Como Pregar Para um Espírita?


 Pergunta:

 

Pastor, eu sempre converso muito com uma amiga de serviço que é espírita. Ela conhece a bíblia, mas segundo a sua interpretação. Os argumentos bíblicos são difíceis de rebater. Não sei se foi no seu blog que vi a seguinte frase: “não discuta religião com seus amigos, ore por eles”.  

Eu tento não entrar nessas conversas e sempre oro em casa por eles, mas não sei como fazer. Gostaria de orientação. Obrigado! Seu site é uma benção na minha vida. Abraços! Alex!

 

 

Resposta:

 

Oi Alex, boa tarde. A paz do Senhor esteja em seu coração também. Obrigado pelas suas palavras. Ao Senhor Jesus, toda honra e glória. 

Olha amado, não existe mensagens específicas, segundo cada caso: espírita, católico, macumbeiro, etc. A mensagem de salvação é universal, atemporal e imutável. No milênio anjos vão pregar a mesma mensagem que Paulo pregava e que todos nós devemos pregar, seja a quem quer que for. 

Até na eternidade essa mesma mensagem será pregada. Não mais para salvação, é claro, mas como memorial. Que mensagem tão poderosa é essa? 

É o Evangelho: 

“Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:1-4) 

Ela é simples, mas é o poder de Deus para salvação. E a pessoa que ouví-la terá que ouvir pela fé, pois pelo conhecimento ninguém será salvo. Tentar convencer um espírita das coisas de Deus, por meio de explanações nunca trará a ele salvação. Poderá trazer conhecimento bíblico, literatura religiosa, mas nunca libertação de pecados. 

No meio universitário, por exemplo, existem muitos espíritas. Juízes, advogados, médicos, engenheiros, etc.. Essas pessoas, principalmente as do meio jurídico conhecem muito da Bíblia, mas não se convertem ao Senhorio de Jesus. Por que? Porque o seu conhecimento não provém da fé, mas do estudo. E Deus não se revela a eles dessa maneira, pois seria injustiça com relação aos pobres que não tiveram oportunidade de estudar, de pesquisar, de debater. “Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado” (Lc 10:21). 

Então, amado, a solução é uma só: pregar O Evangelho à sua amiga e orar por ela. Pedir ao Pai que abra o coração dela para ouvir a palavra com fé e se converter. Depois disso é continuar orando por ela e não discutir religião. Se ela for de Deus, ouvirá a Palavra do Pai, e, na hora certa, no tempo de Deus, se converterá. Na maioria das vezes um semeia e outro é que colhe.  

No momento você poderá estar semeando no coração de sua amiga e outra pessoa irá colher, mais tarde. Para outros casos, alguém semeou no passado e você é quem irá colher. É isto o que acontece conosco toda semana, quando vamos a Nova Serrana ou a eventos evangelísticos na Construção Civil. Para alguns ali nós somos semeadores. Para outros, ceifeiros. 

Continue na obra e não desfaleça nunca. Não olhe para o que os seus olhos vêem, mas para o que a Palavra de Deus diz: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (2 Co 4:16-18) 

Que o Senhor te abençoe e guarde em todo o tempo.

José Adelson de Noronha

139 opiniões sobre “Como Pregar Para um Espírita?”

  1. Todo espirita kardecista tem crise de identidade, não sabe quem ele é, a pessoa que é hoje é apenas uma casca, ele não sabe quem é.
    O pior é que tem evangélicos que tem crenças espiritas! Para católico o espiritismo é apenas um catolicismo mais forte!

    Curtir

  2. Amados, temos sim que pregar para os espiritas. Espiritismo é culto aos mortos! O ser humano deve buscar a Deus e não espiritos de mortos! Acaso a favor dos vivos iremos consultar os mortos? Buscar cura em mortos? É a Deus que devemos buscar e não os mortos! Isso é doutrina de demônios!

    Curtir

    1. Amados, temos sim que pregar para os espiritas. Espiritismo é culto aos mortos! O ser humano deve buscar a Deus e não espiritos de mortos! Acaso a favor dos vivos iremos consultar os mortos? Buscar cura em mortos? É a Deus que devemos buscar e não os mortos! Isso é doutrina de demônios!

      Curtir

  3. Ex-evangélico, pessoas hipócritas existem em todas as religiões. A questão dos evangélicos serem mais julgados e criticados, é porque os evangélicos são os que mais defendem abertamente a Bíblia e fala dela como regra de vida. E aí somos tachados de conservadores malditos e hipócritas, porque quando uns evangélicos escandalizam , há uma generalização, como se todos evangélicos fossem iguais.

    Existem muitos caridosos, que ajudam os pobres, doentes etc, mas que são hipócritas. Já viu pessoas que ajudam os outros mas que em quatro paredes maltratam os filhos, esposa ou marido e continuam fazendo tudo que é abominável a Deus? Muitos fazem caridade, mas são fofoqueiros, mentirosos, adúlteros, vivem prostituindo…Será que a caridade ajudará pessoas assim? Não. Para se salvar é preciso “nascer de novo, do espírito”. Isso é, se despir do velho homem e de suas paixões e se revestir de um caráter íntegro.

    Caridade é importante, mas não adianta ser caridoso se em casa mente, é infiel no casamento, não acredita na Bíblia , só nas partes que convém…Isso também é hipocrisia. Por isso vemos muitos espíritas criticando os evangélicos, se gabando se fazerem caridades, mas quando olhamos a vida de uns e outros vemos que são tão caridosos com os pobres, mas maltratam esposas, enganam nos negócios, mentem, são adúlteros etc.

    Portanto, hipocrisia e gente enganadora tem em todo lugar. Quem quer seguir a Cristo, deve parar de ficar olhando as falhas de fulano ou sicrano e parar de ficar se prendendo em coisas pequenas. Quem salva é Jesus e isso é pela Graça. Sem essa graça seria impossível um único ser humano se salvar, porque homens são mesquinhos por natureza. Mas a boa notícia é que Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou seu único Filho, para morrer em nosso lugar…O castigo que nos traz a paz. Isso é importante lembrar: que somos falhos, pecadores, mas Jesus morreu por nós numa cruz e está hoje de braços abertos para perdoar os arrependidos de seus pecados e dar nova vida.

    No dia que as pessoas deixarem de ficar focando em homens e focarem sua fé em Deus…muita coisa vai mudar e para melhor. Que atire a primeira pedra quem não tiver pecados!

    A Bíblia está aí para ser estudada, nela está a verdade e aponta o caminho a seguir. E nela já diz que é necessário que venha escândalos no meio cristão , mas ai daquele que for o motivo do escândalo. A justiça vêm de Deus e não falha. Por isso, quando um evangélico age mal e escandaliza o evangelho, e todos os evangélicos são criticados, maltratados, julgados por causa desses escândalos, devemos levantar nossos olhos a Deus. Ele é fiel e sonda cada coração e conhece àqueles que são verdadeiros adoradores. Nossa recompensa e galardão não será nessa vida, mas no Reino de Deus. Aqui no mundo teremos aflições e todo cristão verdadeiro será odiado e perseguido por amor a verdade do evangelho e por defender a Bíblia.

    Um abraço

    Curtir

  4. Há pessoas materialistas em todas as religiões, há fofoca em todas, há hipocrisia em todas, ganância, difamação etc etc porém nas evangélicas é onde mais há tudo isso e muito mais! Pois estava profetizado pelo Espírito que seria assim, que iria surgir uma grande “apostasia” no meio evangélico nos últimos tempos e é o que está acontecendo! Quero ver alguém me desmentir! Claro que nesse meio há também gente bondosa, cristã mas sao bem poucos. Minha crítica não é ao evangelho mas aos pretensos “cristãos” de hoje.
    E a bíblia diz o mesmo. To errado?

    Curtir

    1. Amado, sim, está errado. Por isso que se diz que religião e placa de Igreja não salva ninguém!

      Até os católicos que gostam de se vangloriar como igreja verdadeira, estão divididos entre os Tradicionalistas e os Carismáticos, uns não gostam e nem aceitam os outros. Já os evangélicos se dividem em vários grupos como Assembleianos, Batistas, Adventistas, Presbiterianos, Cristã do Brasil e muitos outros, mas quando a mídia posta uma notícia de um escândalo em alguma igreja específica ou às vezes de um indivíduo isolado (que prestará contas de seus atos um dia a Deus), então os que ouvem a notícia já generalizam e pensam: Ah, malditos evangélicos….e se esquecem que os outros 90% são igrejas sérias e comprometidas com a palavra de Deus. Fui criado na Assembléia de Deus, e hoje estou há 20 anos na Igreja Batista da Lapa e nunca vi escândalo nenhum.

      Por causa disso, muitos estão perdendo sua salvação, pois se importam tanto com os erros dos outros, quando deveriam olhar apenas para Deus! Os homens sempre falharam, mas Deus e a sua Santa Palavra não falha! E daí que pode haver fofocas (eu não vou participar), e daí que possa até mesmo haver alguns pastores perversos e gananciosos (o tal prestará contas a Deus, tanto nessa vida como na vida futura). E daí que até mesmo minha igreja talvez possa ter algum escândalo (é só procurar outra igreja mais séria).

      Pare de olhar para os homens amado, olhe apenas para a bíblia e siga apenas ao Senhor Jesus, Deus julgará todos os perversos, mas eu não me deixarei abater por nenhum deles, apenas sigo em frente feliz e com Fé, olhando para o autor e consumador da nossa Fé: Jesus Cristo!
      Abraço.

      Curtir

  5. O espirita e muito condenado porque dizem que são mentirosos influenciados pelo demônio e etc…porem praticam o bem só fazem p ajudar não tiram dinheiro de ninguém porem pedem doações p ajudar a quem precisa por isso toda casa de oração espirita e simples não tem luxo já a outras religiões tem templos enormes nos quais só frequentam gente com dinheiro pois minha tia tentou entrar la e não conseguiu ja por três vezes pq não aparenta ter dinheiro p dar a eles igrejas luxuosas e pastores pedindo dinheiro todos os dias para usar para si próprio ou para melhorar cada vez mais a igreja e mais e mais e anunciando em TV pessoas com dinheiro e bens materiais tentando trazer a pessoa p religião não por amor a deus e sim por amor ao materialismo enfim…..onde sera q o demônio atua mais não e ele q gosta dessas coisas de se aproveitar de pessoas e de riquezas tenho uma amiga q mal tem p ela e para o filho e da dinheiro p igreja e do bolso dela e de outros como ela q e pago o aluguel do pastor ……
    Não vou discutir esse assunto mais aqui…abraço a vocês

    Curtir

    1. Não é que são sempre mentirosos, na verdade mesmo, os espíritas, assim como muitos grupos religiosos, são ENGANADOS. A partir do momento que alguém quer seguir qualquer outra coisa que não seja a Bíblia e põe como regra de Fé outro livro ou outra doutrina, não acreditam na Bíblia, mas preferem acreditar em tudo que se diz ser de Deus, em anjos de luz, em Maomé, em Kardec, em Papai Noel (mas na Bíblia não), de repente o sujeito faz um pedido a uma estátua de pedra, e olha, o milagre até acontece, é claro que tal pessoa vai adorar essa estátua para o resto da vida, a estátua passa a ser o seu Deus (o que fica perfeito assim para o diabo) e ele vai defender com unhas e dentes sua nova religião, pois afinal ele viu o milagre na sua vida certo! Assim são as curas do espiritismo, e tudo do espiritismo é mentira! E o que importa que vocês fazem o bem? Qualquer um faz, até os terroristas assassinos fazem.

      Muitos perdem sua salvação, pois olham apenas para as pessoas (pessoas falham, mas Deus e a sua palavra Não). Ninguém é obrigado a contribuir com nada, eu mesmo só contribuo quando tenho, pois sou pobre, quem dá, deve dar com alegria e por amor a obra de Deus, se tem algum pastor materialista, o tal prestará contas a Deus, pois a obra é de Deus! É outro erro generalizar, a maioria dos pastores são homens honestos, as despesas são grandes, tem muita igreja em dificuldade e até fechando, pois vivemos tempos difíceis.
      O trabalho dos cristãos é como o do salva-vidas alertando as pessoas (é claro que ninguém gosta, as pessoas querem se divertir), agora, se a pessoa não acredita e teima em entrar no mar avisada que há tubarões, ela que entre, mas seu sangue será sobre a sua cabeça, o salva-vidas fez a sua parte e não poderá ser julgado, a pessoa não acreditou porque não quis, e morreu.
      No amor do Pai.
      Abraço

      Curtir

      1. Lais, discutir religião é atraso de vida, entendeu? Você ficou chateada, falou o que quis, mas ninguém que me lembre a chamou de mentirosa como está falando, quem chegou aqui julgando foi você, que falou que José Adelson estava pregando a religião dele . E nem se quisesse poderia me mostrar onde José Adelson fala da religião dele, não poderia…porque ele sempre pregou a Bíblia. A parte de discernir se a religião que está é bíblica ou não, é de cada pessoa. Bem- aventurado aqueles que creem na Bíblia e guarda os ensinamentos.

        Curtir

        1. Obs: generalizar é o maior erro do ser humano. Existem pastores corruptos sim ( mas não são a maioria, o que acontece e que se 6 erram, milhares de pessoas são julgadas por causa dessas 6 pessoas que escandalizam).

          Com certeza há muitas igrejas evangélicas sérias que estam abertas para receber igual tanto o pobre, quanto o rico, tanto o analfabeto, quanto o que tem mestrado, doutorado etc. Há pastores honestos que ajudam espiritualmente e materialmente quem precisa e há muitos pastores passando necessidades financeiras. Claro que esses são esquecidos pela mídia, porque a mídia só mostra os escândalos de pastores e evangélicos corruptos. E jamis irão mostrar o outro lado. As obras de assistência social, o trabalho con drogados, a restauração de muitos casamentos etc. Isso ninguém vê ou finge não vê. Mas se Zezinho amanhã for pego roubando, todos os evangélicos honestos e de bem vão ser “apedrejados”.

          Lembro que na escola, universidade sofri tanto preconceito, julgamentos, zombarias e sabe por quê? Por ser evangélica. Nunca fiz mal a ninguém, sempre ajudei como posso, mas por crer na Bíblia e em Deus já fui muito mais odiada e discriminada que os gays. Mas isso ninguém fala na mídia. Só falam de preconceito contra homossexuais, favelados, negros, contra religiões afro-descentendes ( umbanda, candomblé etc). Nunca lembram de evangélicos que nas universidades e escolas, desde pequeninos que sogrem bulling, sofrem com críticas e zombarias gratuitas todo santo dia. Eu senti na pele isso. Tive colegas espíritas, gays que eram bem mais acolhidos e respeitados que eu e a diferença do tratamento era porque eu era a “crentinha” , evangélica.

          Evangélicos também são perseguidos e julgados sim. Mas essa parte ninguém quer ver ou comentar. Pena.

          Curtir

          1. Correção: onde escrevi ” estam”, leia -se: “estão”. Onde escrevi “jamis”leia-se: “jamais”. Se porventura houver mais erros de digitação, perdoem…é a pressa rs.

            Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s