Mulheres na Ceia


No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa? E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos. E eles fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa. Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos (Mt 26:17-20)

 

Por que não havia mulheres na ceia? Na última ceia de Jesus com seus discípulos, também conhecida como Santa Ceia, só tinha homens, só os varões. A ceia foi um dos momentos mais extraordinários da história da humanidade, quando Jesus revelou o amor dele. Revelou a nova aliança. Isto é o meu corpo – disse Jesus – que é dado por vós. Isto é o meu sangue. O sangue da nova e eterna aliança.

 

E não tinha mulher presente naquele momento. Por que não tinha mulher na ceia?

 

Você sabia que não existe registro na Bíblia de homem lavando os pés de Jesus? Mas mulheres sim! Jesus, sim, é quem lavou os pés dos discípulos. Alguma razão havia para que elas não estivessem presentes ali naquela ceia. O que as mulheres têm, o que as mulheres sabem que os homens não sabem? Certamente elas sabem de uma coisa que os homens não sabem. Por que aquela mulher enxugou os pés do Senhor com os seus cabelos? Ela lavou, ungiu e enxugou porque sabia algo grandioso, embora não soubesse explicar o que era. Na verdade nem ela mesmo sabia que sabia, mas todas as mulheres sabem algo que os homens não sabem.  

 

O Poder da Mulher 

Mas há um poder tão grande na mulher, há um mistério tão grande nela, que foi o canal que Satanás usou para alcançar os seus objetivos. O pecado começou nela, através dela. Adão fez o inacreditável, que foi desobedecer a Deus, talvez com medo de perder a mulher, porque ela comeu da árvore que não deveria comer.

 

O Senhor, ao formar a mulher, do jeito que a mulher é, com seus sentimentos, suas emoções e com o seu jeito de ser, com sua atração provocante sobre o homem, tinha algo em vista, com certeza.

 

Por que razão a mulher atrai tanto o homem? Qual é a lógica nisso? O homem não vive sem mulher… Por que a mulher é assim tão especial? Tudo que o homem faz é por causa da mulher. Trabalha, ganha dinheiro, por causa da mulher. Tudo é mulher! Eu não entendo isso, porque, biologicamente não tem tanta diferença entre homem e mulher assim não. A mulher tem orelha, por exemplo, o homem tem também, mas, por que a gente gosta mais da orelha da mulher?  

 

A Noiva 

A escritura nos diz que assim como o noivo se alegra da noiva, assim também o Senhor deseja o nosso coração. Quando estava formando a mulher, na sua mente Deus estava vendo a sua noiva. Porque a mulher é a figura da noiva de Jesus Cristo. Não foi para Adão que ele a fez. Quando ele criou a mulher, o desenho era para Ele – “ É assim que eu quero a minha noiva”.

 

Deus fez a mulher de uma maneira tão extraordinária que ainda hoje é assim. Talvez Adão estivesse tão apaixonado, tão apegado, tão envolvido, que tenha preferido desobedecer a Deus. E Ele, o Noivo, estava vendo a infidelidade da sua noiva, nas pessoas de Adão e Eva. Ele, por quem todas as coisas foram feitas, por meio Dele e para Ele, estava vendo tudo. E amando-a, mesmo na desobediência.

 

Mas Deus não deixa nada ao acaso, pois a mulher, uma figura da noiva do Cordeiro, por quem o pecado entrou no mundo, foi também um instrumento para que viesse o Messias, na plenitude dos tempos.

 

Então nascer mulher já é uma coisa extraordinária, porque ela é uma figura da noiva de Cristo. As mulheres são figura daquilo que Ele planejou para si próprio. Quando o Senhor levou a mulher para Adão, ele ficou encantado com o que viu. Na verdade, o Senhor fez Eva, olhando para a Noiva, uma figura da Noiva que Ele queria. Esta é a noiva que Ele quer encontrar.

 

Jesus não vai salvar ninguém que não possa amar como noiva. Como a Sua noiva!. Por isso nós temos que ser transformados mesmo, radicalmente. Ou você assume ser a Noiva de Cristo ou não haverá salvação para você. 

 

A Mulher e o Mal 

Mas a mulher, quando esquece quem ela é, quando esquece porque ela é o que é, quando esquece que prefigura a majestosa Noiva de Jesus Cristo, e permite que o diabo a use, causa muita destruição. E isto é tão verdade, que nós vemos na Escritura vários casos. Começou lá no paraíso. A Escritura diz que o diabo anda à cata de almas preciosas, e a primeira alma que ele pegou foi a de Eva.

 

Nós vemos, por exemplo, Abraão, o pai da fé, e Sara, sua esposa, muito bonita, e a comunhão que Abraão tinha com Deus. Mas, nem Abraão aguentou a mulher e fez aquilo que Deus nunca planejou que fizesse e até hoje o mundo está sofrendo desgraças por causa daquela mulher, Sara.

 

Essa briga dos árabes com os judeus ali no Oriente Médio é por causa de Sara que levou Abraão a ter um filho com a escrava Agar e nasceu Ismael, que é o pai do mundo árabe. E o Senhor disse: “Olha, porque você fez isso, os seus filhos serão vizinhos e lutarão todos os dias da vida deles”. Esta luta entre judeus e árabes é de Deus. Não tem como haver paz entre eles, exceto no reinado de Cristo. Eles vão lutar até Jesus voltar. Não terá paz no Oriente Médio até que passe a Grande Tribulação. Não tem paz entre árabes e judeus, porque está escrito que eles serão vizinhos e lutarão todos os dias da vida deles.

 

Olha Sansão, o homem mais forte do mundo, com unção para destruir exércitos, para matar milhares de homens com uma queixada de jumento, e uma tal de Dalila tirou toda a força dele, deixando-o cego. Quantos exemplos disso nós vemos por aí? Quantas mulheres minam tudo que é do homem, deixando-os cegos? Que poder é este? Por quê? Não é o poder do diabo. O diabo está usando aquilo que a mulher representa, aquilo que ela é.

 

Olha Elias, é um dos maiores profetas que nós já tivemos, que fez descer fogo do céu, enfrentou mais de 300 profetas, enfrentou reis e um monte de homens que poderiam matá-lo. Mas ele enfrentou todos e mandou matar todos os profetas de Baal. Mas aí uma mulher, Jesabel, fala: “vou matar esse Elias”, e ele deu no pé. Fugiu de uma mulher e ainda mentiu para Deus: “Ah! Senhor, eu quero morrer”! “Quer morrer nada, se quisesse morrer ficava lá e deixava Jesabel matá-lo. Você está é fugindo, meu filho, está aí se lamentando, fugindo de uma mulher”. Que vergonha! Jesabel, amada pelo Senhor, criada como figura de Sua noiva, mas um instrumento das trevas!

 

Olha Davi, irmão. Davi, diz a Escritura, era um homem segundo o coração de Deus! Como ele amava a Deus! E uma mulher, sem falar nada, apenas se mostrando para ele, fez dele um assassino. O rei mais amado de Israel, derrubado por uma mulher. Que poder é este? O que Deus colocou na mulher tão fantástico assim?

 

Olha Herodes! Amava João Batista, sabia que João Batista era um profeta, gostava de escutar João Batista, mas, apaixonado pela mulher de seu irmão, cedeu! Uma menina, dançando no aniversário dele, levou Herodes a decapitar João Batista.

 

Mulher, quando permite ser um instrumento na mão do diabo, faz grandes estragos. Mulher, quando começa a reclamar, queixar, é um perigo. A Bíblia diz que é melhor morar no deserto do que com uma mulher rixosa, por causa do poder que tem nela, naquela lamentação, naquela lamúria constante.

 

O que é que a mulher tem que o diabo se interessa tanto em usá-la? Irmãos, seja homem velho, seja novo, se não vigiar muito, cai! Cai inexoravelmente, porque a mulher tem poder. E esse poder vem do que ela representa, do que ela expressa, que é grandioso demais: a Noiva de Cristo!

 

Ela é uma figura do desejo dele, de ter a sua noiva, a sua esposa, a sua companheira. Uma mulher nas mãos de Deus, como Maria foi, traz a salvação ao mundo. O pecado começou com a mulher e Jesus tinha que mostrar para elas, e para os homens também, que nunca as abandonara. Ele nunca as deixara, porque elas são figura da Sua Noiva.

  

A Mulher, Mensageira de Boas Notícias 

Por isso, não havia mulheres naquela ceia de Jesus com seus discípulos, pois aquela não era a verdadeira ceia. Aquela ceia de Jesus com os homens era só uma figura. Os homens viram a figura da ceia, os homens viram o pão e o vinho, mas Maria, Maria Madalena e todas as outras mulheres que andaram com Ele estavam lá no Calvário e viram a verdadeira ceia, assim como no jardim do Éden o Noivo viu a desobediência da noiva e a amou assim mesmo.

 

Elas viram o Cordeiro de Deus sendo oferecido em holocausto para remissão do seu pecado. Elas não viram pão e vinho, mas viram o Corpo e o Sangue de Cristo sendo ofertado no Calvário. Elas não viram figura, elas viram o seu Senhor, o seu esposo, o seu noivo, resgatando-as e, através delas, a humanidade.

 

Jesus veio através delas. Ele não precisava vir de uma mulher, poderia vir de muitas maneiras, mas escolheu vir através delas. E a verdadeira ceia foi lá no calvário. A ceia do dia anterior foi só um simbolismo, assim como todas as ceias de páscoa que foram realizadas em Israel. Aquelas que figuravam a noiva Dele, estavam vendo, verdadeiramente, o quanto o Noivo ama sua noiva.

 

Jesus foi sepultado e escolheu justamente uma mulher para ser a primeira pessoa a vê-lo ressuscitado. Ele não escolheu João, que era tão amado, nem Pedro, tão próximo a Ele. Mas escolheu uma mulher para vê-lo vivo, ressuscitado, vencedor do mundo, do pecado e da morte.

 

E a mulher, que lá no paraíso, no jardim do Éden, foi produtora de más notícias, agora, num outro jardim, tornou-se mensageira de boas notícias. Foi às mulheres que o anjo anunciou Sua ressurreição. Elas foram as primeiras mensageiras da vitória de Jesus sobre o pecado.

 

Começou tudo outra vez. Da forma certa. A mulher, usada por Satanás no passado, agora é mensageira de boas notícias. Cristianismo não é uma religião, amado, mas sim uma revelação do princípio e do fim das coisas. “Eu sou o Alfa e o Omega. Estive com vocês no princípio e estarei com vocês no fim também, mas nunca vou deixar vocês de lado”. As mulheres têm que sentir orgulho de ser mulher – orgulho do Senhor.

 

Quem é o homem, o varão, para ser figura de uma noiva tão amada assim? Quem é o homem para reconhecer tão grande amor assim? As mulheres sabem coisas que os homens não sabem. Elas têm um mistério dentro de si que veio de Eva, da forma como o Senhor criou Eva e que nós, os homens, não conhecemos.

 

Nós os homens, não tratamos devidamente as mulheres porque não sabemos o que elas sabem, aos olhos do Senhor. Jesus entrou na casa de Simão, um fariseu e não recebeu água para lavar seus pés. Mas uma mulher, pecadora, não só lavou seus pés com lágrimas, como os ungiu e secou com seus próprios cabelos. As mulheres, deveriam sentir orgulho de Jesus Cristo, orgulho Dele. Orgulho de representar aquilo que elas representam.

 

Os homens deveriam pedir perdão a Deus por não compreenderem as mulheres, por serem incapazes de ver a grandeza de suas mulheres, sejam elas mãe, esposa, filhas, irmãs ou quem quer que seja. Pais abusando das suas filhas, homens enganando as mulheres, iludindo-as, maridos sem compaixão, sem misericórdia, sem afeto, sem carinho. Que o Senhor nos perdoe e abra nossos olhos, assim como das próprias mulheres para que elas também compreendam quem são aos olhos de Deus. Quando a escritura diz “maridos, amai vossas mulheres como Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela” ela está dizendo que as mulheres são preciosíssimas aos olhos de Deus.

 

E junto à cruz estava Maria, mãe de Jesus,a irmã de Maria, tia de Jesus e Maria, mulher de Cléopas e Maria Madalena! Junto à cruz, irmãos, não na mesa, não na ceia, mas junto à cruz! Que amor é esse de Deus que a tudo resgata e faz novo?

 

Que o amor do nosso Deus, que nos amou tanto, tanto; que a graça maravilhosa de Jesus Cristo, que nos amou até o fim, até à morte e morte de cruz e que a consolação do Espírito do Senhor, que agora habita em nós, seja com todos. Amém.

 

José Adelson de Noronha 

Texto extraído de uma pregação do Pr. Cláudio Campi

Colaboração do casal Marco Antônio e Maria José Junqueira

12 comentários em “Mulheres na Ceia”

  1. ….”A ceia do dia anterior foi só um SIMBOLISMO”….
    Ora, Jesus então é um diretor de teatro? Nos mandou fazer uma encenação?
    Claro que não!

    Fica claro que ele passou uma tarefa especial aos homens, a de somente eles oferecerem o corpo e sangue de Cristo em suas comunidades……aos poucos vocês vão entendendo porque dos padres da Igreja Católica….
    Agraço

    Curtir

  2. Há muito machismo nessa história toda. Dizendo que tudo é culpa da mulher, por favor me poupe com este comentário absurdo. Não existe vitimas, todos são culpados.

    Curtir

  3. Neide, William, anônimo e Jesse, que a Palavra de amor do Senhor Jesus esteja sempre em seus corações. Continuem conosco e indiquem o site aos seus amigos e colegas.

    O Senhor lhes abençoe nos seus trabalhos e famílias.

    Curtir

  4. Luciene, muito obrigado pelas suas palavras de incentivo. A Jesus, toda honra e glória.

    Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas.

    Que o Senhor lhe abençoe com as plenas revelações sobre quem é Jesus e como Ele lhe ama, é minha oração.

    Curtir

  5. glorias a Deus por tais palavras , tenho tres mulheres ,mamae;esposa e uma filha ,depois desta mensagen ,com a ajuda de Deus vou trata-las com o respeito ,e amor que elas legitimamente mereçem ,que a iluminaçao do espirito esteja em tua vida

    Curtir

  6. Através desde pude ter um esclarecimento melhor sobre a posição que nós mulheres ocupamos na sociedade.Agradeço muito a você que me enviou e fique ciente o quanto estou feliz e divulgarei para outras pessoas, tudo que é ótimo deve ser lido.
    Abraços! Neide

    Curtir

  7. meu querido irmão
    essa mensagem falou profundo no meu coração e mudou meu conceito a meu proprio respeito, devido a infortunios que passei na infancia sempre detestei ser o que sou agora me arrependo de tudo que já cheguei a dizer e pensar, estou escrevendo agora em lágrimas em 19 anos de AD nunca ouvi uma mensagem como essa vou passa-la para outras mulhes e que Deus verdadeiramente continue vos dando tal inspiração do ESPIRITO
    VAI nessa tua força.

    Curtir

  8. tenho um testemunho muito maravilhoso que Deus entrou em minha vida. A partir do momento que Satanás entrou, veio para acabar com minha familia, onde nos momentos dificeis onde eu me encontrava com o casamento destruido, treis filhos para cuidar, minha esposa não me queria mais, havia abandonado minha casa onde estivemos casados por ll anos, pensava que estava tudo acabado, comecei a frequentar a Igreja Evangélica Graça Divina, próximo a minha casa, onde encontrei com Deus. Tive um retorno maravilhoso em minha vida. A esposa voltou para casa depois de 3 meses ausente, meus filhos estão frequentes dentro da Igreja que fica em frente de minha casa. Deus está sempre presente em nossa vida.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta