Tenho Que Confessar Meu Pecado?


 

Pergunta:

 

Caro pastor, a Bíblia não nos ensina a confessar-nos somente para Deus? E se confessarmos e arrependermos, isto é, não voltarmos a praticar novamente, mesmo tendo oportunidades, alcançaremos misericórdia? O que é aceitável aos olhos de Deus: divulgarmos os atos ou quebrantar nossos corações ao Senhor? Davi

 

 

Resposta:

 

Davi, A Bíblia não ensina que a confissão deva ser somente a Deus. Também não ensina que uma confissão só tem valor se for feita a homens. Cada caso é um caso. Claro que Deus busca corações quebrantados, arrependidos, mesmo que em secreto, no quarto.

 

Mas, entenda: a misericórdia de Deus já foi estendida a toda a humanidade, independentemente de confissão, lá na cruz do Calvário. Ali, pelo sangue de Jesus, todos (TODOS!) os pecados de todos (TODOS!) os homens, foram remidos, retirados. Jesus recebeu em Seu corpo todos os nossos pecados. Ele se tornou maldito e nós nos tornamos puros.

 

Em Jesus, naquele momento, recaiu toda a ira de Deus. Ira essa que estava destinada a nós. A mim e a você. E Ele, Jesus, num gesto de amor incompreensível para nós, estendeu o perdão para todos os nossos pecados: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.

 

Então, agora, quando pecamos, vamos a Deus, confessamos e pedimos perdão porque O amamos e queremos restaurar em nossos corações a pureza da alma. Queremos retirar aquela sensação de culpa, de ofensa a Deus. Pedimos perdão porque queremos andar puros e em plena comunhão com o Pai e com Jesus, o amado de nossas almas. E Ele nos perdoa imediatamente, mesmo que essa confissão tenha sido feita a sós: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9)

 

E quando devemos confessar um pecado a outra pessoa? Quando esse pecado trouxer uma ferida grande na alma, tornando-nos enfermos de alma. Pode ter sido cometido uma vez só, ou pode ser um pecado repetitivo, por exemplo. A culpa que se estabelece na alma do pecador se torna asfixiante, tirando sua alegria de viver, sua paz. E, ainda por cima, Satanás vem e se estabelece por perto, acusando, acusando, acusando.

 

O medo de ter perdido a salvação vem e com isso, perde-se uma chave preciosíssima para a vida cristã, que é a fé nas promessas de Deus. Pelo pecado não confessado, o pecador passa a ficar prisioneiro da dúvida e, em decorrência, do desespero.

 

Essa é uma boa hora para se procurar logo o pastor ou alguem de confiança e confessar o pecado. E ser sarado na alma. Ser restaurado. Ser posto de pé pelo próprio Senhor! “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5:13-16).

 

Que o Senhor lhe abençoe com proteção contra as tentações, é minha oração a seu favor.

José Adelson de Noronha

18 opiniões sobre “Tenho Que Confessar Meu Pecado?”

  1. Pastor, fiquei com um menino e fizemos o que não devia, eu sou de um ministério e ele é de outro , pedi perdão de Deus, tenho que confessar ao meu pastor ?

    Curtir

  2. pastor..eu eu fui ficar com um garoto e acabei pecando..estou com um complexo de culpa por que não posso dizer nada para meus pais se não acabaria tudo em mágoa…confessei a deus, porém não sei se devo falar para o pastor, pq se eu falar ele vai contar para os meus pais…não sei o que fazer..já pedi perdão a Deus e me arrependi..mas será que é suficiente?…
    eu não sou casada, nem noiva e nem enamorada..e ele também não é casado, nem noivo e nem tem namorada..mas foi uma coisa que aconteceu derrepente..
    com tudo o q estou passando eu sei que nunca mais vou cometer esse pecado..e hoje conversando com minha mãe ela disse que quando a gente tem um chamado o inimigo faz de tudo pra nós perder a comunhão com deus..daih eu falei pra ela que tava me sentindo mal e tals e ela falou que poderia ser obra do inimigo pq com todos os projetos q deus tem pra mim e todas as promessas que ele fez pra mim, se eu pecasse a igreja e todos perderiam muito ali..eu também acho que é..pq sempre que eu me animo pra cantar(que foi o dom q deus me deu)acontece alguma coisa, um dia eu fico cansada, outro dia com preguiça, outro dia me sinto mal, e agora que eu resolvi desenterrar o meu talento acontece isso..o que devo fazer?

    Curtir

    1. Deve crer que Deus lhe perdoou, pois é isto que diz a Bíblia Sagrada em 1 Jo 1:9, e ter paz no coração. Deve tomar posição quanto às tentações e deve ainda, ser resoluta na aplicação do talento que recebeu do Senhor.

      Faça isto e o pecado perderá a força contra você. O Senhor lhe abençoe e guarde.

      Curtir

    1. Filho, peça perdão a Deus e Ele lhe perdoará imediatamente. Isso é o que está escrito na Palavra de Deus, e o Senhor não pode falhar com a sua Palavra: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9)

      Uma tarefa muito simples para você: leia, por um mês o livro de Salmos, devagar e meditando. E orando, à medida que o Espírito Santo lhe falar.

      Não leia nenhum outro livro neste perído, nem mesmo os evangélicos ou cristãos. Nem mesmo os livros da Bíblia, mas unica e exclusivamente o livro dos Salmos.

      Que o Senhor lhe abençoe e guarde sua mente dos maus pensamentos, é minha oração a seu favor.

      Curtir

  3. Pastor, ja confessei meu pecado a Deus e a pessoas de confiança, mas estou parecendo muito com a reposta que o senhor deu ao Davi, uma dor na alma por causa da culpa, medo perder a salvação, perca de fé nas promessas e ate desespero algumas vezes, estou fazendo até tratamento psiquiatrico pra superar esse trauma, essa mancha na minha vida, embora eu saiba que so o Espirito Santo me trará cura completa. Como ter confiança e certeza do perdão pela fé e a mesma está tão abalada, estou até me sentindo um mendigo espiritual pedindo oração pra todo mundo, por um lado isso bom, nos ajuda a adiquirir humildade, mas desejo um renovo de amor e paz do Espirito dentro do meu coração, o Senhor parece tão distante ou me rejeitando!!! não consigo nem chorar!!! por favor, ore por mim!!! preciso ser quebrantado por Deus!!!

    Curtir

    1. Filho, já orei por você e creio que no poder de Deus para libertá-lo, tanto do pecado, quanto da angústia e aflição.

      Persevere em buscar a face de Deus e você será transformado. Haverá um brilho em seu rosto, assim como Moisés tinha, quando ficava face a face com o Senhor.

      Que graça e a paz do Senhor esteja em seu coração.

      Curtir

  4. Jesus morreu para que Deus perdoasse o pecado de todos,entao ja somos perdoados de tudo que fizemos?nao precisamos mais pedir perdao a Deus ja q todos foram perdoados?e se eu pear e nao saber que eu pequei e nao confessar a Deus(ja que eu não sei q pequei)mesmo assim sou perdoada desse pecado?
    Pastor responda tds as questoes!Obrigado…

    Curtir

  5. Dorcas, você está arrependida do que fez? Se sim, confesse ao Senhor os seus pecados e receba paz no coração. O Senhor é um Deus de terna compaixão e não deseja que andemos em pecado e em aflição. Confesse a Ele os seus pecados e peça-lhe forças para resistir às tentações.

    “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2 Co 1:3,4)

    Curtir

  6. Pastor a paz, é com muita alegria que vos-escrevo me ajudou muito nesses conselhos maravilhosos da palavra de Deus, mas nao consigo viver em paz com tres atos que cometi e nao tenho coragem de confessar a ninguem, principalmente ao pastor. me sentiria envergonhada. por favor pastor mim ajude

    Curtir

  7. amado irmão,creio que O SENHOR nos ensinou a forma de confissão de pecados em Tiago 5, 16 “Confessai, pois,vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados” Sem confissão de pecados e oração uns aos outros não há cura. A multidão vinha até João Batista e confessava publicamente os seus pecados, Zaqueu – publicano confessou os seus pecados na mesa de sua casa. Deus o abençoe.

    Curtir

  8. Blog muito bom. Bom ver a internet sendo usada para a obra de Deus, Parabens! Confissão é um passo fundamental na restauração, é uma disciplinaque temos que praticar!

    Curtir

    1. Muito obrigado, amado, pela sua participação e incentivo. Ao Senhor Jesus, toda honra e glória. Continue conosco e indique o blog aos seus amigos e colegas.

      Curtir

  9. a paz pastor eu me muitas das vezes a pensar em pensamentos eroticos que nao quero pensar e isso esta me deixando com a alto estima muito baixa ja cometi pecado de fornicaçao com uma namorada da igreja que dizia que me amava e desde entao nao consigo me perdoar e nem ter um novo relacionamento me sinto iferior aos putros e horrivel me ajude por favor pastor nao confio em nimguem pq muita duvida tenho muito medo m9inha qualidade de vida esta um verdadeiro inferno fui obreiro larguei pq nao estava me sentindo bem me achava um ipocrita mas nao estava no pecado

    Curtir

    1. Irmão, eu não sei como vc se encontra, mas seu caso é muito parecido com o meu, tenho buscado forças clamando a misericordia de Deus todos os dias, pedindo fé, confessando e pedindo oração para irmãos de confiança. Sou estou vivo pela graça e é por ela que clamo!!! seja forte, resista e a vitoria virá!!!

      Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s