Davi e o Gigante Golias


Myriam Rebuzzi

 

     Davi era pastor de ovelhas. Era o filho mais novo de Jessé, homem temente a Deus. Naquela época o exército de Israel pelejava contra os Filisteus que tinham como principal combatente um guerreiro cujo nome era Golias, e que media aproximadamente três metros de altura, a quem todos temiam e fugiam de diante dele. O rei Saul ofereceu grandes riquezas a quem o matasse e também daria por mulher a sua filha, além de outras vantagens. Acontece, porém que eles tinham medo do gigante e ninguém se dispunha a lutar contra ele.  

     Os três irmãos mais velhos de Davi estavam combatendo contra os filisteus. Davi, sendo ainda muito jovem, ficara em companhia de seu pai e cuidava das ovelhas. Um dia, a pedido de seu pai, ele foi levar comida aos seus irmãos que se encontravam no campo de batalha. Quando estava conversando com seus irmãos, viu um guerreiro subindo do exército dos filisteus. Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele e temiam grandemente. E diziam uns aos outros: Estão vendo aquele homem? Ele só veio aqui para zombar de nós. Davi perguntou então: Quem é aquele homem? E eles lhe responderam: É Golias, o grande guerreiro dos filisteus. Ele é muito forte e até hoje ninguém conseguiu derrotá-lo.  

     Golias representa as grandes dificuldades e barreiras que o homem tem de enfrentar pela vida e só revestido do poder de Deus ele pode superá-las. Davi não temeu. Ele confiava em seu Deus e por isso apresentou-se ao rei oferecendo-se para enfrentar o gigante. Quem confia em Deus é sempre corajoso. O rei Saul temeu pela vida dele dizendo: _Ele é um grande guerreiro e você não passa de um menino. Não importa, respondeu-lhe Davi. O Senhor meu Deus me ajudará nessa batalha. Davi convenceu o rei de que podia enfrentar Golias e assim Saul ofereceu-lhe as armas e a armadura, mas elas eram pesadas demais. Davi, então, partiu para a luta sem nenhuma armadura levando consigo apenas um estilingue e algumas pedras que pegara em um riacho.  

     Quando Golias viu aquele menino na sua frente zombou grandemente dele, dizendo: _Por acaso sou algum cão para que você venha lutar comigo com essa atiradeira e pedras? Davi não recuou e respondeu-lhe: _Você vem contra mim com todas essas armas e afronta ao meu Deus, porém eu estou aqui para lutar contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso, porque dele é a guerra. Após dizer essas palavras, Davi colocou uma pedra no estilingue e atirou-a contra o gigante. A pedra atingiu a testa de Golias que caiu ao chão completamente vencido. Depois disso Davi tomou a espada do gigante e com ela cortou-lhe a cabeça. Vendo que seu herói fora vencido o exército dos filisteus fugiu completamente desnorteado, sendo perseguido pelos homens de Saul que o destruiu.  

     Aquele que confia em Deus vence todas as barreiras da vida. Não importam as dificuldades que têm de enfrentar, porque Deus sempre o conduzirá em triunfo.