consigo, no meio do processo de Download acontece algo que pára, então o arquivo se corrompe e não é possível abrir.

    Vou tentar baixar os capítulos individualmente mais tarde.

    Mais uma vez,
    Parabéns e que Deus continue a abençoar o irmão, a família e o seu ministério.

    Graça e paz.

    Curtir

  3. Prezado Sr. Cornelio Augusto.

    Louvável o seu trabalho a Bíblia Falada.

    Gostaria de informar que no Ev. de Lúcas o cap 3 para download não existe.

    e no evg. de João o cap 9, se apresenta repetido com o cap. 3.
    Parabens pelo seu esforço pela propagação da Palavra de Deus.
    Cordialmente,
    Basilio
    30/03/2009

    Curtir

    1. Basílio, agradeço por sua participação conosco e pelos seus comentários. Toda honra e glória ao Senhor Jesus. Os links dos capítulos já foram consertados. O Senhor lhe abençoe.

      Curtir

  4. Bom dia!

    Esta é um aoportunidade impar, pois no mundo em que vivemos, as coisas estão acontecendo tão rapidas, que às vezes não nos sobra tempo para estudar a (Palavra de Deus), que nos proporciona o crescimento espiritual entre outros. Considerando que temos varios recursos tecnologicos com os quais podemos contar, inclusive com preços baixos, IPODs, Celular com memórias de 2, 4, e 8 gigas, podemos gravar a biblia falada nestes equipamens e ao irmos para os nossos afazeres diários, ou até mesmo ao retornarmos para os nossos láres podemos ter a oportunidde de ouvir a Sua palavra.

    Estimado irmão Cornélio, que Deus o abençõe de forma poderosa neste ministério de disseminar a Sua palavra via audio.

    Saudações Cristãs.

    Curtir

  5. Na “história de Natal anti-semita” existe uma pessoa que desempenha um papel muito importante: o rei Herodes (o Grande). Ele foi um dos primeiros anti-semitas mencionados no Novo Testamento. Herodes se opôs ao nascimento de Jesus; ele tentou impedir a salvação e “mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores” (Mt 2.16).Por que ele cometeu esse ato de crueldade? Será que ele agiu motivado apenas pelo medo de perder seu trono para o “recém-nascido Rei dos judeus” (Mt 2.2)? Ou havia um sentido espiritual mais profundo subjacente à sua ação cruel?Herodes, como se sabe, era edomita. Os edomitas descendem de Esaú (Gn 36.1,8,43). Em Romanos 9.13 Paulo cita Malaquias 1.2-3. Ali o Senhor diz: “…amei a Jacó, porém aborreci a Esaú”. Por que o Senhor aborreceu a Esaú? Porque ele não cria na ressurreição! Ao negociar seu direito de primogenitura, Esaú respondeu a seu irmão Jacó: “Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?” (Gn 25.32). Esaú negava a realidade da ressurreição, não acreditava no cumprimento futuro das promessas divinas para Israel e, em sentido mais profundo, também não cria na obra de Deus em Jesus Cristo relativa à morte e à ressurreição.Esaú representa, assim, uma pessoa que direciona todas as suas atenções somente para as coisas terrenas, que não pensa além desta vida aqui na terra e, portanto, despreza os valores espirituais.Por essa razão, Esaú é chamado de “impuro” e “profano” (Hb 12.6). Ele, por exemplo, tomou conscientemente como esposas duas mulheres gentias, que causaram grandes problemas aos seus pais, Isaque e Rebeca (Gn 26.34-35). Em Malaquias 1.1-4 a terra de Edom (de Esaú) é chamada de terra de perversidade e povo contra quem o Senhor está irado para sempre. Conforme Ezequiel 32.29-32, Edom é descrito como estando localizado no reino dos mortos, “com os incircuncisos e com os que desceram à cova”.Portanto, não é de admirar que, sob domínio romano, justamente um descendente de Edom ocupava o trono quando o Filho da Vida nasceu em Belém. Percebemos que a ação de Herodes, ao mandar matar os bebês judeus, foi muito além da simples reação à ameaça ao seu poder real. Simbolicamente, a luta foi entre Esaú e Jacó, entre Herodes e Jesus, entre o reino dos mortos e o paraíso, entre as coisas terrenas e passageiras e aquelas que são eternas.A pessoa de Herodes está diametralmente oposta às promessas que Deus deu a Abraão para sempre e que foram confirmadas pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.Foi também um Herodes (Antipas) que ordenou a decapitação de João Batista, porque era dominado pela mentalidade carnal, pela concupiscência dos olhos (Mt 14.6-11).Assim podemos entender porque esse Herodes (Antipas) zombou e escarneceu de Jesus antes de devolvê-lO a Pilatos. Na pessoa de Herodes o reino dos mortos se opunha Àquele que venceria a morte (Lc 23.11).Quando o sinédrio se opôs ao testemunho dos apóstolos acerca da ressurreição, a igreja primitiva reuniu-se em unanimidade, citando o papel de Herodes (Antipas) em sua oração: “Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel” (At 4.26-27).Também foi um Herodes (Agripa I, neto de Herodes, o Grande) que mandou passar ao fio da espada a Tiago, irmão de João, e mandou prender a Pedro (At 12.1-3).Vemos que sempre que o Plano de Salvação se aproximava de uma encruzilhada importante, aparecia em cena um Herodes anti-semita tentando impedir que a vida se manifestasse.Por isso, certamente não é por acaso que a Bíblia diz acerca de Edom e de outros que se encontram no reino dos mortos: “Ali, está Edom e todos os seus príncipes, que, apesar do seu poder, foram postos com os que foram traspassados à espada; estes jazem com os incircuncisos e com os que desceram à cova. Ali, estão os príncipes do Norte, todos eles, e todos os sidônios, que desceram com os traspassados, envergonhados com o temor causado pelo seu poder; e jazem incircuncisos com os que foram traspassados à espada e levam a sua vergonha com os que desceram à cova” (Ez 32.29-30).Não causa surpresa, portanto, que justamente acerca do orgulho e da morte horrível de Herodes (Agripa I, neto de Herodes, o Grande), a Palavra de Deus diga: “Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem! No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou. Entretanto, a palavra do Senhor crescia a se multiplicava” (At 12.21-24).Esse severo juízo divino sobre Herodes torna-se mais compreensível se levarmos em conta sua situação espiritual, pois o povo dos edomitas, do qual Herodes fazia parte, era um povo profundamente anti-semita. E esse povo também desempenha um papel importante nas.declarações que Deus faz acerca do “Dia do Senhor”:
    – “Contra os filhos de Edom, lembra-te, Senhor, do dia de Jerusalém, pois dizem: Arrasai, arrasai-a, até aos fundamentos” (Sl 137.7).– “Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a vergonha, e serás exterminado para sempre” (Ob 1.10).– “Dizem: Vinde, risquemo-los de entre as nações; e não haja mais memória do nome de Israel. Pois tramam concordemente e firmam aliança contra ti as tendas de Edom e os ismaelitas…” (Sl 83.4-6).Na minha opinião, todo o anti-semitismo se origina desse espírito edomita, inspirado pelo diabo. O espírito de morte que emana de Edom irá se voltar de maneira cada vez mais intensa contra o povo de Israel nos tempos do fim, mas não conseguirá alcançar seu objetivo.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s