Salvação e Apostasia


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pergunta:

 

Olá caríssimos, gostaria de uma explicação da vossa parte sobre o texto que se encontra na Epístola aos Hebreus, capitulo 6:4-9. Preciso entender o que Deus fala nesses versículos.

Aguardo resposta. Ótimo site, estou acessando pela primeira vez e estou gostando. Sérgio.

 

 

Resposta:

 

Meu caro, obrigado pela sua visita. Nosso único propósito é glorificar a Cristo e a Ele, render toda honra e glória pelo conteúdo do site.

Esse texto de Hebreus fala sobre a terrível possibilidade da apostasia. Muitos dizem que o cristão não perde a salvação, isto é, que uma vez salvo, a pessoa está salva para sempre. Chegam até a dizer que o salvo pode viver em pecado a vida inteira e que, no último momento, Deus irá resgatá-lo.

Mas o que vemos nesse texto é que, há sim, a possibilidade do cristão rejeitar a salvação, isto é, apostatar deliberadamente da sua fé: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia. Porque a terra que absorve a chuva que freqüentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada” (Hb 6:4-8).

O texto de Hebreus fala daquelas pessoas que sabem a vontade de Deus, tiveram relacionamento íntimo com o Senhor, desfrutaram dos Seus consolos e, deliberadamente, O rejeitam, escolhendo outro senhorio.

Essa chuva que cai frequentemente sobre a terra é uma figura da bondade de Deus sobre a vida do cristão. Todos nós recebemos bênçãos diariamente das mãos de Deus, mas se resistimos a produzir frutos de justiça, qual será nosso fim? Produziremos espinhos, é óbvio. Produziremos pecados ou seja, frutos de injustiça.

Deus é longânimo, é misericordioso, é benígno e vai derramando bênçãos sobre a vida do fiel, mas tudo tem um fim. Até mesmo o castigo que vêm de Deus é fruto da sua bondade, para que nos arrependamos e restauremos nosso relacionamento com Ele.

Mas, se ao contrário do arrependimento, continuamos a crer que uma vez salvos, salvos para sempre, nosso caminho se torna um caminho sem volta, pois o pecado toma lugar em nossas vidas e torna-se impossível a ação do Espírito Santo nas nossas vidas. A pessoa nessa condição não consegue mais arrepender-se e rejeita sua salvação. Isso se chama apostasia ou divórcio de Deus. É um rompimento da aliança feita com Jesus. Não há re-casamento com o Noivo, pois Jesus morreu uma vez só para remissão dos nossos pecados.

Lembro porém, que o texto de Hebreus não se refere àquela pessoa que pecou e se arrependeu. Todos nós, depois de nascidos de novo, cometemos pecados, caímos em pecado. Isso é inevitável. Todos cometemos desvios, quedas temporárias, seja por fraqueza de caráter, seja por força do sistema em que vivemos, onde as tentações são abundantes, infelizmente. O pecador que reconhece sua situação miserável, e clama pela misericórdia de Deus, é contemplado e perdoado. Deus mora com o aflito de coração. Deus tem prazer em reconciliar consigo mesmo o pecador.

O pecador humilhado pela sua própria consciência não tem motivos para ficar alarmado com esses versículos de Hebreus. O apóstolo João declara que se confessarmos nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda injustiça. E, para isso, temos a Palavra de Deus, que é como chuva mansa que cai sobre a terra do nosso coração. Basta que a busquemos diariamente, assim como um jardineiro rega todos os dias o seu jardim, às vezes até 2 vezes ao dia.

O cristão não só deve saborear a Palavra, como também absorvê-la em si mesmo, incorporando-a à sua vida. Essa terra se tornará fértil e bela, mesmo que, eventualmente produza algum espinho. Essa tem que ser nossa busca diária e constante. Ser um jardim nas mãos do Espírito Santo.

Que o Senhor lhe abençoe e guarde de todo mal. Que a paz do Senhor esteja em seu coração, hoje e sempre.

José Adelson de Noronha

5 opiniões sobre “Salvação e Apostasia”

  1. Gostaria tb de uma explicação em Hebreus 10.26? Quem se enquadra nesse trecho? Me machuquei ao ler esse vesiculo, pensando que pra mim não tinha mais jeito depois que pequei sabendo. Hj tenho buscado forças em Deus, libertação da culpa e restauraçãoa luta é grande mas a vitoria é maior.

    Curtir

    1. David, a explicação é a mesma de Hb 6:4. Todo cristão, por mais fiel que seja, está sujeito ao pecado. Cristão ou ímpio, todos pecam.

      O que distingue o ímpio é que ele não se arrepende dos seus pecados. Não se entristece com o que faz e nem se preocupa com seu futuro após a morte.

      Mas o cristão que pecou, mesmo deliberadamente, se entristece e clama a Deus por libertação. Me parece ser este o seu caso, não?

      Que o Senhor lhe abençoe e guarde.

      Curtir

    2. é verdade pr. tenho buscado muita ajuda espiritual de irmãos, clamando toda hora pela libertação de Jesus. ja abandonei a pratica, confessei, pedi perdão mas tô buscando a libertação dessa opressão Pastor. O pecado terrivel esse de fornicação. Pr. a biblia diz que quem semeia na carne colhe corrupção, isso quer dizer que agora estou semeando no Espirito e em breve essa colheita ruim vai passar e a boa colheita vai vim pr?
      Ore por mim!!! é uma luta contra a consciencia pesada e as condenações do inimigo!!!

      Curtir

  2. Fui batizada numa “seita” que praticam o sincretismo religioso que atribui a vida o sucesso financeiro e vida amorosa na terra, achando que eram evangélicos. Gostaria muito de saber se devo batizar-me novamente, pois tenho receio de tomar a ceia e estar celebrando minha condenação como diz a biblia!Não me recordo de ter ouvido ter sido batizada em nome do Pai, Filho e Espírito Santo!!!

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s