Sexo no Noivado e Confissão


Pergunta:

Antes de casar eu tive relação com meu namorado, hoje meu marido. Agora, dois anos depois de casada ainda tenho dúvidas a respeito de confessar ou não este pecado ao meu pastor. Já nos arrependemos, de coração, choramos mesmo. Preciso contar ao meu pastor para ser perdoada? Catarina.

 

Resposta:

 

Catarina, 

o seu pecado já foi perdoado por Deus. Não precisa contar nada a ninguém, seja pai, mãe ou pastor. 

Filha, para que expor o seu passado? Agora, no casamento, você e seu marido são livres para praticarem o sexo sem culpa e sem pecado. E sem a vergonha da humilhação pública, que não vai acrescentar nada à sua vida cristã. Pelo contrário, poderá até prejudicar-lhe, bem como ao seu marido. 

Biblicamente, Jesus nos orienta a não olharmos para trás quando pomos as mãos no arado. No seu caso, isso significa que, uma vez casada, esqueça o seu passado. Não fique mais se culpando pelo que fez ou deixou de fazer antes do casamento, mas sim que viva o casamento de forma santa e irrepreensível. 

Como? Amando o seu marido, sendo submissa a ele, cuidando do lar e dos filhos, dando um bom testemunho de vida cristã entre as amigas, vizinhas, familiares e irmãs da congregação. 

Que o Senhor lhe abençoe com um lar feliz e sem mácula. 

“Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lc 9:62) .

José Adelson de Noronha

18 comentários em “Sexo no Noivado e Confissão”

  1. Pastor, vai fazer um ano que estou em um relacionamento, com 4 meses ficamos noivos, e desde o 2 mês meu noivo tenta ter relação sexual comigo, no início eu era muito forte, porem, agora minha carne também esta ficando fraca, já tentei terminar varias vezes, mas, voltamos no outro dia, amo ele. Só q tenho medo de casar, já q ele teve essa fraqueza o tempo todo comigo, quem garante que quando casarmos ele vai ser fiel a mim ? Pastor o que devo fazer ? Não consigo orar mais ! Preciso de uma resposta urgente, porque ele ta querendo marcar casamento pro mês que vem, só que estou muito insegura com toda essa situação. É normal um homem agir assim ? Não conseguir conter seus impulsos ? Ou ele tem apenas uma atração sexual por mim ? Obs : ( ele já caiu uma vez e tem um filho )

    Curtir

    1. Carvalho, sou apenas visitante do blog, mas vou opinar. Casamento é coisa séria, portanto, só case se estiver segura de que é o que quer. Converse com seus pais, os pais enxergam bem essas questões e pode lhe ajudar.

      É normal um homem sentir atração sexual pela parceira, mas se ele for cristão, deve se conter, não se deixar ser dominado por esses impulsos e esperar o momento certo para o sexo (casamento). Não deixe de orar, a oração é fundamental. Um abraço.

      Curtir

  2. Namoro cristão… dependendo dos ‘amassos’ é pecado?
    Um casal de namorados evangélicos… como deve ser o namoro deles?

    É errado eles se tocarem?
    É errado acariciarem o corpo um do outro?
    É errado beijarem o corpo um do outro (ex.: barriga)
    É errado se masturbarem?
    É errado simularem o ato, mas ambos de roupas, apenas por prazer?

    O que vocês acham?

    [Por gentileza, apenas responda que é evangélico… se vc não é, não responda… sem zueiras…]

    Curtir

  3. Todo o ser vivente, quando foi concebido pelo criador, este mesmo criador inseriu neles o desejo sexual, para que pudesse haver reprodução das espécies.
    Enquanto que nos chamados animais irracionais, esse mesmo desejo, sexual apenas funciona em certas e determinadas épocas, no ser humano, como um ser mais inteligente, e racional, o desejo sexual pode estar sempre presente. Por isso o desejo sexual, nos seres humanos,assim como a sua pratica, apenas tem haver com a sua natureza. Que naturalmente, funciona como um meio de procriação, e fora isso transmite-nos um enorme bem estar. qualquer pessoa, que considere, a pratica sexual um pecado mortal, apenas está a entrar no jogo errado de muitas religiões, que consideram a pratica do sexo tão natural, como um pecado. No entanto a pratica prazenteira do sexo, deve englobar responsabilidade.

    Curtir

  4. Não vejo motivos para tanto drama nesta situação! Os dois estão formalmente casados há dois anos e apenas exteriorizaram um compromisso que antes já haviam estabelecido. O fato de um casal de namorados que tenha praticado sexo antes da celebração das núpcias não caracteriza pecado, até porque o casamento não necessita da assinatura de papéis para ocorrer. Com o relacionamento sexual, duas almas se unem e acho apenas lamentável que isto ocorra debaixo de culpas e às escondidas da comunidade. Contudo, o feliz da história é que hoje os dois continuam juntos!

    Vou brevemente dar um testemunho da minha vida. Tenho quatro anos e meio de casado e, desde o carnaval de 1999, conheci minha esposa. Eu era desviado da Igreja e ela do mundo. Em menos de 24 horas que nos conhecemos, já estávamos na cama. A partir daí começamos a namorar (geralmente ela vinha passar finais de semana na minha casa). Bem, o tempo passou, chegamos a ficar noivos, desisti do noivado e continuei com o namoro. Cheguei a traí-la umas vezes com prostitutas e desejava novas aventuras com outras mulheres. Em 2005, fui me reaproximando de Cristo e mantendo meu namoro com ela. Não me sentia culpado por não estar casado e apenas me sentia constrangido exteriormente pela comunidade. Pois bem. Num dia, quando retornava do culto, senti no meu coração o desejo de pegar de volta as alianças do noivado que estavam guardadas na gaveta. Ela ainda viria passar uns dias na minha casa. Então, quando ela chegou, eu a surpreendi com as alianças. Foi maravilhoso! Em novembro/2005, fui a um evento da Igreja chamado “encontro” e, num momento em que ficamos a sós com Deus, senti como se o Eterno estivesse me dando uma resposta para que eu O colocasse na minha relação com Núbia. Naquele mesmo ano, resolvemos nos casar. Marcamos a data pra 04/03/2006 no gabinete pastoral e foi uma bonita festa. Ainda em 2006 fizemos MMI e não nego que muitos conflitos ainda aconteciam de modo que eu ainda precisava aprender muita coisa. Deus queria que eu O colocasse naquela relação. Só para exemplificar, eu sentia vergonha de orar junto com ela ou perto dela. Nossa intimidade com Deus ainda precisava aumentar de modo que isto só começou a acontecer mesmo a partir de 2008 quando passei a buscar mais a Deus no meu dia a dia. Lendo a Bíblia quase todas as manhãs antes de começar a trabalhar, senti que Deus queria que eu me tornasse um marido mais presente, não a deixasse tão só na sala vendo TV enquanto eu me matava de trabalhar ou jogava o tempo fora me metendo em política ou fazendo contatos com gente que não era meu próximo nos sites de relacionamento. Curiosamente Deus usou até os momentos de telenovelas para que eu fosse ficar mais perto dela e foi muito bom para o nosso casamento. Hoje temos muito mais comunhão do que na época em que nos casamos ou nos conhecemos há quase 12 anos. Juntos enfrentamos várias batalhas pela sua saúde, mas seu que o Eterno está conosco e nos auxilia. E, mesmo que ela esteja com várias limitações, prefiro o relacionamento que tenho hoje do que os tempos de imaturidade de uma década atrás…

    Bem, falei demais. Mas quero terminar minha mensagem desejando muitas benção de Deus para o casamento da Catarina e que juntos ela e seu esposo possam mergulhar cada dia na graça.

    Curtir

    1. Rodrigo,

      tenho acompanhado seus comentários aqui no blog e o felicito pelas palavras corretas, segundo o princípio bíblico. O amado tem até me auxiliado na pronta resposta aos internautas, já que tenho tido pouco tempo, devido a outros compromissos, para as questões de todos.

      No entanto, discordo do irmão no que diz respeito ao pecado sexual antes do casamento. Não é a relação sexual que torna, diante de Deus, um casal uma só carne, mas sim o casamento feito diante de uma autoridade (civil, espiritual ou mesmo paternal). Dizer a um casal, que só pelo fato de terem transado, já estão “casados” – o resto é mera formalidade -, não é o correto, em meu entendimento.

      Um rapaz e uma moça que transam sem a bênção da submissão à autoridade, estão pecando sim. Tornar-se uma só carne está relacionado à condição primeira de deixar pai e mãe e não de unir-se sexualmente a alguém: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2:24). Esse “deixar” pai e mãe, para ser válido, não pode ser por atitude unilateral, mas consensual.

      Você pode verificar nos evangelhos que também Jesus afirma que o que torna os dois uma só carne, diante de Deus, é o fato de terem, primeiro, deixado pai e mãe: “Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mt 19:5,6).

      Transar fora do casamento é tornar-se uma só carne na prostituição e não no sacramento do casamento, como afirma Paulo em 1 Coríntios.

      Que o Senhor continue lhe abençoando com sabedoria e disposição para ajudar aos que sofrem por falta de conhecimento.

      Curtir

      1. Discordo. Prostituíção ao meu ver é quando a dinheiro por sexo ou quando não se tem compromisso e a pessoa transa com todas. Concordo que tenha que casar, sim, no civil, mas dizer que um ato de noivos seja prostituíção é pegar pesado demais. Não tem base na biblia. Na epoca de jesus bastava a benção dos pais pro casamento esta feito. Deus conhece o coração de cada um.

        Curtir

  5. A paz do Senhor.

    Irmã, sem querer julga-la, pois não sou eu quem o fará, mas Deus. Acho que primeiramente vc precisa converter-se e ter uma experiencia com Deus. Voce e a sr. da igreja Batista a quem vc se referiu.
    A Biblia nos compartilha das formas que temos de agradar a Deus, a fé, a primeira delas, nos permite crer em algo que não vimos, mas que quando em comunhão podemos sentir.
    Quando temos vícios, ou dificuldade de nos desligarmos dos prazeres mundanos, é necessário que oremos à Deus pedindo que Ele nos cure da nossa iniquidade. O jejum e a oração são as armas que um servo precisa para livrar-se da sua peversão (e não me refiro só a sexo, mas tb a palavrões, pornografia, bebidas, cigarro e etc.). Não dá pra contextualizar o evangelho e dizer, “ó Pai, tá tudo tão na minha cara, os namoros estão assim, eu tiro uma casquinha e o Senhor me perdoa…” Minha gente, somos o povo escolhido, cantamos que queremos ser santos pq Santo é nosso Deus, cantamos que queremos nos consagrar, voltar ao primeiro amor.. mas, ficar serm sexo é dificil.. afff.. gente vamos acordar! Paulo e Silas foram presos por causa do evangelho, José (do Egito) saiu correndo pelado por que não quis desobedecer a Deus, temos na Biblia inumeras passagens a respeito de homens e mulheres que abriram mão de si mesmos por Deus, e nós que temos todo o conforto de uma vida moderna, que podemos nos levantar dentro de um onibus e pregar, ou falar com um amigo de faculdade como Deus é maravilhoso, além de não o fazermos, ainda achamos que é dificil ficar sem fazer sexo com o namorado?? O que é isso?? Primeiro, você deve repensar sobre o que é ser evangelica… Segundo, se vc quiser fazer a vontade de Deus, vc fará. Ore, jejue e peça a Deus que a cure, mas peça com vontade de mudança, porque se for da boca para fora, além de não alcançar, o diabo e levará mais e mais para perto dele.
    Lembre-se, antes de Jesus morrer na cruz, o homem oferecia sacrifícios à Deus (cordeiros, bezerros, gordura, etc.) hoje o sacrifício somos nós, graças a Deus podemos falar a Ele diretamente sem precisarmos ir a profetas ou sacerdotes. Então empenhe-se, obedecer a Ele deve ser o nosso sacrifício, mas não passa de nossa obrigação como cristãos. Sem obediencia não há Cristianismo.
    A Paz do Senhor!

    Curtir

  6. Oi pastor
    tenho 21 anos e namoro há 1ano e 5meses, sou evangelica e ele também, porem pecamos, estou arrependida e quero voltar a tomar ceia, desde do pecado nunca mais tomei, frequento a igreja mas esfriei pq fico na duvida se necessariamente preciso confessar ao pastor sobre o nosso pecado, ñ queria ter q fazer isso, já confessei pra Deus.

    O que faço?

    Curtir

    1. Filha, submissão bíblica significa estar na mesma missão que o marido. Significa ser auxiliadora confiável da missão que o marido, como cabeça da família, deve exercer na condução de toda a família.

      “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn 2:18)

      Curtir

  7. Samara, não dá pra voltar ao normal não.

    Agora, você tem dois caminhos: arrepender-se e voltar para Deus, mantendo-se sem sexo, com muito esforço e sofrimento ou 2) viver em pecado, com os prazeres do mundo, porém afastando-se de Deus cada vez mais.

    A escolha é sua. “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4:7).

    Curtir

  8. Tenho vergonha de falar agora… Infelizmente já cometi erro e não me arrependi de nada. Eu achei que eu ia me arrepender,mais não =/. É como se tivesse nada acontecido. Cometi 2 vezes só…Ninguém sabe,só Deus sabe pois ele ver todas as coisas. E agora pastor? Oq eu faço? Será que dar pra voltar tudo normal?

    Curtir

  9. Samara, certamente que seus carinhos já chegaram a um ponto pecaminoso. Há carinhos e CARINHOS. No seu caso, certamente vocês já extrapolaram o limite do namoro santo, pois até mesmo tentaram o ato sexual.

    Meu conselho é que se arrependa e procure com mais empenho o reino de Deus: leitura da Bíblia Sagrada, oração, meditação, louvor, participação em cultos, vigílias, ministérios.

    Somente isso é que irá livrá-la de pecar sexualmente. Veja Colossenses, cap 2

    Curtir

  10. Oi, Pastor! A paz do Senhor.
    Pastor, eu estou com dúvida…Eu estou namorando vai fazer 4 meses, meu namorado está indo na igreja dele, mas está indo devagarzinho. Nós deixamos de ir na igreja pra ficar namorando, passear e tals… Eu sou evangélica faz 6 anos +ou- e sou batizada tbm. Estou meio distante da igreja, mas eu vou é de vez em quando.

    Depois que eu comecei namorar, no começo respeitava Santo, mas depois nós começamos a ficar beijando, fazendo carinho e passar mão, e já tentei fazer amor com meu namorado, mas não deu certo, por causa do ambiente. Parece que eu não estou nem aí mais pra nada sabe? Mesmo assim,eu tenho medo de fazer e depois me arrepender, eu tenho mta vontade e ele tbm… Meu namorado quer casar comigo,mas eu não sei se eu realmente amo ele?

    A minha pergunta é: É pecado fazer caricias antes do casamento? Eu já conversei com uma mulher que é da igreja Batista, ela me diz que é normal? Sò falou que não pode fazer sexo aí sim é pecado. Pois eu já estou pecando e não consigo orar pedir perdão a Deus, já tentei diversas vezes e não adiantou nada, pois faz pecar novamente. Me ajuda oq eu faço???

    Curtir

    1. A paz do Senhor.

      Irmã, sem querer julga-la, pois não sou eu quem o fará, mas Deus. Acho que primeiramente vc precisa converter-se e ter uma experiencia com Deus. Voce e a sr. da igreja Batista a quem vc se referiu.
      A Biblia nos compartilha das formas que temos de agradar a Deus, a fé, a primeira delas, nos permite crer em algo que não vimos, mas que quando em comunhão podemos sentir.
      Quando temos vícios, ou dificuldade de nos desligarmos dos prazeres mundanos, é necessário que oremos à Deus pedindo que Ele nos cure da nossa iniquidade. O jejum e a oração são as armas que um servo precisa para livrar-se da sua peversão (e não me refiro só a sexo, mas tb a palavrões, pornografia, bebidas, cigarro e etc.). Não dá pra contextualizar o evangelho e dizer, “ó Pai, tá tudo tão na minha cara, os namoros estão assim, eu tiro uma casquinha e o Senhor me perdoa…” Minha gente, somos o povo escolhido, cantamos que queremos ser santos pq Santo é nosso Deus, cantamos que queremos nos consagrar, voltar ao primeiro amor.. mas, ficar serm sexo é dificil.. afff.. gente vamos acordar! Paulo e Silas foram presos por causa do evangelho, José (do Egito) saiu correndo pelado por que não quis desobedecer a Deus, temos na Biblia inumeras passagens a respeito de homens e mulheres que abriram mão de si mesmos por Deus, e nós que temos todo o conforto de uma vida moderna, que podemos nos levantar dentro de um onibus e pregar, ou falar com um amigo de faculdade como Deus é maravilhoso, além de não o fazermos, ainda achamos que é dificil ficar sem fazer sexo com o namorado?? O que é isso?? Primeiro, você deve repensar sobre o que é ser evangelica… Segundo, se vc quiser fazer a vontade de Deus, vc fará. Ore, jejue e peça a Deus que a cure, mas peça com vontade de mudança, porque se for da boca para fora, além de não alcançar, o diabo e levará mais e mais para perto dele.
      Lembre-se, antes de Jesus morrer na cruz, o homem oferecia sacrifícios à Deus (cordeiros, bezerros, gordura, etc.) hoje o sacrifício somos nós, graças a Deus podemos falar a Ele diretamente sem precisarmos ir a profetas ou sacerdotes. Então empenhe-se, obedecer a Ele deve ser o nosso sacrifício, mas não passa de nossa obrigação como cristãos. Sem obediencia não há Cristianismo.
      A Paz do Senhor!

      Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta